manual 2013.1

16
1 Prezado(a) Candidato(a): Estamos orgulhosos por você ter escolhido a Faculdade de Ilhéus para sua formação superior. Esperamos que a sua presença entre nós esteja alicerçada na crença e na confiança de que esta Instituição oferece educação de qualidade. A proposta pedagógica da Faculdade de Ilhéus é ser uma instituição educacional voltada para a formação de empreendedores, com uma visão holística para entender o seu papel com capacidade de interagir com os diversos setores da sociedade e de atender às expectativas do mercado de trabalho. A Faculdade de Ilhéus lhe deseja um bom desempenho no processo seletivo, aguardando, com grande satisfação, a possibilidade de tê-lo como aluno a partir do ano de 2013. A DIREÇÃO

Upload: faculdade-de-ilheus

Post on 22-Mar-2016

295 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Manual 2013.1

TRANSCRIPT

Page 1: Manual 2013.1

1

Prezado(a) Candidato(a):

Estamos orgulhosos por você ter escolhido a Faculdade de Ilhéus para sua formação

superior.

Esperamos que a sua presença entre nós esteja alicerçada na crença e na confiança

de que esta Instituição oferece educação de qualidade.

A proposta pedagógica da Faculdade de Ilhéus é ser uma instituição educacional

voltada para a formação de empreendedores, com uma visão holística para entender

o seu papel com capacidade de interagir com os diversos setores da sociedade e de

atender às expectativas do mercado de trabalho.

A Faculdade de Ilhéus lhe deseja um bom desempenho no processo seletivo,

aguardando, com grande satisfação, a possibilidade de tê-lo como aluno a partir do

ano de 2013.

A DIREÇÃO

Page 2: Manual 2013.1

2

1. APRESENTAÇÃO O conteúdo deste Manual é, na verdade, um complemento do Edital de Abertura do Concurso Vestibular para ingresso nos cursos de graduação da Faculdade de Ilhéus, publicado dentro das normas da legislação vigente. Leia com atenção todo o conteúdo deste Manual, pois a inscrição realizada implica na aceitação de todas as normas e procedimentos aqui descritos. 2. CURSOS OFERECIDOS

• Administração Contribui para o desenvolvimento de habilidades e atividades que consolidem a capacidade crítica e reflexiva para a formação de um profissional empreendedor e gerenciador de negócios com capacidade de compreender a complexidade da dinâmica organizacional e do mercado. Com a consolidação dos objetivos supracitados, conseguimos tornar o Curso de Administração da Faculdade de Ilhéus, uma referência na formação de profissionais para o mercado de trabalho.

• Ciências Contábeis Formar contadores capacitados e qualificados para as atividades profissionais exigidas por um mercado globalizado, orientado por valores humanistas, através da oferta de doutrinas, técnicas e experiências que traduzam o pensamento contábil.

• Direito Formar profissionais da área em condições de atuar com eficiência no mercado específico de trabalho, utilizando os mais modernos recursos disponíveis para a sua atividade e comportando-se, eticamente, dentro de padrões apurados e absolutamente consoantes com suas responsabilidades decisórias e operacionais. Pretende definir, a partir dos recursos formativos, materiais e humanos, um perfil profissiográfico que habilite o graduado a sentir e identificar caminhos e direcionamentos novos, instrumentalizando-o e oferecendo-lhe condições de apresentar-se como propulsor potencial do desenvolvimento da região em que se insere e do País em geral.

• Enfermagem Capacitar profissionais de enfermagem dotados de competências técnicas e de habilidades para o exercício de suas atividades, preparando-os para dedicar-se à promoção da saúde, à preservação da vida e à redução do sofrimento, através da aquisição e de conhecimentos teóricos e práticos. Enfermeiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Profissional qualificado para o exercício da Enfermagem, com base no rigor científico, intelectual e pautado em princípios éticos. Capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões bio-psico-sociais dos seus determinantes. Capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania e bem estar, deverá atuar como promotor da saúde integral do ser humano, na preservação da vida.

• Nutrição O egresso do Curso de Nutrição da Faculdade de Ilhéus terá uma formação generalista, humanista e crítica, tornando-o apto a atuar em todas as áreas do conhecimento em que a Alimentação e Nutrição se apresentem fundamentais, capacitando-o a atuar na promoção, preservação e recuperação à saúde dos indivíduos e da coletividade, visando à segurança alimentar e atenção dietética, atendendo aos princípios científicos e éticos da ciência da Nutrição, com percepção crítica da realidade econômica, política e sócio-cultural; contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida.

• Psicologia

Formar profissionais com competências e habilidades para atuarem como psicólogos frente à realidade, indagando, analisando, propondo soluções para os problemas psicológicos com os quais se deparem, assegurando, consequentemente, a qualidade de vida aos indivíduos, grupos, organizações e comunidades

Page 3: Manual 2013.1

3

sob a sua responsabilidade, além de assegurar aos profissionais conhecimentos que lhe permita o exercício de competências e habilidades para compreender, analisar e intervir de modo crítico e reflexivo nos fenômenos psicossociais fundamentais à promoção da saúde e da cidadania.

