16 1 s+ 01 2018 atv -...

7
CENTRO EDUCACIONAL SIGMA :: SIGMAIS :: fev/2018 | 6º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 16_1_S+_01_2018_atv.docx 1 LÍNGUA PORTUGUESA CONTO: A PRINCESA E A ERVILHA Leia o texto com atenção: Era uma vez um príncipe que queria se casar com uma princesa, mas uma princesa de verdade, de sangue real meeeeesmo. Viajou pelo mundo inteiro, à procura da princesa dos seus sonhos, mas todas as que encontrava tinham algum defeito. Não é que faltassem princesas, não: havia de sobra, mas a dificuldade era saber se realmente eram de sangue real. E o príncipe retornou ao seu castelo muito triste e desiludido, pois queria muito casar com uma princesa de verdade. Uma noite desabou uma tempestade medonha. Chovia desabaladamente, com trovoadas, raios, relâmpagos. Um espetáculo tremendo! De repente bateram à porta do castelo e o rei em pessoa foi atender, pois os criados estavam ocupados enxugando as salas cujas janelas foram abertas pela tempestade. Era uma moça, que dizia ser uma princesa. Mas estava encharcada de tal maneira, os cabelos escorrendo, as roupas grudadas ao corpo, os sapatos quase desmanchando... que era difícil acreditar que fosse realmente uma princesa real. A moça tanto afirmou que era uma princesa que a rainha pensou numa forma de provar se o que ela dizia era verdade. Ordenou que sua criada de confiança empilhasse vinte colchões no quarto de hóspedes e colocou sob eles uma ervilha. Aquela seria a cama da “princesa”. A moça estranhou a altura da cama, mas conseguiu, com a ajuda de uma escada, se deitar. No dia seguinte, a rainha perguntou como ela havia dormido. Oh! Não consegui dormir – respondeu a moça – havia algo duro na minha cama, e me deixou até manchas roxas no corpo! O rei, a rainha e o príncipe se olharam com surpresa. A moça era realmente uma princesa! Só mesmo uma princesa verdadeira teria pele tão sensível para sentir um grão de ervilha sob vinte colchões!!! O príncipe casou com a princesa, feliz da vida, e a ervilha foi enviada para um museu, e ainda deve estar por lá... Acredite se quiser, mas esta história realmente aconteceu! (Adaptação do conto de Hans Cristian Andersen). 1. O assunto dessa história é: A A organização do casamento de um príncipe. B Como fazer uma cama de princesa C Como uma rainha descobriu uma princesa de verdade. D Uma família real e seu castelo. E Uma ervilha perdida. 2. No segmento “A moça tanto afirmou que era uma princesa que a rainha pensou numa forma de provar se o que ela dizia era verdade", a palavra grifada refere-se a (à): A Moça. B Rainha. C Forma. D Verdade. E Tanto. 3. Como a rainha soube que a moça era uma princesa de verdade? 4. O que o príncipe queria? Foi fácil atingir este objetivo? 6º ano Ensino Fundamental • Módulo 1 • 1º período 09/02/2018

Upload: lynhan

Post on 08-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 16 1 S+ 01 2018 atv - cdn.editorasaraiva.com.brcdn.editorasaraiva.com.br/wp-content/sites/24/2016/06/02160045/16... · centro educacional sigma :: sigmais :: fev/2018 | 6º ano ::

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA ::

SIGMAIS :: fev/2018 | 6º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 16_1_S+_01_2018_atv.docx 1

LÍNGUA PORTUGUESA CONTO: A PRINCESA E A ERVILHA

Leia o texto com atenção:

Era uma vez um príncipe que queria se casar com uma princesa, mas uma princesa de verdade, de sangue real meeeeesmo. Viajou pelo mundo inteiro, à procura da princesa dos seus sonhos, mas todas as que encontrava tinham algum defeito. Não é que faltassem princesas, não: havia de sobra, mas a dificuldade era saber se realmente eram de sangue real. E o príncipe retornou ao seu castelo muito triste e desiludido, pois queria muito casar com uma princesa de verdade.

