1º simulado cnec_enem 2012

Upload: begnailson-ribeiro

Post on 15-Oct-2015

187 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

  • 5/26/2018 1 Simulado Cnec_enem 2012

    1/48

  • 5/26/2018 1 Simulado Cnec_enem 2012

    2/48

    LEIA ATENTAMENTE AS SEGUINTES INSTRUES

    01. Voc est recebendo o Caderno de Questes de sua Avaliao.02. Na capa, h um local para voc escrever seu nome, sua srie e sua turma. Caso no os tenha preenchido, faa-oo mais rpido possvel.03.As pginas deste Caderno esto numeradas. Verique se ele est completo, ou mesmo se h algum defeito deimpresso que possa causar dvida na resoluo de alguma questo.04. Caso haja algum problema com relao ao descrito anteriormente, pea ao professor de sua sala que troque o seu

    Caderno de Questes.05. O tempo total para a resoluo das questes e o preenchimento do Carto de Respostas de 4 horas e 30 minutos.06. Este Caderno possui somente questes objetivas, com cinco alternativas cada uma delas (A, B, C, D e E). Paracada questo, h apenas uma alternativa possvel.07. Use os espaos em branco nas pginas e a rea de rascunho para a resoluo das questes.08. Os nicos objetos cujo uso permitido so: lpis ou lapiseira, caneta esferogrca de tinta azul ou preta, borrachae rgua.09. NO permitido o uso de calculadoras nem o de aparelhos eletrnicos (rdios, telefones celulares, agendaeletrnica ou similares) durante a realizao desta avaliao.10. NO permitido ao aluno comunicar-se com outros alunos, solicitar ao professor ajuda sobre a resoluo dealguma questo, emprestar ou pedir emprestado material, nem mesmo fazer uso de meios ilcitos para resolver asquestes ou, ainda, praticar atos de indisciplina.11. Destacar uma ou mais folhas do Caderno de Questes considerado ato ilcito.12. Qualquer atitude que no respeite as instrues acima descritas ser considerada como tentativa de fraude, e oaluno ser desclassicado da avaliao.13.Aps uma hora do incio da avaliao, sero distribudos os Cartes de Respostas.14. Conra se as informaes constantes no seu Carto esto corretas. Caso haja algum problema, comunique-o aoprofessor de sua sala.15. Preencha corretamente o Carto, seguindo as orientaes passadas nesta pgina e, caso tenha alguma dvida, peaao professor de sua sala para esclarec-la. Somente sero aceitas e corrigidas as questes marcadas corretamenteneste Carto.16.Ao terminar o preenchimento do Carto de Respostas, entregue-o ao professor de sua sala e aguarde o trminoda avaliao.

    ORIENTAES PARA O PREENCHIMENTO DO CARTO DE RESPOSTAS

    01. Ao receber o Carto de Respostas, verifique se seus dados esto

    corretos e, caso estejam, assine seu nome no espao indicado. Se houver

    equvoco, comunique-o ao professor de sua sala.

    02.Em caso de rasura ou de Carto sem ser personalizado, o professor

    preencher um Carto de Respostas com os dados do aluno (nome

    completo, srie e turma), de forma legvel, nos espaos disponveis para

    essas informaes.

    03. Assinale a sua opo quanto resoluo das questes de Lngua

    Estrangeira (Lngua Inglesa ou Espanhola), preenchendo o pequeno crculoreferente opo desejada. Se voc assinalar as duas opes ou no

    marcar nenhuma delas, ter todas as questes referentes Lngua

    Estrangeira anuladas.

    04.Para no haver rasuras, assinale os pequenos crculos das alternativas,

    primeiramente, com uma pequena marca a lpis.

    05. Ao terminar de marcar as questes, verifique se voc deixou alguma

    questo em branco, ou se marcou duas respostas na mesma questo.

    06. Por fim, aps a verificao, preencha completamente os pequenos

    crculos com caneta de tinta azul ou preta.

    07.A correo da Avaliao ser feita por equipamento eletrnico de leitura

    ptica, a partir das marcaes constantes no Carto de Respostas. Assim,

    para a leitura correta dos resultados, o Carto no pode estar amassado e

    deve ser preenchido somente nos espaos disponveis. Evite o uso de

    borracha e de corretor lquido (errorex).

  • 5/26/2018 1 Simulado Cnec_enem 2012

    3/48

    CADERNO 1

    LINGUAGENS E CDIGOS

  • 5/26/2018 1 Simulado Cnec_enem 2012

    4/48

    1oSIMULADO CNEC/ENEM 20122

    QUESTO 01

    Muitas vezes, publicitrios fazem uso de guras de linguagem a m de despertar emoo no leitor e, consequentemente,empatia pelo produto anunciado. Observe atentamente a imagem que compe este anncio de uma indstria de pneus.

    Disponvel em: . Acesso em: 04 abr. 2012.

    A gura de linguagem identicada nesse texto tambm est presente em:

    a) Querida! Ao p do leito derradeiro... Machado de Assis.b) O cu tapa o rosto/Chove...chove...chove. Raul Bopp.c) Espia a barriga estufada dos meninos, /a barriga cheia de vazio, de Deus sabe o qu. Carlos Drummond de

    Andrade.d) Chorei bilhes de vezes com a canseira/ de inexorabilssimos trabalhos! Augusto dos Anjos.e) Eu vejo as pernas (...)/ da moa que passa e eu no posso pegar. Chico Buarque.

    QUESTO 02

    Disponvel em: . Acesso em: 04 abr. 2012.

    O entendimento desse texto requer do leitor:

    a) a identicao do pblico-alvo.b) o reconhecimento de uma aluso.c) a interpretao exclusiva da linguagem no verbal.

    d) o conhecimento das causas do aquecimento global.e) o conhecimento das diferentes acepes da palavra onda.

  • 5/26/2018 1 Simulado Cnec_enem 2012

    5/4831oSIMULADO CNEC/ENEM 2012

    Leia este texto para responder s questes 03a 04.

    Em relao cracolndia. Talvez a toxicomania, uma vez instalada, seja uma espcie de doena. Mas a escolhainicial de se engajar na droga, ser que uma doena? Consideraremos doente (por alguma disfuno do crtex pr-frontal, por exemplo) qualquer sujeito que no se autorregule como a gente?

    Anos atrs, jovem psicanalista, no norte da Frana, eu me ocupava de adolescentes problemticos pelas drogas queconsumiam, pela desistncia escolar, por uma criminalidade difusa e pela violncia contra os adultos que se opunhama suas vontades. Alguns eram lhos de excludos, outros inventavam uma marginalidade prpria, no herdada.

    Um desses jovens escutou pacientemente enquanto eu tentava convenc-lo a frequentar as sesses de terapia e aaceitar a ajuda de uma assistente social, que facilitaria sua reinsero. Quando acabei, ele me disse, pausadamente,olho no olho: O que lhe faz pensar que eu queira ter uma vida parecida com a sua?.

    Concluso. Podemos tentar curar os noias, ou seja, esperar suprimi-los de um jeito mais radical do que apenasprendendo-os. De qualquer forma, agimos porque os achamos insalubres para ns.

    E peo que ningum pretenda me convencer que a dita cura, diferena da segregao ou das porretadas, seriapara o bem (ou para a dignidade) deles.

    Detalhe. Originalmente, os modelos da lepra e da peste foram maneiras diferentes de lidar com o risco de um contgio.Quando tentamos curar vagabundos ou drogados talvez estejamos tambm reagindo ao risco de um contgio pelasmargens sociais. Como assim?

    Nunca estamos realmente convencidos de que temos razo de sermos bem pensantes e bem comportados. Curar fora os perdidos da cracolndia nos ajuda a evitar a seduo que sua noite suja exerce sobre ns.

    Excerto adaptado do texto Notas sobre a Cracolndia, de Contardo Calligaris, publicado no jornal Folha de S. Paulo,

    19/01/2012.

    QUESTO 03

    O autor discute problemas relacionados dependncia das drogas, apresentando argumentos que levam a inferir queseu objetivo :

    a) esclarecer que o vcio das drogas uma doena da sociedade moderna.b) contar fatos sobre sua experincia de psicanalista quando tratava dependentes qumicos.c) defender que os dependentes de drogas s se recuperaro se forem internados contra a vontade.d) inuenciar o leitor para que ajude os dependentes de crack, sugerindo-lhes a internao.e) defender o posicionamento de que as pessoas incentivam a cura dos dependentes para que eles no sejam uma

    ameaa.

    QUESTO 04

    De acordo com o articulista, infere-se que o ser humano:

    I) inseguro em relao s suas escolhas, a ponto de ser favorvel internao forosa de dependentes qumicos.II) altrusta a ponto de aspirar que os dependentes qumicos se curem.

    III) cr que tem o poder de curar e de dissuadir qualquer outro ser humano em diculdade.

    Est correto o que se arma em:

    a) Somente I.

    b) I e II somente.c) I e III somente.

    d) II e III somente.

    e) I, II e III.

  • 5/26/2018 1 Simulado Cnec_enem 2012

    6/48

    1oSIMULADO CNEC/ENEM 20124

    QUESTO 05

    Disponvel em: . Acesso em: 05 abr. 2012.

    Essa obra clssica do cubista Pablo Picasso retrata as consequncias do intenso bombardeio sofrido pela cidade deGuernica, anteriormente capital basca, durante a Guerra Civil Espanhola.

    Assinale a alternativa cujos versos dialogam com a interao espectador/obra.

    a) Por favor, no me analiseNo que procurando cada ponto fraco meu.Se ningum resiste a uma anlise profunda,Quanto mais eu...

    Ciumento, exigente, inseguro, carenteTodo cheio de marcas que a vida deixouVejo em cada grito de exignciaUm pedido de carncia, um pedido de amor.

    (Mario Quintana)

    b) Os desiludidos seguem iludidos,sem corao, sem tripas, sem amor.nica fortuna, os seus dentes de ourono serviro de lastro nanceiroe cobertos de terra perdero o brilhoenquanto as amadas danaro um sambabravo, violento, sobre a tumba deles.

    (Carlos Drummond de Andrade)

    c) E as mquinas de entranhas abertas,e os cadveres ainda armados,e a terra com suas ores ardendo,e os rios espavoridos como tigres, com suas mculas,e este mar desvairado de incndios e nufragos,e a lua alucinada de seu testemunho,e ns e vs, imunes,chorando, apenas, sobre fotograas(...)

    (Ceclia Meireles)

    d) A felicidade do pobre pareceA grande iluso do carnavalA gente trabalha o ano inteiroPor um momento de sonhoPra fazer a fantasiaDe rei ou de pirata ou jardineiraPra tudo se acabar na quarta-feira

    (Vinicius de Moraes)

    e) A quem estais carregando,irmos das almas,embrulhado nessa rede?dizei que eu saiba. A um defunto de nada,irmo das almas,que h muitas horas viaja sua morada. E sabeis quem era ele,irmos das almas,sabeis como ele se chama

    ou se chamava? Severino Lavrador,irmo das almas,Severino Lavrador,mas j no lavra.

    (Joo Cabral de Melo Neto)

  • 5/26/2018 1 Simulado Cnec_enem 2012

    7/4851oSIMULADO CNEC/ENEM 2012

    Leia este texto para responder s questes 06e 07.

    Os agricultores esperam, pacientemente, que asemente germine e a planta cresa com seu prprioritmo. Com o ser humano, de maneira estranha, logo quea criana nasce, inicia-se uma violenta presso para quesupere rapidamente suas etapas de desenvolvimento.Ora, os biologistas vericaram que, quanto mais longa ainfncia de um animal, mais perfeito ele como adulto.

    Como o desenvolvimento uma complexa construo(a interao entre o organismo e o meio), quanto maistranquilo for o processo, mais ricos sero os resultadosdas combinaes que ocorrero. Por isso a entrada nauniversidade s deveria ser feita depois de, digamos, 21anos...

    Lauro de Oliveira Lima, Um beb na universidade, maro de 1981.

