13/09/2014 - saude - edição 3.062

8
Bento Gonçalves :: Sábado :: 13 de setembro de 2014 FOTOS REPRODUÇÃO Entenda sobre a criolipólise e a gordura localizada Celulite, gordura localizada e flacidez são os desvios estéticos que as pessoas mais se queixam na troca de estação Página 5 Cirurgia plástica periodontal Página 4 Consiste em procedimentos cirúrgicos delicados para o reestabelecimento do contorno gengival

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 03-Apr-2016

241 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

13/09/2014 - Saude - Edição 3.062 - Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

Page 1: 13/09/2014 - Saude - Edição 3.062

Bento Gonçalves :: Sábado :: 13 de setembro de 2014

FOTOS REPRO

DUÇÃO

Entenda sobre a criolipólise e a gordura localizadaCelulite, gordura localizada e flacidez são os desvios estéticos que as pessoas mais se queixam na troca de estação

Página 5

Cirurgia plástica periodontal

Página 4

Consiste em procedimentos cirúrgicos delicados para o reestabelecimento do contorno gengival

Page 2: 13/09/2014 - Saude - Edição 3.062

2 Sábado | 13 de setembro de 2014

A música é a arte da com-binação de sons e ritmos harmônicos e melódicos,

seguindo uma pré-organização ao longo do tempo. É conheci-da como prática pré-histórica, provavelmente decorrente dos sons da natureza, sendo aper-feiçoada ao longo do tempo de acordo com a prática natural humana. É característica pecu-liar, visto que cada civilização possui seus diferenciais. Den-tre as várias utilidades da mú-sica, tem-se o efeito terapêuti-co, também utilizado desde os primórdios e documentado em diferentes períodos. Vários be-nefícios foram registrados em diferentes culturas.

O interesse da música sobre a saúde começou a surgir a par-tir do século XXI, especialmen-te sobre o controle e redução da dor. Além disso, a importân-cia da interação entre paciente e música auxilia na promoção da saúde através de experiên-cias musicais. Há, então, a re-dução da dor e da necessidade de anestésicos. Foi encontrada, também, a redução da ansieda-de, especialmente presente em pacientes hospitalizados. Sons ritmados e harmônicos podem aliviar dores físicas e emocio-nais, além de agir em parâme-tros hemodinâmicos.

No estudo realizado, foi encontrada a minimização dos distúrbios cardíacos em repouso, relaxamento mus-cular e benefícios no sono. É importante salientar que se adequou a música ao gosto do indivíduo. Constatou-se, tam-bém, a necessidade de mais estudos com o foco no ritmo, tempo, harmonia e timbre; a fim de concluir-se exatamen-te as alterações que cada um traz durante a terapia.

A música foi usada em mães lactantes na unidade de te-rapia intensiva, sendo sub-metidas a três sessões por semana com duração de 1h. A preferência da música é de ninar, com tom mais baixo e um ritmo mais lento, visto que música clássica pode ser ina-dequada por gerar um estado de alerta. A expressão verbal, expressão musical, canções de ninar, relaxamento e encer-ramento foram empregados,

O estado psicológico da pessoa pode ser expressado através da música, como ouvir músicas mais calmas quando se está triste, por exemplo

REPRODUÇÃO

Fonte: portaleducacao.com.br

Os benefícios da musicoterapiaresultando no aumento do aleitamento materno. Esses resultados foram observados até 60 dias após o término da terapia. Além disso, os bene-fícios maternos se estenderam à redução da ansiedade, mos-trando-se mais eficaz quando associada ao contato com o fi-lho. As lactantes, por sua vez, apresentaram ganho de peso, redução dos comportamentos de estresse e do tempo de hospitalização, níveis eleva-dos de oxigênio por curtos pe-ríodos de tempo.

Diferentes métodos de mu-sicoterapia foram empregados, sendo eles música gravada, música ao vivo, uso de instru-mentos, voz feminina terapeu-ta e voz materna. Através da música ao vivo feminina com o uso de harpa, foi possível ob-servar redução na frequência cardíaca e redução da ansie-dade em lactentes prematuros estáveis. É importante salien-tar que o lactente é inábil para diferenciar música de barulho ambiente dos 9 aos 12 meses e que o reconhecimento da voz da mãe tem início antes dos 24 meses. Não há registro de pesquisas que envolvam sons produzidos por brinquedos e rádios, no entanto sabe-se que possuem som superior ao con-siderado inofensivo à audição humana. Constatou-se, tam-bém, que o cantar da mãe, especialmente simultâneo a outros estímulos como o conta-to com a pele, é uma maneira mais eficaz de promover o re-laxamento para os bebês.

