13/12/2014 - saude - edição 3.088

8
Bento Gonçalves :: Sábado :: 13 de dezembro de 2014 REPRODUÇÃO Cuidados e precauções com a piscina Tome medidas simples e evite ter problemas em suas férias Página 4 Como deixar o sedentarismo de lado Página 8 Praticar exercício físico vai melhorar, e muito, sua qualidade de vida

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 06-Apr-2016

257 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

13/12/2014 - Saude - Edição 3.088 - Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

Bento Gonçalves :: Sábado :: 13 de dezembro de 2014

REPRODUÇÃO

Cuidados e precauções com a piscinaTome medidas simples e evite ter problemas em suas férias

Página 4

Como deixar o sedentarismo de lado

Página 8

Praticar exercício físico vai melhorar, e muito, sua qualidade de vida

2 Sábado | 13 de dezembro de 2014

As dores causadas pela endometriose

Uma das principais cau-sas de infertilidade fe-minina é a endometrio-

se, que atinge uma a cada dez mulheres em idade reproduti-va. Ela causa muita dor e afe-ta negativamente a vida da mulher em vários aspectos.

O endométrio é o tecido de revestimento do útero, sensível aos ciclos menstruais e onde o óvulo se implanta quando fer-tilizado. Se não há a fecunda-ção o endométrio é eliminado durante a menstruação, e todo mês o ciclo se repete.

A endometriose é uma infla-mação do tecido endometrial que ao invés de ser eliminado migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavi-dade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar, provocando alterações nas funções destes órgãos e ade-rências abdominais.

Sintomas

• Cólica menstrual que, com a evolução da doença, aumenta de intensidade;

• Dor durante as relações sexuais;

• Dor e sangramento in-testinais e urinários durante a menstruação;

• Infertilidade.

FOTOS REPRO

DUÇÃO

Fonte: imulher.com

Se descoberta em fase inicial, a endometriose é menos agressiva e mais fácil de ser tratada sem deixar danos maiores

Diagnóstico

É muito importante que toda mulher tenha o hábito de ir ao ginecologista pelo menos uma vez ao ano, e relate todos os sintomas e como tem sido os ciclos menstruais. Mesmo sabendo o que é endometrio-se, ela é de difícil diagnóstico, pois os sintomas podem ser confundidos com outras do-enças. Exames ginecológicos, laboratoriais e de imagem po-dem ser requisitados para um diagnóstico mais correto.

Tratamento e recomendações

Não há cura para a endo-metriose e cada paciente, dependendo do grau da do-ença, terá um tipo de tra-

tamento. Geralmente os medicamentosos são os mais comuns, com o uso de hormô-nios e remédios para aliviar a dor. Em alguns casos, quan-do as lesões da endometriose são maiores, recomenda-se a cirurgia feita através da laparoscopia (procedimento minimamente invasivo onde é possível se observar a cavi-dade abdominal).

Para as mulheres que estão com dificuldades para engra-vidar, e foram diagnosticadas com endometriose, recomen-da-se procurar centros espe-cializados em reprodução assistida. Você também pode dar uma checada nas nossas dicas de como engravidar e sobre os alimentos que au-mentam a fertilidade.

Ao sentir qualquer dor ou alteração, procure logo um

ginecologista, assim evitará problemas

mais sérios no futuro

3Sábado | 13 de dezembro de 2014

Turbine sua água e ela lhe ajudará a emagrecer

FOTOS REPRO

DUÇÃO

A insolação é causada pela exposição pro-longada aos raios sola-

res ou ao calor. Quando isso acontece, a temperatura do corpo aumenta rapidamente junto com a transpiração, que acaba sendo insuficien-te para resfriá-lo.

Os principais sintomas, além da desidratação por cau-sa da perda de água pelo suor, são: pele avermelhada e aque-cida, febre,dor de cabeça, sede intensa e indisposição. Em situações mais graves, acontecem também vômitos, alteração térmica acima de 38° C e sonolência excessiva.

Esses sinais são ainda mais perigosos em crianças. Por isso, tenha cautela no verão, principalmente quando for a praias, clubes, parques e ou-tros locais ao ar livre.

Como prevenir?