    QUESTO 06

    Assinale a alternativa em que o conectivo destacado

    exprime o mesmo valor semntico que em Como odesenvolvimento uma complexa construo (a interaoentre o organismo e o meio), quanto mais tranquilo ...

    a) Como ia dizendo, o seu raciocnio no est certo.(Carlos de Oliveira)

    b) Surgiu, comose viesse doutro mundo, inesperada eplida. (Carlos de Oliveira)

    c) Comoa conheo bem, no z nada. (A. Prado)d) Nadei comoum co. (P.M. Campos)e) Comodissemos, a eleio de Bernardes foi em maro

    e a sua posse em novembro de 1922. (P. Nava)

    QUESTO 07

    Releia esta passagem:

    Por isso a entrada na universidade s deveria ser feita...

    Considerando o cotexto, a ideia que o anafrico issoretoma est corretamenteanalisada em:

    a) A espera paciente dos agricultores para que a planta se

    desenvolva de forma adequada, plena e no seu prpriotempo.

    b) A pesquisa feita por biologistas que conrma a ideia deque mais perfeito ser o animal na fase adulta se eletiver uma longa infncia.

    c) A ideia de que, quanto mais tranquilo for o processo dedesenvolvimento do ser humano, mais sucesso ele terem sua fase adulta.

    d) O fato de a entrada na universidade ser um processodifcil, que somente deveria acontecer depois dos 21anos de idade.

    e) A presso que a criana, quando nasce, recebeevidencia possveis transtornos que a pessoa ter nasua fase de desenvolvimento.

    QUESTO 08

    Imagem I Imagem II

    Imagem I Disponvel em: < http://www.google.com.br/imgres?q=ginastica+olimpica+trave+de+equilibrio&um=1&hl=pt->. Acesso em: 05 abr. 2012.Imagem II

    Disponvel em:< http://www.google.com.br/imgres?q=qualidade+de+vida+e+atividade+sica&um=1&hl=pt->. Acesso em: 05 abr. 2012.

    Essas imagens fazem referncia s vrias dimensesda Educao Fsica, cujos princpios so estabelecidos ealterados de acordo com o objetivo estabelecido.

    possvel armar:

    a) A Imagem Imostra um esporte de rendimento que tem

    como foco a obteno de resultados e a preocupaocom a sade. Para tal atividade, preciso respeitar os

    limites do corpo e do atleta.b) A Imagem I e a II relacionam-se ao trazerem comoprincpio das atividades o movimento corporal,buscando, como objetivo fundamental, a prticadesportiva e a qualidade de vida.

    c) A Imagem II traz a prtica de uma atividade voltadapara a qualidade de vida, e seu objetivo principal apromoo da sade.

    d) A Imagem Ie a IIse relacionam ao exibirem atividadesligadas qualidade de vida. Tais prticas apresentam ocorpo como instrumento essencial de trabalho.

    e) A Imagem II demonstra uma atividade de carterdespreocupado, cuja nalidade est ligada aorelaxamento corporal. Para tal prtica, no precisoorientao, visto que qualquer exerccio realizadodentro de tal contexto traz benefcios sade corporal.

  • 5/26/2018 1 Simulado Cnec_enem 2012

    8/48

    1oSIMULADO CNEC/ENEM 20126

    QUESTO 09

    Revista Nova Escola. Editora Abril.

    Analise as linguagens visual e verbal desta tirinha e assinale a armativa que pode ser conrmada pela interpretaodo texto.

    a) A inteno de Haroldo, na fala do terceiro quadrinho, mostrar o trabalho como algo necessrio e inevitvel.b) O advrbio s, presente no segundo quadrinho, se fosse suprimido, no causaria alterao no sentido pretendido pelo

    autor do texto.c) A pergunta retrica presente no segundo quadrinho sugere satisfao e, ao mesmo tempo, irritao.d) O garoto acredita que estudar e trabalhar tambm so atividades importantes, o que pode ser conrmado por sua fala

    no terceiro quadrinho.e) A expresso hiperblica trabalhar at morrer ajuda a construir a ideia de que Calvin v o trabalho como uma atividade

    vantajosae prazerosa.

    QUESTO 10

    (...) ou ele mesmo [Guimares Rosa] eraa parte de genteservindo de ponteentre o sub e o sobreque se arcabuzeiamde antes do princpio,que se entrelaampara melhor guerra,para maior festa?

    (arcabuzeiam= lutam com arcabuzes, espingardas)

    Esses versos fazem parte de um poema em que Carlos Drummond de Andrade fala de Guimares Rosa e de suaobra. Carlos Drummond empregou, no trecho entre o sub e o sobre, palavras fora das classes morfolgicas a quepertencem. Assinale a alternativa que apresenta o mesmo processo de formao de palavras.

    a) Faz alto agresso nata: Jamais ocupa o rio de ossos areia, de areia mmia. Joo Cabral de Melo Neto

    b) A alma como um girassol: Vira-se ao que no est ao p. Fernando Pessoa

    c) Ponciano mandava saber nos ermos se havia caso de lobisomem a sanar [...] Jos Cndido de Carvalho

    d) Esse menino tem todo o sintoma do povo da poltica. invencioneiro e linguarudo. Jos Cndido de Carvalho

    e) Voc que inventou a tristeza Ora, tenha a neza De desinventar... Chico Buarque

  • 5/26/2018 1 Simulado Cnec_enem 2012

    9/4871oSIMULADO CNEC/ENEM 2012

    Leia atentamente estes trechos de um poema Texto I e observe a tela Texto II que o segue para resolveras questes 11e 12.

    Texto I I (...)

    Por que foges assim, barco ligeiro?Por que foges do pvido poeta?Oh! quem me dera acompanhar-te a esteira

    Que semelha no mar doudo cometa!

    Albatroz! Albatroz! guia do oceano,Tu que dormes das nuvens entre as gazas,Sacode as penas, Leviathan do espao,Albatroz! Albatroz! d-me estas asas.

    (...)

    IIIDesce do espao imenso, guia do oceano!Desce mais ... inda mais... no pode olhar humanoComo o teu mergulhar no brigue voador!Mas que vejo eu a... Que quadro damarguras! canto funeral! ... Que ttricas guras! ...Que cena infame e vil... Meu Deus! Meu Deus! Que horror!

    IVEra um sonho dantesco... o tombadilhoQue das luzernas avermelha o brilho.Em sangue a se banhar.Tinir de ferros... estalar de aoite...

    Legies de homens negros como a noite,Horrendos a danar...

    Negras mulheres, suspendendo s tetasMagras crianas, cujas bocas pretasRega o sangue das mes:Outras moas, mas nuas e espantadas,No turbilho de espectros arrastadas,Em nsia e mgoa vs!

    E ri-se a orquestra irnica, estridente...E da ronda fantstica a serpenteFaz doudas espirais ...Se o velho arqueja, se no cho resvala,Ouvem-se gritos... o chicote estala.

    E voam mais e mais...

    Presa nos elos de uma s cadeia,A multido faminta cambaleia,E chora e dana ali!Um de raiva delira, outro enlouquece,Outro, que martrios embrutece,Cantando, geme e ri!

    No entanto o capito manda a manobra,E aps tando o cu que se desdobra,To puro sobre o mar,Diz do fumo entre os densos nevoeiros:Vibrai rijo o chicote, marinheiros!Fazei-os mais danar!...

    E ri-se a orquestra irnica, estridente. . .E da ronda fantstica a serpente

    Faz doudas espirais...

    Qual um sonho dantesco as sombras voam!...Gritos, ais, maldies, preces ressoam!

    E ri-se Satans!...(...)

    Disponvel em: Acesso em: 11 abr.2012.

    Texto II

    Disponvel em: Acesso em: 11 abr. 2012.

  • 5/26/2018 1 Simulado Cnec_enem 2012

    10/48

    1oSIMULADO CNEC/ENEM 20128

    QUESTO 11

    Quanto aos efeitos de sentido produzidos pelos sinaisde pontuao empregados no Texto I, assinale a alternativacorreta.

    a) As interrogaes nos dois primeiros versos indicam aintranquilidade do eu lrico em relao atitude passivados leitores.

    b) Nos versos Por que foges assim, barco ligeiro? e

    Que semelha no mar doudo cometa!, a vrgula eo travesso indicam a presena de um interlocutor notexto.

    c) Na segunda estrofe, a exclamao Albatroz! enfatizao tom de ameaa do eu lrico para com a ave, a qualdesfruta da liberdade que ele almeja.

    d) Nos versos Vibrai rijo o chicote, marinheiros! / Fazei-os mais danar!... , as aspas marcam a interfernciadiscursiva do eu lrico repleta de indignao.

    e) Tanto em Desce mais ... inda mais... no pode olharhumano quanto em Era um sonho dantesco...

    o tombadilho as reticncias reforam a ideia demovimento, de direo.

    QUESTO 12

    Em relao ao contexto sociocultural retratado nessestextos, analise estas armativas.

    I) Os dois textos retratam o mesmo contexto histrico:hbitos africanos, como, por exemplo, a dana.

    II) O texto verbal e o visual denotam o sofrimento de umpovo que foi retirado, covardemente, de sua ptria paraque seus costumes fossem modicados e explorados

    no Brasil.III) O texto verbal denuncia os maus-tratos que os

    africanos sofriam durante o transporte escravo para oBrasil, o que acarretou a morte de vrios deles.

    Est correto o que se arma apenas em:

    a) I.b) I e II.c) II.d) II e III.e) III.

    QUESTO 13

    Disponvel em: . Acesso em: 20 mar. 2012.

    No trecho Minha namorada quer casar e eu no!, ovocbulo destacado estabelece relao de:

    a) adio. d) explicao.b) alternncia. e) oposio.c) concluso.

    QUESTO 14

    A Gioconda 1503-1506-leo sobre madeira Leonardo da Vinci

    Jacqueline de Mos Cruzadas 1954 leo sobre tela Pablo Picasso

    Mais de 400 anos separam a produo das duas obras,realizadas por dois gnios.

    Assinale a alternativa que prope uma comparaoadequada entre as pinturas.

    a) Trata-se de duas obras que se valem de usos realsticosda perspectiva, buscando um convincente efeito derealidade, quase cientco.

    b) So obras que se valem, respectivamente, da

    valorizao da natureza e do homem, expressa emrepresentaes mais realistas; da geometrizao dasformas.

    c) So obras que tendem ao abstrato, buscandorepresentar seus modelos apenas por suascaractersticas essenciais.

    d) So obras que marcaram suas pocas, dada agenialidade de cada autor, e em nada se aproximam deoutros pintores contemporneos a eles.

    e) So obras em que Picasso buscava uma representaoperfeita da mulher, e Da Vinci buscava criar signicadosdistorcendo as imagens.

  • 5/26/2018 1 Simulado Cnec_enem 2012

    11/4891oSIMULADO CNEC/ENEM 2012

    QUESTO 15

    Dario vinha apressado, guarda-chuva no braoesquerdo e, assim que dobrou a esquina, diminuiu opasso at parar, encostando-se parede de uma casa.Por ela escorregando, sentou-se na calada, aindamida da chuva, e descansou na pedra o cachimbo. Doisou trs passantes rodearam-no e indagaram se no se

    sentia bem. Dario abriu a boca, moveu os lbios, no seouviu resposta. O senhor gordo, de branco, sugeriu quedevia sofrer de ataque.

    TREVISAN, D. Uma vela para Dario. Cemitrio de Elefantes. Rio de Janeiro:

    Civilizao Brasileira, 1964 (adaptado).

    No texto, um acontecimento narrado em linguagemliterria. Esse mesmo fato, se relatado em verso jornalstica,com caractersticas de notcia, seria identicado em:

    a) A, amigo, fui diminuindo o passo e tentei me apoiarno guarda-chuva... mas no deu. Encostei na parede e

    fui escorregando. Foi mal, cara!Perdi os sentidos ali mesmo. Um povo que passavafalou comigo e tentou me socorrer. E eu, ali, estatelado,sem conseguir falar nada!