Uma pesquisa norte-ame-ricana realizada em 2006 constatou que 72% das UTIs neonatais já adotaram a mu-sicoterapia para bebês prema-turos. Nos estudos realizados até o presente momento, a música conferiu tranquilidade aos pais e à equipe da saúde, não trazendo malefícios ou quaisquer contraindicações.

A ansiedade é um fator que pode frequentemente alterar os parâmetros cardiovascu-lares, podendo agravar a dor no pós-operatório. Para seu dimensionamento há a Escala de Ansiedade. Nesses casos, são administrados ansiolíticos, especialmente benzodiazepí-

nicos; tem-se efeitos colate-rais como agitação, hiperati-vidade e amnésia prolongada. Teve como objetivo a análise da terapia musical como efei-to anestésico e foi realizado com fones de ouvido conec-tados a CD players, sendo a seleção das músicas realizada por terapeutas musicais. Para a finalidade de anestesia, foi empregada música relaxante, excluindo a música lírica e as que possuem elevada ampli-tude dinâmica em virtude de serem hiperativadoras.

Constatou-se redução no consumo de drogas para seda-ção pré-anestésica e redução da resposta ao estresse em pacientes ambulatoriais no in-traoperatório. Portanto, a mu-sicoterapia mostrou-se tão efi-caz quanto benzodiazepínicos para controle de ansiedade. Esse estudo mostrou a grande importância da implementa-ção de programas de terapia através da música por anes-tesiologistas, com ênfase em pacientes ambulatoriais. É in-teressante, também, a implan-tação em salas cirúrgicas para os próprios médicos e demais terapeutas se beneficiarem.

A musicoterapia também mostrou-se eficiente quando implementada em pronto-so-

corro adulto de médio porte. A partir da aplicação de música erudita, 78% percebeu altera-ções no ambiente de trabalho com a presença de música e 41% acreditou haver melhora individual no desempenho de cada profissional, ajudando em sua organização.

Seu uso também foi pesqui-sado em pacientes em coma, tanto fisiológico como induzi-do. O coma é caracterizado por perda total ou parcial da consciência, sendo decorren-te geralmente de lesões cere-brais, intoxicação, problemas metabólicos ou endócrinos. Até o presente momento não é possível saber detalhada-mente sobre a percepção auditiva e o que acontece no cérebro de pessoas em coma. Entretanto, sabe-se que a au-dição é o último sentido a ser perdido. Por isso, é necessá-ria cautela com o que é dito à beira do leito.

Foi realizada uma pesquisa utilizando o ambiente sonoro com pacientes em coma, sub-metendo-os a 3 sessões diárias. A expressão facial antes do iní-cio de cada intervenção foi ob-servada e anotada. Ao final de cada uma, a expressão foi fil-mada para posterior visualiza-ção e comparação. A escolha da

música ocorreu de acordo com o paciente, faixa etária, nível so-cial e origem etnológica. Prefe-rencialmente escolheu-se músi-cas relacionadas a um momento significativo na vida do pacien-te, personalidade, experiências relevantes e positivas antes do coma; sendo elas as mais efi-cazes durante a terapia. Exem-plos de reações positivas ob-servadas foram o aumento das frequências cardíaca e respira-tória, rubor na face e reações comportamentais. Mudanças na respiração também ocorreram, assim como movimento motor fino, abrir e fechar das mãos e rotação cervical. Quando o te-rapeuta começou a cantar ocor-reu aumento da frequência car-díaca, talvez pela tentativa de orientação e reconhecimento do estímulo. Durante o estudo também foi possível observar a relação do paciente com os fa-miliares, assim como entrar em contato direta ou indiretamen-te com a história particular de cada um deles.

Apesar de serem necessá-rias mais pesquisas a respeito da musicoterapia, são incon-testáveis os benefícios que traz tanto ao paciente quanto à equipe profissional.