• evite o sol das 10 horas às 16 horas;

• bonés, chapéus e óculos escuros são acessórios obri-Fonte: bolsademulher.com Fonte: portalvital.com

Evitar se expor ao sol das 10 às 16 horas e usar proteções como bonés e protetor solar, reduzem bastante o risco de insolação

Como proteger as crianças da insolaçãoBeber água é essencial

para conseguir emagrecer. Mas saiba que se você der uma turbinada na sua gar-rafinha, os resultados virão muito mais depressa. E isso é mais fácil de fazer do que você imagina: basta adicio-nar alguns ingredientes po-derosos que vão transformar sua bebida em uma mistura milagrosa para perder peso e gordura abdominal.

Água gelada

Beber a água gelada é mui-to melhor para sua dieta do que em temperatura ambien-te. Isso porque o líquido frio se transforma em um termo-gênico por obrigar o corpo a acelerar o metabolismo para se aquecer. Isso faz com que ele use mais energia e queime mais calorias.

Água morna com limão

A fruta e a temperatura da água são o truque para que a bebida se torne poderosa para eliminar os quilinhos extras. Basta espremer meio limão em 100 ml de água morna e ingerir em seguida. A dica é tomar em jejum, sem adoçar, e esperar de 15 a 30 minutos para comer al-guma coisa.

Água de berinjela

Indicada para diminuir o in-chaço e a barriga. Corte a be-rinjela em rodelas com casca e coloque em 1 litro de água. Para emagrecer com o preparo é preciso deixar a bebida des-cansar uma noite na geladeira. De manhã, tire os pedaços de berinjela e beba um copo do líquido. O restante pode ser consumido ao longo do dia, em especial antes das refeições, para reduzir a fome.

Água de gengibre

O gengibre é um termogênico natural que acelera a queima de gordura e elimina toxi-nas do corpo. Adicionar de 4 a 5 rodelas da raiz ou duas colheres do alimento ralado na sua garrafinha de água vai fazer com que ela se torne a maior aliada da sua dieta. Você pode beber ao longo do dia, durante o trabalho ou exercício físico.

gatórios, lembrando sempre de adequar os modelos às faixas etárias;

• procure ficar em locais com sombra e frescos;

• prefira filtro solar de Fa-tor de Proteção Solar (FPS) alto – nunca abaixo de 30 –, espe-cialmente para peles claras. Reaplique a cada duas horas ou depois de longa permanência na água. Quanto à quantidade, o ideal é não deixar manchas brancas em nenhuma área. Lembre-se de não usar em be-bês de até seis meses devido ao risco de absorção de subs-tâncias químicas presentes na fórmula desses produtos;

• escolha roupas claras e arejadas, que permitam a transpiração. Já existem no mercado peças que são con-feccionas com proteção con-tra os efeitos dos raios solares;

• hidratação sempre! Ado-te a água natural como fonte principal, pois é absorvida mais rápido pelo organismo. Coco, sucos de frutas e chás gelados são boas opções, assim como os picolés – mas preste atenção

para não acabar consumindo açúcar em excesso;

• fique de olho nos dias nublados: o mormaço tam-bém pode fazer mal.

O que fazer? Os efeitos da insolação

preocupam sempre, princi-palmente no caso das crian-ças. Por isso, perguntamos a pediatras o que fazer pra mi-nimizar os sintomas até que elas sejam atendidas por um profissional especializado.

Antes de tudo, é preciso manter os pequenos em um local bem arejado e com sombra, baixar a temperatu-ra do corpo com compressas de água fria e hidratá-los.

Mas não se arrisque: na dú-vida, procure um médico para que ele faça uma avaliação pormenorizada da condição da criança. Por isso, tenha sem-pre à mão o endereço do hos-pital mais próximo se viajar para uma cidade de veraneio.

4 Sábado | 13 de dezembro de 2014

Devem ser tomadas diversas precauções em relação a piscina, principalmente se houverem crianças

REPRODUÇÃO

Fonte: portalvital.com

Cuidados que você deve ter em relação à piscina

Verão é sinônimo de pis-cina, que deixa as férias ainda mais alegres. Mas

a diversão só será completa se você e sua família não descui-darem da segurança, tanto em casa como no clube.

A estrutura e, sobretudo, as atitudes das pessoas podem evitar – ou não – um grave aci-dente. Basta ficar atento.

O tema é ainda mais impor-tante se levarmos em conta que o Brasil não possui regras bem definidas para a construção, a manutenção e o uso desse es-paço de lazer. Não existe uma legislação nacional que esta-beleça normas específicas. E o pior é que mais da metade das mortes por afogamento de crianças, na faixa de 1 a 9 anos, acontece nesses ambientes.