    Cruzes! Que mal!b) O representante comercial Dario Ferreira, 43 anos, no

    resistiu e caiu na calada da Rua da Abolio, quaseesquina com a Padre Vieira, no centro da cidade, ontempor volta do meio-dia. O homem ainda tentou apoiar-seno guarda-chuva que trazia, mas no conseguiu. Aospopulares que tentaram socorr-lo, no conseguiu darqualquer informao.

    c) Eu logo vi que podia se tratar de um ataque. Eu vinhalogo atrs. O homem, todo aprumado, de guarda-chuvano brao e cachimbo na boca, dobrou a esquina e foidiminuindo o passo at se sentar no cho da calada.Algumas pessoas que passavam pararam para ajudar,mas ele nem conseguia falar.

    d) Vtima Idade: entre 40 e 45 anos Sexo: masculino Cor: branca Ocorrncia: Encontrado desacordado na Rua da

    Abolio, quase esquina com Padre Vieira. Ambulnciachamada s 12h34min por homem desconhecido. Acaminho.

    e) Pronto-socorro? Por favor, tem um homem cado nacalada da rua da Abolio, quase esquina com aPadre Vieira. Ele parece desmaiado. Tem um grupo depessoas em volta dele. Mas parece que ningum aquipode.

    QUESTO 16

    Texto I

    No meio do caminho tinha uma pedra

    tinha uma pedra no meio do caminho

    tinha uma pedra

    no meio do caminho tinha uma pedra(...)ANDRADE, C. D. Reunio. Rio de Janeiro: Jos Olympo, 1971

    (fragmento).

    Texto II

    As lavadeiras de Mossor, cada uma tem sua pedra

    no rio: cada pedra herana de famlia, passando de

    me a lha, de lha a neta, como vo passando as guas

    no tempo (...) A lavadeira e a pedra formam um ente

    especial, que se divide e se rene ao sabor do trabalho.

    Se a mulher entoa uma cano, percebe-se que nova

    pedra a acompanha em surdina... (...)ANDRADE, C. D. Contos sem propsito. Rio de Janeiro: Jornal do Brasil,

    Caderno B. 17/7/1979 (fragmento)

    Com base na leitura desses textos, possvelestabelecer uma relao entre forma e contedo da palavrapedra, por meio da qual se observa:

    a) o emprego, em ambos os textos, do sentido conotativo.

    b) a identidade de signicao, j que, nos dois textos,

    essa palavra signica empecilho.

    c) a personicao, pois essa palavra, em ambos ostextos, adquire caractersticas animadas.

    d) o predomnio, no primeiro texto, do sentido denotativo

    dessa palavra, pois foi empregada como matria

    mineral slida e dura.

    e) a utilizao, no segundo texto, do signicado dessa

    palavra como diculdade materializada por um objeto.

    RASC

    UNHO

  • 5/26/2018 1 Simulado Cnec_enem 2012

    12/48

    1oSIMULADO CNEC/ENEM 201210

    QUESTO 17

    O quadro Abaporu, de Tarsila do Amaral, inspirou oManifesto Antropofgico feito por Oswald de Andrade, na1a fase do Modernismo brasileiro. Identique a relao doquadro com o contedo do Manifesto.

    Abaporu. Tarsila do Amaral, leo sobre tela,1928, reproduo do original colorido.

    S a Antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente.Filosocamente.nica lei do mundo. Expresso mascarada de todos osindividualismos, de todos os coletivismos. De todas asreligies. De todos os tratados de paz.Tupi, or not tupi that is the question.Contra todas as catequeses. E contra a me dos Gracos.S me interessa o que no meu. Lei do homem. Lei do

    antropfago./.../ Queremos a Revoluo Caraba. Maior que a RevoluoFrancesa. A unicao de todas as revoltas ecazes nadireo do homem. Sem ns a Europa no teria sequer asua pobre declarao dos direitos do homem.A idade de ouro anunciada pela Amrica. A idade de ouro.E todas as girls.

    ANDRADE, Oswald. Manifesto Antropfago (fragmento).Revista de Antropofagia, Ano 1, No. 1, maio de 1928.

    corretoarmar:

    a) O Manifesto Antropfagod continuidade s ideias doVerde-amarelo, do qual participou Tarsila.

    b) O Manifestoe o quadro ironizam a gura do ndio querepresentou o heri nacional no Romantismo.

    c) A gura deformada do ndio mostra a ideia deformadaque o Manifesto tem do povo brasileiro do incio dosculo XX.

    d) A gura do ndio e seus rituais antropfagos simbolizamas ideias nacionalistas e a abertura da nossa culturapara as inuncias estrangeiras.

    e) O quadro Abaporu inspirou o Manifesto Antropfago,mas no relaciona a gura do ndio a nenhum ritual.

    LNGUA INGLESA

    QUESTO 18

    Disponvel em: . Acesso em 05 abr. 2012.

    O termo bullying bastante discutido, principalmenteno ambiente escolar, onde mais comumente praticado.Pode-se armar que o texto anterior apresenta:

    a) uma denncia annima com o intuito de combater obullying.

    b) um site, cujo objetivo combater a prtica mencionada,que ocorre, tambm, via Internet.

    c) informaes sobre como praticar o cyberbullying.d) um relato de um caso de abuso fsico, sofrido por um

    internauta.e) uma ameaa, via Internet, de bullying.

  • 5/26/2018 1 Simulado Cnec_enem 2012

    13/48111oSIMULADO CNEC/ENEM 2012

    QUESTO 19

    Disponvel em: . Acesso em: 05 abr. 2012.

    A tira, denida como um segmento de histria em quadrinhos, pode transmitir uma mensagem com efeito de humor.A presena desse efeito no dilogo entre Jon e Gareld acontece porque:

    a) Jon tem fotos de sua namorada em todos os cantos de sua casa.b) Gareld ouve seu dono sem nenhum entusiasmo.c) existe uma comparao, teoricamante desconexa, entre o que o dono e o seu gato apreciam muito.d) Gareld tambm tem fotos de seu alimento favorito.e) o gato conhece bem a namorada de seu dono.

    QUESTO 20

    Please turn in down - Daddys

    trying to do your homework.

    Original Artist

    Reproduction rights obtainable from

    www.CartoonStock.com

    A educao um assunto de amplo interesse em diversos setores, principalmente o escolar e o familiar. A tirinha utilizaum apelo humorstico para alertar o leitor sobre:

    a) oprejuzo que os meios de comunicao podem trazer educao.b) a total alienao das crianas e dos adolescentes, inuenciados pela mdia.c) a terceirizao da educao, nos dias de hoje, que ca a cargo, majoritariamente, da escola.d) a comodidade dos alunos, muitas vezes corroborada pelos pais, fato que os deixam incapazes de produzir

    intelectualmente.e) o modelo de educao dado aos jovens e adolescentes que, muitas vezes, ca a cargo dos meios de comunicao

    modernos.

  • 5/26/2018 1 Simulado Cnec_enem 2012

    14/48

    1oSIMULADO CNEC/ENEM 201212

    Texto para as questes 21e 22.

    CIVIL WAR

    What weve got here is failure to communicateSome men you just cant reachSo you get what we had here last week

    Which is the way he wants it, well, he gets it I dont like it any more than you men

    Look at your young men ghtingLook at your women cryingLook at your young men dyingThe way theyve always done before

    Look at the hate were breedingLook at the fear were feedingLook at the lives were leadingThe way weve always done before

    My hands are tiedThe billions shift from side to sideAnd the wars go on with brainwashed prideFor the love of God and our human rights()

    Did you wear a black armbandWhen they shot the manWho said, peace could last foreverAnd in my rst memoriesThey shot Kennedy

    I went numb when I learned to see

    So I never fellor VietnamWe got the wall of D.C. to remind us allThat you cant trust freedomWhen its not in your handsWhen everybodys ghting

    For their promised land

    And I dont need your civil warIt feeds the rich while it buries the poorYoure power hungry selling soldiersIn a human grocery store, aint that freshI dont need your civil war

    Look in the doubt weve wallowedLook at the leaders weve followed

    Look at the lies weve swallowedAnd I dont want to hear no more()

    ()I dont need your civil warI dont need your civil warYoure power hungry selling soldiersIn a human grocery store, aint that freshI dont need your civil warI dont need one more war ()

    Guns N Roses

    Disponvel em: . (Adaptada) Acesso em: 05 abr. 2012.

    QUESTO 21

    Guns N Roses uma banda famosa, que atrai muitos fs com suas canes. Ciente dessa inuncia popular, na letrada msica Civil War, o autor se utiliza de sua arte para alertar o pblico sobre diversos aspectos, exceto:

    a) homens jovens perdendo suas vidas.b) o medo espalhado por toda parte.c) o assassinato cruel de um presidente americano.d) aos lderes que so seguidos.e) a quantidade de soldados enviados ao vietnam.

    QUESTO 22

    Ao utilizar o adjetivo possessivo your, muito presente nessa cano, o autor se refere:

    a) guerra civil.b) s pessoas que promovem a guerra.c) aos fs da banda que ouvem a msica.d) s pessoas que lutam na guerra.e) populao civil.

  • 5/26/2018 1 Simulado Cnec_enem 2012

    15/48131oSIMULADO CNEC/ENEM 2012

    LNGUA ESPANHOLA

    Lee el texto para las cuestiones 18y 19.

    Adolescentes e Internet: un salto sin red?

    Un consejo para los padres de los adolescentes: cuidad que vuestros hijos no creen un mundo irreal paralelo con sus

    experiencias en las redes; no olvidemos que pueden aparentar ser otra persona.VARCRCEL, Marta. Un salto sin red? Telva. Madrid, mayo 2010. p.42; 43. [Adaptado]

    QUESTO 18

    Mediante la pregunta del ttulo de la materia se cuestiona si, en el paso a la adolescencia, deben evitarse las:

    a) armadillas del uso de la Internet.b) permutas en las tiendas virtuales.c ) pginas preparadas por jvenes.d) vinculaciones con las maras.e) redes creadas para los adultos.

    QUESTO 19

    En el consejo se advierte a los padres que sus hijos pueden:

    a) simular que usan el ordenador.b) colgar informaciones sigilosas.c) ngirse quienes ellos no son.d) transmitir sus datos secretos.e) alejarse de la convivencia familiar.

    Esta tirinha serve como base para as questes 20e 21.

    MIR, PA, HAY UNCONEJO EN EL JARDN.

    QU LINDOCONEJITO !!

    QU TERNURA, QU SIMPATA,QUE AMORRRRRR!!

    PA, ACABA DE ENTRAR A

    TU HUERTITA, Y SE EST MAS.TICANDO TUS ZANAHORIAS, TUSTOMATITOS, TUS ZAPALLITOS...

    Y STA ES LA PARTE EN LA QUE EL LINDO CONEJITO

    DEJA DE SER TIERNO, SIMPTICO Y AMOROSO...

    Disponible en: . Accedido el: 29 oct. 2011.

    QUESTO 20

    Cul de las palabras siguientes noest en diminutivo?a) Conejito. d) Tomatitos.b) Huertita. e) Zapallitos.c) Zanahorias.

  • 5/26/2018 1 Simulado Cnec_enem 2012

    16/48

    1oSIMULADO CNEC/ENEM 201214

    QUESTO 21

    Seala la alternativa correcta.

    a) O coelho era um animal de estimao do Gaturro.b) O coelho invadiu o pomar e experimentou todos os tipos de frutas.c) Zanahoriaspode ser traduzido por cenourase zapallopor abbora.d) Tierno, simpticoe amorososo adjetivos que se referem a Gaturro.e) Jardne ternuraso palavras femininas em espanhol.

    QUESTO 22

    Lee la descripcin del signo de Libra para hoy y seala la respuesta correcta.

    LIBRA

    Ciertos comentarios sembrarn la duda en tu interior. No comentas tonteras antes de tener mayor informacin.Amor: Iniciars la jornada de hoy con muy buen nimo en pareja. Mantenlo durante el da mediantellamadas o mensajes a ella.Riqueza:Da de grandes satisfacciones en lo laboral. Estars inspirado, solucionars los problemas almomento en que estos aparezcan.

