16/08/2014 - saude - edição 3.054

8
Bento Gonçalves :: Sábado :: 16 de agosto de 2014 REPRODUÇÃO Os carboidratos e a dieta Eles podem sim ser aliados de quem quer emagrecer com saúde e disciplina Páginas 4 e 5 Alguns hábitos simples podem ajudar seu organismo a absorver melhor os nutrientes Melhore sua digestão Página 2

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 02-Apr-2016

224 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

16/08/2014 - Saude - Edição 3.054 - Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

Page 1: 16/08/2014 - Saude - Edição 3.054

Bento Gonçalves :: Sábado :: 16 de agosto de 2014

REPRODUÇÃO

Os carboidratos e a dietaEles podem sim ser aliados de quem quer emagrecer com saúde e disciplina

Páginas 4 e 5

Alguns hábitos simples podem ajudar seu organismo a absorver melhor os nutrientes

Melhore sua digestão

Página 2

Page 2: 16/08/2014 - Saude - Edição 3.054

2 Sábado | 16 de agosto de 2014

Atitudes que ajudam a melhorar a digestão

Hábitos simples duran-te e logo após as refei-ções são indispensáveis

para que o corpo faça uma boa digestão. Algumas atitu-des rotineiras podem facilitar a absorção dos nutrientes dos alimentos pelo nosso orga-nismo e prevenir incômodos, mal-estar e aquela sensação de estômago muito cheio logo após as refeições.

Mastigue bem os alimentos

Coma sem pressa, mastigue

bem os alimentos e tire o máxi-mo de prazer da sua refeição. Graças a correria da vida mo-

Simples hábitos como se alimentar em lugares calmos e consumir chá após a refeição, ajudam o metabolismo a trabalhar melhor

REPRODUÇÃO

Fonte: saudebelezaestetica.com.br

derna, muitas vezes apenas en-golimos a comida sem mastigar direito, dificultando a digestão e absorção dos nutrientes dos alimentos das refeições. Os nutricionistas destacam que o resultado dessa agitação são gases em excesso e abdômen inchado. E seu corpo acabará gastando mais energia para fazer a digestão e você certa-mente ficará com mais sono e cansaço após as refeições.

Coma tranquilo A hora da refeição deve ser

a mais tranquila possível. Evi-te qualquer tipo de discussões, brigas e também não leve tra-balho para a mesa. As preocu-pações podem tornar qualquer prato indigesto, até o mais sau-dável, pois o estado emocional afeta as secreções gástricas indispensáveis à boa digestão. Não são apenas os aborreci-mentos que atrapalham a di-gestão, uma forte emoção boa tem o mesmo efeito.

Evite beber líquidos durante as refeições

Eles, os líquidos, deixam o

estômago em dez minutos, le-vando junto com eles os sucos digestivos. A situação piora se a bebida for quente, pois o calor irá enfraquecer os tecidos do estômago. Outra desvantagem é que a saliva possui enzimas que atuam na quebra molecu-

lar dos alimentos, e os líquidos atrapalham esse processo. Ao se misturarem à saliva, eles a dei-xam “frágil”. Isso significa que o estômago terá mais trabalho e o organismo gastará mais energia para digerir os alimentos. O ide-al é tomar uma hora antes das refeições ou uma hora depois.

Tome chá após a refeição Você acabou de comer? Pois

um chá é uma ótima pedida para finalizar. Ele ajuda a li-vrar da sensação de inchaço logo depois da refeição. Quen-te, a bebida ajuda a dissolver as gorduras e diminui a forma-ção de gases intestinais.

Evite o esforço físico

e também o relaxamento Ao sair da mesa, depois

da refeição, descanse um pouco, mas não durma. Logo após as refeições é bom evi-tar atividades físicas intensas e, no outro extremo, dormir. O sono depois da refeição faz com que o metabolismo do corpo diminua. Os exercícios físicos também não são bons porque reduzem a quantida-de de sangue disponível para digerir os alimentos. Das duas formas, a comida fica mais tempo retida no orga-nismo, que produz toxinas geradoras do mal-estar.

Page 3: 16/08/2014 - Saude - Edição 3.054

3Sábado | 16 de agosto de 2014

Alguns passos simples para definir o abdome

FOTOS REPRO

DUÇÃO

Além de uma questão estética, previnir gorduras abdominais é sinônimo de saúde

Ter um abdome sequinho e definido vai além do obje-tivo estético. A gordura ab-dominal está relacionada a muitos fatores de risco para a saúde, especialmente do-enças cardíacas.

