perguntas membro inferior

32
pergunta:Um dos aprendizados básicos do anatomista é a noção dos termos de movimento. Marque a opção que especifique o que é a circundução: (A)Movimento diminuindo os ângulos entre as partes do corpo. (B)Movimento aumentando os ângulos entre as partes do corpo. (C)Movimento em direção ao plano mediano. (D)Movimento para longe do plano mediano. (E)Movimento circular combinando flexão, extensão, abdução e adução. pergunta:Quando movemos a planta do pé para longe do plano mediano, isto é, quando a dirigimos superolateralmente, estamos praticando: (A) Flexão plantar (B) Eversão. (C) Inversão. (D) Rotação. (E) Dorsiflexão. resposta:B pergunta:Marque a opção que denomina os nódulos arredondados ou ovais que se desenvolvem em certos tendões e que podem ser confundidos com pequenas fraturas na clínica: (A) Falange. (B) Ossos curtos. (C) Tuberosidades. (D) Processos ósseos. (E) Sesamóides. pergunta:Os ossos são estruturas ricamente vascularizadas e supridas por artérias. Por isto existe uma estrutura responsável pela entrada de artérias dividindo-se em ramos dirigidos longitudinalmente que suprirão o osso de sangue.Assinale o nome desta estrutura: (A) Sindesmose (B) Epífise (C) Suturas ósseas (D) Forame nutrício (E) Fóvea resposta:D Comentário A questão aborda a importância do forame nutrício e mostra que o osso é um órgão vivo e de grande metabolismo ao contrário do que é pensado popularmente pergunta:O membro inferior é constituído de quatro partes principais: o quadril, a coxa, a perna e o pé, estas regiões possuem três funções básicas. Assinale o item que contenha essas funções: (A) Sustentação do peso, proteção de órgãos torácicos e manutenção do equilíbrio. (B) Manipulação apurada de objetos, locomoção e conexão do esqueleto axial com o membro superior. (C) Locomoção, manipulação apurada de objetos e sustentação do peso.

Upload: vinicius-farias

Post on 01-Jul-2015

3.080 views

Category:

Documents


7 download

TRANSCRIPT

Page 1: perguntas membro inferior

pergunta:Um dos aprendizados básicos do anatomista é a noção dos termos de movimento. Marque a opção que especifique o que é a circundução:

(A)Movimento diminuindo os ângulos entre as partes do corpo. (B)Movimento aumentando os ângulos entre as partes do corpo. (C)Movimento em direção ao plano mediano. (D)Movimento para longe do plano mediano. (E)Movimento circular combinando flexão, extensão, abdução e adução.

pergunta:Quando movemos a planta do pé para longe do plano mediano, isto é, quando a dirigimos superolateralmente, estamos praticando:

(A) Flexão plantar (B) Eversão. (C) Inversão. (D) Rotação. (E) Dorsiflexão.

resposta:B

pergunta:Marque a opção que denomina os nódulos arredondados ou ovais que se desenvolvem em certos tendões e que podem ser confundidos com pequenas fraturas na clínica:

(A) Falange. (B) Ossos curtos. (C) Tuberosidades. (D) Processos ósseos. (E) Sesamóides.

pergunta:Os ossos são estruturas ricamente vascularizadas e supridas por artérias. Por isto existe uma estrutura responsável pela entrada de artérias dividindo-se em ramos dirigidos longitudinalmente que suprirão o osso de sangue.Assinale o nome desta estrutura:

(A) Sindesmose (B) Epífise (C) Suturas ósseas (D) Forame nutrício (E) Fóvea

resposta:D Comentário A questão aborda a importância do forame nutrício e mostra que o osso é um órgão vivo e de grande metabolismo ao contrário do que é pensado popularmente

pergunta:O membro inferior é constituído de quatro partes principais: o quadril, a coxa, a perna e o pé, estas regiões possuem três funções básicas.Assinale o item que contenha essas funções: (A) Sustentação do peso, proteção de órgãos torácicos e manutenção do equilíbrio.(B) Manipulação apurada de objetos, locomoção e conexão do esqueleto axial com o membro superior.(C) Locomoção, manipulação apurada de objetos e sustentação do peso.(D) Sustentação do peso, manutenção do equilíbrio e locomoção.(E) Inserção para músculos e ligamentos, proteção de órgãos torácicos e locomoção.

resposta:D comentário: A questão aborda a função do membro inferior no organismo que são basicamente três, sustentação, locomoção e equilíbrio.Para a anatomia não é apenas necessário conhecer os relevos e localizações ,mas principalmente é necessário conhecer suas funções.

Page 2: perguntas membro inferior

pergunta:O ílio, osso em forma de leque possui vários acidentes ósseos geralmente associados a passagem de nervos e inserções de músculos.Assinale a opção que contenha acidentes ósseos do íleo: (A) Linha glútea anterior, face auricular para o sacro e linha arqueada.(B) Asa, incisura do acetábulo e linha arqueada.(C) Face sinfisal, asa e linha pectínea (D) Linha glútea posterior, linha pectínea e crista obturatória.(E) Face sinfisal, linha glútea inferior e crista obturatória.

pergunta:O ílio é um osso de grande utilidade na clínica para a obtenção de fragmentos óssoes para enxertos ósseos e também de obtenção de medula óssea.Geralmente utilizam-se dois pontos, um que se localiza posteriormente no fundo de uma depressão na pele a 4 cm ao plano mediano e outra ao nível da quarta vértebra lombar (ponto mais elevado palpado posteriormente).Marque a opção que contenha estes dois pontos do ílio: (A) Linha glútea superior e espinha ilíaca ântero-superior.(B) Asa do íleo e tuberosidade ilíaca.(C) Espinha ilíaca antero-superior e espinha ilíaca póstero-superior.(D) Eminência íliopúbica e espinha ilíaca póstero-inferior.(E) Crista ilíaca e espinha ilíaca póstero-superior.Gabarito:E comentário: A pergunta se refere à aplicação dos conhecimentos anatômicos na clínica.O ílio é um osso importante,tal como o esterno , para a obtenção de medula óssea no corpo humano e também para a remoção de fragmentos ósseos para enxerto.Os dois pontos a serem conhecidos são a crista ilíaca e a espinha ilíaca póstero-superior, tais como seus níveis e identificações de depressões no corpo.

pergunta:No quadril existe uma estrutura óssea que sustenta o corpo quando estamos sentados e pode ser palpada acima da porção medial da prega glútea.Marque a opção com o nome da estrutura de que estamos falando: (A) Tubérculo púbico.(B) Tuberosidade isquiática.(C) Espinha isquiática.(D) Espinha ilíaca póstero-inferior.(E) Ramo inferior do osso púbico.

resposta:B

pergunta:Um homem de 33 anos sofreu um acidente frontal de automóvel e deu entrada na emergência do hospital queixando-se de dor e impedido de ficar em pé.O exame físico mostrou o membro inferior afetado aparentando ser menor, aduzido, ligeiramente fletido e rodado medialmente.Marque a opção que contenha o diagnóstico correto do caso clínico: (A) Fratura cominutiva da extremidade proximal da tíbia.(B) Fratura do colo da fíbula.(C) Fratura de epífise distal do fêmur.(D) Fratura da borda posterior do acetábulo.(E) Fratura transversa de maléolo.

