01 03 2014

40

Upload: orangotoe

Post on 23-Mar-2016

289 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

01-03-2014.pdf

TRANSCRIPT

Só se fala nisso02 | O PRESENTE EDITORIAL SEXTA-FEIRA, 03 DE JANEIRO DE 2014

Ano novo, capítulo novo! De 31 de dezembro para1º de janeiro, apenas um dia após o outro, mas, a cadanovo ano, uma nova história começa a ser escrita.

Os próximos 12 meses prometem muita coisa.Expectativas e palpites não faltam. Falando“por alto”, o que dizem por aí é que 2013 era parater sido um sucesso, e foi um ano fraco; e que2014 será novamente um ano morno. Então,vamos esperar e torcer para que seja um ano àsavessas, sem muitos fiascos.

Assim como há perspectivas negativas, há tam-bém muita coisa boa para acontecer neste ano queacaba de dar as caras. Há previsão de melhorias emmuitos segmentos, como a construção civil, infraestru-tura e turismo. Na agriculturanão é diferente. O setor deve sebeneficiar da boa safra e dosbons preços internacionais.

Os maiores desafios paraempresas e consumidores estãorepresentados nos custos de pro-dução, taxa de juros, inflação ecrédito seletivo.

Seja como for, é ano deCopa do Mundo e de eleições.Só se fala nisso!

O maior evento de futebol doplaneta começa em 12 de junho.Seis meses passam rápido de-mais. Até lá, há muita coisa paraacontecer ainda, a começar pelasobras atrasadas dos estádios, que precisam ser finali-zadas a toque de caixa. Há também muita preocupaçãocom os custos que pesarão aos torcedores, sejamturistas ou brasileiros, em termos de transporte, acomo-dações, alimentação... Ao que se imagina, os preçosserão absurdamente astronômicos. Lamentável!

De uma forma geral há muita expectativa. Todomundo está ansioso não somente para ver a Seleçãoentrar em campo nos gramados verde e amarelo, mastambém para o desfecho dos fatos. Qual será aexperiência final de sediar uma Copa do Mundo? Vaidar tudo certo? O evento vai de fato estimular aeconomia, acontecer sem imprevistos negativos etc?

As partidas serão realizadas em 12 cidades-sede, ou seja, os quatro cantos do Brasil estarão noolho do furacão para o mundo. Os olhos do planeta

estarão voltados para cá. Se novamente haverámanifestações como no ano passado, durante aCopa das Confederações, não se sabe. Mas é certoque as queixas que levaram as pessoas às ruas em2013 não serão resolvidas antes de junho deste ano,ao menos a maioria delas, o que abre uma brechae tanto para a realização de novos protestos. Pratocheio para ser explorado pelos ativistas, que desdejá mandam recado de que não perderão a oportuni-dade de entrar em cena.

Será um ano atípico, porque Copa e eleição nãocostumam se misturar. Mas, como o Brasil vai sediaro mundial de futebol em um ano eleitoral, justamentequando serão eleitos políticos para cargos de “peso”

(presidente da República, gover-nadores, senadores e deputados),será inevitável não ligar uma coi-sa à outra.

Como a presidenta DilmaRousseff é a favorita até aqui nacorrida pela reeleição à Presidên-cia da República, se a Copa acon-tecer sem percalços, somará pon-tos para ela. Já um fracasso naorganização do evento ou proble-mas nos aeroportos ou na segu-rança fariam a petista perder pon-tos e o Brasil passar a maiorvergonha. E podem acreditar: hámuita gente torcendo para isso,inclusive para que a Seleção não

leve o título da competição. Parece estranho, mas é apura verdade. É uma oportunidade e tanto de jogar aculpa nos governos e governantes, de tecer inúmerascríticas, de pegar carona na onda negativa de análisese tirar proveito político e eleitoral dos fatos.

Um insucesso aqui e ali é o que precisam os opositorespara potencializar suas campanhas. Mas apostar numfracasso agora, nessa altura do campeonato, não é aconduta mais adequada. Como já não há comoretroceder, os investimentos estão feitos e não adiantamais chorar o leite derramado, é torcer, agora, para opaís, ao menos, colher bons frutos com a Copa.

Apesar de todas as incertezas que temos, nãohá dúvida que 2014 será um ano de muitosdesafios, expectativas, fatos inusitados e dispu-tas políticas interessantes.

O JANEIRO DE GLEISISalvo contra-ordens do Planalto ou motivações

surgindo como é natural na política, a senhora GleisiHoffmann estará livre da Casa Civil para intensificarsua campanha em suceder Beto Richa no Governodo Paraná, justamente ele que será o seu adversáriono pleito de outubro. Gleisi e Alexandre Padilha,ministro da Saúde, sairão na frente, sinal de que adupla Dilma-Lula confia numa experiência dentre osque ainda não ocuparam a chefia de seus Estados.Padilha fez um bom trabalho na ligação política Pla-nalto-Congresso. E agora faz sucesso com o progra-ma dos Médicos de Cuba. Se gostamos ou não deCuba, é outro problema. O fato é que o Brasil precisade médicos e, respeitados leis e programas em vigorno país, a população manifesta gratidão e, logo logo,vamos ter causídicos (as) sendo homenageados poresse interior todo face ao trabalho e a dedicação demédicos, atividade profissional que não é, claro,privativa nossa ou de quem quer que seja.

A senadora Gleisi Hoffmann, segundo as pesqui-sas, sai em segundo na disputa, deixando com Richaa ponteira. Mas isso pode ser revertido. Para tanto,trabalha-se em silêncio. Até é bom perguntar poronde anda o marido de Gleisi. Paulo Bernardo e sualarga experiência não deve estar se escondendo emBrasília. Se o faz, ou é para não se expor e prejudicarGleisi, ou recebeu orientação para deixar o barconavegar ao menos nos primeiros tempos da peleja.Quem lamenta tudo isso é o senador Sérgio Souza,com mais de dois anos exercendo a senatoria deixa-da pela titular. Mas se alguém vai torcer por Gleisibater Beto é o próprio Sérgio Souza. Claro, se OrlandoPessuti deixar. E ele deixa, pois os acordos estãosendo acertados desde já. E convenhamos, Pessutinão é de prejudicar, ao contrário, julga-se isto sim umeterno prejudicado a começar pelo seu antigo eadmirado amigo Roberto Requião.

A liberação de Gleisi para ficar no Paraná otempo necessário em tirar a suposta vantagem deRicha vai sacudir a política paranaense. Ela nãovai igualar o feito do atual governador de visitartodos os 399 municípios. A não ser que Richadurma no ponto e ela emplaque o Palácio Iguaçue lá fique por quatro anos. Seja como for, Gleisideve vir mesmo em janeiro. As coligações e alian-ças tomam corpo. O PT sai às urnas, até porquenão tem outro candidato com a mesma força. Daífica difícil que Gleisi deixe de disputar o Governodo Paraná. O PT tem gente qualificada, capaz deemplacar já em 2018. Em 2014, vamos deixarclaro, é a vez de Gleisi. Todos a querem, menos,por certo, Beto Richa e sua gente, que vai, nãotenhamos dúvida, partir para uma campanha quemarcará o ano na política paranaense. Richa nãoquer perder, o PSDB tem receios com São Paulo.Ou todos os tucanos se juntam ou poderá ser ocomeço do fim. Alvaro Dias está por aqui. Preten-de fixar mais ainda o recorde de eleições senato-riais. Trata-se de um bom eleitor. Ele vai ajudarRicha, pois para isso se acertaram. Tem o proble-ma do irmão Osmar e uma possível disputa-irmã.Mas é natural que se ajeitem, em nome dos paise nos interesses de cada um. Até porque um estálá com Dilma e bem conceituado. O outro fica poraqui e, acertado com Richa, vai em frente e chegalá. Pena que eleição senatorial com duas vagasestá sempre reservada mas é para Roberto Re-quião, um nome que tanto Richa como Gleisidevem tomar cuidado. Pode dar zebra ou entãoRequião faz um estrago generalizado.

* O autor é jornalista em Curitiba

[email protected]

Como já não há comoretroceder, os investimentos

estão feitos e não adianta maischorar o leite derramado, é

torcer, agora, para o país, aomenos, colher bons frutos com

a Copa. Apesar de todas asincertezas que temos, não hádúvida que 2014 será um ano

de muitos desafios,expectativas, fatos inusitados edisputas políticas interessantes

PMDB maispróximo do PSDB

O PRESENTE | 03SEXTA-FEIRA,03 DE JANEIRODE 2014

Comentário do dia - I“Galeto no mercado a R$ 18, camarão grande a R$ 250.

Não comprei tia Dilma, mas isto é inflação. De arrepiar”.

Do senador Roberto Requião (PMDB-PR).

Comentário do dia - II“Eu acho que as pessoas descreem tanto das instituições que procuram sempre

heróis salvadores”. Declaração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, aoopinar que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim

Barbosa, não deve ser visto como um herói salvador.

O presidente do PMDB no Paraná,deputado federal Osmar Serraglio, jádá indícios de que está próximo deaceitar a vice-candidatura na chapaà majoritária que deve ser encabeça-da pelo governador Beto Richa(PSDB), o qual busca neste ano areeleição. “Meu nome está colocado,já conversei com o governador so-bre essa possibilidade, agora virãoas férias e eu vou pensar e decidir”,disse o parlamentar, ontem (02).“Vejo que a imensa maioria dosdeputados estaduais quer se aliarcom o governador, quer formar umchapão. E eu penso que com essechapão todos terão chance de sereeleger”, emendou.

Conforme o peemedebista, o ca-minho do PMDB será anunciado emmarço ou abril - a convenção parti-dária ocorre em junho. “Até porquese eu for indicado a vice, vou mepreparar”, declarou.

Por outro lado, Serraglio expôsque há uma contradição dentro do próprio partido no Estado. “Por que defendemcandidatura própria no Paraná e não no Brasil? Por que no Brasil é bom ser vice e aquinão? Isso precisa ser avaliado”, ponderou.

Já em relação à campanha presidencial, ele adiantou que o partido apoiará a candida-tura à reeleição da presidenta Dilma Rousseff (PT), até porque o vice é o peemedebistaMichel Temer. “O apoio a Dilma é certo. Aqui no Estado a tendência é Beto Richa”, repete.

Presidente estadual do PMDB, deputado Osmar

Serraglio: “O apoio a Dilma é certo. Aqui no

Estado a tendência é Beto Richa”

Gabriela Korossy/Câmara dos Deputados

Crise que só aumenta

AUSÊNCIA SENTIDA

O vice-presidente da Câmara dos Deputados, André Var-gas (PT), tem trabalhado fortemente para conseguir alavan-car seu nome como pré-candidato ao Senado. Em entrevistaà imprensa nesta semana, ele voltou a falar sobre o assunto.

“Estou com meu nome à disposição para disputar o Sena-do. Eu entendo que o Paraná precisa de um senador a seu favor,coisa que nós não temos. A Gleisi (Hoffmann, PT) está delicença para fazer o seu trabalho, o Requião (PMDB) todomundo sabe sua característica. Já o Álvaro Dias (PSDB) écontra tudo e contra todos. Ele não faz uma agenda proposi-tiva para o Estado”, avaliou o petista, que indiretamentecriticou até mesmo o aliado Sérgio Souza (PMDB).

EM BUSCA DE UMAVAGA NO SENADO

Tudo bem ser de grupos políticos adversários, masnão pegou bem a ausência dos quatro vereadores deoposição - Mirian Teleste (PP), Osvaldino da Silveira(PTB), Rosana de Lima (PP) e Sandro Sabino Borges(PP) - na posse do novo presidente da Câmara deVereadores de Guaíra, Almir Bueno (PT), na quarta-feira (1º) de manhã.

Embora eles não tenham votado para eleger opetista, por se tratar de uma sessão solene era esperadaa presença do grupo na quarta-feira. Ainda maisporque todos, juntos, integram o Legislativo.

Este pode ser um indicativo de que a oposição nãodeve facilitar muito a gestão do novo presidente daCâmara.

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Novo investimentoem Toledo

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União,na semana passada, portaria que habilita Toledo a receberrecursos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) deporte II. Já foi empenhado ao município o investimento de R$719 mil para a aquisição de equipamentos.

Recentemente, a Secretaria de Políticas para Mulheres deToledo também recebeu o pagamento de R$ 247 mil dogoverno federal. O objetivo é reestruturar e fortalecer o atendi-mento a mulheres da região Oeste. O investimento vai garantirque o órgão adquira equipamentos, móveis e dois veículos.Uma parte do recurso será destinada à confecção de materiaisgráficos para divulgação das ações da própria secretaria e decampanhas temáticas.

Ao que tudo

indica, o

vereador Almir

Bueno (PT) não

terá vida fácil

como novo

presidente

da Câmara

de Vereadores

de Guaíra

Divulgação

O Hospital Bom Jesus, de Toledo, pareceviver um novo momento negativo em suahistória. Há poucos dias, a instituição sus-pendeu o internamento de novos pacien-tes em uma ala de UTI ao alegar que nãohavia recebido o pagamento do Estado porserviços já prestados. No final de semana,no entanto, dois pacientes morreram nohospital à espera de atendimento em UTI.O Bom Jesus já havia comunicado a Cen-tral Reguladora de Leitos para que estaspessoas fossem transferidas para outro

hospital ao informar que não tinha vagadisponível. No entanto, o Ministério Pú-blico apurou que havia leito de UTI vagona própria instituição e, diante da situação,decidiu que vai abrir um inquérito paraapurar responsabilidades sobre a mortedestes pacientes.

Além disso, após determinação judicial,o hospital voltou a atender, na segunda-feira (30), alguns pacientes na ala de UTI,cujo atendimento havia sido suspenso, porse tratar de uma medida cautelar.

Martinho Lutero com sua contestação às imposições de Roma

desencadeou a maior transformação social do último milênio

e ajudou a forjar o mundo atual

HARTO VITECK

“Envelhecer é inevitável. Claro que na comparação física você perde.

Mas é preciso se manter com dignidade em respeito a si mesmo.

Querer parecer mais jovem é mentiroso e ridículo”.

- de Clarice Lispector

Há momentos da vida em que sentimos tanta falta de alguém, que o que mais queremos é tiraressa pessoa dos nossos sonhos e abraçá-la.

Sonhe com aquilo que quiser.Seja o que você quer ser.Porque você possui apenas uma vida e nela só temos uma chance de fazer aquilo que queremos.Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.Dificuldades para fazê-la humana.E esperança para fazê-la feliz.As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas,Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos.A felicidade aparece para aqueles que choram, para aqueles que se machucam, para aqueles

que tentam e buscam sempre, para aqueles que reconhecem aimportância das pessoas que passamem suas vidas.

O futuro mais brilhante é baseado num passado intensamente vivido.

“O que verdadeiramente somos éaquilo que o impossível cria em nós”.

Claúdio Cavalcanti

1940-29.9.2013 - ator, diretor, escritor, tradutor e político carioca. Na dramaturgiacontracenou em 41 peças teatrais, 39 telenovelas e 36 filmes. Como adepto do

pacifismo, era vegetariano e mantinha um combativo trabalho em defesa da natureza(folha s.paulo/oglobo/wikipédia).

[email protected]

04 | O PRESENTE SEXTA-FEIRA, 03 DE JANEIRO DE 2014

O tempo pode ser usado para muitas coisas quando

se abre mão do que não é necessário.

Sponholz...

A necessidade é a mãe dainvenção.

Deus serve aos homens, mas nãoé criado deles.

Quando a gente conhecealguém conhece-se logo o rosto, o

coração leva tempo.

Cotidianas...

Há quem diga que todas as

noites são de sonhos.

Mas há também quem diga

nem todas, só as de verão.

Mas no fundo isso não tem

muita importância.

O que interessa mesmo não

são as noites em si, são os

sonhos.

Sonhos que o homem sonha

sempre.

Em todos os lugares, em todas

as épocas do ano,

dormindo ou acordado.

Cabeça de Coruja

ZUM SCHLUSS

A produção existe para o

homem e não o homem

para a produção.

“É a verdade quedirige a conduta das

pessoas de bem...Somente sobre a baseda verdade é possível

construir uma vidapessoal e socialsignificativa eduradoura” .

Excomunhão de Martinho Lutero da Igreja Católica

Em 03 de janeiro de 1521,o papa Leão 10 excomunga oteólogo alemão Martinho Lu-tero. É o clímax do conflitoentre duas visões da religiãocristã que acabará resultandonuma das mais importantescisões do Cristianismo.

Em 1514, o padre MartinhoLutero assume, aos 31 anos, aigreja de Wittenberg. Durante seutrabalho, ele constata que mui-tos dos cidadãos preferem com-prar cartas de indulgência a con-fessar-se com ele.

Essas indulgências são vendi-das nas feiras livres e, negocian-do com o pecado, a Igreja arreca-da o capital de que precisa urgen-temente. Conta-se que o mongedominicano Johann Tetzel anun-ciava: "Quando o dinheiro cair nacaixinha, o céu estará recebendoa sua alminha".

O jovem Lutero fica enojadocom esse comércio. Ele crê naconfissão, e que todos devempoder confiar na graça divina. Emoutubro de 1517, envia 95 teses aseus superiores eclesiásticos. Con-ta a lenda que Lutero pregou asteses com estrondosos golpes demartelo na porta da Igreja do Cas-telo de Wittenberg. O documentoé logo impresso e distribuído en-tre a gente de Leipzig, Nuremberge da Basileia.

ROMPIMENTO

COM ROMA

Em 1518, Roma abre um pro-cesso por heresia contra Lutero.Dois anos mais tarde, o papa Leão10 ameaça puni-lo caso não revo-gue suas teses; em dezembro de1520, o rebelde queima a bulapapal em protesto, além de umlivro de leis católicas e várias obrasde seus opositores.

Agora Martinho Lutero rom-pera definitiva e irreversivelmen-

te com Roma. Quando Leão 10fica sabendo do escandaloso es-petáculo de incineração, não he-sita: em 03 de janeiro de 1521lança sobre o reformador a maldi-ção da excomunhão. O pregadordas indulgências, Tetzel, pede afogueira para Lutero.

Entretanto, alguns príncipescolocam-se do lado do líder pro-testante. Eles creem que atravésdele será possível limitar o po-der de Roma. E convencem oimperador a convidá-lo para ir àcorte em Worms.

Em abril de 1521, Lutero põe-se a caminho e, ao contrário doque desejaria a Igreja Católica, érecebido com entusiasmo duran-te todo o trajeto. Ele prega emErfurt, Gotha e Eisenach, antesde ser celebrado pelos habitan-tes de Worms.

Na corte, o imperador insisteem que o teólogo retire as suascríticas, porém este responde:"Através das passagens das Escri-turas estou preso às palavras de

Deus. Portanto, não voltarei atrás,pois agir contra a consciência não

Poesia Anotada

Bento Munhoz da Rocha Neto

1905-1973 -

34º governador do Paraná

O SONHO

- Das Vias Curitibanas -

jarb

as m

att

os

William Shakespeare

1564-1616 - poeta inglês.................................................

his

tóri

ca

.co

m.b

r -

rep

rod

uçã

o

SONHOS

................................................................................................................................

................................................................................................................................in: <saber-literario.blogspot.com>. Acesso em 19.12.2013

De Clemente Ivo Juliatto,reitor da PUCPR,

in: Horizonte da Educação - Sabedoria,Espiritualidade e Sentido da Vida.

Curitiba: Champagnat 2009.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

“Agir contra a consciêncianão é seguro nem saudável”.

Martinho Lutero

---------------------------

é seguro nem saudável. Que Deusme ajude. Amém".

GUARIDA

EM WARTBURG

Após deixar Worms, MartinhoLutero está protegido por um sal-vo-conduto que o resguarda deser imediatamente preso. Porém,o imperador declara-o fora da leie, portanto, exposto ao cárcere eà destruição de seus escritos.

Durante a viagem de volta,contudo, a firmeza de caráter doreformador é recompensada: opríncipe-eleitor da Saxônia, Fre-derico, o Sábio, manda seques-trá-lo, conferindo-lhe guarida noisolado castelo de Wartburg.

Lá o ex-padre católico come-ça a traduzir a Bíblia para o ale-mão. A obra de Lutero não podemais ser detida. Embora nenhumdos príncipes em Worms saibadisso, começa a Reforma, a Ida-de Média chega ao fim, despon-ta a Idade Moderna. E, do pro-testo do reformador, nasce aIgreja Protestante (ta/tta/

gáborhalász(av)/dw - hvop).

Clarice Lispector

.......................................................1920-1977 - escritora ucraniano-brasileira

O PRESENTE | 05SEXTA-FEIRA, 03 DE JANEIRO DE 2014 GERAL

Calendário eleitoral já mexe com a vida do cidadãoLegislação proíbe, por exemplo, a realização de enquetes e sondagens relativas à campanha deste ano

LEI DAS ELEIÇÕES

Para a maioria dos brasi-leiros, as eleições de 2014 sócomeçarão a merecer atençãolá por meados de agosto, bemdepois da Copa do Mundo equando já houver sido inici-ada a propaganda eleitoral norádio e televisão. Para os po-líticos, gestores públicos e paraa imprensa, porém, o calen-dário eleitoral já começou.Desde quarta-feira (1º), porexemplo, está proibida a di-vulgação de pesquisas eleito-rais sem registro na Justiça.Outra novidade é a proibiçãode realização de enquetes esondagens relativas às elei-ções deste ano.

De acordo com o calendá-rio das eleições de 2014, oregistro de pesquisa eleito-ral é obrigatório a partir de1º de janeiro. O presidentedo Tribunal Superior Elei-toral (TSE), ministro MarcoAurélio Mello, afirma queesse registro é importanteporque as pesquisas têmgrande repercussão. “A Lei

das Eleições fixa requisitos aserem observados e esses re-quisitos decorrem justamentedessa repercussão para quehaja um controle, para quehaja uma publicidade maior”,diz. Ainda segundo o minis-tro, as pesquisas eleitoraissão um instrumento impor-tante no processo eleitoralem termos de informação aogrande público.

Para o registro de pesqui-sa, é obrigatória a utilizaçãodo Sistema de Registro dePesquisas Eleitorais (PesqE-le). O procedimento é estrita-mente eletrônico, realizadovia internet e a qualquer tem-po, independentemente dohorário de funcionamentodas secretarias dos tribunaiseleitorais. As informações eos dados registrados no sis-tema ficarão à disposição dequalquer interessado peloprazo de 30 dias.

Devem ser obrigatoria-mente informados na divul-gação dos resultados de pes-

quisas, atuais ou não, o perí-odo de realização da coleta dedados, a margem de erro, onúmero de entrevistas, onome da entidade ou empresaque a realizou e, se for o caso,de quem a contratou, e o nú-mero de registro da pesquisa.A pesquisa feita em data ante-rior ao dia das eleições poderáser divulgada a qualquermomento, inclusive no diadas eleições, desde que respei-tado o prazo de cinco diaspara o registro. A divulgaçãode levantamento de intençãode voto feito no dia das elei-ções, a chamada boca-de-urna, somente poderá ocor-rer após o fim da votação norespectivo Estado.

A divulgação de pesquisasem o prévio registro sujeitaos responsáveis à multa novalor de cerca de R$ 53 mil aR$ 106 mil.

ENQUETESUma das mudanças na le-

gislação deste ano é a proibi-

ção de realização de enquetes esondagens - comuns em blogsde política -, conforme a reso-lução sobre o registro e a di-vulgação de pesquisas eleito-rais para as próximas eleiçõesgerais, aprovada pelo Plená-rio do Tribunal Superior Elei-toral. Nas eleições municipais

de 2012, as enquetes e sonda-gens podiam ser realizadas,independentemente de regis-tro na Justiça Eleitoral, mas asua divulgação estava condi-cionada à informação de quese tratava de mero levanta-mento de opiniões, sem con-trole de amostra.