Todos nós temos os mús-culos do abdome bem for-mados, porém, eles estão cobertos por uma camada de gordura e água. Por isso, o único meio de exibir uma barriga definida é queiman-do calorias e evitando a re-tenção de líquidos.

Um dos principais mitos em relação à definição dos músculos da barriga é a de que ela é obtida somente por meio da execução de ab-dominais. Conseguir um ab-dome perfeito fazendo 500 abdominais por dia não passa de um mito. Não importa se você tem uma cintura avan-tajada ou se está perto do seu objetivo. Para entrar em forma com saúde, o que faz a diferença é disciplina, rotina e exercícios eficientes.

Quem deseja definir o abdome, deve seguir algu-mas normas para alcançar o objetivo mais rapidamen-te. Eliminar alguns grupos alimentares e exercícios fí-sicos, são basicamente al-gumas formas de atalhar o caminho e conseguir resulta-dos mais rapidamente.

Queimar gordura

O primeiro passo é ter disciplina na execução de

exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, bike, natação, etc., para queimar gordura e emagrecer.

Abdominais

A próxima etapa é praticar exercícios abdominais, que aju-dam a musculatura a ficar mais firme e melhoram a postura.

Execução ideal

Para praticantes com bom condicionamento físico, a dica é fazer abdominais com peso e poucas repetições. O ideal são até três vezes por semana, em dias alternados.

Postura

Outro ponto importante é ficar atento à má postura e sedentarismo. O não uso da musculatura abdominal, que é exigida para manter as costas eretas, causa flaci-dez, favorecendo o acúmulo de gordura na barriga. No caso de hiperlordose, que é o excesso de curvatura lombar, a barriga se proje-ta para frente, tornando-se bastante evidente.

Alimentação

O abdome perfeito come-ça no prato. A regra é evitar doces, refrigerantes e ali-mentos que causam o estu-famento abdominal.

Fonte: saudebelezaestetica.com.br

Psicóloga e PsicanalistaCRP 07/1573554. 9138.3912

Dra. Daniela Tremarin

Artigo | Saúde

O nascimento de um bebê traz em si uma con-dição muito vulnerá-

vel. Tanto os bebês humanos como as crias do mundo ani-mal, e algumas mais do que outras, são completamente dependentes de um outro que os cuide, alimente, aqueça. Contudo, o bebê humano é a espécie que mais demora para conseguir independência para sua sobrevivência. Quem sabe mais de 15 anos.

Ao nascer, o choro será o primeiro meio que o bebê deverá utilizar para comuni-car-se com o meio externo, isto para que possa transmi-tir o que está se passando em seu mundo interno, do qual ainda além de não com-preender nada é cheio de sensações estranhas em seu próprio corpo, como o frio, a sensação de desconforto na barriga que pode ser de fome, de dor.

De novo diferente dos animais, a espécie humana é a única que utiliza a fala para se comunicar. É através da palavra que os primei-ros choros do bebê irão ser traduzidos e receberão um nome pela mãe através das suas próprias palavras.

Algumas mulheres ficam muito angustiadas nos pri-meiros meses de seu bebê por acharem que não estão entendendo nada que ele lhe comunica, não sabem se ele tem frio, fome, fraldas sujas, dor, entre outros.

Realmente leva um tempo até que a dupla mãe e bebê encontrem uma sintonia e para isso é preciso muita pa-ciência e o tempo ajudará isso a acontecer e a se co-nhecerem melhor.

Cada dupla de filho e mãe será única, nem uma outra será igual e decifrar o cho-ro de seu bebê é um desafio de muita intuição. O que a maioria das mães não sabem é que possuem melhor intui-ção do que imaginam.

Por que choram os bebês?

Se esta capacidade de intuir estiver funcionando bem a mãe consegue atingir o mesmo estado emocional do seu bebe, ou seja, ela irá sentir e pensar como um e nesta sintonia captar tudo, ou quase tudo, que está acontecendo com ele.