3. REGULAMENTAÇÃO DO VESTIBULAR O Processo Seletivo para ingresso nos cursos de graduação da Faculdade de Ilhéus, está regulamentado pela Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, pelo Regimento Geral da Faculdade, pelos Editais publicados que o complementam e por este Manual, tendo por objetivo a seleção e classificação de candidatos à matrícula nos Cursos Superiores de Graduação da Instituição. 4. FORMAS DE INGRESSO 4.1. Pelo Processo Seletivo Terá ingresso aos Cursos oferecidos pela Faculdade de Ilhéus, o candidato submetido ao Processo Seletivo que avalia conhecimentos e habilidades adquiridas ao longo da Educação Básica, comuns às diversas formas de educação do Ensino Médio (2º grau) ou equivalente, obtendo pontuação suficiente para ser classificado e convocado, correspondente ao número de vagas disponibilizadas nos cursos oferecidos. 4.2. Pelo PROUNI – Programa de Universidade para Todos, Instrução Normativa nº456, de 05/10/2004. 5. INSCRIÇÕES 5.1. Local e período de Inscrição As inscrições deverão ser efetuadas no período de 22 de outubro a 20 de novembro de 2012 nas instalações da Faculdade de Ilhéus (Rodovia Ilhéus/Olivença Km 2,5), de segunda a sexta, das 08 às 21:00h e aos sábados das 08 às 12:00h, na Secretaria Acadêmica, na sede da CDL de Ilhéus (Rua Antônio Lavigne de Lemos, 153 , Centro), de segunda a sexta, das 08 às 12:00h e das 14 às 18:00h ou pelo site. 5.2. Maiores informações Faculdade de Ilhéus – 73-2101-1700 Internet: www.faculdadedeilheus.com.br/vestibular E.mail: [email protected] 5.3. Taxa de Inscrição O valor da inscrição ao Processo Seletivo é de R$ 50,00 (cinqüenta reais). Na retirada do Manual para posterior inscrição, o candidato pagará antecipadamente o valor de R$ 5,00 (cinco reais). 5.4. Documentação necessária Cópia da cédula de identidade, no caso de perda ou roubo, qualquer outro documento oficial que possua foto. 5.5. Inscrição por Procuração O candidato que, por motivos superiores, não puder se fazer presente no ato da inscrição, poderá nomear um Procurador, o que isenta esta Faculdade de qualquer possibilidade na irregularidade do preenchimento da Ficha de Inscrição. 6 - EXECUÇÃO DO PROCESSO SELETIVO 6.1. Data, Horário e Local Data: 25 de novembro de 2012 (domingo) Horário: 08 às 12:00h Local: Campus da Faculdade de Ilhéus, Rodovia Ilhéus Olivença, s/n, Km 2,5, Jardim Atlântico II, Ilhéus, Bahia, CEP 45.659-226. A Faculdade de Ilhéus se reserva ao direito de NÃO entregar o caderno de provas aos candidatos.

Page 4: Manual 2013.1

4

7. PROGRAMA DAS DISCIPLINAS 7.1. Redação A redação visa verificar a capacidade de expressão escrita e a lógica do pensamento estruturado, considerando os seguintes aspectos: 1 - Adequação ao tema proposto. 2 - Expressão das idéias com clareza e precisão: 2.1 organização lógica e coerente das idéias. 2.2 estruturação dos parágrafos. 2.3 pontuação adequada. 2.4 propriedade vocabular. 7.2. Língua Portuguesa Visa verificar os conhecimentos e habilidades apresentadas pelos candidatos quanto à capacidade de leitura e compreensão dos diferentes textos e ao uso da linguagem culta em situações diversas. Enfatizará dois aspectos: 1 - Compreensão de textos retirados de livros, jornais e revistas. 2 - Desempenho lingüístico relativo à morfologia, sintaxe, semântica, pontuação e ortografia. 7.3. Língua Estrangeira: Espanhol ou Inglês A prova de Língua Estrangeira trabalhará compreensão de textos autênticos, de padrão contemporâneo, em diferentes registros, com ênfase em estratégias de leitura (compreensão do sentido global do texto e localização de determinada idéia no texto), reconhecimento de tipos de textos e suas intenções comunicativas, aspectos gramaticais básicos e vocabulário, incluindo palavras cognatas. 7.4. Matemática 1 - Conjunto: noções básicas, operações com conjuntos e conjuntos numéricos. 2 - Funções: definição, gráficos, domínio, imagem, inversa de uma função, função do 1º grau, função do 2º grau, função modular, função exponencial e função logarítmica e inequações. 3 - Polinômios: definição, grau, operações e teorema do resto. 4 - Progressões aritméticas e geométricas. 5 - Matrizes: operações, inversa e determinante de uma raiz. 6 - Sistema de equações lineares. 7 - Análise combinatória: princípio fundamental da contagem, arranjo, permutação e combinação. 8 - Juros simples e compostos. 9 - Geometria Plana: área das principais figuras planas, polígonos regulares inscritos e circunscritos. 10 - Ponto: pontos no plano cartesiano, distância entre dois pontos, obtenção de um ponto em uma reta. 11 - Reta: equação geral, equação segmentária, equação reduzida, coeficiente angular. 7.5. Geografia 1 - Característica do processo de industrialização do mundo contemporâneo 2 - Atividade agrária: 2.1 Estrutura fundiária. 2.2 Mecanização do campo. 2.3 Trabalho escravo no setor primário da economia brasileira. 3 - Relações econômicas e financeiras entre as nações do mundo contemporâneo. 4 - Transformações nas relações cidade-campo e o processo de urbanização. 5 - Demografia: 5.1 Crescimento populacional: Brasil e Bahia. 5.2 Características e distribuição da população: Censo 2000. 6 - Globalização: 6.1 Circulação e distribuição de capitais, mercadorias, pessoas e idéias. 7 - Dinâmica da natureza: 7.1 Clima, vegetação, hidrografia e relevo brasileiro. 8 - A questão ambiental:

Page 5: Manual 2013.1

5

8.1 A situação dos Ecossistemas Brasileiros. 8.2 O (des)equilíbrio ecológico. 8.3 As políticas ambientais. 9 - As desigualdades sociais no Brasil e no Mundo. 10 - Bahia: 10.1 Potencialidades Econômicas. 10.2 Diversidade Natural. 10.3 Expressividade Cultural. 7.6. História 1 - Cidadania: 1.1 A definição de cidadania: - Cidadania ateniense. - Cidadania do século XVIII: Revolução Francesa. - Diferença entre a cidadania dos antigos e a cidadania dos modernos. 1.2 A participação política: - Atenas: participação direta dos iguais. - Brasil republicano: participação indireta dos desiguais. 2 - Direito à liberdade: 2.1 A luta pela liberdade: - Rebelião de escravos na Roma antiga. - Rebeliões e resistências dos escravos no Brasil do século XIX. 3 - Direitos civis, políticos e sociais: 3.1 A democracia brasileira: - Os direitos de cidadania da Era Vargas à Nova República. - A constituição de 1988 e os direitos civis, políticos e sociais. 3.2 Declaração Universal dos Direitos Humanos: - Igualdade entre os sexos. - Os direitos da infância, da juventude e da velhice. 4 - Estado nação: 4.1 Transformação histórica do conceito de Estado: - Reinos europeus e monarquias absolutistas. - Revolução Francesa e Revolução Americana. - Princípios, doutrinas e ideologias: nacionalidades, Liberalismo e nacionalismo. 4.2 A formação dos Estados Nacionais: - Europa. - O Estado Nacional Português. - Brasil: a Independência e a Proclamação da República. 4.3 Globalização: crise dos Estados Nacionais? 5 - Relações de trabalho: 5.1 Liberdade e propriedade: - Divisão entre os sexos nas sociedades indígenas brasileiras. - Camponeses e escravos no Egito Antigo e Império Inca. 5.2 Propriedade e exploração: - Burguesia e operariado na Revolução Industrial. - Terceirização, desemprego e trabalho informal no mundo contemporâneo. 7.7. Biologia 1 – Os seres vivos: características gerais; diversidade dos seres vivos; caracterização dos principais grupos animais e vegetais e sua importância quantos os aspectos econômicos e ecológicos. 2 – A célula: célula procariótica e eucariótica; biomoléculas; componentes morfológicos das células; funções das estruturas celulares; reprodução celular: mitose e meiose. 3 – Reprodução: modalidade; ciclos de vida; reprodução humana; desenvolvimento embrionário. 4 – Estruturas e funções dos seres vivos: plantas – estrutura básica de uma angiosperma (raiz, caule, folha, flor, fruto e semente); processos energéticos na plantas (fotossíntese e respiração); desenvolvimento das

Page 6: Manual 2013.1

6

plantas (crescimento e reprodução). Animais – características estruturais e funções dos tecidos; sistemas de proteção, sustentação, e locomoção; sistemas de integração. 5 – Genética: conceito de herança; os genes como unidades hereditárias dos seres vivos; base química dos genes; cromossomos; mutações gênicas e cromossômicas; Leis de Mendel; mecanismos de herança; alelos múltiplos. Tecnologia do DNS recombinante (manipulação do material genético), biotecnologia, transgênicos, terapia gênica. 6 – Evolução: origem da vida; evidencias da evolução; principais doenças do ser humano (causas/conseqüências/implicações sócias): doenças carências, doenças infecto-contagiosas, doenças parasitarias, principais endemias no Brasil; as defesas do organismo. 8 – Ecologia: conceitos básicos de ecologia, fluxo de energia, ecossistemas, ciclos biogeoquimicos. Relações entre as espécies; biodiversidade, extinção e conservação. 7.8. Química 1 – Sistemas químicos; 2 – Estrutura atômica; 3 – Classificação periódica dos elementos; 4 – Ligações químicas 5 – Funções inorgânicas; 6 – Reações químicas

7 – Massa atômica e molecular; 8 – Comportamento físico dos gases; 9 – Soluções; 10 – Termoquímica; 11 – Química orgânica.