Presidente do TSE, Marco Aurélio Mello: “A Lei das Eleições fixa requisitos

a serem observados e esses requisitos decorrem justamente

para que haja uma publicidade maior”

Divulgação

ENSINO SUPERIOR

Sisu tem 8,4 milvagas no Paraná

Período de inscrição começa na segunda-feira (06)e segue até as 23h59 de sexta-feira (10)

06 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 03 DE JANEIRO DE 2014

Disputa renhidaComeçou a “São Silvestre eleitoral”. Sem quenianos a se-

rem ultrapassados, mas uma disputa em que vale tudo, reali-

zada a cada quatro anos. Os troféus a serem conquistados são

os mais variados: mandatos de deputados estaduais, federais;

cadeiras no Senado; governanças e o prêmio maior: a Presidên-

cia da República, da assim chamada República Federativa do

Brasil. Que como amplamente provado aqui, de federativa não

tem nada. A centralização excessiva faz dos Estados reféns do

humor presidencial, como provam os empréstimos que o Para-

ná negociou, mas não conseguiu ainda neles botar a mão e

transferir a seu povo os benefícios a que se destinam. Um “jogo

de empurra” no qual a figura da presidente Dilma fora preser-

vada. Até agora somente dois ou três deles estão sendo libera-

dos, depois de o governador Beto Richa beijar a mão da

presidente. As eleições que se aproximam mudam o cenário.

Se o Paraná continuar sendo discriminado, argumentos po-

derosos estarão sendo utilizados pela situação, na campa-

nha de reeleição de Beto Richa. Os atrasos provocados na

liberação de todos os recursos vão virar então, como dizia

Vicente Mateus, o folclórico presidente do Corinthians, “uma

faca de dois legumes”. Liberados, o governador recompõe o

caixa de seu governo gasto antecipadamente com obras em

todo o Paraná; se continuarem retidos, a candidata do PT já

anunciada, Gleisi Hoffmann, sofrerá desgaste perante a

opinião pública, acusada que será de ter interferido contra as

liberações. Assim como os dois outros ministros que teorica-

mente representam o Paraná no governo Dilma.

Em choqueEsses lances iniciais da campanha que se avizinha mostram “a

briga de foice no escuro” em que, em todos os níveis, vai se

desenvolver. Um eleitorado de mais de 140 milhões de eleitores,

nacionalmente, vai ser disputado voto a voto. Se aprovada a tese do

Supremo, impedindo doação financeira de empresas a campanhas

políticas, mesmo que sem validade agora, já será um freio. Aumen-

tará o cacife de quem está no poder, com as máquinas públicas

trabalhando em seu favor. Em contrapartida, uma campanha bem

menos suntuosa que as recentes, em que centenas de bilhões de

reais foram despejados se somados os gastos nacionais. Certa-

mente com uma ligeira moralização na política brasileira.

Argumentos...Um outro dado vai reforçar

esses argumentos que serão

usados contra os três minis-

tros pelos marqueteiros da si-

tuação: o deputado federal An-

dré Vargas articula sua candi-

datura ao Senado, na busca da

única vaga em disputa. Para

isso, precisa que Osmar Dias

seja o vice de Gleisi, em função

do irmão pleitear a reeleição

ao Senado. Até hoje os dois

irmãos, habilidosos políticos,

cumpriram um compromisso

supostamente assumido com

o pai, Sílvio Dias, de nunca dis-

putarem o mesmo cargo.

... conflitantesNa costura que desenvol-

ve para lançar-se candidato

ao Senado, uma campanha

contra Alvaro está em foco.

Acusa-o André Vargas de ter,

pela sua postura como sena-

dor em dois mandatos, se

afastado dos interesses do

Paraná. “O Alvaro perdeu as

referências. Foi oposição a

FHC, Lula, Dilma, a Jaime

Lerner, Roberto Requião e

até ao Beto”. Estende sua

análise à atuação dos de-

mais senadores paranaen-

ses. Mesmo na oposição, no

entanto, Alvaro conseguiu

manter-se em evidência,

transformando-se no sena-

dor mais requisitado pela

imprensa nacional. Crítico fe-

roz da atuação dos três mi-

nistros “que nada fizeram

pelo Paraná”, segundo ele.

Tempo de viradaUm erro histórico é come-

tido por Vargas, ao apontar

que Alvaro, hoje favorito, “em

1982 derrotou outro favorito,

Ney Braga, e tinha sido ape-

nas vereador em Londrina”.

Alvaro era na ocasião o depu-

tado federal mais votado do

Paraná (1974), depois de já

ter sido deputado estadual

desde 1966. A Arena perdera

a vaga de senador em 74,

para um desconhecido advo-

gado londrinense: Leite Cha-

ves. O MDB elegeu então 15

federais, por não ter mais can-

didatos (um deles teve a can-

didatura impugnada). E ele-

geu Richa governador nesse

mesmo 82.

Candidatos interessados emconcorrer a vagas no Ensino Supe-rior público a partir do Sistema deSeleção Unificada (Sisu) já podemconsultar as oportunidades pelainternet (http://sisu.mec.gov.br/).No Paraná, sete instituições comcampus em 24 cidades ofere-cem 8.417 vagas em 318 cursos.As inscrições no sistema on-line começarão na segunda-fei-ra (06) e terminarão às 23h59 dodia 10 de janeiro.

A seleção será feita a partirdo desempenho dos estudantesno Exame Nacional do EnsinoMédio (Enem) 2013. É vetada aparticipação de quem tenha ze-rado a prova de Redação. De

acordo com previsão do InstitutoNacional de Estudos e PesquisasEducacionais Anísio Teixeira(Inep), as notas dos participan-tes do Enem 2013 poderão serconsultadas no portal http://enem.inep.gov.br.

Cada candidato poderá fazeraté duas opções de curso no Sisu.Durante o período de inscrições, épossível consultar a classificaçãoparcial e a nota de corte dos can-didatos. O resultado da primeirachamada será conhecido em 13de janeiro (confira o calendário).

PARANÁAs instituições paranaenses

participantes do Sisu são as uni-

versidades Federal (UFPR), Tec-nológica (UTFPR), da Fronteira Sul(UFFS), da Integração Latino-Americana (Unila) e Estadual doOeste do Paraná (Unioeste); oInstituto Federal do Paraná (IFPR)e a Faculdade Estadual de Ciênci-as Econômicas de Apucarana (Fe-cea). A Tecnológica lidera oranking de ofertas com 3.962 va-gas, seguida pela Federal (1.664)e Unioeste (1.184).

Entre os municípios parana-enses, Curitiba concentra 1.952oportunidades em 104 cursos. Nasequência, aparecem Apucara-na (809 em 19), Foz do Iguaçu (606em 29), Pato Branco (492 em 12) eToledo (406 em 15).

Superávit brasileiro de2013 é o pior em 12 anos

A balança comercial brasileiraencerrou o ano com superávit (ex-portações maiores que importa-ções) de US$ 2,561 bilhões. Trata-se do pior resultado desde 2001,quando houve saldo positivo deUS$ 2,684 bilhões. Os dados foramdivulgados ontem (02) pelo Minis-tério do Desenvolvimento, Indús-tria e Comércio Exterior. Os nú-meros estão de acordo com a ex-pectativa do governo, que vinhaanunciando estimativa de supe-rávit pequeno, em função da que-da das exportações de petróleo.

O saldo positivo anual foi re-sultado de US$ 242,1 bilhões emexportações e US$ 239,6 bilhõesem importações. A média diáriadas vendas externas, que cor-responde ao volume financeirovendido por dia útil, fechou oano em US$ 957,2 milhões, pata-mar 1% inferior aos US$ 966,4milhões registrados em 2012. Asimportações cresceram 6,5%

segundo o critério da média diá-ria, de US$ 889,2 milhões por diaútil em 2012 para US$ 947,1 mi-lhões em 2013.

Ano passado, cresceram asvendas externas de produtos ma-nufaturados (1,8%), enquanto ca-íram as de produtos semimanu-faturados (-8,3%) e de básicos(-1,2%) na comparação com 2012.Nas importações, houve cresci-mento nos gastos com combustí-veis e lubrificantes (+13,8%), ma-térias-primas e intermediários(+5,8%), bens de capital (+5,4%) ebens de consumo (+ 3,4%).

As exportações de industri-alizados subiram principalmen-te em função das plataformasde extração de petróleo, quetiveram aumento de receita de426,4% em relação a 2012. Asvendas de plataformas, no en-tanto, são o que se chama ex-portações fictas. Repassadas asubsidiárias da Petrobras no

exterior, elas não chegam a dei-xar o Brasil.

Do lado dos produtos respon-sáveis pela queda, entre os itensque puxaram o recuo nas vendasde semimanufaturados estão óleode soja bruto (-35% de receita),semimanufaturados de ferro e aço(-30%), ferro fundido (-21,5%), alu-mínio bruto (-20,1%), ferro-ligas(-16,3%), ouro (-9,6%) e açúcar(-9,4%). No caso dos produtos bá-sicos, caiu o ingresso financeiroobtido com algodão bruto (-47,8%),petróleo bruto (-36,7%), café emgrão (-20,5%), carne suína (-9,7%)e fumo em folhas (-0,9%).

O Ministério do Desenvolvi-mento, Indústria e Comércio Ex-terior também divulgou ontem osresultados do mês de dezembro.No último mês de 2013, houvesuperávit de US$ 2,654 bilhões,resultado de US$ 20,8 bilhões emexportações e US$ 18,1 bilhõesem compras do Brasil no exterior.

Bolsa Família começa a pagar benefícios no próximo dia 20Os beneficiários do Bolsa

Família poderão sacar os recur-sos do programa, relativos a ja-neiro, entre os dias 20 e 31 destemês. De acordo com o calendáriodefinido pelo Ministério do De-senvolvimento Social e Combateà Fome (MDS) e a Caixa Econô-mica Federal para o ano de 2014,o benefício será pago nos últi-mos dez dias úteis de cada mês.

Para saber em que dia sacaro dinheiro, a família deve obser-var qual é o último algarismo doNúmero de Identificação Socialimpresso no cartão. Aquelas com

cartões terminados em 1 rece-bem no primeiro dia do calendá-rio de pagamento, com cartõesterminados em 2 no segundo diae assim por diante. Para tirar dú-vidas sobre o pagamento do be-nefício, as famílias podem ligarpara a Central de Relacionamen-to do MDS, por meio do número0800 707 2003. O cartão do Bol-sa Família é intransferível e oMinistério recomenda que a se-nha seja de conhecimento ape-nas do responsável familiar.

A pasta também enfatiza queos beneficiários devem ficar

atentos aos períodos estabele-cidos para atualização das in-formações no Cadastro Únicopara Programas Sociais paranão perderem o repasse de re-cursos. Essa revisão ocorreanualmente e a última foi encer-rada em dezembro. Segundo oMDS, as famílias que participamdo processo recebem mensa-gens nos extratos de pagamen-tos e cartas de convocação.

Atualmente, o Programa BolsaFamília atende 13,8 milhões defamílias, o que representa 50 mi-lhões de pessoas.

O PRESENTE | 07SEXTA-FEIRA, 03 DE JANEIRO DE 2014 GERAL

Pauta do STF está recheadade temas polêmicos em 2014

ASSUNTOS PENDENTES

Entre eles estão a proibição de doações de empresas privadas paracampanhas políticas, proibição da publicação de biografias nãoautorizadas e o julgamento do processo do mensalão mineiro

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

Portal R7.com (@portalR7)Cai número de acidentes e mortes em rodovias federais durante

festas de fim de ano http://r7.com/VUi6 #R7

Timão aposta em espinha dorsal de Mano Menezes e recuperação dePato para 2014 http://r7.com/nPST #R7

José de Abreu (@zehdeabreu)Ator

Preços de automóveis no Brasil só vão cair quando o consumidorquiser. Por enquanto não quer. Continua comprando caro mesmo, baixarpor quê?

A vantagem de ser inteligente é que você pode se fazer passar poridiota. O inverso é totalmente impossível. W. Allen

Paulo Coelho (@paulocoelho)Escritor

Um dia você vai acordar e descobrir que não tem mais tempo paraseguir seus sonhos. Portanto, aja rápido!

G1 (@g1)Isenção do IR sobre participação nos lucros sobe para até R$ 6.270

http://glo.bo/1higONe

Dose diária de vitamina E pode ajudar pessoas com demência, dizestudo http://glo.bo/1hibKIE

Ebcnarede (@ebcnarede)Em 2014 o @JusticaGovBR vai implantar em todos os Estados

laboratórios contra lavagem de dinheiro em todo o país.

Governo estuda medidas para evitar demissões com exigência defreios ABS e airbags. http://ebcnare.de/KkJEOF

Cristovam Buarque (@Sen_Cristovam)Senador do PDT-DF

Para piorar: sou favorável ao serviço militar para todos.

Veja (@Veja)Plano é obrigado a partir desta quinta-feira a cobrir 37 remédios contra

o câncer

198 - PRE Paraná (@preparana)Fechamento estatístico de acidente do dia 01 jan = 45 acidentes // 60

feridos // 03 óbitos // 00 atropelamento.

Roberto Requião (@requiaopmdb)Senador do PMDB

O ilustre deputado André Vargas é a Pitonisa do PT-PR? Pensei queera Oráculo?

A famosa Pitonisa da CPI do Pedágio dá entrevista abusada e se dizcandidata ao Senado pelo Paraná. Cruz credo!

Fábio Campana (@fabiocampana)Jornalista

Preço da gasolina trava expansão do etanol.

Estadão (@Estadao)Venda de genérico do antidepressivo Cymbalta começa em seis

meses http://oesta.do/1dTNPde

zhEsportes (@zh_esportes)Maxi López é oferecido e desperta interesse do Botafogo para a

Libertadores --> http://zhora.co/1lC7i4W

Joice Hasselmann (@joicehasselmann)Jornalista

Turistas devem injetar 38,5% a mais de recursos na economia do paísem 2014.

Antonio Carlos (@antonioptfs)Deputado estadual do PT-CE

De social-democrata o PSDB só tem o nome. De popular e socialistao PPS também. Partidos conservadores e elitistas.

O Supremo Tribunal Federal (STF)retornará aos trabalhos em 2014 comdiversos temas pendentes de julga-mento, como a proibição de doaçõesde empresas privadas para campa-nhas políticas; a proibição da publica-ção de biografias não autorizadas; eassuntos penais, como o julgamentodo processo do mensalão mineiro, alémdos últimos recursos da Ação Penal470, o processo do mensalão.

Após a primeira sessão do ano, nodia 03 de fevereiro, o ministro TeoriZavascki poderá liberar o voto-vistano julgamento sobre a proibição dedoações de empresas privadas paraas campanhas políticas no Supremo.No dia 12 de dezembro, o julgamentofoi suspenso pelo pedido de vista deZavascki. O placar está em quatrovotos a favor do fim das doações.Faltam os votos de sete ministros.

O STF também terá que decidir seos bancos devem indenizar os poupa-dores que tiveram perdas no rendimen-

to de cadernetas de poupança porcausa dos planos econômicos Cruza-do (1986), Bresser (1998), Verão(1989), Collor 1 (1990) e Collor 2 (1991).O julgamento começou em novembro,mas ficou decidido que os votos devemser proferidos em fevereiro.

As decisões de diversas instânciasda Justiça que têm impedido a publica-ção de biografias também será defini-da pelo plenário da Corte. A relatoraé a ministra Carmen Lúcia. Na ação, aAssociação Nacional dos Editores deLivros (Anel) questiona a constituci-onalidade dos artigos 20 e 21 doCódigo Civil. A entidade argumentaque a norma contraria a liberdade deexpressão e de informação e pedeque o Supremo declare que não épreciso autorização do biografadopara a publicação dos livros.

Segundo o Artigo 20 do CódigoCivil, “a divulgação de escritos, a trans-missão da palavra ou a publicação, aexposição ou a utilização da imagem de

Ministros devem sair do governoaté abril para disputar eleiçõesOs ministros do governo federal

que pretendem concorrer a um cargoeletivo nas eleições de outubro devemdeixar o cargo até o dia 05 de abril, seismeses antes do primeiro turno. A regraestá prevista na Lei de Inelegibilidades(Lei Complementar nº 64/1990), normaque estabelece os prazos para queagentes públicos saiam do governopara não ficarem inelegíveis.

De acordo com a lei, além de minis-tros de Estado, magistrados, presi-dentes, diretores e superintendentesde empresas públicas e chefes deórgãos que fazem assessoramentodireto também devem pedir exonera-ção na mesma data. Candidatos àreeleição para os cargos de governa-dor e presidente da República não

precisam sair do cargo.Para cumprir a lei eleitoral, a presi-

denta Dilma Rousseff já anunciou quea reforma ministerial do governo vaicomeçar na segunda metade destemês. A substituição de ministros esta-rá concluída até o Carnaval, em março.Vários ministros da equipe de Dilmaque pretendem se candidatar nas elei-ções de outubro devem deixar o go-verno e ser substituídos.

As demais regras eleitorais para aadministração pública começaram a valera partir de quarta-feira (1º). O governofica proibido de distribuir bens, valorese benefícios, exceto em casos de cala-midade pública e de programas sociaisprevistos em lei. A partir do dia 04 deabril, será proibido aumentar salários de

uma pessoa poderão ser proibidas”.

PAUTA PENALNa pauta penal, a Corte deverá

decidir se condena os envolvidos noprocesso do mensalão mineiro, casoque apura desvios de dinheiro públicodurante a campanha à reeleição doentão governador de Minas Gerais ehoje deputado federal Eduardo Azere-do (PSDB-MG), em 1998. Azeredo e osenador Clésio Andrade (PMDB-MG)respondem às acusações no STF porterem foro privilegiado. O relator dasações penais é o ministro Luís RobertoBarroso. Os demais acusados são pro-cessados na primeira instância da Jus-tiça Federal em Minas Gerais.

O Supremo também julgará osembargos infringentes, recursos quefaltam ser apreciados na Ação Penal470, o processo do mensalão. A deci-são que for tomada poderá levar maiscondenados para a prisão ou diminuira pena dos que já foram presos.

servidores públicos, bem como reporperdas causadas pela inflação.

No caso de concursos públicos,os candidatos não podem ser nome-ados três meses antes das eleiçõesaté a posse dos eleitos. De acordocom o Artigo 73 da Lei das Eleições,agentes públicos, servidores efeti-vos ou comissionados não podemnomear, contratar ou transferir servi-dores durante o período.

Em maio, começam a valer osprazos para os eleitores: o dia 07 é oúltimo para pedir transferência do tí-tulo de eleitor para outra cidade, paraalterar o endereço no cadastro eleito-ral e para portadores de deficiênciapedirem acesso a seções especiaisde votação.

08 | O PRESENTE ESTADO SEXTA-FEIRA, 03 DE JANEIRO DE 2014

GRATUITAMENTE

Bom Negócio treina mais de seis mil empreendedoresPrograma já funciona em 130 municípios, com aulas de gestão empresarial e facilidades

no acesso às linhas de créditos baratas do Banco do Empreendedor

Em três anos, mais de seismil empreendedores parana-enses passaram por cursosgratuitos de capacitação doprograma Bom Negócio Pa-raná, do Governo do Estado.O programa já funciona em130 municípios, com aulas degestão empresarial e facilida-des no acesso às linhas decréditos baratas do Banco doEmpreendedor, ligado a Fo-mento Paraná.

“Ao aliar capacitação gra-tuita e facilidade de acesso aocrédito com juros baixos, oGoverno do Estado aumentaas oportunidades de negóci-os, gerando renda e empre-gos e, ainda, cria condiçõespara que as pessoas se fixemnas suas cidades”, afirma ogovernador Beto Richa.

O Bom Negócio Paranáoferece cursos de capacitaçãoem gestão empresarial e, maisrecentemente, consultoriaspara micro e pequenos em-presários. A orientação é feitaem parceria com universida-des estaduais e entidades comoas federações das Indústrias(Fiep), da Agricultura (Faep)e do Comércio (Fecomércio),além de associações comerci-ais. Em um ano foram feitascerca de mil consultorias comvisitas, diagnósticos e apre-sentação de soluções.

Além disso, o programapermite aos empreendedorescapacitados o acesso a emprés-timos pelo Banco do Empre-

endedor, com juros entre osmais baixos do país - de 0,51%a 1,07% ao mês. As faixas definanciamento variam deR$ 300 a R$ 300 mil, de acordocom a capacidade de cada em-presário. O prazo de pagamen-to vai de 12 a 60 meses.

O presidente da FomentoParaná, Juraci Barbosa, ex-plica que o crédito direto e debaixo custo para o pequenoempreendedor é uma políticapública do Governo do Para-ná muito importante para ospequenos municípios, onde édifícil atrair investimentos degrandes empresas. A empresarealizou operações privadasem 227 municípios do Estadodesde 2011. “Cada real queentra na economia da cidadegira até sete vezes. Esse movi-mento ajuda a garantir em-pregos, renda e possibilita amelhora na oferta de produ-tos e serviços na comunida-de”, afirma Barbosa.

CURSOS A DISTÂNCIAO secretário da Indústria,

Comércio e Assuntos do Mer-cosul, Ricardo Barros, adi-anta que o governo trabalhaem parceria com as universi-dades estaduais para ofereceros cursos de capacitação adistância. Neste mês, porexemplo, começa um proje-to-piloto na UniversidadeEstadual de Ponta Grossa(UEPG). A modalidade a dis-tância deverá ser estendida

às demais instituições esta-duais de Ensino Superior.

“Estamos preocupadosem atingir um número mai-or de empreendedores, so-bretudo nos municípios

mais distantes do Estado”,frisa Barros. A aposta é quecom a capilaridade do cursoa distância, histórias como ade Fábio Watte, empresáriode Francisco Beltrão, se mul-

Dono de uma oficina para conserto de veículos pesados, o mecânico João Donatti participou do curso de

capacitação gerencial do Bom Negócio Paraná, da Fomento Paraná, e aprendeu a gerenciar melhor a empresa

Jonas Oliveira/ANPr

Paraná é o 3º em ranking deacidentes e mortes em rodovias

Enquanto o Brasil comemo-ra os dados que apontam a re-dução em termos absolutos etambém proporcionais do nú-mero de acidentes e de mortesnas rodovias federais, no Para-ná os dados preocupam. Segun-do a Polícia Rodoviária Federal(PRF), o Estado, junto com SantaCatarina, é o 3º no número deregistro de acidentes, feridos emortes nas rodovias federais.

Ao todo, foram registrados750 acidentes em território pa-ranaense, com 489 feridos e 30mortes. Em Santa Catarina, fo-ram 751 acidentes, com 473 feri-dos e 24 mortes. Os Estadossulistas ficam atrás, apenas, deMinas Gerais, com 1.102 aciden-tes, 798 feridos e 64 mortes, eBahia, com 382 acidentes, 292

feridos e 43 mortes.Os números são referentes ao

período entre os dias 20 de dezem-bro e 1º de janeiro e fazem parte daOperação Rodovida, que contacom a ajuda da União, Estados emunicípios. Com esta iniciativa, aPRF busca diminuir a violência notrânsito das rodovias federais,principalmente durante as come-morações de final de ano, fériasescolares de janeiro e Carnaval.

FESTAS DE

FIM DE ANO

Durante as festas de final deano foram registrados, ao todo,6.651 acidentes nas rodovias fe-derais brasileiras, que resulta-ram na morte de 379 pessoas. Em2012, foram 7.407 acidentes e 420mortes. Ao todo, houve 4.352 pes-

soas feridas, ante os 4.642 re-gistrados em 2012.

Das 379 mortes, 83 ocorreramdevido à colisão frontal de veícu-los; 30 devido à saída de pista; 24por atropelamentos; 17 por coli-são transversal; e 14 em conse-quência de capotamentos. Fo-ram registradas 2.493 infraçõesdevido à falta de licenciamentode veículos registrados (7,35%do total); 1.921 por veículos con-duzidos por pessoas sem cartei-ra de habilitação ou permissãopara dirigir (5,65%); 1.710 por fal-ta de uso do cinto de segurançapelo condutor (5,04%); e 1.320por falta de uso do cinto pelospassageiros. Além disso, 996 mul-tas foram aplicadas em motoris-tas que dirigiam alcoolizados, oque resultou em 461 prisões.

Serviços das Agênciasdo Trabalhador estarão

indisponíveis hojeA Secretaria de Estado

do Trabalho, Emprego eEconomia Solidária infor-ma que o Portal Mais Em-prego, software do Ministé-rio do Trabalho e Emprego,utilizado em todas as Agên-cias do Trabalhador no Pa-raná para atendimento àpopulação, estará indispo-nível no período entre hoje(03) e domingo (05).

Todos os serviços ofere-cidos pelo portal, inclusive ahabilitação do seguro-de-semprego e a intermediação

de mão de obra, não pode-rão ser realizados.

A interrupção nos servi-ços do Portal Mais Emprego épara uma adequação da in-fraestrutura elétrica do siste-ma na sede da Dataprev, noRio de Janeiro.