    Bienestar:Intenta ver los problemas desde distintas perspectivas. Esto te dar una vista ms amplia delmismo y te permitir encontrar la mejor solucin.

    Disponible en: . Accedido el: 29 oct. 2011.

    a) En el trabajo, tendrs inspiracin para solucionar problemas cualesquiera.b) En el amor, no ser un buen da para la conversacin entre parejas.c) El verbo sembrarnpuede ser sustituido porpublicarnsin cambio de signicado.d) Distintas perspectivases lo mismo quepuntos iguales.e) La fraseno comentas tonteras antes de tener mayor informacin quiere decir que t tienes que llamar a otra persona

    cuando no te sientes bien.

    RASCUN

    HO

  • 5/26/2018 1 Simulado Cnec_enem 2012

    17/48

    CADERNO 2

    MATEMTICA

  • 5/26/2018 1 Simulado Cnec_enem 2012

    18/48

    1oSIMULADO CNEC/ENEM 201216

    QUESTO 23

    Dois nveis horizontais de uma rua so unidos por umarampa inclinada na qual h um poste vertical (Figura 1). Nomodelo matemtico dessa situao, o ngulo que a rampaforma com o nvel inferior de 16730 (Figura 2).

    167

    30

    Figura 1 Figura 2

    Nessas condies, um dos ngulos formados entre oposte e a rampa de:

    a) 16730.

    b) 6730.c) 7730.d) 17730.e) 8730.

    QUESTO 24

    Um sistema de transmisso de movimento constitudode 4 polias idnticas (com raio de 20 cm) e uma correiaesticada passando por todas elas, conforme se v nestagura .

    Os centros dessas polias situam-se sobre os vrticesde um quadrado (com 50 cm de lado). A correia, que custa R$ 10,00 o metro (10,00/m),precisa ser trocada. Considerando 3,15, assinale aalternativa que contm o preo dessa correia.

    a) R$ 42,52b) R$ 32,60c) R$ 21,26d) R$ 52,60e) R$ 26,30

    Texto para as questes 25e 26.

    Dois blocos cilndricos macios medindo 2 m dedimetro e 10 m de comprimento sero transportados emuma carroceria com formato prismtico (Figura 1), cujaseco transversal um trapzio issceles de altura igualao dimetro dos blocos (Figura 2).

    Figura 1 Figura 2

    A largura superior da seco da carroceria mede 6 m,os lados no paralelos dessa seco medem 2,5 m cada,e o comprimento da carroceria de 10 m.

    QUESTO 25

    Qual a largura inferior dessa carroceria?

    a) 3,5 mb) 3,0 mc) 5,0 m

    d) 4,0 me) 3,8 m

    QUESTO 26

    Suponha que, durante o transporte, caia uma chuvaque preenche todo o espao vazio da carroceria com gua. Considerando 3,15 e que a densidade da gua 1 g/cm3, qual das alternativas a seguir indica o acrscimo demassa devido gua na carroceria?

    a) 29 toneladas.

    b) 27 toneladas.c) 17 toneladas.d) 36 toneladas.e) 21 toneladas.

  • 5/26/2018 1 Simulado Cnec_enem 2012

    19/48171oSIMULADO CNEC/ENEM 2012

    QUESTO 27

    A gura a seguir mostra um levantamento topogrcofeito numa determinada fazenda.

    N (m)

    500

    300

    200

    E1

    E4

    E5

    E6

    E2

    E3

    100 300 500 700

    (m)

    L

    Nesse levantamento, as linhas E1E

    2, E

    2E

    3, E

    3E

    4, E

    4E

    5eE

    6E

    1representam as cercas que delimitam essa fazenda.

    Sabendo que 1 ha (um hectare) a rea de umquadrado de lado medindo 100 m, qual das alternativas aseguir indica a rea da fazenda?

    a) 2,75 hab) 0,275 hac) 2 750 had) 275 hae) 27,5 ha

    QUESTO 28

    Esta gura mostra o perl de um poste de iluminaocom uma fonte de luz na extremidade superior, situada a6 m do solo, e o perl de um muro de 3,5 m de altura. Mostra,tambm, uma criana de 1,5 m de altura, prxima ao muro.

    p

    oste

    mur

    o

    4,0 m

    Qual deve ser a distncia mxima aproximada entre acriana e o muro, de modo que ela no possa ver a fonte deluz situada no poste?

    a) 3,2 mb) 4,5 mc) 6,4 m

    d) 1,8 me) 3,8 m

    QUESTO 29

    Observe estas guras que representam duas balanasde dois pratos, ambas em equilbrio.

    Nessas guras, objetos de formatos iguais tm a mesmamassa, sendo que a massa dos objetos representados por

    unitria. Para obter equilbrio, nessas condies, se em umdos pratos de uma dessas balanas colocarmos os objetos

    , no outro poderemos colocar:

    a)

    b)c)

    d)

    e)

    QUESTO 30

    Uma sacada de 1 m de largura por 10 m de comprimentodeve ser revestida com placas de granito de 1 m de largura.Existem, disposio, 3 placas de 1 m x 2 m e 4 placas de1 m x 1 m.

    Dentre estas alternativas, assinale aquela que indica aquantidade de possibilidades de disposio dessas placasno revestimento.

    a) 12b) 144c) 35d) 5 040e) 420

    RASCU

    NHO

  • 5/26/2018 1 Simulado Cnec_enem 2012

    20/48

    1oSIMULADO CNEC/ENEM 201218

    QUESTO 31

    Numa academia de tiro ao alvo existe um discodividido em 3 partes (Figura 1). A cada uma dessas partes associada um nmero (Figura 2), que representa umaquantidade de pontos.

    150

    120

    35

    4

    Figura 1 Figura 2

    Ao atingir o disco numa determinada regio, o atirador

    registra o nmero de pontos ali indicado. Nessas condies, se um atirador der trs tiros e acertartodos no alvo, qual a probabilidade de que ele registre umtotal de 9 pontos?

    a) 927

    = 13

    d) 164

    b) 1227

    = 49

    e) 127

    c) 116

    QUESTO32

    Um lojista usa, apenas, os seguintes smbolos paraidenticar os preos dos produtos vendidos em sua loja:+,, , !e . Sabendo que, em cada cdigo, no h repetio desmbolos, quantos produtos ele conseguiria codicar comesses smbolos?

    a) 120b) 325c) 153d) 32

    e) 25

    QUESTO 33

    Considere as sequncias (A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K,..., Z) e (A, C, F, J,...). Associemos aos termos da primeirasequncia a ordem numrica (1, 2, 3, 4..., 26) e usemosessa associao na segunda sequncia. Somando-se osnmeros associados aos dois prximos termos da segundasequncia, teremos o valor indicado em:

    a) 36.

    b) 24.c) 35.d) 33.e) 23.

    QUESTO 34

    Um casal fez uma avaliao de sade no intuito deconstituir uma famlia composta por ele (o casal) e mais trslhos. Com o resultado dos exames, o casal ca sabendoque a probabilidade de que cada um dos seus descendentesdesenvolva uma certa doena de 0,8. Mesmo assim, o casal mantm as intenes iniciais.Nessas condies, qual destas alternativas indica a

    probabilidade de que tenham duas lhas e um lho, todoslivres da doena?

    a) 3,0 . 100

    b) 3,0 . 10-1

    c) 3,0 . 10-2

    d) 3,0 . 10-3

    e) 3,0 . 10-5

    QUESTO 35

    Segundo um estudo feito pelo Hospital das Clnicas

    de So Paulo, no perodo de 2006 a 2011, os acidentesenvolvendo motociclistas so os nicos que cresceram noperodo, como mostra a tabela a seguir:

    CASOS QUE DERAM ENTRADA NO HOSPITAL DAS

    CLNICAS DE SO PAULO

    Acidentes envolvendo 2006 2011

    Bicicletas 128 58

    Carros 471 306

    Motocicletas 536 612

    Pedestres 423 327 Folha de So Paulo, 10 abr. 2012.

    Em relao ao total de acidentes de trnsito atendidosem 2011, os acidentes com motociclistas representam:

    a) 61,2%.b) 54,3%.c) 46,9%.d) 43,6%.e) 51,7%.

    QUESTO36

    Uma operadora de telefone celular oferece um planocom valor xo mensal de R$ 39,90, com direito a 50 minutosde ligao. Acima desse tempo, o minuto custa R$ 1,20. De acordo com essas informaes, a expresso quecalcula o valor Y a ser pago por um cliente, aps 50 minutosem funo do tempo t (em minutos) de uso do telefonedurante um ms :

    a) y = 39,90 + (t 50). 1,20b) y = 1,20 . t + 39,90

    c) y = 39,90 . t + 1,20d) y = 39,90 + 50 . te) y = 1,20 . (t + 50) 39,90

  • 5/26/2018 1 Simulado Cnec_enem 2012

    21/48191oSIMULADO CNEC/ENEM 2012

    Texto para as questes de37 a39.

    Praticar atividades fsicas contribui signicativamentepara a manuteno da sade humana. Dentre vrias opesde atividades, a corrida tem atrado cada vez mais adeptos.Uma pessoa, ex-sedentria, resolve praticar esse esportee acompanha a evoluo de seu treinamento anotando emuma planilha o tempo que leva para correr a distncia de5 km. Veja:

    DIA DO MS TEMPO

    1 36min 40s

    4 36min 15s

    7 35min 40s

    12 36min 20s

    14 35min 50s

    17 34min 45s

    19 35min 00s

    22 33min 30s

    QUESTO 37

    A partir dos dados da planilha, o tempo mdio de todosos treinos foi de:

    a) 36min 30s.b) 35min 50s.c) 36min 05s.d) 35min 05s.e) 35min 30s.

    QUESTO 38

    Organizando melhor os dados da planilha, possveldeterminar que a mediana desses dados :

    a) 35min 50s.b) 35min 45s.c) 35min 40s.d) 36min 05s.e) 34min 50s.

    QUESTO 39

    No dia 19, o novo atleta, de posse do tempo gasto noseu treino e da distncia percorrida nesse dia, calculou asua velocidade mdia. O valor encontrado foi de:

    a) 7 km/h.b) 8,43 km/h.c) 7,65 km/h.d) 8,57 km/h.e) 8,0 km/h.

    QUESTO 40

    O grco a seguir apresenta a funo quadrtica querelaciona o lucro L (em milhares de reais) com o preo devenda P (em reais) de um produto.

    -40

    4 7 10 140P(R$)

    L(mil R$)

    O preo do produto que gera o maior lucro possvel

    de:

    a) R$ 7,00.b) R$ 14,00.c) R$ 10,00.d) R$ 40,00.e) R$ 4,00.

    RA

    SCUN

    HO

  • 5/26/2018 1 Simulado Cnec_enem 2012

    22/48

    1oSIMULADO CNEC/ENEM 201220

    QUESTO 41

    A imagem obtida do sitedo INEP, responsvel pelo ENEM, apresenta as notas de um candidato na edio de 2011 doExame.

    Disponvel em: . Acesso em: 12 abr. 2012.

    A maioria das universidades federais usam o Sistema de Seleo Unicada (SISU) para selecionar os alunosingressantes de seus cursos superiores. No SISU, cada curso tem liberdade, conforme o perl desejado, de determinar opeso de cada uma das notas das cinco reas. Um curso de Humanas de uma universidade deniu os seguintes pesos para as reas do ENEM:

    REA PESOLinguagens e Cdigos 3

    Matemtica 1

    Cincias Humanas 3

    Cincias da Natureza 1

    Redao 2

    A partir dos dados apresentados, esse candidato ir concorrer a uma vaga com a nota:

    a) 693,66.b) 732,45.c) 664,79.d) 766,12.e) 647,32.

    QUESTO 42

    Uma caixa dgua comum em residncias tem capacidade de 1 m 3(1 000 litros) de gua. Estima-se que o volume deuma gota dgua seja de 0,05 ml. Assim, pode-se determinar que numa caixa dgua possvel armazenar, no mximo:

    a) 2 107gotas dgua.

    b) 5 108

    gotas dgua.c) 2,5 105gotas dgua.d) 1,5 106gotas dgua.e) 7 105gotas dgua.

