106 bio novembro 2000

8
AN O XI-N° 106 NOVEMBRO ZOOO BOLETIM INFORMATIVO "Leigos e Leigas protagonistas da N o Evangelização, sal da tena e luz para o mundo."

Upload: boletim-informativo-da-diocese-de-osasco

Post on 26-Mar-2016

238 views

Category:

Documents


10 download

DESCRIPTION

106 . Boletim Informativo da Diocese de Osasco - BIO - Ano XI - N º 106 - Bio novembro de 2000

TRANSCRIPT

Page 1: 106 bio novembro 2000

AN O X I - N ° 106NOVEMBRO • ZOOO

BOLETIM INFORMATIVO

"Leigos e Leigasprotagonistas da

N o Vá Evangelização,sal da tena e

luz para o mundo."

Page 2: 106 bio novembro 2000

ORDENAÇÕES FRESBITERAIS

"Tu me seduziste, Senhor, e eume deixei seduzir". (Jr 20, 7)

Eli Mandú da Silva eOdair José Rodrigues

Serão ordenados peiaimposição das mãos de iDom Francisco ManuelVieira - Bispo Diocesano j* Dia: 17/11/00* Horário: 19H30* Local: Catedral Santo AntónioTodos são convidados a unirem-se emoração pelos novos padres.A Diocese de Osasco se alegra

por mais estas ordenações eparabeniza ao Eli e Odair

pela coragem de deixarem-seseduzir pelo Senhor!

ORDENAÇÕES DIAGONAIS"Eu quero, isto sim, é ver brotar odireito como água e correr a justi-ça como um um riacho que nuncaseca." (Am 5,24)A Ordem dos Cónegos Regulares La-teranenses convida todos a participaremda Ordenação Diaconal de:

Gelson Miiller e Amauri BaggioSerão ordenados pela imposição dasmãos de Dom Luciano Bergamin (Bis-po Auxiliar de Santo Amaro).*Dia: 09/12/2000* Horário: IShOO* Local: Comunidade Menino JesusOperário à rua Embu-Guaçu, 10 -Vila Menck- Osasco.A Diocese de Osasco parabenizo osCónegos por estas ordenações, e aoGelson e Amauri pelo "sim". Desdejá estamos rezando por vocês.

12° CURSO DE ATUALIZAÇAOWISSIOLÓGICA

De 17/02 a 10/06/2001 acontece o12- Curso de Atualizacão Missioló-gica. no Centro Missionário José Allama-no, em São Paulo (SP). Os objetivos são:avaliar as práticas missionárias; atualizara missão além-fronteiras e aprofundar amissão inculturada e o diálogo inter-reli-gioso. Promovem o curso a Conferênciados Religiosos do Brasil (CRB), os InstitutosMissionários e Conselho Missionário Nacio-nal (COMINA). Informações e pedido deinscrição pelo telefone (l 1) 520-0598.

CELEBRAÇÃO AFROA Paróquia Nossa Senhora Aparecida -Helena Maria convida toda a Diocese aparticipar, da l- Semana da Consci-ência Negra que se realizará de 13 a16/11/2000, das 19h30às 21H30Dia 18 (sábado) acontecerá a 8- Cele-bração Afro, às 19h30.O Evento será à Rua Prof. Sud Menucci,86 - Jd. Helena Maria!Maiores informações: Fone: (Oxxl 1)3686-4639.

João Paulo II lembrou que, desde o Con-cílio Vaticano II. há mais de 35 anos, nãose reuniam tantos bispos católicos detodo o mundo com o papa. Reuniram-se, de 06 a 08/10, em Roma, 1500dos 4430 bispos que atualmente, atuamna Igreja Católica. O papa lembrou ascaracterísticas do bispo de hoje: "enquan-to pessoas configuradas sacramentalmen-te com Cristo, pastor e esposo da Igreja,somos chamados a direcionar e viver comnossos pensamentos, sentimentos, deci-sões, no amor e na entrega total a JesusCristo por sua Igreja".

RECORTE E GANHE UMA LOCAÇÃO

VALE UMALOCAÇÃO

Promoção válida atédezembro/2000

C E C A DCENTRO CATEQUÉTICO DIOCESANO

Rua Dom Pedro I, 88 - Osasco(atrás da Catedral Santo António)

Tel : 3681-7663Terça a sexta, das 13h às 18h

Sábado, das 9h às 12hL lO CECAD (Centro Catequético Dioce-sano), oferece a você uma locação grá-

Õ2~

tis, válida para qualquer vídeo do catá-logo. São mais de 500 títulos, entre fil-mes, desenhos, palestras, debates e do-cumentários.* Temas: Bíblia, liturgia, catequese,sacramentos, pastoral, cidadania,saúde, direitos humanos, ecumenis-mo e muito mais.

DESTAQUES* Festa do Jubileu. Principais momen-tos da festa da Diocese.* Permanecei no meu amor. Umachave de leitura para o Evangelho se-gundo João. Produção: Verbo Filmes.* Coleção Sempre Jesus, com o teó-logo João Batista Libâneo. Produção:Paulinas Vídeo.