Porém a mãe que se sen-te impedida ou angustiada demais percebendo que não consegue se acalmar e enten-der o seu bebê para acalma--lo, precisa de ajuda. São os casos em que popularmente falamos “se a mãe está an-siosa, a ansiedade passa para o bebê”. Se a mãe nessas primeiras semanas tem mais dificuldades nessa comunica-ção sem palavras o que ve-mos normalmente acontecer é que o bebê começa a apre-sentar problemas para dor-mir (insônia), não consegue ficar no berço e só quer colo,

Bebês dependem da mãe para sua sobrevivência

fica mais agitado, ansioso e chora muito, é o típico bebê que quando chora parece que está morrendo.

Então se você está pas-sando por esta fase, passou ou irá passar e está se sen-tindo tranquila, não precisa se preocupar achando que precisa fazer igual a vizinha, parente ou qualquer outra mãe. Toda mulher tem seu jeitinho de ser mãe e tem uma guardada dentro de si pronta pra ser usada.

É só ter um pouco de pa-ciência pra ver como você e seu bebe serão como dupla. Porém, se este período pa-rece conturbado traz muito sofrimento à mãe e reper-cussões no comportamento do bebê, o que pode roubar o gostinho bom e o prazer da maternidade e de um mo-mento e período muito gosto-so e importante para ambos.

Page 4: 16/08/2014 - Saude - Edição 3.054

4 Sábado | 16 de agosto de 2014

Se consumidos com cautela, os carboidratos são sim aliados à dieta, eles fornecem energia ao corpo para você realizar todas as atividades do dia. O corpo precisa desses nutrientes para funcionar bem

Faça dos carboidratos seus aliadosÉ comum quem quer secar a

pança mudar o cardápio e evitar alimentos ricos em

carboidrato, como pães, mas-sas e batata. Só que você não precisa entrar nessa para ter um corpo legal. Até porque o carboidrato é essencial para você viver bem e não é vilão da dieta. Geralmente, as pessoas que querem entrar em forma preferem comer proteína. Elas se esquecem de que os car-boidratos são extremamente importantes, pois fornecem energia para o corpo nas ativi-dades do dia a dia. E o nutrien-te, além de garantir pique para você treinar, trabalhar e curtir a noite com a parceira, pode ajudá-lo a enxugar a barriga. Basta utilizar as táticas certas na hora de comê-lo.

Fique mais saciado

Inclua no cardápio fontes de carboidrato como batata, man-dioca, banana, arroz e farinha de trigo integrais, feijão-bran-co, aveia e lentilha. Esses ali-mentos têm amido resistente. A substância não é digerida no intestino delgado. Isso faz você se sentir satisfeito por mais tempo. Mais: segundo pesquisa publicada, ingerir amido resis-tente ajuda a queimar até 23% mais gordura.

Acelere seu metabolismo

Sabe aquele papo de que quem deseja emagrecer não deve ingerir carboidratos após as 20 horas? Não é bem assim: “Comidas cheias de amido au-mentam a produção de seroto-nina no seu organismo. A sero-tonina é um neurotransmissor que traz sensação de bem--estar e ajuda você a dormir legal. De acordo com pesquisa publicada, ter uma boa noite de sono pode acelerar o meta-bolismo em até 20%. Ou seja, seu corpo vai gastar mais calo-rias mesmo quando você não está fazendo exercícios.

Evite ataques de gula

Se seu objetivo é perder peso, em vez de cortar as ba-tatas do cardápio, cozinhe-as e depois use-as em uma salada gelada. Ao resfriar o vegetal, você aumenta a quantidade de amido resistente e diminui o índice glicêmico dele. Quan-do um carboidrato tem IG me-nor, ele é absorvido mais len-tamente pelo organismo. Isso

mantém você saciado por mais tempo e ajuda a diminuir seus estoques de gordura. Para re-duzir ainda mais o índice gli-cêmico das batatas, adicione cebola, tomate, azeite e vi-nagre à salada: pesquisadores suecos descobriram que bata-ta fria temperada com vina-grete provoca picos menores de açúcar no sangue – o que diminui a liberação de insuli-na, hormônio que favorece o acúmulo de gordura abdomi-nal -, e ajuda a controlar ata-ques de gula e a vontade de comer doces.

