01 03 2014

32

Upload: o-presente-ltda

Post on 07-Apr-2016

226 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Desafios pela frente02 | O PRESENTE EDITORIAL SÁBADO, 03 DE JANEIRO DE 2015

Ano novo, governo novo. Rumo novo? É o quetudo indica...

Quem assistiu à posse da presidenta DilmaRousseff (PT) para o seu segundo mandato, noprimeiro dia de 2015, percebeu que ela está dispostaa mudanças, tema, por sinal, bastante recorrentena campanha eleitoral. Ao menos seu discursotransparece isso. Tanto que a petista reforçou queo recado que o povo brasileiro mandou, pelasurnas, não foi só de reconhecimento e confiança,mas também de quem quer mais e melhor.

Nos pronunciamentos da posse em 2011 e ago-ra, alguns temas semelhantes, porém, com ênfasesdiferentes. Na primeira posse como presidenta,Dilma prometeu rigor com a corrupção; agorapediu que seja “extirpada”. An-tes, ela exaltou a Petrobras; esteano falou que a estatal é “maiorque crises” e deve ser protegidade “predadores internos e de seusinimigos externos”. No primeiromandato, ressaltou o crescimen-to da economia brasileira duran-te os governos do ex-presidenteLula. Agora, lembrou que seránecessário um ajuste nas contaspúblicas e aumento na poupançainterna para permitir a retoma-da do crescimento.

Dilma sabe, e deixou claroque sabe, que o Brasil precisa voltar a crescer. Aequipe econômica de sua nova gestão terá muitotrabalho pela frente. A economia nas suas maisamplas variantes será o ponto-chave a partir deagora, para que tudo aconteça no Brasil daquipara a frente.

Logicamente que muito das mudanças que Dil-ma deseja depende mais da boa vontade do Con-gresso Nacional do que da ação do Palácio doPlanalto. Dos compromissos apresentados no dis-curso de posse, como eixo do seu segundo mandato,os principais precisam do aval do Poder Legislati-vo, como é o caso das mudanças nas áreas tributá-ria, de segurança pública, combate à corrupção esaúde. Outra bandeira de campanha, e muito

aguardada pelos cidadãos deste país, a reformapolítica, também está nas mãos de deputadosfederais e senadores.

Tudo, ou ao menos muita coisa, para avançar,vai depender do relacionamento do Executivo comos congressistas. A presidenta, não muito adeptaao diálogo, precisará rever certas posturas paranão ver seus planos irem por água abaixo. Depu-tados e senadores, por sua vez, bem que poderiamlegislar mais em prol do povo, pelo qual forameleitos, e deixar as causas próprias de lado; esque-cer das barganhas políticas e da sede incansável demais e mais poder.

Dois mil e quinze será um ano de muitos desa-fios, não resta dúvida. Para o país voltar a crescer,

melhorar a economia, recon-quistar certas credibilidades,fazer novos investimentos, ga-nhar em produtividade, entreoutras necessidades pontuais,dependemos exclusivamente dospolíticos que nos representamem Brasília. Já passou da horade deixar para trás aquele pen-samento típico de oposição,como o quanto pior, melhor;aquele posicionamento de ali-ados revoltados que busca atin-gir o governo por birras oumotivos de cota pessoal. É pre-

ciso concentrar esforços para que as mudançaspossam acontecer naturalmente. Não importa se éno governo de A ou B, se é na gestão de fulano oucicrano, o que importa é o que é melhor para osbrasileiros. Nossos políticos definitivamente preci-sam dar as mãos em favor do Brasil.

Sonhar não custa, mesmo sabendo que do dis-curso de boas intenções para a prática em si há umlongo caminho. Uma coisa é certa: se os políticosbrasileiros continuarem a não ceder facilmente àsvontades e necessidades do povo e de governarem elegislarem para se manter no poder, não podere-mos criar grandes expectativas em relação ao novoano. Se continuar do jeito que está, ficará cada vezmais difícil ajeitar o Brasil por completo.

É preciso concentraresforços para que as

mudanças possam acontecernaturalmente. Não importa

se é no governo ou nagestão de A ou B, o que

importa é o que é melhorpara os brasileiros. Nossospolíticos definitivamente

precisam dar as mãosem favor do Brasil.Sonhar não custa

AS MUITAS PREOCUPAÇÕESDOS BRASILEIROS EM 2015Se o ano de 2014 não foi um período positivo

para a economia nacional, devido ao agravamentodas dificuldades de diversos setores produtivos,além dos escândalos de corrupção que desvalori-zaram um dos maiores patrimônios do povo brasi-leiro, como é a Petrobras, 2015 não deverá apre-sentar nenhuma reação importante.

Conforme conhecidos e respeitados economis-tas, neste ano continuaremos enfrentando inflaçãoainda elevada e o crescimento do Produto InternoBruto (PIB) deverá ser novamente irrelevante.

Para os especialistas, a estratégia da eleva-ção das taxas de juros adotada outra vez peloComitê de Política Monetária (Copom), do BancoCentral (BC), não deverá impactar sobre os pre-ços dos bens de consumo, antes de seis a novemeses após sua efetivação.

Como a taxa básica ou Selic foi elevada para11,75% ao ano no início de dezembro, a atividadeeconômica será atingida pelo consequente novoaperto monetário. Com isso, os brasileiros po-bres e ricos devem se preparar para encarar aestagnação da economia, como, por exemplo, jáacontece na Argentina.

Na prática, não se pode esperar muito de2015, após o governo prever para expansão doPIB superior a 4% em 2014, mas que foi caindo eacabou inexpressivo.

Por outro lado, a inflação de 6,75% nos últimos12 meses, mesmo que caia bastante, ainda seráalta e dificultará ajustes.

O dólar poderá subir ainda mais e a desvalo-rização do real, mesmo sendo benéfica para asexportações, isso não acontecerá com o controleinterno de preços.

Em 2015 ainda deveremos ter novos aumen-tos nos preços de combustíveis, de tarifas dotransporte coletivo, de energia elétrica e há pro-blemas com a queda de receita das desonera-ções da folha de pagamento das empresas.

Além disso, o Brasil poderá ter novo déficit nasrelações com o exterior, com perdas em transa-ções correntes.

Estimativas do Fundo Monetário Internacional (FMI)indicam que a economia global cresceu 3,3% em2014, com 7,4% da China, 5,6% da Índia, 2,4% doMéxico, 1,4% da Alemanha e menos de 0,3% do Brasil.

Para 2015, prevê alta de 1,8% do PIB dos paísesdesenvolvidos e de 4,4% para os emergentes, oque comprova que a crise brasileira não decorreapenas de fatores externos.

Diante desse quadro, os especialistas reco-mendam que os brasileiros tomem cuidado comsuas finanças em 2015, até porque o desempregovolta a se tornar um perigo real.

Os economistas afirmam que o cenário poderáser mais positivo a partir de 2016, até porque oaperto fiscal já sinalizado pelo governo irá ajudar adesaquecer a economia.

Tanto que o crescimento projetado para o PIB éde apenas 0,9%. Para 2016 já se fala em 1,6%. Sobreas previsões mais otimistas, desejamos acerto aosespecialistas, como torcemos para que estejamequivocados no caso das projeções negativas.

Além disso, vamos também fazer a nossa partecomo parlamentares, cidadãos, empresários eagricultores, contribuindo com o que estiver aonosso alcance para o país voltar a crescer, reduzin-do o índice de jovens que não estudam e nãotrabalham e das famílias que dependem dos pro-gramas sociais para sobreviver, elevando e melho-rando a escolaridade dos brasileiros e garantindoqualidade de vida à toda a população.

Como legisladores, faremos isso prosseguin-do com a defesa do agronegócio, do municipalis-mo, das reformas política e tributária e dos maioresinvestimentos em estruturas de armazenagem etransporte da produção.

* O autor é deputado federal pelo Paraná

[email protected]

Cotado

O PRESENTE | 03SÁBADO,03 DE JANEIRODE 2015

Comentário do dia - I“Por que Dilma (Rousseff) não usou o lema Pátria Educadora na campanha enão colocou no orçamento de 2015 os recursos pelo menos para pagar o piso

salarial?”. Do senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

A sala de reuniões do gabinete da Prefeitura de Marechal Cândido Rondon foi palco,na quarta-feira (31), da transmissão de cargo do prefeito Moacir Froehlich para o vice-prefeito Silvestre Cottica. A troca de comando ocorreu porque o chefe do Poder Executivorondonense está de férias nos próximos dias.

Acompanharam o ato o secretário de Administração, Altair Genz (Maninho), o novopresidente da Câmara de Vereadores, João Marcos Gomes, o vereador Adriano Cottica,além de outros servidores e familiares do vice-prefeito.

Conforme o prefeito em exercício Silvestre Cottica, os trabalhos da prefeitura seguirãoseu ritmo normal, dentro do cronograma já pré-estabelecido. “Vamos iniciar o novo anoempenhando um ritmo forte de trabalho em todas as frentes da administração, o que vemsendo uma característica desta gestão”, destacou.

Comentário do dia - II“Temos muitos motivos para preservar e defender a Petrobras depredadores internos e de seus inimigos externos. Por isso, vamos

apurar com rigor tudo de errado que foi feito e fortalecê-la cada vezmais”. Da presidenta Dilma Rousseff (PT), durante seu discurso

de posse, na quinta-feira (1º).

Mudança na prefeitura

Jad

ir

Zim

me

rma

nn

Prefeito MoacirFroehlich passao comando daadministraçãomunicipal parao vice-prefeito

Silvestre Cottica.Na foto, registrodo momento em

que Cotticaassinava a ata

de posse

ExpectativasEnquanto o prefeito de Marechal Cândido Ron-

don, Moacir Froehlich, aproveita alguns dias de férias,no meio político local a expectativa é em relação apossíveis mudanças que ele deve promover na equipeadministrativa para os dois anos restantes de seusegundo mandato.

Em entrevista ao Jornal O Presente, Froehlich jádeclarou que eventuais trocas devem ser anunciadasainda em janeiro, possivelmente lá pelo dia 15. Noentanto, ele não quis adiantar em quantas e muitomenos em quais pastas pretende mexer. É aguardar.

Atual vice-líder do governo na Assembleia Legislativa e presidente doDemocratas no Paraná, o deputado estadual Elio Rusch tem sido

cotado para ser o próximo líder do governo na Casa de Leis

O atual líder do governona Assembleia Legislativa,Ademar Traiano (PSDB), deveassumir a presidência da Casade Leis no início de fevereiro,quando ocorre a eleição inter-na para escolha da mesa direto-

ra para o biênio 2015/2016.Com isso, um dos no-

mes cotados para ocu-par o cargo deixado

pelo tucano é o dodeputado estadualElio Rusch, queatualmente já é ovice-líder do gover-no no Legislativoestadual e presideo Democratas noParaná.

Arquivo/OP

Fim do recessoO atendimento ao público na Prefeitura de Mare-

chal Cândido Rondon volta ao normal na segunda-feira (05). O período de recesso durou duas semanas.

O último dia de 2014 trouxe boas expectativas e quem sabeimportantes novidades, no decorrer deste ano, para o ConsórcioIntermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar). Naquarta-feira (31), foram protocolados junto à Caixa Econômi-ca Federal de Cascavel todos os projetos e documentos paraanálise da construção dos blocos III e IV da entidade, referenteà emenda de R$ 7 milhões.

No mesmo dia, o presidente do Ciscopar, Jucenir Stentzler(prefeito de Palotina), assinou o convênio no valor de R$ 250 milpara aquisição de equipamentos. Os recursos foram viabilizadospor meio de emenda parlamentar do senador Alvaro Dias.

Com a concretização destes investimentos, são mais açõesrealizadas na região que devem garantir melhorias na presta-ção de serviço na área de saúde pública.

Investimentos no Ciscopar

Medida austeraNo dia de sua posse para o segundo mandato, quinta-feira (1º), o governador

Beto Richa (PSDB) assinou 18 decretos para impor maior rigor na execução doorçamento do Poder Executivo. O objetivo, segundo ele, é realizar uma economiade R$ 1 bilhão nos gastos de custeio ao longo de 2015.

Se essas medidas não prejudicarem os serviços essenciais e básicos oferecidosaos paranaenses, ótimo. Se de fato funcionarem, perfeito. Isto porque o governa-dor certamente já percebeu que houve falhas graves na condução do setorfinanceiro em seu primeiro mandato. O que a população espera agora é orestabelecimento da área econômica - que passará por aumento nos impostos - eque os projetos prometidos durante a campanha não fiquem apenas no discurso,mas que de fato sejam realizados.

Grupo de alunos uniformizados da escola mantido pelo Cia. Matte Laranjeiraem Guaíra aguardando a chegada do presidente Getúlio Vargas para a

instalação do distrito federal, em abril de 1944

HARTO VITECK

“Aos 20 anos o homem tem o rosto que a naturezalhe agraciou; aos 35 ele tem o rosto que ele projetou

e aos 60 tem o rosto que ele merece”.

- de Rogério Antonio Lopes

O presidente americano Abrahan Lincoln dizia o seguinte: “ai do país em que cadaum cumprir sua obrigação”. Com isso ele queria dizer que o fato de o sujeito apenas fazersua parte é muito pouco, na verdade ele deve fazer muito mais.

É constrangedor - e beira as raias da sandice - quando vemos alguém realizar algumtrabalho ou encargo e depois, com aquela expressão de alívio, dizer pateticamente: “Eujá fiz a minha parte!!!”.

Essa máxima tem contribuído enormemente para dificultar o país a trilhar os melhoresrumos e os caminhos mais apropriados. Quando digo que “fiz a minha parte”, trago ofalso entendimento de que minha responsabilidade se exauriu e dali para frente não éproblema meu, quando, na verdade, é exatamente o contrário, todos nós temosresponsabilidade recíprocas e complementares sobre os temas, primeiro porque vivemosna mesma sociedade, na mesma cidade e segundo porque a minha omissão na assunçãodessa responsabilidade pode vir em meu próprio prejuízo. [...]

(Segue na próxima coluna).

“Nada há tão fácil que não fique difícilquando se faz obrigado”.

Udo Jürgens Udo Jürgens Udo Jürgens Udo Jürgens Udo Jürgens (Udo Jürgen Bokelmann)(1934-21.12.2014) - renomado cantor austro-suíço, considerado como um dos cantores de

maior sucesso da língua e responsável pela divulgação da música pop alemã a partir da décadade 1960. Em mais e 50 anos de carreira, produziu mais de mil músicas e vendeu mais de 100milhões de cópias. Entre nós, teuto-brasileiras, ele ficou bastante conhecido com as músicas

“Griegischer Wein” (Verde Vinho) e “Buenos dias, Argentina”, música interpretada pela seleçãoalemã na Copa da Argentina, de 1978 (dw)

harto.viteck@gmail .comharto.viteck@gmail .comharto.viteck@gmail .comharto.viteck@gmail .comharto.viteck@gmail .com

04 | O PRESENTE SÁBADO, 03 DE JANEIRO DE 2015

Ruas mais bonitas da cidade: qualquer uma onde as copasdas árvores de ambas as calçadas se juntam.

Sponholz...

. Pão grande tem pouco freguês.

. Mulher que bem se arreianunca é feia.

. A quem mais amamos, menossabemos falar.

Cotidianas...Cotidianas...Cotidianas...Cotidianas...Cotidianas...

Perdura uma grave pendênciaE isso não é maledicência.

Queremos saber se há solvênciaNa Saúde, sempre sem assistência.

Também na Educação, semsubsistência,

E na Segurança, que está umaindecência.

Talvez se a corrupção não fosseciência

Aplicar-se-ia verbas comproficiência.

Isso apregoado, já perdida apaciência,

Não se deve permitir a permanênciaDaqueles que já mostraram

incoerência.

Ocorrendo a existência de decênciaE para tal basta do eleitor

consciênciaAí, sim, o Brasil chegará a ser

potência.

Cabeça de CorujaCabeça de CorujaCabeça de CorujaCabeça de CorujaCabeça de Coruja

ZUM SCHLUSSZUM SCHLUSSZUM SCHLUSSZUM SCHLUSSZUM SCHLUSS

A felicidade é ter

boa saúde e má

memória.

Achava o meuAchava o meuAchava o meuAchava o meuAchava o meupai velho. Hojepai velho. Hojepai velho. Hojepai velho. Hojepai velho. Hojevejo que quemvejo que quemvejo que quemvejo que quemvejo que quemtem mais de 60tem mais de 60tem mais de 60tem mais de 60tem mais de 60anos ainda temanos ainda temanos ainda temanos ainda temanos ainda tem

muito pelamuito pelamuito pelamuito pelamuito pelafrente.frente.frente.frente.frente.

Os grandes personagens da Matte Larangeira4. Heitor Mendes4. Heitor Mendes4. Heitor Mendes4. Heitor Mendes4. Heitor MendesGonçalvesGonçalvesGonçalvesGonçalvesGonçalves

[...]

FIM MOROSOOficialmente a resolução

presidencial deu fim oficial aosarrendamentos das terras er-vateiras no Sul do Mato Gros-so em 02 de janeiro de 1941.Mas a complexidade da redede mando e poder de influên-cia da Matte nos meandrosgovernamentais locais pro-crastinou a sua efetivação,tanto que “em 1944 nada ouquase nada fora feito paracumprir” a decisão de Vargas(Oliveira, 2004, p. 113).

Inúmeras vezes a Comis-são Mista de Faixa de Frontei-ra e o Gabinete da Presidên-cia oficiaram os governantesda região cobrando o cum-primento da ordem presiden-cial. Todavia, os mandantespolíticos regionais se manti-veram vacilantes e vagarosospara implementar as medidasdeterminadas.

Nem os interventores no-meados para os então criadosterritórios federais do Iguaçue de Ponta Porã¹ deram caboàs recomendações do governocentral de desalojar as empre-sas platinas, algumas até con-tando com capital britânico,das faixas de fronteira de Gua-íra a Foz do Iguaçu², e a Cia.Matte Larangeira na linha fron-

teiriça sul mato-grossense.

¹ Ao contrário da criaçãodos demais territórios federaisem 1943, para muitos especia-listas, o estabelecimento dosterritórios do Iguaçu e de Pon-ta Porã tiveram a função prin-cipal de subtrair o domíniodas empresas estrangeiras nasduas áreas de fronteira. Ou-

tros estudiosos não têm omesmo entendimento.

² No primeiro Censo reali-zado após a Proclamação daRepública Brasileira, a cidadede Foz do Iguaçu tinha umapopulação estrangeira dispa-radamente superior à brasilei-ra, coisa de 200x10.

Para fazer acontecer o queera para ter acontecido hátempo nas duas áreas de fron-teira, o próprio presidenteVargas interveio pessoalmen-te para resolver a pendência,com adoção de várias medidasem desfavor da continuidadedos negócios das empresasconcessionárias.

Além de proibir a continui-dade do arrendamento doservais e a criação dos dois ter-ritórios federais, Vargas criouo Serviço Nacional do Bacia doPrata - SNBP, uma autarquiacom a missão de estabelecer ocontrole e a administração danavegação nos rios Paraguai eParaná, e seus afluentes. Até

PPPPPoooooeeeeesssssia Aia Aia Aia Aia Annnnnotototototadadadadadaaaaa

Albert Schweitzer1875-1965 - médico e humanista

teuto-francês

JAMAIS FAÇA A SUA PARTE

Re

pro

du

ção

José ZoknerJosé ZoknerJosé ZoknerJosé ZoknerJosé Zokner.................................................