14° CONGRESSOEUCARÍSTICO NACIONAL

De 19 a 22 de julho de 2001, emCampinas (SP). O tema é "Eucaris-tia, fonte da Missão e Vida Solidá-ria", e o lema, "Venham para a Ceiado Senhor". Foram constituídas 11comissões de trabalho e o Bispo Auxili-ar de Campinas, Dom Luiz AntónioGuedes, foi nomeado secretário geraldo Congresso. A logomarca foi criadapelo Pé. José Ailton Trindade, sdb, elembra a "convergência que está ligadaà solidariedade". Informações sobre o14- Congresso Eucarístico Nacional estãodisponíveis na Internet, no seguinte ende-reço: www.congressoeucaristico.puc-campinas.br

PROJETO SER IGREJA NONOVO MILÉNIO

O projeto Ser Igreja no Novo Milénio(SINM) apresenta elementos de umaeclesiologia básica, complementados comelementos da tradição. É o modelo deIgreja que aparece nos Atos dos Apósto-los e é válido para todos os tempos, por-que apega-se ao essencial, de um lado, ede outro, não é acabado, fechado, masde grande dinamicidade. Cada paróquia,cada Diocese o adaptará, segundo suarealidade. Cuidará de lhe conferir suasfeições. Os atos seguem uma tradiçãoeclesiológica paulina (mais solidária =koinonia). uma eclesiologia de comunhão,unidade, solidariedade, fidelidade à tradi-ção. A esperança do SINM é que essaproposta, calcada pelo espírito do diálo-go, da transparência, permita reviver aexperiência dos primeiros cristãos, comoaparece em Atos. Dois subsídios já estãodisponíveis: "Olhando para a frente - SerIgreja no Novo Milénio (SINM)" e :'Deusno meio de nós - Roteiro para celebraçãodo Advento". Para fazer pedidos, bastaíigar, gratuitamente, para o Centro dePastoral Popular (CPP); 0800 61 2226.

O Boletim Informativo de Osasconovamente chega para você. Leia-oe divulgue-o. Procure na secretariade sua comunidade.E importante mantermo-nos informa-dos sobre a vida da Diocese e do nos-so Regional e CNBB.NOTA: Até o dia 15 de cada mêsestamos selecionando as matériaspara o BIO.

Leve um exemplar para aspessoas do seu grupo.

Novembro 2000

Page 3: 106 bio novembro 2000

CAMINHANDO COM O PASTOR

OS MINISTÉRIOS NA DIOCESE DE OSASCO

No próximo dia 26 de novembro, Festa de Cris-to Rei e Dia do Leigo, teremos a grande CelebraçãoEucarística na Catedral de Santo António, às 15:00horas, quando será conferido o mandato solene ediocesano aos ministros escolhidos pelas Comunida-des para acompanhar, durante o tempo do novo Pla-no de Pastoral, a ação evangelizadora da Diocese deOsasco, presente em cada paróquia ou comunidade.

Durante estes meses, as paróquias e comunida-des, através de seus Conselhos de Pastoral, organizamassembleias comunitárias para refletir sobre a impor-tância dos ministérios e, fiéis aos critérios estabelecidospela Coordenação de Pastoral Diocesana, escolhemou confirmam os ministros, necessários à ação evan-gelizadora de cada paróquia ou comunidade.

Algumas considerações a respeito dos mi-nistérios em nossa Diocese de Osasco:

O O que se entende por ministério?Ministério significa serviço. Na Igreja, todos

os ministérios nos levam a Cristo que veio ao mundonão para ser servido, mas para servir e dar a vida (Mt20,28) "Aquele que quer ser o maior, seja o servo detodos" (Mc 10,42-44). Toda a Igreja é ministerial, rea-lizando os serviços conforme os dons que cada mem-bro recebe (Rm 12,4-5) Todos os ministérios visam aunidade do Corpo de Cristo (Ef 4,4-6).

A Igreja na América Latina, através do Documen-to de Puebla, (833) convida os bispos e as comunida-des a usarem o máximo de criatividade para estabele-cerem ministérios e serviços a serem exercidos por lei-gos, de acordo com a necessidade de evangelização.São Domingos segue a mesma linha, fiel às orienta-ções do Papa e da tradição latino-americana.

O Quais são as formas de ministérios na Igreja?Os ministérios na Igreja podem ser: 1. Ministérios

ordenados ou hierárquicos; 2. Ministérios Instituídos;3. Ministérios designados ou extraordinários.

Os ministérios ordenados ou hierárquicos sãoos que se referem diretamente a Jesus Cristo e queforam instituídos por Ele. São os poderes messiânicos.

O Messias esperado no Antigo Testamento veio.É o Reino de Deus na pessoa de Jesus. Se fez profe-ta, sacerdote e rei, testemunhando cada uma des-sas faces: foi Messias Profeta, anunciando o Evan-gelho, foi o Messias Sacerdote celebrando a grandeliturgia de sua entrega a Deus e da vitória sobre amorte e foi Messias Rei realizando a ação salvíficapelos sinais e gestos de caridade e de justiça.

Para dar continuidade à sua missão, Jesus esco-lheu os doze, confiando a eles os poderes messiânicos:serem profetas, sacerdotes e reis, devendo confirmar ooovo de Deus na fé e na unidade.

Os apóstolospassaram os poderesmessiânicos a seus su-cessores: o papa, osbispos, os sacerdotes eos diáconos. Estes, pelosacramento da ordem,recebem a missão do ser-viço a toda a humanida-de e à Igreja.