Os trabalhadores quebuscam uma oportunidadede emprego, ou a habilita-ção do seguro-desempregonas Agências do Trabalha-dor devem esperar até segun-da-feira (06), quando o aten-dimento voltará ao normal.

tiplique. Depois de cursar asaulas do Bom Negócio, Fá-bio incrementou suas ven-das pela internet e aumen-tou em 15% seus lucros comvenda de calçados.

O PRESENTE | 09SEXTA-FEIRA, 03 DE JANEIRO DE 2014 GERAL

Almir Bueno é o novo presidente da CâmaraSessão solene foi marcada também pela inauguração das galerias de ex-vereadores e de ex-presidentes

GUAÍRA

Com a presença de autorida-des políticas, eclesiásticas e poli-ciais, representantes das associ-ações de moradores e sociedadecivil organizada, os vereadoresde Guaíra empossaram a novamesa diretiva para 2014. A açãoaconteceu na quarta-feira (1º), emsessão solene. No ato tambémforam inauguradas as galeriasde ex-vereadores e de ex-presi-dentes. Ao todo, desde a instala-ção da Câmara, em 1952, foram15 legislaturas e 42 presidentes,com o recém-empossado verea-dor Almir Bueno.

A eleição da mesa foi realiza-da na última sessão ordinária doano passado, em 09 de dezem-bro, quando a oposição anuloutodos os votos para todos os car-gos, exceto ao de presidente. Acomposição da mesa ficou defini-da da seguinte forma: Almir Bue-no (presidente), Tereza Camilodos Santos (vice-presidente),Franciele de Lima Danelon (se-cretária) e Valberto Paixão daSilva (suplente de secretário).

O prefeito Fabian Vendrusco-lo esteve presente, apoiando amesa empossada. Ele elogiou amaturidade política dos verea-

dores e seriedade na discussãodos projetos encaminhados peloExecutivo. “Essa maturidade nosdá segurança para buscar juntoao governo federal mais recur-sos, que muitas vezes dependemtambém da aprovação dos vere-adores. Um exemplo são as obrasde urbanização do Jardim Inter-nacional, cuja realização depen-dia da aprovação do projeto pelaCâmara”, ressaltou.

A vereadora Tereza, que sedespede da presidência após doisanos consecutivos, agradeceu aoprefeito, aos vereadores e aosfuncionários da Câmara pela par-ceria e pelo trabalho desempe-nhado. Ela fez um balanço de suapassagem na presidência e fri-sou a devolução de R$ 456 mil aoExecutivo. Do total, R$ 200 milforam investidos em uma vanpara transporte de pacientes dehemodiálise e uma ambulânciasemi-UTI. O prefeito anunciouque os outros R$ 256 mil poderãoser destinados conforme orien-tação dos próprios vereadores.

O presidente empossado, Al-mir Bueno, fez um discurso deagradecimentos e de compromis-so com a população guairense.

Ele ressaltou seu interesse emampliar a relação entre muníci-pes e Câmara, estreitando os la-ços para garantir mais transpa-rência e eficiência nos serviçosprestados pelos vereadores. Bu-eno também se comprometeu agarantir condições de trabalho a

todos os vereadores, independen-te de sua bancada. “A populaçãonão pode ter prejuízos por ques-tões de disputas político-partidá-rias. É necessário que todos, inde-pendente de cores partidárias oude grupos políticos, estejamoscomprometidos com o desenvol-

vimento de Guaíra”, disse.

CONFRATERNIZAÇÃOA cantora guairense Danie-

la Backes interpretou os hinosnacional e municipal. Ao fim dasessão, os presentes foram re-cepcionados com um coquetel.

Momento da inauguração das galerias de ex-vereadores e de ex-presidentes. Ao todo, desde

a instalação da Câmara, em 1952, foram 15 legislaturas e 42 presidentes

Fotos: Divulgação

O registro de admissõese dispensa de trabalhadoresterminou com saldo positi-vo em Marechal CândidoRondon no ano de 2013. Osdados do Cadastro Geral deEmpregados e Desempre-gados (Caged) do Ministé-rio do Trabalho e Emprego(MTE) apontam que, de ja-neiro a dezembro, houve8.397 contratações, enquan-to 7.397 trabalhadores fo-ram desligados das empre-sas, o que resulta em umsaldo de 1.003 admissões amais. O número é quase odobro do registrado há doisanos, quando o municípioteve um bom desempenho,com saldo positivo de 529contratações.

No ano de 2013, a gran-de maioria das admissões(85,9%) foram reempre-gos. Enquanto isso, em tor-

no de 1,1 mil jovens con-seguiram o primeiro em-prego no ano que findou,quantidade que represen-ta em torno de 13,8% dototal. Houve ainda, emmenor proporção, transfe-rências administrativas,reintegrações e contratospor tempo determinado.

OCUPAÇÃOQuanto às atividades

ocupacionais que mais ad-mitiram empregados em2013 o destaque é para afunção de trabalhador detratamento do leite e fabri-cação de laticínios e afins(saldo +100); vindo em se-guida a de trabalhador doacabamento de artefatos etecidos e couros (saldo +71);e de servente de obras (sal-do +58). Segundo o Minis-tério do Trabalho, o saláriomédio, respectivamente, éde R$ 878,22; R$ 711 e deR$ 910,69.

As ocupações com maiormovimentação de contrata-ção e desligamento foram

abatedor; trabalhador de aca-bamento de artefatos de te-cidos e couros; e vendedorde comércio varejista.

DESLIGAMENTOSUm fato que chama a

atenção é que, pelo menoshá três anos consecutivos, omaior volume de desliga-mentos tem ocorrido a pedi-do do trabalhador. No anopassado, em Marechal Ron-don 48,9% dos desligamen-tos foram a pedido, lembran-do que esse tipo de posturapode ocorrer tanto em casode descontentamento como serviço, como ainda porconta do surgimento de no-vas oportunidades no mer-cado de trabalho.

Em segundo lugar apa-recem as dispensas sem jus-ta causa, que representamquase 40%. Nesses casos,cabe o pagamento de 40%de indenização sobre o acer-to. Em seguida estão os tér-minos de contratos, quesomam em torno de 13%.Dentre os demais motivos

de desligamento estão dis-pensa por justa causa, apo-sentadoria, morte, transfe-rência e fim de contratospor tempo determinado.

REGIÃONo registro do Caged, o

município de MarechalCândido Rondon faz parte

da microrregião de Toledoe contribuiu com quaseum quarto do saldo positi-vo regional, que ficou em4.721 admissões a mais doque o volume de desliga-mentos. O município tem3.783 estabelecimentos ca-dastrados no sistema, o quesignifica em torno de 14,7%

do total regional. Em janei-ro do ano passado, Mare-chal Rondon tinha 12.851empregos formais, o que éequivalente a 15,5% da ofer-ta regional. O número depostos de trabalho de 2014ainda não foi divulgado peloMinistério do Trabalho.

12 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 03 DE JANEIRO DE 2014

MEGA DA VIRADA

Acertadores de Palotina buscam prêmio na CaixaCada um dos dez apostadores tem direito a cerca de R$ 5,6 milhões

Os sortudos de Palotina jácomeçaram a sacar (ou transfe-rir para a própria conta) o prê-mio da Mega da Virada, sortea-do na última terça-feira (31) pelaloteria federal. O concurso so-mou um prêmio total de R$ 224,6milhões e os bilhetes sorteadossão das cidades de Curitiba, Pa-lotina, Maceió e Teofilândia(BA). Assim, o montante serádividido em quatro partes decerca de R$ 56 milhões.

Uma dessas partes é destina-da a ganhadores de Palotina, ondefoi premiado um bolão com dezcotas. Nesse caso, se forem dezparticipantes, cada apostador vaireceber R$ 5.616.946,50. Mas comouma mesma pessoa pode com-prar mais de uma cota, não sesabe o total de participantes daaposta coletiva.

Segundo Nilson Luiz Berton(Nuke), representante da Lotéri-ca Piquirí, de Palotina, o prêmioteria saído a partir de aposta feitaem seu estabelecimento. “Elesnão apareceram na lotérica. Fi-camos sabendo que alguns dosganhadores já foram até a Caixapara obter o prêmio”, afirma.

Como o bolão é organizadopela própria Caixa, cada pessoarecebe um bilhete que dá direitoa receber o seu prêmio separa-damente dos outros participan-tes. Não há restrição ao númerode cotas e pessoas que podemintegrar o bolão. Os vencedoresdevem ficar atentos às datas, poisos prêmios prescrevem 90 diasapós o dia do sorteio.

Conforme Nuke, os palotinen-ses milionários são pessoas co-

nhecidas na cidade e que costu-mam jogar sempre na loteria.“Nessa época do ano, quando temprêmios grandes, eles fazem bo-lão”, comenta.

A notícia de que havia ga-nhadores de Palotina correu ra-pidamente no mesmo dia dosorteio, sendo que Nuke rece-beu um turbilhão de ligações nocelular, já naquela noite. “O ce-lular não parou mais de tocar.Algumas pessoas queriam sa-ber se eu tinha ganhado, faleilogo que não. Outros pergunta-vam se o bolão que tínhamosfeito era o premiado, mas nãofoi”, explica o comerciante.

SORTEO prêmio de R$ 56 milhões foi

o maior da história pago pelasloterias da Caixa Econômica Fe-deral em Palotina, segundo contaNuke, que trabalha em casa loté-rica há 32 anos. Somente em 2013,a cidade de cerca de 30 mil habi-tantes já havia recebido premia-ção da Lotofácil no valor de R$ 700mil e outra de R$ 1,8 milhão. “Peloque conhecemos das pessoas queganharam, acredito que a maiorparte dos R$ 56 milhões vai per-manecer na economia de Paloti-na, o que é muito importante”,analisa o comerciante.

Ontem não se falava em outracoisa na cidade, que não dos ga-nhadores da Mega da Virada.“Todo mundo estava curioso que-rendo saber quem são as pessoasque ganharam”, afirma Nuke.

EXPECTATIVASSe o ano passado foi de sorte

para alguns palotinenses, Nukeacredita que os prêmios conquis-tados devem potencializar asapostas no município. “Hoje (on-tem, 02) já registramos filas deapostadores na loteria por causado concurso da Mega Sena (R$ 2milhões) e da Quina (R$ 2,5 mi-lhões)”, observa.

Diante da conquista da confi-ança dos jogadores, a expectati-va do empresário é de que 2014seja um ano de muitas apostas e,quem sabe, mais pessoas sejamsorteadas. “Nossa expectativa éde que melhore ainda mais nessenovo ano. Queremos que saiaum prêmio por mês para Paloti-na”, declara Nuke, em risos.

CURIOSIDADESAs dezenas sorteadas na

Mega da Virada foram 20-30-36-38-47-53. Conforme a CaixaEconômica Federal, 66 milhõesde bilhetes foram vendidos parao concurso. As apostas para osorteio mais esperado do anode 2013 arrecadaram, no total,R$ 758,2 milhões.

Além do prêmio principal,na segunda faixa de premia-ção 1.147 apostadores acerta-ram cinco dezenas e vão levarR$ 38.701,20 cada um, e 90.376apostadores acertaram quatrodezenas e vão receber R$ 701,67cada um.

Para evitar problemas comas apostas, a partir de 2014 osbilhetes terão, no verso, um cam-po que deverá ser preenchidocom o nome e o CPF do aposta-dor. A ideia é evitar possíveisfraudes ou roubos de bilhete.

Conforme a Caixa Econômica Federal, 66 milhões de bilhetes foram vendidos

para o concurso: Palotina abocanhou R$ 56 milhões do prêmio nacional

Carina Ribeiro/OP

Rimmava e Ruzza entregam carro e mais 13 prêmiosEstá prevista para as

16 horas de hoje (03) aentrega dos 14 prêmiosdo último sorteio dacampanha Show de Prê-mios 2013 dos Super-mercados Rimmava eRuzza, de Marechal Cân-dido Rondon, realizadono último sábado (28).

A promoção teveinício em abril e encer-rou em dezembro, sen-do que os clientes dosdois estabelecimentosconcorreram a um veí-culo Ford Ka zero qui-lômetro, uma moto Ya-maha Factor 125, umamotocicleta YamahaCrypton 115 e um totalde R$ 16,7 mil em vales-compras.

A cada R$ 50 emcompras o consumidor

GANHADORES DA CAMPANHA "SHOW DE PRÊMIOS 2013"tinha direito a receber umcupom para concorrer.

DATAS ESPECIAISPelo menos 50 mil cu-

pons foram distribuídosao longo da campanha.Os sorteios aconteceramem várias datas diferen-ciadas, tornando as da-tas comemorativas doano ainda mais especiaispara os felizardos. O pri-meiro deles foi em maio,em alusão ao Dia dasMães; em junho foi emreferência ao Dia dos Na-morados; em julho emhomenagem ao Dia doAgricultor; em agostoem alusão ao Dia dosPais; em outubro em re-ferência ao Dia das Cri-anças e o último em co-memoração ao Natal.

1º) Um veículo Ford KA no valor de R$ 26.700 Valdemar Noamann, de Novo Sarandi

2°) Vale-compras no valor de R$ 500 Elssias Kohn, de Marechal Rondon

3°) Vale-compras no valor de R$ 500 Djenifer D. Torteli, de Marechal Rondon

4°) Vale-compras no valor de R$ 500 Deolinda Ruppel, de Marechal Rondon

5°) Vale-compras no valor de R$ 500 Daiane da Cruz, de Marechal Rondon

6°) Vale-compras no valor de R$ 500 Ireni M. R. Batista, de Marechal Rondon

7°) Vale-compras no valor de R$ 500 Loni Zastrow, de Marechal Rondon

8°) Vale-compras no valor de R$ 500 Marli Olkowski, de Marechal Rondon

9°) Vale-compras no valor de R$ 500 Marcia G. Faccin, de Marechal Rondon

10°) Vale-compras no valor de R$ 500 Rafael Benetti, de Margarida

11°) Vale-compras no valor de R$ 500 Sadi Peters Junior, de Quatro Pontes

12°) Vale-compras no valor de R$ 500 Gervasio Finger (Abatol), de Toledo

13°) Vale-compras no valor de R$ 500 Scharles Vitor Schulz, de Iporã

14°) Vale-compras no valor de R$ 500 Maiko Fernando Fulber, de Marechal Rondon

14 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 03 DE JANEIRO DE 2014

Mano permanece como prefeito em exercício até o dia 31 de janeiro, período de férias de Arnildo Rieger

Leomar Rohden assume Prefeitura de Pato BragadoTROCA DE COMANDO

O vice-prefeito LeomarRohden (Mano) assumiu on-tem (02) os destinos adminis-trativos de Pato Bragado, nolugar do prefeito Arnildo Ri-eger, que gozará do períodode férias. A solenidade detransmissão de cargo foiacompanhada de secretários,assessores e outros colabora-dores públicos.

Mano permanece comoprefeito em exercício até odia 31 de janeiro. O traba-lho durante esse períodoconsiste em dar continui-

Arnildo Rieger,

Leomar Rohden

(Mano),

secretários,

assessores e

demais

colaboradores

públicos por

ocasião da

oficialização

da posse

dade aos projetos já implan-tados, uma vez que os tra-balhos, após o recesso queserá encerrado hoje (03),seguem de forma normal, jáque não foi adotado regimede férias coletivas.

Segundo Rieger, pelo seuconhecimento, o vice-prefeitoMano terá todas as condiçõesde realizar um bom trabalho.“Eu sempre disse, desde a cam-panha, que nós seríamos doisprefeitos e dessa forma possovalorizar ainda mais o meuvice”, salientou a autoridade.

Marili Besso

Entrega de prêmios encerra hoje a campanha Natal PremiadoEstá marcada para as 18

horas de hoje (03), na sede daAssociação Comercial e Em-presarial de Marechal Cândi-do Rondon (Acimacar), a en-trega final dos prêmios dacampanha Natal Premiado.O quinto e último sorteio foirealizado na segunda-feira(30), oportunidade em queforam sorteados 36 prêmios:um Fiat Palio, uma moto

Honda Biz, um kit cinema emais 33 vales-compras.

O Natal Premiado é umadas maiores campanhas dahistória da Acimacar, com 120prêmios que totalizam apro-ximadamente R$ 100 mil.

Conforme o presidente daAssociação Comercial e o vice-presidente para Assuntos doComércio, Josué Maioli e Ser-gio Marcucci, respectivamen-

te, a campanha atingiu todasas metas, como incentivar asvendas e atrair para o comér-cio local clientes de toda a re-gião. Cerca de 500 mil cuponsconcorreram nos sorteios.

Por outro lado, Maioli eMarcucci agradecem o apoiorecebido da prefeitura, que re-passou cerca de R$ 40 mil comoforma de incentivo à campa-nha da Acimacar. Da mesma

Prefeitura deNova Santa Rosaretoma expedientenormal

A Prefeitura de Nova San-ta Rosa retomou as ativida-des ontem (02) e terá expedi-ente normal neste mês de ja-neiro. Todos os setores dasrepartições públicas estarãoatendendo, exceto o Setor daEducação, o qual parte dasatividades serão retomadas apartir do dia 20.

A Secretaria de Saúde, oCentro de Saúde LidiaBoll e aClínica da Mulher retornaramontem, porém com atendimen-to das 12 às 18 horas, que serepetirá hoje (03), voltando aoexpediente normal na segun-da-feira (06).

A Secretaria de AssistênciaSocial, o Centro de Referênciade Assistência Social (Cras) e oNúcleo Municipal de Integra-ção e Capacitação (Numic) tam-bém retornaram às atividadesnormais ontem.

As escolas municipais se-guem calendário escolar e vol-tam às atividades administra-tivas a partir de 27 de janeiro.O Centro Municipal de Educa-ção Infantil Asilda Röpke e Pro-jeto ABC também seguem ca-lendário próprio da Educação eretornam dia 20 de janeiro. ABiblioteca Pública ArnaldoBusato ficará fechada duranteeste mês. O Centro CulturalGustavo Fischer voltará às ati-vidades a partir do dia 27.

Já a Secretaria de Agricul-tura, Meio Ambiente e Infraes-trutura atenderá durante todoo mês de janeiro, com priorida-de para serviços essenciais.

Toledo abre licitação para manutenção da iluminação públicaO prefeito Beto Lunitti as-

sinou, ontem (02), a solicita-ção de abertura de processolicitatório para contratação deempresa para executar servi-ços de manutenção do siste-ma de iluminação pública nasede e no interior do municí-pio de Toledo. O contrato pre-vê a limpeza de luminárias,reparos em circuitos danifica-dos, entre outros serviços. Ototal é de R$ 2.199.285,12 eserá valido por 24 meses, po-dendo ser prorrogado paramais um período de dois anos.

O secretário de Habitaçãoe Urbanismo, Igor Colla Ja-nuário, informou que haveráuma ampliação nos valores,dando maior agilidade aosserviços, sendo disponibiliza-dos mais profissionais e equi-pamentos. A nova contrata-da deverá comprovar, no mí-nimo, dois caminhões equi-pados com guindastes aéreose cestos para reparos em su-perpostes, com no máximocinco anos de uso, três veícu-los utilitários com escada gi-ratória e técnicos, sendo doispara os caminhões e um para

Ladeado pelo secretário de Habitação e Urbanismo, Igor Colla Januário, o

prefeito Beto Lunitti assinou ontem (02) a solicitação de abertura de

processo licitatório para contratação de empresa

os veículos menores. “O con-trato atual prevê apenas umaequipe realizando a manuten-ção e o tempo de espera paraos consertos variam de duas atrês semanas. Queremos me-lhorar isso com este novo con-trato”, frisou Januário.

O contrato ainda prevê quetodos os dias deverão ser reti-radas as ordens de serviços naSecretaria de Habitação e Ur-banismo. “A população conti-nuará fazendo o contato coma administração municipal esolicitando os serviços con-forme as necessidades”, expõe.Januário também lembrou quecaberá à empresa vencedorada concorrência fazer a substi-tuição de lâmpadas e reatoresqueimados ou danificados,braços, luminárias, relês foto-elétricos, soquetes e reparoscom mau contato. O valormensal para os trabalhos é deR$ 91.636,88 e serão reajusta-dos pelos índices oficiais, casohaja a necessidade.

FISCALIZAÇÃOPara o prefeito, a autori-

zação para o processo signi-

fica maior segurança. “Nóstemos o compromisso de ofe-recer à população todas ascondições. A empresa queatualmente presta serviçoscumpre o contrato, porémqueremos ampliá-lo aindapara que o cidadão tenha ospasseios bem iluminados pro-movendo o bem-estar, que éum dos principais compro-missos desta administração”,enfatiza. Lunitti ainda sali-entou que caberá à adminis-tração municipal fiscalizar o

Carlos Rodrigues

forma, eles destacam o patro-cínio do Sicoob Marechal. “Es-ses dois apoios foram funda-mentais para o Natal Premia-do se tornar uma das maioresações da história da nossa en-tidade, assim como a adesãode 190 empresas associadas napromoção, as quais garanti-ram boas vendas estimuladastambém pela campanha”, en-fatizam os diretores.

trabalho, entretanto pediuque a população colabore.“Quando o morador verifi-car que próximo ao seu imó-vel existe uma lâmpada quenão acende, comunique aprefeitura e observe se o pro-blema foi resolvido. Quere-mos os serviços públicos fun-cionando e que todos pos-sam usufruir bem”, finalizou.

O processo deverá ser con-cluído num prazo de 60 dias,segundo as informações doDepartamento de Licitações.

ÁRIES: Um belo dia paracompreender os ensina-mentos emocionais que serepetem em seus relacio-namentos. Construa o que

é importante para você.

TOURO: Receba de peitoaberto e sem mágoas osensinamentos emocionaise dos relacionamentos. Omomento favorece se re-

conectar com pessoas distantes.

GÊMEOS: Perceba a inuti-lidade da ostentação mate-rial, do status e do que nãotem coração. O momentoatual pede que você se

sintonize com o que tem real valor.

CÂNCER: Encare commaturidade e responsabili-dade o tema mais impor-tante atualmente: relacio-namento. Poderá retomar

contatos que muito tem a lhe ensinar.

LEÃO: Trabalho é muitomais do que uma fonte desustentação material ouapenas uma atividade.Conscientize-se do que re-

almente gosta de fazer.

VIRGEM: Perceba o que serepete em sua vida e o queisso quer lhe ensinar emo-cionalmente. Hora de com-preender o que realmente é

importante para você.

LIBRA: Uma estrutura fami-liar não depende de umacasa confortável ou de se-gurança material. O maisimportante é o vinculo afeti-

vo que une em família. Reveja atitudes.

ESCORPIÃO: Aprendizadodo valor do afeto, do diálo-go, da compreensão mú-tua. De nada adiantam be-las teorias e status, se há

lacunas afetivas nas relações.

SAGITÁRIO: Dinheiro deveser um meio e não um fim,sagitariano. Importantesaprendizados materiais.Hora de se conscientizar

do que você valoriza.

CAPRICÓRNIO: Momentoem que há um aprendizadosobre o que é valioso. Sen-timentos não se compram.Cultive os vínculos que são

a verdadeira riqueza.

AQUÁRIO: A sensação dodever espiritual cumprido éreconfortante e um belo si-nal de evolução. Não sesinta sozinho ou triste, te-

nha energia espiritual. Dedique-se a si.

PEIXES: As amizades sãoum tesouro espiritual. Cui-de bem delas. Belo momen-to para perceber a importân-cia do

SUCO VERDE

ENERGÉTICO

Modo de preparo:Bata todos os ingredientes no liquidificador ou mixer. Não é

necessário coar.

Ingredientes:4 fatias de abacaxi6 folhas de couve1 maçã verde cortada em cubos

NA BALANÇAEra uma maternidade muito pobre. Tão pobre e mal

equipada que não tinha sequer uma balança para pesar osbebês que nasciam.

Um dia, uma mãe quis saber o peso do recém-nascido e ojeito foi o pai levar o bebê para pesar no açougue do outro ladoda rua. O pai chegou lá e explicou o que queria: saber o peso dobebezinho. O açougueiro pegou o bebezinho com muito cuidadoe o levou para trás do balcão. Alguns minutos depois ele voltou:

- Um quilo e meio, bem pesado. Sem ossos!

DECISÃO PRECIPITADAO homem, sério:

- Pai, vou me divorciar. Tem seis meses que minha mulhernão fala comigo.

O pai fica em silêncio, bebe um gole de cerveja e diz:

- Pense bem, meu filho. Mulher assim é difícil de arranjar.

