09554515 pro-aula 08 lentes esféricas i (estudo geométrico) · fÍsica iv aula 08: lentes...

3
FÍSICA IV AULA 08: LENTES ESFÉRICAS I (ESTUDO GEOMÉTRICO) EXERCÍCIOS PROPOSTOS Semestral VOLUME 3 OSG.: 095545/16 01. De acordo com a fotografia a imagem aparece direita e ampliada, o que nos leva a concluir que a lente deve ser convergente e o objeto (texto) deve estar entre o foco e a lente. Resposta: B 02. O Sol é uma fonte luminosa extensa e muito afastada da Terra, o que nos leva a concluir que os seus raios chegam aqui, praticamente, paralelos (fonte no infinito). Deste modo, como a luz incidente paralelamente ao eixo principal de uma lente convergente se concentra em seu plano focal, concluímos que a melhor distância a que deve ser colocada a folha de papel corresponde à distância focal da lente, isto é d = f = 20 cm. Resposta: B 03. Para incendiar (botar fogo) necessita-se de uma lente convergente. Deste modo, como a lente encontra-se imersa no ar, deduzimos que esta deve ser de bordas finas, veja a tabela: Lente de Bordas Finas Grossas n Lente > n meio Convergente Divergente n Lente < n meio Divergente Convergente Portanto, a lente da historinha do Bidu pode ser biconvexa (2) ou plano-convexa (4). Resposta: B 04. De acordo com a escala proposta, o objeto está sobre o ponto antiprincipal objeto da lente e, deste modo, a imagem conjugada forma-se sob o ponto antiprincipal imagem que está representada pelo ponto D. Resposta: D 05. Traçando os raios refratados por ambas as lentes, temos: 8 cm 8 cm Lente convergente Lente divergente 4 cm Por simetria, concluímos que o diâmetro do disco é igual ao do cilindro luminoso formado pelos raios incidentes. Resposta: C

Upload: others

Post on 06-Oct-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 09554515 pro-aula 08 Lentes Esféricas I (Estudo Geométrico) · FÍSICA IV AULA 08: LENTES ESFÉRICAS I (ESTUDO GEOMÉTRICO) EXERCÍCIOS PROPOSTOS Semestral VOLUME 3 OSG.: 095545/16

FÍSICA IVAULA 08: LENTES ESFÉRICAS I

(ESTUDO GEOMÉTRICO)

EXERCÍCIOS PROPOSTOSSemestral

VOLUME 3

OSG.: 095545/16

01. De acordo com a fotografi a a imagem aparece direita e ampliada, o que nos leva a concluir que a lente deve ser convergente e o objeto (texto) deve estar entre o foco e a lente.

Resposta: B

02. O Sol é uma fonte luminosa extensa e muito afastada da Terra, o que nos leva a concluir que os seus raios chegam aqui, praticamente, paralelos (fonte no infi nito). Deste modo, como a luz incidente paralelamente ao eixo principal de uma lente convergente se concentra em seu plano focal, concluímos que a melhor distância a que deve ser colocada a folha de papel corresponde à distância focal da lente, isto é d = f = 20 cm.

Resposta: B

03. Para incendiar (botar fogo) necessita-se de uma lente convergente.Deste modo, como a lente encontra-se imersa no ar, deduzimos que esta deve ser de bordas fi nas, veja a tabela:

Lente de Bordas Finas Grossas

nLente

> nmeio

Convergente Divergente

nLente

< nmeio

Divergente Convergente

Portanto, a lente da historinha do Bidu pode ser biconvexa (2) ou plano-convexa (4).

Resposta: B

04. De acordo com a escala proposta, o objeto está sobre o ponto antiprincipal objeto da lente e, deste modo, a imagem conjugada forma-se sob o ponto antiprincipal imagem que está representada pelo ponto D.

Resposta: D

05. Traçando os raios refratados por ambas as lentes, temos:

8 cm8 cm

Lenteconvergente

Lentedivergente

4 cm

Por simetria, concluímos que o diâmetro do disco é igual ao do cilindro luminoso formado pelos raios incidentes.

Resposta: C

Page 2: 09554515 pro-aula 08 Lentes Esféricas I (Estudo Geométrico) · FÍSICA IV AULA 08: LENTES ESFÉRICAS I (ESTUDO GEOMÉTRICO) EXERCÍCIOS PROPOSTOS Semestral VOLUME 3 OSG.: 095545/16

OSG.: 095545/16

Resolução – Física IV

06. O comportamento de uma lente depende tanto de seu perfi l (bordas) quanto dos índices de refração do meio onde esta se encontra imersa.

F

F’ EP

Admitindo que a lente esteja imersa no ar, ou seja, que ela é convergente, não haverá imagem conjugada!O traçado dos raios é o mostrado na fi gura acima, pois:I. todo raio que incide paralelamente ao eixo principal objeto, refrata-se passando na direção do foco principal imagem;II. os raios luminosos que passam pelo centro óptico da lente não sofrem desvio.

Resposta: E

07. Levando-se em consideração que a lente é convergente e, fazendo o traçado dos raios, temos a fi gura abaixo.

B’

A’ AF2

B

L

F1

O que nos permite dizer que a imagem é virtual, direita e maior que o objeto!

Resposta: B

08. Considere a tabela a seguir:

Lente de Bordas Finas Grossas

nLente

> nmeio

Convergente Divergente

nLente

< nmeio

Divergente Convergente

Deste modo,

Se 1 2

n1 > n

2Convergente Divergente

n1 < n

2Divergente Convergente

Donde, concluímos que o item correto é A.

Resposta: A

Page 3: 09554515 pro-aula 08 Lentes Esféricas I (Estudo Geométrico) · FÍSICA IV AULA 08: LENTES ESFÉRICAS I (ESTUDO GEOMÉTRICO) EXERCÍCIOS PROPOSTOS Semestral VOLUME 3 OSG.: 095545/16

OSG.: 095545/16

Resolução – Física IV

09. O modo mais simples de verifi car se a imagem conjugada a um objeto está correta é traçando uma reta a partir da extremidade do objeto, passando pelo centro óptico. Esta reta deve, necessariamente, passar pela extremidade da imagem, como na fi gura abaixo.

F’

F

o

I

Deste modo, concluímos que a imagem está corretamente representada na alternativa A.

Resposta: A

10. Tendo em vista que os raios saem paralelos, concluímos que eles estão incidindo no foco F.

20 cmF

f

30º

30º

30º

30º

B

A

A distância focal da lente é igual à altura do triângulo equilátero ABF.

Logo:

f f

f cm

= → = ⋅

=

32

20 32

10 3

Resposta: B

Rejane: 14/03/16 – Rev.: Amélia09554516-pro-Aula 08 - Lentes Esféricas I (Estudo Geométrico)