02 linhas suplementares inferior e superior

2
Linhas Suplementares Inferior e Superior Também temos a opção de colocar notas abaixo do pentagrama e acima do pentagrama. Lembrando que, abaixo do pentagrama (linhas inferiores), temos notas mais graves e linhas acima do pentagrama (linhas superiores), temos notas mais agudas. Veja abaixo: (Linhas Superiores) (Linhas Inferiores) O Raciocínio é o mesmo quanto às linhas suplementares, temos notas nos espaços e nas linhas. Quanto mais para cima formos, teremos notas mais agudas e quanto mais para baixo formos, teremos notas mais graves. Obs. Vale lembrar que, no baixo de 4 cordas, nossa nota mais grave é a nota MI, corda solta e como está sendo mostrado acima, ela se encontra na linha suplementar inferior. No caso do baixo de 5 cordas em que teremos como nota mais grave, a nota SI, corda solta, encontraremos esta nota debaixo da 2 linha suplementar inferior.

Upload: rosemberg-bernardo

Post on 07-Dec-2015

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

curso

TRANSCRIPT

Page 1: 02 Linhas Suplementares Inferior e Superior

Linhas Suplementares Inferior e Superior

Também temos a opção de colocar notas abaixo do pentagrama e acima do pentagrama. Lembrando que, abaixo do pentagrama (linhas inferiores), temos notas mais graves e linhas acima do pentagrama (linhas superiores), temos notas mais agudas.

Veja abaixo:

(Linhas Superiores)

(Linhas Inferiores)

O Raciocínio é o mesmo quanto às linhas suplementares, temos notas nos espaços e nas linhas. Quanto mais para cima formos, teremos notas mais agudas e quanto mais para baixo formos, teremos notas mais graves.

Obs. Vale lembrar que, no baixo de 4 cordas, nossa nota mais grave é a nota MI, 4ª corda solta e como está sendo mostrado acima, ela se encontra na 1º linha suplementar inferior. No caso do baixo de 5 cordas em que teremos como nota mais grave, a nota SI, 5ª corda solta, encontraremos esta nota debaixo da 2 linha suplementar inferior.

Page 2: 02 Linhas Suplementares Inferior e Superior

# EXERCÍCIO 2

Neste exercício, iremos aumentar um pouco o nível de dificuldade. Além de usarmos uma extensão maior no instrumento, explorando as linhas suplementares, iremos usar uma nova figura rítmica, a SEMÍNIMA.

O valor inicial desta nota que iremos usar é de 1 tempo. Em outras oportunidades iremos aplica-la em outras situações.

Ouça como soa: (áudio Exercício 02_01)

1º – Tente achar as notas no seu instrumento e tocá-las à primeira vista. 2º – De nome às notas. 3º – Crie outros exercícios usando esta mesma situação, com isso estarás treinando a escrita e a criatividade.

Ouça como soa: (áudio Exercício 02_02)