  • 5/26/2018 1 Simulado Cnec_enem 2012

    23/48211oSIMULADO CNEC/ENEM 2012

    QUESTO 43

    A reta real um recurso utilizado para a representao dos nmeros reais. A reta a seguir est marcada por algunspontos:

    0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14

    A B C D E

    Desses, o que pode representar o valor de 12 :

    a) A.b) B.c) C.d) D.e) E.

    QUESTO 44

    Um estudo do IBOPE, apresentado no grco a seguir, mostra que, no perodo de 2004 a 2008, a audincia dastransmisses de futebol da rede Globo vem caindo, enquanto que o valor das cotas de patrocnio tem subido ano a ano.

    Disponvel em: . Acesso em: 12 abr. 2012.

    A partir dos dados apresentados, pode-se armar que:

    a) a maior audincia foi no ano de 2004.b) a maior queda de audincia se deu de 2007 para 2008.c) o aumento previsto para o valor da cota em 2009, em relao a 2008, superior a 20%.d) se em 2006 foram comercializadas 5 cotas, a receita obtida foi inferior a R$ 400 milhes.e) o maior aumento absoluto no valor da cota foi de 2007 para 2008.

  • 5/26/2018 1 Simulado Cnec_enem 2012

    24/48

    CADERNO 3

    CINCIAS HUMANAS

  • 5/26/2018 1 Simulado Cnec_enem 2012

    25/48231oSIMULADO CNEC/ENEM 2012

    QUESTO 45

    A Somlia carece de um governo efetivo desde 1991, quando foi derrubado o ditador Mohammed Siad Barre, e seuterritrio passou a ser dominado por senhores da guerra tribais, milcias islmicas e bandos de criminosos armados. A milcia fundamentalista islmica somali Al Shabaa se responsabilizou pelo ltimo atentado suicida em 04/04/2012que causou pelo menos cinco mortes e deixou dezenas de feridos no Teatro Nacional de Mogadscio e rearmou quetais tipos de ataques continuaro at que todas as foras externas de paz abandonem a Somlia para que o grupo

    fundamentalista tenha condies de instaurar um estado muulmano no Pas.Disponvel em: . (Adaptado) Acesso em: 09 abr. 2012.

    Um pas desrtico no oeste da frica, que j abrigou um imprio continental, o Mali, , desde a semana passada,palco de uma revolta sem precedentes e efeito colateral da Primavera rabe.

    Rebeldes nmades tuaregues do norte que sempre foram marginalizados pelo governo e pela populao do sul doterritrio desde a independncia da Frana em 1960, migraram para a Lbia e, nos ltimos meses, lutaram ao lado deMuammar Gadda, at o desfecho da crise na Lbia. Agora, fortemente armados, retornaram ao Mali e, organizados emum movimento o MNLA (Movimento Nacional para a Libertao de Azawad) , tomaram a regio. Tal regio perfaz

    65% do territrio do Mali e alvo dos rebeldes tuaregues que pretendem instaurar seu Estado prprio na regio. Foiesse episdio que promoveu o golpe militar contra o Presidente do Pas em 22/03/2012. Os militares alegaram que oPas vive uma crise de corrupo sob o comando do Presidente Tour e tambm pelo fato de no estarem armadospara enfrentar os tuaregues. O Pas sempre foi retratado pelo Ocidente como exemplo de Estado Democrtico nafrica, porm isso apenas uma meia verdade, j que sua elite corrupta construiu um narco-Estado ao transformar seuterritrio em corredor para o trco de cocana da Colmbia em direo Europa. Outro complicador a presena degrupos armados islmicos que atuam na regio, como o AQMI (Al Qaeda do Magreb Islmico) e o Ansar Din (outro grupoislmico que tambm quer consolidar um Estado na regio).

    Adaptado da Folha de S. Paulo, A16 Caderno mundo de 05/04/2012.

    O Continente Africano sempre foi palco de situaes conituosas, como as relatadas nos dois textos, cujas causas

    primrias podem ser explicadas a partir da:

    a) presena de riquezas minerais metlicas abundantes no continente que promove disputas territoriais entre diferentesgrupos nacionais para ter acesso ao poder e aos lucros advindos da explorao dessas riquezas.

    b) presena de grandes reservas de combustveis fsseis, cuja posse pelos diversos grupos nacionalistas garantiria acapitalizao necessria para promover o bem-estar das populaes, retirando-as da extrema pobreza.

    c) presena de solos frteis e reservas hdricas de gua doce que favorecem as atividades agropecurias e se constituemem reas de disputas entre os diferentes grupos nacionais.

    d) interferncia das potncias ocidentais na atualidade, porm essas mesmas potncias, na ocasio da descolonizaodo continente, deixaram o territrio demarcado com fronteiras articiais responsveis pelos conitos nacionalistas,territoriais e religiosos de agora.

    e) incluso do continente na rota do narcotrco mundial, em que os lucros, advindos da produo e do trco desubstncias ilcitas, promovem a capitalizao dos governos que armam os grupos rebeldes para fazerem oposioaos grupos religiosos, com o objetivo de islamizar as diferentes regies.

  • 5/26/2018 1 Simulado Cnec_enem 2012

    26/48

    1oSIMULADO CNEC/ENEM 201224

    QUESTO 46

    Observando o smbolo da ONU, vemos que umaprojeo, cujo centro escolhido foi um ponto no Polo Norte,um local neutro e que permite a visualizao de todosos continentes. Todavia, essa neutralidade do smbolo questionada, j que pases como os EUA, o Reino Unido, aFrana, a Rssia e a China os membros permanentes doconselho da ONU so representados com maior exatido

    e destaque, enquanto que os pases africanos, os latino-americanos e os da Oceania so representados nas reasmais perifricas da projeo, sofrendo maior distoro. Tal smbolo das Naes Unidas foi feito com o objetivode representar a unio entre os pases do mundo ou parareproduzir a hierarquia do poder global em que os pasescentrais (desenvolvidos ou do norte) ditam as regras eos pases perifricos (em desenvolvimento e de menordesenvolvimento ou do sul) as acatam?

    Disponvel em: .

    Acesso em: 05 abr. 2012.

    Trata-se da projeo:

    a) cilndrica equivalente, em que meridianos e paralelosse entrecruzam, formando ngulos retos e comumenteutilizada para fazer comparaes de reas.

    b) cilndrica conforme, em que meridianos e paralelosse encruzam formando ngulos retos e comumenteutilizada em navegao.

    c) geopoltica equidistante, em que os meridianosirradiam a partir de um ponto central, e os paralelosso circunferncias concntricas.

    d) cnica equidistante, em que os meridianos se

    irradiam a partir de um dos polos, e os paralelos socircunferncias concntricas.

    e) plana equidistante, em que paralelos e meridianos solinhas retas, promovendo maiores deformaes emlatitudes altas e valorizandoos pases do norte.

    QUESTO 47

    Quando desprovido de sua vegetao natural, osolo ca exposto a uma srie de fatores que tendem adepauper-lo (destru-lo; esgot-lo). A velocidade com

    que este depauperamento se processa varia com as suascaractersticas, com o tipo de clima, com os aspectos datopograa e com a ao antrpica. O desgaste aceleradosempre existir se o agricultor no tiver o devido cuidado decombater causas relacionadas a vrios processos.

    Assim, em regies situadas na zona intertropical dafrica, da sia e da Amrica do Sul, a gua da chuva, aoentrar em contato com substncias presentes na camadasupercial dos solos, carrega-as consigo na forma dissolvida(solutos) em direo s regies mais profundas do solo,geralmente, rumo gua subterrnea (lenol fretico). Esseprocesso de transporte de solutos (que empobrecem o solo)rumo s camadas mais profundas denominado:

    a) carbonatao.b) salinizao.c) lixiviao.d) gelivao.e) laterizao.

    QUESTO 48

    A Conferncia das Naes Unidas sobreDesenvolvimento Sustentvel (Rio + 20), que aconteceem junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro, tem como

    objetivos principais assegurar um comprometimentopoltico renovado para o desenvolvimento sustentvel,avaliar o progresso feito at o momento e as lacunasque ainda existem na implementao dos resultadosdos principais encontros sobre desenvolvimentosustentvel realizados nos ltimos 20 anos desde aConferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambientee Desenvolvimento (Eco 92 ou Cpula da Terra).

    ARio+20 tem tambm a misso de abordar os desaosemergentes do ponto de vista de dois eixos fundamentais:uma economia verde no contexto do desenvolvimento

    sustentvel e da erradicao da pobreza, e o quadroinstitucional para o desenvolvimento sustentvel tantoglobal quanto localmente.

    Disponvel em: . Acesso em: 05 abr. 2012.

    Sobre a economia verde, corretoarmar que :

    a) um conceito que designa um modelo dedesenvolvimento baseado em baixa queima decarbono, ecincia no uso dos recursos e inclusosocial.

    b) o desenvolvimento capaz de suprir as necessidadesda gerao atual, sem comprometer a capacidade deatender s necessidades das futuras geraes.

    c) um modelo econmico, poltico, social, cultural eambiental equilibrado, que satisfaa s necessidadesdas geraes atuais, sem comprometer a capacidadedas geraes futuras de satisfazer suas prpriasnecessidades.

    d) o conjunto formado pelo clima, pela vegetao, pelahidrograa e pelo relevo de uma determinada regio.

    e) um mecanismo de exibilizao para auxiliar os pases

    no processo de reduo de emisses de gases do efeitoestufa (GEE) ou de captura de carbono(ou sequestrode carbono).

  • 5/26/2018 1 Simulado Cnec_enem 2012

    27/48251oSIMULADO CNEC/ENEM 2012

    QUESTO 49

    O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou, recentemente, que aprova as sanes aplicadas pelopas ao petrleo iraniano, aps avaliar a oferta de combustveis no mercado mundial. A medida abre um precedente paraque os americanos sancionem os pases que ainda compram petrleo de Teer. Em comunicado, Obama disse quealguns pases esto aumentando a produo petrolfera e existem reservas estratgicas para suprirem o fornecimento,o que o fez chegar aprovao.

    Disponvel em: . (Adaptado) Acesso em: 05 abr. 2012.

    A inteno dos EUA pressionar o pas persa a:

    a) retirar o apoio ao presidente srio Bashar al-Assad, para que ele aceite os planos de paz da ONU e se retire do Pas.b) suspender o programa nuclear, suspeito de desenvolvimento de armas atmicas.c) aceitar a maior participao feminina na poltica e na economia do Pas.d) promover a distribuio de renda para erradicar a pobreza em seu territrio.e) permitir a entrada das foras de paz da OTAN em seu territrio para controlar a ao dos rebeldes islmicos separatistas.

    QUESTO 50

    MATO GROSSO

    MATOGROSSODO SUL

    GOISDF

    TOCANTINS

    PARAMAZONAS

    RONDNIA

    ACRE

    RORAIMA

    AMAP

    MARANHO

    PIAU

    BAHIA

    MINASGERAIS

    ESPRITOSANTO

    SERGIPE

    ALAGOAS

    PERNAMBUCO

    PARABA

    RIO GRANDEDO NORTE

    CEAR

    RIO DEJANEIRO

    SO PAULO

    PARAN

    SANTACATARINA

    RIO GRANDEDO SUL

    Grau de modernizaodos espaos agrcolas

    mais baixa

    mais alta

    Modernizao agrcola

    Modernizao agrcolaAdaptados deAtlas geogrco escolar. Rio de Janeiro: IBGE, 2004.