Turbine o resultado do treino

Como você sabe, o carboidra-to é a principal fonte de energia para seu organismo durante a prática de atividades físicas. Por isso, você deve ingerir o nutrien-te de uma hora até 30 minutos antes de malhar, para garantir o bom desempenho nos exercícios e evitar o catabolismo muscular (processo de perda de massa

magra). A batata é uma boa op-ção para comer antes do treino. Ela fornece vitamina C e ele-trólitos, como o potássio, que contribui na síntese do glicogê-nio muscular. A ingestão de car-boidratos também é importante após o exercício, pois o nutrien-te é fundamental para a recupe-ração e formação dos músculos.

Torne o arroz branco mais saudável

Você pode devorar um arroz branco e macio sem culpa de não ter optado pela versão in-tegral. Misturar o cereal com feijão reduz o pico de insuli-na provocado pelo alimento. A fibra do feijão faz cair o ín-dice glicêmico do arroz. Além disso, os dois juntos formam o amido resistente. O feijão--carioquinha (marrom) e preto são os que, misturados com o cereal, têm o melhor efeito encolhedor de barriga. Outra forma de usar o arroz branco para secar a barriga é comê--lo gelado. Você pode fazer

Page 5: 16/08/2014 - Saude - Edição 3.054

5Sábado | 16 de agosto de 2014

Se consumidos com cautela, os carboidratos são sim aliados à dieta, eles fornecem energia ao corpo para você realizar todas as atividades do dia. O corpo precisa desses nutrientes para funcionar bem

Faça dos carboidratos seus aliados

FOTOS REPRO

DUÇÃO

Fonte: menshealth.abril.com.br

uma salada (como aquela que se faz com macarrão) ou arroz doce, utilizando na receita adoçante no lugar do açúcar.

Deixe seu sanduíche imbatível

O pão branco está entre os alimentos com maior índice glicêmico. Mas, com os acom-panhamentos adequados, você pode consumir um lanche sem ficar com a consciência pe-sada. Na hora de montar seu sanduíche, troque o requei-jão ou a manteiga por azei-te. Segundo estudo realizado nos Estados Unidos, pessoas que consomem boa quantida-de de gorduras insaturadas, como a do óleo de oliva, tem maior tendência a manter--se no peso ideal em longo prazo. Outras fontes desse nutriente que você pode usar para incrementar seu pão são: atum, creme vegetal, creme de amendoim e gergelim. Gás para malhar! Garanta que não falte energia para o treino!

Vitamina de banana com leite e aveia

A fruta é rica em carboi-dratos e contém potássio, mi-neral importante para o bom funcionamento dos músculos.

Sanduíche de pão integral com mel e ricota

O mel tem carboidrato de rápida absorção e fornece energia quase imediata. Já o pão integral, garante gás du-rante todo o treino.

Açaí na tigela

A fruta é boa fonte de carboi-drato e tem antioxidantes que combatem os radicais livres pro-duzidos no treino. Coma o açaí uma hora antes de malhar, pois ele tem digestão lenta.

Soma que dá prejuízo

Comer vários tipos de car-boidratos na mesma refeição é gol contra na dieta.

Um dia ou outro, tudo bem você botar no mesmo prato batata assada, macarronada, arroz e um pedaço de pão. Mas não faça disso um hábito. Quando você ingere vários ti-pos de carboidrato, acentua a presença de glicose no sangue e a liberação de insulina. Para evitar isso e ingerir a quantida-de certa de carboidratos, divi-da seu prato em quatro partes: numa delas, coloque os alimen-tos fontes de proteína (peixe, frango, carne, ovo). Em outra, os carboidratos. Nas duas que sobraram, vão os legumes e as verduras. É importante que metade do prato seja com es-ses vegetais. As fibras dele co-laboram para a digestão dos carboidratos e evitam picos de insulina no sangue.

Iogurte com granola e maçã

A granola e a maçã pos-suem carboidratos de baixo índice glicêmico. Isso impede que você tenha hipoglicemia (queda do nível de glicose no sangue) durante o exercício.

De tempos para cá, surgiram novas dietas que excluem o glúten

do prato, mas ele não é inimigo do seu corpo

O que é? Proteína encon-trada no trigo, na aveia, na cevada, no malte, no centeio e em alimentos derivados desses cereais, como pães, massas, biscoitos, cerveja, uísque etc. Deve ser evitado se você não possui doença ce-líaca – que é a intolerância ao glúten – não precisa restringir a substância do seu cardápio. Até porque tirá-la da dieta vai dificultar a ingestão de car-boidratos, pois o glúten está presente em grande parte dos alimentos que são fontes des-se nutriente.