TÁ NA HORA DEPERDER A PACIÊNCIA

Do ator Tarcísio MeiraTarcísio MeiraTarcísio MeiraTarcísio MeiraTarcísio Meira(79 anos),

no jornal “O Globo”.. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .1944 - ... - escritor e poeta

curitibano

mat

tela

rang

eira

digi

tal -

repr

oduç

ão

- Das Vias Curitibanas -

aquele momento não havianenhum controle estatal so-bre a navegação nas duas im-portantes bacias hidrográficas.

O transporte fluvial no RioParaguai era feito pelo LloydBrasileiro e no Rio Paraná pelaCia. Viação São Paulo-MatoGrosso, empresas intimamen-te ligadas à Matte Laranjeira.

Outra medida getulista foidesalojar a “senhora dos her-vaes” da administração deGuaíra, transformando a cida-de num distrito federal, que opróprio presidente instalou.

Ainda no pacote das me-didas adotadas, Vargas de-cretou a incorporação de bensda Matte ao Serviço Nacionalda Bacia do Prata - SNBP,como o caso da linha férreaGuaíra-Porto Mendes, e ins-talações portuárias em Guaí-ra. Na mesma ocasião, tam-bém determinou à compa-nhia que leiloasse outros bens,como foi o caso dos arma-zéns em Porto Mendes. (Segueem conclusão na próxima coluna)

Terêncio

.......................................................dramaturgo romano

Rogério Antonio Lopes

O PRESENTE | 05SÁBADO, 03 DE JANEIRO DE 2015 GERAL

Dilma elege a educação como “a prioridade das prioridades”Conforme presidenta, lema do novo governo será “Brasil: pátria educadora”

NO 2º MANDATO

A presidenta Dilma Rous-seff disse na cerimônia de pos-se no Congresso Nacional,na quinta-feira (1º), que olema do novo governo será“Brasil: pátria educadora”.Ela caracterizou o lema comosimples, direto e que refletecom clareza qual será a prio-ridade do governo, além desinalizar o setor para o qualdevem convergir os esforçosde todas as suas áreas.

“Estamos dizendo que aeducação será a prioridadedas prioridades, mas também

que devemos buscar em to-das as ações do governo umsentido formador, uma prá-tica cidadã”, explicou, aoacrescentar que só a educa-ção liberta um povo e abreportas para o futuro.

Dilma defendeu um ensi-no de qualidade em todos osníveis de formação e para to-dos os segmentos da socieda-de. A presidenta destacou quea expectativa é que, ao longodeste novo mandato, o setorcomece a receber volumesmais expressivos de recursos

oriundos dos royalties dopetróleo e da exploração dacamada pré-sal.

“Buscaremos, em parceriacom os Estados, efetivar mu-danças curriculares e aprimo-rar a formação dos profes-sores” disse, ao avaliar seresta uma área frágil no siste-ma educacional brasileiro. Apresidenta prometeu dar aten-ção especial ao Programa Na-cional de Acesso ao EnsinoTécnico e Emprego (Prona-tec) e ao Programa JovemAprendiz. “O Brasil vai con-

tinuar como país líder nomundo em políticas sociaistransformadoras”, garantiu.

CORRUPÇÃO

Em seu discurso, Dilmatambém disse que vai demo-cratizar o poder, lutando pelareforma política e buscandoopiniões do povo. A presi-denta explicou que democra-tizar o poder também signifi-ca combater a corrupção. Elapropôs um pacto nacionalcontra a corrupção. Segun-do a petista, seu governo foi

o que mais apoiou o combateaos malfeitos, criando leismais severas e garantindoautonomia à Polícia Federal.Dilma disse que submeteráum pacote de medidas anti-corrupção ao Congresso Na-cional.

Entre as medidas, desta-cou, estão a modificação dalegislação eleitoral para tor-nar crime a prática de caixa 2e a alteração da legislaçãopara agilizar o julgamentode processos envolvendo des-vios de recursos públicos.

Novos ministros são empossadospara o segundo mandato

Após receber os cumprimen-tos dos chefes de Estado e degoverno e dos demais represen-tantes de outros países, a presi-denta Dilma Rousseff deu posseaos 39 integrantes de seu minis-tério. Quase a metade do minis-tério é formada por nomes co-nhecidos - 15 ministros foram

mantidos em suas cadeiras equatro foram remanejados paraoutras pastas. Nos anúncios fei-tos nas últimas semanas, Dilmaescolheu 20 novos nomes para oseu primeiro escalão.

Assinaram o termo de posse24 ministros, pois assumemnovas funções. Os 15 que per-

manecem nos cargos foram con-vidados a comparecer ao tapeteverde, atrás da presidenta e dovice Michel Temer, durante acerimônia. Logo depois, todosforam para o Salão Oeste doPalácio do Planalto, a fim de fa-zer a foto oficial ao lado de DilmaRousseff.

Presidenta pede apoio dosbrasileiros para fazer o país vançar

A presidenta Dilma Rousseffpediu na quinta-feira (1º) o apoiodos brasileiros para fazer o paísavançar. O apelo foi feito duran-te o discurso no Parlatório doPalácio do Planalto para o pú-blico na Praça dos Três Poderes,após receber a faixa presidenci-al. “Para conseguir avançar pre-ciso, mais do que nunca, do apoioe da compreensão de vocês. Que-ro pedir o apoio de todos, deLeste a Oeste, de Norte a Sul doBrasil”, declarou.

Dilma voltou a dizer quepretende fazer mudanças naeconomia, mas sem afetar oscompromissos sociais. “Nósvamos fazer, sim, ajustes naeconomia, mas isso sem revo-gar direitos conquistados outrair nossos compromissos so-ciais. Fui reeleita para continu-ar mudando o Brasil e para con-tinuar fazendo as mudanças quevocês desejam. E prometo: fareias mudanças”, expôs.

A presidenta ressaltou que,nos oito anos do governo Lulasomados aos quatro do seu pri-meiro mandato, o país passou pormudanças importantes, período

em que, segundo ela, muitos bra-sileiros saíram da pobreza, ad-quiriram a casa própria, tiveramacesso à universidade e obtive-ram emprego. “Nós resgatamos36 milhões de pessoas da extremapobreza, 22 milhões apenas nomeu governo. Nesses períodos,nunca tantos brasileiros ascen-deram às classes médias”, citou.

Dilma encerrou o discurso,reiterando o compromisso de fa-

zer o país seguir em frente. “Hoje,depois de 12 anos de governo po-pular e de grandes transforma-ções, o povo brasileiro tem o direi-to de dizer, como uma orientaçãopara o meu novo mandato: ne-nhum direito a menos, nenhumpasso atrás, só mais direitos e sóo caminho à frente. Esse é meucompromisso sagrado perantevocês. Esse é o juramento que façonessa praça”, concluiu.

José Cruz/Agência Brasil

Presidenta Dilma Rousseff, durante discurso no Parlatório do Palácio doPlanalto: “Nós vamos fazer, sim, ajustes na economia, mas isso sem revogar

direitos conquistados ou trair nossos compromissos sociais”

Clima esquenta na disputapela presidência da Câmara

Candidato à Presidên-cia da Câmara, o deputa-do Arlindo Chinaglia(PT-SP) subiu o tom, on-tem (02), em relação aolíder do PMDB, deputadoEduardo Cunha (RJ), fa-vorito na disputa. O motedo peemedebista é umaCâmara independente dogoverno Dilma Rousseff.

“Dizer que quer umaCâmara altiva é achar quea Câmara não é altiva,então tem que dizer quemnão honra seu mandato.É só pesquisar as medi-das provisórias para veronde essa altivez acaba”,af irmou Chinaglia , aodiscursar em almoço deapoio à sua candidaturaque reuniu cerca de 80pessoas em Brasília.

A citação das medidasprovisórias é uma insinu-ação de que Cunha utili-zaria seu peso na Câmarapara negociar cargos e ver-bas com o Palácio do Pla-nalto, além de defender in-teresses privados. A can-didatura petista pretenderebater o discurso de defe-sa de uma Câmara inde-pendente do governo afir-mando que a Casa tam-bém tem que ser indepen-dente dos lobbies.

O peemedebista foi osujeito oculto do almoço.Mais do que apresentarpropostas, os presentes seconcentraram em atacarCunha. “Para que a Câ-

mara não se ponha refémde interesses menores enão republicanos só temosum caminho, a candida-tura de Arlindo”, discur-sou a deputada JandiraFeghali (PCdoB-RJ).

Líder do PROS, o depu-tado Givaldo Carimbão(AL) afirmou que a candi-datura de Chinaglia reú-ne, neste momento, 100votos, somando os depu-tados de seu partido comos do PT, PCdoB e PHS.Ele disse acreditar que acandidatura petista chega-rá a 200 votos com a ade-são de PR, PP, PSD, PDT ePRB. Para se eleger é ne-cessário obter pelo menos257 apoios em uma vota-ção que é secreta. “Precisa-mos pular para 257 votos.Não é sonho, não é uto-pia”, discursou Carimbão.

O líder do PP, Eduardoda Fonte (PE), chegou jáno final do almoço, acom-panhado do deputadoAguinaldo Ribeiro (PP-PB). Ele afirmou, no en-tanto, que sua bancada sódecidirá quem vai apoiarno dia 30 de janeiro. Opartido quer negociar umcargo na mesa diretora.

Dos deputados presen-tes no almoço de ontem, amaioria era petista. Dascerca de 80 pessoas queparticiparam do evento,nem todos eram deputa-dos. Havia também sena-dores e ministros.

Na cerimônia que o recon-duziu ao cargo de governadordo Paraná, na quinta-feira (1º),no Palácio Iguaçu, Beto Richaafirmou que é preciso uma ação,um gesto, uma atitude que colo-que em marcha para construircondições para que a vida dapopulação seja melhor que on-tem. “Vamos trabalhar paraque todos os paranaenses con-quistem a vida que merecem”,afirmou, ao lado da vice-gover-nadora Cida Borghetti.

O governador agradeceu aconfiança e o reconhecimentodo povo paranaense pelo tra-balho realizado nos primeirosquatro anos em que adminis-trou o Estado e falou sobre osprincipais objetivos para a ges-tão que se inicia. “Uma vida boapara todos, aquela que vale apena ser vivida, exige cuidadopermanente, vigilância cons-tante e empenho coletivo. Eurenovo aqui meu compromissomais sincero - cuidar, vigiar etrabalhar muito, junto com aminha equipe de governo, paramelhorar a vida de todos quevivem no Paraná”, garantiu.

A vice-governadora eleita,Cida Borghetti, disse que vai apro-veitar a experiência que possuicomo parlamentar, como depu-tada estadual e federal, para fa-zer uma ponte com o governofederal e o Poder Legislativo es-tadual. “Junto ao governador eaos profissionais qualificados quecompõem a equipe de governo,

vamos trabalhar muito pelo povoparanaense. Quero ser uma gran-de parceira do governador nestenovo momento que vive nossoEstado”, expôs.

Richa destacou algumas me-tas da gestão que se inicia, comoo atendimento de 200 mil famíli-as pelo programa Família Para-naense e de mais 110 mil famíliascom moradias. As realizaçõesprevistas para os próximos qua-tro anos incluem ainda a cons-trução de dez Centros de Especi-alidades, tornar realidade a edu-cação integral em todas as esco-las e destinar mais recursos àárea cultural via Lei de Incentivoà Cultura. “Para avançar aindamais é preciso pensar no Paranáque queremos para os paranaen-ses em 2019. As respostas não sãosimples, precisam ser construí-das quotidianamente, com tra-balho duro, com energia e, acimade tudo, com clareza de propósi-tos e retidão de caráter”, disse ogovernador.

Atrair para o Estado maisR$ 35 bilhões em investimentosprivados, a geração de mais 400mil empregos, duplicar mais750 quilômetros de estradas e acontratação de mais dez milpoliciais também são metasprevistas para os próximosquatro anos, entre outras. “Estesegundo mandato é um desafioque assumo com renovada dis-posição. Estamos hoje mais ma-duros, mais preparados e maisseguros para conduzir os desti-

nos do Paraná. Estamos pron-tos para agir, mesmo com a cer-teza de que nosso trabalho terá,como é natural, algumas im-perfeições. Mas temos a humil-dade necessária para corrigiros rumos sempre que precisofor. Faremos pelo Paraná maisdo que nós mesmos imagina-mos - e muito mais do que ospessimistas esperam”, desta-

cou Beto Richa.Ele dedicou sua vitória ao

pai, o ex-governador José Ri-cha, uma forte influência emsua vida política. “Buscamosideias novas e a motivação denossa equipe em um esforçodiário para construir a riquezado Paraná para que seja distri-buída para quem mais preci-sa”, mencionou.

Assembleia encerra mandatosem reforma do regimento

Os deputados estaduaisencerraram o mandato dequatro anos para o qual fo-ram eleitos em 2010 sem votaruma das matérias considera-das mais importantes para amodernização das práticaspolíticas na Assembleia Le-gislativa - a reforma do regi-mento interno da Casa. Apro-vada em abril deste ano poruma comissão especial, a pro-posta não foi colocada emvotação e acabou “engaveta-da” pela atual cúpula do par-lamento estadual.

Com isso, a Assembleiaparanaense permanece comoa única do país a manter ins-trumentos como a chamada

“comissão geral” de plenário,que permite ao Executivoaprovar projetos de seu inte-resse em questão de horas. Ena contramão da Câmara Fe-deral, Senado e até da CâmaraMunicipal de Curitiba, tam-bém segue permitindo a ree-leição indefinida para os car-gos de comando do Legislati-vo do Paraná.

O “engavetamento” é mo-tivado pela falta de interesseda cúpula da Assembleia nasmudanças. Sabendo disso, osdeputados da comissão espe-cial que apresentaram a pro-posta defendiam que a maté-ria deveria ir à votação já noprimeiro semestre, antes das

eleições, para evitar que a dis-cussão fosse contaminadapela sucessão interna. O pre-sidente da Assembleia, depu-tado Valdir Rossoni, alegouque os líderes preferiam dei-xar a votação para depois daseleições de outubro.

Passadas as eleições, po-rém, Rossoni só tocou no as-sunto publicamente no iníciode dezembro, já às vésperasdo fim dos trabalhos, afir-mando que iria colocar o pro-jeto em votação nos próxi-mos dias, o que acabou não seconfirmando. “São questõesque ficarão para a próximacomissão executiva discutir edecidir”, alegou.

A Assembleia Legislativadará posse ao governadorBeto Richa, reeleito para umsegundo mandato no pleitode 05 de outubro deste ano,em sessão solene que terá iní-cio às 16 horas de amanhã(1º), no plenário da Casa. Oroteiro da cerimônia prevêque Richa e sua mulher, Fer-nanda, e a vice-governadoraeleita Cida Borghetti e o mari-do, deputado Ricardo Barros,serão recepcionados no Com-plexo Legislativo AníbalCuri pelo presidente da Co-missão Executiva, deputadoValdir Rossoni, e sua mu-lher, Susana Rossoni.

Eles serão conduzidos aoSalão Nobre da Casa, assimcomo seus filhos. Aberta asessão, Rossoni designaráuma comissão de deputados(líderes partidários) paraacompanharem o governa-dor e a vice ao plenário. Asessão será então momenta-neamente suspensa e reto-mada logo em seguida, com aleitura da composição damesa de honra e a execuçãodo hino nacional.

O presidente da Assem-bleia então convidará o go-vernador a prestar o compro-

misso constitucional, seguin-do-se a leitura do termo deposse pelo 1º secretário, de-putado Plauto Miró. O ritualse repetirá em relação à vice-governadora. Os demaismembros da mesa assinarãoo livro de posse e Rossonideclarará empossados o go-vernador e sua vice.

O governador fará uso dapalavra, sendo que em segui-da a solenidade na Assem-bleia será encerrada com aexecução do hino do Paraná.O governador passará em re-

vista a tropa da Polícia Mili-tar na rua, em frente à Casa deLeis, quando estiver se diri-gindo ao Palácio Iguaçu.

Às 17h30, já na casa doPoder Executivo, haverá atransmissão de cargo de vice-governador. Em seguida, BetoRicha empossa o secretário-chefe da Casa Civil, EduardoSciarra, e posteriormente osdemais secretários. Às 18 ho-ras ele deve fazer um novopronunciamento. Após a ben-ção ecumênica a cerimôniaserá encerrada.

Após ser reconduzido ao cargo, para seu segundo mandato comogovernador, Beto Richa empossará a equipe de secretários

Richa impõe medidas para economiade R$ 1 bilhão em gastos públicosO governador Beto Richa

assinou na quinta-feira (1º),logo após dar posse aos no-vos secretários de Estado, 18decretos para impor maior ri-gor na execução do orçamen-to do Poder Executivo. O ob-jetivo é realizar uma econo-mia de R$ 1 bilhão nos gastosde custeio ao longo de 2015.

Os decretos criam normaspara a melhoria nos proces-sos administrativos. “Sãomedidas de austeridade quegarantem a melhoria, a efici-ência e o aperfeiçoamento dagestão pública e o controledos gastos públicos”, disseRicha. “Teremos um maior con-trole e mais rigor nas açõesde cada uma das secretarias,que terão todos os seus gas-tos analisados por um conse-lho. As ações serão coorde-nadas e integradas entre elas,evitando a sobreposição defunções”, ressaltou.

Entre outras providências,

os decretos assinados pelogovernador após a posse insti-tuem órgãos para apoiar a ges-tão administrativa, como osConselhos de Governo, de De-senvolvimento Econômico e In-fraestrutura e de Desenvolvi-mento Social.

Richa criou um grupo detrabalho para elaboração doPlanejamento Estratégico doEstado e o Código de Ética daAlta Administração Estadual.Também foi criado o Conselhode Controle das Empresas Es-taduais.

O governador fixou ainda,por decreto, normas para aexecução orçamentária e fi-nanceira para o exercício de2015. Outra medida adotadaveda novas contratações depessoal na administração di-reta e indireta. Entre as medi-das está a exigência do retor-no dos servidores públicosestaduais às repartições deorigem.

08 | O PRESENTE GERAL SÁBADO, 03 DE JANEIRO DE 2015

Governo vai propor novas regras para cálculo do salárioProposta para período de 2016 a 2019 será apresentada ao Congresso Nacional. Mesmocom eventual mudança, novo ministro garante que “continuará a haver aumento real”

MUDANÇAS À VISTA

O novo ministro do Planeja-mento, Orçamento e Gestão,Nelson Barbosa, informou on-tem (02) que o governo vai pro-

por ao Congresso Nacional novaregra para cálculo do salário-mínimo, no período de 2016 a2019. Mesmo com eventual alte-

ração, Barbosa garantiu que“continuará a haver aumentoreal”. Segundo ele, a proposta seráencaminhada ao Congresso “no

momento oportuno”. Para esteano, vale a regra atual e o saláriofoi reajustado para R$ 788.

Além disso, Barbosa defen-deu as medidas do governo fede-ral de alterar regras sobre pen-são, auxílio-doença e seguro-desemprego. As mudanças ain-da precisam ser aprovadas peloCongresso Nacional. O novo mi-nistro do Planejamento disse queo governo explicará e defenderáas propostas no Legislativo. “Sãomedidas que corrigem algunsexcessos para que os programascontinuem, e para viabilizar, porexemplo, a continuação da ele-vação real do salário-mínimo”,detalhou, em entrevista após re-ceber o cargo de sua antecesso-ra, Miriam Belchior.