    Considerando o mapa, a modernizao do campo e seus reexos nos vrios cenrios brasileiro, corretoarmar:

    a) O agronegcio brasileiro responsvel por parte substancial do abastecimento mundial de alimentos, como soja,arroz, feijo, carnes, alm de acar e de outros produtos importantes.

    b) A forte presena de tecnologias avanadas na intermediao da produo agropecuria moderna constitui as suaspaisagens como tpicas do meio geogrco tcnico-cientco-informacional, destacando-se a regio concentrada.

    c) Na agricultura modernizada, prevalece a utilizao da mo de obra, a presena do trabalho familiar permanente e aausncia do trabalhador temporrio (volantes ou boias-frias).

    d) O agronegcio provocou transformaes profundas nas relaes de trabalho e na organizao do espao ruralbrasileiro, dentre elas o crescimento do nmero de parceiros e meeiros e a diminuio do nmero de trabalhadores

    assalariados.e) A modernizao do campo brasileiro tem contribudo para a justia e a igualdade social, atravs da melhoria da

    competitividade entre todos os produtores rurais, da eliminao dos conitos rurais, e da queda da migraocampo-cidade.

  • 5/26/2018 1 Simulado Cnec_enem 2012

    28/48

    1oSIMULADO CNEC/ENEM 201226

    QUESTO 51

    Senadores se dividem sobre estmulo indstria

    O governo anunciou uma srie de medidas para estimular a economia nacional a partir de abril de 2012. As aesso voltadas para a indstria e incluem a desonerao da folha de pagamento, a reduo do Imposto de ProdutosIndustrializados (IPI) e o aumento de recursos do BNDES para investimentos. As medidas, que fazem parte do Plano Brasil

    Maior, repercutiram no Senado: enquanto alguns senadores disseram que as aes revertero a desindustrializao doPas, outros armaram que o governo deixou de atacar os problemas estruturais.

    Jornal do Senado. Edio de segunda-feira, 09 de abril de 2012. (Adaptado)

    De acordo com o enunciado, corretoarmar:

    a) O Plano desestimular a produo de determinados produtos industrializados e, consequentemente, o emprego, arenda e o consumo no Pas.

    b) O Plano desonerar a parte da produo industrial, estimulando maior nvel de emprego, de renda e de consumo noPas.

    c) As medidas adotadas pelo Plano demonstram ecincia como estmulo para economia, haja vista o consenso doCongresso brasileiro na questo.

    d) Os problemas estruturais se referem s crises polticas e econmicas internacionais.e) O Plano contribuir para a proteo da indstria nacional, atravs do aumento das importaes de produtos

    industrializados e do dcit na balana comercial.

    QUESTO 52

    O solo um recurso natural bsico, constituindo um componente fundamental dos ecossistemas e dos ciclos naturais,um reservatrio de gua, um suporte essencial do sistema agrcola e um espao para as atividades humanas e para osresduos produzidos.

    Uma vez que, na natureza, todos os processos so interdependentes, a degradao do solo est intimamenterelacionada com problemas de outros recursos: recursos hdricos, biodiversidade e reduo da qualidade de vida dapopulao afetada, da a necessidade de prticas conservacionistas sobre o solo.

    Disponvel em: . Acesso em: 05 abr. 2012.

    Considerando o texto e a imagem, corretoarmar que:

    a) a degradao do solo um fenmeno natural, independentemente de fatores naturais e da ao antrpica.b) a degradao do solo apontada na imagem apresenta como agente responsvel somente a ao uvial.c) o planejamento tcnico importante para a conservao do solo, pois a degradao possui causas diversas.d) a degradao do solo provoca reexos na capacidade hdrica, de biodiversidade, de forma independente.e) somente a perda de solo e a inexistncia de mata de galeria so apontados na imagem como impactos ambientais.

  • 5/26/2018 1 Simulado Cnec_enem 2012

    29/48271oSIMULADO CNEC/ENEM 2012

    QUESTO 53

    O BRASIL CRESCE...

    A populao em cada Censo, em milhes

    VARIAO12,3%

    1872 1890 1900 1920 1940 1950 1960 1970 1980 1991 2000 2010

    10,1 14,317,4

    30,641,2

    51,9

    70,1

    93,1

    119

    146,8169,8

    190,7

    ... MAS DESACELERA

    Taxa mdia de crescimento atual, em %

    1940/50

    2,39

    1950/60 1960/70 1970/80 1980/91 1991/00 2000/10

    2,99 2,89

    2,48

    1,931,64

    1,02

    Considerando a dinmica dos grcos e seus conhecimentos sobre a populao brasileira, corretoarmar:

    a) No perodo de 1940 a 1950, houve queda na taxa de fecundidade e de mortalidade.b) No perodo de 1940 a 2010, houve queda nas taxas de fecundidade e de expectativa de vida.

    c) No perodo de 1872 a 2010, o crescimento populacional foi cerca de 888%.d) No perodo de 1960 a 2010, houve queda das taxas de natalidade e de mortalidade.e) De acordo com os dados, o Brasil encontra-se na primeira fase de transio demogrca.

  • 5/26/2018 1 Simulado Cnec_enem 2012

    30/48

    1oSIMULADO CNEC/ENEM 201228

    QUESTO 54

    BRASIL - QUALIDADE

    Disponvel em: . (Adaptado) Acesso em: 10 abr. 2012.

    As reas destacadas no mapa fazem referncia:

    a) aos servios de radiodifuso.b) s instituies universitrias.c) aos servios aeroporturios.d) aos servios de telefonia.e) s conexes de Internet.

    QUESTO 55

    Entre os sculos XVI e XIX, a culinria na Amrica portuguesa foi sendo construda e transformada, uma vez que setrata de uma arte combinatria e de inter-relaes, mais do que de invenes, com processos baseados mais na suavariao do que na criao pura. Por isso, no h apenas uma doaria ou cozinha colonial, hbrida ou mestia, indicativado nal de um percurso, mas sim uma convivncia de cozinhas no plural e de prticas alimentares, com continuidadesda cozinha da Metrpole, mas tambm alteradase relidas na Amrica.

    Pesquisa FAPESP n. 191 / janeiro de 2012.

    Atravs da culinria, possvel apreender dinmicas das relaes sociais no Brasil Colnia, pois esta:

    a) reete a dominao portuguesa atravs da imposio de hbitos alimentares.b) simboliza o ato colonizador por desprezar tal prtica entre os nativos.c) identica-se como o colonizador na medida em que nega as prticas do colonizado.d) revela a coexistncia de prticas tanto do conquistador quanto do conquistado.e) desconsidera a contribuio dos grupos tnicos de origem americana e africana.

  • 5/26/2018 1 Simulado Cnec_enem 2012

    31/48291oSIMULADO CNEC/ENEM 2012

    QUESTO 56

    ...o senhor podia tomar qualquer deciso emrelao vida de seu escravo, segundo seu arbtrio.Se considerasse que um escravo o ameaava, podiamandar cortar seus ps, ou ceg-lo, ou suplici-lo com ashabituais 200 chibatadas, ou mat-lo. A relao senhor/escravo no era um pacto, o senhor no estava obrigado

    a preservar a vida de seu escravo individual. Muitoao contrrio, sua liberdade de tirar a vida daquele quecoisicara era denidora de sua posio de senhor,tanto mais quanto o fuxo de escravos no mercado

    lhe permitia repor o plantel sem maiores restries.A escravido (...) no foi apenas negao do escravocomo pessoa (sua coisicao). Foi sua negao comoser vivo. Est se falando de sculos de horror, em que aescravido como dilapidadora dos corpos dos cativos ecorruptora das mentes de seus senhores precisava serreposta todos os dias, dia aps dia, com violncia sempre

    renovada... Adaptado de Adalberto Cardoso. Escravido e sociabilidade Capitalista: umensaio sobre inrcia social. Disponvel em: . Acesso em: 08 abr. 2012.

    O texto relaciona-se (s):

    a) escravido praticada na Antiguidade Clssica.b) relaes de vassalagem do Feudalismo na Europa.c) servido por contrato existente nas Treze Colnias

    inglesas.d) escravido existente no Brasil Colonial.

    e) escravido praticada durante o Stalinismo na URSS.

    QUESTO 57

    A cidade industrial tpica era, nesse perodo, umacidade de tamanho mdio, mesmo por padres atuais,embora como ocorresse na Europa central e oriental,algumas cidades tambm se tornaram centros maioresde produo _ por exemplo, Berlim , Viena e SoPetersburgo. A nova regio industrial tpica tomava em

    geral a forma de pequenas vilas, que se transformavamem pequenas cidades, que depois se desenvolviamtransformando-se em grandes cidades.

    Eric Hobsbawn.A era do capital, pg. 97

    Para o historiador ingls Eric Hobsbawn, a RevoluoIndustrial constitui um dos acontecimentos mais importantesna histria do mundo ocidental. Dentre as transformaesprovocadas por essa Revoluo, podemos destacar:

    a) um maior controle dos trabalhadores sobre o processode produo.

    b) o crescimento das cidades que conseguiam atender, demaneira satisfatria, s necessidades da populao.

    c) a consolidao de uma economia capitalista baseadano trabalho assalariado e na propriedade coletiva.

    d) o surgimento de novas ideologias Anarquismo eSocialismo que condenavam a explorao capitalistae as injustias sociais.

    e) o surgimento de uma nova classe social, o proletariado,que dispunha, desde o sculo XVIII, de direitos polticose trabalhistas.

    QUESTO 58

    ... Na Amrica - Terras no Brasil para os italianos.Navios em partida todas as semanas do Porto de Gnova.Venham construir os seus sonhos com a famlia. Um pas

    de oportunidade. Clima tropical e abundncia. Riquezasminerais. No Brasil vocs podero ter o seu castelo. Ogoverno d terras e utenslios a todos.

    (Arquivo Histrico Municipal - paneto de propriedade da historiadora AssuntaDe Paris.).

    A imagem e a traduo do texto que a integraapresentam uma propaganda, cujo objetivo era atrairimigrantes italianos para o Brasil entre os anos de 1870 a1930.

    Relacionando essas informaes ao contexto daindustrializao nesse perodo, corretoarmar que:

    a) a chegada dos italianos ao Brasil est de acordocom o incentivo dado pela Inglaterra industrializada manuteno da escravido na Amrica.

    b) as consequncias sobrevindas da Revoluo Industrialcontriburam para que muitos italianos desistissem debuscar alternativas de vida na Amrica.

    c) a expanso da indstria de base foi responsvel pelamudana do perl econmico brasileiro, com muitositalianos ingressando nesse setor.

    d) a propaganda veiculada na Europa correspondia necessidade de trabalhadores para produo de

    matrias-primas voltadas para atender o novo setorindustrial.

    e) a vinda desses imigrantes no alterou a estruturafundiria do Pas, que continuou baseada em grandeparte no latifndio agroexportador.

  • 5/26/2018 1 Simulado Cnec_enem 2012

    32/48

    1oSIMULADO CNEC/ENEM 201230

    QUESTO 59

    ELEIES PRESIDENCIAIS, 1894-1930

    Candidato vencedor Node votantes (mil) % de votantes sobre a

    populao

    % dos votos do vencedor

    sobre total de votantes

    Prudente de Morais (1894) 345 2,2 84,3

    Campos Sales (1898) 462 2,7 90,9

    Rodrigues Alves (1902) 645 3,4 91,7

    Afonso Pena (1906) 294 1,4 97,9

    Hermes da Fonseca (1910) 698 3,0 57,9

    Venceslau Brs (1914) 580 2,4 91,6

    Rodrigues Alves (1918) 390 1,5 99,1

    Epitcio Pessoa (1919) 403 1,5 71,0

    Artur Bernardes (1922) 833 2,9 56,0

    Washington Lus (1926) 702 2,3 98,0

    Jlio Prestes (1930) 1.890 5,6 57,7

    Adaptado de Ramos, 1961. p.32. Os dados de votantes para 1910 foram corrigidos de acordo com: Ministrio da Agricultura Industria e Commercio, 1914, pp. 244-5

    Relacionando os dados dessa tabela com o contexto da Primeira Repblica, pode-se armar que:

    a) o percentual de eleitores envolvidos nas eleies presidenciais, apesar das restries impostas na Constituio de

    1891, foi expressivo.

    b) a exigncia de comprovar renda foi a principal causa da inexpressiva participao da populao nas eleies

    presidenciais.

    c) uma das mazelas do processo eleitoral normatizado na Constituio de 1891 era o voto aberto, fato que facilitava a

    ocorrncia do voto de cabresto.

    d) o grande aumento do nmero de eleitores na eleio de Jlio Prestes ocorreu devido concesso do direito de voto

    s mulheres.

    e) o fato de as eleies serem indiretas colaborou decisivamente para que as fraudes fossem comuns na escolha do

    presidente da Repblica.