Ajuda a construir mas-sa magra? O glúten não é uma proteína de alto valor biológico – que possui todos os aminoácidos essenciais à formação dos músculos. Por isso, ele não é bom para construir muque. Os alimen-tos mais ricos em aminoá-cidos essenciais são os de origem animal, como carne vermelha, peixe, carne de frango, leite e ovo.

Page 6: 16/08/2014 - Saude - Edição 3.054

6 Sábado | 16 de agosto de 2014

Entenda a relação da coriza com outras doenças

Fonte: minhavida.com.br

Coriza parece um sintoma simples em alergias, mas quando não tratada pode causar complicações

A coriza é um sintoma ca-racterizado pela produção de corrimento ou secre-

ção nasal, que popularmente é conhecida como “nariz es-correndo”. Pode apresentar-se com coloração transparente, amarelada, esverdeada ou san-guinolenta. Quando associa-se a processos alérgicos, geralmente é transparente. A intensidade e frequência podem ser variáveis.

O quadro alérgico mais co-mum que envolve a coriza é a rinite alérgica. Nesse processo a coriza é transparente. Na ri-nite alérgica, além da coriza o paciente pode apresentar es-pirros, coceira no nariz e obs-trução nasal (entupimento). Muitas vezes esses sintomas são contínuos e fica uma impressão de que o paciente está sempre resfriado, mas na realidade tra-ta-se de rinite alérgica.

Tratamento da coriza

A coriza é um sintoma mui-to incomodo da rinite alérgica que se persistente pode pro-vocar distúrbios do sono, difi-culdade de aprendizado, baixo rendimento escolar e faltas ao trabalho, por isso essa doença merece ser diagnosticada e tratada. Esse sintoma deve ser tratado no contexto da rinite alérgica com diversas opções preventivas, como:

• Anti-histamínicos orais• Corticoesteroides tópicos• Antileucotrienos

• Imunoterapia sublingual ou injetável

• Em crises, com anti-histamí-nicos orais isolados ou associa-dos a descongestionantes orais, dependendo do predomínio dos outros sintomas da rinite.

Complicações da coriza

Quando a coriza passa de transparente para amarelo--esverdeada e junto com este sintoma ocorre tosse, dor de cabeça, sensação de peso na cabeça e obstrução nasal, esse processo de rinite alérgica ou rinossinusite alérgica complica--se com uma rinossinusite bac-teriana. Nesse caso, haverá necessidade de um antibiótico no tratamento. A rinite alérgi-ca pode ser entendida como um fator pré-disponente para rinos-sinusites agudas de repetição ou crônicas. A inflamação da mucosa nasal provoca produção e estagnação do muco (catarro) nos seios paranasais favorecen-do o crescimento bacteriano.

A coriza relacionada à rinite alérgica não tratada pode de-sencadear crises de asma. Em 1999 foi publicado um docu-mento pela OMS e Organização Mundial de Alergia, que descre-ve o impacto da rinite alérgica na asma. As evidencias demons-tram que asma e rinite alérgica possuem bases epidemiológicas, genéticas, histopatológicas, fi-siopatológicas, ambientais, imu-nológicas e genéticas comuns

representando uma mesma sín-drome comprometendo as vias aéreas como um todo.

A exacerbação da rinite alér-gica pode precipitar os sintomas de asma e o controle da rinite alérgica pode facilitar o con-trole da asma. Em média 80% dos pacientes com asma apre-sentam rinite alérgica. 20 a 40% dos pacientes com rinite alérgi-ca apresentam asma. Crianças com rinite alérgica têm seis ve-zes mais chance de apresentar asma do que a população geral. A rinite alérgica, portanto é um fator de risco para a asma. Pa-cientes com asma sempre de-vem ser investigados para rinite alérgica. Pacientes com rinite alérgica devem realizar prova de função pulmonar a fim de detectar alterações de asma.

Crianças com coriza, respi-ração pela boca, roncos notur-nos e hábito de babar devem ser investigados para a possi-bilidade de apresentarem hi-pertrofia de adenoide.

A coriza acompanhando a rinite alérgica parece um sin-toma tão inofensivo, muitas vezes negligenciado pelos pa-cientes e às vezes pelos pró-prios médicos, no entanto o não tratamento pode causar várias complicações, alterando o aproveitamento escolar e do trabalho, por isso deve ser es-timulada a sua investigação e tratamento com o especialista.