resposta:D comentário: O caso clínico descreve perfeitamente o paciente com luxação posterior da articulação do quadril com fratura na borda posterior do acetábulo.Este tipo de fratura é comum em quedas de grande altura sobre os pés e em acidentes automobilísticos frontais.

pergunta:O fêmur é o osso mais longo, mais forte e mais pesado do corpo humano.A altura de uma pessoa é aproximadamente quatro vezes maior que o comprimento de seu fêmur.Assinale a opção que contenha apenas acidentes ósseos do fêmur: (A) Tubérculo adutor, tuberosidade glútea, linha do músculo sóleo e esporão.(B) Linha intertrocantérica, linha arqueada, linha vertical e epicôndilo lateral.(C) Crista intertrocantérica, epicôndilo lateral, linha glútea inferior e tubérculo abdutor.(D) Esporão, linha áspera, linha pectínea e fóvea da cabeça.(E) Face poplítea, face sinfisal, linha glútea posterior e tuberosidade glútea.

resposta:D comentário: A pergunta cobra o conhecimento dos relevos ósseos do fêmur importantes na articulação com o quadril e o joelho e também como inserções de músculos.

pergunta:Uma senhora de 62 anos tropeçou em um tapete de sua casa e deu entrada no pronto socorro com o membro inferior afetado em rotação lateral e notavelmente menor que o outro membro inferior.

Page 3: perguntas membro inferior

Ela não conseguia andar ou ficar de pé.De acordo com o caso clínico assinale o diagnóstico mais provável: (A) Fratura do colo da fíbula.(B) Fraturas cominutivas da tíbia.(C) Fratura de colo de fêmur.(D) Fratura da borda posterior do acetábulo (E) Fratura de maléolo lateral.

resposta:C comentário: A questão aborda um caso clínico com descrição clássica de fratura de colo de fêmur.No caso esta fratura pode ter sido facilitada por fragilidade óssea devido a osteoporose, tratava-se de uma mulher idosa.É importante conhecer as condições do membro como encurtamento e rotação lateral para não confundir com fraturas de acetábulo ou luxações no quadril que geralmente apresenta encurtamento ,membro fletido, aduzido e rotado medialmente.É importante dizer ainda que casos de fratura do fêmur podem levar a embolia pulmonar devido a gordura da medula óssea amarela que ganha a circulação sangüínea, estes casos devem apresentar muita cautela por parte do médico.

pergunta:Durante uma partida de futebol um jogador escorregou e caiu forçando o pé a uma posição extremamente invertida sofrendo uma fratura de Pott.Assinale o item que contenha a melhor descrição da lesão: (A) Tálus inclinado rompendo maléolo medial.(B) Fratura de tíbia e fíbula em seus terços médios.(C) Fratura de tálus e calcâneo.(D) Tálus inclinado vigorosamente contra o maléolo lateral, rompendo-o por cisalhamento.(E) Fratura exposta da tíbia também conhecida como fratura de pára-choque.

resposta:D comentário: A fratura de Pott é uma fratura de fíbula que vai de 2 a 6 cm proximais à extremidade distal do maléolo lateral.Este tipo de fratura é comum em esportes e caracteriza-se por queda forçando o pé a uma posição muito invertida, isto causa laceração dos ligamentos do tornozelo e inclinação vigorosa do tálus contra o maléolo lateral, rompendo-o por cisalhamento.

pergunta:Um homem embriagado de 45 anos chocou seu carro frontalmente contra um poste e quando pisava no freio provocou uma dorsiflexão acentuada de seu pé durante a batida.Assinale a opção que contenha o osso provavelmente este homem fraturou durante o acidente: (A) Fratura de colo do tálus.(B) Avulsão de falanges distais (C) Fratura de diáfise de tíbia.(D) Fratura de maléolo lateral.(E) Fratura de diáfise de fíbula.

pergunta:O corpo do tálus tem formato cubóide.Sua superfície superior em forma de roldana é freqüentemente chamada de tróclea.Assinale a opção que contenha ossos que se articulam com o tálus: (A) Tíbia, falanges, cuneiforme lateral e fíbula.(B) Fíbula, tíbia, navicular e calcâneo.(C) Calcâneo, cuneiforme medial, piramidal e psiforme.(D) Navicular, cuneiforme intermédio, calcâneo e fíbula.(E) Cubóide, navicular, calcâneo, tíbia.

resposta:B

pergunta:O fêmur é o osso mais longo e mais forte do corpo humano.Pelo fato de ser um osso em uma região repleta de músculos, ele possui uma grande quantidade de acidentes ósseos.Marque a alternativa que contenha acidentes ósseos presentes apenas na parte posterior do fêmur: (A) Linha áspera, incisura fibular e linha intertrocantérica.(B) Linha pectínea, linha intertrocantérica e eminência intercondilar.(C) Tuberosidade glútea, esporão e crista intertrocantérica.(D) Esporão, sulco da inserção do tendão do músculo semimembranáceo e linha pectínea.(E) Crista intertrocantérica, linha áspera e linha do sóleo.

resposta:C comentário: O fêmur é um osso repleto de acidentes ósseos sendo de grande importância o conhecimento dos mesmos para aplicação na miologia, em que a origem e inserção de músculos é uma informação primordial para o entendimento da função de determinado músculo.

Page 4: perguntas membro inferior

pergunta:A linha do sóleo é um acidente ósseo bastante nítido presente na tíbia.Assinale a alternativa que possua a melhor descrição da localização da linha do sóleo: (A) Face posterior da parte proximal do corpo da tíbia e segue em sentido inferomedial até a borda medial.(B) Face anterior da parte proximal do corpo da tíbia e segue em sentido inferomedial até a borda medial.(C) Face anterior da parte proximal do corpo da tíbia e segue em sentido inferolateral até a borda lateral.(D) Face posterior da parte distal do corpo da tíbia e segue em sentido inferolateral até a borda lateral.(E) Face anterior da parte distal do corpo da tíbia e segue em sentido inferomedial até a borda medial.

pergunta:O osso cuneiforme intermédio articula-se com quatro ossos.Assinale a opção que contenha corretamente estes ossos: (A) Cuneiforme medial, cuneiforme lateral, cubóide e calcâneo.(B) Cuneiforme lateral, tálus, navicular e terceiro metatársico.(C) Cuneiforme medial, cuneiforme lateral, navicular e segundo metatársico.(D) Calcâneo, tálus, cubóide e navicular.(E) Primeiro metatársico, segundo metatársico, terceiro metatársico e navicular.

resposta:C comentário: A questão cobra o conhecimento da anatomia óssea do pé e as adjacências do osso cuneiforme intermédio.A visualização da estrutura óssea por parte do aluno é de grande importância na visualização de radiografias e identificação de fraturas

pergunta:A membrana interóssea é uma membrana que ocorre tanto no antebraço quanto na perna.Assinale a opção que contenha corretamente a região que é ligada pela membrana interóssea entre a fíbula e a tíbia: (A) Margem interóssea na borda medial da fíbula, margem interóssea na borda lateral da tíbia.(B) Margem interóssea na borda medial da fíbula e margem interóssea na borda medial da tíbia.(C) Margem interóssea na borda lateral da fíbula e margem interóssea na borda lateral da tíbia.(D) Margem interóssea na borda medial da fíbula e margem interóssea na borda anterior da tíbia.(E) Margem interóssea na borda anterior da fíbula e margem interóssea na borda medial da tíbia.