Page 3: 13/09/2014 - Saude - Edição 3.062

3Sábado | 13 de setembro de 2014

Os ótimos efeitos do própolis no corpo

Os diferentes modos de aprendizagem das crianças

FOTOS REPRO

DUÇÃO

O própolis deve ser usado periodicamente, pois o corpo pode ficar tolerante aos efeitos

Os pais devem perceber logo cedo qual é o modo de aprendizagem dos filhos

Na sala de aula, o pro-fessor fala, explica, dá exemplos e o seu pe-

queno não entende? Calma, de repente ele é do tipo que aprende mais brincando do que ouvindo... Seja para ler, escrever, praticar um exer-cício físico, participar de um jogo, seja para execu-tar um trabalho inusitado, ao conhecermos algo usamos uma estratégia pessoal para registrar a novidade. E isso acontece da infância à fase adulta. Para algumas pessoas, basta escutar com atenção, para outras, é preciso visuali-zar imagens. E ainda há quem precise colocar em prática tudo aquilo que viu e ouviu.

Todo mundo possui esses três sistemas, entretanto, um deles é predominante. Independentemente da for-ma de absorção, as crianças e os adolescentes também aprendem por imitação, por isso os hábitos familiares funcionam como exemplos importantes e, portanto, de-vem ser saudáveis.

Auditivo

A criança se identifica muito com sons e gosta de ouvir com atenção e em si-lêncio o que outras pessoas estão falando. Ao processar a informação que está ouvin-do, ela tende a ficar com os olhos fixos e é nítido perce-ber que os seus pensamentos não param.

Utilize músicas didáti-cas, converse sobre algo que queira ensinar e leia histórias para que o seu filho apren-da um novo vocabulário, por exemplo. Também vale ditar textos para ele escrever ou colocar CDs educativos para ele ouvir e depois repetir. Em casa, leia com a criança quais são os deveres e os di-reitos de cada um. Uma boa técnica é fazer o seu filho

O fato de o própolis oferecer tantos benefícios não significa usar o extrato, a forma mais consumida por aqui, como se fosse água. Ingerir 15 gotas em jejum já seria suficiente para fortalecer o sistema imu-ne. Deve-se recorrer ao produ-to por um curto prazo, pois o uso contínuo e exagerado faz com que o organismo fique to-lerante às substâncias e elas deixem de agir direito.

Recomenda-se, ainda, veri-ficar cuidadosamente a emba-lagem do extrato ou do spray e procurar selos de agências regulatórias. Também vale ob-servar a presença de álcool na formulação, já que nem todo mundo pode ingeri-lo.

Protege os dentes

Até as bactérias da boca saem perdendo com o produto das abelhas. Os responsáveis são os chamados compostos fenólicos, substâncias que, no corpo, es-tão por trás dos benefícios do própolis. Eles contribuem para a integridade do esmalte dentário e ajudam a prevenir cáries e a doença periodontal. Não à toa, já existem empresas incluindo o ingrediente na receita de seus cremes dentais.

Fonte: mdemulher.abril.com.br

Fonte: mdemulher.abril.com.br

ler em voz alta o que deve ser memorizado ou conversar com os amigos sobre os con-teúdos da sala de aula.

Evite ruídos no ambiente, que atrapalham a escuta, e estímulos auditivos rápidos, que não são convertidos em aprendizado por esse perfl.

Visual

O seu filho tem mania de observar e identificar cores, desenhos, imagens? Então ele tem memória fotográfi-ca. Esse tipo de aluno pre-fere aprender lendo textos e vendo gráficos, diagramas, fórmulas..., pois lembra fa-cilmente de situações ou in-formações a partir das ima-gens. Ele costuma recordar melhor as informações quan-do as lê silenciosamente.

Ajude o seu filho procu-rando recursos visuais sobre as matérias estudadas. Esti-mule-o a construir imagens mentais dos conteúdos que estiver estudando, ou sugira que ele desenhe o que aca-bou de aprender. Deixe sem-pre à mão livros e revistas e recomende a leitura para fa-cilitar o aprendizado.

Evite o exagero de estímulos

visuais, pois uma grande quanti-dade de informações recebidas acaba provocando distração.

Colocando em prática

O importante para ele é usar a expressão corporal. Ele prefere atividades prá-ticas na hora de aprender, gosta de se mover, de to-car... Enquanto escuta uma explicação, é comum olhar para baixo, como se estives-se distraído. Gosta de espor-tes, dança, construção ou destruição (sim, se o seu fi-lho desmonta brinquedos ou aparelhos para ver como fun-cionam, ele tem esse perfil).

Sugira uma experiência relacionada ao que foi ensi-nado, como plantar uma se-mente para entender a inse-minação. Como a experiência motora é essencial, faça o seu flho mudar de posição quando estiver lendo e indique livros com orientação de tarefas.

Evite estímulos visuais e auditivos conflitantes, pois distraem. Se a criança se sen-tir “amarrada”, ficará limita-da e perderá a vontade de as-similar o conteúdo ensinado.