Os ministérios insti-tuídos não são diretamen-te instituídos por JesusCristo. Foram instituídospela Igreja, sendo estáveis e concedidos por toda a Igre-ja. São os serviços de leitor e acólito, conferidos, de modoespecial, em rito próprio e prescrito pela Sagrada Con-gregação para o Culto Divino.

Os ministérios designados ou extraordináriossão conferidos pela Igreja para uma comunidade de-terminada e por tempo determinado.

Fiéis às orientações do papa, queremos conti-nuar animando estas experiências que dão amplamargem de participação aos leigos e respondem àsnecessidades de muitas comunidades que, sem estavaliosa colaboração, careceriam de acompanhamen-to na catequese, na oração e na animação dos com-promissos sociais e de caridade.

O Quais os ministérios designados ou extra-ordinários presentes em nossas comunidades?

Em nossas comunidades encontramos os mi-nistros da Catequese, da Palavra, do Batismo, da Es-perança ou Exéquias, da Comunhão, da Visitação,dos Enfermos, da Promoção Humana e as Testemu-nhas qualificadas do Matrimónio.

A todos recordamos o encontro de Jesus comos discípulos de Emaús. Ao encontrar-se com eles,Jesus remove seus temores e suas angústias, apósrestituir-lhes a certeza: 'Jesus está vivo e caminhaconosco". Hoje, também temos a certeza de que elecaminha conosco por entre as ruas da cidade, dasperiferias, dos barracos...e sente as tristezas, as lutase os sofrimentos de cada um e de cada dia.

É preciso partilhar com gratuidade, gerando ca-rinho, compreensão, acolhida, perdão e paz. Todosos nossos queridos ministros sejam semelhantes aosdiscípulos de Emaús: escolham Jesus como compa-nheiro de caminhada e façam-no transparecido aopartilhar generosamente com os irmãos, a serviço detodos, a começar pelos mais fracos e pobres, Amém.

DOM FRANCISCO

Page 4: 106 bio novembro 2000

'ADVENTO 2000 - UM POUCO DO QUE TEN

"A EVANGELIZAÇÃO E MISSÃO DE TODOSA Igreja do Brasil realiza duas impor-tantes campanhas anuais: a Campa-nha da Fraternidade, no período daQuaresma, destinada aos pobres eexcluídos, e a Campanha para a Evan-gelização no período do Advento. ACampanha para a Evangelização co-leta e destina recursos para o imensotrabalho evangelizador que é realiza-do em todo o País. O resultado destacampanha é assim distrubuído, por de-cisão dos Bispos: 45% ficam na pró-pria Diocese, que decide como aplicaros recursos na Diocese e nas Paróqui-as; 20% são enviados ao respetivo Re-gional da CNBB; os 35% restantes sãoenviados para a CNBB, para apoio aosRegionais mais necessitados e para osustento dos trabalhos evangelizadoresnacionais. A Igreja do Brasil não cruzaos braços. A cada dia cresce a união ea força dos católicos em torno daEvangelização. Bispos, padres, religio-

sós, agentes de pastoral e todo o Povode Deus levam adiante a missão evan-gelizadora de Jesus. Todos participam:pregando, orando, apoiando e contribu-indo financeiramente, numa imensa cor-rente de amor e de dedicação! O Adven-to é um período de abrir-se para a novi-

dade dos tempos: Jesus vai chegar eanunciar a Boa Nova! E a Boa Novade Jesus é seu Evangelho, fundado noamor e na partilha, que traz em si omilagre do perdão e a sementeimorredoura da fraternidade! Anunci-ar o Evangelho é a missão sagrada daIgreja de Jesus: "Ide e pregai!" Noanúncio do Jubileu, João Paulo II afir-mou: "A Comunidade dos que acredi-tam deve viver no mundo, ciente deque é o fermento e a alma da socieda-de em Cristo e transformada em famí-lia de Deus". A Igreja do Brasil nos con-vida, mais uma vez, a nos abrirmos paraa verdade do Evangelho e dos irmãossofridos, carentes da vida digna propos-ta pelo Evangelho. Participar desta cam-panha é ser, de fato, "fermento e almada sociedade", fazendo com que a Pala-vra chegue a todos os recantos do país,como pedido por Jesus: "Ide por todo omundo e pregai o Evangelho".

QUE TODOS SEJAM UM!

* Leitor(a): Um dia, Jesus levantou osolhos para o céu e rezou: "Pai, quetodos sejam um"! Esta oração, hoje,é dirigida a nós, eleitos para realizar aCampanha para a Evangelização, do ano2000! Toda a Igreja se une neste gestode amor, e nenhum de nós ficará au-sente desta jornada.* Todos: "Os cristãos tinham tudoem comum, dividiam seus bens comalegria."* Leitor(a): Todos os anos, a Igreja doBrasil realiza uma coleta especial, no3° domingo do Advento. Nesse dia, cadacristão católico oferece um pouco doque o Senhor lhe deu. em vista da rea-lização da missão que Jesus nos confiou.