7.9 Física 1 – Conceitos preliminares 1.1 – Grandezas físicas; 1.2 – Medidas e grandezas físicas; 2 – Mecânica; 2.1 – Cinemática escolar; 2.2 – Cinemática vetorial; 2.3 – Cinemática angular; 2.4 – Dinâmica; 2.5 – Estática; 2.6 – Gravitação 3 – Termodinâmica;

3.1 – Termometria; 3.2 – Dilatação térmica; 3.3 – Calorimetria; 3.4 – Mudanças de fase; 3.5 – Gases Ideais; 3.6 – Leis da Termodinâmica; 4 – Óptica; 4.1 – Luz; 4.2 – Reflexão da luz; 4.3 – Refração da luz;

8. DISTRIBUIÇÃO DAS QUESTÕES E PONTUAÇÃO.

CURSOS

PESO DAS DISCIPLINAS POR CURSO Disciplinas

Red Port L. Est Mat Geog Hist Bio Quim Fis

Quantidade de Questões por Disciplina 1 10 4 7 4 7 7 7 4

• ADMINISTRAÇÃO 5 3 1 3 1 1 1 1 1

• CIÊNCIAS CONTÁBEIS 5 3 1 3 1 1 1 1 1

• DIREITO 5 3 1 1 1 3 1 1 1

• ENFERMAGEM 5 3 1 1 1 1 2 2 1

• NUTRIÇÃO 5 3 1 1 1 1 2 2 1

• PSICOLOGIA 5 3 1 3 1 1 1 1 1

9. FICHA DE INSCRIÇÃO Siga as Instruções para o correto preenchimento da ficha: Nome do Candidato Deixe uma quadrícula em branco separando nome, sobrenome, preposições etc. Se o número de quadrículas for insuficiente, abrevie o penúltimo nome. Se ainda for necessário, abrevie o antepenúltimo e assim por diante.

Page 7: Manual 2013.1

7

Opção de Curso Complete as quadrículas com os respectivos códigos dos cursos, lembrando sempre que a 1º Opção deve conter o curso de maior aptidão, siga a tabela abaixo:

CURSO CÓDIGO Ciências Contábeis – Noturno 001 Administração – Noturno 002 Direito – Matutino 003 Direito - Noturno 004 Enfermagem - Matutino 005 Enfermagem – Noturno 006 Nutrição - Matutino 007 Nutrição – Noturno 008 Psicologia – Noturno 010

Série Preencha com o número já inserido na ficha pela Comissão Organizadora para que seja feita a leitura digital. Portador de Deficiência Se você é portador de alguma deficiência que necessite de cuidados especiais marque o campo adequado a sua necessidade. Opção de Carteira Marque a opção que satisfaça a sua necessidade de escrita. Língua Estrangeira Informe qual prova de língua estrangeira você deseja realizar, marcando na opção desejada. Se você não fizer essa opção, fará a prova de inglês. Número da Carteira de Identidade Se você não possui cédula/carteira de identidade, pode indicar outro documento oficial que tenha foto, como, por exemplo, a carteira de trabalho, de motorista ou passaporte. O documento usado na inscrição deverá ser apresentado ao fiscal nos dias de prova. Caso você perca este documento, providencie imediatamente uma segunda via. A realização das provas estará condicionada à apresentação do documento de identidade. Órgão Emissor Nas quadrículas destinadas ao Órgão Emissor, use a sigla ou abreviatura. Por exemplo: Instituto Félix Pacheco = IFP. Estado de Emissão da Carteira Preencha com a sigla correspondente ao Estado. Por exemplo: Bahia = BA Tipo de Participação Escolha o tipo de participação. Não esqueça que na modalidade TREINEIRO o candidato não terá direito a classificação. Sexo Marque a opção correspondente ao seu sexo. Telefone

Page 8: Manual 2013.1

8

Informe o DDD nas duas primeiras quadrículas e o telefone nas oito subseqüentes Endereço do Candidato Atenção: Este endereço ficará a disposição da Comissão do Concurso para encaminhamento de documentos caso necessário. CEP Escreva o número do CEP (Código de Endereçamento Postal) correspondente a seu endereço. Se você não souber, consulte o guia postal em uma das agências da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) ou no site www.correios.com.br. Questionário Sócio Cultural Marque nas quadrículas a opção correspondente a resposta do questionário que se segue. 10. QUESTIONÁRIO SOCIO CULTURAL O questionário que segue é destinado ao levantamento de aspectos referentes aos candidatos que farão a prova. Os dados não terão nenhuma influência na classificação, devendo servir tão somente à pesquisa da realidade social e cultural dos inscritos no Processo Seletivo da Faculdade de Ilhéus, com base nas recomendações da Portaria MEC nº 837, de 31 de agosto de 1990. As informações levantadas são sigilosas e serão tratadas coletivamente. Algumas recomendações: • Analisar com a devida atenção cada item • Preencher cada quadrícula da Grade de Respostas, que se encontra no verso da Ficha de