Como é praticamente im-possível não cair na tenta-ção de se refrescar, veja di-cas dos especialistas.

O que reparar

• Muita atenção com azule-

jos rachados ou quebrados, e suas pontas cortantes. Se es-tiverem em bom estado, mas escorregadios (ou a água apre-sentar coloração esverdeada), é sinal de que a limpeza não está sendo bem feita.

• Note se os ralos têm gra-des de proteção. Sem elas, cresce o risco de sucção de cabelos, de braços e de pés. De qualquer forma, mantenha uma distância segura.

• Se sentir cheiro de cloro muito forte ou ardor nos olhos e mucosas a cada mergulho, fique atenta: essas são indica-ções de que o produto foi apli-cado em excesso.

• O ideal é que exista uma escada auxiliar – além da prin-cipal – para facilitar a saí-da dos banhistas em caso de emergência. Cheque se elas estão em boas condições, sem trincas ou fendas.

• Confira se a casa de má-quinas está trancada.

Erros mais comuns

e perigosos

• Copos e pratos de vidro ou de cerâmica nas bordas estão proibidos. Se alguém quebrar um desses objetos, os cacos poderão se acumular no fundo e será pre-ciso interromper a diversão.

• Equipamentos eletrônicos próximos aumentam as possibili-dades de choques elétricos.

• Nunca corra para evitar tombos e quedas.

• Se for mergulhar, não beba.• Jamais pule de cabeça em

locais rasos ou sem indicação de profundidade.

• Brincadeiras violentas ou de montar são perigosas e inva-riavelmente acabam mal, com pessoas feridas ou até afogadas.

• Se não souber nadar, evite boias como objeto de segurança, pois elas podem virar, esvaziar ou até mesmo furar. A melhor esco-lha é o colete salva-vidas. Não tenha vergonha de usar.

• Saia imediatamente da água se perceber que há raios onde está.

• Questione a falta de profissionais de salvamen-to – guarda-vidas – em par-ques aquáticos ou clubes. A orientação é de que haja um guarda-vidas para cada 350 m² de área, pelo menos. O ideal é que estejam disponí-veis flutuadores de resgate e um cilindro de oxigênio, entre outros equipamentos de segurança.

Proteja as crianças • Não descuide: a melhor

maneira de evitar afogamen-tos é supervisionar constante-mente a criançada à distância de um braço.

• Depois do primeiro ano, já é possível ensinar o bebê a nadar.

• Cerque a piscina com uma grade de, pelo menos, 1,20 m de altura (com bar-ras verticais separadas por 12 cm de distância, no má-ximo), cuja base não esteja mais do que 8 cm acima do chão. Já o acesso precisa ter um sistema de autotrava-mento que dificulte a aber-tura pelos pequenos.

• Não deixe brinquedos no fundo ou flutuando, para que não chamem a atenção dos pequenos enquanto um adulto estiver por perto.

5Sábado | 13 de dezembro de 2014

REPRODUÇÃO

Artigo | Saúde

Sintomas e cuidados com o Alzheimer

Deve-se buscar alternativas para novas adaptações em que seu ente querido se sinta amado, querido, desejado, mesmo vivendo um momento diferente da vida

Com o aumento substan-cial da expectativa de vida da população mun-

dial verificado nas ultimas décadas, a doença de Alzhei-mer (Alois Alzheimer, neuro-logista alemão que primeiro descreveu essa patologia) se tornou um sério e importante problema de saúde individu-al e coletiva, em decorrência da significativa incapacidade que acarreta aos pacientes, das influências sobre os fa-miliares e cuidadores, além dos custos diretos e indire-tos que ocasiona. A doença de Alzheimer é a causa mais comum de demência em indi-víduos com mais de 60 anos.

O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que pro-voca o declínio das funções intelectuais, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social e interferin-do no comportamento e na personalidade. De início, o paciente começa a perder sua memória mais recente. Pode até lembrar com pre-cisão acontecimentos de anos atrás, mas esquecer que acabou de realizar uma refeição. Com a evolução do quadro, o Alzheimer causa grande impacto no cotidiano da pessoa e afeta a capaci-dade de aprendizado, aten-ção, orientação, compreen-são e linguagem. A pessoa fica cada vez mais depen-dente da ajuda dos outros, até mesmo para rotinas bá-sicas, como a higiene pesso-al e a alimentação.