resposta:B

pergunta:A face medial do pé é formada por seis ossos.Assinale a alternativa que contenha ossos da face medial do pé: (A) Tálus, cuneiforme intermédio, calcâneo e cubóide (B) Quinto metatársico, cubóide, calcâneo e navicular.(C) Cuneiforme lateral, navicular, falange proximal do quinto metatársico e cubóide.(D) Falange distal do hálux, falange proximal do hálux, navicular e tálus.(E) Falange proximal do hálux, falange distal do hálux, calcâneo e cuneiforme medial.

resposta:D comentário: A questão fala sobre a face medial do pé que é geralmente lesionada em movimentos de eversão extrema e em quedas de objetos sobre os pés.A anatomia desta região é muito importante em análises radiográficas para verificação de lesões nesta região.

pergunta:Existe um tipo de sutura fibrosa os ossos são unidos por uma faixa de tecido fibroso.O tecido pode ser um ligamento ou uma membrana fibrosa; por exemplo, uma membrana interóssea.Assinale a opção que contenha o tipo de articulação descrito: (A) Sindesmose (B) Gonfose (C) Articulação em dobradiça (D) Articulação plana (E) Articulação condilar

resposta:Gabarito:A Comentário: A questão aborda um tipo de articulação fibrosa que consiste num tipo de sutura que une os ossos por uma faixa de tecido fibroso, como, por exemplo, podemos citar as membranas interósseas do rádio e da ulna e da tíbia e da fíbula.O grau de movimento depende da distância entre os ossos e o grau de flexibilidade do tecido fibroso de união.

pergunta:Existe um tipo de articulação específica entre um dente e um osso, no seu alvéolo onde o tecido fibroso do ligamento periodontal ancora com firmeza o dente.Marque a opção que contenha o tipo de ligamento citado: (A) Articulação selar (B) Articulação em pivô

Page 5: perguntas membro inferior

(C) Articulação plana (D) Sindesmose (E) Gonfose

resposta:Gabarito:E Comentário: A gonfose é um tipo de articulação fibrosa específica para os dentes.Ela é bem representada pelo ligamento periodontal e ancora no processo alveolar dos ossos maxilar e mandibular.Movimentos nesta articulação ( dente solto ) é considerada uma condição patológica.

pergunta:Existem dois tipos de articulações cartilaginosas em que os ossos são unidos tanto por cartilagem hialina quanto fibrosa.Assinale a opção que contenha os tipos existentes de articulação cartilaginosas e exemplos correspondentes na anatomia humana: (A) Sindesmose (Membrana interóssea) e Gonfose (Ligamento periodôntico) (B) Sincondrose (Placa epifisária) e Sínfises (Discos intervertebrais) (C) Articulação plana (Articulação manubrioesternal) e Articulação em pivô (Ligamentos colaterais) (D) Sincondrose (Cartilagem costal) e Sindesmose (Articulação manubrioesternal) (E) Sínfises (Sínfise mentoniana) e Sutura (Fontanela anterior)

resposta:Gabarito:B Comentário: As articulações cartilaginosas dividem-se em: primárias (Sincondroses) que possuem como exemplo a placa cartilaginosa epifisária e a cartilagem costal e a secundária (Sínfise) que possuem como exemplo as sínfises mentoniana e púbica, os discos intervertebrais e a articulação manúbrio esternal.

pergunta:As articulações sinoviais são o tipo mais comum e importante funcionalmente, em geral permitem movimento livre entre os ossos que unem e são típicas de quase todas as articulações dos membros.Este tipo de articulação possui três características básicas.Assinale a alternativa que contenha estas características básicas: (A) Possuir uma membrana interóssea fibrosa, uma cápsula articular e uma cartilagem contra absorção de choques para resistência. (B) Possuir pouca mobilidade, cartilagens serem substituídas por ossos até o fim da adolescência e possuir uma cavidade articular. (C) Não possuir líquido lubrificante, possuir uma cartilagem de absorção de choques e uma cápsula articular. (D) Possuir pouca mobilidade, uma cartilagem articular e um líquido lubrificante. (E) Possuir uma cavidade articular, uma cartilagem articular e uma cápsula articular.

resposta:Gabarito:E Comentário: As diferenças entre a supra-renal direita e esquerda não se limitam à vascularização.A supra-renal esquerda possui formato semilunar e a direita possui formato piramidal.

pergunta:A membrana sinovial produz o líquido sinovial que desempenha duas funções importantes para a articulação sinovial.A membrana sinovial regenera-se quando danificada.Assinale a opção que contenha as duas funções do líquido sinovial: (A) Eliminar atrito entre os ossos articulados e ser um bactericida. (B) Evitar artrites e lubrificar a articulação. (C) Aumentar a resistência e insuflar a cápsula fibrosa. (D) Lubrificar e nutrir a cartilagem sinovial. (E) Anestesiar a articulação e permitir a articulação movimentos de deslizar ou escorregar.

resposta:Gabarito:D Comentário: O líquido sinovial produzido pela membrana sinovial tem como objetivos nutrir a cartilagem sinovial que não é vascularizada e nem inervada e também lubrificar a articulação.As articulações sinoviais foram projetadas para suportar o desgaste.

pergunta:Existem seis tipos de articulação sinovial, classificados de acordo com a forma articular e o movimento que permitem.Marque a opção que contenha apenas tipos de articulação sinovial: (A) Articulação em pivô, esferóides, planas e sincondroses. (B) Articulações selares, em dobradiça, planas e sindesmoses. (C) Articulações condilares, em pivô, selares e em dobradiça. (D) Articulações esferóides, sindesmoses, sincondroses e planas. (E) Articulações selares, gonfoses, esferóides e condilares.

resposta:Gabarito:C Comentário: A questão cobra o conhecimento das conexões entre a escápula e o úmero.Este tipo de conhecimento além de ser básico será muito útil na artrologia.

pergunta:As articulações têm um rico suprimento nervoso.As terminações nervosas estão localizadas em duas estruturas e possuem uma principal função.Marque a opção que contenha estas duas localidades e a principal função

Page 6: perguntas membro inferior

destas terminações nervosas: (A) Cápsula fibrosa e cartilagem sinovial / Nocicepção. (B) Cartilagem sinovial e membrana sinovial / Termocepção. (C) Cápsula fibrosa e cartilagem sinovial / Propriocepção. (D) Cápsula fibrosa e membrana sinovial / Propriocepção. (E) Periósteo e cartilagem sinovial / Nocicepção.

resposta:Gabarito:D Comentário: Os nervos sacrais obedecem esta regra, exceto o nervo para o músculo piriforme, os nervos cutâneos perfurantes e aqueles que suprem o diafragma pélvico.

pergunta:Existem dois ligamentos na articulação do joelho que impedem a ruptura das faces laterais desta articulação.Eles são firmemente estirados quando a perna é estendida e impedem a rotação da tíbia lateralmente ou do fêmur medialmente.Assinale a opção com o nome destes dois ligamentos: (A) Ligamentos patelar e colateral fibular (B) Ligamentos patelar e coronário (C) Ligamento colateral tibial e colateral fibular (D) Ligamentos cruzado posterior e cruzado anterior (E) Ligamentos patelar e colateral tibial

resposta:Gabarito:C Comentário: Estes ligamentos como descritos pela questão impedem a rotação da tíbia lateralmente ou do fêmur medialmente.Entretanto, como os ligamentos colaterais estão frouxos durante a flexão da perna, permitem alguma rotação da tíbia sobre o fêmur nesta posição.