SEXTA-FEIRA, 03 DE JANEIRO DE 2014 VARIEDADES O PRESENTE | 15

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]

LANCE DO JOGOManoel explica um lance do jogo de futebol para o amigo:- Tinha que ver, Joaquim. Na hora de cobrar o pênalti o goleiro

me dizia: "Se chutar na esquerda eu pego, se chutar na direita eupego, se chutar no meio eu pego!".

- E você fez o quê, Manoel?- Enganei ele, ora, pois!- Enganou como?- Ora... Eu chutei para fora!

MARTELADA NO CARPETEAo terminar o serviço, o colocador de carpetes percebe que o seu

maço de cigarros desapareceu. Procura, procura, procura... e nada!De repente, ele olha para o chão e vê uma elevação se

sobressaindo no carpete recém-colocado.Sem coragem para retirar o carpete e refazer o serviço e irritado

com o próprio desleixo, martela a elevação até que ela desapareça.No instante seguinte, a dona da casa entra na sala, entrega-

lhe o maço de cigarros e diz:- Acho que estes cigarros que estavam sobre a mesa da cozinha

são seus. A propósito, o senhor não viu o meu hamster por aí?

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.

SEXTA-FEIRA (03)

Ben devolve a cobra para a mata.Bernardete e Soraia insistem paraque Abelardo revele quem é a mulherque ama. Ben e Anita têm sua primeiranoite de amor e Antônio grava tudo emseu celular. Rafa insiste para queMartin fique com uma menina que seinsinua para ele. João Luiz repreendeRaíssa e Guilherme ouve a discussãodos dois. A banda Número 2 de Gio-vana é solicitada para diversos sho-ws. Hernandez beija Maura. Martinnão resiste e acaba se aproximandode uma menina, quando Micaela che-ga. Ben pensa em se casar com Anita.

JOIA RARAWilliam e Lili socorrem Nilson.

Hermes manda Assis levar os esco-lhidos direto para a Comunidade. Fá-tima se declara e beija Rafa. Flávioobriga Júlia a aceitar o convite deAndré para sair. Sandra ajuda Jéssi-ca a deixar Guto com ciúmes. Marceloenfrenta Inês. André estranha o com-portamento de Júlia. LC repreendeMarlon. Priscila tenta convencer Mar-celo a se afastar de Inês. Júlia decidefalar com Olívia. Selma e Rita se pre-ocupam com Fátima por causa deNilson. Klaus se perde no rio, e Williame Lili se desesperam.

AMOR À VIDACiça sofre uma queda, e César

manda Aline chamar uma ambulân-cia. Lutero pede para Pérsio e Rebe-ca procurarem alguma pista que ex-plique a queda de Ciça. Pérsio tentafalar com César. Bruno confirma aPaloma que Aline passou algumaspropriedades de César para seunome. Félix se espanta ao saber queJonathan dormiu fora de casa. Patrí-cia sente cólicas, mas não deixaMichel examiná-la. Félix encontraEron na casa de Niko. Paloma avisaa César que Aline transferiu diver-sas propriedades para seu nome.

ALÉM DO HORIZONTE○

MALHAÇÃO

*

Manfred acusa Franz, deixando odelegado em dúvida. Iolanda diz a Mun-do que Tavinho pode ser o filho de Gaiae Toni. Gertrude ameaça Salete paraque ela não conte nada sobre Tavinhopara Laura. Joel e Cléo dizem ao padreque querem se casar e marcam a ceri-mônia para o mesmo dia de Aurora eDavi. A funcionária do orfanato pega apasta de documentos de Tavinho es-condida e entrega para Iolanda. A tes-temunha paga por Manfred dá um depo-imento acusando Franz. Sílvia gritachamando por Viktor. O delegado per-gunta a Franz se ele matou a ex-mulher.

1 pedaço de gengibre (cercade 2 cm)1 copo de água

Foi em clima de festa quecerca de 50 mil pessoas, en-tre toledanos e visitantes,deram as boas-vindas a 2014na tradicional queima defogos da virada do ano em

Toledo. O evento, que acon-tece há 17 anos no municí-pio, contou com 13 minutosde Show Piromusical - fogosde artifício e música - noParque Ecológico Diva Paim

Barth. A ação organizada pelaadministração municipal,por meio da Secretaria deDesenvolvimento Econômi-co e Tecnológico, de Inova-ção e Turismo, contou com

o trabalho intersetorial dediversas secretarias.

Além da novidade doShow Piromusical, os des-taques ficaram por conta dadisponibilização de um es-paço adequado para pesso-as com deficiência e a logís-tica para limpeza imediatado parque, visando não sóproporcionar um belo es-petáculo, como também àcomodidade dos frequen-tadores do local. “O traba-lho contou com a participa-ção de diversas secretariaspara garantir que além deuma festa bonita, a segu-rança, a limpeza do parquee a satisfação das pessoaspudessem ser asseguradas”,explicou o secretário deDesenvolvimento Econô-mico e Tecnológico, de Ino-vação e Turismo, EdemarRockenbach.

A animação começouainda durante a tarde, quan-do a população começou achegar ao Parque Ecológi-co. Antes do Show Piromu-sical, a partir das 21 horas,os presentes puderam se di-vertir com músicas coman-dadas pelo DJ Cássio Cava-leri. Quem veio de longepara prestigiar a virada doano no município pôde mar-car presença enviando men-sagem para o número dis-ponibilizado especialmentepara a ocasião. Os visitantesaprovaram a festa. “Foi tudomuito bonito. Já tinha ouvi-do falar que era bom, masnão imaginava que era tãolindo assim. Toledo está deparabéns”, comentou a vi-sitante Maria Dolores.

Entre uma música e ou-tra foram veiculadas as men-sagens de boas-vindas aonovo ano, feitas especial-mente para o município, pormeio de diversos represen-tantes públicos, como a pre-sidenta da República, DilmaRousseff, a ministra-chefe daCasa Civil, Gleisi Hoffmann,o senador Sérgio Souza, osdeputados federais DilceuSperafico, Zeca Dirceu eAndré Vargas, além dos de-putados estaduais DuílioGenari e Elton Welter. Opresidente da Câmara, vere-ador Adriano Remonti, ovice-prefeito Adelar Holsba-ch (Pelanka) e o prefeito BetoLunitti também falaram aostoledanos.

CONQUISTAS

Segundo o prefeito, 2013foi um ano de muitas con-quistas. “Realizamos en-frentamentos importantes enecessários e evoluímosmuito no principal setor que

é a saúde. Pudemos aindacomemorar grandes vitóri-as que continuarão a darfrutos nos próximos anos.Eu, o Pelanka e toda a ges-tão gastamos nossas energi-as, mas para que as políticaspúblicas de Toledo tivessemo desenvolvimento neces-sário e com certeza fazemosum balanço positivo dasações desse primeiro ano”,comentou, animado.

Para 2014 grandes obrasestão previstas, como a am-pliação do Aeroporto Muni-cipal Luiz Dalcanalle Filho,o Centro Agropecuário e oinício de novos programasvoltados ao homem do cam-po, como a Agricultura dePrecisão. No setor industrialestá prevista a instalação daempresa de processamentode pescados Gomes da Cos-ta. Outra novidade refere-seà vinda de uma extensão daUniversidade Federal doParaná (UFPR) com o cursode Medicina.

40 mil participam da virada de ano em Santa HelenaA administração do Balne-

ário Terra das Águas, em San-ta Helena, avalia positivamen-te a presença de público e otranscorrer da festa de révei-llon. Com uma estimativa realde 40 mil pessoas, segundo aPolícia Militar, no feriado deAno Novo, algumas altera-ções geraram resultados posi-tivos, frente à necessidade demelhorar o fluxo de veículos,por exemplo. A queima de fo-gos e a festividade, em geral,são bem avaliadas.

Durante os dias que an-tecederam o réveillon, di-versos atrativos estiveramà disposição dos veranis-tas e serviram de prepara-ção para a chegada do novoano. Três shows anima-ram o público em SantaHelena: de Pedro Paulo eAlex, Loubet e Pedro Hen-rique e Fernando. Na noi-te da virada, apresentaçõesde artistas locais viraramatração. Os Anônimos,Maicon e Marcinho e Ver-sus Gargamel se apresen-tam em palco aberto naorla da praia nova.

O show pirotécnico su-perou as expectativas e teveduração superior à espera-da, um total de 17 minutos.Foram mais de 500 mortei-ros com fogos de artifícioque encantaram o públicoem volta ao calçadão, areia egramado. Pessoas do pró-prio município, de outrascidades, outros Estados e doParaguai receberam 2014 nobalneário de Santa Helena.

MELHORIASUma estratégia para me-

lhorar o fluxo de veículos foiadotada este ano. A entradado portal de madeira na praianova ficou fechada e o acessose deu pelo portal de alvena-ria, na mesma Rua do Centrode Eventos. A saída foi direci-onada para o portal de liga-ção à via de pedras irregula-res com destino à AvenidaRio Grande do Sul. “Esta mu-dança também desafogou otrânsito pela Avenida Brasil,principal via de tráfego aobalneário”, observou o secre-tário de Indústria, Comércio,Turismo e AdministraçãoPortuária, Edson Wamms.

A experiência do primeiroano da virada da nova admi-nistração do balneário resul-tou em elogios e avaliaçõespositivas. Melhorias devemser promovidas para as pró-ximas edições, com base nasestratégias assertivas de 2013/2014. “Trabalhamos constan-temente para atender cadavez melhor as pessoas queoptam por passar seus mo-mentos de lazer no balneá-rio”, destaca a diretora deTurismo, Roseli de Lima.

A segurança, a presençapolicial, de guarda vidas eequipes de saúde serviram parafechar um leque de serviços demelhor atendimento aos par-

ticipantes da festa da virada.

TEMPORADARecém passada a festa do

réveillon, a administração jáse prepara para o próximofinal de semana. “A partir deagora, até o Carnaval, a cadafim de semana vamos rece-ber um bom número de pes-soas”, observa a diretora.

Um dos diferenciais paraos banhistas é um dick decontenção que serve paramanter o nível de água dapraia nova próprio para ba-nho, o que atrai visitantesde toda a região, assim comoa estrutura de 93 quiosquese grande área para camping.

Marechal Rondon teve festa no lago e na praiaDuas grandes festas popula-

res aconteceram em MarechalCândido Rondon para marcar avirada de ano, reunindo milha-res de pessoas. Uma delas foi nasede, junto ao Lago Municipal,que teve show musical com abanda Mr. Gyn e uma longaqueima de fogos de artifício, commais de 15 minutos de duração,segundo os organizadores.

Outra festa aconteceu emPorto Mendes, com show docantor Donato Garcia e igual-mente queima de fogos deartifício, brindando a chega-da do novo ano.

As programações foramorganizadas pela SecretariaMunicipal de Indústria, Co-mércio e Turismo.Grande público participou da virada de ano realizada junto ao Lago Municipal

Ademir Herrmann

Uma multidão acompanhou a queima de fogos de artifício na praia nova de Santa Helena

Divulgação

18 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 03 DE JANEIRO DE 2014

MEDIANEIRA

Início de 2014 é comemorado por 15 mil pessoasShow da Virada teve dois momentos especiais: sorteio da campanha Sua Nota

Vale Prêmio e a entrega da premiação do projeto Aluno Bom de Nota

O ano de 2014 foi recebido commuita festa pelos moradores deMedianeira, que se reuniram noShow da Virada, na Praça Ângelo

Darolt, para comemorar o fim de2013 e o início do novo ano, naúltima terça-feira (31). O evento,promovido pela prefeitura, reuniu

aproximadamente 15 mil pessoaspara conferir o show pirotécnico,que encantou pela beleza, coloridoe diversidade. O brinde ao novo

ano teve o acompanhamento dadupla Fernando & Fabiana e dasbandas Ohanna e Sabor do Som.

Além da programação alusi-va à virada de ano, o evento teveoutros dois momentos especiais:o sorteio da campanha Sua NotaVale Prêmio e a entrega da pre-miação do projeto Aluno Bom deNota, realizados pela administra-ção municipal como incentivo àeducação fiscal e ao aumento daarrecadação de impostos.

OS CONTEMPLADOS

Neste ano, o primeiro prêmioda campanha Sua Nota Vale Prê-mio, R$ 6 mil em dinheiro, saiupara Cícero Alves, morador doParque Independência, que es-tava presente e subiu ao palcopara comemorar a boa sorte.

Douglas do Canto, da Rua Per-nambuco; Antonio Telles, da RuaPorto Alegre (Parque Indepen-dência); e Noeli Viana, da RuaAcre (Belo Horizonte), foram con-templados em segundo (R$ 4 mil),terceiro (R$ 3 mil) e quarto (R$ 2mil) lugares, respectivamente.

O quinto prêmio (R$ 1 mil) saiupara a pequena Isabela Fernan-des, da Rua Argentina, que tam-bém foi uma das vencedoras doprojeto Aluno Bom de Nota, quepremia os alunos da rede munici-pal que mais trocam nota fiscalpor cupons da campanha SuaNota Vale Prêmios. As três crian-ças mais bem posicionadas decada uma das 13 escolas munici-pais receberam uma premiaçãoespecial em dinheiro: 1º lugarR$ 300, 2º R$ 200 e 3º R$ 100.

ESCOLA: Ângelo Darolt1º LUGAR: Isabela Luiza Pereira Fernandes (55.193 cupons)2º LUGAR: Maria E. Della Valansuelo (31.440 cupons)3º LUGAR: Estefani Camatti Vendrame (13.990 cupons)

ESCOLA: Carlos Lacerda1º LUGAR: Graziele Vitória Araújo dos Santos (18.336 cupons)2º LUGAR: Eduardo Ferreira Fran (8.914 cupons)3º LUGAR: Vicenzo Tormen Fortes (5.740 cupons)

ESCOLA: Grizelde Romig Fischborn1º LUGAR: Daniel Felipe dos Santos (8.185 cupons)2º LUGAR: Juliano R. dos Santos (3.314 cupons)3º LUGAR: Adones Marcelo Soares Garcez (2.505 cupons)

ESCOLA: Fernando Pessoa1º LUGAR: Eduarda Ribeiro (3.502 cupons)2º LUGAR: Alessa Eduarda Eich (2.000 cupons)3º LUGAR: Julia Messias Pinheiro (1.200 cupons)

ESCOLA: Idalina Pasquotto Bonatto1º LUGAR: Emanueli Maria Soares (56.970 cupons)2º LUGAR: Jean G. Macedo (8.321 cupons)3º LUGAR: Daniele Bedim (6.400 cupons)

ESCOLA: Jayme Canet1º LUGAR: Betina Bertan Bortolazzi (3.164 cupons)2º LUGAR: Isabeli Luiza Pauli (3.000 cupons)3º LUGAR: Flávio da Silva Almeida (1.626 cupons)

ESCOLA: João Guimarães Rosa1º LUGAR: Daniela Trento Wesseli (9.880 cupons)2º LUGAR: Eduardo Felipe Vilela (3.319 cupons)3º LUGAR: Ana Luiza França Benjamin (2.599 cupons)

ESCOLA: João Paulo II1º LUGAR: Luan Henrique Bueno dos Santos (3.134 cupons)2º LUGAR: Wattany Fernanda Bianca Bocelli (2.440 cupons)3º LUGAR: Gabriel H. do Nascimento (2.336 cupons)

ESCOLA: José Lorenzoni1º LUGAR: Luiz H. Müller (14.060 cupons)2º LUGAR: Leonardo Custódio Carnielleto (12.590 cupons)3º LUGAR: Rhuan Vinícius Reis Colussi (8.590 cupons)

ESCOLA: Plínio Tourinho1º LUGAR: Tiago Buss (33.880 cupons)2º LUGAR: Leonardo Angelo de Gregori (23.860 cupons)3º LUGAR: Fernando H. Rodrigues (16.165 cupons)

ESCOLA: São Luiz1º LUGAR: Carolina Ferlin (6.480 cupons)2º LUGAR: Vanessa Vitória (5.200 cupons)3º LUGAR: Felipe André Wenchenfelder (4.924 cupons)

ESCOLA: Semíramis de Barros Braga1º LUGAR: Julia Gabriela Krüger (47.120 cupons)2º LUGAR: Mariana V. Leites (11.720 cupons)3º LUGAR: Felipe Gasparini (4.405 cupons)

ESCOLA: Ulysses Guimarães1º LUGAR: Eduarda Camily Rossi (48.831cupons)2º LUGAR: André Luiz Zimmermann (16.840 cupons)3º LUGAR: Gabriel Eduardo Gomes Soares (9.389 cupons)

O PRESENTE | 19SEXTA-FEIRA, 03 DE JANEIRO DE 2014 ESPECIAL

20 | O PRESENTE

LORENA KUNZLERSEXTA-FEIRA,

03 DE JANEIRO DE [email protected]

OBRIGATORIEDADEDE AIRBAG EFREIOS ABS

Começou na quarta-fei-ra (1°) a obrigatoriedade deairbag e freios ABS em to-dos os veículos produzidosno Brasil. A medida vai pe-sar no bolso do consumi-dor. A partir desta data,automóveis novos deverãosair de fábrica com airbagduplo frontal - um para omotorista e outro para oocupante do banco da fren-te, além do sistema de freiosABS, que evita o travamen-to das rodas em frenagensmais bruscas. Porém, conti-nua permitida a circulaçãode veículos de outros anos,que não possuam esses equi-pamentos de segurança. Se-gundo o ministro da Fazen-da, Guido Mantega, o preçodos carros populares devesubir de 4% a 8%, como re-passe dos custos.

NOSSA EDUCAÇÃOMais da metade (55%) dos professores do Ensino

Médio da rede pública do Brasil não tem formaçãoespecífica na área em que atua. Os dados são doCenso Escolar de 2012, do Ministério da Educação.Em Física, a proporção de especialistas na matéria éde 17% e em Química 33%. Na rede particular, 47%dos docentes não possuem a formação. Para tentarreverter a situação, serão realizados cursos decapacitação a partir de 2014.

VAGAS EM ESCOLASEm 2014, 18 novas escolas serão construídas no

Paraná. Os colégios vão ofertar Ensino Fundamentale Ensino Médio e atenderão a 31.790 alunos em 16cidades. O projeto, com investimento de R$ 86milhões, acrescenta 227 salas de aula à rede deensino estadual. O projeto é uma parceria com ogoverno federal e o estadual, dentro do Plano deAções Articuladas. As licitações seguem até janeiro.

Os irmãos Jane, Carlos e Jusceli Somacal em comemoração em família

Arquivo pessoal

O casal Rosane e João Livi, que comemorou 25 anos de feliz união

na segunda-feira (30). Felicidades. Homenagem dos amigos

Arquivo pessoal

O PRESENTE | 21SEXTA-FEIRA, 03 DE JANEIRO DE 2014 SOCIAL

Dia 03: Blimundo Franken

Dia 03: Catarina Spohr

Dia 03: Fabiola Probst

Dia 03: Leonilda de Borba

Dia 03: Loni Siglinski

Dia 03: Maria Inês Benvenho

Dia 03: Valdeci Teixeira

Dia 03: Waldir Fabiane

Leila Fotografias

ESTÉTICAE SORRISOCresce 15% ao ano a procura por clareamento

dental, segundo a Academia Americana deOdontologia Cosmética. E no verão essa busca éainda maior devido à preocupação com a estética.Apesar do cuidado com o corpo, pesquisas revelamque o ponto que mais chama a atenção das pessoasé o sorriso. Os dentes escurecem porque háincorporação de pigmentos originadosprincipalmente da dieta, que entram nos porosdo esmalte.

CARGA PESADASetenta por cento dos acidentes em rodovias

envolvem veículos de carga pesada. O dado éresultado do levantamento realizado pelo MinistérioPúblico do Trabalho do Paraná. No Brasil, aquantidade de caminhões que se envolvem emacidentes também é alta. Por isso, a obrigatoriedadedo descanso para a categoria é uma maneira demelhorar a condição de trabalho dos motoristase evitar acidentes.

COMERMAÇÃ

Pessoas saudáveis apartir de 50 anos podemevitar um infarto comen-do uma maçã por dia. É oque indica um estudo daUniversidade de Oxford,no Reino Unido. Os espe-cialistas calculam que re-ceitar uma maçã por diapara esse público poderiaprevenir ou atrasar cercade 8,5 mil ataques de cora-ção e derrames por ano nopaís. O efeito da fruta noorganismo é similar aosmedicamentos que contro-lam as taxas de colesterol.

NO CAMPO

A segunda safra 2013/2014 de milho, feijão e sojadeve ser de 11 milhões detoneladas no Paraná. O le-vantamento é do Departa-mento de Economia Ru-ral. No total são três safrasproduzidas por ano. A áreaplantada no Paraná passade 80 mil hectares para 95mil hectares em 2014. Asáreas mais expressivas doplantio da segunda safrade soja estão nas regiões deFrancisco Beltrão, PatoBranco e Campo Mourão.

TAXA DEDIVÓRCIO

O número de divórcios caiu no Brasil em 2012desde a mudança na Constituição, que, em 2010,facilitou o processo. Os dados são das Estatísticasdo Registro Civil divulgadas pelo Instituto Brasilei-ro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2012 houve341.600 divórcios concedidos em primeira instânciae sem recursos ou por escrituras extrajudiciais. Onúmero representa redução de 1,4% em relação a2011. A taxa geral de divórcio no país era de 2,5 paracada mil habitantes, contra 2,6 em 2011.

Estão decasamento

marcado paraamanhã (04) os

noivos FábioJosé Krone e

Bruna Calgaro,de Entre Rios

do Oeste

Mercedes deve sediar evento regional com trilheiros em 2014PLANEJAMENTO

Secretaria de Esportes pretende manter as atividades realizadas no ano passado e disponibilizar novoscampeonatos e torneios à comunidade, além de organizar equipes para participar dos Jogos da Amizade

22 | O PRESENTE ESPORTES SEXTA-FEIRA, 03 DE JANEIRO DE 2014

Ampliar a quantidade deatividades esportivas oferecidasà comunidade de Mercedes, como intuito de atrair mais pessoasàs ações, buscando proporcio-nar integração entre os partici-pantes, além de saúde e qualida-de de vida. Esses são alguns dosobjetivos apresentados pelo se-cretário municipal de Esportes,Edson Vilar, sobre as atividadesque acontecerão este ano nomunicípio. “Entre as novida-des que devem ser implementa-das na área esportiva está umevento voltado aos trilheiros.Nós percebemos que há grandenúmero de adeptos também emMercedes, então nossa equipese reunirá com o grupo de tri-lheiros no município para for-matar e organizar um grandeevento que terá nível regional.Podemos incluir este eventotambém no calendário de ativi-dades”, revelou ele à reporta-gem de O Presente. "Há muito aser explorado neste sentido",acrescenta ele, lembrando queno ano passado o municípiotambém sediou com sucessouma das etapas do Cicloturis-mo, evento promovido pelo

Secretário de

Esportes, Edson

Vilar: "A partir dos

nossos eventos

esportivos e

campeonatos,

atendemos também

o esporte em todas

as suas amplitudes,

com crianças,

adolescentes,

adultos e a terceira

idade, que

participam de

muitas das ações"

de, em nível municipal”.

AVANÇOSO secretário de Esportes

comenta que muitos avançosforam observados no setoresportivo no ano passado, oque, segundo ele, serve deincentivo para que as ativi-dades sejam melhoradas nes-te ano. “Foram sediados gran-des eventos, a exemplo daprimeira cavalgada do muni-cípio de Mercedes, que atraiu

Conselho de Desenvolvimentodos Municípios Lindeiros aoLago de Itaipu.

De acordo com Vilar, asações que acontecerão em 2014serão planejadas neste mês."Manteremos as atividades re-alizadas no ano passado equeremos disponibilizar no-vos campeonatos e torneios àcomunidade, além de organi-zar as equipes de diversasmodalidades para participardos Jogos da Amizade queacontecerão na cidade de PatoBragado, cujas disputas reú-nem atletas de vários municí-pios”, completou.

Segundo o secretário, oplanejamento é elaborado vi-sando levar esporte, lazer eatividades físicas ao maiornúmero possível da popula-ção mercedense. “A partir dosnossos eventos esportivos ecampeonatos, atendemostambém o esporte em todas assuas amplitudes, com crian-ças, adolescentes, adultos e aterceira idade, que participamde muitas das ações. Ao lon-go do ano, enquanto inicia-ção esportiva, fomos repre-

sentados em inúmeros even-tos promovidos pela Secreta-ria do Esporte do Paraná,como Jogos Escolares, Jogosda Juventude, projeto Bomde Bola, no qual Mercedesesteve na fase final realizadaem Astorga”, ressaltou.