Isso ocorre pela morte de células cerebrais. Quando diagnosticada no início, é possível retardar o seu avan-ço e ter mais controle sobre os sintomas, garantindo me-lhor qualidade de vida ao paciente e à família.

No Brasil, existem cer-ca de 15 milhões de pesso-as com mais de 60 anos de idade. Seis por cento delas sofrem do Mal de Alzheimer, segundo dados da Associa-ção Brasileira de Alzheimer (Abraz). Em todo o mundo, 15 milhões de pessoas têm Alzheimer, doença incurá-vel acompanhada de graves transtornos às vítimas.

Mesmo com uma aparência saudável, os portadores do Mal de Alzheimer precisam de as-sistência ao longo das 24 horas do dia. Devido a isso, muitos optam por colocar o paciente em instituições , como lar de

Idosos, pois na correria do dia a dia os familiares não dispõe de tempo e muitas vezes nem de conhecimento para lida-rem com o problema. Já nes-ses lugares existem pessoas preparadas para lidar com os sintomas, sem contar com ati-vidades que retardem o pro-cesso e estimulem o convívio na sociedade.

No Lar de Idosos Giorni Felice são oferecidos espe-cialidades como serviço de enfermagem 24 horas por dia; fisioterapeuta, nutri-cionista, terapia ocupacio-nal, assistência médica e o mais importante, que é pro-porcionar bem estar ao pa-ciente e tranquilidade aos familiares. O Giorni Felice está localizado na rua, Ca-milo Leindecker, 110, Bairro São Bento. O telefone para mais informações é o (54) 2621-3443.

Enfermeira Sócia do Lar

de Idosos Giorni Felice

Fone: (54) 2621-3443

Alexandra Menin

Evitar a má circulação é simples e possível Fique de olho e cuide

da sua postura

Fonte: tuasaude.com

Fonte: portalvital.com

A má postura causa fortes dores nas costas, previna-se e evite esse incômodo

Deitar com as pernas elevadas pode ajudar a amenizar o problema

Enquanto você começa a ler esta matéria, obser-ve como está seu corpo.

Se estiver caído para um lado ou para a frente, endireite-se já! Esse cuidado pode evitar dores nas costas, uma quei-xa infelizmente comum. Para ter uma ideia, segundo a Or-ganização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% das pes-soas sentem dor na parte bai-xa da coluna, conhecida como lombalgia. A boa notícia é que na maioria dos casos este in-cômodo pode ser evitado. Para isso, basta ficar atento à sua postura ao realizar as di-versas tarefas cotidianas!

As posturas corretas

Amarrar o tênis: sente-se e traga a perna até você. O mes-mo vale para vestir as meias.

Falar ao telefone: não apoie o aparelho sobre o pes-coço e o ombro, para evitar forçar a musculatura. Se pre-cisar manter as mãos livres, use fone com microfone.

Dormir: a melhor posição é de lado, com os dois joelhos semidobrados, e um traves-seiro entre eles. Se você pre-fere dormir de barriga para cima, coloque um travessei-ro abaixo dos joelhos e outro para apoiar a cabeça. Evite dormir de barriga para baixo, pois esta posição pressiona exageradamente sua coluna. E atenção: escolha com cui-dado seu travesseiro e col-chão, para que tenham resis-tência e altura adequada.

Pegar um objeto no chão: ao se abaixar, flexione o joe-lho e o quadril sem dobrar a coluna e contraia os múscu-los abdominais. Evite pegar objetos com peso excessivo. Se necessário, peça ajuda a outra pessoa.

Lavar louça: mantenha a coluna ereta, e apoie um dos pés sobre um pequeno apoio. Se a tarefa for prolongada, al-terne os pés.

Carregar mochila: coloque as alças nos dois ombros e tome cuidado com o excesso de peso. As crianças devem carregar no máximo 10% do seu peso corporal.

Segurar o bebê no colo: procure sentar-se, evitando períodos de mais de 10 minu-tos em pé. Nesse caso, con-

Um ótimo tratamento na-tural para a má circulação sanguínea nas pernas é evi-tar ficar muito tempo sen-tado ou de pé numa mesma posição. Além disso, manter os pés elevados, quando se está sentado ou deitado, é uma ótima forma de melho-rar a circulação nas pernas.