* Todos: "Vão e anunciem o Evan-gelho a toda criatura!"* Leitor(a): No tempo do apóstolo Pau-lo, as comunidades de antioquia. Filipos,Corinto, cada uma "segundo suas pos-ses" (At 11,29), decidia fazer uma cole-ta e enviar a ajuda para os irmãos daJudéia. Agora é a nossa vez: o Senhorpede que partilhemos o que temos, em vistada formação dos catequistas, assessores, edemais evangelizadores da nossa Igreja.* Todos: Pai, que nesta campanhapara a Evangelização, todos sejamum.* Oremos: Pai Santo, nós amamos anossa Igreja. Por isso, abrimos nossos co-rações para louvar. Obrigado, Senhor,pelas pessoas que chamais para nosanimar na caminhada: evangelizadoresque levarn a Vossa Palavra ao sertão eao litoral, bispos, padres, diáconos edemais ministros, que nos comunicam operdão e partilham conosco o pão daressurreição. Por todos eles... Obriga-do, Senhor!Começamos neste domin-go o ano litúrgico, um pouco antes decomeçarmos o ano civil. E o início deuma nova caminhada na história. E co-meçamos bem: com o tempo de Adven-to, tempo de espera de uma chegada.Não é uma chegada qualquer: quemchega é Deus. Chega como uma boanotícia de salvação, de esperança... O

povo diz que o "melhor da festa é espe-rar por ela". Esperar a festa é prepa-rar-se para ela, "curtir" por antecipa-ção, arrumar casa e coração. A festaque esperamos é a maior de todas, aque-la que nos traz esperança num mundocheio de medos, tristezas, agressões,desesperos. Tudo pode ter remédio seo Espírito Santo está agindo na históriae se interessa por nós. Na vida, parti-cular de cada um e na história do povo,há um grande desejo de dias melhores.Lemos jornal, vemos TV, tomamos co-nhecimento do que acontece, e nemsempre essa esperança se alimenta comaquilo que ficamos sabendo da realida-de. No fundo do coração, não aceita-mos que não haja saída... Dizem que aesperança é a estrela que resta quandoas outras se apagam. E ela que garan-te que a vida continue um dia e as vitó-rias (mesmo as mais improváveis) che-guem. Somos seres de esperança: nãoaceitamos que a vida não tenha senti-do. O melhor de tudo é que Deus mes-mo se encarrega de nos confirmar aesperança. Quanto mais terrível tiver sidoa descrição da situação de angústia, mai-or é o relevo que se dá ao motivo de ven-cer o medo, de superar tristezas: a liber-tação vem do próprio Deus. A glória deDeus se manifesta no meio das nossasdificuldades. Que sejamos um!

04 Novembro 2000

Page 5: 106 bio novembro 2000

RA QUE O EVANGELHO CHEGUE A TODOS

* Animador(A): Falta uma semanapara realizarmos a Campanha pelaEvangelização do ano 2000. Todas ascomunidades católicas do Brasil estãopreparando as suas ofertas, sonhandodesde agora com o reforço que estaCampanha vai dar ao serviço de evan-gelização do nosso povo.* Leitor(a): Um só é o Senhor, o BomPastor, aquele que dá a vida pelas ove-lhas. Nós somos ovelhas do rebanho deJesus e também aprendemos esse jeitode pastorear.* Todos "Amem uns aos outros,como eu amei vocês."* Leitor(a): Só quem já sentiu na pelea dor da solidão e do abandono, da dis-criminação e da miséria... é que podedizer o valor do serviço pastoral da nos-sa Igreja. Milhares de homens e mulhe-res, jovens e adultos, nos campos e nascidades, oferecem seu tempo e sua ale-gria para fazer com que o irmãos se

sintam amados, valorizados, respeitados,amparados.# Todos: "O que vocês fizerem aum desses pequeninos é a mim queo fazem."+ Leitor(a): Para que a nossa Igrejacontinue realizando o Projeto do BomPastor, é preciso que todos nós assuma-mos essa missão. Ofereça o seu serviço,engaje-se num grupo e, no próximo do-mingo, leve à sua comunidade sua ofertapara a Campanha de Evangelização doano 2000. Com as ofertas da Campa-nha de 1999 pudemos ajudar a açãopastoral da Igreja através da CNBB ediversas dioceses carentes.# Todos: Eis-me aqui, Senhor! Faça-se em mim segundo a sua Palavra.# Oremos: Pai querido, no próximo do-mingo nosso gesto será muito simples, masiremos fazê-lo com amor. Ninguém podechegar ao Natal de mãos vazias! Vamosconvocar também os nossos vizinhos. Os

padrinhos recordem os afilhados e asafilhadas às suas madrinhas: esse com-promisso é de todos nós.Pai querido, acompanhe-nos com o seuolhar e isto nos basta! Olhe, Senhor,para a nossa Igreja!* Todos: Amém.

* Animador(a): Chegou, finalmen-te, o dia de apresentar nossa ofertaespecial, deste tempo de Advento.Preparemo-nos para receber o Senhorque vem, oferecendo o que somos e oque temos para que a Igreja cumpraa missão de evangelizar o mundo.* Leitor(a): Diz o Evangelho que mui-tos colocavam grandes somas no co-fre das oferendas do Templo. Mas osolhos de Jesus não se desprendiam damulher simples, que deposita só duasmoedinhas! Jesus chama atenção dosdiscípulos para o que aconteceu e, des-sa hora em diante, ela se torna mode-lo para todos nós, seus seguidores! Fa-çamos nossa oferta com aquele mes-mo espírito.* Todos: Sabes, Senhor, o que te-mos é tão pouco pra dar! Mas estepouco nós queremos com os ir-mãos compartilhar!(bis)* Leitor(a): A nossa Igreja diocesanatambém aguarda esse momento e essegesto! Mais do que "as duasmoedinhas1', ela sonha com todas asovelhas unidas num mesmo sentimen-to: a Campanha pela Evangelização éresponsabilidade de todos nós!* Todos: Sabes, Senhor, o que te-mos é tão pouco pra dar! Mas estepouco nós queremos com os ir-mãos compartilhar!(bis)