Ele falou ainda sobre a ne-

cessidade de conciliar as nego-ciações de salários com servi-dores públicos, previstas paraeste ano, e a redução de gastos.“Vamos tratar desse assuntono momento certo. Está na agen-da do ministério. O acordo atu-al (com os servidores) vale atéeste ano. Vamos discutir com osindicato, com os servidores,qual será a política dos próxi-mos anos”, afirmou.

Barbosa disse também queo Planejamento colaborará como objetivo de redução da infla-ção. Segundo ele, a melhor for-ma de atrair os investimentosnecessários à retomada do cres-cimento é recuperar a confian-ça do setor produtivo, com ele-vação do resultado fiscal e re-dução da inflação.

Na Secretaria dos Portos, EdinhoAraújo diz que é preciso vencer burocracia

O deputado federal EdinhoAraújo (PMDB-SP) assumiu on-tem (02) o cargo de ministro-che-fe da Secretaria de Portos da Pre-sidência da República, antes ocu-pado por César Borges. No dis-curso de posse, ele disse que oBrasil deve vencer a burocracia ebaixar preços no setor portuário.

Como demandas urgentes, onovo ministro citou colocar emprática a Lei Geral dos Portos e oPrograma de Arrendamentos Por-tuários, ambos sob exame do Tri-bunal de Contas da União (TCU).Edinho Araújo destacou a impor-tância de investimentos diretosda União, de parcerias estratégi-cas e da sinergia entre os modaisde transportes rodoviário, fer-

roviário, hidroviário, portuário eaeroportuário para a expansão emodernização da infraestruturados portos brasileiros.

O ministro reconheceu quehá gargalos importantes no aces-so aos principais portos brasilei-ros e disse que a pasta é estraté-gica para impulsionar a ativida-de produtiva e facilitar as expor-tações. “Não é possível disputarespaço no mercado internacio-nal se não tivermos a capacidadede escoar os produtos dentro deprazos e custos razoáveis”, men-cionou, acrescentando que irábuscar diálogo com os trabalha-dores do setor e com a AgênciaNacional de Transportes Aqua-viários, que regula o setor.

Esporte deixou de ser vitrine epassou a ser meio de inclusão, diz Hilton

O novo ministro do Esporte,George Hilton, declarou ontem (02)que o esporte no país deixou de serapenas uma vitrine para o talento bra-sileiro e se transformou em um meiode inclusão social que deve estar aoalcance de todos.

Durante a cerimônia de transmis-são de cargo, Hilton avaliou que,nos últimos anos, o Brasil se tornoumais do que o país do esporte. Noentanto, segundo ele, o esporte nun-ca deixou de ser parte importante dopaís e dos brasileiros. “Vou dar aten-ção especial ao esporte social, aoesporte de inclusão, ao esporte edu-cacional e ao esporte comunitário.Quero intensificar a parceria com oMinistério da Educação para conso-lidar o programa Atleta na Escola”,prometeu. “Este é o caminho para o

desenvolvimento sustentável doesporte brasileiro”, opinou.

O novo ministro lembrou que onascer da pasta, há 12 anos, não foifácil e que o esporte é consideradopor ele um setor historicamente rele-gado dentro do Poder Público. Umadas prioridades, segundo Hilton, seráampliar o debate no Congresso Na-cional para a renovação da Lei deIncentivo ao Esporte, cujo prazo devalidade se expira este ano. “Atendiao chamado da presidenta (DilmaRousseff) sabendo que é um grandedesafio dar continuidade ao trabalhoque vem sendo feito”, disse. “Mastemos hoje altivo e consolidado umministério exclusivo para represen-tar os anseios da comunidade espor-tiva e conduzir políticas públicas nomundo do esporte”, concluiu.

O PRESENTE | 09SÁBADO, 03 DE JANEIRO DE 2015 GERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Reforma do Ensino Médio será desafio para Cid GomesEntre as metas do novo ministro está ampliar as vagas de ensino em tempo integral

A reforma do Ensino Médiofoi apontada pelo ministro daEducação, Cid Gomes, como umdos desafios a ser enfrentadona sua gestão à frente da pasta.Na cerimônia de transmissãode cargo, o ministro se dirigiuaos professores e afirmou queeles terão seu trabalho reco-nhecido e valorizado. Gomesdisse ainda que vai trabalharpara atingir as metas do PlanoNacional de Educação. O ex-governador do Ceará assumiuontem (02) a pasta que era co-mandada por Henrique Paim.

“No Ensino Médio temos umdesafio especial, que é, alémde ampliar o acesso, reformaro seu currículo, compreenden-do as características regionaisde cada Estado e municípiobrasileiro. Para que tenhamosêxito será necessário todo oapoio de professores e univer-sidades”, disse.

Ao se dirigir aos professo-res, Cid Gomes destacou queestará aberto ao diálogo com aclasse. “Gostaria de me dirigira todos os professores brasilei-ros. Sou filho e irmão de profes-sores. Minha experiência comoprefeito e governador me ensi-nou ainda mais sobre a neces-sidade do corpo docente. Pre-tendo me reunir com seus re-presentantes, vamos valorizare reconhecer seu trabalho. Meugabinete estará sempre abertopara receber conselhos, críti-cas e ajuda”, frisou. Em entre-vista a jornalistas, depois dacerimônia, ele acrescentou quepretende discutir formas deavaliação para os professores.

O novo ministro citou quetem por metas ampliar as va-gas de ensino em tempo inte-gral e o atendimento a criançasaté três anos de idade nas cre-ches, além de universalizar o

acesso das crianças de até cin-co anos à pré-escola. Melhorar

Novo ministro de Minas e Energiaanuncia diálogo com iniciativa privada

Wagner usará “peso político” a fim degarantir recursos para projetos militares

a qualidade do Ensino Funda-mental e continuar a expansão

O novo ministro de Minas eEnergia, Eduardo Braga, rece-beu ontem (02) o cargo de seuantecessor, Edison Lobão. Emdiscurso, Braga destacou a im-portância do diálogo entre go-verno e iniciativa privada. “Que-ro manter um diálogo construti-vo com os representantes dosetor privado, em especial osinvestidores, com o propósito deconstruir um ambiente propícioaos investimentos. Precisamosvalorizar cada vez mais a parce-ria entre o governo e os empre-sários”, argumentou.

Braga também comentou asdenúncias que afetam a Petro-bras, empresa vinculada ao mi-nistério, mas foi cauteloso e pre-feriu exaltar a empresa e separá-

la dos envolvidos na OperaçãoLava Jato. “Creio que a Petro-bras tem dado resposta aos ór-gãos de fiscalização com absolu-ta transparência. É preciso quese investigue, que os possíveisculpados, após seu amplo direitode defesa, possam ser condena-dos. Mas não podemos confundirisso com a Petrobras, ela é maiorque tudo isso. O que precisamosé fortalecer e aprimorar a gover-nança na Petrobras”, avaliou.

Para ele, o envolvimento degrandes empresas nas investi-gações da Polícia Federal nãodeve esvaziar os leilões de usi-nas hidrelétricas previstos para2015. “É preciso entender queneste momento de dificuldades éque surgem grandes oportunida-

des para novos investidores. Oque queremos deixar muito claroé que queremos um diálogo fran-co, ampliado com o setor priva-do”, emendou.

Braga disse que não acreditaque o país esteja à beira de umacrise energética, mas afirmou queainda precisa de informaçõesmais detalhadas sobre a situa-ção do setor elétrico. “Já ficouclaro que nosso sistema elétricoé robusto, o problema é saberquanto ele custa. Não vejo, since-ramente, como engenheiro ele-tricista e gestor público, que este-jamos diante de um risco iminen-te. É claro que nós estamos cole-tando dados e informações paraque possamos ter dados maisprecisos e detalhados”, revelou.

Um dia após tomar posse, onovo ministro da Defesa, JaquesWagner, prometeu usar seu pres-tígio político para garantir com aárea econômica do governo osrecursos necessários para as For-ças Armadas manterem os proje-tos prioritários, como a renova-ção da frota aérea da Aeronáuticae o programa de desenvolvimen-to de submarinos da Marinha.

“Em um quadro de contençãoorçamentária, o governo federalnão descuidará do andamento dosprojetos prioritários da área. To-dos sabemos que teremos um anode aperto (em 2015), mas quero

dizer aos comandantes e aos civisque este ministro estará à frentena luta pela continuidade de todosos projetos”, declarou, ontem(02), durante a cerimônia de trans-missão de cargo, em Brasília.

Após dois mandatos conse-cutivos, Wagner deixou o gover-no da Bahia na quarta-feira (31),depois de ajudar a eleger seusucessor, Rui Costa (PT), que pro-meteu dar sequência ao trabalhodo ex-governador. O novo minis-tro destacou que, apesar de viverem paz com os países vizinhos, oBrasil não pode abrir mão de in-vestir e reforçar suas Forças Ar-

madas, como estratégia para dis-suadir eventuais ameaças futu-ras e manter a paz. “Temos quezelar por inestimáveis reservasnaturais, por infraestrutura críti-ca e pelo patrimônio da popula-ção. Não é recomendável des-considerarmos as previsões deaumento, nas próximas décadas,da demanda global por água, ali-mentos e fontes de energia”,analisou, ressaltando que a atualestratégia nacional de defesaestá em sintonia com o crescenteinteresse da sociedade pelo temae contribui para o desenvolvi-mento da indústria nacional.

do Ensino Superior também fo-ram citados por Gomes.

Muitos desafios e conquistasmarcaram os primeiros 24 me-ses de governo de Nova SantaRosa. A avaliação é do prefeitoRodrigo Fernandes, que enalte-ce a renovação total da frotamunicipal de veículos leves epesados, a partir de recursos pró-prios e a fundo perdido, sem rea-lizar financiamentos; o maior re-capeamento com recursos pró-prios dos últimos 20 anos na sedemunicipal; a erradicação da den-gue no município há, pelo menos,14 meses sem nenhum caso; areestruturação interna de todosos setores da prefeitura, que, se-gundo ele, tornaram-se mais pro-dutivos, prestando serviços commaior qualidade à comunidade; aorganização e melhoria no aten-dimento na saúde, com a contra-tação de cinco médicos, para asede e distritos; a conclusão doasfalto para o distrito de Planaltodo Oeste, sem custos para osmoradores, cuja obra foi realiza-da com recursos próprios em umaparceria com a Câmara de Vere-adores; o salto na qualidade deensino, com o Ideb atingindo 6,6pontos; e a construção do Memo-rial ao Colonizador em estilo ger-mânico. “Tanto eu, como o vice-prefeito Ademar Bloch, toda aequipe da administração e os ve-readores da base nos sentimosrealizados pelas conquistas, porisso, acreditamos que é possívelfazer um balanço extremamentepositivo, porque em todas as áre-as, Nova Santa Rosa aplicou re-cursos e obteve resultados, prin-cipalmente recursos a fundo per-dido, ou seja, através da boa ges-tão da economia do dinheiro pú-blico foi possível fazer investi-mentos importantes em todos ossetores de Nova Santa Rosa, sema necessidade de buscar financi-amentos”, enfatiza.

DESAFIOSO prefeito ressalta que uma

parte dos desafios ficou por contado caixa negativo recebido da ges-tão anterior, das contas surpresasque não estavam contabilizadas,mas que chegaram ao longo detodo o ano de 2013, do Pátio deMáquinas sucateado, da frotacomo um todo sem condições deuso para atender adequadamen-te a população, além da epidemiade dengue no início do ano de 2013;falta de médicos; o fato de o muni-cípio ter perdido o Programa Saú-de da Família (PSF) na gestão an-terior, o abandono da infraestru-tura urbana, como ruas esburaca-das, falta de iluminação, praçasabandonadas, falta de manuten-ção nas estradas do interior, entreoutros problemas apontados peloprefeito. “Esses foram apenas al-guns dos desafios que tivemos,mas entendemos que tínhamosde trabalhar para colocar a casaem ordem ao invés de apenaslamentar, e assim o fizemos”, sa-lienta Fernandes.

COMPROMISSOCUMPRIDO

Segundo ele, grande parte dosinvestimentos realizados emobras ou aquisições foi feito apartir de recursos próprios, cum-prindo um compromisso assumi-do ainda em período eleitoral coma comunidade. “Compromissosassumidos com a sua comunida-de precisam ser efetivados e cum-pridos. Nós tivemos essa boagestão, essa transparência no usodo recurso público, do dinheiro dapopulação, fazendo com que essedinheiro realmente retornasseem benefícios. Nesses 24 mesesde governo, não necessitamos,em nenhum momento, buscar fi-nanciamento para que fosse apli-cado em obras ou na manuten-

ção do Poder Público, ao contrá-rio, nós fizemos a boa gestão,aplicamos recursos em todas asáreas e quero frisar que realiza-mos muito mais ações do queaquilo fora realizado em um pas-sado recente. Isso demonstra acoerência, a responsabilidade dogestor e da sua equipe frente apopulação”, enaltece. “Quandoo Poder Público antecipa o paga-mento do 13º, por exemplo, mes-mo não sendo a sua obrigação,demonstra o equilíbrio financei-ro e fiscal dentro da prefeitura”,emenda. A administração muni-cipal realizou o pagamento inte-gral do 13º salário dos servidoresno dia 10 de dezembro.

EDUCAÇÃOO prefeito destaca que desde o

início da gestão foram realizadosmuitos investimentos na educa-ção, sobretudo com a parceriaentre prefeitura e o Sistema Posi-tivo, que trará resultados a médioe longo prazo. “Nós fizemos inves-timentos importantes e algunsdeles estão demonstrando e tra-zendo resultados para a nossagente, por exemplo, a aplicação doSistema Positivo de ensino na redemunicipal. O Ideb, o índice queverifica a qualidade de ensino bá-sico, apontou que Nova Santa Rosaatingiu 6,6 pontos, alcançando noano passado a meta que deveriaser alcançada somente em 2021,demonstrando que nós estamosno caminho certo e aplicando osrecursos de maneira eficiente, tra-zendo resultado para todos nós.Nova Santa Rosa a médio e emlongo prazo vai oferecer cada vezmais mão de obra qualificada e,dessa forma, traremos empresase geração de renda e qualidade devida para toda a população e tam-bém para a população do Oeste doParaná”, ressalta.

MUNICÍPIOSEM DENGUE

Depois de passar por umaepidemia de dengue em 2013, omunicípio está há 14 meses semnenhum caso de dengue. Fer-nandes atribui o sucesso no com-bate à dengue a uma série deações realizadas pelo Poder Pú-blico e na conscientização da co-munidade, que apoiou as açõesda Secretaria de Saúde. “É im-portante ressaltar que no ano de2012, o Poder Público deixou deexecutar aquilo que precisa serfeito. Em 2013, por meio da se-cretária Marlice, da diretoraEvellin e de toda a equipe daSecretaria de Saúde, e tambémda administração pública comoum todo, realizamos ações quealcançaram a população e fize-ram com que a nossa comunida-de compreendesse e, principal-mente, participasse das açõescombativas contra a dengue”,expõe o prefeito. “Hoje NovaSanta Rosa é exemplo para aSecretaria de Estado da Saúde etambém para o Ministério daSaúde, nas ações de combate àdengue. Entretanto, é importan-te frisar que o bom gestor é aque-le que coloca a casa em ordem enós tomamos medidas severas,pontuais e que muitas vezes nãoeram politicamente agradáveisà população. Porém, a comuni-dade, hoje, percebe que essasmedidas foram corretas, equili-

bradas e que têm realmente ocompromisso com a sua gente, ouseja, são ações que trazem bene-fício para todos nós”, amplia.

SAÚDEConforme o chefe do Executi-

vo, o setor de saúde passou poruma completa reformulação nes-tes 24 meses de governo. Ele co-menta que os números apontam osalto de qualidade e eficiência noatendimento ao paciente, sobretu-do em comparação com os 12meses do ano de 2012, tanto emconsultas como em exames espe-cializados, que são feitos no Cisco-par. “O investimento em distribui-ção gratuita de medicamentos emateriais da saúde, farmacológi-co e hospitalar, que inclui a totali-dade de medicamentos básicospertinentes ao Poder Público, atin-giu o montante de R$ 309 mil nasoma dos 11 meses de ano de2014, atingindo 114% a mais que os12 meses de 2012, quando foraminvestidos apenas R$ 144 mil. Noano de 2013, em 12 meses, a admi-nistração municipal investiuR$ 293.788,68, registrando um au-mento de 103% nos investimentosem distribuição gratuita de medi-camentos e materiais afins emrelação a 2012”, destaca, acres-centando: “A Secretaria de Saúdeestá lá para servir os mais frágeis,os mais humildes, por isso aplica-mos tantos recursos. Em algunscasos chegamos a mais de 250%

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

Folha de S.Paulo (@folha)Em três dias, Itália resgata segundo barco à deriva com imigrantes

a bordo.

Com fusões e fechamentos, quatro maiores bancos têm 71% docrédito.

Vice dos Estados Unidos, Joe Biden pede ajuda do Brasil com Cuba.

Joice Hasselmann (@joicehasselmann)Jornalista

Depois de se reunir com Dilma, Biden fala em “recomeço”.

CBN Curitiba (@CBNCuritiba)Richa é reconduzido para mais quatro anos no Governo do Paraná.

Governador foi recebido com protesto no Palácio Iguaçu.

ESPN/SportsCenter (@ESPNagora)Encostado no #Flamengo, goleiro #Felipe pode ir para o México.

Reserva no Tottenham, Paulinho diz atuar fora de posição: “entrosempre como meia”.

Jornal O Globo (@JornalOGlobo)RJ, SP, ES e MG preparam-se para megaoperação de combate ao

contrabando de armas e drogas.

“Má sorte” é explicação para dois terços dos tumores cancerígenos,dizem especialistas.

Lei que prevê mais conforto para galinhas encarece ovos e deixacriadores irados nos Estados Unidos.

CBN Cascavel (@cbn_cascavel)Beto Richa toma posse e por decreto proíbe a contratação de novos

servidores.

Veja (@Veja)Índia pode ultrapassar Brasil em PIB mundial e jogá-lo para o 7º lugar.

UFC 182: Jon Jones e Cormier voltam a se estranhar.

Após acidente, Bono Vox teme não tocar mais guitarra.

Governo do Paraná (@governodoparana)Renda transferida pelo Estado melhorou a vida de 145 mil famílias.

Alvaro Dias (@alvarodias_)Senador do PSDB

Ao falar da corrupção na Petrobras, Dilma mencionou “predadoresinternos” e “inimigos externos”, mas não disse quem seriam essesinimigos.

Estadão (@Estadao)Ministério montado por Dilma tem número recorde de partidos aliados.

Focado nos Jogos de 2016, Brasil irá ao Pan em julho sem forçamáxima.

G1 (@g1)2015 será um ano cheio de feriados em dias úteis.

Rubens Bueno (@RubensBuenoPPS)Deputado federal do PPS

Quem nomeou os predadores durante 12 anos? “É preciso defender aPetrobras de predadores internos e de seus inimigos externos”, diz Dilma.