Outra competição que con-tou com a participação de jo-gadores do município foi oCircuito Sferriê de VoleibolFeminino, no qual conquis-taram bons resultados. “De-vido aos treinamentos e à de-dicação dos atletas, foram con-quistados troféus e medalhasem boa parte das disputas”,comentou Vilar, acrescentan-do: “Em termos de municí-pio, ainda no ano passado foidesenvolvida a etapa do Ve-rão Paraná no início do ano.Realizamos o CampeonatoMunicipal de Futsal, Campe-onato Municipal de FutebolSete, campeonatos municipaisde handebol e voleibol, tor-neio municipal de bolãozinhode mesa e tiro ao alvo, além departicipar dos Jogos Regio-nais da Terceira Idade. Tam-bém organizamos os Jogosda Integração da Terceira Ida-

muitos participantes. Outroprojeto de sucesso foi o tor-neio de pesca esportiva, quereuniu centenas de pescado-res de diversas cidades da re-gião. A criação do calendárioesportivo no ano passado foidestaque, pois possibilitouplanejar bem as datas, forma-tos e a realização dos campe-onatos e atividades, o quepode ter sido a chave para queas ações acontecessem de for-ma positiva”, finalizou.

Campeonato Paranaense de Futebol começa dia 19A bola vai rolar no dia 19

de janeiro em seis jogos váli-dos pela abertura da 100ª

edição do Campeonato Pa-ranaense de Futebol de Cam-po. As disputas da primeira

fase estão programadas paraacontecer até meados de mar-ço, envolvendo as 12 melho-res equipes do Estado.

Entre as novidades des-te ano está a disputa emturno único, classificandoos oito times com os resul-tados mais positivos para afase de mata-mata. Alémdisso, os quatro times queficarem na parte debaixoda tabela disputarão umtorneio da morte para de-finir os dois rebaixados.

JogosPrudentópolis x Atlético-PR

Londrina x Rio Branco

Operário x Toledo

Paraná x Cianorte

Metropolitano Maringá x Coritiba

J.Malucelli x Arapongas

Divulgação

O PRESENTE | 23SEXTA-FEIRA, 03 DE JANEIRO DE 2014 ESPORTES

Toledo tem mais de 35 mil atendimentos ao mês no esporteReestruturação, profissionalização e descentralização foram destaques em 2013

RECORDE

Com o lema Da Criança aoIdoso, Esporte e Lazer paraTodos, a Secretaria de Espor-tes e Lazer de Toledo realizoudiversas ações no ano pas-sado. A pasta passou por umareestruturação e profissiona-lização que possibilitou a am-pliação dos atendimentos paramais de 35 mil por mês. Atual-mente são atendidos quase 100pontos esportivos, com as maisdiversas modalidades, pormeio da descentralização dosetor. Novos programas e in-vestimentos em infraestrutu-ra também foram destaque.

O principal desafio em 2013,segundo a secretária da pasta,Marli Gonçalves Costa, foi adescentralização do esporte elazer no município. “Nossaintenção era justamente levaras ações da Secretaria para osbairros, pois, apesar de termosuma excelente estrutura física,era tudo muito centralizado eo nosso objetivo é utilizar oesporte e o lazer no processo detransformação nas comunida-des carentes, por isso desen-volvemos ferramentas para de-mocratizar o setor”, explicou.

Para tanto, a Secretariaapostou na criação de novosprogramas, como o Verão noParque, Ritmo Certo, Idosoem Movimento, RecreAção,RecreAção Escolar, Dança Cir-cular e Ritmos Coreografados.“Cada ação visa atender umpúblico específico e proporci-onar qualidade de vida à po-pulação. Dessa forma conse-guimos aumentar nosso al-cance, pois a própria popula-ção atendida passa a ser osdisseminadores”, afirmou.

Outra ação importante quefomenta o incentivo da admi-nistração municipal aos maisvariados esportes, conformeMarli, refere-se ao ProgramaFeras do Rugby. A ação repre-senta uma parceira do Clubede Rugby de Toledo e a admi-nistração municipal, por meiodas secretarias municipais deEsportes e Lazer e de Educa-ção, e visa levar a modalidadeaos bairros. Os atendimentos,que eram realizados apenas

nos Jardins Porto Alegre eCoopagro, bem como na VilaIndustrial, foram ampliadospara os jardins Panorama,Pancera, Europa e América.

A gestão elaborou ainda oprojeto para construção do cen-tro esportivo na Vila Industrial,que incluirá as modalidades debocha, bolão e artes marciais. Orecurso inicial é de R$ 200 mil,por meio de emenda parlamen-tar do deputado federal AndréVargas, com o custeio final pelomunicípio. Outras ações em in-fraestrutura foram realizadas,como o início das obras do alo-jamento esportivo no GinásioAldanir Rossoni, a reforma naspiscinas do Estádio Municipal14 de Dezembro e no GinásioEsportivo Euzébio Garcia, coma adaptação de acessibilidade eampliação dos vestiários. Recur-sos para as obras do autódromomunicipal também foram viabi-lizados por intermédio do depu-tado federal Dilceu Sperafico, naordem de R$ 1,5 milhão.

O apoio às iniciativas espor-tivas por meio do Esporte Cida-dão, com repasse de recursos,aponta a secretária, foi outra

conquista de 2013, assim como oVale Atleta, que será regulamen-tado a partir deste mês e atende-rá cerca de 200 toledanos. “Fo-ram muitas ações e conquistasque deverão continuar em 2014,tendo em vista que ainda temosmuito a evoluir”, frisou Marli.

AÇÕESEntre as ações que marcaram

o ano, destaca-se ainda a reto-mada dos Jogos Abertos de To-ledo (Jatoo), medida que faziaparte do plano de governo daatual gestão. Inativo há anos, osJatoo foram realizados em de-zembro e contaram com diver-sas disputas, envolvendo 25 equi-pes inscritas, entre clubes, asso-ciações esportivas e de bairrosem 22 modalidades. Segundo asecretária, a ação foi muito bemaceita e deve retornar neste anocom ainda mais força. “Como acompetição havia sido interrom-pida, foi como iniciar do zero,mas realizamos um balanço po-sitivo e temos uma ótima expec-tativa para este ano, pois a par-ticipação da comunidade foimuito boa e isso deve ser fortale-cido”, comentou a secretária.

A tradição na sediação decompetições em nível estaduale nacional foi fortalecida,aponta ela. O município rece-beu em 2013 a segunda ediçãodo Troféu Brasil de Ginástica eo Circuito Caixa de GinásticaRítmica. Além disso, foram se-diados o Paranaense de Judô eKaratê, Campeonato Estadu-al de Tênis de Mesa, Brasileirode MMA, Campeonato Para-naense de Handebol, Liga deFutsal, feminino e masculino,e Campeonato Paranaense deVoleibol, entre outros. Paraeste ano o município já foiconfirmado como sede dos Jo-gos Abertos do Paraná.

O município foi contem-plado em 2013 com a implan-tação do Centro de Iniciaçãodo Esporte (CIE), centros demultiuso que visam à forma-ção de atletas, à descentraliza-ção do esporte, ao incentivo àprática esportiva em territóri-os de alta vulnerabilidade so-cial e ao estímulo ao desenvol-vimento da base do esporte dealto rendimento nacional. Aviabilização do projeto atendeà proposta do plano de gover-

Federação de Tênis divulga torneios do primeiro semestreOs tenistas paranaenses

já podem se programar paraos jogos estaduais da tempo-rada 2014. A Federação Pa-

no da atual gestão e a grandedemanda pela descentraliza-ção do setor no município. Aadministração, por meio daSecretaria Municipal de Espor-tes e Lazer e da Secretaria dePlanejamento Estratégico,com esforços conjuntos aoassessor do Ministério do Es-porte, Ricardo Gomyde, ini-ciou o processo para seleçãoainda em março de 2013.

Ao todo, 263 municípiosintegram a lista de seleção, dosquais apenas 14 são do Paraná.A obra custará quase R$ 3 mi-lhões, com a construção de umginásio de esportes e uma qua-dra externa poliesportiva. Vol-tado especificamente para aten-dimento da população em vul-nerabilidade social, o CIE serálocalizado na Rua FranciscoFinkler, no Jardim São Fran-cisco. “É uma área municipalde 3,5 mil metros quadrados eque já tínhamos desde o come-ço o pensamento de usar paraconstrução esportiva no mu-nicípio, já que aquele bairroquase não possui áreas desti-nadas para prática do lazer e doesporte”, comentou Marli.

ranaense de Tênis (FPT) di-vulgou o calendário de tor-neios para o primeiro semes-tre deste ano nas categorias

infantojuvenil e classes. Alargada dos torneios será nopróximo dia 30. Antes disso,acontecerá o Circuito Sul-

Brasileiro de Verão, a 1ª e 2ªetapas, em Londrina, válidopelo calendário esportivo daConfederação Brasileira de

Tênis (CBT). Para consultaro calendário, os tenistas po-dem acessar o link http://www.fpt.com.br/calendar.

Secretária de

Esportes de Toledo,

Marli Gonçalves

Costa: “Foram

muitas ações e

conquistas que

deverão continuar

em 2014, tendo em

vista que ainda

temos muito a

evoluir”

Divulgação

PACOTÃO ALVIVERDE

Palmeiras espera assinar hoje com quatro reforçosWilliam Matheus, Marquinhos Gabriel, Diogo e França devem estar na reapresentação

do elenco para assinar seus contratos. Outros atletas seguem em negociação

26 | O PRESENTE ESPORTES SEXTA-FEIRA, 03 DE JANEIRO DE 2014

O Palmeiras espera acer-tar hoje (03) com quatro re-forços para o ano de seu cen-tenário: o lateral-esquerdoWilliam Matheus, o volanteFrança, o meia MarquinhosGabriel e o atacante Diogo.Todos têm conversas adian-tadas e devem se apresentarcom o grupo na Academia deFutebol para assinarem seusvínculos. É provável que se-jam anunciados no mesmodia, assim como o atacanteRodolfo, ex-Rio Claro.

William Matheus, de 23anos, disputou o Brasileirãopelo Goiás e ficou sem contra-to em 31 de dezembro. Ele temseus direitos vinculados à Liga

Participações e Investimentose será cedido ao clube. MeerKaufmann, também agente deLúcio, zagueiro do São Pauloe que está na mira, é quemconduz as conversas.

A situação é parecida à deMarquinhos Gabriel, outroatleta de 23 anos. Ele não re-novou com o Bahia e teve70% dos direitos compradospelo banco BMG e pelo em-presário Giuliano Bertolucci,que irão colocá-lo no Palmei-ras. Os outros 30% pertencemao atleta e a Fernando Otto,seu empresário.

Diogo, 26 anos, tambémestá livre no mercado. Semrenovar com a Portuguesa,

ele adiantou as conversascom o Verdão e ficará noclube por um ano. O únicoque não assinará em defini-tivo é o volante França, 22anos, que tem contrato como Hannover (ALE) até 2016e foi liberado por emprésti-mo de uma temporada.

Outros dois jogadorestêm conversas adiantadascom o Palmeiras: o empresá-rio do lateral-direito JorgeMoreira, do Libertad (PAR),tem reunião marcada paraamanhã (04) e deve fechar.Bruno César, meia do Al-Ahli (SAU), espera a libera-ção de seu clube para saberse poderá acertar.

Já em casa, Anderson Silva postafoto e agradece apoio dos fãs

Anderson Silva surpreen-deu os fãs e seus seguidoresno Twitter, no final da noitede quarta-feira (1º). O lutadorbrasileiro postou uma fotocom sua família e agradeceuas mensagens de apoio dostorcedores depois da horripi-lante fratura que sofreu naperna esquerda durante a lutacontra o americano Chris Wei-dman, no final de semana, noUFC 168. “Eu gostaria de di-zer obrigado para meus fãs eamigos por me apoiar nestemomento. Desejo um grandee feliz 2014 a todos”, postou oastro do UFC, em inglês.

Depois de ficar três dias

internado no Centro Médi-co Universitário de Las Ve-gas, Anderson Silva saiu dohospital na terça-feira (31) eviajou de ônibus para en-contrar a família antes doréveillon, em Los Angeles.

Logo após quebrar a per-na durante a derrota paraChris Weidman, Andersonfoi levado para o hospital epassou pelo processo cirúr-gico. Uma haste foi colocadana parte interna da tíbia,com a intenção de consoli-dar o osso. A fíbula tambémse rompeu, mas foi consoli-dada sem a necessidade dequalquer apoio externo.

Anderson Silva postou uma foto com sua família

e aproveitou para agradecer o apoio dos fãs

Jadson pode trocar São Paulo por GrêmioO meia Jadson poderá dei-

xar o São Paulo para refor-çar o Grêmio em 2014. Deacordo com o jornal Folhade S. Paulo, o jogador estána mira do clube gaúchopara a disputa da Copa Li-bertadores da América.

Jadson perdeu espaço no

time em 2013 diante da evolu-ção de Paulo Henrique Gan-so. Assim, a diretoria pode atémesmo envolver o volanteSouza na negociação - os são-paulinos têm interesse nomeio-campista, cujos direitospertencem ao Grêmio.

A negociação poderia ser

facilitada diante da dificul-dade que o Anzhi Makha-chkala tem imposto para li-berar o volante Jucilei. Oclube russo pede R$ 19 mi-lhões. Desta forma, o SãoPaulo poderia voltar seu focopara Souza, o que facilitariaa saída de Jadson.

Destaque no Atlético-PR, lateralestá perto de fechar com o Fla

Já sem contrato com oAtlético-PR, o lateral direitoLéo, que pertence ao Vitória,pode ser anunciado como jo-gador do Flamengo nos pró-ximos dias. A diretoria doclube carioca fez uma ofertapelo jogador, que não foi igua-lada pelo time paranaense.

O Fla desembolsará R$ 2milhões para adquirir 50%

dos direitos econômicos, per-centual vinculado ao Vitória.A proposta é superior aoR$ 1,5 milhão, valor estipula-do pelos baianos ao Atlético-PR para a compra no fim 2013.

O interesse em Léo gerouum mal-estar na diretoriado Furacão, que acusou oFlamengo de aliciar o late-ral. Por sua vez, o vice de

futebol, Wallim Vasconcel-los, afirmou que agiu den-tro da normalidade e salien-tou o interesse do lateral emdefender o clube carioca.

O jogador de 22 anos foirevelado pelo Vitória e chegoupor empréstimo ao Atlético-PR na temporada de 2013. Léodisputou 43 partidas e fez doisgols pela equipe paranaense.

Com quadro estável, porta-voz deSchumacher cancela boletins diários

Porta-voz da família deMichael Schumacher, Sa-bine Kehm anunciou on-tem (02) que não divulgarámais boletins diários sobreo estado de saúde do ex-piloto enquanto o quadropermanecer estável. Atéagora, informações atuali-zadas sobre a condição doheptacampeão da F1 eram

divulgadas toda manhã.Na terça-feira (31), ela re-

latou que o estado do ale-mão seguia crítico, mas está-vel. Ele permanece em comainduzido. “Informar à im-prensa toda manhã prejudi-caria os médicos, e todos nósestamos ansiosos para queeles sejam capazes de traba-lhar em paz. Eu não vou dar

os boletins médicos tododia, pelo menos enquantoa situação permanecer es-tável e não houver nenhu-ma mudança”, disse Kehma repórteres alemães.

Schumacher sofreu o aci-dente no último domingo(29), enquanto esquiava nosAlpes franceses. Ele comple-ta hoje (03) 45 anos.

Santos aguarda desfechoentre Vargas e Napoli

Visando reforçar o elencopara ter um bom ano novo, oSantos já declarou interesse noatacante chileno Eduardo Var-gas. A vinda dele para o Peixe,contudo, segundo o presiden-te em exercício do clube, OdílioRodrigues, só depende do atle-ta e do Napoli (ITA), equipedetentora de seus direitos.

“Acho que a situação delenão depende só do Santos. Jáfizemos a nossa parte e agoraé entre Napoli e Vargas. Exis-tem algumas pendências aresolver. Estamos otimistas,embora a solução seja comeles”, declarou o dirigente.

A negociação pelo chileno

está perto de chegar ao fim.Com o zagueiro brasileiroBruno Uvini no “pacote”,Vargas deve ser contratadopelo time alvinegro por umperíodo de empréstimo. OSantos, contudo, não é oúnico a ter interesse no ata-cante: o São Paulo tambémnegocia com o clube italiano.

Caso a chegada de Vargasseja confirmada na Vila Bel-miro, essa será a segundacontratação para a próximatemporada. O primeiro re-forço é o atacante LeandroDamião, que foi compradodo Inter pelo Doyen Sports erepassado ao Santos.

Reprodução

O PRESENTE | 27SEXTA-FEIRA, 03 DE JANEIRO DE 2014 ESPORTES

EM ALTA

Inter rechaça saída do cobiçado lateral FabrícioJogador será titular absoluto após saída de Kleber. Alan e outros jovens também disputarão a posição

O Internacional não pre-tende negociar o lateral-es-querdo Fabrício. Um dos al-vos do São Paulo neste iní-cio de temporada, o camisa14 é o jogador que recebeconfiança de dirigentes paraser o titular absoluto sem apresença de Kleber, que nãorenovou o contrato. O em-presário do atleta, BrunoPaiva, também nega conta-to dos paulistas.

Desde 2012, os paulistasespeculam a contratação dolateral. Não tiveram suces-so. Mais uma vez, confirma-ram o interesse. Mas aindanão há negociações abertas

Fabrício tem sido muito valorizado pela diretoria do Internacional

entre os clubes. O time deMuricy Ramalho procuraum jogador para disputarposição com Reinaldo, já queCortez não ficará no clube.

“Acreditamos muito nopotencial do Fabrício. Eletem muita força, é bom nabola alta. É um dos jogado-res que mais desperta inte-resse de outros clubes, masnós e o Abel contamos comele”, destacou o diretor defutebol Roberto Melo.

O colorado já tem contra-tado o também lateral-esquer-do Alan, pretendido desdemaio. Mas ainda não há con-firmação de quando ele pode-

rá atuar, já que está suspensopor ter sido pego no exameantidoping. O atleta tenta re-dução de pena para ficar aptoa atuar já em janeiro.

Além de Alan, que trei-na com o time sub-23, oInter elogia muito os joga-dores da base. Artur e Ra-phinha, que chegou a atu-ar no Gauchão de 2013, sãovalorizados por RobertoMelo. Ambos, porém, pas-sarão por testes no Estadu-al para uma melhor avalia-ção. Artur chegou a figu-rar no elenco principal nofinal do Brasileiro, com Cle-mer no comando.

Carlos Costa/Lance!Press

Comprado por fundo, Uendelchegará sem custos ao Corinthians

Primeiro e único reforçoconfirmado no Corinthiansem 2014, o lateral-esquerdoUendel não custará nada aoscofres do clube por enquan-to. O fundo Elenko Sports,formado pelos empresáriosFernando Garcia e MarcusSanchez - que já detinha50% dos direitos econômi-cos do jogador - foi quemdesembolsou cerca de R$ 3milhões à Ponte Preta parater a outra metade.

O Corinthians, que firma-rá um contrato de quatroanos com o jogador, terá pri-oridade para exercer a com-pra de parte dos direitos e,por enquanto, só tem direitoa uma parte do lucro de umapossível venda.

Acertado desde o fim de2013, o jogador deve voltar aSão Paulo nos próximos diasacompanhado do empresárioGuilherme Miranda para as-sinar o contrato. Ele ainda

passará pela bateria de exa-mes cardiológicos e ortopédi-cos. A expectativa é a de queele se apresente com o elencona segunda-feira (06).

Apesar da queda da Pontepara a Série B do Brasileirão,Uendel foi um dos destaquesda equipe, principalmente nacampanha na Sul-America-na, em que a Macaca alcan-çou a decisão. Ele passou porFluminense, Flamengo e Grê-mio, mas não conseguiu sefirmar.

Elias lamenta sair do Fla, mas sediz motivado no retorno ao Sporting

A novela que envolve a situ-ação do volante Elias ainda deveter novos capítulos, mas, nomomento, o jogador que defen-deu o Flamengo em 2013 já falacomo integrante do elenco doSporting, de Portugal. Ele che-gou ontem (02) a Lisboa e se dissemotivado para vestir novamen-te a camisa do time europeu.

“Estou disponível e moti-vado para mostrar a todos omeu potencial. Não sei o quevai acontecer, mas agora es-tou a pensar em cumprir con-trato. O Sporting rejeitou aproposta do Flamengo, por issoagora até 31 de janeiro tudopode acontecer”, disse Elias aojornal português A Bola, noaeroporto de Lisboa.

Mesmo se mostrando dis-posto a atuar pelo Sporting

em 2014, Elias não negou queesteja insatisfeito com o nãocumprimento pelo clubeportuguês de algumas par-tes de seu contrato, que vaiaté 2015. “Vamos falar (so-bre isso) nos próximosdias”, disse o volante.

Ele também mostrou certoincômodo ao ser questionadosobre uma possível diminui-ção salarial para que perma-neça no Sporting. Contrata-do como jogador mais caro dahistória do clube, o volantetem um dos maiores saláriosdo elenco português. “Tenhocontrato assinado e não te-nho de reduzir salário. Naoferta que tive do Flamengo osalário era até maior, por issovamos ver o que vai aconte-cer”, encerrou o volante.

Elano pode trocar o Grêmiopelo time turco BursasporO meia Elano pode deixar

o Grêmio para voltar a atuarna Turquia. Com passagempelo Galatasaray, clube quecontratou Alex Telles e tam-bém pode levar Rhodolfo, ocamisa sete gremista poderáacertar sua transferência aoBursaspor. A informação édo jornal turco FotoMac.

A negociação iniciou logoapós a recusa do Palmeirasem contratar Elano. Após oBrasileirão, o empresárioGiuliano Bertolucci ofere-ceu o meia ao clube paulis-ta. A pedida salarial, noentanto, foi alta: R$ 400 mil,o que inviabilizou um acer-to. No Grêmio, o jogador

recebe R$ 550 mil mensais.Elano seria um pedido do

técnico do Bursaspor, o ale-mão Cristoph Daun, que ad-mira o futebol do meia desdesua passagem pelo Galatasa-ray. Sua chegada iria repor alacuna deixada pelo meia ar-gentino Pablo Batalla, queestá de saída do clube turco.

Rafael Sobis reafirma desejo de permanecer no FluminenseGrande destaque da má tem-

porada do Fluminense em 2013,Rafael Sobis tem sido cobiçadopor grandes clubes do Brasil.Porém, o atacante do Fluminen-se não está muito inclinado adeixar o tricolor carioca em 2014.A torcida do Flu, inclusive, temse manifestado de maneira po-sitiva para que ele fiquei nasLaranjeiras nesta temporada.

“Aqui eu sou feliz. Tenhomuitos amigos e a torcida gostade mim. Aprendi a amá-la e ame doar pelo Fluminense. Nes-te ano estaremos fortes nova-mente com a chegada de gran-des jogadores como o Conca e,com certeza, iremos lutar portítulos em 2014. Quero ganharoutro Brasileiro por esse clu-be”, afirmou o atleta.

Rafael Sobis, inclusive, des-bancou Fred na hegemonia daartilharia do clube. O camisa9 sempre terminava as tem-poradas como matador daequipe e, em 2013, perdeu oposto para Sobis que marcou16 vezes, enquanto o centroa-vante marcou apenas 8, em-bora tenha ficado fora do timepor motivo de lesão.

Éverton Ribeiro diz desconhecerpropostas para sair do Cruzeiro

Principal jogador do Cru-zeiro na temporada 2013,Éverton Ribeiro passou a con-viver constantemente com osrumores de uma possível sa-ída do clube mineiro em dire-ção à Europa. O nome do meiaceleste já esteve relacionado atimes como Manchester Uni-ted e Real Madrid, mas, deacordo com o próprio joga-dor, nenhuma proposta con-creta chegou até ele.

“Se tivesse mesmo a propos-ta, eu já estaria sabendo porqueprocuro me informar. Então,creio que não chegou nada deconcreto”, falou o jogador. Des-

ta forma, o camisa 17 se apre-senta normalmente na segun-da-feira (06), data em que o plan-tel estrelado volta aos traba-lhos na Toca da Raposa.