Quem trabalha muito tempo sentado tende a fi-car com as pernas inchadas e tem maior propensão ao desenvolvimento de varizes, especialmente atrás dos jo-elhos e, para evitar este problema, pode-se colocar alguns livro empilhados em-baixo dos pés, para evitar o acumulo de líquido nos membros inferiores.

Remédios caseiros para má circulação

Alguns exemplos de remé-dios caseiros indicados no combate à má circulação são:

• Castanha da índia• Beterraba

FOTOS REPRO

DUÇÃO

6 Sábado | 13 de dezembro de 2014

• Laranja• Toranja ( laranja verme-

lha)• Carqueja ( planta brasi-

leira usada com fins medici-nais)

Sempre que possível, estes alimentos devem ser ingeridos na sua forma natural, seja em forma de chá ou de suco.

Recomenda-se, ainda, le-vantar-se a cada 2 horas e dar uma caminhada de, pelo me-nos, 5 minutos, seja para ir ao banheiro ou para beber um copo d’água. Assim, há um estímulo nas pernas e a circulação sanguí-nea melhora, evitando os sinto-mas de má circulação, como os pés inchados, por exemplo.

Ao deitar-se, deve-se co-locar uma almofada alta sob os pés, para mantê-los mais elevados que o resto do cor-po. Outra dica importante é praticar algum tipo de ativi-dade física com regularida-de, que dure, pelo menos, 1 hora, 3 vezes por semana.

traia o abdômen e deixe a bacia levemente para frente, para manter a coluna reta.

Dirigir: não coloque o banco muito distante ou próximo dos pedais para evitar braços esti-cados ou flexionados demais. Já a inclinação do encosto deve estar a 110º, ou seja, le-vemente para trás.

Assistir TV no sofá: evite se deitar, já que o sofá não tem adaptações ergonômicas para essa posição, (seu braço costu-ma ser alto para se colocar a ca-beça). Apoie a região lombar no encosto e deixe seu quadril e jo-elhos flexionados cerca de 90°.

Sair da cama: não se levan-te para a frente. Vire de lado, apoie as mãos e os cotovelos no colchão e use os braços para erguer a coluna e impul-sionar o corpo fora da cama.

Trabalhar no escritório: man-tenha a cadeira a uma altura que permita a flexão de 90° do quadril e do joelho, e apoie a região lombar no encosto. Apoie os antebraços confortavelmente na cadeira ou na mesa. Os pés devem estar totalmente apoia-

dos no chão, enquanto a tela do computador precisa ficar na altura dos olhos para o pescoço permanecer em uma posição confortável. Se possível, dê uma pausa e faça alguns exer-cícios da ginástica laboral para alongar a musculatura.

Prevenção é tudo Você costuma sentir dores

nas costas? Se a resposta é não, aí vai um conselho importantís-simo: comece a se exercitar! Atividades físicas são essenciais para prevenir problemas no fu-turo. Isso porque elas fortale-cem e alongam a musculatura ao redor da coluna, além aju-darem a manter a flexibilidade das vértebras. Então, comece a se mexer agora mesmo! Qual a atividade física que você mais gosta? Dança? Ou curte as ar-tes marciais, como taekwondo, karatê e judô? As academias contam, também, com diversas modalidades para quem gosta de suar a camisa e se divertir.

O sabor e os benefícios da pimenta

Quem não gosta de pimen-ta tem um argumento muito forte para evitá-la: ela arde na boca e toma conta do sa-bor dos pratos. O que poucas pessoas sabem é que este ali-mento faz bem à saúde, pois auxilia a digestão e ajuda no controle do colesterol e do diabetes, além de estimu-lar a circulação, combater a depressão e ainda ter efeito anti-inflamatório, segundo pesquisas científicas. Também possui betacaroteno, antio-xidante fundamental para a saúde dos olhos.

É uma ótima fonte de an-tioxidantes carotenoides e vi-tamina C. Por isso, tem rela-ção também com a prevenção do envelhecimento precoce e a proteção contra câncer. A capsaicina, por sua vez, ace-lera o metabolismo, favore-cendo o emagrecimento.