Inscrição, conforme os códigos apresentados para cada item • Qualquer item do questionário exige, obrigatoriamente, uma única resposta. • Não deixar nenhuma resposta em branco 01 - QUAL SUA IDADE EM 31/12/2012? 01 – menor de 18 anos. 02 – 19 a 25 anos. 03 – 26 a 35 anos. 04 – 36 a 50 anos. 05 – maior de 50 anos. 02 - QUAL SEU ESTADO CIVIL? 01 - Solteiro(a). 02 - Casado(a). 03 - Viúvo(a). 04 - Desquitado(a). 05 - Divorciado(a). 03 - EM QUE MUNICÍPIO VOCÊ RESIDE ATUALMENTE? (Refira-se ao seu domicílio permanente). Utilize os códigos do ANEXO II. 04 – ONDE VOCÊ NASCEU? Utilize os códigos do ANEXO II. 05 – QUAL O SEU SEXO?

01 - Masculino 02 - Feminino 06 - QUE ENSINO MÉDIO VOCÊ CONCLUIU OU CONCLUIRÁ? 01 - Atual Ensino Médio. 02 - Profissionalizante (área agrícola, industrial, da saúde, comercial, etc.). 03 – Magistério 04 - Supletivo 05 - Outro. 07 – EM QUE TIPO DE ESTABELECIMENTO DE ENSINO VOCÊ CURSOU O 2º GRAU (OU ESTÁ CURSANDO)? 01 - Todo em escola pública. 02 - Todo em escola particular. 03 - Maior parte em escola pública. 04 - Maior parte em escola particular. 05 - Outro. 08 - QUAL O COLÉGIO ONDE VOCÊ CONCLUIU OU ESTÁ CONCLUINDO O

Page 9: Manual 2013.1

9

ENSINO MÉDIO? (Indique o código correspondente à tabela de Estabelecimentos de Ensino que se encontra no Anexo III) 09 - EM QUE TURNO VOCÊ REALIZOU A MAIOR PARTE DO ENSINO MÉDIO? 01 - Diurno. 02 - Noturno. 10 – EM QUE ANO VOCÊ CONCLUIU OU CONCLUIRÁ O ENSINO MÉDIO? 01 – Antes de 1990. 02 – Entre 1991 e 2006. 03 - 2007. 04 - 2008. 05 - 2009. 10 - 2010. 11 - 2011. 12 - 2012. 11 - VOCÊ FEZ CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR? 01 – Sim 02 - Não 12 - QUAL O PRINCIPAL MOTIVO QUE LEVOU VOCÊ A TER INTERESSE EM INGRESSAR NUM CURSO SUPERIOR? 01 - Formação profissional. 02 - Aquisição de cultura geral. 03 - Aquisição de conhecimentos que permitem compreender melhor o mundo. 04 -Formação acadêmica para aprofundamento da atividade prática que já desempenho. 05 - Aquisição de conhecimento teórico voltado para a pesquisa. 13 - QUAL O PRINCIPAL MOTIVO QUE O LEVOU A OPTAR PELO CURSO EM QUE ESTÁ SE INSCREVENDO? 01 - Pequena concorrência às vagas. 02 - Bom nível de exigência do curso. 03 - Possibilidade de ganho financeiro considerável. 04 - Facilidade de mercado de trabalho. 05 - Prestígio social da profissão. 10 - Atendimento de minhas aptidões e interesses. 11 - Influência de familiares. 12 - Aperfeiçoamento de meu exercício profissional atual.

13 - Compatibilidade de horário com minha atual profissão. 14 - Outro motivo. 14 – QUAL O PRINCIPAL FATOR QUE LEVOU VOCÊ A OPTAR POR ESTA INSTITUIÇÃO? 01- Oferece o melhor curso da minha opção 02- Credibilidade da Instituição 03- Próxima da minha residência 04- Influência de amigo ou parente 05- Outra. Questionário Sociocultural 15 - QUAL A POSIÇÃO DE SEUS PAIS DIANTE DE SUA ESCOLHA PROFISSIONAL? 01- Aprovam. 02- Não aprovam. 03- São indiferentes. 04- Não conhecem a minha escolha. 05- Outra. 16- QUAL A ESCOLARIDADE DE SEU PAI? 01 - Primário ou 1o grau incompleto. 02 - Curso primário completo. 03 - 1o grau completo. 04 - Ensino Médio. 05 - Curso superior. 10 - Não-alfabetizado. 11 - Curso de Pós-Graduação. 12 - Outra situação. 17 - QUAL A ESCOLARIDADE DE SUA MÃE? 01 - Primário ou 1o grau incompleto. 02 - Curso primário completo. 03 - 1o grau completo. 04 - Ensino Médio. 05 - Curso superior. 10 - Não-alfabetizada. 11 - Curso de Pós-Graduação. 12 - Outra situação. 18 - QUAL A OCUPAÇÃO PRINCIPAL DE SEU PAI OU RESPONSÁVEL? Transcreva para a grade de respostas o código do ANEXO I. 19 - QUAL A OCUPAÇÃO PRINCIPAL DE SUA MÃE?