# Oremos: Pai santo, este é o fruto dotrabalho de nossa família! Pai querido,este é o fruto da terra e da saúde que oSenhor nos deu! Pai amado, esta ofertavai carregada de amor. Queremos queJesus veja, de Norte a Sul do Brasil, oquanto amamos a Igreja! Esta Campa-nha de Evangelização expressa a nossacomunhão. Louvado seja Nosso SenhorJesus Cristo!* Todos: Para sempre seja louva-do!O povo tem um jeito próprio de afir-

mar, sem muito discurso difícil, a suadignidade. Diz simplesmente: "A gen-te também é filho de Deus".Saber-se filho de tal pai faz muita gentelevantar a cabeça, erguer-se, exigir res-peito, O Deus que vem e que libertaquer seus filhos e f i lhas de cabeçaerguida, defendidos contra humilha-ções, tratamento desumanos e viola-ção de seus direitos.O convite de Lucas: "Levantai-vos eerguei a cabeça, porque se aproximaa vossa libertação", é também um cha-mado ao serviço solidário em favor dospequenos, para que nenhum filho deDeus seja menosprezado.Afinal, quem anuncia o Deus que li-berta tem de mostrar sinais concretosde aliança, de parceria com o Projetode Deus. Sejamos anunciadores.Perigo e medo na vida é o que nãofalta. Pode ser medo de doença, deassalto, de desemprego, de solidão, dever um filho perder...Há também a contestação diária de quea vida não anda nos trilhos certos, queaté o planeta é agredido por urn jeitode viver que não contribui para a paz,para a convivência sadia, nem com anatureza, nern entre os seres humanos.E isso só é possível à medida em quearregaçarmos as mangas e começar-mos a partilha. Partilhemos a vida.

Novembro 2000 05

Page 6: 106 bio novembro 2000

DIA NACIONAL DO LEIGO-FESTA DE CRISTO REIOs leigos e leigas são cristãos que têm como função especificaa vivência no mundo, nele vivendo seu apostolado. Eles sãopais e mães de família, profissionais, estudantes, artistas, po-líticos, sindicalistas, que. pela sua palavra e seu exemplo, pre-gam o Cristo, evangelizando ali onde vivem. E é nesse mundoda família, da política, da economia que se constrói a Cidada-nia. Por isso. o leigo e a leiga cristãos, ao lutar pela Cidadaniaplena, mostra-se comprometido com a Nova Evangelização.O Conselho Nacional de Leigos - CNL - tem incentivado mui-to a realização de celebrações significativas no Dia do Leigo,que coincide com a Festa de Cristo Rei, no último domingo doano titúrgico. Estas celebrações devem refletir a importânciae a necessidade da maior participação dos cristão leigos e

leigas na Igreja e no mundo, como agentes de transformaçãoda sociedade, tendo em vista a construção do Reino de Deus.Desta forma, cada comunidade, paróquia ou diocese deveexercer ao máximo a sua criatividade, levando a destacar amissão dos leigos enquanto construtores desse Reino. É im-portante sobretudo que as comunidades cristãs do Brasil inteiroestejam motivadas a celebrar a Festa de Cristo Rei, buscan-do desmistificar urn certo triunfalismo de que essa solenidademuitas vezes se reveste para destacar e incentivar a dimensãodo serviço do Reinado de Cristo e reforçar a missionariedadede toda a Igreja no anúncio da pessoa concreta de Jesus deNazaré, o cidadão por excelência. Em nossa Diocese o Dia doLeigo será organizado por cada Região Pastoral.

CF - 2OO1 - DROGAS SISTEMA DE MORTEA 37- Campanha da Fraternidadejá divulgou pela Internet o texto-baseda próxima campanha, a se realizardurante a Quaresma de 2001. O temanão podia ser mais atual: "drogas".Problema que atinge principalmente jo-vens, adolescentes e crianças e preocu-pa pais, psicólogos, educadores e go-vernos. Na apresentação do texto-base,o secretário geral da CNBB, domRaymundo Damasceno Assis, e o secre-tário executivo da CF, padre AntónioDonizetti Sgarbi, informam que "a es-colha do tema relacionado com as dro-gas parte da realidade de um sistemade morte, alimentado por um estilo devida materialista, que vem se alastran-do como furacão, a partir do cultivo,comercialização e consumo das mes-mas, que ceifa milhares de vidas e afe-ta profundamente famílias e amplos se-tores sociais. Junto com as trágicas con-sequências do uso de drogas, crescema violência social, a prostituição, os rou-

bos, os assaltos e sequestros, a corrup-ção política, a corrosão da dimensãoética do trabalho e a guerra entre trafi-cantes, que mantém exércitos bem ar-mados e bairros dominados".