pergunta:Existe uma grande extensão sacular de cápsula sinovial que segue para cima entre o fêmur e o tendão do músculo quadríceps da coxa.Esta bolsa tem como função permitir o movimento livre do tendão do músculo quadríceps sobre a extremidade distal do fêmur e facilita a extensão e flexão completa da articulação do joelho.Marque a opção que contenha a bolsa a que nos referimos: (A) Bolsa subcutânea infrapatelar (B) Bolsa subcutânea pré-patelar (C) Bolsa suprapatelar (D) Bolsa poplítea (E) Bolsa anserina

resposta:Gabarito:C Comentário: A bolsa patelar se comunica livremente com a cavidade sinovial da articulação do joelho, é considerada uma parte do mesmo.Por isso, ferimentos perfurantes, como por arma branca, acima da patela, podem infectar a articulação do joelho através da bolsa suprapatelar.

pergunta:Existe uma bolsa que se localiza separando os tendões dos músculos sartório, grácil e semitendinoso,da parte proximal da face medial da tíbia e do ligamento colateral tibial.Marque a opção que contenha o nome da bolsa a qual nos referimos: (A) Bolsa suprapatelar (B) Bolsa anserina (C) Bolsa infrapatelar profunda (D) Bolsa subcutânea pré-patelar (E) Bolsa subcutânea infrapatelar

resposta:Gabarito:B Comentário: A área onde os músculos sartório, grácil e semitendinoso se inserem distalmente foi denominada pé anserino(em latim pés anserinus, pata de ganso).A bolsa anserina está associada a esses tendões.

pergunta:O aumento na pressão de uma bolsa sinovial na face posterior do joelho produz uma distensão na mesma.Este estado é conhecido como cisto de Baker.Muitos relatam que o cisto de Baker é o extravazamento de líquido sinovial da articulação do joelho e seu acúmulo na fossa poplítea.Marque a alternativa que contenha o nome da bolsa sinovial que se situa entre o tendão do músculo poplíteo e o côndilo lateral da tíbia que possui grande potencial para geração deste cisto: (A) Bolsa suprapatelar (B) Bolsa subcutânea pré-patelar (C) Bolsa poplítea (D) Bolsa infrapatelar profunda (E) Bolsa subcutânea infrapatelar

resposta:Gabarito:C Comentário: A questão aborda os conceitos de cisto de Baker e cobra a associação da localização da Bolsa do

Page 7: perguntas membro inferior

músculo poplíteo com os conceitos do cisto.O cisto de Baker é muito comum em crianças e em alguns casos pode interferir nos movimentos da articulação do joelho.

pergunta:Existem estruturas fibrocartilaginosas que se localizam na face articular da tíbia e se articulam com os côndilos femorais.Suas faces superiores são ligeiramente côncavas para recepção destes côndilos, enquanto as faces inferiores, que repousam sobre os côndilos tibiais são mais planas.Marque a opção que contenha o nome dessas estruturas e sua função correspondente: (A) Ligamentos cruzados / Absorção de choques (B) Bolsas da articulação do joelho / Absorção de choques (C) Meniscos / Impedir ruptura das faces laterais da articulação (D) Meniscos / Absorção de choques (E) Bolsas da articulação do joelho / Impedir ruptura das faces laterais da articulação

resposta:Gabarito:D Comentário: A questão aborda a localização e a importância dos meniscos para a articulação do joelho.É importante conhecermos estes conceitos sobre o menisco, pois principalmente na medicina esportiva encontramos problemas de joelho nos atletas assim como também encontramos na clínica com pessoas não praticantes de esportes.

pergunta:Um atleta de futebol foi socorrido pelo médico de seu clube após um esforço de torção aplicado à articulação do joelho fletida.O médico verificou dor à palpação na face medial do ligamento da patela com o joelho fletido, imediatamente proximal ao platô tibial medial.Assinale a opção com o provável diagnóstico dado pelo médico do clube: (A) Ruptura do ligamento cruzado posterior (B) Lesão do menisco medial (C) Ruptura de ligamento colateral fibular (D) Lesão da bolsa suprapatelar (E) Lesão do menisco lateral

resposta:Gabarito:B Comentário: A questão descreve o osso sacro e evidencia duas funções desempenhadas pelo mesmo.Na osteologia é importante não apenas conhecer as estruturas e a localização dos ossos, mas principalmente conhecer as funções desempenhadas.

pergunta:Existe uma articulação plana entre a cabeça da fíbula e o côndilo latearl da tíbia que é importante para a manutenção da estrutura da perna.Assinale a opção que contenha o nome desta articulação. (A) Articulação calcaneocubóidea (B) Articulação tibiofibular distal (C) Articulação talocalcâneanavicular (D) Articulação subtalar (E) Articulação tibiofibular proximal

resposta:Gabarito:E Comentário: A tíbia e a fíbula articulam-se em suas extremidades proximal e distal.Movimentar a articulação tibiofibular proximal é impossível sem movimentar a distal.No caso da questão foi descrita a articulação tibiofibular proximal

pergunta:Nas fraturas com luxação do tornozelo, a extremidade distal da tíbia e/ou da fíbula é muitas vezes fraturada.A fratura de Pott comum quando o pé é fortemente evertido caracteriza-se pelo tracionamento de um ligamento arrancando amiúde o maléolo medial.Marque a opção que contenha o ligamento descrito: (A) Ligamento deltóide (B) Ligamento plantar longo (C) Ligamento calcaneonavicular plantar (D) Ligamento calcaneofibular (E) Ligamento talofibular anterior

resposta:Gabarito:A Comentário: Na fratura de Pott temos a fratura do maléolo medial devido a uma forte eversão do pé.O ligamento tracionado é o ligamento deltóide ou medial.esta condição é muito comum em esportes de grande contato corporal e merece grande atenção quanto as suas características e manifestações.

pergunta:O dedo em martelo é uma deformidade comum na qual a falange proximal encontra-se permanentemente dorsifletida na articulação metatarsofalangiana e a falange média está em flexão plantar na articulação interfalangiana..Esta deformidade pode resultar de fraqueza dos músculos lumbricais interósseos, que fletem uma articulação e estende outra articulação.Assinale a opção que contenha o nome destas articulações respectivamente: (A) Articulações interfalangianas e intermetatársicas (B) Articulações metatarsofalangianas e intermetatársicas (C) Articulações calcâneocubóidea e talocalcaneonavicular (D) Articulações intermetatársicas e metatarsofalangianas

Page 8: perguntas membro inferior

(E) Articulações metatarsofalangianas e interfalangianas

resposta:Gabarito:E Comentário: A tíbia e a fíbula articulam-se em suas extremidades proximal e distal.Movimentar a articulação tibiofibular proximal é impossível sem movimentar a distal.No caso da questão foi descrita a articulação tibiofibular proximal.

pergunta:A primeira articulação metatarsofalangiana pode apresentar-se aumentada e deformada, com luxação lateral permanente do hálux.Esta condição é comum em pessoas que usam sapato de bico fino.Assinale a opção que contenha o nome desta deformidade: (A) Dedo em martelo (B) Hálux valgo (C) Hálux caído (D) Joanete (E) Hálux retraído

resposta:Gabarito:B Comentário: A questão se refere a um tipo de mal formação, especificamente ligada ao hálux.Como a questão diz esta é uma condição comum em pessoas que utilizam sapato de bico fino.Estas pessoas são incapazes de afastar seu hálux do segundo dedo porque os sesamóides sob a cabeça do primeiro metatársico são geralmente luxados e situam-se no espaço entre as cabeças do primeiro e segundo metatársicos.