Uma noite desabou uma tempestade medonha. Chovia desabaladamente, com trovoadas, raios, relâmpagos. Um espetáculo tremendo!

De repente bateram à porta do castelo e o rei em pessoa foi atender, pois os criados estavam ocupados enxugando as salas cujas janelas foram abertas pela tempestade.

Era uma moça, que dizia ser uma princesa. Mas estava encharcada de tal maneira, os cabelos escorrendo, as roupas grudadas ao corpo, os sapatos quase desmanchando... que era difícil acreditar que fosse realmente uma princesa real. A moça tanto afirmou que era uma princesa que a rainha pensou numa forma de provar se o que ela dizia era verdade.

Ordenou que sua criada de confiança empilhasse vinte colchões no quarto de hóspedes e colocou sob eles uma ervilha. Aquela seria a cama da “princesa”. A moça estranhou a altura da cama, mas conseguiu, com a ajuda de uma escada, se deitar.

No dia seguinte, a rainha perguntou como ela havia dormido. Oh! Não consegui dormir – respondeu a moça – havia algo duro na minha cama, e me deixou até manchas roxas no corpo!

O rei, a rainha e o príncipe se olharam com surpresa. A moça era realmente uma princesa! Só mesmo uma princesa verdadeira teria pele tão sensível para sentir um grão de ervilha sob vinte colchões!!! O príncipe casou com a princesa, feliz da vida, e a ervilha foi enviada para um museu, e ainda deve estar por lá... Acredite se quiser, mas esta história realmente aconteceu!

(Adaptação do conto de Hans Cristian Andersen).

1. O assunto dessa história é:

A A organização do casamento de um príncipe.

B Como fazer uma cama de princesa

C Como uma rainha descobriu uma princesa de verdade.

D Uma família real e seu castelo.

E Uma ervilha perdida.

2. No segmento “A moça tanto afirmou que era uma princesa que a rainha pensou numa forma de provar se o que ela dizia era verdade", a palavra grifada refere-se a (à):

A Moça. B Rainha. C Forma. D Verdade. E Tanto.

3. Como a rainha soube que a moça era uma princesa de verdade?

4. O que o príncipe queria? Foi fácil atingir este objetivo?

6º ano

Ensino Fundamental • Módulo 1 • 1º período

09/02/2018

Page 2: 16 1 S+ 01 2018 atv - cdn.editorasaraiva.com.brcdn.editorasaraiva.com.br/wp-content/sites/24/2016/06/02160045/16... · centro educacional sigma :: sigmais :: fev/2018 | 6º ano ::

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA ::

SIGMAIS :: fev/2018 | 6º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 16_1_S+_01_2018_atv.docx 2

5. O termo “meeeeesmo”, na primeira linha, é um exemplo formal ou informal da língua? Justifique sua resposta.

MATEMÁTICA 6. Os alunos de uma determinada escola foram distribuídos em 40 salas de 40 lugares cada. Nessa distribuição, apenas

uma sala não ficou lotada apresentando 15 lugares vagos. Determine o número de alunos com o qual essa escola ficará, caso receba 50 novos alunos.

A 1 625

B 1 635

C 1 650

D 1 675

E 1 685

7. Em uma adição de 3 parcelas, a primeira é 701, a segunda é 394 e a terceira é a diferença entre as duas primeiras. A soma das três parcelas é igual a

A 1 502.

B 1 402.

C 1 302.

D 1 202.

E 1 095

8. Em uma subtração, o subtraendo é 4 738 e o resto é 149. Determine o minuendo.

9. Determine a soma de todos os números naturais de três algarismos diferentes que podem ser formados com os algarismos 3, 4 e 5.