O texto-base reconhece que a produ-ção e tráfico de drogas transformaram-se num grande negócio, com implicân-cia na política e cultura da população.No texto são consideradas drogas: aslícitas (fumo e álcool), as semilícitas (dis-tribuídas somente sob prescrição médi-ca) e as ilícitas (cuja produção, comer-cialização e consumo constituem infra-

EDUCAÇÃO E PAZO Ano 2000 foideclarado pelaONU como "AnoInternacionalpor uma Cultu-ra de Paz".Em resposta aessa iniciativa, aEscola Aurora,

em parceria com a Prefeitura Munici-pal de Vargem Grande Paulista (SP),promoveu nos dias 19 e 21 de ou-tubro, o Simpósio Nacional "A E-ducação como artífice da paz: te-cendo diálogos, construindo pon-tes", destinado a profissionais da edu-cação, do direito e a estudantes uni-

versitários provenientes de todo o Bra-sil. O objetivo deste evento foi õferecer um espaço de reflexão e discussãosobre a paz como promotora do bem-comum. construtora de solidariedade eportadora de uma nova ética humanae social.Além de palestras e debates, consta-ram no programa relatos de experiên-cias, sessão posters e momento cultu-ral, com apresentação musical, artísti-ca e literária. O evento aconteceu noCentro Mariápolis Araceli, em VargemGrande Paulista - SP.O Maiores informações: procurarna secretaria do simpósio.O Fone/Fax: (l 1)7960-4688

coes ilegais). A primeira parte do textobase (Ver) traz uma visão global do pro-blema das drogas, que desfaz sonhos demuitas famílias; para isso, situa o com-plexo sistema das drogas no contextosocial, económico e político. Na segun-da parte (Julgar), o texto busca na éti-ca, no olhar de Deus e no ensino da Igre-ja a luz que ilumina a prática transfor-madora dessa situação. A última parte(Agir) aponta princípios para a acão.exemplificando com experiências con-cretas de prevenção, intervenção, tra-tamento e reinserção social das vitimasde drogas. No número 21. o texto-basediz que o "fumo, o álcool, os estimu-lantes, os tóxicos e entorpecentesestão mais perto de nós do que porvezes suspeitamos ou queremosadmitir. Há um enorme exército deprodutores, agentes financeiros etraficantes comandando o mundodas drogas. E muito dinheiro emjogo. E muito vida desperdiçada".

CF 2OO2Já está definido o tema da Campanhada Fraternidade de 2002: "Frater-nidade e Povos Indígenas"; e o lema:"Por uma terra sem males". Hoje,no Brasil, a população indígena é supe-rior a 330 mil pessoas, pertencentes a215 nações, que falam mais de 180 lín-guas diferentes. Refletir sobre os povosindígenas é mais do que lamentar ospovos desaparecidos, a opressão, a vio-lência, a condição de miséria e exclusão.Esta reflexão convida a relembrar a his-tórica luta de resistência dos povos indí-genas ao longo destes cinco séculos, aresistência e a esperança dos povos ne-gros, forçados a fazer do Brasil a sua pá-tria, dos imigrantes pobres que trouxe-ram em sua bagagem os sonhos de umavida nova em terra farta e livre.

06 Novembro 2000

Page 7: 106 bio novembro 2000

DESTA

SALMOS E CÂNTICOS, A ORAÇÃO DO POVO DE DEUS

"Como um pai educa seu filho, as-sim Deus educa seu povo" (Dt 8,5)No carinho e ternura da experiênciade um povo escolhido, liberto, acarici-ado e eleito como primogénito (cf. Ex4,22). Em sua história este povo vaiaos poucos respondendo a Deus, sele-cionando, sedimentando, as mais vari-adas situações da vida e da história.

Algumas situações repetiam-se no âm-bito da vida da cidade outras eram úni-cas, algumas palacianas, outras de todacomunidade... Quando Israel torna apalavra diante de Deus, ele o faz comduas atitudes fundamentais e outras com-plementares. Louvor, ou agradecimen-to, petição ou súplica são as duas pri-meiras, acompanhadas de: júbilo, dor,confiança, esperança... E frequente aatitude reflexiva que medita sobre a vidahumana, a história, a criação... Ao fa-larmos de Israel, referimo-nos a experi-ências comunitárias, não às suas formu-lações. Um número desconhecido deescritores deu voz e forma à' experiên-cia religiosa do povo e à sua respostadiante de Deus e da vida. Todos ado-tam uma forma poética conforme suaprópria inspiração e capacidade arte-sanal. Então surge nos salmos: a) géne-ro literário, b) o tom musical ou instru-mento que acompanha o canto, c) usolitúrgico, d) autor, e) circunstâncias emque foi escrito; sendo a maioria com-posta entre os séc. X e III a.C. Os sal-mos nos falam, como falou ao povo de

Israel; ensinam, rezam, conduzem. Masnão pensemos desde já submetê-lostodos a nós, e que os sentiremos comopróprios, nem que todos eles são paratodas as circunstâncias. E um repertó-rio e deve ser usado como tal. Brotano coração e nos lábios na situaçãocerta. E necessário usá-los com fideli-dade, para não sair de nossa espiritua-lidade e liturgia componentes essenci-ais (louvor, sede de justiça, respeito,liberdade, protecão, súplica).Deus não só nos deu, rnas entregou-noscomo povo messiânico, os salmos. Urgeentão reconhecer as etapas diferentesde cada salmo, se os queremos com-preender. E mister descobrir a inten-ção do autor, o género literário, a situa-ção litúrgica e o tempo que celebra-mos,... o que gera uma consequenteconsciência e resposta à nossa oraçãoque fica mais comunitária, cultural, esca-tológica, messiânica.Enfim nosso ser inteiro pode passar pe-los salmos, pois eles são realmente nos-sa prece, não estreitamente individual,mas autenticamente pessoal e única.