Page 10: Manual 2013.1

10

Transcreva para a grade de respostas o código do ANEXO I. 20 - QUAL A SUA PARTICIPAÇÃO NA VIDA ECONÔMICA DA FAMÍLIA? 01 - Não trabalho e meus gastos são financiados pela família ou por outras pessoas. 02 - Trabalho, mas recebo ajuda financeira da família ou de outras pessoas. 03 - Trabalho e sou responsável pelo meu sustento. 04 – Trabalho, sou responsável pelo meu sustento e auxilio a família ou outras pessoas. 05 - Trabalho e sou o principal responsável pelo sustento da família. 21 - QUAL A RENDA TOTAL MENSAL DA SUA FAMÍLIA, EM SALÁRIOS MÍNIMOS? (Se for solteiro, inclua rendimentos seus, de seus pais, de seus irmãos e de outras pessoas que contribuam para a renda da família; se for casado, inclua os rendimentos seus, do cônjuge, de seus filhos e outras pessoas que contribuam para a renda familiar). 01 - Até 01 (exclusive) Salário Mínimo. 02 - De 01 até menos de 02 Salários Mínimos. 03 - De 02 até menos de 03 Salários Mínimos. 04 - De 03 até menos de 04 Salários Mínimos. 05 - De 04 até menos de 05 Salários Mínimos. 10 - De 05 até menos de 07 Salários Mínimos. 11 - De 07 até menos de 09 Salários Mínimos. 12 - De 09 até menos de 11 Salários Mínimos. 13 - De 11 até menos de 13 Salários Mínimos. 14 - De 13 até menos de 15 Salários Mínimos. 15 - De 15 até menos de 17 Salários Mínimos. 20 - 17 ou mais Salários Mínimos. 22 – COMO VOCÊ PRETENDE SE MANTER DURANTE O CURSO? 01- Com recursos familiares. 02- Com recursos do meu trabalho. 03- Com auxílio de bolsa de estudos. 04- Com recursos ainda não-definidos. 23 - QUAL A SITUAÇÃO DO IMÓVEL EM QUE RESIDE SUA FAMÍLIA? 01 - Próprio. 02 - Alugado. 03 - Financiado. 04 - Outra situação.

24 - DE QUE ATIVIDADE VOCÊ MAIS GOSTA DE PARTICIPAR? 01- Social. 02- Artístico-cultural. 03- Esportiva. 04- Religiosa. 05- Político-partidária. 25 - ALÉM DAS TAREFAS ESCOLARES, VOCÊ COSTUMA LER LIVROS, JORNAIS, REVISTAS? 01 - Quase todos os dias. 02 - Uma vez por semana. 03 - Uma vez por mês. 04 - Raramente. 05 - Não leio. 26 – EXCETO OS ESCOLARES, QUANTOS LIVROS, EM MÉDIA, VOCÊ LÊ POR ANO? 01 - Nenhum 02 – 1 a 2 03 – 3 a 5 04 – 6 a 10 05 – 11 a 20 10 – Mais de 20 27 - QUE TIPO DE PROGRAMA DE RÁDIO VOCÊ PREFERE? 01 - Noticiário. 02 - Esportivo. 03 - Informativo-cultural. 04 - Musical. 05 - De variedades. 10 - Outro. 11 - Não escuto rádio. 28 - ONDE VOCÊ TEM ACESSO A MICROCOMPUTADOR? 01 - Em casa. 02 - No trabalho. 03 - Em casa e no trabalho. 04- No shopping. 05- Na casa de amigos. 10 - Não tenho acesso. 29 - QUAL DOS ESPORTES RELACIONADOS A SEGUIR VOCÊ COSTUMA PRATICAR? 01 - Futebol. 02 - Natação. 03 - Basquete.

Page 11: Manual 2013.1

11

04 - Vôlei. 05 - Artes marciais. 10 - Ginástica. 11- Outro. 12- Não pratico esportes. 30 - SE APROVADO (A), QUAL SERÁ A DISTÂNCIA ENTRE A SUA PROVÁVEL MORADIA E A FACULDADE? 01 – Até 20 Km. 02 – de 20 a 50 Km. 03 – de 50 a 100 Km. 04 – mais de 100 Km. 31 - QUAL A FORMA QUE VOCÊ MAIS UTILIZA PARA SE LOCOMOVER? 01 – Ônibus. 02 – Carona. 03 – Moto. 04 – Carro próprio.

32 – COMO VOCÊ FICOU SABENDO DO CONCURSO VESTIBULAR? 01 – TV. 02 – Radio. 03 – Outdoor. 04 – Panfletos/Cartazes 05 – CDL 10 – Aluno da Faculdade 11 – Jornal 12 - Mídia Alternativa 13 – Outro meio. 33 – QUAL DESTES CURSOS VOCE GOSTARIA DE FAZER? 01 – Fisioterapia. 02 – Odontologia. 03 – Psicologia. 04 – Medicina. 05 – Outro.