Page 3: 16 1 S+ 01 2018 atv - cdn.editorasaraiva.com.brcdn.editorasaraiva.com.br/wp-content/sites/24/2016/06/02160045/16... · centro educacional sigma :: sigmais :: fev/2018 | 6º ano ::

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA ::

SIGMAIS :: fev/2018 | 6º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 16_1_S+_01_2018_atv.docx 3

10. A prestação de um terreno é igual a R$ 987,00 e o vencimento é todo dia 10. Pagando fora do o prazo, há uma multa de R$ 6,00 por dia. Determine o valor de uma representação que, em um determinado mês, foi paga no dia 25 desse mês.

CIÊNCIAS 11. O Brasil é reconhecido como o país mais rico em espécies de seres vivos. A floresta Amazônica, a mata Atlântica e o

Pantanal Mato-Grossense são exemplos de ambientes naturais brasileiros que possuem elevada biodiversidade.

Sobre a biodiversidade, é correto afirmar que

A o tráfico de animais não prejudica a biodiversidade de um determinado local, visto que a reprodução ocorre com rapidez.

B a biodiversidade é um conjunto de espécies de animais de um determinado local, não incluindo a fauna, pois essa

não é um organismo vivo.

C o desenvolvimento urbano e econômico não ocasionou nenhuma perda para a biodiversidade em âmbito mundial.

D a biodiversidade é o conceito que abrange todas as formas de vida na natureza, incluindo as espécies animais, vegetais e os microrganismos.

E a retirada de uma determinada espécie de seu hábitat natural não altera a cadeia alimentar, pois outros animais

poderão ocupar a sua função.

12. “Em determinada região, existem muitas plantas que produzem frutos. Certos insetos adoram sugar o líquido doce contido nesses frutos. Por sua vez, determinadas aves gostam de se alimentar desses insetos. Todos vivem numa região de alta temperatura, com poucas chuvas e solo bem arenoso.” Observe que o texto apresenta palavras

sublinhadas. Separe-as em dois grupos: fatores bióticos e abióticos.

� Fatores bióticos

� Fatores abióticos

13. Que lista de termos utilizados em Ecologia, abaixo, ilustra, corretamente, os níveis de organização em uma ordem crescente de complexidade, ou seja, do mais simples para o mais abrangente?

A Organismo, comunidade, população, ecossistema e biosfera.

B População, comunidade, organismo, biosfera e ecossistema.

C Organismo, população, comunidade, ecossistema e biosfera.

D Comunidade, população, organismo, biosfera e ecossistema.

E Organismo, população, comunidade, biosfera e ecossistema.

Page 4: 16 1 S+ 01 2018 atv - cdn.editorasaraiva.com.brcdn.editorasaraiva.com.br/wp-content/sites/24/2016/06/02160045/16... · centro educacional sigma :: sigmais :: fev/2018 | 6º ano ::

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA ::

SIGMAIS :: fev/2018 | 6º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 16_1_S+_01_2018_atv.docx 4

14. Considere as seguintes definições.

I. Conjunto de todos os indivíduos de uma mesma espécie, vivendo em uma mesma área em um mesmo intervalo de tempo.

II. Conjunto de todas as populações encontradas em uma determinada área.

III. Conjunto de todos os ecossistemas terrestres.

a) Quais são os termos definidos em cada item?

I. ______________________________________________________________________________________________________________________________

II. ______________________________________________________________________________________________________________________________

III. ______________________________________________________________________________________________________________________________

b) Defina espécie.

15. Relacione as colunas e indique a sequência correta.

(1) População

(2) Comunidade

(3) Biosfera

(4) Ecossistema

Comunidade associada às condições físicas e químicas de uma região geográfica.

Populações existentes numa determinada área.

Grupos de indivíduos de uma espécie ocupando determinada área.

Conjunto de todas as regiões do planeta onde é possível existir vida.

A 4 – 3 – 1 – 2

B 3 – 2 – 4 – 1

C 1 – 2 – 3 – 4

D 4 – 2 – 3 – 1

E 4 – 2 – 1 – 3

GEOGRAFIA 16. Com base nos conceitos de paisagem natural e paisagem cultural, associe as colunas.