Contratado no início de2013, o jogador avaliou seu pri-meiro ano na Raposa, em queterminou a temporada como omelhor jogador do Campeona-to Brasileiro. “Esperava que agente pudesse fazer um grandeano de estreia, com o elenco queestava se montando, o Cruzeiromerecia um ano desses, mas foimelhor do que eu esperava, tertido um grande ano, prêmiosimportantes”, completou.

RANCHO CONFRARIA

CONFIRA RELAÇÃO COMPLETA DAS FOTOS NO SITE

www.agitaregiao.com

[email protected]

SEXTA-FEIRA, 03 DE JANEIRO DE 201428 | O PRESENTE

O PRESENTE | 29SEXTA-FEIRA, 03 DE JANEIRO DE 2014 ESPECIAL

30 | O PRESENTE POLICIAL SEXTA-FEIRA, 03 DE JANEIRO DE 2014

BALANÇO DA DENARC

Ação em Rondon está entre as maiores de 2013Corporação que combate a venda de narcóticos apreendeu cerca de sete toneladas

de drogas e prendeu 148 pessoas acusadas de tráfico no ano passado

A Divisão Estadual deNarcóticos do Paraná (De-narc), núcleo de Cascavel,apreendeu cerca de sete tone-ladas de drogas em 2013. Osnúmeros fazem parte de umbalanço divulgado pela ins-tituição, que revelam ainda aprisão de 148 pessoas maio-res de idade e apreensão de18 adolescentes, todos acu-sados de tráfico de drogas.Entre as operações da corpo-ração, destaca-se uma que foibaseada em Marechal Cândi-do Rondon, que desarticu-lou uma quadrilha que co-mandava o crime de dentroda cadeia rondonense.

Ao todo, no ano passado,foram apreendidas 6,8 tone-ladas de maconha, 135 quilosde crack, 15 de cocaína, 27 dehaxixe, além de dez compri-midos de ecstasy. No mesmoperíodo, também foram apre-endidos 25 automóveis, qua-

tro caminhões, três motoci-cletas, oito armas e 395 muni-ções de diversos calibres.

De acordo com a Denarc,as ações geraram um prejuí-zo às quadrilhas de R$ 12milhões. Entre as grandesoperações do ano de 2013destaca-se uma desenvolvi-da em Marechal CândidoRondon. Em maio do anopassado, foram apreendidos23 quilos de crack e mais de200 quilos de maconha du-rante operação centralizadano município. Ao todo, 19suspeitos foram presos. Oslíderes da organização co-mandavam o tráfico de dro-gas e outros crimes de den-tro da Carceragem Tempo-rária da Delegacia de PolíciaCivil rondonense.

Outras operações foramuma realizada em Cascavel,em janeiro, quando sete pes-soas foram presas, uma em

março, em Toledo, quandoforam 15 os detidos, e umaem Foz do Iguaçu, em ou-tubro, quando foram apre-endidos quase 3,3 mil qui-los de maconha.

Conforme os delegados daDenarc em Cascavel, CarlosDaniel dos Reis e Ana Cris-tina Ferreira Silva, as opera-ções e prisões desencadea-das, além do combate ao trá-fico de drogas, auxiliam naprevenção de ocorrência deoutros crimes, como furtos,roubos e homicídios. Deacordo com eles, o tráfico é ogrande propulsor dos de-mais delitos. Os delegadosressaltam ainda que as apre-ensões se devem especial-mente ao empenho e dedica-ção dos policiais civis donúcleo, que trabalham inin-terruptamente para comba-ter o tráfico de drogas emtoda a região.

O feriado de ano novo ter-minou com saldo positivo emboa parte das rodovias esta-duais que cruzam a regiãoOeste do Paraná. De segun-da (30) a quarta-feira (1º),durante a Operação AnoNovo, a 3ª Companhia doBatalhão de Polícia MilitarRodoviária (PRE) em Casca-vel registrou seis acidentes,com apenas duas vítimas.No ano passado, a PRE re-gistrou nos mesmos trechosoito acidentes, com oito feri-

Terceira companhia nãoregistra mortes na região

dos e uma vítima fatal. Dosseis acidentes registradosnessa operação, três foramcolisões traseiras.

A 3ª Companhia é respon-sável pelos postos de Casca-vel, Assis Chateaubriand, San-ta Tereza do Oeste, Quedas doIguaçu, Santa Helena, Mare-chal Cândido Rondon, Paloti-na, Iporã e Ubiratã. Somente oposto de Marechal Rondon éresponsável pelo patrulha-mento de 150 quilômetros derodovias estaduais.

Carro e moto sãofurtados em Toledo

Dois veículos foram furta-dos na quarta-feira (1ª) em To-ledo. Os casos foram registra-dos na Polícia Militar, que tam-bém atendeu a vítimas de ou-tros dois furtos. A primeiraqueixa de furto de veículo foidada por volta das 10h30. ARadiopatrulha Setor Sul sedeslocou até a Rua Felipe Ca-marão, onde conversou com avítima. A senhora disse aospoliciais que estacionou seuFiat Uno de cor azul, ano 1995,em frente à sua residência eao acordar percebeu que ocarro havia sido levado.

O outro veículo levado foi umamoto. A Cripton foi furtada dedentro da casa de um rapaz, noJardim Santa Maria. O jovem dis-se que chegou em casa e notou afalta da moto, que não é sua. Oproprietário estaria viajando. APolícia Militar entrou em contatocom o proprietário e deu orienta-ções. Foi confeccionado o bole-

PM usa balas de borracha para prender irmãosDois irmãos foram presos

na madrugada de quarta-fei-ra (1º) após tentar agredirpoliciais. A equipe policial foiacionada por volta das 05h30para ir até a Linha São Cristó-vão, em Marechal CândidoRondon, onde acontecia umbaile e estaria ocorrendo umabriga. Os policiais abordaram

tim e gerado o alerta de furto.

RECUPERADONa madrugada de ontem (02),

uma equipe da Guarda Municipalde Toledo localizou o Fiat Uno naregião do Bairro São Francisco,abandonado e sem o som auto-motivo. O carro foi apreendidopara ser entregue à proprietária.

OUTROS FURTOSA Polícia Militar de Toledo

registrou no primeiro dia do anooutros dois furtos. Na Rua SantosDumont, um estabelecimentocomercial foi arrombado e dedentro furtados duas rodas e doispneus de carro. No outro furto, naRua Paraguai, ladrões aproveita-ram a ausência dos moradores,que foram viajar. Um jovem filhodo casal estava cuidando da casae percebeu o furto ao chegar naresidência. Ele encontrou a portaaberta e sentiu a falta de umatelevisão e uma bicicleta.

um suspeito, momento em queo homem disse palavras debaixo calão e agrediu a equipepolicial. Os policiais efetuaramum disparo de arma calibre 12,com bala de borracha, e conse-guiram conter o homem.

No momento em que leva-vam ele para a viatura, o ir-mão investiu contra os poli-

ciais e tentou soltar o paren-te, agredindo a equipe comsocos e chutes. Foi realizadomais um disparo com bala deborracha e o homem tam-bém foi preso. Os dois foramdetidos. Um deles foi levadopara atendimento médico e ooutro para a Delegacia dePolícia Civil.

PALOTINENSE MORREPalotina Press

Um jovem de 24 anos

morreu depois que um

carro acertou a traseira

da moto em que ele

estava, por volta das

23h30 de terça-feira (31),

pouco antes da virada de

ano. O acidente foi

registrado pela Polícia

Rodoviária Estadual de

Palotina na rodovia

PR-182, entre Maripá e

Palotina. A colisão

envolveu um Peugeot com

placas de Palotina e a

motocicleta com placa de

Toledo. O condutor da

moto, Isaac Correa da

Silva, de 24 anos, não

resistiu aos graves

ferimentos e faleceu no

local. Ele teve um

traumatismo no crânio e

hemorragia cerebral.

Dois morrem no trevode acesso a MaripáDuas pessoas morreram em

uma colisão que aconteceu notrevo de acesso à cidade deMaripá. O acidente aconteceupor volta das 16h30 de ontem(02) envolvendo um Fiat Unocom placa de Marechal Cândi-do Rondon. Segundo as infor-mações, o Uno seguia pela PR-491, que liga Nova Santa Rosa a

Maripá. No trevo, o motoristateria atravessado a frente docaminhão baú, com placa deBrusque (SC), que seguia na ro-dovia PR-182, que liga Palotina aToledo. Morreram no local ocondutor do Fiat Uno, Egon Kalm-bach, e a passageira Delires deFátima. Os ocupantes do cami-nhão não ficaram feridos.

O PRESENTE | 31SEXTA-FEIRA, 03 DE JANEIRO DE 2014 POLICIAL

2014 COMEÇA MAL

Marechal Rondon contabiliza primeiro homicídio do anoHomem matou o próprio irmão, com um tiro de espingarda no rosto, depois

que vítima teria ameaçado de morte a família do suspeito

O ano de 2014 mal come-çou e começou mal para osíndices de criminalidade nomunicípio de Marechal Cân-dido Rondon, que já contabi-lizou um homicídio. Um ho-mem matou o próprio irmão,na comunidade de NovoHorizonte, onde o suspeitomorava. O acusado deu umtiro de espingarda na vítima,que teria chegado em sua casa,por volta das 03 horas dequarta-feira (1º), armado com

um facão, dizendo estar dis-posto a matar todos os mora-dores da residência.

A mulher do acusado con-tou à polícia que seu marido,Paulo Teixeira, deu um úni-co tiro no irmão, Carlos, de41 anos, que morreu no lo-cal. O tiro atingiu o rostoda vítima. De acordo com apolícia, a arma é original-mente uma espingarda depressão, modificada parareceber munição calibre 22.

O autor do disparo esta-va foragido até o início danoite de ontem (02). A Polí-cia Civil assumiu as inves-tigações e aguarda que osuspeito se entregue a qual-quer momento.

No ano passado, de ja-neiro a dezembro, foram re-gistrados sete homicídios nomunicípio, além de um la-trocínio. A maioria deles(cinco) praticados no se-gundo semestre.

Arma falha e evitatragédia em Assis

Logo após a virada de ano, porvolta das 02 horas, policiais milita-res de Assis Chateaubriand pren-deram um homem pouco de-pois de ele apontar a arma parauma possível vítima, duranteuma festa que reuniu uma mul-tidão de pessoas, no centro dacidade. O acusado teria atémesmo puxado o gatilho, mas aarma teria falhado.

Com a tentativa frustrada,o suspeito fugiu em um Golde cor escura, interceptadopela polícia minutos depois,em um bairro próximo. O ra-paz jogou o revólver fora,

mas a arma foi encontradapelos policiais.

Três pessoas estavam noveículo, onde os pol ic iaistambém encontraram umabarra de ferro de aproxima-damente meio metro. Umadolescente de 16 anos foiapreendido e os dois jovens,de 22 e 26 anos, foram presos.A polícia não informou quemteria apontado a arma para avítima. Todos foram encami-nhados com a arma e o veícu-lo para a Delegacia de PolíciaCivil, onde o adolescente as-sumiu ser dono do revólver.

Quatro das cinco vítimas fataisde acidente eram de Medianeira

Cinco pessoas, quatro de-las moradores de Medianeira,morreram em um acidente quedestruiu o carro em que elesestavam, na manhã de ontem(02), na PR-182, em FranciscoBeltrão. Eles voltavam da casade parentes em Santa Catari-na, depois de passar as come-morações de fim de ano, quan-do colidiram de frente com umcaminhão baú. O carro em queeles estavam ficou completa-mente embaixo do caminhão,obrigando os socorristas a usarum guincho, que içou o veículo

de carga para que os corpospudessem ser retirados do meiodas ferragens.

O Monza era dirigido por Már-cio Bernardo, de 23 anos, e tinhacomo caroneiros sua esposa Val-dineia Terezinha Matielo, de 31anos, o filho dela, Paulo CésarMatcivlevicz Junior, de 16 anos, eTony Rafael Bernardo, de 19 anos,irmão do condutor, todos mora-dores de Medianeira. A quintavítimas era Maria de Fátima So-toriva Matielo, de 58 anos, mãede Valdineia, que morava emSanta Izabel do Oeste.

O Monza com placas deMedianeira colidiu de frente como caminhão, que ostenta placasde Cascavel. Com o impacto, umadas vítimas foi ejetada. As outrasquatro foram prensadas nas fer-ragens. O Monza estaria seguin-do para Cascavel quando o moto-rista teria perdido o controle eentrado embaixo do caminhão.

Os corpos foram encaminha-dos ao Instituto Médico Legal deFrancisco Beltrão. O motoristado caminhão não se feriu.

Plantão Policial

Nove rondonenses são detidos com drogasOito adolescentes foram

apreendidos e um maior de ida-de preso com drogas sintéti-cas e maconha que seriam le-vadas para uma festa de músi-

ca eletrônica em Assis Chateau-briand. Todos os envolvidos sãode Marechal Cândido Rondon eforam detidos no portal de saídada cidade, quando se dirigiam à

festa, em uma van alugada. Otrabalho foi feito pela PolíciaMilitar de Toledo, que recebeua denúncia, com apoio da Mili-tar rondonense, na noite de 31de dezembro.

Os jovens teriam se encon-trado em um posto da cidadepor volta das 16h30 e partirampara a festa uma hora depois,mas foram interceptados logona saída do município.

Três garotas, todas com 16anos, e cinco garotos - um com16 e quatro com 17 anos, alémde um maior, de 19 anos, esta-vam com a droga. Ao todo, fo-ram encontrados 27 gramas demaconha e 66 comprimidos deecstasy. A polícia acredita queparte dos comprimidos poderiaser comercializada na festa. To-dos os nove envolvidos e a dro-ga foram encaminhados à De-legacia da Polícia Civil.Polícia suspeita que parte da droga seria vendida na festa

Jadir Zimmermann

Suspeito teria acionado o gatilho do revólver

calibre 38, mas o tiro não saiu

Divulgação

Impacto

destruiu o

veículo

onde

estavam

cinco

pessoas

32 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 03 DE JANEIRO DE 2014

Copagril inaugura loja agropecuária de Quatro PontesSão mil metros quadrados construídos, incluindo loja e depósito

NOVO EMPREENDIMENTO

Ato inaugural aconteceu na segunda-feira (30)

Novo espaço conta com mil metros quadrados construídos,

incluindo loja e depósito

Para fechar o ano de 2013 comchave de ouro, na segunda-feira(30), a Copagril realizou a soleni-dade de inauguração das novasinstalações da Loja Agropecuá-ria da Copagril de Quatro Pontes.São mil metros quadrados cons-truídos, incluindo loja e depósito.

O novo espaço, localizado àsmargens da PR-239, saída paraNovo Sarandi (Toledo), possui umamplo e arejado local para aten-dimento dos associados e clien-tes, e maior espaço para arma-zenamento e exposição de pro-dutos, disponibilizando tudo oque o produtor precisa para de-senvolver suas atividades, tan-to na agricultura como na pecu-ária, desde ordenhadeiras, ensi-ladeiras, resfriadores, rações econcentrados, medicamentosveterinários, sais minerais, se-mentes, fertilizantes, herbicidas,fungicidas e demais acessóriosagrícolas e pecuários e aindaoutros produtos, como eletrodo-mésticos e eletroportáteis.

Também foi construído umamplo estacionamento interno,para maior comodidade dos vi-sitantes.

Conforme o diretor-presiden-te da Copagril, Ricardo Silvio Cha-pla, os investimentos no local fo-ram necessários para atender àdemanda do município. “Isto de-monstra que os associados en-tendem a importância em traba-

Fotos: Divulgação

lhar com a cooperativa, pois, as-sim, ele cresce com a Copagril.Os cooperados são os donos detoda esta estrutura e todo nossotrabalho é direcionado a satisfa-zer as necessidades do quadrosocial, oportunizando negóciosrentáveis e qualidade de vida detodas as famílias”, destacou.

Segundo o prefeito de QuatroPontes, Paulo Feyh, é uma honrapara o município receber o em-preendimento. “A Copagril acre-dita no potencial quatro-ponten-se. Com certeza é um investi-mento que trará bons resulta-dos”, enfatizou.

Para um momento especialde reflexão, o padre André Fate-ga deixou uma mensagem e fez abenção da nova estrutura.

Participaram da solenidade,além do diretor-presidente da Co-pagril, o diretor-vice-presidente,Elói Darci Podkowa, o diretor-se-cretário, Márcio Buss, os conse-lheiros de administração e fiscaisda Copagril, coordenadores denúcleo, associados, familiares, oprefeito de Quatro Pontes, vere-adores e demais convidados.

HISTÓRICOA Copagril iniciou as ativida-

des comerciais em Quatro Pon-tes no mês de março de 2001,com a instalação da loja agrope-cuária no centro da cidade, emprédio alugado. Agora está em

Restauração deve ampliarturismo na Igreja de Pedra

O governo federal confirmou investimentos paraa revitalização da Igreja Nuestro Señor Del Perdón, aIgrejinha de Pedra, de Guaíra. A obra, orçada emR$ 490 mil, contará com a contrapartida de R$ 10 mil daprefeitura e atende aos pedidos da comunidade. Oprefeito Fabian Vendruscolo solicitou o apoio do depu-tado federal Zeca Dirceu na aprovação da proposta.“Estamos contentes com o empenho desse recursopara o nosso município, para uma obra tão importantepara a comunidade”, disse Fabian.

Para o deputado, a garantia da obra é resultado doesforço da administração. “Com uma equipe forte épossível trazer bons investimentos federais. Tudo queGuaíra vem recebendo é fruto do ótimo trabalho quevem sendo realizado”, destacou Zeca Dirceu.

A Igreja Nuestro Señor Del Perdón é popularmen-te conhecida como Igrejinha da Pedra. Construída em1934, ela é considerada patrimônio histórico do muni-cípio e se tornou um dos principais atrativos turísticosde Guaíra. Entre as obras, estão previstas a constru-ção de uma gruta, uma nova sacristia, banheiro erecepção aos visitantes.

Igreja receberá investimentos para

dar comodidade aos visitantes

Divulgação

Projeto Verão no Parque terá programação especial a partir de segunda-feiraA Secretaria de Esportes e Lazer

de Toledo divulgou ontem (02) o cro-nograma com os atendimentos duran-te o período das férias. A chefe dapasta, Marli Gonçalves Costa, lem-brou que, apesar da época, diversosserviços terão continuidade. O Pro-grama RecreAção vai atender aosbairros, conforme o agendamento, eos servidores irão manter as praçasesportivas limpas e organizadas. “Osginásios de esportes Euzébio Garcia,na Vila Pioneiro, Luciano Longen, noJardim Europa, e Jaime Zeni, no Jar-dim Porto Alegre, poderão ser utiliza-dos à noite, conforme agendamentojá existente”, comentou Marli.

Já no Alcides Pan, na Vila Indus-trial, e Aldanir Rossoni, no Jardim

Coopagro, os ginásios podem serusados mediante reservas pelo tele-fone (45) 3378-5753.

O cronograma inicia com as pisci-nas, cujo retorno das atividades acon-tecerá no dia 20 de janeiro com osprofissionais da área. A partir de se-gunda-feira (06) podem ser feitas re-servas na Secretaria para utilizar osginásios de esportes Alcides Pan,Aldanir Rossoni e Hugo Zeni. As ati-vidades na Academia do Parque dosPioneiros também recomeçam segun-da-feira, sendo o horário disponíveldas 06 às 10 horas e das 18 às 21horas, de segunda a sexta-feira.

O projeto RecreAção terá aten-dimento duas vezes por semana nosbairros e parques, sendo que a divul-

gação será feita através de carro desom. O CEU Santa Clara IV terá ativi-dades a partir de segunda, das 08horas às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

O programa Coração no RitmoCerto tem o seguinte cronograma: nasegunda, das 17 às 19 horas, noParque dos Pioneiros; na terça-fei-ra, das 07h30 às 09 horas e das 17às 19 horas, no Parque Frei Alceu;na quarta-feira, das 07h30 às 09horas, no Parque Ecológico Diva PaimBarth; quinta-feira, das 17h30 às 19horas, na Associação de Moradoresdo Jardim Parizotto; sexta-feira, das17 às 19 horas, no Parque EcológicoDiva Paim Barth.

Com ações iniciadas no mês deoutubro pela Secretaria de Esportes,

o Projeto Verão no Parque terá pro-gramação especial a partir de segun-da-feira. O programa será desenvol-vido de segunda a sexta-feira, das18 horas às 20h30, e nos finais desemana, das 16 horas às 20h30. Oprojeto tem atividades voltadas aoesporte e lazer da população toleda-na, sendo realizado no Parque Ecoló-gico Diva Paim Barth.

Os praticantes de diversas mo-dalidades como basquete, voleibol,futsal e rugby podem utilizar o espa-ço e as quadras sob orientação dosprofissionais de Educação Físicada secretaria. As pessoas que vãoao parque têm à disposição bicicle-tas para passeios no local. Todaação faz parte da política de gover-

no da atual gestão, que visa à ocu-pação dos espaços públicos pelaspessoas e o desenvolvimento depolíticas públicas para promoção deambientes harmônicos.

As quadras do Parque Ecológicocontam ainda com área para futsal,skate, basquetebol, streetball e volei-bol. Além da estrutura, a Secretariaoferece para atendimento no projetoVerão no Parque material para utiliza-ção da população, como bolas e redede vôlei. Outro destaque do programaé a disponibilização de bicicletas àcomunidade. Nas segundas e quar-tas-feiras também há aulas de ginás-tica com música. A primeira tempora-da do Projeto Verão no Parque acon-tecerá até meados do mês de abril.

sede própria, na PR-239. A novaloja foi planejada de forma a aten-der melhor as necessidades dodia a dia dos funcionários e faci-litar o atendimento de associa-

dos e clientes. São 11 funcionári-os, dentre gerente, atendentes ecorpo técnico agrícola e pecuá-rio, que estão à disposição dosassociados e clientes para pres-

tar todo o atendimento necessá-rio no período de segunda a sex-ta-feira, das 08 às 12 horas e das13h30 às 17h30, e aos sábados,das 08 às 12 horas.

33O PRESENTE

SEXTA-FEIRA, 03 DE JANEIRO DE 2014

Padrinhos e madrinhas desejam felicidades ao casal Edina Rautenberg e Leandro Nowotny,que troca votos de amor eterno hoje (03)

Arquivo pessoal

Léo Silva fotografado por Leila

Leila Fotografias

Daniele e a filha Ana Laura

Leila Fotografias

Grupo de Medianeira durante as apresentações culturais que incrementaram a programa-ção de Natal do município

Divulgação

FILTRO SOLARPara aproveitar melhor o verão e os dias de sol, énecessário o uso de protetores solares. No entanto, dezmarcas vendidas no Brasil têm fator de proteção solar(FPS) menor que o informado no rótulo. Os dados são daAssociação Brasileira de Defesa do Consumidor (Protes-te). O valor do FPS indica o tempo de exposição àradiação ultravioleta necessário para produzir vermelhi-dão na pele. É preciso ficar atento e procurar informaçõessobre os produtos.

FAZ BEMA caminhada é um dos exercícios mais simplespara quem deseja iniciar uma rotina de vida maissaudável. Um estudo feito pela USP de RibeirãoPreto indica que caminhar durante aproximada-mente 40 minutos pode reduzir a pressão arterialdurante 24 horas após o término do exercício. Issoacontece porque durante a prática do exercício, ofluxo de sangue aumenta, levando os vasossanguíneos a se expandirem.

34 | O PRESENTE AGRONEGÓCIO SEXTA-FEIRA, 03 DE JANEIRO DE 2014

Descontentes com a atuação do governo Dilma no setor, dirigentes e ativistas da causaverde querem elaborar agenda de reivindicações aos candidatos

COM A OPOSIÇÃO

Ambientalistas querem rivalizar pauta dos ruralistasAliados incondicionais da ex-

ministra Marina Silva na campa-nha presidencial de 2010, os am-bientalistas agora tentam criarelos com os dois principais candi-datos de oposição e se preparampara disputar espaço com os ru-ralistas na agenda dos candida-tos em 2014. A presidenta DilmaRousseff (PT) também será pro-curada pelo setor, mas a candida-tura à reeleição da petista seráfortemente combatida.

A avaliação de dirigentes deONGs, quadros da militânciaambiental e especialistas é que oatual governo esvaziou e suca-teou órgãos como o Instituto Bra-sileiro do Meio Ambiente e dosRecursos Naturais Renováveis(Ibama) e a Fundação Nacionaldo Índio (Funai), além de ter iso-lado a pasta do Meio Ambiente naEsplanada dos Ministérios.