• ANEXO I – Código de Ocupações

Cód. Ocupação 01 Proprietário de grande empresa (acima de 100 empregados) 02 Proprietário de média empresa (de 10 a 100 empregados) 03 Proprietário de microempresa 04 Administrador de grande empresa 05 Administrador de média empresa 10 Administrador em serviço público, banco, repartição 11 Profissional liberal 12 Professor de nível superior 13 Professor do ensino fundamental e/ou médio 14 Profissional ou técnico de nível médio 15 Militar (federal ou estadual) 20 Trabalhador na indústria 21 Trabalhador no comércio 22 Trabalhador na agropecuária 23 Trabalhador na prestação de serviço 24 Artesanato, cabeleireiro, manicure e outras profissões afins 25 Funcionário público 30 Atleta ou artista 31 Dona de casa 32 Aposentado 33 Outras 34 Não trabalha

• ANEXO II - Códigos e nomes dos Municípios

Page 12: Manual 2013.1

12

Almadina 001 Itabuna 045 Mutuípe 134 Arataca 002 Itacaré 050 Nilo Peçanha 135 Aurelino Leal 003 Itagi 051 Nova Canaã 140 Barra do Rocha 004 Itagimirim 052 Pau Brasil 141 Belmonte 005 Itaimbé 053 Poções 142 Boa Nova 010 Itajibá 054 Porto Seguro 143 Brumado 011 Itaju de Colônia 055 Potiraguá 144 Buerarema 012 Itajuípe 101 Prado 145 Camacã 013 Itamaraju 102 Pres. Tancredo Neves 150 Camamu 014 Itambé 103 Salvador 151 Canavieiras 015 Itanhém 104 Santa Cruz da Vitória 152 Caravelas 020 Itapé 105 Santa Cruz de Cabrália 153 Coaraci 021 Itapebi 110 Santa Luzia 154 Eunápolis 022 Itapetinga 111 Teixeira de Freitas 155 Firmino Alves 023 Itapitanga 112 Teolândia 200 Floresta Azul 024 Itarantim 113 Travessão 201 Gandu 025 Itororó 114 Ubaitaba 202 Gongogi 030 Ituberá 115 Ubatã 203 Gov. Lomanto Júnior 031 Jequié 120 Una 204 Guaratinga 032 Jiquiriçá 121 Uruçuca 205 Ibicaraí 033 Jitaúna 122 Valença 210 Ibicuí 034 Jussari 123 Vitória da Conquista 211 Ibirataia 035 Lage 124 Wenceslau Guimarães 212 Iguaí 040 Macarani 125 OUTROS MUNICÍPIOS 213 Ilhéus 041 Maraú 130 OUTROS ESTADOS 214 Ipiaú 042 Mascote 131 OUTROS PAÍSES 215 Ipirapitanga 043 Medeiros Neto 132 Itabela 044 Mundo Novo 133

• ANEXO III - Códigos e nomes dos Estabelecimentos de Ensino

ALMADINA 001 - Colégio Municipal de Almadina AURELINO LEAL 002 - Escola Normal 2 de Julho BARRA DO ROCHA 003 - Centro Educacional Manoel Muniz de Oliveira BELMONTE 004 - Colégio Polivalente de Belmonte

005 - Fundação Educacional Pedro Calmon BRUMADO 010 - Colégio Estadual de Brumado BUERAREMA 011 - Colégio Cenecista Henrique Alves

012 - Colégio Estadual Enedina Oliva CAMACÃ 013 - Colégio Municipal de Camaçã CAMAMU 014 - Centro Educacional Canecista Professor Pirajá da Silva CANAVIEIRAS 015 - Centro Educacional John Kennedy

020 - Colégio Estadual Osmário Batista COARACI 021 - Centro Educacional de Coaraci

022 - Colégio Comercial Sebastião Nunes Viana 023 - Colégio Educandário Pestalozzi 024 - Colégio Municipal de Coaraci

EUNÁPOLIS 025 - Colégio Clériston Andrade 030 - Colégio Estadual Monte Pascoal 031 - Escola Anísio Teixeira

FIRMINO ALVES 032 - Centro Educacional Monteiro Lobato FLORESTA AZUL 033 - Centro Educacional Cenecista João Alves deMacedo

Page 13: Manual 2013.1

13

GANDU 034 - Colégio Castro Alves 035 - Escola Eliseu Leal

GONGOGI 040- Colégio Estadual José A. Pereira GOV. LOMANTO JÚNIOR 041 - Centro Educacional Manoel Domingos Chaves IBICARAÍ 042 - Academia de Educação Montenegro

043 - Centro Educacional de Ibicaraí 044 - Colégio Estadual Ana Néri

IBICUÍ 045 - Colégio Municipal São Pedro IBIRAPITANGA 050 - Centro Educacional de Ibirapitanga IBIRATAIA 051 - Colégio Estadual Dr. Antônio Carlos Magalhães IGUAÍ 052 - Colégio Municipal de Iguaí ILHÉUS 053 - Centro Educacional Álvaro Melo Vieira