O segredo para aproveitar todos estes benefícios – e não “queimar a língua” – é a mo-deração. Como tempero para as refeições, a pimenta é ino-fensiva. O ideal é consumir, no máximo, uma colher de café por dia, sem as sementes, para Fonte: portalvital.com

Fonte: bolsademulher.com

Fique longe dos alimentos que engordam a barriga

Esses alimentos são famosos por acumularem gordura principalmente na parte abdominal

FOTOS REPRO

DUÇÃO

7Sábado | 13 de dezembro de 2014

Eles podem ser difíceis de resistir, mas a eliminação de alguns alimentos do car-

dápio pode ser recompensadora: além de enxugar a gordura, a saúde também sai ganhando. Ri-cos em gorduras, açúcares e ou-tros ingredientes prejudiciais ao bom funcionamento do organis-mo, algumas comidas e bebidas são inimigas de qualquer dieta.

Pão branco

Na composição desse ali-mento estão presentes alguns dos grandes vilões do ema-grecimento: açúcar refinado, conservantes e sódio. Juntos, esses ingredientes ajudam a deixar o metabolismo lento, favorecendo a concentração de gordura e elevação dos ní-veis glicêmicos, que além de engordarem, podem propiciar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes. Para quem não dispensa esse alimento no cardápio, a dica é trocar pela versão integral, que é benéfica para a saúde.

Massa

A farinha branca, dos prin-cipais ingredientes das massas pode ser um risco para a saú-de: pobre em nutrientes e com alto índice glicêmico, a massa é um alimento que engorda mui-to e pode favorecer o desen-volvimento de doenças como diabetes. Além disso, os acom-panhamentos que geralmente

estão nas massas, como molhos e queijos, também ajudam a aumentar os pneuzinhos.

Bebida alcoólica

Além de prejudicar órgãos essenciais, o álcool também é um grande inimigo da dieta. Ele é um macronutriente, ou seja, fornece energia, que é dada em forma de calorias. Só para se ter uma ideia, a ingestão de uma lata de cerveja de 350ml equiva-le ao consumo de 25g de bacon.

Refrigerante

Sem qualquer tipo de valor nutricional, os refrigerantes são alguns dos piores inimigos da barriga sarada e, principalmen-

te, da saúde. Cheios de açúcar e conservantes, essas bebidas são capazes até mesmo de aumen-tar a sensação de fome. Além disso, são grandes responsáveis pela formação da celulite.

Fritura

Segundo pesquisa realizada, um dos alimentos mais associa-dos ao ganho de peso é a bata-ta frita. E além dela, qualquer outro tipo de fritura engorda. Isso acontece porque o aqueci-mento do óleo provoca reações químicas que o transformam em gordura saturada – principal componente do colesterol alto e das doenças cardiovasculares.

dar gosto a carnes, frango, pei-xes, saladas, massas ou risotos. A branca ou do reino moída, por exemplo, podem ser adiciona-das ao final das preparações.

E tanto faz usar in natura ou de conservas, contanto que não seja um molho de pimenta com conservantes, sal e realçadores de sabor, pois este produto re-duz a ação benéfica.

Vantagens de cada tipo A preta tem piperina, subs-

tância com efeito anti-infla-matório que atua em dores, principalmente se associada à curcumina, da curcuma. No caso da vermelha, a capsaici-na acelera o ciclo metabólico. A que tem maior concentração dessa substância, no entanto, é a malagueta.

E se você dispensa a ardên-cia, não se preocupe. A pimen-ta biquinho e a doce têm os mesmos nutrientes das outras, sem incomodar na boca. Outra dica para reduzir o poder das demais é retirar as sementes antes de comê-las.

8 Sábado | 13 de dezembro de 2014

Saia do sedentarismo e divirta-se

Fonte: portalvital.com

FOTOS REPRO

DUÇÃO

Fazer exercícios físicos em uma academia não é só levantar pesos ou

ficar diante de uma televi-são pedalando até o corpo não aguentar mais. Se você desanima ao pensar nestas e em outras atividades mais comuns, saiba que existem novidades para você se mo-vimentar com prazer, dan-çando ou descobrindo os se-gredos das artes marciais.

Antes de começar O primeiro passo é se cer-

tificar de que você pode iniciar uma rotina de condi-cionamento – consulte o seu médico e não deixe de fazer o exame prévio exigido pe-las academias – e contar com a orientação e o suporte de um profissional especiali-zado. Além disso, a maioria dos estabelecimentos ofe-rece aulas experimentais, o que também facilita a esco-lha do quê fazer.