CARITAS DIOCESANATEM NOVA DIRETORIA

No dia 02 de setembro, no salão nobreda Cúria Diocesana de Osasco. realizou-se a Assembleia Geral Extraordiná-ria da Caritas Diocesana de Osasco,durante a qual, além do relatório doexercício do biénio anterior, procedeu-se a eleição e posse da nova DiretoriaExecutiva e Conselho Fiscal da CaritasDiocesana. Os trabalhos se iniciaram às09hOO, com a oração e reflexão sobreo sentido da caridade e as quatro exi-gências da Nova Evangelização. A se-guir, lida a ata pela Secretária e apre-sentado o balanço pelo Tesoureiro, aAssistente Social expôs o quadro dasatividades realizadas pela Caritas até opresente. Concluído o relatório, cadaum dos diretores ofereceu uma mensa-gem manifestando o apreço pelos ser-viços prestados pela C.D.O. em favordas pessoas e das comunidades. Na oca-sião, foram destacadas as figuras do Pé.Elídio Mantovani e da Dona Rosa(Carapicuíba) - já falecidos, os quaismuito auxil iaram nos trabalhos daCaritas. Terminada a l- parte a Dire-toria anterior se retirou para o interva-lo. Na 2- parte da Assembleia. Dom

Francisco, como Presidente do Conse-lho Supervisor, assumiu os trabalhos so-licitando a leitura dos estatutos da C.D.O.com referência às eleições. Dando se-quência foram apresentados os nomesque comporiam a nova Diretoria, seassim dispusesse a Assembleia. Os pre-sentes aprovaram por aclamação essaspessoas. Em seguida, Dom Franciscodeu posse à nova Diretoria Executiva eao Conselho Fiscal da Caritas Diocesanade Osasco. que ficou assim constituída:Diretoria Executiva da Caritas Dio-cesana de Osasco: Diretor Presiden-te - Pé. Cláudio Gabriel dos Santos; Di-retor Vice-Presidente - Pé. João CarlosPacchim; Diretora Secretária - ResildaBezerra de Araújo; Diretora Vice-Secre-tária - Gilma Maria Ramos da S. Rossafa;Diretor Tesoureiro - Carlos Roberto Soa-res; Vice-Tesoureira - Rosi de Paiva Ri-beiro Silva Conselho Fiscal (Titula-res): 1. Pé. Sebastião dos Reis Miranda;2. Sinésio de Paula Santos; 3. Ir. MariaAparecida Borges. Conselho Fiscal(Suplentes): 1. Higina Pires de Olivei-ra; 2. Maria José Arantes; 3. Ir. LúciaAlves de Almeida.

ALUNOS DATEOLOGIA FAZEM

RETIRO

Relizou-se nos dias 15/16 e 17/09,na Casa de Encontro Ibaté, São Ro-que, o Retiro dos alunos do 39 anodo Curso de Teologia Pastoral da Dio-cese. O retiro teve como tema "Me-ditando o Pai Nosso", que propor-cionou a todos muita reflexão, em am-biente de grande espiritualidade eaprofundamento sobre a oração queo Senhor nos ensinou.O retiro foi assessorado pelo Pé. Nor-berío D. Brocardo e pelo Diácono Mil-ton M. Silva.Os alunos voltaram mais animados ecom as forças renovadas para conti-nuarem os trabalhos pastorais emsuas comunidades.

Novembro 2000 07

Page 8: 106 bio novembro 2000

DIA NACIONAL DA JUVENTUDE 2000

Tema: Juventude e Dívidas SociaisLema: Jubileu da Terra, um sopro de vida

No dia 22 de Outubro, comemorou-se em nossa Diocese o Dia Nacio-nal da Juventude, com a presença deaproximadamente, 2100 jovens das seisRegiões Pastorais. Quanto à organiza-ção e aos trabalhos do dia, além da equi-pe de coordenação da diocese e asses-sores, contamos com a participação de100 pessoas, que desenvolveram mui-to bem o seu papel de acolhida, amiza-de, entusiasmo, gratuidade, solidarieda-de e doação. Para não cairmos no errode esquecer alguém não sitaremos ne-nhum nome, mas agradecemos a cadaum e a cada uma que esteve envolvidoe envolvida nos trabalhos e organizaçãodo DNJ. Esperamos em outros eventospoder contar com a mesma disponibili-dade e amor de vocês. Muito obrigado.Sem a sua participação não conseguirí-amos obter o êxito desejado. Estava

muita bonita a festa. A abertura foi coma Celebração Eucarística, presidida peloassessor diocesano, Pé. Mário Pizetta e

foi abrilhantada por belíssimas danças,e gestos, que estiveram em sintonia como tema e lema do DNJ. Durante o dia

tivemos muitos jogos, danças, cantorias,teatro, exposição, restrospectiva dosDNJ, sala cultural , bate-papo sobreafetividade e sexualidade e reforma a-grária; contamos ainda com o apoio deuma ambulância, cedida pela prefeitu-ra de Vargem Grande Paulista, que fi-cou o dia todo conosco, da Polícia Mili-tar, Bombeiros, Defesa Civil. Centro deSolidariedade do Trabalho, SEST/SENAT e tantas pessoas, Entidades eEmpresas que nos ajudaram.Não podemos nos esquecer da praçada alimentação com deliciosas iguarias,sorvetes, refrigerantes e etc.Foi muito bonita e expressiva a co-memoração do Ano Jubilar e do Ju-bileu dos Jovens da Diocese, quan-do festejamos 15 anos de DNJ!Avançando e Ousando, Celebrandocomo Igreja, a Vida da Juventude!