REPRODUÇÃO

Page 7: 16/08/2014 - Saude - Edição 3.054

7Sábado | 16 de agosto de 2014

Cuidados com aslentes de contato

Lente de contato pode ser uma ótima solução para quem não gosta de óculos. Porém, todo o cuidado é pouco. Por estarmos lidando com uma parte supersensível do corpo, os olhos, é sempre importante manter cuidados como a higie-ne, a atenção à saúde e a pre-caução e prevenção de doenças e irritações. E, claro, estar em dia com as visitas ao oftalmolo-gista. Os riscos que o uso incor-reto de lentes pode causar na saúde dos olhos são sérios.

O uso prolongado, cuida-dos e armazenamentos in-corretos são a causa de 45% das complicações e 35% das alergias, segundo um estudo feito com 210 pessoas. Olhos vermelhos, dor, sensibilida-de à luz, vista embaçada e sensação de corpo estranho são sinais de que as coisas não vão bem. O desconforto geralmente começa de uma hora para a outra. Nesses

FOTOS REPRO

DUÇÃO

A música que faz bem para o seu coração

De 20 minutos a meia hora de música já geram resultadosManter as lentes sempre bem cuidadas e higienizadas previne irritações no olho

casos, o uso deve ser inter-rompido e um médico deve ser procurado.

Quem dorme com as lentes sofre 10 vezes mais de riscos de contaminas a córnea. O pe-ríodo de uso máximo perma-nente recomendado é de seis a sete dias, mas é preciso que as lentes sejam retiradas a noite. Isso porque a produção de lagrimas é menor, fato que aumenta o risco de ferimento. Além disso, a falta de oxigena-ção causada pelo uso intenso pode causar úlcera da córnea. Maquiagens e cremes devem ser manuseados com cuidado. Também se recomenda que não se guarde o estojo de len-tes no banheiro. A umidade do ambiente facilita a prolifera-ção de fungos, e este ambien-te possui microrganismos que contribuem com a contamina-ção das lentes de contato.

Fonte: saudebelezaestetica.com.br Fonte: saudebelezaestetica.com.br

Não importa. Basta ouvir aquela música preferida para que uma cascata

de emoções positivas venha à tona, fazendo a gente reviver dez vezes uma situação pra-zerosa. Aquelas canções con-sideradas especiais para um indivíduo têm efeito direto sobre a saúde cardíaca.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores resolveram medir, por meio de ultrassom, o diâmetro dos vasos sanguíne-os no braço de dez voluntários saudáveis e não fumantes logo após uma sessão com suas mú-sicas prediletas. Os participan-tes, no entanto, tiveram de se submeter a um jejum musical durante os 15 dias anteriores à medição, tudo para intensificar o impacto do estímulo sonoro na hora do experimento.

No dia D, foi pedido a eles que levassem os hits que mais lhes causavam contentamento. Depois de 30 minutos ao som das canções, os cientistas ob-servaram um aumento de 26% no calibre dos vasos, um resul-tado bastante expressivo — para ter uma ideia, um vídeo com o mesmo tempo de duração e tira-das bem-humoradas provocaram uma dilatação de 19%.

Mas por que a música cala fundo no coração? Acreditamos que esse tipo de estímulo provo-que a liberação de substâncias protetoras, como o óxido nítri-co, que dilata os vasos. Além disso, o óxido nítrico reduz a formação de coágulos e o endu-recimento das artérias.

Essa molécula benéfica é

secretada pelo endotélio, a ca-mada que reveste internamen-te os vasos. Daí, não é de es-tranhar que o trabalho também tenha investigado como esse tecido reage às notas sonoras. O aumento do calibre arterial permite que o sangue circu-le com mais facilidade, o que contribui para baixar a pressão e levar uma maior quantidade de oxigênio para o corpo todo. E, quanto maior a oxigenação das células, melhor o funciona-mento do cérebro, do coração e do sistema imunológico.

O efeito benéfico da música começa a reverberar primeiro na massa cinzenta para, em seguida, se refletir no coração. Ela aumenta a produção de endorfina e serotonina, subs-tâncias produzidas no cérebro e responsáveis pela sensação de prazer, faz diminuir a libe-

ração de cortisol, o hormônio do estresse, e, por fim, regula a frequência cardíaca.