    RASCU

    NHO

  • 5/26/2018 1 Simulado Cnec_enem 2012

    33/48311oSIMULADO CNEC/ENEM 2012

    QUESTO 60

    DECRETO-LEI N. 5.452, DE 1oDE MAIO DE 1943OPRESIDENTE DA REPBLICA, usando da atribuio que lhe confere o art. 180 da Constituio,DECRETA:Art. 1 Fica aprovada a Consolidao das Leis do Trabalho, que a este decreto-lei acompanha, com as alteraes porela introduzidas na legislao vigente.

    Pargrafo nico. Continuam em vigor as disposies legais transitrias ou de emergncia, bem como as que notenham aplicao em todo o territrio nacional.Art. 2 O presente decreto-lei entrar em vigor em 10 de novembro de 1943.Rio de Janeiro, 1ode maio de 1943, 122 da Independncia e 55 da Repblica.

    As leis trabalhistas criadas durante o governo de Getlio Vargas (1930-1945) acabaram se transformando em umamarca registrada deste presidente e, basicamente, continuam em vigor at hoje. De acordo com seus conhecimentos a respeito do governo de Getlio Vargas no Brasil, durante o perodo do EstadoNovo, assinale a alternativa correta:

    a) A adoo de uma legislao trabalhista serviu para facilitar o controle sobre a classe trabalhadora, alm de xar aimagem do ditador como pai dos pobres.

    b) A poltica trabalhista adotada por Vargas durante o Estado Novo tinha por objetivo neutralizar a inuncia de ideologiasnazistas e fascistas.

    c) A postura de defesa da classe trabalhadora de Getlio Vargas demonstrou um elevado grau de inuncia do Socialismosovitico em seu governo.

    d) Vargas aboliu todas as formas de interveno estatal nas relaes trabalhistas e aplicou a regra da livre negociaopara a denio dos salrios.

    e) O Estado Novo proibiu a existncia de todos os sindicatos de trabalhadores no Brasil, com um severo controle sobreos movimentos operrios.

    QUESTO 61

    Meus jovens alemes (...) Queremos ser

    uma nao unida, e vocs, meus jovens, formaro

    essa nao. No futuro, no desejamos ver classes,

    e vocs precisam impedir que isso aparea entre

    vocs. apenas um segmento das massas. (...) No

    queremos que essa nao seja fraca, ela dever ser

    forte, e vocs precisam se endurecer enquanto so

    jovens.

    Discurso de Hitler aos jovens alemes durante o 6oCongresso do Partido

    Nazista, realizado em 1934, na cidade de Nuremberg

    Manifestao nazista em Nuremberg.Disponvel em: . Acesso em: 05 abr. 2012.

    De acordo com esse texto e com a imagem apresentada, pode-se identicar as seguintes caractersticas do nazismo:

    a) defesa do liberalismo e do nacionalismo.

    b) defesa dos ideais democrticos e culto ao chefe.c) totalitarismo de direita e militarismo.d) uso intenso da propaganda e respeito pluralidade tnica e cultural.e) racismo e sufrgio universal.

  • 5/26/2018 1 Simulado Cnec_enem 2012

    34/48

    1oSIMULADO CNEC/ENEM 201232

    QUESTO 62

    Texto I

    De acordo com as nossas leis, somos todos iguais no que se refere aos negcios privados. Quanto participao nasua vida pblica, porm, cada qual obtm a considerao de acordo com os seus mritos e mais importante o valorpessoal que a classe a que se pertence; isto quer dizer que ningum sente o obstculo da sua pobreza ou da condio

    social inferior, quando o seu valor o capacite a prestar servios cidade. Trecho de discurso do legislador ateniense Pricles.

    Adriano Moreira, Ideal Democrtico, O Discurso de Pricles, Legado Poltico do Ocidente (O Homem e o Estado), 3.aed., Estratgia, vol. VIII, 1995.

    Texto II

    Art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aosestrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade(...).

    Trecho da atual Constituio do BrasilDisponvel em: . Acesso em: 09 abr. 2012.

    A partir da leitura desses textos e de seus conhecimentos a respeito da democracia na Grcia Antiga e no Brasilcontemporneo, assinale a alternativa correta.

    a) Tanto em Atenas quanto no Brasil, os direitos polticos so estendidos a todos os habitantes, sem distino de sexo,credo ou raa.

    b) Enquanto no Brasil a condio econmica no obstculo para a participao poltica, em Atenas os pobres soexcludos desse direito.

    c) A tese de Pricles de que cada qual obtm a considerao de acordo com os seus mritos no vlida para o Brasil.d) Como ca explcito nos dois textos, tanto em Atenas como no Brasil, nativos e estrangeiros receberam os mesmos

    direitos legais.e) Em Atenas, prevaleceu a democracia participativa (todos os cidados deveriam se envolver na poltica), no Brasil,

    adotou-se o modelo representativo.

    QUESTO 63

    Alm de ser central nos cultos religiosos, a msica de inuncia africana, na qual o tambor geralmente o instrumentomais importante, tambm fundamental em muitas outras ocasies de festas e danas. Ao lado do tambor, outrosinstrumentos, como o berimbau, o agog e o reco-reco, se juntaram aos de origem lusitana, como o pandeiro, a viola ea rabeca, e so utilizados em grande variedade de festas. Nas congadas, maracatus, capoeiras e reisados, os ritmos

    africanos esto na base da msica tocada. SOUZA, Marina de Mello e.frica e Brasil africano. So Paulo: tica, 2007. Pg 134

    A partir desse texto e de seus conhecimentos, possvel armar que as prticas e os costumes trazidos pelos africanospara o Brasil:

    a) esto relegados a manifestaes em que h participao exclusiva de afrodescendentes.b) permanecem como aspectos secundrios no conjunto da cultura brasileira.c) perderam o sentido e o valor ao se misturarem com prticas culturais de outros grupos.d) devem ser preservados da inuncia de outras prticas para manterem sua originalidade.

    e) constituem uma das matrizes culturais na formao da identidade brasileira.

  • 5/26/2018 1 Simulado Cnec_enem 2012

    35/48331oSIMULADO CNEC/ENEM 2012

    RASCUN

    HO

    QUESTO 64

    Texto I

    Mandei meu Cadilac pro mecnico outro diaPois h muito tempo um conserto ele pediaE como vou viver sem um carango pra correr

    Meu Cadilac bip bipQuero consertar meu Cadilac (...)

    Roberto Carlos, O Calhambeque, 1964

    Texto IICaminhando e cantando e seguindo a canoSomos todos iguais braos dados ou noNas escolas, nas ruas, campos, construesCaminhando e cantando e seguindo a canoVem vamos embora que esperar no saberQuem sabe faz a hora no espera acontecer (...)

    Geraldo Vandr, Pra no dizer que no falei das ores, 1968

    Esses textos so trechos de canes que embalarama juventude brasileira nos anos de 1960. A letra de OCalhambeque, verso de uma cano de sucesso de Johne Gwen Loudermilk, relaciona-se a situaes cotidianas daclasse mdia, representando aspectos de uma emergentecultura de consumo. Comparando o trecho da cano deRoberto Carlos com a de Geraldo Vandr, pode-se dizerque este:

    a) faz apologia revoluo socialista, contrapondo-se aopoder dos militares no Brasil.b) reete um mesmo aspecto da cultura de massas

    presente na cano de Roberto Carlos.c) est sintonizado com mudanas no perl da sociedade

    quanto noo de cidadania.d) representa o ideal esttico antropofgico adotado pelo

    movimento tropicalista.e) simboliza a rebeldia juvenil desprovida de engajamento

    poltico e social.

    QUESTO 65

    Numa determinada escola, o professor de Filosoapediu aos alunos que zessem um trabalho em grupo sobreo tema tica nas Relaes Humanas. Para que houvessetempo hbil para a execuo dessa atividade, ela foi divididaem duas etapas: num primeiro momento, os membros dogrupo deveriam levantar as informaes necessrias paraa execuo do trabalho e, num momento posterior, eles

    deveriam redigir um texto baseado nessas informaes.No primeiro momento o do levantamento das

    informaes todos os alunos estavam em sala de aulae em seus respectivos grupos. Entretanto, no momentoseguinte o da redao do texto , dois membros dedistintos grupos faltaram, motivados por questes pessoais.

    Assim que tomou cincia do fato, o professor se ps apensar numa forma justa de avaliar os alunos que faltaram.

    Escolha a alternativa que melhor representa, no seuentendimento, o que deveria fazer o professor diante dessasituao.

    a) Para o bom andamento da disciplina, o professordeveria avaliar o que cada aluno faltante produziu emseus respetivos grupos, e somente dar nota naquiloque, efetivamente, teve a participao deles.

    b) Tendo em vista que esses alunos faltaram por questespessoais, o professor no precisa se preocupar emavali-los de um modo diferente dos demais.

    c) O professor no deveria abrir mo daquilo que fora,antes, combinado com os alunos e, por isso, nasegunda parte do trabalho, deveria ser atribuda nota

    zero aos alunos faltosos; abrir um precedente nestemomento poderia colocar a disciplina da sala em risco.

    d) A primeira etapa do trabalho, em que todos os alunosestavam presentes, o professor deveria atribuir a mesmanota a todos os membros do grupo; j a segunda etapadeveria ser, mediante anlise dos motivos de cada um,remarcada para os alunos faltosos e, posteriormente,avaliada por ele.

    e) Para economizar tempo, o professor poderia atribuir amesma anota obtida pelos alunos que participaram dasduas etapas aos alunos que participaram de apenas

    uma.

  • 5/26/2018 1 Simulado Cnec_enem 2012

    36/48

    1oSIMULADO CNEC/ENEM 201234

    QUESTO 66

    H algum tempo, era comum vermos na fachada de algumas casas uma garrara PET de dois litros cheia de gua,colocada prxima ao padro que mede o gasto de energia das residncias. O que levava esses moradores a tal atitudeera a crena de que haveria uma diminuio na conta de energia, proporcionando uma maior economia no oramentodomstico. Entretanto, nenhuma comprovao cientca abalizava a crena desses moradores.

    Logo, no h dvida de que exista uma grande diferena entre nossas certezas cotidianas e o conhecimentocientco. Um breve exame em nossos saberes cotidianos e no senso comum da sociedade demonstra que eles possuemcaractersticas que lhes so peculiares.

    Assinale a alternativa que no apresenta uma peculiaridade do saber produzido pelo senso comum.

    a) subjetivo e exprime sentimentos e opinies individuais e de grupos, variando de uma pessoa para outra ou de umgrupo para outro, dependendo das condies em que vivemos.

    b) Por ser generalizado, tende a estabelecer relaes de causa e efeito entre as coisas ou entre os fatos, tendo, comoexemplo, a fala: Onde h fumaa, h fogo.

    c) Forma um conjunto de atividades intelectuais, experimentais e tcnicas, realizadas com base em mtodos quepermitem e garantem que sua principal marca seja o rigor.

    d) No se permite surpreender, nem se admirar com a regularidade, a constncia e a repetio das coisas; ao contrriodisso, a admirao e o espanto se dirigem ao que extraordinrio.

    e) Compara a cincia com a magia, considerando que ambas lidam com o misterioso, o oculto e o incompreensvel.

    QUESTO 67

    A democracia foi criada na Grcia no sculo V a.C. De l at os dias atuais, passaram-se 2 500 anos e observa-se,com um certo espanto, que os regimes democrticos so minoria ao longo do tempo. Por mais absurdo que parea, osregimes autoritrios superam os democrticos. Ao longo da histria da losoa, vrios foram os momentos em que ademocracia foi alvo de reexo.