"Dilma não tem pontes com omovimento ambiental. O setorestá mais próximo do EduardoCampos, mas Aécio Neves aindatem tempo de manobra para recu-perar terreno", afirma Mário Man-tovani, diretor executivo da ONGSOS Mata Atlântica, referindo-seaos prováveis candidatos de PSBe PSDB, respectivamente. "A Dil-ma continua sendo uma presiden-ta que é antes de tudo uma minis-tra das Minas e Energia", emendaSérgio Leitão, diretor de PolíticasPúblicas do Greenpeace.

Mantovani e o ex-secretáriode Meio Ambiente de São Paulo,Fábio Feldmann, estão coorde-nando a elaboração de uma plata-forma de compromissos que que-rem ver ser assumidos pelos can-didatos na campanha. A ideia épreparar um documento incisivoe repleto de demandas pontuais.

Entre as medidas devem cons-tar uma tributação maior paraempresas que provocarem impac-to ambiental; uma legislação nosmoldes da Lei Rouanet, que ofere-ça desconto no Imposto de Rendapara empresas que doarem re-cursos para ONGs ambientalis-

tas; investimentos para reforçar oIbama e a Funai; e uma indicaçãoclara sobre qual será a posição doBrasil na COP 21, a ConferênciaAnual do Clima. Programado para2015 em Paris, o evento é conside-rado o mais importante desde aConferência de Kioto.

"Sem a presença de MarinaSilva na disputa como candidata,precisamos ser mais contunden-tes e sistemáticos. O questiona-mento aos candidatos será maisfocado do que foi nas últimas elei-ções. O documento será muitotécnico", diz Feldmann.

Ao mesmo tempo em que ten-tam se aproximar do agronegó-cio, setor com bandeiras diame-tralmente opostas às ambienta-listas, Campos e Aécio escala-ram interlocutores para angariarapoios entre os ecologistas. Nocaso do tucano, o ex-ministro doMeio Ambiente de Fernando Hen-rique Cardoso e seu ex-secretá-rio da área no governo de Minas,José Carlos Carvalho, é o princi-pal canal de diálogo.

Apesar da aliança Campos-Marina, a ex-ministra não temocupado esse papel: quem de-sempenha a função é o secretá-rio de Meio Ambiente de Pernam-buco, Sérgio Xavier. A ausênciade Marina nesse processo e afalta de propostas concretas daRede Sustentabilidade (partidoque a ex-ministra está operandodentro do PSB) para o meio ambi-ente são alvo de críticas reserva-das dos ambientalistas.

A avaliação é que ela precisatomar a iniciativa de se reaproxi-mar. "Não houve um afastamen-to político com Marina, mas hou-ve um afastamento de agendas",reconhece Mantovani. Para Már-cio Santilli, coordenador do Insti-tuto Socioambiental, o apoio delaa Campos puxa uma parte impor-tante do setor. "A Marina vai terinfluência no programa de gover-no. Eles poderão aproveitar issocomo uma alternativa mais reno-vadora, olhando para frente".

Chineses passam a financiare exportar soja brasileira

Graves deficiências de infra-estrutura e abundância de re-cursos naturais: a China se de-parou no Brasil com a combina-ção que havia servido de basepara a sua bem-sucedida inser-ção na África. Com sua exube-rância de capital, experiênciaem logística e mão de obra trei-nada e barata, os chineses or-ganizaram a produção e escoa-mento de minérios e alimentosna África na última década, demaneira a sustentar seu cresci-mento econômico, que já exau-riu seus recursos naturais. Ago-ra, estão tentando aplicar essemodelo no Brasil.

Em sua penosa curva deaprendizagem, "os chinesesestão entendendo que aqui nãoé a África", observa MarceloDuarte Monteiro, diretor execu-tivo da Aprosoja, que reúne osprodutores de soja e milho doMato Grosso. Ele esteve quatrovezes na China e perdeu a contade quantas delegações chine-sas recebeu em Cuiabá. Inicial-mente, eles chegaram com amentalidade de comprar terrase plantar soja, de maneira aassegurar seu abastecimento.Visitaram o Sul de Goiás e oMato Grosso, mas resolveramfixar-se no Oeste da Bahia. Ogoverno baiano abriu escritórioem Pequim em 2011.

A compra de cerca de 20 milhectares pelo Universo Verde,filial brasileira da ChongqingGrãos, suscitou advertência daAdvocacia Geral da União, e umaportaria interministerial, em se-tembro de 2012, regulamentandoa aquisição de terras por estran-geiros. Enquanto eram obriga-dos a recuar de seu plano deadquirir terras, os chineses per-ceberam que os produtores lo-cais têm não só uma longa expe-riência com a adaptação da sojaà região - muito diferente dasaltas latitudes chinesas, deonde o grão é originário -, mastambém capacidade de aten-der um aumento de demanda.

Passaram então a firmar par-cerias com agricultores da re-gião de Barreiras, no Oeste daBahia. Agora seu capital está sen-do aplicado na compra de se-

mentes, fertilizantes e implemen-tos agrícolas, que entram comomoeda na venda antecipada daprodução. Depois de ouvir a Asso-ciação de Irrigantes e Produtoresda Bahia (Aiba), o Universo Verdedecidiu investir em uma planta deesmagamento de soja em Barrei-ras. A terraplanagem da área ondeela será erguida já está feita. Ar-redios, os chineses preferem nãofalar do assunto.

A China tem excedente decapacidade de esmagamento.Comercialmente, faz mais senti-do importar a soja em grão do queem óleo ou farelo. O projeto daplanta de esmagamento indica ointeresse de fornecer parte des-ses derivados para os mercadosdo Brasil e de outros países. Asamericanas Bunge e Cargill já têmplantas de esmagamento na Bahia.A do Universo Verde criará maisconcorrência para os produtoresvenderem sua soja, aumentará ovalor agregado na economia locale gerará entre 500 e 800 empregosdiretos, de acordo com Jairo Vaz,superintendente de Política deAgronegócios da Secretaria deAgricultura da Bahia. "Os chine-ses estão mapeando o Oeste daBahia para instalar silos e arma-zéns para captação de grãos esuprimento da fábrica", afirmou.

LOGÍSTICAHoje, a produção do Oeste da

Bahia segue em caminhões paraos portos de Santos e Paranaguá,o que encarece muito o seu custo.Mas a expectativa é que daqui aalguns anos ela possa seguir nosentido contrário, por meio dasnovas ferrovias que interligarãoo Oeste e o Leste aos portos doNorte e Nordeste, mais próximosdos mercados dos Estados Uni-dos, da Europa e da China. OUniverso Verde prevê a constru-ção de um porto seco que recebe-rá os caminhões com os grãos, oóleo e o farelo.

A curva de aprendizagem nalogística tem sido acentuada. Oschineses chegaram com a expe-riência da África, onde suas cons-trutoras firmam contratos comos governos, trazem navios comseus operários, constroem rodo-vias, ferrovias e portos, vinculam

esses investimentos com o for-necimento de minério de ferro,petróleo e outros recursos na-turais. E pronto. No Brasil, en-contraram um ambiente bemmais complexo: grandes cons-trutoras com vasta experiênciainternacional, mão de obra lo-cal, decisões políticas descen-tralizadas em Estados e municí-pios, licenças ambientais e agên-cias reguladoras.

"É muito difícil no Brasil", sus-pira Li Tan, do grupo chinês Hope-ful, que planeja investir R$ 400milhões em um terminal no portode São Francisco do Sul, em SantaCatarina. "Muito longo, muitocomplicado para aprovar. É mui-to mais fácil fazer isso na China".O projeto começou em 2007. Estána fase da licença ambiental.Depois de muitas revisões noprazo, a empresa espera queesteja pronto em dois anos.

"É bom proteger o meio am-biente", diz. "A situação do meioambiente na China é horrível.Pensar no meio ambiente no iní-cio é muito bom. Vocês devemfazer isso. Mas a papelada émuito difícil. Toma muito tempopara concluir o processo".

Li, que está baseado no Esta-do americano de Iowa, diz que"os Estados Unidos também têmessas regulações, mas o proces-so está se acelerando e é bemregulado". Em contrapartida: "Àsvezes o mercado brasileiro nãoé bem regulado, você não conse-gue acompanhá-lo. Você prepa-ra um documento, e dizem: nãoé esse, é aquele outro. Você fazo outro e dizem que também nãoé esse, mas um outro. Algumascoisas não são claras".

O negócio do grupo é esma-gar soja importada dos EUA, Bra-sil e Argentina. Do Brasil, impor-ta hoje 1,5 milhão de toneladaspor ano. Seu terminal terá capa-cidade de oito milhões de tonela-das por ano. "Os chineses bus-cam o Brasil não mais para abas-tecer a China, mas como merca-do consumidor importante, e pla-taforma de exportação para aregião", diz Sergio Amaral, ex-ministro do Desenvolvimento epresidente do Conselho Empre-sarial Brasil-China.

Publicadas as regras para Pepro da laranjaOs ministros da Agricultura, da

Fazenda e do Planejamento assina-ram na última segunda-feira (30), por-taria que define regras para os leilõesdo Prêmio Equalizador Pago ao Produ-tor (Pepro) da laranja. A medida visaevitar fraudes na comercialização dafruta. O Pepro é uma subvenção eco-nômica concedida ao produtor ruralou à cooperativa que se dispor a

vender o produto pela diferença entreo Preço Mínimo estabelecido pelo Go-verno Federal e o valor do PrêmioEqualizador arrematado em leilão.

De acordo com a portaria intermi-nisterial nº 1.297, a laranja deve serproduzida em São Paulo e Minas Ge-rais. O volume de recursos é de até R$60 milhões e o Valor Máximo do Prêmio(VMP) deve ser calculado pelo Minis-

tério da Agricultura, Pecuária e Abas-tecimento (Mapa). Ainda segundo otexto publicado no Diário Oficial daUnião, o prazo para a comprovaçãoda operação para fins de recebimen-to do prêmio será de até 120 diascorridos, contados após a data esta-belecida para a venda da laranja emcada leilão, cabendo ao Mapa estabe-lecer o limite para cada operação.

O PRESENTE | 35SEXTA-FEIRA, 03 DE JANEIRO DE 2014 AGRONEGÓCIO

COMMODITY DE OURO

Recorde do agronegócio alivia balança comercialLavouras brasileiras de soja saciam cada vez mais o apetite internacional e ajudam a sustentar

a economia do país. Carnes e complexo sucroalcooleiro também se destacam

O déficit na balança comer-cial brasileira, de US$ 91 mi-lhões no acumulado de janei-ro a novembro, esconde o óti-mo desempenho do embarquede produtos agrícolas em 2013.As exportações com origemno campo atingiram US$ 93,5bilhões em 11 meses, o equiva-lente a 42% de toda a receita deexportações do país. Descon-tando as importações, o supe-rávit do agronegócio chega aUS$ 77,8 bilhões, montanteque praticamente compensouo déficit de US$ 77,9 bilhõesdos demais produtos.

O resultado dos 11 mesesdo ano passado é o retrato fieldo que ocorreu na última dé-cada, quando ao menos umterço das exportações teveorigem no agronegócio. Da-dos do Ministério da Agricul-tura, Pecuária e Abastecimen-to (Mapa) comprovam a im-portância do campo para aeconomia nacional. Desde2001 o país se apoia no setoragrícola para garantir o supe-rávit na balança comercial. E,

nos últimos seis anos, o saldopositivo do agronegócio foimaior que o saldo de todabalança comercial brasileira.

“Esse é o perfil do Brasil. Háalguns anos o país tem essadependência (do agronegócio),que só aumenta com a desace-leração dos setores industri-ais”, explica Evaldo Alves, pro-fessor de Economia da Funda-ção Getulio Vargas (FGV).

TRIPÉ LUCRATIVOO aumento das exporta-

ções do agronegócio na últi-ma década teve como pilaresos grãos (soja e milho), ascarnes e o complexo sucro-alcooleiro, que neste ano res-ponderam por 62% dos em-barques do campo. Mesmonos anos em que algum dostrês segmentos registrouqueda, os demais acabarampor garantir o crescimentogeral do setor.

O crescimento da produ-ção de grãos, aliado ao apetitede países da União Europeia eda Ásia (principal destino das

exportações do agronegócioem 2013) e ao bom preço colo-cam as commodities comoprincipal “moeda” da balançacomercial do agronegócio.

Na última década, apesardas quedas de 2005 e 2009, ovalor das exportações do com-plexo soja e o milho cresceu406%. No acumulado desteano, os agricultores brasilei-ros já garantiram US$ 35,9bilhões, recorde histórico, sócom a venda desses dois grãos.

“O Brasil tem vantagempara produção agrícola, prin-cipalmente na questão de área.Como existe demanda inter-nacional, o país está relativa-mente tranquilo quanto a nãoperder espaço nos próximosanos”, avalia Gilson Martins,assessor técnico da Organiza-ção das Cooperativas do Pa-raná (Sistema Ocepar).

Apesar de embargos em al-guns mercados, as carnes man-têm o bom desempenho, prin-cipalmente o frango, do qual oBrasil é o maior exportador. Opaís embarcou US$ 15,3 bi-

lhões em 11 meses, mais que osUS$ 14,9 bilhões de 2012.

O complexo sucroalcoolei-ro permanece em um pata-mar considerável de negó-cios. O país exportou 27 miltoneladas neste ano, ante24 mil toneladas no mesmoperíodo de 2012. Porém, areceita baixou 6,2%, paraUS$ 12,6 bilhões.

VILÕES DO ANOO cenário internacional e

o aumento na importação decombustíveis são os princi-pais fatores que empurrarama balança comercial brasilei-ra para um déficit de US$ 91milhões no acumulado de ja-neiro a novembro de 2013.Na mesma época do ano pas-sado, o cenário era bastantediferente, com superávit deUS$ 17 bilhões.

Com a incapacidade de su-prir a demanda interna decombustíveis apenas com aprodução própria, o Brasilelevou a importação de petró-leo e derivados. Enquanto as

compras das demais categori-as, como bens de capital, ma-térias-primas e bens de con-sumo, tiveram crescimento de5,6%, 6,9% e 4%, respectiva-mente, os combustíveis de-ram um salto de 13,8%.

Para piorar a situação, oBrasil teve de aumentar asimportações em função doacidente que paralisou pormais de 20 dias a produção naRefinaria Presidente GetúlioVargas (Repar), em Araucá-ria, na Região Metropolitanade Curitiba (RMC).

Do outro lado da balança,houve redução nas exporta-ções para alguns mercadoshistoricamente importantes.De acordo com o relatório doMinistério do Desenvolvimen-to, Indústria e Comércio Ex-terior, as vendas para os Es-tados Unidos caíram 9,4%,enquanto os negócios com oOriente Médio baixaram 7%.Por conta da crise que assolavários países da Europa, obloco comprou 3,4% menosneste ano.

Milho foi um dos destaques nas operações da ConabGraças às operações de Ven-

da em Balcão para o milho, rea-lizadas pela Companhia Naci-onal de Abastecimento (Conab),em atendimento aos Estadospertencentes à Superintendên-cia do Desenvolvimento doNordeste (Sudene), até novem-bro de 2013 foram vendidasmais de 590 mil toneladas doproduto a preços subsidiadospara cerca de 200 mil criadores.O milho tem sido a mais impor-tante fonte suplementar de ali-mento para os animais da Re-gião Nordeste e do Norte deMinas Gerais e do Espírito San-to, afetados pela maior seca dosúltimos 50 anos.

Também ao longo de 2013, aConab realizou leilões de Con-trato de Opção Venda de milho,ofertando 2,5 mil toneladas, dosquais 2,08 mil toneladas foramnegociadas, garantindo boa re-muneração aos produtores. Pormeio desta ferramenta, o pro-dutor rural ou sua cooperativatem o direito de vender seu pro-duto para o governo, em umadata futura, a um valor fixadoanteriormente, evitando o ris-co de ter prejuízos financeirosem razão de queda nos preçosno mercado. A baixa nos preçosdo milho aconteceu principal-mente porque os Estados Uni-dos voltaram a produzir o grão

dentro da sua normalidade.Outra operação que teve des-

taque em 2013, em relação aomilho, refere-se ao Prêmio Equa-lizador Pago ao Produtor Rural(Pepro), principalmente para oEstado de Mato Grosso. Entrejulho e novembro foram lança-dos leilões para 9.750 toneladas,sendo negociadas 8.861,7 tone-ladas. O Pepro é uma subvençãoeconômica onde o produtor ru-ral, ao arrematar o prêmio emleilão, se compromete a vender ovolume adquirido pela diferen-ça entre o Preço Mínimo estabe-lecido pelo governo federal e ovalor adquirido. Isso asseguraque a venda ocorra a um preçojusto para o produtor.

Mato Grosso também foidestaque na realização de Aqui-sições do Governo Federal(AGF), com a compra de636.808,29 toneladas de milho.Por meio de AGF, a Conab bene-ficia o agricultor ao adquirir suaprodução quando o preço demercado estiver abaixo do pre-ço mínimo estabelecido para asafra vigente. Isso vale paraqualquer produto que faça par-te da Política de Garantia dePreços Mínimos.

MP concede dinheiro extra paraagricultor que perdeu a safra

A Medida Provisória 635/13, que chegou ao Congressona semana passada, autorizaa União a pagar parcelas adi-cionais do benefício Garantia-Safra para reparar perdas so-fridas por agricultores famili-ares em razão de estiagens nasafra 2012/2013.

O Garantia-Safra é um se-guro que garante renda aosagricultores familiares demunicípios que aderiram aoFundo Garantia-Safra e queperderem pelo menos 50% daprodução de feijão, milho, ar-roz, mandioca ou algodão,causadas por falta ou excessode chuva.

O pagamento das parcelasadicionais tem caráter excep-cional e será feito em parcelasmensais de R$ 155 subsequen-tes aos pagamentos dos benefí-cios estabelecidos para a safra2012/2013, sendo o último emabril de 2014. O número de par-celas do adicional fica limitadoao número de meses entre oúltimo pagamento regular doGarantia-Safra para a safra2012/2013 e abril de 2014.

Essas parcelas extras se-rão custeadas pela União, pormeio do Fundo Garantia-Sa-fra. O Ministério do Desenvol-vimento Agrário estima queesse adicional custará R$ 312,5milhões.

AUXÍLIOEMERGENCIAL

A MP 635 também garan-te um aumento no AuxílioEmergencial Financeiro, emparcelas de R$ 80 mensais porfamília, até abril de 2014, paraatender excepcionalmente de-sastres ocorridos em 2012cujas consequências se esten-dam até 2014. Somente terãodireito a essa ampliação osagricultores que deixarem dereceber o auxílio, já assegu-rado pela Lei 12.844/13, antesde abril de 2014.

Caso contrário, o valor doaumento fica limitado a R$ 80por família, ainda que o so-matório das parcelas pagas,em cada caso, não alcance oslimites máximos previstos namesma lei - de R$ 320 e deR$ 800 por família.

36 | O PRESENTE - Edição 3748 EDITAIS SEXTA-FEIRA, 03 DE JANEIRO DE 2014

SÚMULA DE PEDIDO DERENOVAÇÃO DA LICENÇA

DE OPERAÇÃOA Indústria de Blocos Cerâmicos GE Ltda

torna público que requereu ao IAP Licença de Ope-ração para atividade de extração de argila, implanta-do no lote rural nº 52, 12º perímetro, município deMarechal Cândido Rondon, Estado do Paraná.

Temperatura: 32º/23º Temperatura: 31º/23º Temperatura: 31º/23º Temperatura: 33º/23º Temperatura: 30º/20ºTemperatura: 32º/23º

Classificados na internet: www.opresente.com.brSEXTA-FEIRA, 03 DE JANEIRO DE 2014 O PRESENTE | 37

APARTAMENTO, ven-do, 59,27m², c/ 3 quar-tos, sala, cozinha, bwc,garagem, portão elet.,Edifício Tancredo Neves,Lot . Canadá, R$110.000,00. Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou3254-5000 na Certo Imó-veis , Crec i J-4248,certoimoveis.com.

APARTAMENTO, ven-do, c/ cozinha planejada,mesa de mármore e tan-que de lavar roupa, noCond. Canadá, R$110.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou 9931-9908, Cre-ci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

ÁREA INDUSTRIAL,vendo, c/ 2 terrenos, to-tal área 4.113,55 m²,casa, escritório, 2 bar-racões, demais de-pend., rua asfaltada, naR. Luiz Centenaro, Par-que Industrial II, valor acombinar, estudo pro-posta. Tr. (45) 3281-1048 ou 9931-7941.

CASA, vendo ou troco,100m², próx. ao postoTrovão Azul, R$70.000,00. Tr. (45) 9933-9968 com Jean.

CASA, vendo ou troco,120m², c/ 3 quartos,sala, cozinha, 2 bwc, ga-ragem p/ 2 carros, terre-no 387,50m², Jd. Botafo-go, 100m da Av. Maripá,R$ 130.000,00, aceitocarro ou camionete Tr.(45) 9944-7004.

CASA, vendo, 116m²,alvenaria, c/ 2 quartos,suíte, sala, cozinha, la-vand., garagem fechada,Lot. Imperial, R$160.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou 9931-9908, Cre-ci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 120m²,alvenaria, c/ laje, semiacabada, próx. ao CTG,R$ 130.000,00, parcelopgto. Tr. (45) 9972-5013ou 3254-1718 com Imo-biliária Bier. Creci 2390.

CASA, vendo, 124m²,c/ laje, 3 quartos, 2 bwc,sala, cozinha, lavand.,garagem p/ 2 carros, chur-rasq., R$ 190.000,00. Tra-tar pelo (45) 3254-0477ou pelo 9931-9908,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 130m²,usada, c/ 3 quartos, sala,cozinha, 2 bwc, área nosfundos, garagem, terreno12x45, Av. das Torres, nº237, valor a combinar,aceito carro. Tr. (45)3284-1048 ou 9962-0082com Antonio Corretor deImóveis. Creci 17.145.

CASA , vendo,146,79m², novo, c/ laje,2 quartos, suíte, sala dejantar, sala de tv, cozi-nha, lavand., bwc, lava-bo, garagem, terreno383,67m², Lot. Sabiá,R$ 420.000,00, pode serf inanciado. Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou3254-5000 na Certo Imó-veis , Crec i J-4248,certoimoveis.com.

CASA , vendo,156,76m², nova, c/ laje, 3quartos, suíte, sala deestar, sala de jantar, bwc,cozinha, lavand., gara-gem, jd. de inverno, ter-reno inteiro, Lot. PortoSeguro, R$ 250.000,00,pode ser financiada. Tr.(45) 9979-1080 c/ Adelarou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 42m², c/2 quartos, sala, cozi-nha, bwc, ter reno10x20, R. do Cedro, nº647, Lot. Ciprestes, R$80.000,00. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 comAntonio Corretor de Imó-veis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 57,55m²,nova, c/ laje, 2 quartos,sala, cozinha, bwc, ter-reno 115,10m², Lotea-mento São Francisco, R$105.000,00, pode ser fi-nanciada. Tratar (45)9979-1080 c/ Adelar ou3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 65,20m²,cercada, terreno 45m pro-fundidade, Lot. Bem TeVi, R$ 125.000,00, podeser financiada. Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 65,97m²,c/ laje, 2 quartos, suíte,sala, cozinha, lavand.,bwc, terreno inteiro,Lot. Wollstein, R$150.000,00, pode ser fi-nanciada. Tratar (45)9979-1080 c/ Adelar ou3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 70m²,alvenaria, c/ laje, 2 quar-tos, sala, cozinha, bwc,lavand., churrasq., na R.Pernambuco, nº 2260,Lot. Avenidas, próx. àUnioeste, em MCR, R$140.000,00. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 comAntonio Corretor de Imó-veis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 75m², c/3 quartos, sala, cozinha,bwc, lavand. fechada, ter-reno de esquina, R$115.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou 9931-9908,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 75m², c/3 quartos, sala, cozinha,bwc, lavand., terreno12x35, R. Aracaju, nº177, Lot. Rainha, R$100.000,00, pode ser fi-nanciada. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 comAntonio Corretor de Imó-veis. Creci 17.145.

CASA, vendo, alvena-ria, ao lado do mercadonovo da Copagril, R$230.000,00, aceito troca.Tr. (45) 3254-1718 ou9972-5013 com Imobiliá-ria Bier. Creci 2390.

