2013.1 edfisica cmc matutino - pe 20130214

2
FACULDADE DELTA UNIME SALVADOR CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DISCIPLINA CIENCIAS MOLECULARES E CELULARES COD ANO/SEMESTRE 2013.1 CARGA HORÁRIA DOCENTE Luciano Kalabric / Kathleen Ribeiro / Gisele Lopes Teórica 60H Prática 20H PERFIL DO EGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Prestar serviços que favoreçam o desenvolvimento da educação e da saúde, contribuindo para a capacitação e/ou restabelecimento de níveis adequados de desempenho e condicionamento fisiocorporal dos seus beneficiários,visando à consecução do bem-estar e da qualidade de vida, da consciência, da expressão e estética do movimento, da prevenção de doenças, de acidentes, de problemas posturais, da compensação de distúrbios funcionais, contribuindo ainda, para consecução da autonomia, da auto-estima, da cooperação, da solidariedade, da integração, da cidadania, das relações sociais e a preservação do meio ambiente, observados os preceitos de responsabilidade, segurança, qualidade técnica e ética no atendimento individual e coletivo. PLANO DE DISCIPLINA 1. Ementa Estudo integrado da célula, sua origem, estrutura e fisiologia, associando-os a caracterização dos principais bioelementos e biocompostos quanto aos seus aspectos estruturais e funcionais, integrando o conhecimento do fluxo da informação genética à determinação de características fisiológicas e patológicas, estabelecendo assim, relação entre funcionamento metabólico celular e os principais mecanismos fisiopatológicos do organismo humano. 2. Justificativa da Disciplina A CMC é uma disciplina que descreve as reações químicas que regulam o funcionamento das células, que são a base da vida. Nesse contexto, serão apresentadas ao estudante de Farmácia as principais biomoléculas, responsáveis pelo funcionamento e obtenção de energia celular. Por ser uma disciplina básica, a CMC fornecerá ao estudante de Farmácia, o conhecimento científico necessário para melhor compreender os mecanismos moleculares do processo saúde-doença, que serão exigidos em outras disciplinas do curso como a Farmacologia. 3. Objetivo Geral Identificar e compreender as estruturas e funções dos bioelementos e biocompostos celulares. Conhecer os fundamentos bioquímicos das principais moléculas biológicas e suas interações a nível celular, na promoção do equilíbrio orgânico.

Upload: henrique-galvao

Post on 18-Dec-2014

42 views

Category:

Documents


11 download

TRANSCRIPT

Page 1: 2013.1 EdFisica CMC Matutino - PE 20130214

FACULDADE DELTA UNIME SALVADOR CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

DISCIPLINA CIENCIAS MOLECULARES E CELULARES COD ANO/SEMESTRE 2013.1 CARGA HORÁRIA DOCENTE Luciano Kalabric / Kathleen Ribeiro /

Gisele Lopes Teórica 60H

Prática 20H

PERFIL DO EGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Prestar serviços que favoreçam o desenvolvimento da educação e da saúde, contribuindo para a capacitação e/ou restabelecimento de níveis adequados de desempenho e condicionamento fisiocorporal dos seus beneficiários,visando à consecução do bem-estar e da qualidade de vida, da consciência, da expressão e estética do movimento, da prevenção de doenças, de acidentes, de problemas posturais, da compensação de distúrbios funcionais, contribuindo ainda, para consecução da autonomia, da auto-estima, da cooperação, da solidariedade, da integração, da cidadania, das relações sociais e a preservação do meio ambiente, observados os preceitos de responsabilidade, segurança, qualidade técnica e ética no atendimento individual e coletivo.

PLANO DE DISCIPLINA

1. Ementa Estudo integrado da célula, sua origem, estrutura e fisiologia, associando-os a caracterização dos principais bioelementos e biocompostos quanto aos seus aspectos estruturais e funcionais, integrando o conhecimento do fluxo da informação genética à determinação de características fisiológicas e patológicas, estabelecendo assim, relação entre funcionamento metabólico celular e os principais mecanismos fisiopatológicos do organismo humano. 2. Justificativa da Disciplina A CMC é uma disciplina que descreve as reações químicas que regulam o funcionamento das células, que são a base da vida. Nesse contexto, serão apresentadas ao estudante de Farmácia as principais biomoléculas, responsáveis pelo funcionamento e obtenção de energia celular. Por ser uma disciplina básica, a CMC fornecerá ao estudante de Farmácia, o conhecimento científico necessário para melhor compreender os mecanismos moleculares do processo saúde-doença, que serão exigidos em outras disciplinas do curso como a Farmacologia. 3. Objetivo Geral Identificar e compreender as estruturas e funções dos bioelementos e biocompostos celulares. Conhecer os fundamentos bioquímicos das principais moléculas biológicas e suas interações a nível celular, na promoção do equilíbrio orgânico.

Page 2: 2013.1 EdFisica CMC Matutino - PE 20130214

3.1. Objetivos Específicos

• Conhecer as estruturas celulares e suas funções; • Identificar as diferentes biomoléculas; • Compreender as interações, a nível celular, das biomoléculas; • Entender como o organismo produz energia.

4. Objetivos por Unidades de Ensino

4.1 Unidade I

• Conhecer como as biomoléculas são transportadas e aproveitadas a nível celular, identificando as principais formas de produção energética na célula;

• Compreender as bases do metabolismo dos seres humanos.

4.2 Unidade II • Reconhecer e identificar as estruturas celulares e seus principais

constituintes; • Compreender, a nível celular, as interações existentes entre as

biomoléculas que compõem os seres vivos. 5. Referências 5.1. Referências Básicas

1. ALBERTS, B. et al. Biologia Molecular da Célula. Trad. Amauri Braga Simonetti ... [et al.]. 3a. Edição. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

2. LEHNINGER, A.L. et al. Princípios de Bioquímica. 4ª ed. São Paulo:

Savier, 2006.

3. STRYER, L. Bioquímica. 5ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.

5.2. Referências Complementares

1. AMABIS, J.M., MARTHO, G. R. Biologia das células. São Paulo:

Moderna, 1994.

2. CAMPBELL, M.K. Bioquímica, 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

3. COOPER, G. M. A Célula: uma abordagem molecular, Trad. Itabajara da Silva Vaz Júnior et al. 2a Ed. Porto Alegre: Artmed Editora. 2001.

4. ROCHA, Z. M. M., SILVA, C. P. Manual de Fisiologia Vegetal. Salvador:

Universidade Federal da Bahia, 1982. 165 p.il.

5. VOET, D. Fundamentos de Bioquímica. Porto Alegre: Artmed, 2002.