Combate amidalites

Infecções nas vias aéreas superiores, caso da amidali-te, costumam ser provocadas por bactérias chamadas gram--positivas. E experimentos demonstram que o própolis tem uma atividade antibac-teriana mais pronunciada em micro-organismos desse tipo. Ele inclusive amplificaria a resposta dos antibióticos.

Fortalece a imunidade

Têm-se observado a parti-cipação do própolis em prol do sistema imunológico. Suas substâncias promovem maior ativação das células de defe-sa, favorecendo o reconhe-cimento e a destruição dos micróbios, o que previne os surtos de algumas epidemias.

Acaba com a acne

Além do aroma agradável, o própolis pode liberar na pele substâncias de ação antibac-teriana. Daí por que especia-listas chegam a recomendar seu sabonete a pessoas que sofrem com a acne.

Page 4: 13/09/2014 - Saude - Edição 3.062

4 Sábado | 13 de setembro de 2014

Evite sempre misturar remédios e bebidas alcólicas, para evitar complicações

Evite combinar álcool e remédios

Fonte: saude.ig.com.br

Se os medicamentos ven-didos nas prateleiras das far-mácias parecem mais seguros apenas porque não exigem receita médica, é bom ficar alerta: eles podem prejudicar o corpo quando o consumo de álcool – mesmo que moderado – é adicionado ao tratamento.

Foram listados cinco re-médios e os efeitos adversos de misturá-los ao álcool:

• Anti-inflamatórios não-es-teróides podem levar a san-gramentos gastrointestinais se o consumo de álcool supera duas doses por semana.

• Acetaminofeno pode cau-sar danos sérios ao fígado caso seja ingerido com álcool.

• Algumas marcas de anti--histamínicos vendidas sem prescrição médica podem gerar lentidão e sonolência caso misturadas a um ino-cente drinque.

FOTOS REPRO

DUÇÃO

Dr. Rafael Zanette

Cirurgião Bucomaxilofacial Clínica Dentalclin

3452-8921

Artigo | Saúde bucal

A cirurgia bucal atualmente tem muita preocupação com a estética

A preocupação estética na sociedade atual vem aumentando, e a odon-

tologia moderna não foge a regra. A cirurgia plástica pe-riodontal consiste em proce-dimentos cirúrgicos delicados para o restabelecimento do contorno gengival, em trata-mentos odontológicos estéti-cos. Basicamente temos duas alternativas para melhorar a estética do paciente através destes procedimentos.

O aumento de coroa clínica

Consiste no recontorno de gengiva e por vezes do osso ao redor dos dentes ante-riores nos casos onde há um excesso destes tecidos dando um aspecto de sorriso gengi-val (quando o paciente sorri mostra em excesso a gengi-va). É comum após a remo-ção do aparelho ortodôntico.

Conheça a cirurgia plástica periodontal

Os enxertos gengivais

Quando ocorrem retra-ções da gengiva em torno de dentes naturais ou implan-tes, causando sensibilidade ao ingerir liquidos frios ou quentes, defeitos estéticos e por vezes mostrando a to-nalidade cinza de implantes ou coroas de porcelana na margem da gengiva. A área de remoção do enxerto é o

próprio palato do paciente.A recuperação destes pro-

cedimentos cirúrgicos re-quer cuidados especiais e adequada medicação pós- operatória, sendo neces-sário em torno de dois dias de repouso e na maioria das vezes é mais confortável se compararmos com outras ci-rurgias bucais, como extra-ção de sisos e instalação de implantes, por exemplo.

• Quem tem o costume usar descongestionantes nasais e re-médios para tosse que contêm dextrometorfano, um supressor da tosse, devem evitar ao má-ximo o consumo de álcool, pois ele pode aumentar a sonolência.

• Misturado com suplementos a base de plantas medicinais, como erva de São João ou vale-riana o álcool pode potencializar sonolência e lentidão.

Page 5: 13/09/2014 - Saude - Edição 3.062

5Sábado | 13 de setembro de 2014

Artigo | Saúde

A Tínea Pedis é uma dermatofitose e se caracteriza por uma infecção

FOTOS REPRO

DUÇÃO

A Tínea Pedis é uma dermatofitose e se caracteriza por uma

infecção causada por fungos e utilizam a que-ratina como nutriente.

Sua manifestação é mais comum nos meses de verão. Sudação, umidade, os calçados fechados e o descuido com a higiene

constituem fatores que con-tribuem para a dermatite.