CASA, vendo, alvena-ria, c/ 2 quartos, sala,cozinha, 2 bwc, área fe-chada nos fundos, gara-gem, terreno 224m², R.Souza Naves esq. c/ R.2 de Abril, Vila Gaúcha,R$ 180.000,00. Tr. (45)3284-1048 ou 9962-0082com Antonio Corretor deImóveis. Creci 17.145.

CASA , vendo, c/ 2quartos, 2 bwc, salagrande, cozinha, la-vand., garagem fecha-da p/ 4 carros, terre-no 12x42 , Lo t . BoaVista, R$ 170.000,00.Tratar pelo (45) 3254-0477 ou 9830-3448,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, imobi-liada, R. Coslar, nº 50,Bairro Franckfurt, R$230.000,00. Tr. (45)9972-5013 ou 3254-1718 com Imobil iáriaBier. Creci 2390.

CASA, vendo, usada,99m², c/ 3 quartos, sala,lavand., cozinha, bwc,garagem, fundos c/ edí-cula 30m², 1 quarto, co-zinha, churrasq., terreno220m², no Cond. Guaru-já, próx. ao Frankfurt, R$150.000,00, pode ser fi-nanciada. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 comAntonio Corretor de Imó-veis. Creci 17.145.

CASAS , vendo, 2,90m² cada, c/ laje, 3quartos, sala, cozinha,lavand., bwc, garagem,área construída 180m²,terreno 367,50², Lot.Wollstein, estão aluga-das, R$ 240.000,00. Tr.(45) 9979-1080 c/ Adelarou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASAS, vendo, em di-versos Bairros, MCR, apartir de R$ 90.000,00,pelo programa MinhaCasa Minha Vida. Tr. (45)3254-0477 ou 9931-9908,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASAS, vendo, novas,em diversos bairros, va-lor a combinar, podem serfinanciadas pelo progra-ma Minha Casa MinhaVida. Tr. (45) 3284-1048ou 9962-0082 com Anto-nio Corretor de Imóveis.Creci 17.145.

CASAS, vendo, em di-versos Loteamentos, va-lor a combinar, pelo pro-grama Minha Casa MinhaVida. Tr. (45) 9979-1080c/ Adelar ou 3254-5000na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

CHÁCARA , vendo,3.000m², no perímetro ur-bano, em MCR, a partir deR$ 115.000,00. Tr. (45)3254-0477 ou 9931-9908,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CHÁCARA , vendo,3.500m², terra plana, sempedras, c/ floresta natu-ral, 500m de MCR, valora combinar, preço deocasião, aceito carro oucasa. Tr. (45) 9934-8875ou 9105-2280.

CHÁCARA, vendo, c/rio, reserva legal, terraplana, ideal p/ lazer emoradia, 200m do asfal-to, 2.700m de MCR, va-lor a combinar, estudoproposta ou financiamen-to próprio. Tr. (45) 3254-0477 ou 9931-9908, Cre-ci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

38 | O PRESENTE CLASSIFICADOS SEXTA-FEIRA, 03 DE JANEIRO DE 2014

QUITINETES, vendo, 9,32m² cada, c/ 2 quartos,sobre 2 terrenos de360m² cada, escriturado,R. Pastor Meyer, nº1120, Lot. Universitário,R$ 650.000,00. Tr. (45)9106-9267 ou 9907-2566.

SOBRADO, vendo outroco, frente p/ BR 163,próx. ao colégio Frentino,valor a combinar, trocopor casa em Foz do Igua-çú, Cascavel ou outrasregiões do Brasil. Tr. (45)9951-7125 ou 8419-6506.

SOBRADO , vendo,290m², c/ 4 quartos, suí-te, demais dependênci-as, terreno de esquina,valor a combinar, aceitotroca. Tr. (45) 9923-5543.

TERRA, vendo, 11,5 alq.,parte em lavoura, restan-te potreiro, Linha Boa Vis-ta, próx. a São José doIguaçú, valor: 600 scs desoja o alq., sem troca. Tr.(45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobiliária Bier.Creci 2390.

TERRA , vendo,158.400m², na BR 163,próx. Polícia RodoviáriaFederal, ótima localiza-ção, valor e prazo acombinar. Tr. (45) 9924-6339 ou 8809-1180,Creci F21288.

TERRA, vendo, 3,5 alq.,c/ casa de alvenaria, 2aviários, seminovos,15x130, R$ 800.000,00.Tr. (45) 9972-5013 ou3254-1718 com Imobiliá-ria Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 300hectares, com barracão emoradia, toda plana e empasto, 190 km de Unaí,MG, 300 km de Brasília,R$ 1.500.000,00, aceito70% em imóvel na região.Tr. (45) 9972-5013 ou3254-1718 com Imobiliá-ria Bier. Creci 2390.

TERRA , vendo, 4,5alq., primeira chácaraatrás da Sperafico, próx.ao Portal de MCR, sembenfeitorias, R$350.000,00, troco porcasa. Tr. (45) 9972-5013ou 3254-1718 com Imo-biliária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 5 alq.,3,75 em lavoura, sembenfeitorias, água corren-te, 1km da BR 163, próx.a Maracajú dos Gaúchos,Guaíra, R$ 450.000,00,aceito casa até R$300.000,00, entrada eprazo a combinar. Tr. (45)9944-0352 ou 8809-1180,Creci F21288.

TERRA, vendo, 5 alq.,em pastagem, c/ casaem alvenaria, 100m², chi-queiro p/ 400 suínos,2.000m da BR163, próx.a Samolé, Linha Flor daSerra entrada p/ Linha 3Voltas, Quatro Pontes,R$ 300.000,00 à vista,aceito casa, caminhãoou terrenos até R$150.000,00. Tr. (45) 9982-2786 com Claudio.

TERRA, vendo, 55 alq.,planta 30, restante empasto, parte da terra pla-na, próx. a São Roque,valor: 60.000 scs de soja,aceito prédio em troca. Tr.(45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobiliária Bier.Creci 2390.

TERRA, vendo, 96 alq.,lavoura, c/ benfeitorias,região de Assis Chateau-briand, valor: 1.200 scspor alq., 50% de entradae saldo p/ 2 anos. Tr. (45)9923-9210.

TERRENO, vendo outroco, 17x22, esquina,Av. Irio Jacob Welp, Lot.Lageado Bonito, podeconstruir 3 casas, R$90.000,00, aceito carro,camionete ou parcelopgto. Tr. (45) 9944-7004.

TERRENO, vendo outroco, 390m², Lot. Flores-ta, 30m do SAMU, 100mda Av. Irio Jacob Welp,ótima localização, R$130.000,00, aceito carroou camionete Tr. (45)9944-7004.

TERRENO , vendo,12,60x40,20, no Lot.Nova América, R$55.000,00, aceito carro.Tr. (45) 3284-1048 ou9962-0082 com AntonioCorretor de Imóveis. Cre-ci 17.145.

TERRENO , vendo,12,75x28, todo murado,700m da rotatória da ban-deira, R$ 120.000,00aceito troca. Tr. (45)9127-5666 ou 9954-4696.

TERRENO , vendo,14,60x30, R. Tocantins,entre R. Tiradentes e R.Castelo Branco, centro,500m da rotatória da ban-deira, R$ 150.000,00. Tr.(45) 9947-5747 com Jair.

TERRENO, vendo,25x20, na Avenida, emPorto Mendes, R$80.000,00. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

TERRENO , vendo,304m², 12,6x25, R. Josédos Santos, nº 359, Lot.Wollstein, ao lado domercado, R$ 65.000,00.Tr. (45) 9972-5013 ou3254-1718 com Imobiliá-ria Bier. Creci 2390.

TERRENO , vendo,338,52m², Lot. Port III,saída p/ Curvado, próx.ao posto Tonin, valor acombinar. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 comAntonio Corretor de Imó-veis. Creci 17.145.

TERRENO , vendo,422,40m², 12x35,4, fren-te p/ o sol da manhã, Lot.Avenidas, ótima localiza-ção, R$ 120.000,00. Tra-tar (45) 3284-1048ou 9962-0082 com Anto-nio Corretor de Imóveis.Creci 17.145.

TERRENO , vendo,meio, de esquina, Lot.Gra lha Azu l , R$40 .000 ,00 . Tr. (45 )9979-1080 c/ Adelar ou3254-5000 na Cer toImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRENOS , vendo,14m de frente, Lot. Re-canto Feliz, 400m domercado Weimann, apartir de R$ 45.000,00 àvista ou R$ 5.000,00 deentrada e saldo até 60meses, parcelamento di-reto. Tr. (45) 9979-1080 c/Adelar ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

TERRENOS , vendo,bem localizados, valora pa r t i r de R$45.000,00, R$ 5.000,00de entrada e restanteentre 40 a 60 meses. Tr.(45) 9978-6422 comRaimundo Van DenBonn, Creci F11955J.

TERRENOS , vendo,Lot. Beija Flor, em frenteao Lot. Ana Paula, a par-tir de R$ 85.500,00 à vis-ta ou 20% de entrada esaldo até 60 meses, par-celamento direto. Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo,Lot. Wutzke, em NSR,saída p/ Planalto, valor acombinar, à vista c/ 10%de desconto ou financia-do pela Caixa, de 60 até420 meses. Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

APARTAMENTO, alu-go, p/ temporada, c/ 2quartos, 1 bwc, sala deestar, sala de jantar, co-zinha, sacada lateral c/churrasq., garagem,aprox. 100 metros domar, em Meia Praia,próx. Shopping Andori-nha, valor a combinar. Tr.(45) 9807-1138.

CASA, alugo, de esqui-na, c/ 3 quartos, sala,cozinha, bwc, lavand.,churrasq., garagem p/ 2carros, Rua Aracajú, nº330, Lot. Rainha, valor acombinar. Tr. (45) 3254-0477 ou 9997-0396, Cre-ci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

QUARTOS, ofereço p/alugar, c/ móveis ou semmóveis, próx. à Unioes-te, em MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 9106-8688ou 9913-1604.

SALA COMERCIAL,alugo, 65m², R. MinasGerais, centro, 130m darotatória da Bandeira,R$ 678,00. Tr. (45)3254-4512 ou 9911-8128 com Fernando.

SALA COMERCIAL,alugo, R. Pernambuco,nº 1623, 30m da Unio-este, R$ 700,00. Tr. (45)9969-8051.

SOBRADO, alugo, deesquina, c/ 3 quartos, 3bwc, sala, cozinha, la-vand., garagem fechada,R. Fortaleza, nº 499, Lot.Nova América, valor acombinar. Tr. (45) 3254-0477 ou 9997-0396,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

ASTRA HATCHBACK2.0 CD , vendo, ano2004, bege, ar digital,manual, ótimo estado,R$ 22.800,00, aceitobiz c/ partida. Tr. (45)9994-0990.

BORA 2.0, vendo, ano2006, cinza, completo,automático, ar digital,airbag duplo, abs, rodasliga leve, cd, manual,chave reserva, impecá-vel, R$ 30.900,00. Tr.(45) 8803-6565.

CAMINHÃO, vendo,ano 73, Chevrolet, motorMercedes, R$ 18.000,00.Tratar (45) 9810-7533com Junior.

CARRETA, vendo, agrí-cola, de madeira, usada,valor a combinar, parcelopgto. Tr. (45) 9935-2343.

CORSA ECONOFLEX1.4, vendo, ano 2008,completo, 4 pneus novos,ótimo estado, valor a com-binar. Tr. (45) 9971-1190.

CORSA WAGON SU-PER, vendo, ano 96, 4portas, R$ 9.900,00. Tr.(45) 9923-5543.

CORSA WIND 1.0, ven-do ou troco, ano 2000,prata, ar quente, limpadore desembaçador traseiro,som, estado de novo, óti-mo estado, R$ 10.800,00.Tr. (45) 3254-4512 ou9911-8128 com Fernando.

COURIER, vendo, ano2004, pneus novos, ar,vidros, direção, engate p/barco, revisado, R$16.900,00. Tr. (45) 9904-5031 com Tiarles.

D20 BRASINCA, vendo,ano 89, cabine dupla, turbo,completa, R$ 25.000,00. Tr.(45) 9924-6339.

ECOSPORT XLT, ven-do, ano 2011, prata, au-tomático, completo, air-bag duplo, abs, R$42.000,00. Tr. (45) 9961-2575 com Alexandre.

F-1000, vendo ou tro-co, ano 80, R$15.000,00, troco por car-ro. Tr. (45) 8817-8141com João.

F-1000, vendo, ano 93/94, vermelha, R$ 42.000,00.Tr. (45) 3284-1500.

FIESTA 1.0, vendo, ano95, branco, 4 portas, parteinterna nova, som, pneusnovos, R$ 6.900,00. Tr. (45)9909-8313.

FIORINO FURGÃO,vendo, ano 2008, flex,impecável, valor a combi-nar. Tr. (45) 9973-4000.

FUSCA, vendo, ano 73,marron, 2º dono, manual,chave reserva, 118.000km,R$ 16.000,00. Tr. (45)9127-5666 ou 9954-4696.

FUSCA, vendo, ano 83,vermelho, motor novo,som, bancos de couro,ótimo estado de conser-vação, R$ 5.000,00. Tr.(45) 9103-8213 ou 3279-1072 com Aline.

GOL CL 1.6 MI, vendo,ano 99, cinza, R$11.900,00. Tr. (45) 9989-5999 com Osmar.

GOL G5 1.0, vendo,ano 2011, prata, comple-to, airbag, abs, retrovisorelét., som, alarme nachave, 25.000km, R$26.990,00. Tr. (45) 9127-5666 ou 9954-4696.

GOLF PLUS 2.0, ven-do, ano 2005, preto,completo, automático,airbag duplo, ar digital,computador de bordo,cd, rodas liga leve, im-pecável, R$ 28.900,00.Tr. (45) 9986-9262.

HILUX SRV, vendo, ano2009, preta, completa, R$95.000,00. Tr. (45) 9961-2575 com Alexandre.

O PRESENTE | 39SEXTA-FEIRA, 03 DE JANEIRO DE 2014 CLASSIFICADOS

�R

ecorte na linha pontilhada

Produto: ---------------------------------------------- Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: ----------------------------------- Valor: ----------------------------------

Obs.: ----------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Endereço: -------------------------------------------- Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 03/01/2014.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarCompro

VendoTrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 04/01/2014

R$ 2,00PARA ASSINANTES

JIPE WILLYS, vendo,ano 60, motor 6cc, todooriginal, documentaçãoem dia, valor a combinar.Tr. (45) 9103-8213 ou3279-1072 com Aline.

JIPE WILLYS, vendo,ano 62, motor original6cc, caixa reduzida,pneus em ótimo estado,valor a combinar. Tr.(45) 9917-1333.

KA GL IMAGE 1.0, ven-do, ano, 2000, azul, com-pleto, R$ 11.500,00. Tr. (45)9127-5666 ou 9954-4696.

KADETT 2.0, vendo,ano 92, cinza, álcool,básico, ótimo estado deconservação, R$7.500,00, aceito Biz c/partida até R$ 3.500,00.Tr. (45) 9989-1505.

MERIVA PREMIUM1.8, vendo, ano 2011, pra-ta, flex, completa, auto-mática, rodas liga leve, cdoriginal, cibié, 23.000km,impecável, R$ 37.900,00.Tr. (45) 8803-6565.

ONIX LT 1.0, vendo, ano2013, branco, 13.000km,sistema de som mylink,airbag, R$ 30.600,00. Tr.(45) 3279-1732.

PALIO 1.6, vendo, ano97, ar cond., DH, vidroselét., trava, alarme, ro-das, R$ 11.800,00. Tr.(45) 9923-5543.

PARATI G4 1.6, vendoou troco, ano 2011/12,flex, completa, 4 pneusnovos, revisada, R$30.000,00, abaixo da ta-bela fipe. Tr. (45) 9978-0636 (tim) ou 8407-5196(oi) com Juarez.

PARATI, vendo, ano94/95, azul, ótimo esta-do, valor a combinar. Tr.(45) 9973-4000.

POLO SEDAN 1.6, ven-do ou troco, ano 2005,prata, flex, completo, R$22.500,00. Tr. (45) 9914-9921 com Édi Luiz.

S10 2.8, vendo, ano2001, vermelha, cabinedupla, diesel, valor acombinar. Tr. (45) 9141-8618 com Jeferson.

S10 EXECUTIVE, vendo,ano 2009, preta, diesel,4x4, airbag, abs, piloto au-tomático, R$ 59.990,00,sem troca. Tr. (45) 3281-7025 ou 9911-3950.

S10 EXECUTIVE, ven-do, ano 2010, diesel, ca-bine dupla, acessórios,R$ 67.000,00, aceito car-ro de menor valor. Tr.(45) 9923-5543.

SANTANA 1.8, vendo,ano 2001, branco, álco-ol, completo, 4 portas,R$ 13.000,00. Tr. (45)8809-1180.

SAVEIRO 1.6, vendo,ano 2003/03, cinza, álco-ol, completa, bom esta-do, valor a combinar. Tr.(45) 3282-1095 ou 9848-6028 com Mário.

SAVEIRO G3 1.6, ven-do, ano 2000, vermelha,c/ ar-cond., R$16.990,00. Tr. (45) 9127-5666 ou 9954-4696.

SAVEIRO, vendo outroco, ano 89, álcool, R$6.800,00. Tr. (45) 9957-1997 com Nilson.

UNO MILLE FIRE, ven-do, ano 2008, azul, bási-co, flex, 2 portas, som,manual, bem conserva-do, R$ 12.500,00. Tr. (45)9910-3881 com Marcos.

VECTRA ELEGAN-CE, vendo, ano 2008,prata, airbag, ar digital,placa A, couro, revisa-do, R$ 33.000,00. Tr.(45) 9914-1350.

VECTRA GLS 2.2, ven-do, ano 2001, prata, com-pleto, ar digital, R$19.990,00. Tr. (45) 9127-5666 ou 9954-4696.

VECTRA GLS 2.2, ven-do, ano 99, prata, gasoli-na, completo, ar digital,rodas 15, 4 pneus novos,R$ 10.000,00 + parcelas,aceito carro de menor va-lor. Tr. (45) 9983-3312.

VECTRA GLS, vendo,ano 2001, verde escurometálico, 8v, completo,ótimo estado, R$18.500,00, aceito motoou carro de menor valor.Tr. (45) 9909-8313.

VECTRA GTX 2.0, ven-do ou troco, ano 2010,preto perol izado, 8v,64.000km, todos origi-nais do gtx, sensor dechuva, retrovisor retrátil,R$ 40.500,00. Tr. (45)9961-0071 ou 9931-3089com Marcos.

VOYAGE, vendo, ano95, branco, 4 portas, R$8.000,00. Tr. (45) 9810-7533 com Junior.

BIZ 100, vendo, ano2003, azul, valor a com-binar. Tr. (45) 9957-3879.

CBX 200 STRADA ,vendo, toda reformada,motor retificado, pinturanova, painel, escape eamortecedor novos, pneunovo, impostos pagos,impecável, valor a com-binar. Tr. (45) 9950-0423com Francisco.

TROCO, moto Yamaha225 por motocultivadorYanmar ou tobata, c/ en-xada rotativa, Tr. (45)8803-5935.

YBR FACTOR 125, ven-do, ano 2009/09, valor acombinar. Tr. (45) 9123-5932 com Djiovane.

YBR FACTOR, vendo,ano 2009/10, roxa, com-pleta, R$ 4.500,00. Tr.(45) 9949-4465.

ANTENAS , instala-ções, manutenção e as-s is tência técnica deaparelhos e antenas pa-rabólicas e digitais, az-box, az-américa, bravo+, bravissimo, etc, aten-do MCR e região, inte-ressados. Tr. (45) 9934-4624 com Gilson.

CAÇAMBA , vendo,metálica, Jeep Willys,ano 1957, R$ 1.800,00.Tratar (45) 9914-4663com Dimas.

CONSÓRCIO CON-TEMPLADO, vendo, p/automóvel, crédito R$100.000,00, entrada R$36.900,00, assume 35parcelas de R$ 2.473,00.Tr. (45) 3254-5050 ou9999-4847 na CredCerto.

CONSÓRCIO CON-TEMPLADO, vendo, p/imóvel, crédito R$50.000,00, entrada R$17.900,00, assume 139parcelas de R$ 416,00.Tr. (45) 3254-5050 ou9999-4847 na CredCerto.

CONSÓRCIO NOVO,vendo, p/ automóvel, cré-dito R$ 45.281,00, assu-me 70 parcelas, 1ª a 4ªde R$ 906,10, demaisparcelas de R$ 792,90.Tr. (45) 3254-5050 ou9999-4847 na CredCerto.

CONSÓRCIO NOVO,vendo, p/ moto, crédito R$7.000,00, assume 70 par-celas, 1ª a 4ª de R$141,73, demais parcelasde R$ 124,23. Tr. (45)3254-5050 ou 9999-4847na CredCerto.

CONSÓRCIO NOVO,vendo, sem taxa de adesão,crédito R$ 500.000,00, pra-zo 193 meses, c/ até 8contemplações por mês.Tratar (45) 9842-5000 c/Tânia ou 3254-5000 naCerto Imóveis.

ELÍPTICO, vendo, Ca-loi, seminovo, R$ 700,00.Tr. (45) 9934-5838.

FILHOTE, vendo, Lha-sa Apso, c/ 45 dias, va-cina importada, valor acombinar. Tr. (45) 9912-1127 com Marciane.

FILHOTES, vendo, Bo-xer, valor a combinar. Tr.(45) 9916-3917 com Jonas.

FILHOTES, vendo, Pas-tor Alemão, c/ 45 dias, va-lor a combinar. Tr. (45)9923-3369 com Elton.

FILHOTES , vendo,Yorkshire, vacinados, va-lor a combinar. Tr. (45)9950-5433 com Sirlei.

LAVA SOFÁ, lavagema seco, lava, estereliza eperfuma, cama box, co-bertores, edredons, tape-tes, estofados de veícu-los, cortinas e persianas,interessados. Tr. (45)9934-8875 ou 9105-2280.

LOJA DE ROUPAS,vendo, masculina e femi-nina, completa ou so-mente instalações, emfuncionamento, ótima lo-calização, no centro, emToledo, valor a combinar.Tr. (45) 9967-4488.

LOJA DE ROUPAS, ven-do, R. 7 de Setembro, nº576, centro, MCR, valor acombinar, aceito carro outerreno. Tr. (45) 9995-5557com Marcos.

MADEIRAS, vendo, usa-das, podem ser utilizadasem telhado ou cortadas p/lenha, valor a combinar, pre-ço de ocasião. Tr. (45)9133-2060.

MÁQUINA DE SORVE-TE, vendo, Italiano, usada,ótimo estado, c/ garantia,R$ 12.000,00, pode serparcelado. Tr. (45) 9904-4099 com Jandir.

MOTOR, vendo, mwm,6cc, R$ 8.000,00. Tr. (45)9810-7533 com Junior.

OFERTA DE TRABA-LHO p/ marmoreiro, na R.Rio Grande do Sul, nº 5980,interessados. Tr. (45) 3254-5816 ou 9967-5251.

OFERTA DE TRABA-LHO p/ técnico de refrige-ração, interessados. Tr.(45) 9904-4099 com Jandir.

OFERTA DE TRABA-LHO p/ vendedor interno,interessados. Tr. (45) 3254-2960 com José ou Rita.

OFERTA DE TRABA-LHO p/ vendedor interno,interessados. Tr. (45) 9904-4099 com Jandir.

PROCURO trabalhocomo manicure, interessa-dos. Tr. (45) 9983-3295.

TELEVISORES, vendo,seminovos, 14", 20" e 29",valor a combinar, preço deocasião. Tr. (45) 9944-4415ou 8800-0718.

VENDO, máquinas decostura, galoneira, overlo-ck, corta-viés, c/ estoquede tecidos e aviamentos,móveis para loja, motivode mudança, valor a com-binar. Tr. (45) 9959-1676ou 3254-8539.

VENDO, título Aliança,quitado, valor a combinar.Tr. (45) 8800-5232 ou9982-9155.

COLHEITADEIRA, ven-do, ano 2004, John Deere1450, 19 pés, 2700hs,pneus novos, ótimo estado,R$ 240.000,00, prazo acombinar. Tr. (45) 8805-4760ou 9942-9940 com Arnildo.

FORRAGEIRA, vendo,de milho, usada, revisada,valor a combinar. Tr. (45)9935-2343.

OVELHAS, vendo, 2,machos, reprodutores,Santa Inês, puro de origem,valor a combinar. Tr. (45)9925-5242 ou 9971-2858.