    Acerca dessas reexes, assinale a nica alternativa que no diz respeito democracia.

    a) A democracia a forma de governo em que o poder e a responsabilidade cvica so praticados por todos os cidados,diretamente ou atravs dos seus representantes livremente eleitos.

    b) Democracia a institucionalizao da liberdade; um conjunto de princpios e prticas que protegem a liberdade doshomens, impedindo que eles sejam subjugados por foras tirnicas.

    c) A democracia baseia-se nos princpios do governo da maioria, associados aos direitos individuais e das minorias;estes, portanto, so contemplados e, na medida do possvel, postos em prtica.

    d) A democracia a forma de governo em que a gura do governante mais importante que as leis que regem o prpriogoverno.

    e) A democracia a forma de governo cuja principal funo proteger os direitos humanos fundamentais, tais como aliberdade de expresso, de religio; de organizao e de participao na vida poltica.

    RASC

    UNHO

  • 5/26/2018 1 Simulado Cnec_enem 2012

    37/48

    CADERNO 4

    CINCIAS DA NATUREZA

  • 5/26/2018 1 Simulado Cnec_enem 2012

    38/48

    1oSIMULADO CNEC/ENEM 201236

    QUESTO 68

    Culturalmente, a margarina considerada mais saudvel do que a manteiga. Com relao ao assunto, os nutricionistasargumentam: o processo de hidrogenao utilizado na produo da margarina aumenta a taxa de gordura trans, capaz dereduzir o HDL (colesterol ligado a protenas de alta densidade) e aumentar o LDL (colesterol ligado a protenas de baixadensidade).

    Portanto, de acordo com os argumentos apresentados, podemos considerar que a margarina,

    a) mesmo sendo de origem vegetal, no mais saudvel do que a manteiga, pois aumenta a taxa de colesterol ruim.b) sendo de origem animal, no mais saudvel do que a manteiga, pois aumenta a taxa de colesterol ruim.c) mesmo sendo de origem vegetal, no mais saudvel do que a manteiga, pois aumenta a taxa de colesterol bom.d) sendo de origem vegetal, realmente mais saudvel do que a manteiga, pois aumenta a taxa de colesterol bom.e) mesmo sendo de origem animal, realmente mais saudvel do que a manteiga, pois aumenta a taxa de colesterol

    bom.

    QUESTO 69

    O grco a seguir mostra o crescimento populacional desde o ano 1800 at os dias atuais e estimativas propostas ato ano de 2100.

    2 bilhes1930

    1 bilho1800

    3 bilhes1960

    4 bilhes1974

    5 bilhes1987

    6 bilhes1999

    8 bilhes2024

    9 bilhes2045

    10 bilhes2100

    7 bilhes2011

    CALCULAR

    130anos

    30anos

    14anos

    13anos

    12anos

    12anos

    13anos

    21anos

    55anos

    Disponvel em: (Adaptado) Acesso em: 04 abr. 2012.

    De acordo com os dados apresentados, foram feitas as seguintes armaes.

    I) A partir da marca de 1 bilho, a populao demorou mais de um sculo para atingir o seu segundo bilho e, a partirda, bem menos para atingir o prximo bilho.

    II) As melhorias nas condies sanitrias e o desenvolvimento de tecnologias nas reas da medicina e da agriculturacontriburam com a variao populacional durante o sculo 20.

    III) Segundo as estimativas, a partir de 8 bilhes, a velocidade de crescimento tende a diminuir, o que pode estarrelacionado s limitaes do ambiente em que vivemos.

    Sendo assim, possvel concluir que:

    a) apenas as armaes I e II so corretas.b) apenas as armaes I e III so corretas.c) apenas as armaes II e III so corretas.

    d) todas as armaes so incorretas.e) todas as armaes so corretas.

  • 5/26/2018 1 Simulado Cnec_enem 2012

    39/48371oSIMULADO CNEC/ENEM 2012

    QUESTO 70

    GONSALES, FERNANDO.A Origem das Espcies em Quadrinhos. In: Folha de So Paulo. 22 nov. 2009. (Caderno Mais).

    Com base em seus conhecimentos e na histria apresentada, podemos armar que o papel da evoluo :

    a) induzir o surgimento de novas caractersticas em resposta s diculdades impostas pelo meio.b) provocar mutaes capazes de gerar caractersticas mais vantajosas sobrevivncia no ambiente.c) privilegiar os indivduos com caractersticas mais aptas ao meio, as quais surgiram de modo aleatrio.d) eliminar todas as variaes existentes nos indivduos, independentemente de seu valor adaptativo.e) impedir que as variaes encontradas em alguns indivduos sejam transmitidas aos descendentes.

    QUESTO 71

    A seleo sexual a seleo de caractersticas que conferem vantagens aos seus detentores durante a corte ouquando eles competem por parceiros sexuais ou recursos. Esse processo explica por que a cauda do pavo to grande ecolorida, anal, quanto mais vistosa a cauda do macho, maior a chance de ele copular com uma fmea e, assim, transferirseus genes para seus descendentes. Este grco mostra os resultados obtidos em um experimento realizado com determinada espcie de ave. A nalidadeera concluir se o tamanho da cauda inuencia na seleo sexual dessa espcie.

    Nmeromdiodenin

    hopormacho

    2

    1

    Cauda

    aumentada

    artificialmente

    Cauda

    encurtada

    artificialmente

    Cauda normal

    Adaptado de Purves, W.K et. al. Vida.A Cincia da Biologia Volume II. Porto Alegre: Artmed, 2005.

    Observando o experimento e o resultado obtido, conclui-se corretamenteque:

    a) o tamanho da cauda no afeta a seleo sexual nessa espcie.b) o tamanho da cauda inuencia na seleo sexual de todas as aves.c) a diminuio da cauda tem inuncia negativa na seleo sexual dessa ave.d) somente o aumento da cauda tem inuncia na seleo sexual dessa ave.e) existe uma falha no experimento, j que ele no apresenta grupo controle.

  • 5/26/2018 1 Simulado Cnec_enem 2012

    40/48

    1oSIMULADO CNEC/ENEM 201238

    QUESTO 72

    Os seres vivos so alvo de estudo da Biologia. Para

    diferenciarmos uma planta ou um animal de uma pedra,

    necessrio reconhecer caractersticas exclusivas desses

    seres vivos, dentre as quais podemos citar:

    I) Composio qumica os seres vivos apresentam

    substncias orgnicas em sua constituio.

    II) Organizao celular os seres vivos so formados por

    clulas.

    III) Reproduo os seres vivos so capazes de se

    reproduzirem.

    IV) Metabolismo os seres vivos apresentam metabolismo

    prprio.

    Existem estruturas, como os viroides e os prons,

    que so considerados intermedirios entre matria bruta

    e ser vivo, ou seja, eles apresentam somente algumas

    caractersticas de seres vivos, no preenchendo todos ospr-requisitos.

    Os viroides so os menores sistemas genticos

    capazes de se replicar, quer dizer, formar cpias de si

    mesmos, desde que estejam dentro de uma clula. Eles

    so constitudos por um minsculo RNA de ta simples e

    causam doenas em plantas.

    Os prons so protenas que sofreram alterao

    espacial e que, em contato com outra protena sadia,

    induzem sua transformao em outro pron. Um pron no

    tem a capacidade de formar cpias dele mesmo; apenas

    induz outras protenas a se transformarem em prons, queso responsveis por causar doenas, como a doena da

    vaca louca.

    Considerando as caractersticas I, II, III e IV, os viroides

    e os prons no podem ser considerados seres vivos,

    porque ambos so:

    a) formados somente por substncias inorgnicas,

    no apresentado substncias orgnicas em sua

    composio.b) acelulares, no apresentando membrana plasmtica,

    citoplasma e nenhum tipo de organela.

    c) incapazes de se reproduzirem, mesmo estando dentro

    de uma clula de outro organismo.

    d) dotados de metabolismo prprio, no necessitando do

    metabolismo de uma clula de outro organismo.

    e) organismos auttrofos, conseguindo produzir matria

    orgnica a partir de matria inorgnica.

    QUESTO 73

    Reportagem ICinco capitais brasileiras Campo Grande, Fortaleza,Goinia, Natal e Vitria esto participando dos testesem seres humanos de uma vacina contra a dengue (...)A vacina composta por trs doses, que devem ser

    dadas com intervalos de seis meses. Todos os pacientessero observados durante o perodo, e qualquer casode febre deve ser relatado aos mdicos pesquisadores.O objetivo saber quais crianas e adolescentes vo terdengue ou no.

    Disponvel em: . Acesso

    em: 04 abr. 2012.

    Reportagem IIUma vacina contra a dengue ser testada em humanos

    a partir de junho em So Paulo. O Instituto Butantanutilizar 300 voluntrios (...) a expectativa que ela (avacina) proteja contra os quatro tipos de vrus da doenaaps a administrao de apenas uma dose.

    Disponvel: . Acesso em: 04 de abr. de 2012.

    Observe os grcos a seguir e relacione-os com asReportagensIe II.

    Aplicao

    tempo

    Quantidadedeanticorpos

    Grfico 01

    Aplicao

    tempo

    Quantidadedeanticorp

    os

    Grfico 02

    Aplicao

    Aplicao Aplicao

    tempo

    Quantida

    dedeanticorpos

    Grfico 03

    Acervo CNEC

    Caso a vacina da dengue seja comercializada, osgrcos que melhor representariam a imunizao citadanas Reportagens Ie II, respectivamente, so:

    a) 01 e 02.

    b) 01 e 03.c) 02 e 03.d) 03 e 01.e) 03 e 02.

  • 5/26/2018 1 Simulado Cnec_enem 2012

    41/48391oSIMULADO CNEC/ENEM 2012

    QUESTO 74

    No nal de 2002, Maurcio de Sousa visitou o Acre, acompanhado do governador do Estado. Observe a histria desseencontro, narrada pelo prprio desenhista.

    No meio da visita, o governador chamou-me a ateno para diversas castanheiras secas, mortas, com os galhoscomo que pedindo socorro aos cus. Algumas ainda conseguiam se manter imponentes, altas, mas era uma questode tempo para elas se transformarem em esqueletos, como as outras.

    Ele explicou que na poca em que os pecuaristas chegaram regio e iniciaram o desmatamento, uma determinadalei proibiu a derrubada das castanheiras. Anal, era dessas rvores que se extraam as chamadas castanhas-do-par,produto de exportao que dava trabalho a milhares de acreanos. As demais rvores, majestosas como a castanheira, nobres, lindas, no protegidas pela lei, foram dizimadas. Mas as castanheiras so polinizadas por um inseto um grande vespo negro chamado mangang que voabaixo e no consegue chegar at o topo das grandes rvores. Para isso, precisa de outras rvores menores comoescada, at chegar ao alto da castanheira. Como as rvores escadas no existem mais, as grandes castanheiras tornam-se estreis. Vo durar seu temponormal de vida uns duzentos anos e depois deixar de fazer parte da paisagem. S que mesmo este temponormal de vida est ameaado pelas queimadas, que fragilizam as castanheiras na sua base, nas razes, provocandomais mortes, mais troncos esqueletos.

    Disponvel em: . (Adaptado) Acesso em: 04 abr. 2012.

    A partir da leitura do texto, pode-se concluir corretamenteque:

    a) as castanheiras podem viver isoladas das demais rvores, pois dependem exclusivamente do mangang para suasobrevivncia.

    b) as castanheiras dependem, para sua sobrevivncia, do mangang e das rvores que funcionam como escada paraesse inseto.

    c) as rvores escadas facilitam a chegada de nutrientes copa das castanheiras e, por isso, so essenciais suasobrevivncia.

    d) as rvores baixas dependem das castanheiras para a sua sobrevivncia, pois estas produzem nutrientes utilizados por

    aquelas.e) a interferncia do homem no Acre tornou o ambiente mais vistoso, pois, desse modo, foi possvel visualizar mais

    facilmente as castanheiras.

    QUESTO 75

    Imagine os Es