WMffiu^MB 1 •**

*9&\O P>01 -Q- PP Região Barueri - 9h

- Voluntariado - Reunião do Conselho - 14h02 -Q- FINADOS03 -S- PJ - Curso de Coord. - Casa da Juventude - até dia 0504 -S- Executiva da Região Barueri - Jd. Silveira - 14h05 -D- 31 9 DOMINGO DO TEMPO COMUM

- TODOS OS SANTOS06 -S- Semana dos Ministérios - até dia 1 107 -T- Coordenadores de Pastoral - CEO - 9h08 -Q- Comissão Executiva Reg. Bonfim - Piratininga - 20h

- PP Região São Roque - 9h09 -Q- PP Região Bonfim - Bonfim - 9h

- Past. Social - Reunião do Setor - Sala do CDP - 20h10 -S- Caritas Diocesana - Reunião Conselho Deliberativo -

Centro Pastoral- Início da Assembleia das Igrejas - Itaici - até dia 1 2- PP. Região Santo António - Santa Isabel - 10h

1 1 -S- Reun. Geral - Cons. Dioc. de Past.- SDP - das 9 às 1 2h- Escola Catequética - Vargem Grande - das 1 4 às 1 7h- PJ - Reunião Diocesana - Reg. Past. Carapicuiba - 1 4h- Past. da Saúde - Dimensão Solidária - C. Pastoral

12 -D- 32^ DOMINGO DO TEMPO COMUM- Ene. das Comunidades Kolping - Jd. Silveira - Barueri- Past. Familiar - Avaliação e Planejamento para 2001

1 3 -S - Past. Carcerária - Reun. da Equipe - Piratininga - 1 4:30h- Ene. de Assistentes Religiosos - Kolping Central - Lapa

14 -T- Conselho Presbíteros - Seminário São José - 9h17 -S- Executiva do S. Sagrada Família - Sagr. Família - 20h

- RCC - Retiro para músicos - Ibaté - até dia 19- Ordenação Sacerdotal - Eli e Odair - Catedral - 1 9:30h

VSTORAL - NOVEMBRO1 8 -S Esc. Cateq. - C. Cateq. - Osasco - das 8:30 às 1 1 :30h

- Curso de Teologia Pastoral - Encerramento do 2Q

semestre - nos 4 centros - das 8 às 1 2h- Past. da Saúde - Eq. Diocesana - C. Pastoral - 8:30h- Escola Fé e Política - Centro Pastoral - 9h- Conselho de Pastoral Diocesano - 9h- CRB - Núcleo Osasco - Barueri - Pavilhão Pio XII -

8:30às11:30h19-D- 33^ DOMINGO DO TEMPO COMUM

- Past. da Comunicação - Reg. Barueri - Jd. Silveira - 1 5h- Legião de Maria - Comitium - Catedral -15h- RCC - "Cerco de Jericó" - até dia 26- Form. Dioc. de Comunic. - C. Pastoral - das 9 às 1 6h

21 -T- Cons. Setor Nossa Senhora das Graças/Celebraçãodo Advento - Divino Mestre - 20h

- Form. Permanente do Clero - Ibaté - até dia 23- Voluntariado - Bazar Diocesano - Imaculada

23 -Q- PP Região Cotia - Cotia - 9h24 -S- Comissão Administrativa - CEO - 9h

- Conselho - Região Cotia - Cotia - 20h- Conselho Região São Roque - 20h- Congr. Nac. dos Movim. Eclesiais - Goiânia - até dia 26

25 -S- Conselho - Reg. Santo António - Sala do CDP - 1 5h- Curso Teologia Past. - Avaliação/Confraternização -

nos 4 Centros - das 8 às 1 2h- Conselho - Reg. Carapicuiba - N. Sra. Aparecida - das

8:30às11:30h- Jubileu dos Coroinhas - Catedral - 15h

26 -D- FESTA DE CRISTO REI - Mandato - Catedral - 15h- RCC - Reunião da Coord. Dioc. Reg. e Secr. Diocesanas

Publicação Mensal do Boletim Informativo da Diocese de Osasco - Distribuição GratuitaCoordenação e Redação: Ivani de Oliveira - Diagramação e Editoração Eletrônica: Isabel Cristina Chizzolini

Revisão: Dom Francisco Manuel Vieira - Colaboradores: Pé. Aurélio, Pé. Marcos, Maria Paula, Roberto, Ir. Mary DonzelliniFone: (Oxxll) 3681-9857 - Fax: (Oxxll) 3681-2629 - Caixa Postal: 56 - CEP: 06001-970 - Impresso: PAULUS Gráfica

v ^

08 Novembro 2000