Portal Brasil (@portalbrasil)Quatro apostadores levaram mais de R$ 65 milhões na Mega-Sena

da Virada.

de acréscimo no número de exa-mes, mais de 180% no número demedicamentos distribuídos para anossa população comparados aoúltimo ano da gestão anterior, esabemos que ainda não é o sufici-ente, mas temos o compromisso ea convicção de que estaremos in-vestindo ainda mais em 2015”.

MAIS MÉDICOSO prefeito enfatiza que os in-

vestimentos na saúde tambémpassam pela qualidade e amplia-ção da equipe de trabalho. “NovaSanta Rosa tinha dois médicosatendendo a sua população, mashoje são cinco e nas unidadesbásicas do interior os médicosatendiam apenas uma vez porsemana, sendo que hoje há umarealidade diferente: são duas ve-zes por semana. Na sede munici-pal eram realizadas 70 consultasno posto de saúde todos os dias,lembrando que essas não sãoconsultas especializadas do Cis-copar, mas as consultas de aten-ção básica. Com a atual adminis-tração são feitas, pelo menos, 175consultas por dia. Então, de umhistórico método de condução daSecretaria de Saúde, Nova SantaRosa transformou a forma de aten-der a sua população e hoje é des-taque em todo o Paraná”, frisa.

IDENTIDADE CULTURALFernandes também destaca

os investimentos realizados nos

diversos setores do município.“Nesses 24 meses de governoentregamos em média uma con-quista por mês para a populaçãonova-santa-rosense, entre elas aPraça do Colonizador, o Memori-al do Colonizador. Foi um aporteimportante de recursos que de-monstra para todos os nova-san-ta-rosenses e também aos mora-dores da microrregião Oeste queNova Santa Rosa tem a sua iden-tidade, que valoriza a sua gente esua cultura. Observamos que asvisitas recebidas de outros muni-cípios, até mesmo de outros paí-ses, agregam renda para a nossacomunidade e isso vem ao en-contro de uma política de valori-zação da cultura alemã, que visagerar renda para todo o comér-cio e prestadores de serviços denosso município. Estaremos in-vestindo cada vez mais em açõescomo essas, que resultem naqualidade de vida da nossa popu-lação, mas também na geraçãode receita para o setor público eà iniciativa privada”, menciona.

AGRICULTURAUm dos alicerces da economia

de Nova Santa Rosa, a agriculturarecebeu a atenção do Poder Públi-co. “Fizemos investimentos no pá-tio de máquinas para atender bemo nosso agricultor e todo o setorprodutivo. Obras ocorrem em todoo interior e na sede, o que demons-tra que estamos preocupados com

aqueles que geram receita paramanter a qualidade do serviço pú-blico. Quando renovamos a nossafrota, fizemos essa opção para re-almente diminuir a transferênciade recursos para a manutençãodesses equipamentos, porquemuitos deles estavam sucateados;hoje temos um pátio de máquinastotalmente renovado, que oferececondição de atendimento a agri-cultores, a industriais, comércio e,enfim, a nossa comunidade. E édesta forma que iremos continuara conduzir esses trabalhos, parabem atender a nossa população”,pontua o prefeito.

ECONOMIADE RECURSOS

O mandatário comenta queNova Santa Rosa recebeu muitorecursos devido à boa gestão e àinterferência da equipe adminis-trativa municipal junto aos go-vernos estadual e federal, o queresultou em diversos equipamen-tos que se somaram no atendi-mento à comunidade. Todavia,ele ressalta que muitos veículose equipamentos leves foram ad-quiridos com a economia de re-cursos próprios. “Não se utilizouem nenhum momento a capaci-dade de endividamento do muni-cípio. Fizemos sim a boa gestãopor meio de aquisições, de licita-ções, promovendo economiapara o Poder Público e desta for-ma adquirindo esses veículos eesses equipamentos para bematender a nossa comunidade”,salienta.

TRANSPARÊNCIAE DIÁLOGO

Tudo aquilo que está progra-mado para ocorrer em 2015, se-gundo Fernandes, acontecerá.“Temos uma administração detransparência e de diálogo com acomunidade. Realizaremos tudo oque foi assumido com a nossa gen-te. Os investimentos do Lago Muni-cipal, o restante dos investimentospoliédricos em todo o interior, amanutenção da malha viária den-tro de nosso município e investi-mento na criação de empregos, nasaúde, e na educação, enfim, todasas áreas continuarão tendo aten-ção especial. Porém, 2015 será umano de dificuldades, não somentepara o Estado, nem somente paraNova Santa Rosa, mas tambémpara o nosso país. Por isso, é im-portante atingirmos as nossasmetas com cautela e seguirmoscom os pés no chão como temosfeito até aqui, ou seja, um bom ges-tor se preocupa de fato com o equi-líbrio fiscal, com o atendimento asua população e também o cumpri-mento daquilo que foi estabelecidono período eleitoral”, enaltece.

O PRESENTE | 13SÁBADO, 03 DE JANEIRO DE 2015 GERAL

Acismi entrega dois veículos na promoção Feliz NatalCerca de 100 mil cupons concorreram na campanha, que cresce a cada ano

SÃO MIGUEL DO IGUAÇU

As grandes contempladasna promoção Feliz Natal Acis-mi, em São Miguel do Iguaçu,foram Samara Trevisan eMaíra de Oliveira Santos. Elaslevaram para casa um auto-móvel zero quilômetro e umamotocicleta, respectivamente,em sorteio realizado na terça-feira (30), na sede da Associa-ção Comercial e Empresarial.

A entidade, presidida peloempresário Lester Gomes deMoraes, reuniu na campanhadeste ano 93 empresas que,

juntas, distribuíram mais de100 mil cupons numerados aosclientes do comércio da cidade.Segundo Moraes, a promoçãocresce a cada ano, tanto emnúmero de empresas associa-das como em cupons distribu-ídos, sem contar o valor da pre-miação, que tem sido maior acada promoção. “Nos primei-ros sorteios era uma premiaçãode menor valor, mas agora con-seguimos sortear dois veículoszero para os nossos clientes”,ressaltou Lester à reportagem

de O Presente, acrescentandoque isso só é possível devido àmaior participação dos associ-ados, que, segundo ele, enten-deram a proposta da Acismi,que busca valorizar o comércioda cidade.

A solenidade de sorteio dapromoção foi prestigiada pordiretores da Associação Co-mercial, empresários associa-dos e população em geral. Jun-tamente com os dois veículos,a Acismi sorteou R$ 1 mil eR$ 500 para duas empresas as-sociadas, participantes. As ga-nhadoras foram Dani ViolaAcessórios e Stop Modas, res-pectivamente. Já os contempla-dos com os vales-comprasforam: Dilce Conti da Silva,Elizabete Terezinha QueirozSchemmer, Gilson Quiosi, Val-cir Scariot, Vera Rodrigues daSilva, Eliane Phillippsen, MariaTerezinha Macedo, João CarlosValiati Junior, Jessica AndradeFerreira, Maria de FátimaDella, Elaine Arguello Pereira,Valdir Wagner e Isabel de Boni.

A ganhadora da motocicleta zero quilômetro, Maíra de OliveiraSantos, com o presidente da Acismi, Lester Gomes de

Moraes, e o vice, Leonardo Augusto Triacca

Samara Trevisancomemora ter sido

a ganhadora doautomóvel zero

quilômetro

Ganhadores e realizadores da promoção Feliz Natal Acismi

Fotos: Rádio Costa Oeste FM

14 | O PRESENTE GERAL SÁBADO, 03 DE JANEIRO DE 2015

DESCONTOS DE ATÉ 70%

Ano começa com lojas preparando os tradicionais saldõesDiversas grandes redes preparam as superpromoções especialmente entre quinta-feira (08) e sábado (10)

O consumidor que con-seguiu ser mais comedidonos gastos de fim de ano,economizou o 13º salário (ouao menos uma parte dele) eestá com dinheiro no bolsotem motivos de sobra parasorrir. Isto porque, para apróxima semana, muitas re-des de lojas estão preparan-do os tradicionais saldões.Ou seja, quem planejava tro-car o sofá, ou a geladeira, oucomprar um eletrodomés-tico novo, enfim, agora temmais uma chance. Essas pro-moções são marcadas pelosdescontos, que chegam até70% em alguns produtos.

Ao mesmo tempo emque as empresas aprovei-tam para vender o que têmem estoque, o consumidorencontra uma boa oportu-nidade para adquirir algogastando menos. Mas parater certeza que o descontooferecido é real, a dica épesquisar antes o preço doproduto e comparar duran-te o saldão.

Em Marechal CândidoRondon, várias lojas degrandes redes já estão sepreparando para a promo-ção da próxima semana,que deve começar já naquinta-feira (08). “O nosso

saldão será entre quinta-fei-ra e sábado (10). Haveráprodutos com até 70% dedesconto e produtos domostruário em promoçãopara limpar o estoque e re-novar”, reforça a gerenteda Lojas Colombo, ElianeFerreira. “Estamos anima-dos, porque realmente háprodutos com descontos.Então sempre dá uma ven-

da boa, até porque todo anoo cliente confere e vê quevale a pena”, afirma. Se-gundo ela, já há consumi-dores entrando em contatocom a loja para saber a datado saldão.

Eliane reforça que em-bora alguns segmentos te-nham sentido queda nasvendas, inclusive na épocamais movimentada para o

comércio, que é dezembro,a empresa tem traçado umcaminho inverso e registra-do crescimento em todosos meses. Com isso, a ex-pectativa para a próximasemana segue animadora.“Senti que esse dezembrode 2014 foi melhor do queo dezembro de 2013 emtermos de venda”, revela.“Talvez até tenha sido uma

ajuda do dólar, que regis-trou uma alta e pode influ-enciar os gastos no Para-guai”, opina.

Já na Lojas MM Merca-do Móveis, segundo o ge-rente Luiz Carlos de Souza,o saldão será realizado emdois dias: na sexta-feira (09)e sábado. “A expectativa é amelhor possível, pois o ob-jetivo é comercializar os pro-dutos que estão na loja paradar giro e trazer mercado-rias novas”, comenta, enfa-tizando que o fim de anode boas vendas proporcio-na perspectivas animado-ras agora. “E todo ano osaldão é muito bom. É cli-ente que não compra emdezembro e aproveita emjaneiro o saldão, porquetem produtos com até 70%de desconto”, enfatiza.

Questionado se algumproduto desponta como ofavorito em ter maior saídana superpromoção da pró-xima semana, como ossmartphones, que são os“queridinhos” do momen-to, Souza diz que não é pos-sível enumerar algum item,pois em todos os setoresdeve haver desconto.

Consumidores estão aproveitando início de ano para pesquisar preços: muitos querem aproveitar o saldão da próxima semana

Fotos: Maria Cristina Kunzler

Gerente das Lojas Colombo, Eliane Ferreira: “Todo anoo cliente confere e vê que vale a pena (o saldão)”

Gerente das Lojas MM Mercado Móveis, Luiz Carlos deSouza: “Tem cliente que não compra em dezembro

e aproveita em janeiro o saldão”

SÁBADO, 03 DE JANEIRO DE 2015 VARIEDADES O PRESENTE | 15

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]

ÁRIES: Momento emque você percebe o queestá acomodado e es-tagnado. Busque mu-

danças de atitudes e referências.

TOURO: Momento emque uma viagem ou abusca de um conheci-mento podem lhe trans-

formar. Deixe o passado e perdoe.

GÊMEOS: A vida estáexigindo novas atitudes.É um momento impor-tante para reconsiderar

as amizades e os seus propósitos.

CÂNCER: Pode haver apercepção de conflitosenvolvendo seus interes-ses e o de outras pessoas.

Fase para a sua conscientização.

LEÃO: Cuide mais dasaúde e mude hábitosarraigados. O momentoatual é interessante para

promover uma mudança em seusobjetivos.

VIRGEM: Fase de cons-cientização de aspectosinconscientes. Hora defazer autoconhecimen-

to e ter mudanças.

LIBRA: Você pode pre-senciar o final de umasituação. É o momentoem que deve ter cuidado

com a tendência a controlar tudo.

ESCORPIÃO: Você deveter consciência do seupoder mental e usá-lopositivamente. Mudan-

ças envolvendo a saúde.

SAGITÁRIO: Reconhe-ça o seu poder de mate-rializar objetivos. Mu-danças importantes en-

volvendo a expressão dos talentos.

CAPRICÓRNIO: Cuidadocom a tendência a acharque é o dono da razão. Avida lhe pede mudanças

de atitude na esfera profissional.

AQUÁRIO: Momento deenfrentar os seus medosmais profundos. Poderácontar com o auxílio da

espiritualidade e da força interior.

PEIXES: Importância depropósitos envolvendoamigos, grupos e empre-sas. Questionamento do

seu papel na comunidade humana.

MOUSSETRUFADO

Modo de preparo:Coloque duas latas de leite condensado no liquidificador,

duas latas de creme de leite e o suco dos cinco limões. Bata porcinco minutos e reserve. Dissolva a gelatina com as cincocolheres de água e leve ao micro-ondas por mais ou menos oitosegundos e mexa bem. Junte a gelatina já dissolvida com ocreme do liquidificador e bata por mais dois minutos. Coloqueo creme em um refratário de vidro e leve ao freezer. Enquanto issoderreta o chocolate no micro-ondas e junte com a outra lata decreme de leite e misture bem. Junte com o creme que está nofreezer cuidadosamente para que não se misture. Pique abolacha por cima e coloque na geladeira para gelar.

Ingredientes:2 latas de leite condensado3 latas de creme de leite5 limões taiti1 colher de gelatina em pósem sabor

5 colheres de sopa de água1 pacote de bolacha waffersabor chocolate200 g de chocolate ao leitepicado

BALCONISTA NERVOSOUm bêbado chegou ao bar, se dirigiu ao balcão e falou ao

balconista:- Coloque uma pinguinha para mim, uma para você e uma para

cada um que se encontra neste bar.O balconista atendeu o pedido do cliente e serviu as pingui-

nhas. O bêbado tomou a sua pinga e ia saindo sem pagar, quandoo balconista o abordou e perguntou:

- Você não vai pagar as pingas que pediu?E o bêbado respondeu:- Eu não tenho dinheiro.O balconista, nervoso, encheu o bêbado de porrada. No outro

dia o mesmo bêbado chegou ao bar e fez o mesmo pedido aomesmo balconista. O balconista, pensando que, após ter apa-nhado tanto, o bêbado não aprontaria outra vez e serviu a pingui-nha para todos, mas novamente o bêbado ia saindo sem pagarquando foi abordado pelo balconista.

O bêbado disse que não tinha dinheiro e então o balconista,nervoso, lhe encheu de porrada. No outro dia o bêbado, todomachucado de tanto que apanhou, chegou ao bar e disse aobalconista:

- Boa tarde! Hoje eu quero uma pinguinha para mim e umapara cada um que se encontra neste bar, menos para você,porque você quando bebe fica muito nervoso!

QUINTA SINFONIA DE BEETHOVENO Manuel e a Maria resolvem ir ao Teatro Municipal. Perceben-

do que estavam atrasados, o marido pede à mulher que seapresse. Após muitos retoques, Maria termina de se arrumar e ocasal se dirige às pressas para o teatro. Ao entrarem, o apresen-tador está anunciando:

- Ouviremos agora a Quinta Sinfonia de Beethoven.Irritado, o Manuel ralha com a Maria:- Estas vendo, mulher? Por tua causa perdemos as outras quatro!

SÁBADO (03)

*

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos amudanças em função da edição das novelas.

BOOGIE OOGIESandra lê o artigo do jornal e conta para Luisa o que desco-

briu. Otavio conta para Beatriz sobre Cristina e Fernando. Vitóriaconversa com Madalena sobre Elísio e Paulo. Mário e Gildachegam na agência e encontram tudo destruído. Susana pededinheiro para Rafael e Inês. Serginho chega e conta o queaconteceu na Star Trip para Inês, Rafael e Susana. Sandra vai àdelegacia e tenta obter informações sobre a Boate Vogue. Beatrizconversa com Madalena. Inês sugere que Tadeu seja o advoga-do de Susana. Beatriz e Madalena encontram com Dr. Nestor.Sandra desconfia da doença de Vitória. Rafael e Sandra procu-ram Pedro e descobrem a verdade.

ALTO ASTRALIvani diz a Maria Inês que Caíque teve uma crise. Maria Inês

conta a Marcos que a diretora de clínica acha que Caíque sofrede uma doença mental. Fernando tranquiliza Laura e promete quevai visitar Caíque. Débora jura para Bélgica que não sabia da apostaenvolvendo Itália, e promete que irá ajudá-la a dar uma lição em Gabye Gustavo. Caíque avisa que quer deixar a clínica, mas Ivani pedeque ele seja sedado novamente. Marcos pede a Ivani que proíba avisita de Maria Inês a Caíque. Sergio consegue a senha de Marcose entrega a Sueli. Samantha volta a ouvir a voz, que sugere que elaassista ao jogo de tênis em que ocorrerá uma explosão.

IMPÉRIOMaria Marta faz um acordo com Cora para descobrir o escon-

derijo de José Alfredo. Xana aconselha Vicente a escolher entreCristina e Maria Clara. Bruna sai do hotel sem que sua mãe a veja.Josué chega para falar com Maria Marta. Danielle descobre quea filha sumiu e se desespera. Maria Marta manda Josué dar umrecado para José Alfredo. Silviano avisa a Danielle que Brunaestá na mansão. José Alfredo explica seu novo plano para Josuée manda que ele o execute o quanto antes. Orville fica encantadocom o quadro que Salvador pinta de Helena. Maria Marta ques-tiona Danielle sobre seu envolvimento com Maurílio. José Alfredomanda Cristina permitir que seu falso corpo seja exumado.

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

16 | O PRESENTE

LORENA [email protected]

SÁBADO,03 DE JANEIRO DE 2015

Dia 03: Blimundo Franken

Dia 03: Catarina Spohr

Dia 03: Fabiola Probst

Dia 03: Leonilda de Borba

Dia 03: Loni Siglinski

Dia 03: Maria Inês Benvenho

Dia 03: Valdeci Teixeira

Dia 03: Waldir Fabiane

Dia 04: Aline Santoni

Dia 04: Carlos Lemes da Silva

Dia 04: Clenio Ricardo Witeck

Dia 04: Fabricio Klohen

Dia 04: Liani Spier

Dia 04: Luiz Cláudio Offemann

Dia 04: Rafael Siqueira

Dia 05: Ailton de Souza

Dia 05: Airton Schneider

Dia 05: Elizeth Pereira da Silva

Dia 05: Fabiane Schurtz

Dia 05: Fábio Maito

Dia 05: Heloisa Segalin Letrari

Dia 05: Marcelo Johann

Karine Munarini

Toda beleza de Maria Heloisa Conrat

Leila Fotografias

DESTINOS MAISPROCURADOS

Curitiba e Foz do Iguaçu estão entre os dezdestinos turísticos mais competitivos do Brasil,segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas para oMinistério do Turismo. No estudo, que mede a compe-titividade de 65 destinos indutores do turismo em todoo país, a Capital paranaense se configura em quintolugar com 77,9 pontos, seguido de Foz, com 76,9pontos na classificação dos destinos mais procurados.

REFRIGENTEE SÓDIO

Os refrigerantes zero e lighttrazem em sua composição umalto teor de sódio que pode pre-judicar a saúde. Um copo dabebida com cerca de 200 mltem cerca de 350 mg de sal,considerada uma taxa perigo-sa para quem consome o pro-duto diariamente. Os sucos na-turais ainda são as opções maissaudáveis, já que contam comfibras e podem ser consumidossem preocupação.