A contaminação pode-se dar diretamente de pessoa para pessoa ou na maioria da vezes ocorre em vestiá-rios públicos. Os indivídu-os entram em contato com o fungo causador ao andar com os pés descalços sobre o solo contaminado.

Em muitos casos a in-fecção estende-se por boa parte da superfície plantar. É realizado tratamento tó-pico, se necessário com de-bridamento local pelo pro-fissional da podologia.

Saiba o que é Tínea Pedis

PodólogaVISA 004

54. 3052.0552 / 9166.7280

Rejane Meassi

Artigo | Saúde

Celulite, gordura localizada e por consequência flaci-dez são os desvios estéticos

dos quais as pessoas mais se quei-xam na troca de estação. Exis-tem vários fatores que contri-buem para o surgimento dessas queixas, como: ganho de peso, sedentarismo, fumo e distúrbios hormonais. Nesses casos para um melhor resultado opta-se por unir recursos terapêuticos que estimulem colágeno, reduzam a compactação, número e dimen-são de células gordurosas, au-mentem o aporte sanguíneo local e auxiliem o sistema linfático.

Muito se fala a respeito das tecnologias para tratar esses desvios estéticos, e sempre sur-ge a mesma dúvida: qual é a melhor? O melhor recurso sem-pre será o que corresponde a ne-cessidade estabelecida pelo pa-ciente, ou seja, aqui vale aquela conhecida frase: cada caso é um caso. Por isso é de fundamental importância que o paciente se submeta a uma avaliação crite-riosa e específica antes de qual-quer procedimento.

Existem equipamentos já muito conhecidos e utilizados há bastante tempo, como é o caso do Manthus, Kavix, Carboxite-rapia e Radiofrequencia. Todos eles com tecnologias seguras e comprovadamente eficazes para gordura localizada, celuli-te, flacidez facial e corporal. A grande novidade pra esse ano, é uma tecnologia chamada Crio-lipólise, que consiste em um tratamento não invasivo seguro, indolor, rápido e eficiente para a quebra dos adipócitos e destrui-ção do tecido gorduroso.

Existem vários equipamentos que dizem realizar a Criolipóli-se, porém muitos deles não são seguros e nem Anvisa possuem, o que pode gerar uma série de transtornos pro paciente, desde a não eficácia terapêutica até queimaduras de pele.

O Cool Shaping é um apare-lho importado, testado por estu-dos e comprovadamente seguro, sua tecnologia integra Criolipó-lise dupla sob vácuo (ou seja,

Criolipólise x gordura localizada

podemos tratar 2 regiões numa mesma sessão) e LED Vermelho. O equipamento opera através de um pregueamento cutâneo (pin-çamento da pele na região a ser tratada) por vácuo e aplicação de temperaturas negativas con-troladas por 1 h. O resfriamento da pele é controlado segundo a segundo, garantindo a exatidão das temperaturas programadas. Além disso, de forma inovadora, foi introduzido o LED vermelho que promove a fotobiomodula-ção dos tecidos durante 1 h. Isso diminui o risco de hematomas, além de melhorar a qualidade da pele. O sistema foi especial-mente desenhado para proteger a superfície da pele dos danos causados pelo resfriamento. Em contra partida o tecido gordu-roso é duramente atingido pela cristalização dos adipócitos de-sencadeando toda a cascata de lesão e redução deste setor.

As células de gordura ao serem congeladas à tempe-raturas negativas passam a ser destruídas, pois o contato com a baixa temperatura, as células de gordura - chamadas de adipócitos - se rompem to-talmente. Em consequência, o corpo entende que elas não fazem mais parte do organis-mo e as expele naturalmente.

Indicações da Criolipólise

A Criolipólise não é um tra-tamento para sobrepeso ou obesidade. Ela é opção para pessoas que tenham gordura localizada em algumas regiões corporais, o famoso pneuzi-nho. De acordo com o fabri-cante, o procedimento elimi-na até mesmo aquela gordura incapaz de ser combatida com dieta e exercícios físicos.

Áreas de aplicação

A criolipólise pode ser feita em qualquer parte do corpo que se adapte bem as pontei-ras. Não é possível fazer no rosto, por exemplo, porque o aplicador não se encaixa, po-rém abdômen, flancos, glúteos, costas e culote, o encaixe acon-tece de maneira fácil.

Cuidados anteriores a Criolipólise

Não é necessária uma pre-paração específica para a Crio-lipólise, podendo ser feita em qualquer estação do ano, in-clusive no verão.