Quer ouvir mais uma vanta-gem de manter o rádio ligado? Um estudo publicado revelou que a música contribui para a reabilitação de indivíduos que sofreram derrame. Mas que tipo de som? De novo, o que estivesse ao gosto do fre-guês. ficativamente melhores do que o grupo que era só ou-vidos para audiolivros.

Outra boa notícia: o tem-po exato de audição capaz de manter o coração e a mente em paz está longe de ser uma coi-sa do outro mundo. A exposição constante ao estímulo, por pelo menos duas horas diárias, já produz benefícios para a saúde em três ou quatro dias.

Page 8: 16/08/2014 - Saude - Edição 3.054

8 Sábado | 16 de agosto de 2014

Você sabe o que significa DTM?

REPRODUÇÃO

Artigo | Saúde

Cirugiã-DentistaEspecialista em

DTM/Dor Orofacial CRO 7959

54. 3452.6647

Dra. Ieda Milani de Lucena

DTM é a abreviatura de Dis-funções Temporo-mandi-bulares. Genericamente o

termo se refere às anormalidades que atingem músculos da masti-gação e/ou as ATM (Articulação Temporo-Mandibular – articula-ções da face que possibilitam os movimentos da boca como abertura,fechamento e funções como mastigar, falar e engolir).

Sinais e Sintomas da DTM

• Dor na região da face,• Mudança na mordida de for-

ma súbita,• Piora da dor com o uso da

ATM e/ou musculatura,• Dificuldade de mastigar

e abrir a boca,• Limitação ou travamento

quando abre ou fecha boca,• Dor irradiada para cabe-

ça, ouvido e dentes,• Cefaléia tensional,• Ruídos articulares, como

estalos, estalidos ou barulho de “folha seca amassada”. Alguns ruídos podem ser tão altos que a pessoa fica constrangida quando come perto de outras pessoas.

Causas da DTM

Não existe uma causa especí-fica para DTM mas fatores que podem desencadear, perpetuar

e contribuir para que a dor e a disfunção se apresentem.

Alguns destes fatores são:

• Trauma,• Estresse emocional, • Apertamento constante

dos dentes,• Bruxismo,• Maus hábitos como mas-

car chicletes e roer unhas,• Falta de dentes e má

oclusão, • Doenças sistêmicas e até

predisposição genética para dores crônicas.

Tratamento

Os tratamentos de escolha, nos dias atuais, são conserva-dores e apresentam excelentes resultados desde que seja feito um bom diagnóstico e se deter-minem os fatores desencadean-tes. Os tratamentos incluem:

• Autoconhecimento,• Autocuidados,• Medicação, • Placas de mordida, • Fisioterapia,• Aparelho ortodôntico e re-

abilitações oclusais,• Cirurgia quando há altera-

ções específicas nas ATMs.

Muitas pessoas, por falta de conhecimento desta pato-logia, procuram neurologis-ta, otorrinolaringologista ou ficam muito tempo tomando analgésicos antes de consul-tarem um especialista em DTM/Dor Orofacial.

Para saber se você tem DTM responda as Perguntas do questionário abaixo. Se você responder sim para uma des-

DTM causa dores na região da face, cabeça ouvidos e dentes

tas quatro perguntas é consi-derado positivo para sintomas de DTM. Neste caso procure um especialista em DTM/Dor Orofacial para aprofundar o diagnóstico e evitar que o problema se agrave e dificul-te suas funções básicas como mastigação, fala e repouso.

Questionário para avaliação da presença de sintomas de disfunção temporo-mandi-bular, segundo a Academia

Européia De Desordens Cranio-mandibulares:

1) Você tem dor quando abre sua boca amplamente ou mastiga, uma vez por semana ou mais?

2) Você tem dor em suas têmporas, face, articulações temporo-mandibulares ou mandíbula, uma vez por se-mana ou mais?

3) Você tem registrado ultimamente o travamento de

sua mandíbula ou não conse-guido abri-la amplamente?

4) Você tem muitas ve-zes dores de cabeça, uma vez por semana ou mais?

Se você suspeita que é portador de DTM, procure um Cirurgião Dentista especialis-ta em DTM e Dor Orofacial, que é a especialidade odon-tológica que cuida destas e de outras dores da face. Faça o tratamento e tenha quali-dade de vida.