JEJUM XCÉLULAS

O jejum pode ser um fortealiado na regeneração de célulasdo nosso corpo. Segundo pesqui-sa realizada na Universidade daCalifórnia, nos Estados Unidos,períodos de dois a quatro diasingerindo somente água, contri-buem para a restauração do sis-tema imunológico, já que o corpotrabalha para economizar ener-gia e assim recicla boa parte dascélulas. Porém, é importante lem-brar que processos como essesnão são indicados por médicos.

O subtenente da Polícia Militar, Vitor Morel, e a esposaem recente evento social em Santa Helena

Le

ila

Fo

tog

rafi

as

Carla Nogueira fotografada por Leila

O PRESENTE | 17SÁBADO, 03 DE JANEIRO DE 2015 SOCIAL

DELÍCIASDA SAFRA

A Festa do Milho pro-mete agitar Toledo no pró-ximo dia 18. O milho pro-duzido na região durante asafra 2014-2015 será a basepara várias delícias que se-rão comercializadas na fes-tividade. Bolos, pudins,pamonha, curau, canjica epolenta compõem o cardá-pio do evento.

INVESTIMENTOEM TURISMOSão Miguel do Iguaçu está realizando a reconstrução

e o prolongamento do atracadouro do Terminal Turísticode Balneário Ipiranga. O local é utilizado semanalmentepor visitantes de São Miguel e região, que costumampescar. A nova rampa visa facilitar o acesso de veranistasque desejem navegar pelo Lago Itaipu, mesmo em épocado nível de água abaixo do normal.

VINAGRE ANTIOXIDANTEO vinagre de maçã possui diversas substâncias benéfi-

cas para a saúde. O alimento conta com propriedadesantioxidantes que inibem a digestão completa de carboi-dratos, facilitando o processo de perda de peso. Assim,calorias são eliminadas naturalmente, sem a necessidadede dietas restritivas que podem causar danos à saúde.

Arquivo pessoal

O casal Fabrício e Ana Flávia Martin curtindo momento com os filhos

O ano de 2014 terminou comfortes chuvas e vento em mui-tos municípios da região Oestedo Paraná, na quarta-feira (31),e a chuva voltou a ser registra-da ontem (02) em MarechalCândido Rondon e microrre-gião. Com o tempo abafado, aprevisão é de mais precipita-ções pluviométricas para hoje(03) e amanhã (04), com tréguaapenas na segunda-feira (05).

Conforme explica o meteo-rologista Samuel Braun, doInstituto Tecnológico Simepar,as condições climáticas de-

monstram que o primeiro fimde semana do ano tem possibi-lidade para a ocorrência detemporal em várias regiões doEstado, incluindo a faixa defronteira com o Paraguai, noOeste. “O ambiente permane-ce bastante instável nos próxi-mos dias e a chuva foi conside-rável (ontem) no Oeste”, afir-ma. “A possibilidade de tem-poral é válida mais para o sá-bado (hoje), o que pode perma-necer até o domingo (amanhã),porém neste dia o tempo esta-ria mais estável e com maior

potencial para a ocorrência dechuva. Para este sábado a pos-sibilidade de temporal é paratodo o Oeste, sendo que os pe-ríodos de maior risco são o fimda manhã e início da tarde,quando normalmente há o pe-ríodo mais crítico”, enfatiza.Para que haja temporal, os ven-tos devem ter velocidade a par-tir de 50 km/hora e ontem che-garam a 80 km/h em Palotina.

A previsão de tempo parahoje e amanhã indica que o diase mantém parcialmente nu-blado com chuvas e trovoadas,com as temperaturas variandode 21ºC a 29ºC hoje e 22ºC a 32ºCamanhã. Na segunda-feira o diapassa a ser de nebulosidadevariada, sem apontar a ocor-rência de chuvas, com os ter-mômetros marcando de 21ºC a32ºC, enquanto na terça-feira(06) o tempo volta a ficar parci-almente nublado, com ocorrên-cia de chuvas e trovoadas, cu-jas temperaturas tendem a seras mesmas do dia anterior. Aexpectativa, conforme Braun, éde que os meses de janeiro efevereiro sejam caracterizadospor temperaturas mais eleva-das e que as chuvas mante-nham a média histórica de 200milímetros no Oeste.

ESTRAGOSAs chuvas acompanhadas de

rajadas de vento levaram ga-lhos e árvores ao chão na últimaquarta-feira (31) e ontem causa-ram estragos em diversos locaisde Marechal Rondon. O Corpode Bombeiros foi acionado porvolta das 10 horas para retirarum tronco que caiu sobre a ro-dovia que liga a sede municipalaté vila Curvado, causando ainterdição de metade da via.

Os bombeiros trabalharam naretirada dos galhos e uma equipeda Secretaria Municipal de Viaçãoe Obras prestou auxílio, pois o trá-fego de automóveis ficou lento; aequipe também trabalhou emoutros pontos da cidade. Já nocentro da cidade ocorreu a quedade um coqueiro e de uma árvore noperíodo da manhã, que foram re-colhidos. Além disso, um galhocaiu próximo das ruas Mem de Sáe Paraná e foi colocado no canteiropara que veículos e pessoas pudes-sem transitar pelo local.

Na quarta-feira, último diado ano, o temporal durou poucomais de 30 minutos, porém foi osuficiente para derrubar deze-nas de galhos de árvores e dei-xar bastante sujeira nas ruas eavenidas da cidade. Na PraçaWilly Barth havia muitas poçasd'água e galhos em meio ao chão.Na Rua Espírito Santo, na dire-

ção centro/Avenida Írio Welp,um galho ficou pendurado nafiação elétrica, que suportou opeso do mesmo e não chegou aarrebentar; outros galhos caí-ram na Avenida Maripá. Emoutros pontos da cidade, o tem-poral derrubou árvores e rom-peu fios de energia elétrica, sen-do que um veículo e uma moto-cicleta foram atingidos por umaárvore que caiu na região do AnelViário. Um poste de energia tam-bém quebrou e fios de energia daalta-tensão romperam e ficaramenrolados nos galhos das árvo-res. Um muro e a cerca de umaresidência também foram que-brados e uma rua foi interdita-da para que as árvores caídas

fossem retiradas.

PRECIPITAÇÃOAs chuvas de quarta-feira

variaram de dois a 28 milíme-tros na microrregião. O localcom menor precipitação pluvi-ométrica foi o município de PatoBragado, com 2mm; já o distri-to rondonense de São Roque re-cebeu o maior índice de chuvas,com 28mm. As outras médiassão: distritos rondonenses deBom Jardim, Iguiporã e PortoMendes com registro de 3mm,Entre Rios do Oeste 16mm, Mar-garida 7mm, Marechal Rondon8mm, Mercedes com 12mm,Nova Santa Rosa 5mm e Qua-tro Pontes com 15 mm.

22 | O PRESENTE POLICIAL SÁBADO, 03 DE JANEIRO DE 2015

Gol tomba e deixa condutor ferido em Santa HelenaMotorista teria tentado desviar de um cachorro que invadiu a rodovia, mas perdeu o controle da direção

ACIDENTE

Plantonistas do Serviçode Atendimento Móvel deUrgência (Samu) e policiaismilitares de Santa Helenaatenderam, na madrugadade ontem (02), um rapaz quetombou um veículo Gol. Oacidente aconteceu na estra-da que liga o distrito de Es-quina Céu Azul à localidadede Santa Helena Velha.

Quando os socorristaschegaram no local, a vítimaestava sentada dentro doveículo, que, por sua vez,parou em pé. De acordo coma polícia, foi o próprio con-dutor quem acionou a auto-ridade policial e solicitou so-corro. Segundo o motoris-ta, ao passar por uma curvaele avistou um cachorro atra-vessando a via e, na tentati-va de desviar do cachorro,acabou perdendo o controle

da direção, quando saiu dapista por mais de 30 metros ena sequência o carro tombou,parando sobre a pista.

O jovem foi socorrido econduzido ao Pronto Aten-dimento Municipal (PAM)

Celta atinge poste e deixatrês pessoas feridas em Toledo

Na madrugada de quinta-feira (1º), o Siate atendeu umacidente de trânsito com trêsvítimas ocorrido na Rua San-tos Dumont, no centro deToledo. O veículo Celta, complacas de Cascavel, conduzi-do por Jesler Rafael Cardosodos Santos, de 19 anos, trafe-gava pela Rua Santos Du-mont, sentido centro, quan-

Morador de Guaíra é preso porandar sem roupa em prainha

Por volta da 01h20 dequinta-feira (1º), polici-ais militares da Rotam,que integram a Opera-ção Verão no Balneáriode Santa Helena, foramacionados por veranistaspara localizar um homemestaria andando semroupa pelos arredores dapraia nova. A equipe en-controu o denunciadototalmente sem roupa.

Ao ser abordado, o ho-mem disse que estaria pro-curando as chaves de umautomóvel, sendo constata-do que estava com visíveissinais de embriaguez, comodor etílico e dificuldadespara pronunciar as palavras.Segundo os policiais, o ra-paz foi identificado como sen-do morador de Guaíra e esta-ria acampado em Santa Hele-na desde quarta-feira (31).

Diante dos fatos , oguairense recebeu voz deprisão pela prática de obs-cenidade em local públi-co, pois inúmeros popu-lares, entre eles adultos ecrianças, teriam presen-ciado o homem circulan-do sem roupa pela praiaartificial. O rapaz foi en-caminhado à Delegacia deSanta Helena para a to-mada de providências.

Polícia Militar prende quatropessoas na Praça da BíbliaQuatro pessoas foram pre-

sas pela equipe da Polícia Mi-litar em Nova Santa Rosa.Elas foram detidas após umaconfusão na noite de quinta-feira (1º), na Praça da Bíblia.Os policiais foram acionadospor um homem que relatouuma agressão. Ele, a esposa, oirmão e um amigo foram agre-didos por um grupo de pes-soas, as quais usaram um pos-te de iluminação para o crime.

Os policiais encontraram ossuspeitos, mas quando reali-zavam a prisão dos mesmos, ogrupo tentou impedir a ação,ocasião em que os policiais usa-ram bomba de efeito moral emunição não letal. Após a con-fusão foram detidas quatropessoas, que foram encaminha-das à Delegacia de MarechalCândido Rondon. Um adoles-cente envolvido na confusãofoi apreendido.

Radar BO

Brigas terminam com doisesfaqueados e um ferido com garrafada

Várias brigas foram re-gistradas durante a madru-gada de quinta-feira (1º) noBalneário Terra das Águas,em Santa Helena. O saldodas confusões foi de três pes-soas feridas, duas delas porgolpes de faca e outra comuma garrafada na boca.

O primeiro caso foi re-gistrado por volta das 02horas, quando um jovemmorador de Vera Cruz doOeste se envolveu em umaconfusão na orla da praiae acabou sendo esfaquea-do na região do tórax. Ele

foi socorrido por uma equi-pe do Pronto AtendimentoMunicipal (PAM) e condu-zido até a unidade de saúdepara ser atendido por ummédico. A lesão foi leve elogo ele foi liberado.

Por volta das 02h40, umjovem deu entrada no PAM,vítima de uma garrafada queatingiu a sua boca. O fatotambém ocorreu durante umaconfusão na área de camping.Pouco tempo depois socor-ristas do Serviço de Atendi-mento Móvel de Urgência(Samu) foram acionados para

dar atendimento a um ado-lescente que teria sido esfa-queado na Praia Nova. Nolocal foi constatado que ummorador de Palotina teriasido vítima de uma facadanas costas. Segundo o me-nor, ele e mais dois colegasestavam na praça de alimen-tação quando um rapaz des-conhecido teria entrado emluta corporal com os mes-mos e desferido o golpe. Elefoi atendido por socorristasdo PAM, de onde foi libera-do pouco tempo depois deser atendido.

Correio do Lago

Jovem foi atendido e encaminhado ao Pronto Atendimento Municipal

com ferimentos leves, po-rém se queixando de fortesdores nos ombros. O carrofoi recolhido e deixado nopátio da Polícia Militar,onde estava à disposição doproprietário.

do o motorista perdeu o con-trole e bateu no poste.

Os três ocupantes do car-ro ficaram feridos. Um ado-lescente de 16 anos foi enca-minhado ao hospital em esta-do grave, já o condutor eoutro adolescente de 17 anostiveram ferimentos leves e fo-ram encaminhados para aCasa de Saúde Bom Jesus.

Motorista perdeu o controle do veículo e colidiu no poste

Rondonense tem diversospertences furtados de residência

Um rondonense que estáfinalizando as obras em suaresidência no Bairro SantaFelicidade esteve no local naterça-feira (30), mas ao re-tornar, na noite de quinta-feira (1º), deparou-se com acasa arrombada. Do interiordo imóvel os invasores leva-

ram talheres, copos, umagarrafa térmica, litros debebidas, uma cafeteira, umalavadora de alta pressão,uma furadeira, uma bicicle-ta Caloi 500, um televisor de20 polegadas e aproximada-mente oito quilos de carnesque estavam no freezer.

EVENTO ANUAL

C.Vale ultima preparativos para Dia de Campo 2015Evento acontece dias 13, 14 e 15 e neste ano também vai tratar de evolução tecnológica da avicultura e agroindustrialização

O PRESENTE | 23SÁBADO, 03 DE JANEIRO DE 2015 AGRONEGÓCIO

Novas tecnologias paraaltas produtividades, mane-jos de pragas e ervas dani-nhas e tendências de merca-do estão entre os principaistemas do Dia de Campo deVerão da C.Vale. O evento,programado para os próxi-mos dias 13, 14 e 15, tam-bém tratará sobre a evolu-ção tecnológica da avicul-tura e agroindustrialização.Criadores de suínos e defrangos também receberãoorientações sobre manejodas atividades.

Os visitantes poderão,ainda, acompanhar a 15ªMostra da Bezerra e da No-vilha Leiteira, o segundotorneio leiteiro e palestrastécnicas. Durante os três

dias, a partir das 08 horas,mais de 25 empresas de se-mentes, fertilizantes e agro-químicos vão expor produ-tos e serviços em seus es-tandes. Especialistas e téc-nicos convidados pelas em-presas farão palestras aosprodutores. Os últ imosavanços tecnológicos dasculturas de verão serão apre-sentados por universidadese instituições de pesquisa.

Os produtores tambémpoderão conferir novidadesde mais de 55 empresas fa-bricantes de máquinas e im-plementos agrícolas. Empre-sas do setor vão mostrarseus produtos em apresen-tações estáticas e dinâmicas.As integrantes dos núcleos

Inflação agropecuáriaavançou 1,23% em dezembro

Os preços dos produtosagropecuários no atacadosubiram 1,23% em dezem-bro, após terem registradoalta de 2,98% em novembro,informou a Fundação Ge-tulio Vargas (FGV), na se-gunda-feira (29). Os preçosdos bens intermediários su-biram 0,69% em dezembro,ante avanço de 1,21% emnovembro. Já a variação dosbens finais foi de 1,05%, apóselevação de 0,69% no mêsanterior. Os preços das ma-térias-primas brutas subi-ram 0,05% em dezembro,ante alta de 2,01% no 11ºmês do ano.

O Índice de Preços ao Pro-dutor Amplo (IPA), por suavez, apresentou avanço de0,63%, depois de subir1,26%. Em 12 meses, o IPAacumulou aumento de

2,13%. Na passagem de no-vembro para dezembro,uma forte contribuição parao resultado do IPA foi oíndice relativo a Bens Fi-nais, que variou 1,05% nes-te mês. Isso contribuiu paraeste avanço o subgrupo ali-mentos processados, cujataxa de variação passou de0,67% para 1,30%.

O índice referente ao gru-po Bens Intermediários den-tro do IPA variou 0,69%.Em novembro, a taxa foi de1,21%. O principal respon-sável por este movimentofoi o subgrupo materiais ecomponentes para a manu-fatura, cuja taxa de varia-ção passou de 1,36% para0,56%. O índice de Bens In-termediários (ex), calcula-do após a exclusão dosubgrupo combustíveis e lu-

femininos participarão doevento com exposição e co-mercialização de produtos,além de palestras sobreplantas medicinais.

NÚMEROSNesta edição do Dia de

Campo C.Vale participam123 empresas e cinco insti-tuições de pesquisa. Os vi-sitantes poderão conhecer42 variedades de soja, 72híbridos de milho e 20 vari-edades de mandioca, alémde 23 espécies de pastagens,48 programas nutricionaispara soja e milho, 78 parce-las demonstrativas de de-fensivos e ainda 43 parcelasdemonstrativas de tecnolo-gia C.Vale.

Paraná busca escoartrigo para o Nordeste

O Paraná quer voltar a terem 2015 os moinhos do Nor-deste como consumidores dotrigo produzido no Estado. Aopção de escoamento para aregião - inédita, pois a indús-tria local é importadora do grãoe da safra nacional compra ape-nas ao trigo gaúcho, usado namistura com o cereal da Argen-tina e dos Estados Unidos - sur-giu no ano passado com os lei-lões de Prêmio Equalizador Pagoao Produtor (Pepro). A ofertado subsídio estimulou a deman-da e os moinhos nordestinospuderam testar o trigo parana-ense, consumido na quase tota-lidade pela indústria do Sudes-te e do próprio Paraná. "A aber-tura desse mercado foi impor-tante e a continuidade em 2015dará liquidez ao mercado, prin-cipalmente se a safra for gran-de", diz o gerente técnico e eco-nômico da Organização dasCooperativas do Paraná (Oce-par) e presidente da CâmaraSetorial das Culturas de Inver-no, Flávio Turra.

A estimativa é de que quase800 mil toneladas de trigo pa-ranaense foram escoadas porPepro em 2014. As operaçõesque garantem ao setor produti-vo a diferença entre o preçomínimo e o valor de mercadoforam suspensas no dia 12 dedezembro, quando foi realiza-do o 10º leilão em apoio ao cere-al. No total, a Companhia Naci-onal de Abastecimento (Conab)ofertou Pepro para 1,552 mi-lhão de toneladas de trigo e foiarrematado prêmio para 795mil toneladas, volume equiva-lente a 13% da safra total brasi-leira, estimada pela estatal em5,950 milhões de toneladas.

Segundo Turra, a dependerda necessidade, os leilões pode-

rão ser retomados no início des-te ano, já que há recursos orça-mentários. Dos R$ 150 milhõesprevistos para o Pepro, poucomais de R$ 80 milhões teriamsido utilizados até agora. Nasemana do Natal o Ministérioda Agricultura informou quefará Aquisição do Governo Fe-deral (AGF) para trigo. Essemecanismo, que também as-segura preço mínimo ao produ-tor, permite ao governo recom-por seus estoques em produtode primeira necessidade ao mes-mo tempo em que enxuga a ofer-ta interna e reduz a pressão so-bre os preços ao produtor.

PEPRONo caso do trigo, os leilões

de Pepro cumpriram seu obje-tivo de segurar os preços. Tan-to que no Paraná as últimasoperações quase não desper-taram interesse. Em dezem-bro triticultores já não davamopção às cooperativas de ofer-tarem trigo em leilão, contouTurra. As cotações do cerealno mercado paranaense rea-giram após as notícias de queo Rio Grande do Sul produzi-ria menos e a colheita resulta-ria em produto de baixa qua-lidade por causa do excesso dechuva no final do ciclo.