pergunta:Um jogador de futebol foi golpeado com violência na face lateral de seu joelho e dentre a série de lesões ele lesou um ligamento que impede a luxação posterior do fêmur e a hiperextensão da articulação do joelho.Marque a alternativa que contenha o ligamento descrito na lesão do atleta: (A) Ligamento colateral tibial (B) Ligamento colateral fibular (C) Ligamento patelar (D) Ligamento cruzado posterior (E) Ligamento cruzado anterior

resposta:Gabarito:E Comentário: O manúbrio esternal é conectado ao corpo do esterno através da sincondrose esternal.As sincondroses são ligações entre ossos por cartilagem hialina, este tipo de ligação tende a desaparecer com o decorrer da vida.

pergunta:Dois músculos atuam na flexão da coxa, na articulação do quadril e na estabilização desta articulação.Estes músculos são importantes na manutenção da postura ereta na articulação do quadril, sendo considerados músculos posturais antigravitacionais.Atuando inferiormente estes músculos fletem o tronco, como, por exemplo, elevando-o da posição de decúbito para a posição sentada.Assinale a opção que nomeie este par de músculos: (A) Músculo tensor da fáscia lata e sartório (B) Músculo psoas maior e ilíaco (C) Músculo psoas menor e quadríceps (D) Músculo quadríceps e psoas maior (E) Músculo ilíaco e tensor da fáscia lata

resposta:Gabarito:B Comentário: O músculo iliopsoas é composto pelos músculos ilíaco e psoas maior.O músculo psoas maior origina-se das faces das vértebras T12 a L5 e discos intervertebrais entre ela e se insere no Trocanter menor do fêmur, O músculo ilíaco origina-se da crista ilíaca, fossa ilíaca asa do sacro e ligamentos sacroilíacos anteriores e insere-se no tendão do músculo psoas maior e corpo do fêmur, abaixo do trocanter menor.

pergunta:O músculo tensor da fáscia lata situa-se na face lateral da coxa, incluído entre duas lâminas de fáscia lata, que formam sua bainha.A lâmina profunda de sua bainha funde-se à face anterior da cápsula da articulação do quadril.Marque a opção que não contenha uma das funções do músculo tensor da fáscia lata: (A) Tensiona o tracto iliotibial (B) Possibilita o glúteo máximo manter a articulação do joelho estendida (C) Estabiliza o tronco sobre a coxa na posição sentada (D) Equilibra a tração posterior do músculo glúteo máximo sobre o tracto iliotibial (E) Flete a coxa na articulação do quadril

resposta:Gabarito:E Comentário: O músculo tensor da fáscia lata não flete a coxa na articulação do quadril, isto é função do músculo iliopsoas.O músculo tensor da fáscia lata se origina na espinha ilíaca ântero-superior e parte anterior do lábio externo da crista ilíaca e se insere no tracto iliotibial que se fixa ao côndilo lateral da tíbia.

pergunta:Este músculo é o mais superficial na face anterior da coxa e possui várias funções, entre elas a de, durante a posição de cócoras, fletir, abduzir e rodar lateralmente a coxa na articulação do quadril e fletir a perna na articulação

Page 9: perguntas membro inferior

do joelho.Atuando inferiormente, também flete o tronco sobre a coxa e roda o tronco para o lado oposto.Marque a opção que nomeie este músculo: (A) Músculo sartório (B) Músculo quadríceps femoral (C) Músculo tensor da fáscia lata (D) Músculo psoas maior (E) Músculo ilíaco

resposta:Gabarito:A Comentário: O músculo sartório recebeu este nome porque é usado para cruzar as pernas na posição agachada do alfaiate (sartor, alfaiate). Na maior parte do seu trajeto, o músculo sartório recobre a artéria femoral à medida que segue no canal adutor.Este músculo se origina na espinha ilíaca ântero-superior e parte superior da incisura abaixo dela e se insere na parte superior da face medial da tíbia.

pergunta:O músculo quadríceps femoral é o grande extensor da perna, o maior músculo do corpo e recobre quase toda a face anterior e as laterais do fêmur.Este músculo é dividido em quatro porções.Assinale a opção que contenha as quatro porções do músculo quadríceps femoral: (A) Sartório, tensor da fáscia lata, grácil e reto femoral. (B) Pectíneo, adutor magno, adutor longo e adutor curto. (C) Glúteo máximo, glúteo médio, glúteo mínimo e piriforme. (D) Reto femoral, vasto lateral, vasto intermédio e vasto medial. (E) Semitendíneo, semimembranáceo, bíceps femoral e tensor da fáscia lata.

resposta:Gabarito:D Comentário: Quadríceps é um termo que significa quatro cabeças.Vasto é um termo que significa grande.Os nomes das porções do músculo quadríceps indicam sua forma ou localização: o reto femoral possui fibras profundas que seguem em trajetória retilínea pela coxa, o vasto lateral situa-se sobre a face lateral da coxa, o vasto intermédio está localizado entre o vasto lateral e medial e o vasto medial recobre a face medial da coxa.

pergunta:Um paciente é testado em decúbito dorsal, com o joelho parcialmente fletido e lhe é solicitado a estender seu joelho contra a resistência.Foi observado que o paciente não conseguiu passar e neste teste e quando deambulava, ele comprimia a extremidade distal da sua coxa para evitar a flexão da articulação do joelho.Marque a opção que contenha o músculo que provavelmente está paralisado: (A) Músculo tensor da fáscia lata (B) Músculo Grácil (C) Músculo quadríceps femoral (D) Músculo sartório (E) Músculo adutor magno

resposta:Gabarito:C Comentário: O caso clínico descreve claramente o quadro de um paciente com paralisia do músculo quadríceps femoral.Neste caso o paciente deambula com dificuldade e comprime a extremidade distal da sua coxa para evitar a flexão da articulação do joelho.Notamos que a função de extensão da perna está prejudicada.

pergunta:A principal ação do grupo medial de músculos é a adução da coxa.Assinale a opção que contenha pelo menos três músculos adutores da coxa: (A) Pectíneo, adutor magno e semitendíneo. (B) Adutor longo, semimembranáceo e vasto intermédio. (C) Obturador externo, grácil e pectíneo. (D) Adutor curto, adutor longo e quadrado da coxa. (E) Adutor magno, sartório e tensor da fáscia lata.

resposta:Gabarito:C Comentário: Os músculos adutores da coxa são: adutor magno. Adutor curto, adutor longo, pectíneo, obturador externo e grácil.Estes músculos em geral são supridos pelo nervo obturatório exceto o pectíneo que é suprido pelo nervo femoral.

pergunta:O trígono femural é um espaço subfascial triangular, clinicamente importante, no terço superomedial da coxa.Apresenta-se como uma depressão quando a coxa é fletida ativamente na articulação do quadril.Seu principal conteúdo é representado pelos vasos femorais e ramos do nervo femoral.Assinale a opção que contenha corretamente o limite superior, medial e lateral do trígono femoral respectivamente: (A) Músculo cremáster, borda medial do músculo adutor magno e borda medial do músculo grácil. (B) Ligamento inguinal, borda medial do músculo adutor longo e borda medial do músculo sartório. (C) Músculo cremáster, borda medial do músculo adutor curto e borda medial do músculo adutor longo. (D) Ligamento inguinal, borda lateral do músculo adutor longo e borda lateral do músculo grácil. (E) Tubérculo púbico, borda lateral do músculo adutor magno e borda medial do músculo sartório.