O importante é se familia-rizar com a atividade e evi-tar lesões. Comece com três vezes por semana, por exem-plo, e aumente de acordo com o seu ritmo, descansan-do um ou dois dias na semana porque é muito importante.

Não faltam alternativas para você malhar e ainda se divertir enquanto cuida da saúde e do corpo.

Zumba A zumba é uma dança que

mistura ginástica, ritmos la-tinos, como merengue e sal-sa, movimentos aeróbicos e até axé. Além de divertida,

desenvolve a coordenação, a agilidade e o condiciona-mento físico. Quem pode fa-zer: pessoas que gostam de socializar, de descontrair e que desejam emagrecer.

Ginástica funcional A ginástica funcional agre-

ga ao seu treino movimentos do cotidiano, como levantar da cama, ir ao banheiro, tro-car de roupa, dirigir, traba-lhar, comer etc. Favorece o equilíbrio, a força, a agili-dade, a flexibilidade e a re-sistência, assim como forta-lece, melhora a postura, dá condicionamento e aumenta a coordenação e a consciên-cia corporal. Quem pode fa-zer: todas as pessoas.

Crossfit

O Crossfit é uma versão

mais intensa do treinamento funcional, baseada em mo-vimentos do levantamento e ginástica olímpica e da cor-rida. Tem como vantagens o resultado rápido de força, agilidade e definição do cor-po. Quem pode fazer: to-dos que tenham experiência com outras atividades e que não sintam dificuldade com exercícios mais intensos.

Ballet fitness

Nessa modalidade, a aula

que mescla ballet clássico com exercícios do treina-mento funcional e do pila-tes. Usa a técnica da dan-ça de forma mais branda, combinada a essas outras modalidades, para alongar

e melhorar a postura, além de fortalecer a musculatura. Quem pode fazer: desde bai-larinas até quem nunca colo-cou uma sapatilha.

Total barre

É uma mistura de pilates

com música, utilizando as barras das aulas de ballet. A sessão tem, normalmente, uma hora de duração e mis-tura exercícios aeróbicos, de força e alongamento. As van-tagens são várias, desde for-talecer, alongar, melhorar a postura, desenvolver a cons-ciência corporal e aumentar a sensação de bem-estar. Quem pode fazer: pessoas em busca de uma forma mais dinâmica de se exercitar.

Circuito aquático

Ciclo na piscina com dife-rentes modalidades e exercí-cios reunidos, como bicicleta, step e abdominal. Aumenta a frequência cardíaca sem o es-forço de esportes de impacto.

O exercício incrementa a re-sistência muscular, a força e o condicionamento. Quem pode fazer: por não ter impacto, é uma ótima recomendação para pessoas com problemas de coluna e joelhos.

Muay thai

É uma arte marcial que, na

academia, dá origem a trei-nos com exercícios de luta. Ideal para liberar energia, diminuir o estresse e quei-mar calorias. Em uma hora, você queima de 800 a 1.000 calorias. O muhay thai é in-dicado para a perda de peso e ganho de condicionamento.

Pole dance

É uma dança com o supor-

te de uma barra de ferro ver-tical que enrijece a muscula-tura e reduz a gordura, com perda é de 350 a 400 calorias por hora. Tonifica bíceps, abdome, glúteos e múscu-los da região pélvica, além

de aumentar o equilíbrio, a resistência e a qualidade da respiração. Quem pode fa-zer: qualquer pessoa partir dos 15 anos que não tenha labirintite, hérnia de disco ou problemas na coluna.

TRX O que é: A sigla vem de

Total-body Resistance eXer-cise e envolve uma faixa no formato de “Y” presa a uma parede fixa. O corpo traba-lha em suspensão, motivo pelo qual é chamado de trei-no em suspensão no Brasil. Como apenas o seu corpo é sua resistência, você define o grau de dificuldade. Exige força e coordenação moto-ra, apesar da simplicidade da técnica. A modalidade traz como vantagem a cor-reção da postura, fortaleci-mento da coluna e melhora no equilíbrio. Quem pode fazer: praticantes interessa-dos em manter a forma sem maiores impactos.

O crossfit é uma modalidade com exercícios mais intensos, envolvendo várias áreas corporais e cerebrais, melhorando vários aspectos

Ótimo tanto para mulheres quanto para homens, o ballet fit trabalha toda a musculatura