054 - Centro Educacional Dom Eduardo 055 – Colégio Militar 100 - Colégio Estadual de Ilhéus 101 - Colégio Fênix 102 - Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães 103 - Colégio Nossa Senhora da Vitória 104 - Colégio São Jorge dos Ilhéus 105 - Colégio Status 110 – Colégio Ideal 111 - Instituto Municipal de Ensino 112 - Instituto Municipal de Ensino (Pontal) 113 - Instituto Nossa Senhora da Piedade

IPIAÚ 114 - Colégio Academus 115 - Colégio de Rio Novo 120 - Colégio Estadual de Ipiaú 121 - Colégio Santo Agostinho 122 - Escola Agrotécnica

ITABUNA 123 - Ação Fraternal de Itabuna 124 - Centro de Integração Social 125 - Centro de Educacional Antônio Carlos Magalhães 130 - Centro Educacional Adventista de Itabuna 131 - Centro Educacional 12 de Agosto 132 - Centro Integrado Oscar Marinho Falcão 133 - Colégio Cenecista Firmino Alves 134 - Colégio Comercial de Itabuna 135 - Colégio Dem. Professor Josué Brandão 140 - Colégio Divina Providência 141 - Colégio e Curso Galileu 142 - Colégio e Curso Gama 143 - Colégio e Curso Sistema 144 - Colégio Estadual de Itabuna 145 - Colégio Estadual Professora Lourdes Veloso 150 - Colégio Nossa Senhora da Glória 151 - Colégio Polivalente de Itabuna 152 - Cooperativa Educacional de Itabuna 153 - Escola Fisk 154 - Instituto Municipal de Educação Aziz Marom

ITACARÉ 155 - Centro Educacional de Itacaré ITAGIBÁ 200 - Colégio Cenecista de Itagiba ITAJUÍPE 201 - Centro Educacional Professor Diógenes Vinhaes

202 - Complexo Escolar Polivalente 203 - Fundação Educacional de Itajuípe

Page 14: Manual 2013.1

14

ITAMARAJU 204 - Centro Educacional de Itamaraju 205 - Colégio Estadual Inácio Tosta Filho

ITAMBÉ 210 - Colégio Estadual de Itambé ITAPÉ 211 - Centro Educacional de Itapé ITAPEBI 212 - Colégio Estadual Clóvis Stolze ITAPETINGA 213 - Colégio Alfredo Dutra

214 - Colégio Impulso 215 - Cooperativa Educacional de Itapetinga

ITAPITANGA 221 - Colégio João XXIII ITORORÓ 222 - Centro Educacional de Itororó

223 - Colégio Estadual Getúlio Vargas ITUBERÁ 224 - Colégio Cenecista de Santo André JEQUIÉ 225 - Centro Educacional Ministro SpÍnola

230 - Colégio Antônio Pinheiro 231 - Colégio Dinâmico 232 - Colégio e Curso Pitágoras 233 - Colégio Polivalente Edivaldo Bandeira 234 - Instituto de Educação Régis Pacheco

JUSSARI 235 - Centro Educacional Cenecista Donana Amado MARAÚ 240 - Colégio Municipal Dr. Antenor Lemos MUTUÍPE 241 - Colégio de Mutuípe NOVA CANAÃ 242 - Colégio Florestal PAU BRASIL 243 - Centro Educacional Maria Santana POÇÕES 244 - Centro Educacional Cenecista de Poções SANTA CRUZ DA VIT. 245 - Centro Municipal de Educação

250 - Colégio Municipal de Educação SANTA LUZIA 251 - Centro Educacional Cenecista Santa Luzia

252 - Colégio Estadual de Santa Luzia SÃO JOSÉ DA VITÓRIA 253 - Colégio Estadual 13 de Junho TEIXEIRA DE FREITAS 254 - Centro Educacional Professor Rômulo Galvão

255 - Cooperativa de Teixeira de Freitas UBAITABA 301 - Centro Educacional Ubaitabense

302 - Colégio Estadual Otacílio Manoel Gomes 303 - Colégio Normal Ubaitabense 304 - Escola Polivalente de Ubaitaba

UBATÃ 305 - Colégio Estadual de Ubatã UNA 310 - Colégio Municipal Alice Fuchs URUÇUCA 311 - Centro educacional de Uruçuca VALENÇA 313 - Centro Educacional de Valença

314 - Educandário Paulo Freire VITÓRIA DA CONQUISTA 320 - Centro Integrado de Educação Navarro de Brito

321 - Colégio Diocesiano de Conquista 322 - Colégio Paulo VI 323 - Colégio Polivalente de Conquista 324 - Colégio São Tomé 325 - Educandário Juvêncio Terra 330 - Instituto de Educação Euclides Dantas

331 - ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DE SALVADOR 332 - OUTROS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DA BAHIA 333 - ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DE OUTROS ESTADOS 334 - ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DE OUTROS PAÍSES

Page 15: Manual 2013.1

15

Page 16: Manual 2013.1

16