Page 10: perguntas membro inferior

resposta:Gabarito:B Comentário: Este espaço triangular, na face anterior da coxa, contém a artéria femoral e seus ramos, a veia femoral e suas tributárias, o nervo femoral e seus ramos, o nervo cutâneo lateral da coxa, o ramo femoral do nervo genitofemoral, vasos linfáticos e alguns linfonodos inguinais.

pergunta:O canal adutor ou canal de Hunter possui cerca de 15cm de comprimento e é um túnel fascial estreito na coxa.Este canal fornece uma passagem intermuscular através da qual os vasos femorais seguem para atingir a fossa poplítea, onde se tornam vasos poplíteos.Assinale a opção que contenha o limite lateral, posterior e frontais do canal de hunter: (A) Músculo reto da coxa, adutor longo e magno, grácil. (B) Músculo vasto medial, pectíneo, adutor longo. (C) Músculo iliopsoas, adutor curto e longo, sartório. (D) Músculo reto da coxa, pectíneo, grácil. (E) Músculo vasto medial, adutor longo e magno, sartório.

resposta:Gabarito:E Comentário: Os vasos femorais entram no canal adutor onde o músculo sartório cruza sobre o músculo adutor longo, a veia situando-se atrás da artéria.A artéria e veias femorais deixam o canal de Hunter através do hiato adutor.

pergunta:O canal adutor começa aproximadamente 15cm abaixo do ligamento inguinal, onde o músculo sartório cruza o músculo adutor longo, e termina no hiato adutor, no tendão de um dos músculos da coxa.Marque a opção que nomeie corretamente o músculo a que pertence este tendão: (A) Adutor curto (B) Sartório (C) Adutor magno (D) Adutor longo (E) Grácil

resposta:Gabarito:C Comentário: A partir do hiato adutor a artéria femoral passa a ser denominada artéria poplítea, assim como a veia femoral passa a ser denominada veia poplítea, pois ambas entram na fossa poplítea.

pergunta:Os músculos glúteos consistem em um grupo mais superficial e um grupo mais profundo.O grupo superficial é composto pelos músculos Glúteos máximo, médio e mínimo.Assinale o item que possua a função principal destes músculos: (A) Flexão e adução da coxa na articulação do quadril (B) Extensão e abdução da coxa na articulação do quadril (C) Rodar medialmente a coxa na articulação do quadril (D) Rodar lateralmente a coxa na articulação do quadril (E) Nenhuma das opções anteriores

resposta:Gabarito:B Comentário: Os músculos intrínsecos do dorso são designados segundo a sua relação com a superfície (lâmina superficial, intermédia e profunda).

pergunta:Existe um grupo de músculos da região glútea mais profundo e de menores proporções formados pelos músculos piriforme, obturador interno, gêmeos e quadrado da coxa.Estes músculos possuem uma função principal na articulação do quadril.Assinale a opção que contenha esta função: (A) Extensão da coxa na articulação do quadril (B) Flexão da coxa na articulação do quadril (C) Abdução da coxa na articulação do quadril (D) Rotação lateral da coxa na articulação do quadril (E) Adução da coxa na articulação do quadril

resposta:Gabarito:D Comentário: Os músculos glúteos consistem em dois grupos, um mais superficial e formado por extensores e abdutores da coxa na articulação do quadril (Glúteo máximo, médio e mínimo) e outro de rotadores da coxa na articulação do quadril, mais profundos (piriforme obturador interno, gêmeos e quadrado da coxa).

pergunta:Este músculo é considerado o principal extensor da coxa e quando atua com a sua inserção distal fixa, também é um forte extensor da pelve (ex: ao levantar-se de uma posição sentada).Além disso, este músculo forma um coxim quadrilátero espesso sobre a tuberosidade isquiática e sua borda inferior localiza-se logo acima da prega glútea.Assinale a opção que contenha o músculo a qual nos referimos: (A) Glúteo Máximo (B) Glúteo médio

Page 11: perguntas membro inferior

(C) Piriforme (D) Obturador interno (E) Quadrado da coxa

resposta:Gabarito:A Comentário: o músculo glúteo máximo além das características relatadas, também ajuda na rotação lateral da coxa, mas é bem pouco usado durante a deambulação e encontra-se relaxado quando a pessoa fica de pé.Atua quando maior esforço é necessário, por exemplo, em atividades como correr e escalar.Quando a coxa está sendo fletida no ato de sentar o músculo glúteo máximo equilibra o movimento através de um relaxamento gradual.

pergunta:Este músculo é um potente abdutor da articulação do quadril e desempenha um papel essencial durante a locomoção e é amplamente responsável pela inclinação da pelve.Este músculo possui formato em leque e situa-se na face externa do ílio.Marque a opção que contenha o nome deste músculo: (A) Glúteo mínimo (B) Glúteo médio (C) Piriforme (D) Gêmeos (E) Quadrado da coxa

resposta:Gabarito:B Comentário: Quando o músculo glúteo médio esquerdo traciona o lado esquerdo da pelve para baixo, o lado direito é impedido de ceder ao ser o membro direito levantado durante a deambulação.Inversamente, o músculo glúteo direito permite que o pé esquerdo abandone o solo durante a deambulação.Este músculo também ajuda a rodar a coxa medialmente.

pergunta:Se os músculos glúteos médio e mínimo são paralisados ou se tornam mais fracos após lesão do nervo glúteo, os efeitos de sustentação e equilíbrio desses músculos sobre a pelve são perdidos.Marque a opção que contenha uma afirmação falsa sobre o funcionamento destes músculos: (A) O músculo glúteo mínimo durante a locomoção possui suas ações semelhantes ao glúteo médio. (B) A marcha glútea também é conhecida como claudicação do glúteo médio (C) A marcha glútea é caracterizada por uma inclinação da pelve para o lado afetado a cada passo. (D) Quando o nervo glúteo é lesado acontece que quando o pé é levantado do lado normal, a pelve inclina-se para aquele lado. (E) O músculo glúteo mínimo e médio impedem a abdução da coxa quando uma pessoa está de pé.

resposta:Gabarito:C Comentário: A marcha glútea é caracterizada pela inclinação da pelve para o lado não afetado em cada passo, sendo também conhecida como claudicação do glúteo médio.Uma marcha semelhante ocorre em pessoas com luxação posterior da articulação do quadril unilateral.Esta condição impede o funcionamento normal do músculo glúteo médio e mínimo.

pergunta:Este músculo é de estrema importância anatômica na região glútea, pois é o ponto de referência desta região, isto é, com base neste determina-se os nomes de vasos sangüíneos e nervos como superiores e inferiores os que emergem acima dele e inferiores a ele respectivamente.O ponto referencial superficial da borda deste músculo é indicado por uma linha que une a depressão cutânea, formada pela espinha ilíaca póstero-superior, à borda superior do trocanter maior do fêmur.Assinale a opção que nomeie corretamente este músculo: (A) Músculo glúteo máximo (B) Músculo quadrado da coxa (C) Músculo obturador interno (D) Músculo glúteo médio (E) Músculo piriforme

resposta:Gabarito:E Comentário: O músculo piriforme está situado parcialmente na parede posterior da pelve menor e parcialmente atrás da articulação do quadril.Deixa a pelve através do forame isquiático maior para alcançar sua inserção distal no trocanter maior do fêmur.