Coluna 01

(1) Paisagem natural

(2) Paisagem cultural

Coluna 02

Parque ambiental criado no espaço urbano de uma cidade.

Reserva ambiental em área rural.

Hotel fazenda reservado para o turismo.

Floresta equatorial não ocupada pelo homem.

A rua de uma cidade industrializada.

Área do espaço urbano dedicada à promoção de práticas culturais.

17. Com base no que você aprendeu sobre os elementos das paisagens, observe a paisagem a seguir e cite o que se pede.

Page 5: 16 1 S+ 01 2018 atv - cdn.editorasaraiva.com.brcdn.editorasaraiva.com.br/wp-content/sites/24/2016/06/02160045/16... · centro educacional sigma :: sigmais :: fev/2018 | 6º ano ::

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA ::

SIGMAIS :: fev/2018 | 6º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 16_1_S+_01_2018_atv.docx 5

a) Os elementos humanos da paisagem.

b) Os elementos naturais da paisagem.

18. Com o passar do tempo, todas as paisagens se transformam ou são modificadas. Quais são os agentes que podem modificar as paisagens?

19. Leia o trecho da música “Paisagem da janela”, de Beto Guedes, e responda ao que se pede.

Da janela lateral do quarto de dormir

Vejo uma igreja um sinal de glória

Vejo um muro branco e no voo um pássaro

Vejo uma grade e um velho sinal.

Mensageiro natural, de coisas naturais

Quando eu falava dessas cores mórbidas

Quando eu falava desses homens sórdidos

Quando eu falava deste temporal...

De acordo com o trecho da música, descreva apenas os elementos culturais.

20. O homem, ao longo de sua história, foi se adaptando ao ambiente em que vivia. Segundo essa afirmativa, para que fim os seres humanos transformam o meio ambiente? Justifique sua resposta.

HISTÓRIA 21.

A incompreensão do presente nasce fatalmente da ignorância do passado. Mas talvez não seja menos vão esgotar-se em compreender o passado se nada se sabe do presente.

Marc Bloch. Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. P. 65.

Assinale a opção que contém a definição de História mais coerente com a citação do historiador Marc Bloch.

A A História é a ciência que resgata o passado para explicar o presente e fazer previsões sobre o futuro.

B A História está interessada apenas em promover o entendimento do tempo presente.

Page 6: 16 1 S+ 01 2018 atv - cdn.editorasaraiva.com.brcdn.editorasaraiva.com.br/wp-content/sites/24/2016/06/02160045/16... · centro educacional sigma :: sigmais :: fev/2018 | 6º ano ::

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA ::

SIGMAIS :: fev/2018 | 6º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 16_1_S+_01_2018_atv.docx 6

C A História é uma narrativa sobre o passado determinada pela imaginação do historiador.

D A História é a ciência que se prende apenas ao passado, sem ter preocupações com o tempo presente.

E A História é uma ciência que formula questões do passado a partir de vestígios e busca a compreensão do presente.

22. Documentos históricos, ou fontes históricas, são registros e vestígios do passado que sobreviveram até o presente. Dê exemplos de 3 tipos de fontes históricas.

23. Leia o trecho a seguir.

Eu era garotão ainda quando a Força Expedicionária Brasileira chegou à Itália. Passaram na minha cidade, porque foram de Salermo

para Siena. Fazia parte do batalhão um cidadão italiano, que veio para cá pequenino e depois se naturalizou. O pai deste soldado tinha

deixado uma filha pequena na Itália com um irmão que não conseguiu ter filho nenhum. [...] (Depoimento de Vicenzo Figlino) – (In: GOMES, A.C. (org). “Histórias de família entre a Itália e o Brasil”. Niterói: Muiraquitã, 1999.)