Além disso, os preços inter-nacionais do trigo, que já supe-ravam os do mercado interno,passaram a subir com a notíciade que a Rússia taxaria suasexportações, o que depois foiconfirmado, e a Argentina po-deria exportar trigo para ou-tros países, fora o Brasil. Comisso, as cotações encerraram2014 em alta também na Ar-gentina e a tendência é de mer-cado firme nessas primeirassemanas do ano.

Kátia Abreu quer aumentar renda de produtoresA nova minis t ra da

Agricultura, senadora Ká-t ia Abreu (PMDB-TO) ,afirmou ontem (02) que,em sua gestão à frente dapasta, pretende ampliar aclasse média rural, melho-rando a renda dos produ-tores que hoje estão nasclasses D e E. Em relação

às críticas do PT à sua no-meação pela presidenta Dil-ma Rousseff, ela disse quenão se sent iu ofendida.“Nem Jesus Cristo é una-nimidade”, afirmou.

Kátia mencionou aindaque sua pasta buscará ace-lerar as atividades agrope-cuárias, como autorização

brificantes para a produção,variou 0,52%, ante 1,16%,em novembro.

INFLUÊNCIASDe acordo com a FGV,

entre as maiores influênci-as de alta no IPA de dezem-bro estão milho em grão(de 10,92% para 9,75%);bovinos (de 5 ,86% para3,59%); batata-inglesa (de78,88% para 41,43%); óleodiesel (de 2 ,26% para2,68%); e soja em grão (de6,05% para 1,69%).

Já na lista de maiores in-fluências negativas estãominério de ferro (de -4,71%para -5,76%); leite in natura(de -4,22% para -5,10%);suínos (de 7,37% para-9,41%); aves (de -0,64% para-3,17%) e uva (de 2,24%para -10,97%).

de importações, de abertu-ra de frigoríficos e registrode agrotóxicos, por exem-plo. "O fato de ter uma bu-rocracia com lentidão nãosignifica que o cuidado éredobrado. Absolutamen-te. Nós queremos mais agi-l idade, com eficiência equalidade", mencionou.

Gerente técnico eeconômico da

Ocepar e presidenteda Câmara Setorial

das Culturas deInverno, Flávio

Turra: “A dependerda necessidade, osleilões poderão serretomados no início

deste ano”

Arquivo/OP

No verão é comum aspessoas viajarem

para o litoral ou então fre-quentar com mais intensi-dade as piscinas dos clu-bes. Mas na hora de colocarum biquíni ou um maiô, amaioria das mulheres pre-cisa encarar um problema,

que não são nem os quili-nhos a mais na balança, e,sim, a celulite.

Conhecida pelos temidosfurinhos que aparecemprincipalmente nas coxas eno bumbum, a celulite setorna uma inimiga dasmulheres geralmente comidade entre 30 e 55 anos.

A pele com celulite pareceter covinhas ou depressões epor vezes é descrita como sen-do uma casca de laranja. Emalguns casos, a celulite podeser vista apenas quando apele é comprimida. Para ascelulites mais graves a peleparece acidentada, com áreasde picos. Porém, tratamen-tos dermatológicos e estéti-

cos são aliados das mulherespara que a celulite ou desa-pareça ou diminua. Bonshábitos alimentares, cuida-dos na ingestão de bebidasalcoólicas e praticar exercíci-os também são pontos quecontribuem para amenizarou acabar com o problema.

Conforme a tecnóloga emestética e cosmetologia Dani-ele Bär Pinz, as maiores víti-mas são as mulheres, mashomens também têm celuli-te, apesar de ser em menorem escala. “Ela costuma aco-meter pernas, braços, abdô-men e o bumbum, e pode serum grande problema, poisdeixa as mulheres encucadas.São os famosos furinhos apre-sentados como se fossem cas-cas de laranja com diferentesgraus. Além disso, tambémexiste a gordura localizada,que geralmente acontece noabdômen”, expõe.

Alguns fatores podemcontribuir para o surgimen-to da celulite, que é observa-da em quatro graus e estáacometendo cada vez maisadolescentes. Entre as cau-sas estão: herança genética,idade e sexo. Pessoas de pelebranca geralmente apresen-tam mais celulite do que asmulheres negras. Biotipo,desequilíbrio hormonal e fa-tores determinantes comoestresse, fumo, sedentarismo,problema na tireoide, maushábitos alimentares e disfun-ção hepática, quando o fíga-do não faz bom metabolis-mo, também são pratos chei-os para que haja celulite.

As mulheres precisam es-tar atentas, pois a celulitenão surge do nada. Há inú-meros sintomas que se mani-

festam, como, por exemplo,dor e sensibilidade, verme-lhidão; ou inflamação napele; pele com aspecto estica-do, brilhante e inchaço; le-são; e febre. Em casos maisgraves podem ocorrer tremo-res ou calafrios, mal-estar,cansaço, dores musculares,pele com a temperatura maiselevada que o normal e suorexcessivo.

CUIDADOSSegundo Daniele, ao to-

mar certos cuidados as mu-lheres podem diminuir ouaté se verem livres da celuli-te. “É importante cuidar daalimentação, ingerir líqui-dos regularmente, além defazer exercícios físicos e fre-quentar a academia. O cor-po vai ficar mais definido eas mulheres podem fazer a

celulite desaparecer, ou aomenos diminuir considera-velmente”, afirma. De acor-do com ela, o tratamentoestético alterna o uso deaparelhos ou massagenscom aplicação média de duasa três vezes por semana.

Atividades físicas e espor-tivas são importantes alia-dos no combate à celulite.Entre elas estão a caminha-

da, corrida e andar de bici-cleta, pois esses exercíciosajudam na circulação e quei-mam calorias, evitando queas células de gordura se acu-mulem e causem os furi-nhos. Outra atividade é anatação, pois o exercício naágua diminui o inchaçoe a retenção de líquidos.Ioga e pilates forçam oalongamento dos múscu-los e ajudam os septos fi-brosos a se soltar, deixandoa pele mais lisa e firme. Amusculação troca gordurapor massa magra, diminu-indo a celulite.

TRATAMENTO“O verão é a época em

que as mulheres aumentama frequência nos centros deestética porque desejammostrar um corpo bonito,além de movimentar as aca-demias. A procura delasocorre justamente para di-minuir a incidência de celu-lite e gordura localizada”,comenta a tecnóloga emestética e cosmetologia.“A mulher disposta emcuidar do corpo devecolaborar, pois o cui-dado com a bebida ea alimentação tam-bém refletirá napele”, enfatiza.

Consumir determi-nados tipos de chás aju-dam melhorar a circula-

ção sanguínea e a diminuira celulite devido ao acúmu-lo de líquido. Os mais indi-cados para auxiliar nesteprocesso são centelha asiá-tica, gingobiloba e cavali-nha, para

Daniele salienta que mu-lheres de todas as medidas

são vítimas tanto da celulitequanto da gordura localiza-da. “As mulheres magras quea gente não pensa que tem,muitas vezes são mais acome-tidas pela celulite do que asmulheres gordas e obesas. Issoocorro porque as mulheresgordas têm mais gordura cor-poral, porém bem menos ce-lulite e gordura ruim que asmulheres magras. Antiga-mente a celulite e a gorduralocalizada eram observadasquase exclusivamente emmulheres a partir dos 25 anos,porém hoje muitas meninascom 15 e 16 anos já têm essesproblemas e buscam tratamen-to pela interferência das suasmães”, revela.

As outras técnicas utili-zadas pelas profissionais daárea são tratamentos commassagens manuais, mas-sagem modeladora, drena-gem linfática e aparelhoscom massagens mecânicas.“Também se utiliza o apare-lho de sucção que faz que-bra da gordura, um apare-

lho que induz raiosultrassônicos de calorpara quebrar a molé-cula de gordura, en-tre outros, buscandoalternar para obtermaior efeito positi-vo”, cita.

GRAUSA celulite é obser-

vada em quatro graus,de intensidade baixa à in-

tensidade grave, sendo que

os mais tratados são o nú-mero dois, que é a celulitequase invisível e que preci-sa apertar para enxergar, eo grau três, visível na horade caminhar ou quando amulher está parada. Eles sãopercebidos em maior núme-ro nas adolescentes e nasmulheres até os 35 anos.

O primeiro grau de celu-lite é o mais invisível, queprecisa apertar para ver,sendo percebido pela com-pressão do tecido entre osdedos ou da contração mus-cular voluntária, cuja fase écurável. O grau dois é qua-se invisível e com leve apal-pação é possível enxergar,sendo mais aparente com acompressão. Esta fase é umadas mais frequentes e tam-bém é curável.

O terceiro grau não pre-cisa apertar para enxergar,portanto é visto quando amulher está em qualquer po-sição, com aparência de re-levos e presença de nódu-los. Nesta fase o tratamentovisa reduzir para o grau umou dois. O grau quatro é omais complicado, sendo co-nhecido como casca de la-ranja. Ele forma uma fibro-se e causa dor, podendo serespontânea e em alguns ca-sos é considerado incurá-vel, mas pode apresentarmelhora no quadro, regre-dindo para o grau dois, casoa mulher faça o tratamentoadequado e tome os cuida-dos necessários.

26 | O PRESENTE ESPORTES SÁBADO, 03 DE JANEIRO DE 2015

REFORÇOS

Dirigente diz que Inter tem negociações bem encaminhadasApesar de manter tom cauteloso quanto à chegada de jogadores, vice de futebol

Luiz Fernando Costa afirma que Colorado pode ter novidades já na posse de PifferoO vice-presidente de fute-

bol do Internacional, LuizFernando Costa, mostrou-seotimista ontem (02) quanto àpossibilidade de o clube tercontratações já na segunda-feira (05), dia da posse do man-datário Vitorio Piffero. Mes-mo mantendo o tom cautelo-so, o dirigente revelou que hánegociações adiantadas: “Nãoquero fixar prazos. A posseacontecerá segunda-feira e tal-vez tenha alguma novidade.Temos negócios caminhandobem, e espero concretizá-los omais rápido possível”.

Em relação ao planejamen-to do Colorado, Luiz Fernan-do Costa garantiu que a dire-toria está trabalhando bas-tante para evoluir em contra-tações. “Se eles vierem já paraa pré-temporada, tanto me-lhor”, afirmou. O dirigentetambém revelou que o clubeiniciou o processo de renova-

ção de contrato do lateral-direito Cláudio Winck. “Tro-quei mensagem com o procu-rador dele, e vamos conver-sar na semana que vem. Achoque vamos resolver tudo acontento”, completou.

Sobre o início de trabalhocom o técnico Diego Aguirre,

Luiz Fernando Costa: “Estamos trabalhando bastante em contratações”

O Corinthians se reapre-senta após as férias na segun-da-feira (05), e o técnico Titejá pode ter um problema pararesolver. Isso porque o meiaLodeiro, que teve poucaschances com Mano Menezes,deve pedir para ser liberadopara o Boca Juniors, da Ar-gentina. De acordo com Ge-rardo Cano, representante doatleta, a tendência é que issoaconteça já no dia do retornodo time aos treinos e o desejodo uruguaio é jogar no Boca.Segundo ele, Lodeiro está em-polgado com a possibilidadede trabalhar com o técnicoRodolfo Arruabarrena.

“Lodeiro quer jogar seismeses no Boca, quer jogar aLibertadores e o chamado deVasco (Arruabarrena) o mo-

tivou muito. Ele está muitoempolgado em poder jogar emum clube como o Boca. Nomáximo na terça-feira quere-mos dar a resposta para oBoca. Para ele seria um prazerser dirigido pelo Arruabarre-na”, disse.

O presidente do clube ar-gentino, Daniel Angelici, afir-mou que Lodeiro é a priori-dade do Boca e que esperaanunciá- lo até terça-fe ira(06). Arruabarrena tambémjá deixou claro que pretendecontar com o uruguaio emseu elenco. Por outro lado, adiretor ia do Corinthiansnega ter recebido qualquersondagem pelo jogador e dizque ele está nos planos de Titepara a temporada, mas estáaberta a receber propostas.

Lodeiro deve pedir ao Timãopara ser liberado ao Boca

Grêmio adota tom cautelososobre possível saída de Bressan

O diretor de futebol doGrêmio, Rui Costa, reve-lou ontem (02) um empe-cilho que pode esfriar aida do zagueiro Bressanpara o Flamengo. O diri-gente declarou que o clu-be ainda teme o risco decarências no elenco.“Como o (Pedro) Geromelvai demorar ainda para se

recuperar da lesão, precisa-mos ter muita cautela nasaída de Bressan. Vamosanalisar bastante em comovamos transcorrer, mas te-mos uma conversa encami-nhada”, disse.

Recuperando-se de cirur-gia após de lesão no ombrodireito, Pedro Geromel deveretornar aos gramados so-

mente em março. Já a trans-ferência do lateral-direitoPará parece bem encami-nhada. “É claro que no fu-tebol as coisas são defini-das apenas quando são as-sinadas. Mas houve umavanço significativo na ne-gociação, e parece estar bemencaminhada a transferên-cia do Pará”, afirmou.

Novela de Dudu faz São Paulovoltar a sondar Welligton Nem

Como tem sido comumna novela envolvendo acontratação de Dudu, do Dí-namo de Kiev, a diretoriado São Paulo voltou a colo-car o rival Corinthians comogrande favorito na disputa.Mas desta vez, o vice-presi-dente de futebol do Trico-lor, Ataíde Gil Guerreiro,apresentou uma alternati-va caso veja o ex-gremistaparar no Timão: contratarWellington Nem, ex-atacan-te do Fluminense.

“Nossa opção, não dan-do certo o Dudu, é o We-

llington Nem. O empresáriodele é o Eduardo Uram, umempresário ativo em negoci-ações com o São Paulo. Eleainda não falou da gente como Shakhtar porque tem umaproposta da China na mão eespera acertar com esses chi-neses. Fomos atrás do Dudupelas assistências maravi-lhosas, não é fazedor degols, mas os dois são exce-lentes”, afirmou ontem (02).

O interesse do São Pauloem Nem já havia sido noti-ciado há mais de uma sema-na e até ali, os tricolores

haviam consultado oShakhtar Donetsk apenaspara contar com o velocistapor empréstimo, algo quefoi negado prontamente.Por Dudu, o time do Mo-rumbi ofereceu ao Dínamocerca de R$ 10 milhões parater 50% dos direitos econô-micos do atleta. Já que nãohá possibilidade de contra-tar nem Dudu e nem We-llington Nem por emprésti-mo, a diretoria tricolor vol-tou ao plano inicial e já seorganiza para fazer ofertaspelo atacante do Shakhtar.

Divulgação

Costa adiantou que a tendên-cia é um elenco mais enxutopara o ano de 2015. “Tenhoconversado por telefone se-guidamente com o Aguirre eprovavelmente nós vamostrabalhar com um grupo maisenxuto possível, entre 30 e 34jogadores”, finalizou.

Flamengo oficializa contrataçãodo atleticano Marcelo CirinoO Flamengo anunciou ontem

(02) a contratação do atacanteMarcelo Cirino, do Atlético-PR.O jogador, que será apresenta-do na sede da Gávea durante atarde, a partir das 15h30, deacordo com informações do siteoficial do clube. Marcelo Cirinodesembarcou no Rio na manhãde ontem e teve a sua contrata-ção viabilizada por um grupode investidores, a Doyen Sports,embora o Flamengo não tenharevelado os detalhes financei-

ros da transação ao oficializar achegada do jogador.

O atleta de 22 anos costumaatuar pelas pontas, e tem comocaracterística principal a velo-cidade. Marcelo se destacou nasúltimas duas temporadas atu-ando pelo Atlético-PR. Inclusi-ve, foi considerado a revelaçãodo Campeonato Brasileiro de2013. Na equipe carioca, ele vaireeditar a parceria com o meiaEverton, que jogou ao seu ladono time paranaense.

Teliana Pereira cai na estreiano qualifying de Brisbane

A brasileira Teliana Perei-ra não teve a volta às quadrasque desejava. Após ficar qua-tro meses afastada, a número107 do mundo acabou sendoeliminada logo na sua partidade estreia no qualifying do Tor-neio de Brisbane, na Austrália,disputado ontem (02) em qua-dras rápidas.

Teliana perdeu para a sérviaJovana Jaksic, 129ª colocada noranking da WTA, por 2 sets a 0,com parciais de 6/3 e 6/2, em 1hora e 16 minutos. Em uma par-tida com seis quebras de servi-ço, a brasileira perdeu o seu sa-

que cinco vezes e converteu ape-nas um de cinco break points, noprimeiro set, sendo precocemen-te eliminada da competição clas-sificatória para a chave princi-pal do Torneio de Brisbane.

A última vez em que Telianaentrou em quadra havia sido emsetembro, quando precisouabandonar a sua partida pelassemifinais do Torneio Challen-ger de St. Malo, na França, porcausa de uma lesão no joelho. Abrasileira aguarda desistênciaspara disputar a chave principaldo Aberto da Austrália sem pre-cisar passar pelo qualifying.

O PRESENTE | 27SÁBADO, 03 DE JANEIRO DE 2015 ESPORTES

Rondonense treinará seleção que disputará o BrasileiroEquipe será formada por atletas paranaenses que participarão da competição, marcada

para acontecer em março; jogadoras rondonenses podem estar na equipe

VOLEIBOL JUVENIL

Inscrições à Caminhada deVerão serão abertas dia 13O município de Missal to-

dos os anos realiza a Cami-nhada de Verão, cujo circuitoinicia no centro da cidade esegue até o Terminal Turísti-co de Vila Natal.

As inscrições para a Ca-minhada de Verão, que é re-alizada todos os anos emMissal, serão abertas no pró-ximo dia 13, sendo que os130 primeiros inscritos rece-berão uma camiseta. As ins-crições serão gratuitas e po-derão ser feitas no Departa-mento de Esportes ou pelotelefone (45) 3244-2092.

A caminhada será realiza-da no dia 1º de fevereiro, datana qual se comemora o 32ºaniversário de emancipaçãopolítico-administrativa domunicípio e quando tambémé realizada a Festa de Nave-gantes. A etapa tem início

Ampére disputará a Série Ouroe anuncia reforços na segunda

Acabou o período de in-certezas e a diretoria doNotável/Ampére Futsal con-firmou que a equipe dispu-tará o Campeonato Parana-ense Série Ouro. O time co-mandado pelo técnico Mau-ro Córdova, que passou pordificuldades financeiras em2014, não vai abandonar oprojeto, iniciado em 2010 naSérie Bronze.

Por outro lado, informa-ções dão conta que o inves-

timento deste ano deve sermenor que o de 2014. A equi-pe deve anunciar na segun-da-feira (05) os seus primei-ros reforços para a tempora-da 2015. A intenção é apostarem jogadores mais jovens,que precisem de vitrine, comoo campeonato estadual, umdos mais acirrados do país.

“Ainda estamos correndoatrás de parcerias, mas a par-ticipação do time está confir-mada. Nós temos que pensar

ainda melhor nos nomes aserem contratados e já te-mos dois jogadores acerta-dos”, comenta o técnicoCórdova, que está no co-mando da equipe desde 2010.“A temporada de 2014 foimuito boa, nós consegui-mos dois títulos dos JogosAbertos e o da Copa RádioChopinzinho e vamos fazerde tudo para ter um bomano também em 2015”, com-pleta o treinador.