pergunta:O plexo lombar formado pelos ramos ventrais dos nervos L1 a L4 possui intensa relação com um dos músculos da região lombar do corpo humano.Este músculo serve como ponto de referência no trajeto de alguns nervos e deve ser cuidadosamente retirado para estudo desta rede nervosa.Marque a opção que nomeie o músculo em debate: (A) Psoas menor (B) Quadrado lombar (C) Ilíaco (D) Psoas maior (E) Transverso do abdome

Page 12: perguntas membro inferior

resposta:Gabarito:D Comentário: O músculo psoas maior é um músculo fusiforme espesso e longo e situa-se lateralmente às vértebras lombares.Psoas é uma palavra grega que significa músculo do lombo (os açougueiros referem-se ao músculo psoas maior como filé).

pergunta:O plexo lombar é uma rede nervosa formada junto com o músculo psoas maior pelos ramos ventrais de nervos.Assinale a opção que contenha os nervos que formam o plexo lombar: (A) T11 a L5 (B) L1 a L4 (C) T12 a L3 (D) T11 a L4 (E) L1 a L3

resposta:Gabarito:B Comentário: A questão aborda a bursite bicipitorradial e a descreve perfeitamente.É importante conhecermos as bursites, suas causas e suas manifestações clínicas porque são situações muito comuns.

pergunta:Este nervo do plexo lombar desce através do músculo psoas maior, deixando sua borda medial na abertura superior da pelve.Perfura a fáscia do psoas, cruza a articulação sacroilíaca, passa lateral aos vasos ilíacos internos e ureter e entra na pelve menor.Marque a opção que contenha o nome do nervo lombar que possuiu seu trajeto descrito pela questão: (A) Nervo cutâneo lateral da coxa (B) Nervo femoral (C) Nervo genitofemoral (D) Nervo iliohipogástrico (E) Nervo obturatório

resposta:Gabarito:E Comentário: O nervo occipital menor supre a pele do pescoço e do couro cabeludo atrás da orelha e a parte superior da orelha.

pergunta:O nervo obturatório é formado por ramos de L2, L3 e L4 e em alguns casos é acompanhado por um nervo obturatório acessório formado por ramos de L3 e L4.Marque a alternativa que contenha o grupamento muscular suprido pelo nervo obturatório: (A) Músculos adutores da coxa (B) Músculos extensores da coxa (C) Músculos flexores da coxa (D) Músculos glúteos (E) Músculos abdutores da coxa

resposta:Gabarito:A Comentário: O nervo obturatório desce através do músculo psoas maior, deixando sua borda medial na abertura superior da pelve.Perfura a fáscia do psoas, cruza a articulação sacroilíaca, passa lateral aos vasos ilíacos internos e ureter e entra na pelve menor.

pergunta:Este nervo do plexo lombar perfura o psoas maior e corre em sentido inferolateral em seu interior para imergir entre ele e o ilíaco, logo acima do ligamento inguinal.Assinale a opção que contenha o nome do nervo citado: (A) Nervo ilioinguinal (B) Nervo femoral (C) Nervo obturatório (D) Nervo genitofemoral (E) Nervo cutâneo lateral da coxa

resposta:Gabarito:B Comentário: O nervo femoral, no abdome, supre os músculos psoas e ilíaco e na coxa ele inerva os músculos extensores.

pergunta:Este ramo cutâneo do nervo femoral desce através do trígono femoral, lateralmente a bainha femoral que contém os vasos femorais.Este nervo acompanha a artéria femoral no canal adutor e torna-se superficial, passando entre os músculos sartório e grácil.Assinale a opção que nomeie este nervo descrito: (A) Nervo cutâneo lateral da coxa (B) Nervo genitofemoral (C) Nervo obturatório (D) Nervo ilioinguinal (E) Nervo safeno

Page 13: perguntas membro inferior

resposta:Gabarito:E Comentário: O nervo safeno quando está superficialmente segue para frente e para baixo a fim de suprir a pele e fáscia das faces anterior e medial do joelho, perna e pé

pergunta:Este nervo origina-se das divisões dorsais dos segmentos L2 e L3 e passa através do músculo psoas maior, emergindo acima da crista ilíaca.Corre em sentido inferolateral sobre o músculo ilíaco e entra na coxa atrás do ligamento inguinal, medialmente à espinha ilíaca ântero-superior.Assinale o item que nomeie o nervo que possuiu seu trajeto descrito pelo enunciado: (A) Nervo cutâneo lateral da coxa (B) Nervo femoral (C) Nervo genitofemoral (D) Nervo obturatório (E) Nervo ilioinguinal

resposta:Gabarito:A Comentário: O nervo cutâneo lateral da coxa supre a região da pele sobre a face anterolateral da coxa.

pergunta:O plexo sacral é um grande plexo nervoso e está situado na pelve menor, onde se relaciona intimamente com a face anterior de um dos músculos desta região pélvica.Assinale a opção que contenha o músculo citado pela questão: (A) Glúteo médio (B) Piriforme (C) Levantador do ânus (D) Obturador interno (E) Coccígeo

resposta:Gabarito:B Comentário: Os principais nervos deste plexo situam-se externamente à fáscia pélvica parietal e todos os seus ramos deixam a pelve através do forame isquiático maior, exceto o nervo para o músculo piriforme, os nervos cutâneos perfurantes e aqueles que suprem o diafragma pélvico

pergunta:Os principais nervos do plexo sacral situam-se externamente a fáscia pélvica parietal e todos os seus ramos deixam a pelve através de uma estrutura.Marque a opção que contenha a estrutura citada pelo enunciado: (A) Forame isquiático menor (B) Forame obturado (C) Posterior do ligamento inguinal (D) Forame isquiático maior (E) Fossa ísquioanal

resposta:Gabarito:D Comentário: Os quatro músculos do manguito rotador são: Subescapular, redondo menor, infra-espinhoso e supra-espinhoso.Todos os músculos do manguito rotador, exceto o supra-espinhoso são rotadores do úmero.

pergunta:Este nervo sacral para os membros inferiores é formado pelos ramos ventrais de L4 a S3, que convergem sobre a superfície anterior do músculo piriforme e é o mais espesso do corpo.Assinale a opção que contenha o nervo sacral descrito: (A) Nervo pudendo (B) Nervo glúteo superior (C) Nervo isquiático (D) Nervo coccígeo (E) Nervo femoral

resposta:Gabarito:C Comentário: O nervo pudendo supre estruturas do períneo tais como a genitália, esfíncter da uretra e fibras anulares do esfíncter externo do ânus.

pergunta:Este nervo origina-se das divisões posteriores dos ramos ventrais de L4,L5 e S1.Deixa a pelve através da parte superior do forame isquiático maior, acima do músculo piriforme com a artéria glútea superior.Segue lateralmente entre os músculos glúteos médio e mínimo com o ramo profundo da artéria glútea superior.Marque a opção que nomeie corretamente este nervo: (A) Nervo glúteo inferior (B) Nervo pudendo (C) Nervo isquiático (D) Nervo glúteo superior (E) Nervo obturatório interno

Page 14: perguntas membro inferior

resposta:Gabarito:D Comentário: O nervo mediano não possui ramos na axila ou no braço.Ele segue profundamente no antebraço para suprir a maior parte dos músculos na face anterior do antebraço.Também envia ramos articulares para o cotovelo.