Uma das formas que o historiador utiliza para estudar uma época é recolher depoimentos de pessoas que viveram experiências no passado e ainda estão vivas. Dessa forma, o depoimento acima é uma fonte histórica. Sobre esse tema, responda ao que se pede.

a) No trecho acima, qual foi o tipo de fonte histórica utilizada?

b) A fonte histórica acima, depois de analisada e transcrita pelo historiador, será a verdade absoluta do passado. Essa afirmação é correta? Justifique.

24. Nós vimos, em nossas aulas, que o tempo cronológico pode ser dividido de diversas formas, como meses, anos, séculos e milênios. Analise os fatos históricos abaixo e cite a qual século cada um pertence (utilize os números romanos).

A Neil Armstrong foi o primeiro a pisar na Lua, em 1969, no século __________________________________________________________

B Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil em 1500, no século __________________________________________________________________

C As Torres Gêmeas sofreram um ataque terrorista em 2001, no século _____________________________________________________

D A Primeira Guerra Mundial abalou o mundo e começou em 1914, no século ______________________________________________

E A Lei Áurea aboliu oficialmente a escravidão no Brasil, em 1888, no século _______________________________________________

25. Leia o texto abaixo e organize, cronologicamente, na linha do tempo, as datas informadas.

No dia 15 de novembro de 2018, comemoraremos a Proclamação da República. Essa data foi comemorada pela primeira vez em

1889, na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império. É por isso que, nesse dia, celebra-se esse acontecimento, sendo decretado

feriado em todo o território nacional. O processo de instauração do regime republicano no Brasil teve como antecedentes a abolição da

escravidão em 1888 e a Guerra do Paraguai iniciada em 1864. Essas crises aconteceram no reinado de Dom Pedro II, que começou em 1840

e terminou na Proclamação da República.

Page 7: 16 1 S+ 01 2018 atv - cdn.editorasaraiva.com.brcdn.editorasaraiva.com.br/wp-content/sites/24/2016/06/02160045/16... · centro educacional sigma :: sigmais :: fev/2018 | 6º ano ::

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA ::

SIGMAIS :: fev/2018 | 6º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 16_1_S+_01_2018_atv.docx 7

LÍNGUA INGLESA 26. Complete the dialogue with the words and phrases from the box.

Good morning My name name is

Nice to meet you Nice to meet you, too This What’s your name

Mrs. Evan ____________________ (a), class.

StudentsGood morning, Mrs. Evan.

Mrs. Evan ____________________ (b) is our new friend in class.

Greg ____________________ (c)?

Herta ____________________ (d) is Herta.

Greg ____________________ (e), Herta. My ____________________ (f) Greg.

Herta ____________________ (g), Greg.

27. Choose the right option according to the correct sequence.

(1) What’s your favorite color?

(2) What’s your favorite number?

(3) What’s your name?

(4) What’s your e-mail?

(5) What’s your telephone number?

It’s Pamella.

It’s 555-4879.

It’s [email protected]

It’s blue.

It’s nine.

A 5 – 4 – 3 – 1 – 2

B 4 – 5 – 1 – 3 – 2

C 1 – 5 – 4 – 3 – 2

D 3 – 1 – 2 – 4 – 5

E 2 – 1 – 4 – 5 – 3

LÍNGUA ESPANHOLA 28.

Vocabulario: águila: “águia”, deseo: “desejo”, desea: “deseja”, pájaro: “pássaro”.

Marca la única alternativa correcta sobre los pensamientos de Snoopy.

A Cuando una persona es joven no piensa en la vida.

B Cuando una persona es joven, ella solo piensa en la vida.

C Snoopy y Woodstock hablan sobre la vida.

D Woodstook va a realizar su deseo.

E Woodstook desea ser un pájaro más grande.

29. Deletrea las siguientes palabras:

a) Joven: ___________________________________________________________________________________________________________________________

b) Mucho: __________________________________________________________________________________________________________________________

c) Woodstock: _____________________________________________________________________________________________________________________

d) Que: _____________________________________________________________________________________________________________________________

e) Águila: __________________________________________________________________________________________________________________________