Resultados da Criolipólise

Uma ou duas sessões já são suficientes para trazer resul-tados. A partir do décimo dia a quebra de gordura já pode ser visível, mas o efeito máxi-mo acontece dois meses após a sessão. É possível medir a diferença na fita métrica, mas a melhor maneira de fazer a comparação é de fotografias de antes e depois, na mesma posição. Em uma única sessão, estudos científicos em Har-vard apontam redução de 25% a 30% da gordura localizada na região tratada. Mas claro, os resultados variam de pessoa para pessoa.

Caso haja a necessidade de repetir a sessão no mesmo local, isso deve ser feito após 2 meses da primeira aplicação. Não exis-tem sessões de manutenção, para manter o resultado obtido deve-se evitar o ganho de peso, através de hábitos saudáveis: dieta balanceada e pratica de atividade física.

O Cool Shaping é um aparelho importado, testado e comprovadamente seguro

Bruna De

Bacco

Fisioterapeuta Crefito: 149.787-F

3452-9676

Page 6: 13/09/2014 - Saude - Edição 3.062

6 Sábado | 13 de setembro de 2014

Médico

Dr. Cezar

de Moura

O caimento das roupas e a gordura localizada

A melhor forma de avaliar o resultado dos tratamentos de gordura localizada é pelo espelho e não pela balança

Atualmente, a evolução de um tratamento esté-tico alinhado com mais

saúde valoriza mais o caimento das roupas e o espelho do que simplesmente a balança, saiba que você pode melhorar sua estética corporal ou facial sem cortes, sem cicatriz e sem lhe afastar do trabalho. Veja, o que estamos chamando de gordura localizada, na realidade está refletindo um desconforto em relação ao aspecto visual de si próprio, imagem corporal é um todo e não se restringe a sim-plesmente aumento da barriga ou excesso de volume dos seios, por exemplo, pois a imagem de uma parte do corpo irá se re-fletir sempre no todo, gerando um desenho equilibrado ou não, o que pode ser visualizado pelo estado de caimento das roupas.

O que faz uma roupa ficar bem ou não em nosso corpo é o grau de equilíbrio de diferentes medidas antropométricas entre partes correlatas corporais, ou seja, você veste uma série de medidas da roupa, a qual irá se relacionar com as suas medi-das corporais onde o caimento da roupa dependerá do grau de equilíbrio de suas medidas corporais, quanto maior o equi-líbrio entre suas medidas cor-porais correlatas, melhor será o caimento da roupa no seu cor-po. Este ponto é importante de

REPRODUÇÃO

ser visto na consulta, como for-ma de você receber orientação devida em relação ao objetivo do tratamento.

Para estas situações, ficar buscando a simples redução de peso pode não ser suficiente, pois lembre: - emagrecimen-to é perda de gordura, apenas gordura e não perda de massa magra e água, associado a mais saúde, o que não implica em, necessariamente, perda de peso, pois você deve aumentar, também, o peso da massa ma-gra; Quando a perda de peso vier acompanhada de flacidez, essa sobra de pele poderá ge-rar alteração de medidas em locais indesejáveis, e flacidez tecidual estará dizendo que algo está errado no seu ema-grecimento (perda de massa magra), pois possivelmente está acompanhado de perda de tônus muscular, o que lhe reduzirá o metabolismo basal e, consequentemente, favore-cendo ao “efeito sanfona”.

Saiba que existem equipa-mentos liberados pela ANVISA capazes de tratar alterações de volume corporal em diferentes regiões corporais, e por volume corporal estou me referindo a excessos de gordura localizada, pele e alteração do tônus mus-cular, pois o conjunto destas alterações é o que você pode estar chamando de “gordura lo-calizada”, a qual está alterando o caimento das roupas. Costu-mo dizer que a melhor forma de avaliar o resultado dos tra-tamentos de gordura localizada é pelo espelho e pelo caimento das roupas e não pela balança.

À medida que o conjunto de suas medidas correlatas, an-tropometricamente falando, ganha maior equilíbrio, seu as-pecto visual e o caimento das roupas ficam mais vistosos, de modo que naturalmente você eleva a autoestima e o cuidado com a alimentação tende a vir de modo natural, deixando de ser aquele martírio ter de cui-dar da alimentação. Também não podemos esquecer que so-mos aquilo que pensamos ser, pois fazemos deste pensamento a nossa realidade, de modo que ao elevar a autoestima, todos os hormônios relacionados ao estresse tendem a reduzir, o que pode melhorar o equilíbrio de neurotransmissores e pode ajudar no tratamento de de-pressão e ansiedades.