Treinador Claudemiro dos Santos (Miro) será o técnico da Seleção Paranaense de Voleibol.Ele deve definir nos próximos dias os outros integrantes da comissão técnica

Umuarama Futsal está com elenco praticamente formadoDepois de muitos conta-

tos, finalmente o UmuaramaFutsal já tem definidos osnomes dos atletas que irãocompor o elenco para as dis-putas da Liga Nacional Fut-sal, Campeonato Paranaen-se Série Ouro, Jogos Abertosdo Paraná e outras competi-ções durante o ano de 2015.Recentemente foram confir-mados 14 nomes e nos próxi-mos dias mais dois atletasdevem ser anunciados peladiretoria da equipe. Na oca-sião também deve ser anun-

previsto para as 06 horas, compercurso de aproximadamen-te 14 quilômetros, iniciandono centro da cidade e seguin-do até o Terminal Turísticode Vila Natal, com acompa-nhamento de profissionais doDepartamento de Esportes.

No mesmo fim de semanaacontecerá a etapa do VerãoParaná. O evento inicia nodia 30 de janeiro e segue até odia 1º, com torneio de futebolsete na categoria livre pelosnaipes masculino e feminino.Acadêmicos da Uniguaçu Fa-esi realizarão avaliações físi-cas, aferição de pressão arteri-al, verificação de massa cor-poral e darão orientações so-bre a prática da atividade físi-ca e a sua importância para asaúde do corpo e da mente.Além disso, haverá ativida-des físicas durante todo o dia.

ciada a data para apresenta-ção oficial do elenco, cuja dataprovável é 05 de fevereiro.

O elenco será formado por16 atletas, dos quais 14 jáestão contratados; sete foramrenovados e outros sete vie-ram de outras equipes. Osremanescentes são: Sol e Marna ala direita; Madson na alaesquerda; Caio Henrique naala esquerda; Pedro na posi-ção de ala/pivô; Rodrigo naala direita; Guilherme Ouxi-ta na ala esquerda; e JoãoVitor como goleiro, oriundo

das categorias de base.Os atletas contratados

pelo Umuarama são: o go-leiro Bruno Lambão e o fixoPaulo Vitor, ambos Ex-Cra-teús, do Ceará; o fiaxo Hia-go, do Paranavaí; Levy naala direita, ex-HorizonteFutsal, do Ceará; Léo Ru-menigue na ala esquerda,ex-Tinguá Futsal, do Cea-rá; o pivô Fábio Júnior, doJoaçaba Futsal, de Santa Ca-tarina; Weverton Garrin-cha, pivô, ex-Grêmio de Mo-giano, São Paulo.

Como reconhecimentopelas conquistas protago-nizadas pelas equipes de vo-leibol feminino do ColégioEvangélico Martin Luther/Sicoob/Marechal CândidoRondon em 2014, o técnicoClaudemiro dos Santos(Miro) terá mais um im-portante compromisso em2015. O treinador rondo-nense foi convocado pelaFederação Paranaense deVoleibol, por meio da notaoficial nº 187, para atuarcomo treinador da SeleçãoParanaense Juvenil.

O desafio de Miro é gran-de, uma vez que a equipedisputará o CampeonatoBrasileiro de Seleções, entreos dias 15 e 21 de março, emSaquarema, no Rio de Ja-neiro. As disputas valempara o naipe feminino e en-volverão centenas de atle-tas representando diversosEstados do Brasil, as quais

competirão em busca do tro-féu de campeão.

No fim do mês de novem-bro, a equipe do Colégio Mar-tin Luther faturou o títulode campeã paranaense juve-nil - categoria sub-18 - emuma partida acirrada contrao time de Maringá, tradicio-nal oponente do voleibol fe-minino rondonense. Essepode ter sido o principalmotivo que projetou o nomedo técnico para que fosseescolhido como treinador daSeleção Paranaense de Vo-leibol. Outro fator de peso éque o time rondonense estáocupando as três primeirasposições nas categorias debase do Paraná.

Miro poderá anunciar napróxima semana - entre se-gunda (05) e quarta-feira(07) - quem serão os inte-grantes da comissão técnica.Na sequência, ele definirá,em conjunto com a comis-

são, quais atletas têm poten-cial e as características ne-cessárias para integrar a Se-leção Paranaense.

Há comentários de que

Arquivo/OP

jogadoras da equipe do Co-légio Martin Luther serãoconvocadas para represen-tar a Seleção Paranaense nasdisputas. Algumas atletas

rondonenses, inclusive, jáforam convocadas pela Sele-ção Brasileira e participaramde competições nacionais eaté internacionais.

28 | O PRESENTE GERAL SÁBADO, 03 DE JANEIRO DE 2015

Cerca de 40 mil pessoas passam réveillon em Santa HelenaExpectativa é que haja bastante público no balneário pelos próximos dias

VIRADA DE ANO

O Balneário Terra das Águas,de Santa Helena, recebeu em tor-no de 40 mil pessoas, segundoestimativas da Polícia Militar,para a virada de ano. Shows combandas locais (Os Anônimos eVersus Gargamel) e a queima defogos animou o público presen-te, proveniente de cidades daregião, de outros Estados, doBrasil e de outros países, caso doParaguai e da Argentina. A orlada conhecida Praia Nova ficourepleta de gente.

O movimento ficou dentrodo esperado pela administra-ção municipal, que, para tanto,reservou um espaço adicional,da rua que margeia a praia, paraa circulação exclusiva de pe-destres. O movimentou aumen-tou gradativamente desde o fe-riado de Natal.

A expectativa é que hajabastante público ainda nos pró-ximos dias, já que as comemo-rações são estendidas para ofim de semana.

Outro evento, que já começaa ser organizado, é o Carnaval2015, data que encerra o perío-do de alto movimento no balne-ário, relativo, principalmente,à temporada de verão.

A secretária de Desenvolvi-

mento Econômico e Associati-vismo, Cleonice Becker, ressal-ta que todas as medidas de se-

gurança e de infraestrutura fo-ram adotadas para promover oaconchego das pessoas.

Orla da conhecida Praia Nova ficou repleta de gente

Paraná estuda implantação depenitenciária de segurança máxima

O secretário da SegurançaPública, Fernando Francischi-ni, anunciou que o Departa-mento Penitenciário do Para-ná (Depen) estuda a criaçãode um estabelecimento penalde segurança máxima no Es-tado para presos ligados aocrime organizado, por deter-minação do governador BetoRicha. O anúncio foi feito naquarta-feira (31), após o tér-mino da rebelião na Casa deCustódia de Maringá.

“Nós vamos criar umaunidade de segurança máxi-ma no nosso Estado. Vamosisolar o crime organizado, quecomanda as rebeliões. A in-tenção é usar uma unidadeque já está pronta para queseja transformada em uma desegurança máxima”, explicou

o secretário. “O importante éa mão amiga para o preso quequer se recuperar e o braçoforte para o crime organizadoque comanda o crime aquifora”, afirmou ele.

Francischini acompanhoude perto as negociações duran-te o motim em Maringá e afir-mou que serão atendidas asdemandas administrativasdos presos rebelados, comorever a alimentação e o atendi-mento jurídico. “Nós não faze-mos mais remoção de presosrebelados. As remoções são porinteresse da administração enão por interesse do crime or-ganizado. Essa é uma determi-nação firme”, frisou. Resolu-ção assinada em outubro de2014 pelo Governo do Paranáproíbe a negociação de transfe-

rências de presos rebeladospara outras unidades penais.

Na terça-feira (30), o secre-tário da Segurança Públicaconversou com agentes peni-tenciários para ouvir suas de-mandas. “Assumi há dois diaso Departamento Penitenciáriodentro da Secretaria da Segu-rança Pública. Já tive uma reu-nião com os agentes penitenci-ários, dando o nosso respaldopara a sua atuação e vamostentar atender as demandas deinfraestrutura e outras de ope-racionalização, que são neces-sárias”, acrescentou.

Na rebelião da Casa de Cus-tódia de Maringá, sete agentespenitenciários foram feitos re-féns. Todos passam bem. Comcapacidade para 650 detentos,o local mantém 636 presos.

Sicredi Oeste entrega mais umprêmio no sorteio do seguroPoder contar com um segu-

ro de vida e garantir proteçãofinanceira em caso de extremaurgência já é positivo. Agora,saber que, além dos benefíciosdo seguro, podemos usufruirdele em vida, é um privilégio.O associado da Sicredi OesteIlton Eltor Schweig, de NovaSanta Rosa, foi contempladono seguro Vida Mais Premia-da, no segundo sorteio do mêsde dezembro, com um prêmiode R$ 21,3 mil.

O sócio da cooperativa decrédito contratou o seguro emagosto de 2013 e já gozou dafelicidade de ser contemplado.“Estou muito feliz. O prêmioveio em bom momento e já temdestino certo”, mencionaSchweig, que recebeu o chequesimbólico na tarde de segun-da-feira (29).

Segundo a assessora de se-guros da Sicredi, KerleBerwanger, o produto, alémde garantir a proteção finan-ceira do segurado e seus fami-

liares em caso morte ou aci-dente, também oferece vári-os benefícios, que podem serutilizados durante a vigên-cia do seguro, sem que tenhaocorrido um sinistro. “De-pendendo do produto contra-tado, as vantagens variam daassistência residencial ou au-tomóvel, até as assistênciasem viagens ou nutricionais,bem como, o mais cobiçado,sorteio semanal. Os segura-dos concorrem toda semanaatravés da loteria federal, aoadquirir um dos seguros devida ou de residência”, argu-menta a assessora.

O diretor executivo da Si-credi, Inácio Cattani destacaque a cooperativa é pé quente,pois nos últimos anos váriosassociados foram agraciadoscom prêmios em dinheiroatravés dos sorteios. “Nos úl-timos três anos a instituiçãofinanceira entregou quaseR$ 100 mil em prêmios de se-guros”, comemora o dirigente.

Paraná é campeão de multas eprisões por embriaguez ao volante

O Paraná foi o Estado querealizou o maior número deautuações e prisões relaciona-das à alcoolemia no Brasil de 12de dezembro de 2014 até quinta-feira (1°). Segundo dados da Po-lícia Rodoviária Federal (PRF),357 motoristas foram multadose 112 presos neste feriado de fimde ano. Santa Catarina ficou emsegundo lugar, com 74 prisões, eMato Grosso em terceiro, com56 motoristas presos.

Ainda conforme a PRF, maisde quase 50 mil veículos foramfiscalizados, e foram realiza-dos 14.246 testes de bafômetro

nas estradas federais do Para-ná. Os dados foram contabili-zados pela Operação Rodovida,uma parceria da PRF, do Bata-lhão de Polícia Rodoviária(BPRV), do Batalhão de Políciade Trânsito (BPTran), da Secre-taria de Trânsito (Setran) e dasGuardas Municipais do Estado.

Durante o feriado de fim deano, a Operação Rodovida con-tou com a participação de dezmil agentes da PRF, 150 radaresmóveis e 11 helicópteros da cor-poração. A operação volta a fun-cionar no feriado do Carnaval,de 06 a 22 de fevereiro de 2015.

Número de acidentes graves cai 23% nas estradas paranaensesO número de acidentes

graves nas estradas federaisque cortam o Paraná caiu 23%neste feriado de fim de ano emrelação ao mesmo período de2013/2014, conforme a Polí-cia Rodoviária Federal (PRF).Desde 12 de dezembro de 2014

até quinta-feira (1º), foram re-gistrados 139 acidentes gra-ves nas rodovias do Estadoem dezembro de 2013 o nú-mero foi de 181.

Também foi registrada que-da no número de mortos, de 55em 2013 para 48 em 2014, dimi-

nuição de 13%; e de feridos, de813 em 2013 para 686 em 2014,redução de 16%. O número deacidentes em geral também di-minuiu, em dezembro de 2014foram 1.013, enquanto no mes-mo mês de 2013 foram 1.184,uma queda de 14%.

O associado Ilton Eltor Schweig, de Nova Santa Rosa, foi contempladono seguro Vida Mais Premiada, com um prêmio de R$ 21,3 mil

Divulgação

Divulgação

SÚMULA DE EMISSÃO DARENOVAÇÃO DA LICENÇA

DE OPERAÇÃOA empresa abaixo torna público que recebeu do

IAP a Renovação da Licença de Operação N°14068para o empreendimento a seguir especificado:

Empresa: Leopoldo BonaAtividade: Suinocultura, sistema de UPL para

1000 matrizesEndereço: Lote rural n°101/A/B/B, linha Flor de

Sertão, distrito MargaridaMunicípio: Marechal Cândido Rondon, Paraná.Validade: 17/12/2016

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA AMBIENTAL

SIMPLIFICADAMilton Becker torna público que requereu ao IAP

a Licença Ambiental Simplificada para unidade deprocessamento de peixes, implantado no lote rural nº18, loteamento Vendrami, distrito de São Clemente,município de Santa Helena, Estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA PRÉVIA

Jaimir Mohr torna público que irá requer ao IAPLicença Prévia para atividade de avicultura de cortepara 70.500 aves/lote, a ser implantada no lote ruraln°64, 27° perímetro, linha Sanga Guilherme, municí-pio de Mercedes, Estado do Paraná.

SÚMULA DE EMISSÃO DELICENÇA PRÉVIA

A empresa abaixo torna público que recebeu doIAP a Licença Prévia N°39202 para o empreendimen-to a seguir especificado:

Empresa: Altair LoffiAtividade: Avicultura de corte para 70.500 aves/

loteEndereço: Lote rural n° I-13/A/A, linha Sanga

CaboréMunicípio: Mercedes, Paraná.Validade: 19/12/2016

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA DE INSTALAÇÃO

Altair Loffi torna público que irá requer ao IAP aLicença de Instalação para a atividade de aviculturade corte para 70.500 aves/lote, a ser implantada nolote rural n° I-13/A/A, linha Sanga Caboré, municípiode Mercedes, Estado do Paraná.

LOTOFÁCIL CONCURSO 1152: 03 04 05 07 08 09 10 12 16 18 19 20 21 22 25

R E S U L T A D O L O T E R I A S

LOTOMANIA CONCURSO 1517: 02 05 08 09 10 12 28 34 43 46 47 51 54 63 67 76 80 85 89 99 MEGA-SENA CONCURSO 1665: 01 05 11 16 2056

FEDERAL CONCURSO 04932: 1º 26.806 / 2º 00.788 / 3º 71.483 / 4º 65.637 / 5º 47.670

Edição 3998 - O PRESENTE | 29SÁBADO, 03 DE JANEIRO DE 2015 EDITAIS

Classificados na internet: www.opresente.com.br30 | O PRESENTE SÁBADO, 03 DE JANEIRO DE 2015

APARTAMENTO, vendo,211m², c/ 2 quartos, 1 suíte,sala de estar, cozinha, copa,área de serviço, despensa, 2bwc, 1 lavabo, garagem co-berta, Cond. Res. Porto Britâ-nia, R. Independência esq. c/R. Rio de Janeiro, centro, MCR,R$ 380.000,00, pode ser finan-ciado, estudo proposta. Tr.(45) 3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

APARTAMENTO, vendo,53,94m², c/ 3 quartos, sala, co-zinha, área de serviço, bwc,garagem, Cond. Res. Canadá,MCR, R$ 110.000,00, pode serfinanciado. Tr. (45) 3254-5000na Certo Imóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

APARTAMENTOS, vendo,2, juntos, 65m² cada, c/ 2quartos, bwc, sala de estar,sala de jantar, cozinha, ter-reno 396m², murado, cerca-do, Lot. Independente, MCR,R$ 275.000,00, pode ser fi-nanciado, estudo proposta.Tr. (45) 3254-5000 na CertoImóveis , Crec i J-4248,www.certoimoveis.com.

CASA, vendo, 100m², c/ 3quartos, 2 bwc, 2 salas, co-zinha, área de festa, chur-rasq . , lavand. , te r reno439,5m², Lot. Avenidas,MCR, R$ 280.000,00. Tr. (45)3284-1048 ou 9962-0082com Antonio Corretor deImóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 100m², c/laje, 3 quartos, sala, cozinha,2 bwc, garagem c/ churrasq.,área de serviço, 2 portõeselet., terreno 12x33, R. Graci-liano Ramos, Lot. Avenidas,MCR, R$ 295.000,00. Tr. (45)9924-0478.

CASA, vendo, 105m², c/laje, 2 quartos, 1 suíte, bwc,sala, cozinha, lavand., jd. deinverno, garagem c/ churrasq.,murada, cercada, Lot. RodaD'Água, MCR, R$ 200.000,00,sem entrada, através de finan-ciamento. Tr. (45) 3254-5000na Certo Imóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

CASA, vendo, 120m², nova,alvenaria, c/ laje, 2 quartos, su-íte, garagem, demais depen-dências, acabamento de 1ª,toda murada, ótima localização,MCR, R$ 300.000,00. Tr. (45)3254-1345 ou 8405-9418(tim), Creci F-6630.

CASA, vendo, 150m², es-quina, c/ laje, 2 quartos, 1suíte, sala de estar, cozi-nha, garagem, piscina, Lot.Parque Ecológico, MCR, R$450.000,00, pode ser finan-ciada, estudo proposta. Tr.(45) 3254-5000 na CertoImóve is , C rec i J -4248 ,www.certoimoveis.com.

CASA, vendo, 160m², alve-naria, c/ laje, 3 quartos, 2bwc, sala, cozinha, lareira,churrasq., área de festa, va-randa, portão elet., acaba-mento em gesso, jardim, todacercada, reformada, terreno12x38, R. Men de Sá, Jd. Al-vorada, MCR, valor a combi-nar. Tr. (45) 9910-6543.

CASA, vendo, 180m², nova,c/ laje, 2 quartos, 1 suíte, salade estar, sala de jantar, cozi-nha, área de serviço, despen-sa, 2 bwc, garagem fechadap/ 2 carros, murada, cerca-da, terreno 361m², Lot. Alto daBoa Vista, MCR, R$385.000,00, pode ser financi-ada, ou 30% de entrada e sal-do p/ safra de soja 2015. Tr.(45) 3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

CASA, vendo, 220m², c/laje, 3 quartos, suíte, 2 bwc,sala, cozinha, churrasq., des-pensa, garagem p/ 3 carros,terreno 800m², R. Ceará, nº1900, próx. ao Centro de Even-tos, MCR, R$ 285.000,00. Tr.(45) 3254-0477 ou 9931-9908,Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 225m², alve-naria, c/ 4 quartos, 2 suítes, 2bwc, 2 salas, cozinha, des-pensa, lavand., 2 garagens c/portão elet., cercada, mura-da, terreno 800m², R. 31 deMarço, nº 1122, centro, MCR,R$ 550.000,00, aceito terre-no de menor valor, ou casa,pode ser financiada. Tr. (45)3284-1048 ou 9962-0082 comAntonio Corretor de Imóveis.Creci 17.145.

CASA, vendo, 53,62m²,nova, c/ laje, 2 quartos, salade estar, cozinha, bwc, Lot.São Francisco, MCR, R$110.000,00, pode ser financi-ada pelo Minha Casa MinhaVida. Tr. (45) 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

CASA, vendo, 54m², nova,alvenaria, c/ laje, 2 quartos,sala, cozinha, bwc, lavand.,garagem c/ churrasq., muronas laterais, R. Irene Kaeferesq. c/ R. Colombo, Lot. Re-canto Fel iz, MCR, R$105.000,00, pelo programaMinha Casa Minha Vida. Tr.(45) 3254-0477 ou 9919-0223,Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 56,18m²,nova, c/ laje, 2 quartos, bwc,sala, cozinha, lavand., Lot.Leste, MCR, R$ 115.000,00,pode ser financiada pelo MinhaCasa Minha Vida. Tr. (45) 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248, www.certoimoveis.com.

CASA, vendo, 59m², defundos, c/ 1 quarto, bwc, co-zinha, garagem, toda murada,c/ grade na frente, terreno12x26, R. Nossa Senhora daPenha, nº 265, Lot. Santa Fe-licidade, próx. a Super Cre-che, MCR, R$ 110.000,00. Tr.(45) 3284-1048 ou 9962-0082com Antonio Corretor de Imó-veis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 60m², c/ 2quartos, bwc, sala, cozinha, la-vand., garagem, R. São Paulo,nº 5825, MCR, R$ 165.000,00.Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Corretor deImóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 65,65m²,alvenaria, c/ laje, 1 quarto,1 suíte, sala, cozinha, bwc,jd. de inverno, lavand. fe-chada c/ churrasq., gara-gem, R. Arcelino Jose dosSantos, Lot. Wolstein, MCR,R$ 135.000,00. Tr. (45)3254-0477 ou 9919-0223,C r e c i J 0 4 7 4 3 , w w w.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 68m², c/ laje,3 quartos, sala de estar, jd. deinverno, cozinha, área de ser-viço, bwc, Lot. Caminhos doSol, MCR, R$ 140.000,00, podeser financiada. Tr. (45) 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248, www.certoimoveis.com.

CASA, vendo, 70m², alve-naria, c/ laje, 2 quartos, sala,cozinha, bwc, terreno 234m²,R. Curitiba, nº 75, Lot. Lucia-na II, em MCR, R$ 120.000,00,pode ser financiada. Tr. (45)3284-1048 ou 9962-0082 comAntonio Corretor de Imóveis.Creci 17.145.

CASA, vendo, 73m², c/ laje,2 quartos, bwc, sala de es-tar, cozinha, área de serviço,murada, cercada, terreno362m², Lot. Santa Felicidade,MCR, R$ 200.000,00, pode serfinanciada, estudo proposta.Tr. (45) 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

CASA, vendo, 75m², nova,alvenaria, c/ 3 quartos, sala,cozinha, terreno 14x33, Lot.Barcelona, MCR, R$130.000,00, aceito carro outerreno, pode ser financiada.Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Corretor deImóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 90m², nova,c/ acabamento em gesso,porcelanato, R. Rio Grande doNorte, nº 445, centro, ao ladodo Colégio Eron Domingues,MCR, R$ 220.000,00. Tr. (45)3254-0477 ou 9931-9908,Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA , vendo, aprox.130m², mista, de esquina,próx. ao ginásio Nei Braga,MCR, R$ 145.000,00. Tr. (45)9942-4407.

CASA, vendo, nova, alve-naria, c/ 2 quartos grandes,sala, cozinha, bwc, lavand.,telhado em concreto, blindex,jardim, R. Florianópolis, próx.ao Clube Milionários, MCR,valor a combinar. Tr. (45)9910-6543.

CASAS, vendo, novas, c/laje, em diversos loteamentos,MCR, valor a combinar, podemser financiadas pelo MinhaCasa Minha Vida. Tr. (45) 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248, www.certoimoveis.com.

CASAS, vendo, novas, emdiversos bairros, MCR, valora combinar, podem ser finan-ciadas pelo programa MinhaCasa Minha Vida. Tr. (45)3284-1048 ou 9962-0082 comAntonio Corretor de Imóveis.Creci 17.145.

CHÁCARA, vendo, 1 alq.,c/ benfeitorias, água cor-rente, açude, próx. a MCR,R$ 420.000,00, aceito casaou caminhão. Tr. (45) 3254-1345 ou 8405-9418 (tim),Creci F-6630.

CHÁCARA, vendo, 2 alq.,aprovado p/ loteamento, emPalotina, valor a combinar. Tr.(45) 3254-1345 ou 8405-9418(tim), Creci F-6630.

CHÁCARA, vendo, 2 alq.,plana, sem benfeitorias, c/300 pés de eucalipto, águacorrente, pode fazer açu-des, em MCR, R$ 170.000,00,aceito casa. Tr. (45) 3254-1345 ou 8405-9418 (tim),Creci F-6630.

CHÁCARA, vendo, c/ açu-de p/ 16.000 alevinos, cerca-da, c/ mureta, postes de con-creto, arame galvanizado esoldado, linha de biogás emfrente, 1.100m de MCR, a partirde R$ 83.000,00. Tr. (45)3254-0477 ou 9931-9908,Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

SALA COMERCIAL, ven-do, 140m², sub-esquina, c/ 1bwc, 1 ambiente, terreno725m², Lot. Barcelona, MCR,R$ 280.000,00, estudo pro-posta. Tr. (45) 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

SÍTIO, vendo, 18,6 há, sen-do 2 em pasto, 16,6 em plan-tio de mandioca, 100% plana,toda cercada, c/ casa em al-venaria, em Itaquirai, MS, R$250.000,00, aceito troca. Tr.(45) 3254-0477 ou 9931-9908,Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

SOBRADO , vendo,247,25m², c/ 4 quartos, 3bwc, 1 hidro, piscina 4x8,garagem dupla, aberturas emmadeira de Ipê, venezianas,toda c/ laje, terreno 400m², R.Porto Alegre, nº 1649, BairroGuaruja, MCR, R$ 550.000,00.Tr. (45) 9923-8068.

SOBRADO, vendo, 128m²,novo, esquina, c/ 2 quartos, 1suíte, 2 bwc, sala de estar,copa, cozinha, lavand., gara-gem, murado, cercado, deta-lhes em gesso, porcelanato,laminado, Lot. Vale Verde,MCR, R$ 320.000,00, pode serfinanciado, aceito proposta.Tr. (45) 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

SOBRADO, vendo,168,17m², c/ 2 quartos, 1 suíte,sala, sala de estar, cozinha, jd.de inverno, área de serviços,bwc, lavabo, garagem p/ 2 car-ros c/ churrasq., murado, cer-cado, pintura nova, Lot. Frei-tag, MCR, R$ 400.000,00, podeser financiado, estudo propos-ta. Tr. (45) 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

SOBRADO, vendo, 200m²,c/ 2 quartos, suíte, bwc, la-vabo, sala de estar, sala dejantar, cozinha planejada, la-vand., área de festa c/ chur-rasq., garagem p/ 5 carros,água quente, gesso, em MCR,valor a combinar. Tr. (45)9134-0593 ou 3254-2074com Jeverson.

TERRA, vendo, 10 alq., 7alq. mecanizados, c/ benfei-torias, estrutura leiteira com-pleta, boa localização, emMCR, valor a combinar. Tr. (45)3254-1345 ou 8405-9418(tim), Creci F-6630.

TERRA, vendo, 5.8 alq.,ideal p/ chiqueiro e aviário,ou p/ lazer, Linha Marecos,Margar ida , MCR, R$400.000,00, aceito casa emMCR como parte de pgto. Tr.(45) 3277-4630.

TERRENO , vendo,12,60x40,20, no Lot. NovaAmérica, MCR, R$ 70.000,00,aceito carro. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com An-tonio Corretor de Imóveis. Cre-ci 17.145.

TERRENO, vendo, 12x19,esquina, R. Independência,300m da rodoviária, ótima lo-calização, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 9910-6543.

TERRENO , vendo,12x35,25, R. Rinaldo Ludwig,Lot. Porto Bello, próx. ao ce-mitério, MCR, R$ 90.000,00.Tr. (45) 9910-6543.

TERRENO, vendo, 300m²,12x25, condomínio fechado,R. Maranhão, Cond. Espelhodas Águas, próx. ao Sesc,MCR, R$ 148.000,00. Tr. (45)3254-0477 ou 9931-9908,Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 360m²,12m de frente, todo murado,Lot. Higienópolis, MCR, R$68.000,00, pode ser financia-do c/ construção pelo progra-ma Minha Casa Minha Vida. Tr.(45) 3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.Temperatura: 26º/19º Temperatura: 23º/17º Temperatura: 25º/18º Temperatura: 25º/18º Temperatura: 24º/16ºTemperatura: 23º/16º

O PRESENTE | 31SÁBADO, 03 DE JANEIRO DE 2015 CLASSIFICADOS

TERRENO, vendo, 12x34,50m da BR, Lot. Barcelona,MCR, R$ 47.000,00. Tr. (45)9974-4340 com Celso.

TERRENO, vendo, 414m²,sol da manhã, Lot. Parque Eco-lógico, MCR, R$ 130.000,00.Tratar pelo (45) 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, c/ infra-estrutura completa, liberado p/construção, Lot. Maioli, senti-do Anel Viário, 500m da Reali-ze Mat. Construção, MCR, va-lor a combinar, parcelamentopróprio ou à vista com 5% dedesconto. Tr. (45) 9968-4052ou 3254-2148 com Juliano.

TERRENOS, vendo, Lot.Raquel Malhas, MCR, a par-tir de R$ 89.500,00. Tr. (45)3254-5000 na Certo Imó-v e i s , C r e c i J - 4 2 4 8 ,www.certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, Lot.Wasem, MCR, a part ir deR$ 64 .000 ,00 . Tr. ( 45 )3254-5000 na Certo Imó-v e i s , C r e c i J - 4 2 4 8 ,www.certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, Lot.Wutzke, em Nova Santa Rosa,a partir de R$ 48.000,00 à vis-ta. Tr. (45) 3254-5000 na Cer-to Imóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

APARTAMENTO, alugo, c/ 2quartos, Av. Maripá, em cima daBasivil, MCR, valor a combinar.Tr. (45) 8404-1596 com Eloi.

APARTAMENTO, alugo, p/temporada, c/ 2 quartos, bwc,sala de estar, sala de jantar,cozinha, sacada c/ churrasq.,ar-cond., vaga de garagem, apartir de 17/01, aprox. 150mda praia, prox. ao ShopingAndorinha, em Meia Praia, SC,valor a combinar. Tr. (45)9807-1138 ou 9807-1109.

CASA, alugo, 108m², alve-naria, c/ laje, 3 quartos, sala,cozinha, 2 bwc, garagem,churrasq., lavand. fechada, R.Tulipa, nº 363, Lot. Augusto I,MCR, valor a combinar. Tr. (45)3254-0477 ou 9977-5515,Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, alugo, c/ fiador, R.Presidente Costa e Silva, nº328, MCR, valor a combinar.Tratar pelo telefone (45)9915-4911 com Antonio.

CASA, alugo, na frente, c/casa nos fundos alugada, R.Goslar, nº 222, Lot. Frank-furt, MCR, R$ 580,00. Tr. (45)9952-8720.

CASA, alugo, nova, c/ 1quarto, suíte, demais depen-dências, preferência p/ 1 pes-soa, próx. ao Posto Tonin,saída p/ Curvado, MCR, R$530,00. Tr. (45) 9913-1604.

QUARTOS, alugo, 2, emapartamento, pequeno, c/sala, cozinha, garagem,todo imobiliado, próx. a Uni-oeste, MCR, R$ 375,00 oquarto, incluso água e luz.Tr. (45) 9913-1604.

QUARTOS, alugo, c/ ou semmóveis, próx. a Unioeste,MCR, valor a combinar. Tr. (45)9913-1604.

QUITINETE, alugo, no cen-tro, MCR, valor a combinar. Tr.(45) 9938-5408.

ASTRA, vendo, ano 2008/09, vermelho, 4 portas, com-pleto, único dono, 52.530km,impecável, valor a combinar. Tr.(45) 9950-4049 com Adimar.

AUDI A3, vendo ou tro-co, ano 2002, prata, auto-mático, placa A, revisado,impecável, valor a combi-nar, troco por maior valor.Tr. (45) 9972-5812.

Recorte na linha pontilhada

Produto: ----------------------------------------------Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: -----------------------------------Valor: ----------------------------------

Obs.: ---------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------Fone: ----------------------------------

Endereço: --------------------------------------------Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 05/01/2015.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarCompro

VendoTrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 06/01/2015R$ 2,00

PARA ASSINANTES

CAMINHÃO, vendo, ano78, Mercedes Benz 2013, tru-ck, graneleiro, balão, rodoar,interclima, pneus radiais no-vos, todo revisado, valor acombinar. Tr. (45) 3284-7788ou 9933-6357 com Jaime.

CAMINHÃO, vendo, ano93, Scania 113, trucado, c/carreta, ano 94, LS, R$100.000,00 + consórcio,aceito casa, chácara ou ter-ra até R$ 150.000,00. Tr.(45) 9982-2786.

CAMINHÃO, vendo, Mer-cedes Benz 715, no chassi,R$ 56.000,00. Tr. (45) 9993-1855 com Ruben.

F-1000 XLT, vendo, ano 98,motor mwm, completo, revisa-da, R$ 48.000,00. Tr. (45)9993-1855 com Ruben.

FUSCA, vendo, ano 74,vermelho, motor 1500, doc.em dia, ótimo estado de con-servação, R$ 8.200,00. Tr.(45) 9979-6161.

FUSION 2.5, vendo ou tro-co, ano 2011, branco, pneusnovos, 2ª dona, baixa km, im-pecável, valor a combinar. Tr.(45) 9972-5812.

GOL G3, vendo, ano 2000,4 portas, alarme, trava, pneusnovos, bom estado de con-servação, R$ 11.000,00. Tr.(45) 8811-5773 ou 9946-6840com Clodomir.

HONDA CIVIC, vendo,ano 2010, completo, mecâ-n ico, bancos de couro,pneus novos, único dono,valor a combinar. Tr. (45)9972-4828 com Iomar.

MONTANA, vendo, ano2014/14, c/ airbag duplo, ar-cond., abs nas 4 rodas, ca-pota marítima, som, insulfim,direção escamoteavel, placaA, R$ 32.000,00. Tr. (45)9922-4302 com Marcelo.

PAMPA 1.6, vendo, ano 92,álcool, motor AP, original, R$10.000,00, aceito moto de me-nor valor. Tr. (45) 9991-4477.

PICASSO 2.0, vendo, ano2003, prata, c/ couro, airbagduplo, pneus novos, chavereserva, manual, ótimo esta-do, R$ 17.900,00, aceito moto.Tr. (45) 9909-8313.

S10 EXECUTIVE, vendo,ano 2005, prata, 4 portas, R$56.000,00. Tr. (45) 9993-1855com Ruben.

UNO 1.0, vendo ou troco, ano2006, branco, 2 portas, c/ ar,trava, alarme, pneus novos,bom estado de conservação,valor a combinar. Tr. (45) 9910-3881 com Marcos.

UNO MILLE EP, vendo, ano97, verde, 2 portas, c/ ar-cond.,4 pneus novos, valor a combi-nar. Tr. (45) 9995-1222.

VECTRA ELEGANCE, ven-do, ano 2011/11, prata, impe-cável, R$ 38.000,00. Tr. (45)9935-0035.

VECTRA ELITE 2.0, vendo,ano 2010, preto, automático,bancos de couro, multimídia,câmera de ré, teto solar,82.000km, valor a combinar. Tr.(45) 9995-1222.

VECTRA GLS, vendo, ano2000, azul metálico, 8v, comple-to, ar digital, ótimo estado deconservação, R$ 18.500,00,aceito moto. Tr. (45) 9909-8313.

BIZ 125 K, vendo ou troco,ano 2007/08, R$ 3.600,00, acei-to Biz c/ partida. Tr. (45) 3284-2544 ou 9912-0966 com Ana.

BIZ, vendo, ano 2003/04,verde, sem partida, bom esta-do, valor a combinar. Tr. (45)9835-3720.

CROSSER ED, vendo, ano2014/15, cinza, R$ 9.700,00. Tr.(45) 9952-1092 com Sidinei.

NEO, vendo, ano 2006, pre-ta, valor a combinar. Tr. (45)9941-1088 com Marcos.

YBR 125 ED, vendo, ano2008/08, preta, R$ 3.400,00. Tr.(45) 9941-1088 com Marcos.

YBR FACTOR ED, vendo, ano2013/14, vermelha, ótimo esta-do, valor a combinar. Tr. (45)9914-6553 com Meri.

CARRETINHA, compro, c/documento, valor a combinar. Tr.(45) 3256-8552 ou 9813-5503com Valmir.

FAÇO serviços de pinturas esoldas em portões, grades, ja-nelas, portas, calhas e telha-dos, interessados. Tr. (45)9909-8309 ou 9933-4262.

FILHOTE, vendo, Cofap,marron, fêmea, c/ 90 dias, 2 va-cinas, desverminada, R$250,00. Tr. (45) 9122-3626.

FILHOTE, vendo, shih-tzutoy, macho, vacinado, valor acombinar. Tr. (45) 9950-5433com Sirlei.

FILHOTES, vendo, shih-tzu eyorkshire, valor a combinar. Tr.(45) 9912-1127.

INSTALADOR DE ANTENAS,parabólicas, sky e digitais, con-sertos e instalações em geral,interessados. Tr. (45) 9945-6693 com Marcio.

OFERTA DE TRABALHO p/auxiliar de produção, setor deindústria metalúrgica, salário +comissão + bônus, interessa-dos. Tr. (45) 3254-7056 ou9992-3609.

PAINEL DE LED, vendo, 3x2,p/ publicidade e propaganda, narotatória da Bandeira, MCR, va-lor a combinar, aceito troca porcarro ou terreno. Tr. (45) 8802-5136 com Sandro.

PROCURO trabalho como di-arista ou p/ cuidar de idosos,durante o dia, interessados. Tr.(45) 9959-1398 ou 9856-3921.

PROCURO trabalho comomotorista ou entregador, pos-suo cnh AE, curso MOPP e EAR,experiência em Truck e Bitrem,diversas áreas, interessados.Tr. (45) 9805-9085.

VENDO, areia e pedra, cargafechada, R$ 35,00 o metro. Tr.(45) 9946-4733.

AVIÁRIOS, vendo, 3, padrãoSadia, p/ 72.000 frangos, mo-tor e gerador novos, poço ar-tesiano, Linha Guaçu, NovaSanta Rosa, valor a combinar.Tr. (45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

BEZERROS, vendo, 14, mes-tiços, de 6 a 9 meses, valor acombinar. Tr. (45) 3284-7788 ou9933-6357 com Jaime.

CARRETA, vendo, agríco-la, eixo 4m, p/ 1 tonelada, R$1.200,00. Tr. (45) 9953-5317com Nélio.

COBERTURAS, vendo, decavalo, das raças Quarto deMilha e Paint Horse, nas coresBaio Amarilho, Preto e Branco,Castanho e Branco, 3 gara-nhões PO e POI, R$ 1.200,00cada cobertura. Tr. (45) 3254-2730 ou 9841-7917 com Diego.

COMPRO, resfriador a tar-ro, 400lts, bom estado, valor acombinar. Tr. (45) 3257-1302com Adriano ou André.

GADO, vendo, Nelore, PO,matrizes e tourinhos, linhagensRambo da MN, Ranchi Ipê Ouro,Bitelo SS, Basco da S.M, JeruPOI do Brumado e outros, valora combinar. Tr. (45) 3254-2730ou 9841-7917 com Diego.

VENDO, adubo de aviário, va-lor a combinar. Tr. (45) 9948-6042.

VENDO, casca de arroz, valora combinar. Tr. (45) 9948-6042.