Autoestima elevada é fun-damental no relacionamento social e familiar, pois ficamos mais autoconfiantes, o que fa-vorece nossa atuação em todos os sentidos, incluindo aqui a parte profissional.

Assim, antes de fazer uma li-poaspiração para tratar gordura localizada, sempre busque mais informações, pois gordura loca-lizada pode ser tratada sem cor-tes, sem cicatriz, sem lhe afas-tar do trabalho e sem os riscos inerentes a um procedimento ci-rúrgico. Para mais informações, busque um profissional que sai-ba ser, você, um ser-vivo, para o qual não basta ficar contando calorias, ou você acha que, para o seu corpo, 100 calorias de ce-noura é igual a 100 calorias de barra de cereal? Melhore sua au-toestima e seja feliz!

Page 7: 13/09/2014 - Saude - Edição 3.062

7Sábado | 13 de setembro de 2014

Cuidado, comer muito à noite engorda

Fonte: mdemulher.abril.com.br

Fonte: boasaude.com.br

Prefira alimentos mais leves à noite, além de não engordar, eles melhoram o sono

FOTOS REPRO

DUÇÃO

Sabe aquele ditado que diz que você deve “tomar café da manhã como um rei, almoçar como um príncipe e jantar como um mendigo”? Pesquisa-dores confirmaram que quem o segue está em menor risco para diabetes, hipertensão e doenças cardíacas.

Um estudo mostrou que pessoas cujo café da manhã era mais volumoso do que as demais refeições do dia eram mais propensas a perder peso e a diminuir a circunferência abdominal do que aqueles que consumem um jantar farto.

O estudo envolveu 93 mu-lheres obesas que foram ale-atoriamente designadas para um ou dos grupos de dietas, ambas com 1.400 calorias, ao longo de 12 semanas. O primeiro grupo consumiu 700 calorias no café da manhã, 500 no almoço e 200 no jan-tar. O segundo grupo comeu um café da manhã de 200 calorias, 500 calorias almo-ço e 700 calorias no jantar. As 700 calorias do café da manhã e jantar incluídos os mesmos alimentos.

São partículas formadas por células mortas que se descamam do couro

cabeludo quando o ritmo de renovação da pele está acele-rado. Com frequência, a cas-pa é uma das manifestações da dermatite seborreica, in-flamação da pele em áreas com maior concentração de glândulas sebáceas. Além do couro cabeludo, pode atingir sobrancelhas, maçã do rosto, orelhas e contorno do nariz, provocando ardor, coceira, vermelhidão, feridas e queda de cabelo.

Tem a ver com

falta de higiene? Isso é mito. A causa é gené-

tica, mas fatores hormonais, stress e mudança do clima po-dem desencadear e agravar a caspa, que não é contagiosa. Nessas condições, é comum o aumento na produção de óleo pelas glândulas sebáceas, o que leva à proliferação de um fun-go. Presente na pele de 90% das pessoas, em excesso promove inflamação e descamação.

As participantes que co-meram um almoço maior, que incluiu uma sobremesa, como um pedaço de bolo de chocolate ou um biscoito, também apresentaram ní-veis significativamente mais baixos de insulina, glicose e triglicérides ao longo do dia, traduzindo-se em um menor risco de doença cardiovascu-lar, diabetes, hipertensão e colesterol elevado.

O estudo mostrou que as participantes do grupo que ingeriu mais calorias no café da manhã do que no jantar perderam mais peso e mais centímetros na circunferência abdominal do que as do grupo com mais calorias no jantar do que no café da manhã.

Além disso, as participan-tes que consumiam mais ca-lorias no café da manhã do que no jantar apresentaram níveis mais baixos do hormô-nio regulado de grelina, o que indica maior saciedade e menor vontade de comer ao longo do dia.

É possível preveniro aparecimento?

Sim, investindo em uma vida saudável e uma alimen-tação balanceada, além de evitar banhos e secadores muito quentes, escolhen-do xampu adequado ao seu tipo de cabelo e descobrindo formas de lidar com o stress para que ele não venha a se manifestar na pele. A caspa é uma alteração crônica que está sempre rondando. Ao menor sinal, inicie o comba-te. Não espere aumentar.

Chapinha e secador são aliados ou vilões?

Ambos aumentam a desi-dratação dos fios de cabelo, por isso convém protegê-los com produtos termoativos. Mesmo assim é melhor usar o secador (numa temperatura mais amena) para remover o excesso de água do que deixar o cabelo secar natu-ralmente. Horas com o cou-ro cabeludo úmido e quente oferecem o habitat ideal

para o fungo. Dormir com ele molhado, então, nem pensar! A caspa pode piorar muito! Quanto à chapinha, não a utilize com os fios mo-lhados nem a aproxime de-mais do couro cabeludo.

Existe cura para a caspa?

Não. Mas a descamação pode ser controlada. O trata-mento atua em três frentes: normalizar a produção de óleo pelas glândulas sebáce-as, diminuir a proliferação do fungo e remover as esca-mas acumuladas. Para isso, recomenda-se o uso diário de xampus contendo ativos como piritionato de zinco (anti--inflamatório e antifúngico), ácido salicílico (colabora na renovação das células mortas) e cetoconazol (antifúngico). Às vezes, são prescritas loções tópicas contendo esses ativos. Em quadros mais intensos e persistentes, pode haver a in-dicação de anti-inflamatórios e antifúngicos por via oral.

A caspa é um problema, livre-se dela

Page 8: 13/09/2014 - Saude - Edição 3.062

8 Sábado | 13 de setembro de 2014

Desencadeada por causas emocionais, a gastrite nervosa causa incômodo. Alimentos ácidos devem ser evitados

A gastrite nervosa tem cura e, para alcançá-la, o que se deve fazer é

algumas mudanças na alimen-tação e tomar algum remédio com efeito antiácido e calman-te para evitar o desconforto que esta doença pode trazer.

A gastrite nervosa é uma inflamação no estômago cau-sada ou influenciada por ques-tões emocionais, como esta-dos de stress, ansiedade ou nervosismo, que ataca princi-palmente mulheres jovens.

Os sintomas da gastrite ner-vosa são semelhantes aos da gastrite clássica, assim como a forma de tratamento, mas, neste caso, é essencial que o indivíduo saiba manter-se cal-mo para curar a doença.

Sintomas da gastrite nervosa

• Dor de estômago;• Saciedade precoce que

muitas vezes impede o final da refeição;

• Má digestão descrita pela sensação de que a refei-ção se mantém no estômago muito tempo;

• Náuseas;• Azia;• Arrotos frequentes.

Estes sintomas podem sur-gir a qualquer momento, mas intensificam-se em períodos de stress ou ansiedade.

A gastrite nervosa tem cura e o seu tratamento envolve a Fonte: mdemulher.abril.com.br

Saiba mais sobre a gastrite nervosa

FOTOS REPRO

DUÇÃO

toma de remédios antiácidos e calmantes, além de uma alimentação adequada.

No tratamento da gastri-te nervosa é aconselhado o uso de remédios anti-ácidos como, mas deve-se também investir nos calmantes, pois é o nervosismo que gera a gas-trite. Um ótimo remédio ca-seiro para gastrite é tomar as cápsulas de espinheira santa todos os dias, junto às prin-cipais refeições. Além disso, é bom tomar, cerca de 2 a 3 vezes ao dia, um chá de camo-mila ou de valeriana, que são bons calmantes naturais.

As causas da gastrite ner-vosa estão relacionadas ao estresse, ansiedade e irrita-bilidade, e por isso para o su-cesso do tratamento é impor-tante eliminar estes fatores. Praticar algum tipo de exer-cício físico também é impor-tante para aliviar o estresse

a ansiedade e assim diminuir o risco da doença.

Alimentação para gastrite nervosa

A alimentação, para quem sofre de gastrite nervosa, deve ser feita em ambiente tranqui-lo e com os alimentos corretos.

Alguns alimentos a serem evitados na gastrite são: gor-dura, chocolate, frituras, café, chás, creme de leite e condi-mentos, como pimenta ou caril, por exemplo. Os mais indicados são os legumes cozidos em água e sal e as carnes grelhadas, temperadas com sal, um pou-quinho de alho e azeite.

O consumo de álcool deve ser reduzido e evitado du-rante as crises de gastrite nervosa. Outro bom conse-lho é não se deitar após as refeições e evitar beber lí-quidos durante as refeições.

Gastrite nervosa podevirar câncer?

Quando a gastrite comum não é devidamente tratada, ela pode levar ao câncer. Mas isto não é verdadeiro quando se trata da gastrite nervosa, pois a principal diferença en-tre as duas é que a gastrite nervosa não prejudica as pa-redes do estômago e não pro-voca úlceras, como é o caso da gastrite clássica.