pergunta:Este nervo origina-se das divisões posteriores dos ramos ventrais de L5,S1 e S2, ele deixa a pelve através da parte inferior do forame isquiático maior, abaixo do músculo piriforme e superficialmente ao nervo isquiático.Aponte a opção que contenha o nome correto do nervo descrito: (A) Nervo glúteo inferior (B) Nervo do músculo quadrado da coxa (C) Nervo obturador interno (D) Nervo isquiático (E) Nervo glúteo superior

resposta:Gabarito:A Comentário: O nervo glúteo inferior acompanha a artéria glútea inferior e divide-se em vários ramos que suprem o músculo glúteo máximo sobrejacente

pergunta:O nervo isquiático é na verdade formado por dois nervos que são revestidos pela mesma bainha de tecido conjuntivo (epineuro).Estes dois nervos separam-se na metade da coxa ou ainda mais abaixo, mas ocasionalmente se separam quando deixam a pelve.Assinale a opção que contenha o nome dos dois nervos que formam o nervo isquiático: (A) Nervo cutâneo lateral da coxa e cutâneo posterior da coxa (B) Nervo ilioinguinal e iliohipogástrico (C) Nervo tibial e fibular comum (D) Nervo pudendo e obturador interno (E) Nervo femoral e genital

resposta:Gabarito:C Comentário: O plexo cervical situa-se profundamente à veia jugular interna e o músculo ECOM.Neste músculo é que se situa o ponto nervoso do pescoço, uma designação clínica para a região ao redor do ponto médio da borda posterior do ECOM

pergunta:Este nervo se origina das divisões posteriores dos ramos ventrais de S1 e S2 e das divisões anteriores de S2 e S3.Este nervo deixa a pelve com os nervos e vasos glúteos inferiores e o nervo isquiático.Marque a opção que nomeie o nervo descrito pelo enunciado da questão: (A) Nervo cutâneo posterior da perna (B) Nervo obturador interno (C) Nervo do músculo quadrado da coxa (D) Nervo pudendo (E) Nervo coccígeo

resposta:Gabarito:A Comentário: As fibras provenientes das divisões posteriores de S1 e S2, suprem a pele da parte inferior da nádega, os das divisões anteriores de S2 e S3 suprem a pele do períneo, outros ramos continuam para baixo onde suprem a pele da face posterior da coxa e a parte proximal da perna.

pergunta:Este nervo origina-se das divisões anteriores dos ramos ventrais de L4, L5 e S1 e deixa a pelve profundamente (anterior) ao nervo isquiático e músculo obturador interno e passa na face posterior da articulação do quadril.Assinale a opção que contenha este nervo: (A) Nervo cutâneo posterior da coxa (B) Nervo pudendo (C) Nervo do músculo quadrado da coxa (D) Nervo obturatório interno (E) Nervo glúteo inferior

resposta:Gabarito:C Comentário: O nervo frênico entra no tórax cruzando a origem da artéria torácica interna entre a artéria e veia subclávias.

pergunta:Este nervo origina-se das divisões anteriores dos ramos ventrais de S2, S3 e S4.É a estrutura mais medial a atravessar o forame isquiático maior, abaixo do músculo piriforme.Passa lateralmente ao ligamento sacro-espinhal, retornando à pelve, através do forame isquiático menor.Assinale a opção que contenha o nervo descrito: (A) Nervo glúteo inferior (B) Nervo obturatório interno (C) Nervo pudendo

Page 15: perguntas membro inferior

(D) Nervo cutâneo posterior da coxa (E) Nervo glúteo superior

resposta:Gabarito:C Comentário: O nervo sural supre a pele na parte lateral e posterior do terço inferior da perna.Entra no pé atrás do maléolo lateral e supre a pele ao longo da borda lateral do pé e na face lateral do quinto dedo.

pergunta:A neuralgia conhecida como coxa do motorista é causada pela compressão de que grupo de nervos: (A) Glúteos (B) Cutâneos da coxa (C) Braquiais (D) Fibular comum e tibial (E) Lombares

resposta:Gabarito:A Comentário: A coxa de motorista é uma neuralgia ciática causada por pressão dos nervos glúteos resultante do uso do acelerador ao guiar um carro ou caminha.O controle das viagens é projetado de modo a evitar esta condição.

pergunta:As injeções glúteas devem ser administradas com muito cuidado, pois esta é uma região em que nervos, tais como o isquiático, e vasos podem ser lesados.Em qual porção da nádega deve ser administrada a injeção para que tenhamos maior segurança: (A) Superolateral (B) Superomedial (C) Inferolateral (D) Inferomedial (E) Não existe porção segura

resposta:Gabarito:A Comentário: A região superolateral da nádega, isto é, acima do tubérculo da crista ilíaca é a região mais segura de modo a evitar vasos e nervos da região.A agulha deve penetrar suficientemente para atravessar o espesso tecido subcutâneo e entrar no músculo glúteo médio, onde não é recoberto pelo glúteo máximo.

pergunta:As estruturas do períneo, tais como a genitália, esfíncter da uretra e fibras anulares do esfíncter externo do ânus são supridas por qual nervo: (A) Nervo coccígeo (B) Nervo pudendo (C) Nervo isquiático (D) Nervo obturatório interno (E) Nervo Glúteo inferior

resposta:Gabarito:B Comentário: Após passar lateralmente ao ligamento sacro-espinhal, o nervo pudendo retorna à pelve através do forame isquiático menor para suprir essas estruturas do períneo.

pergunta:O indivíduo que apresenta paralisia dos músculos flexores da perna e dos músculos intrínsecos da região plantar,incapacidade de realizar flexão plantar do pé ou de flexão dos dedos e perda da sensibilidade na região plantar, provavelmente lesou o nervo: (A) Femoral (B) Fibular superficial (C) Tibial (D) Fibular profundo (E) Isquiático

resposta:Gabarito:C Comentário: O nervo tibial supre os músculos flexores e o nervo fibular comum supre os músculos extensores e abdutores.

pergunta:A condição do pé caído, caracterizada por uma marcha com o pé muito elevado, na qual o pé é levantado mais que o necessário de forma que os dedos não toquem o chão é resultado da lesão de um dos nervos da perna que possibilita a dorsiflexão e eversão do pé.Marque a opção que contenha o nervo lesado: (A) Nervo isquiático (B) Nervo tibial (C) Nervo sural (D) Nervo fibular comum (E) Nervo cutâneo posterior da coxa

Page 16: perguntas membro inferior

resposta:Gabarito:D Comentário: O assoalho do trígono cervical anterior é formado principalmente pela faringe, laringe e glândula tireóide.Profundamente a essas estruturas está a fáscia pré-vertebral que recobre os músculos pré-vertebrais.

pergunta:Este nervo é o menor ramo do nervo isquiático e situa-se em posição lateral.Este nervo no final de seu trajeto divide-se em dois ramos que são responsáveis pela sensibilidade anterolateral da perna e do dorso do pé.Assinale o item que contenha o nervo citado: (A) Nervo fibular comum (B) Nervo tibial (C) Nervo cutâneo lateral da sura (D) Nervo cutâneo posterior da coxa (E) Nervo fibular superficial

resposta:Gabarito:A Comentário: O nervo frênico acessório, uma parte do nervo frênico, une-se a este na raiz do pescoço, próximo à primeira costela, mas pode não se unir até que esteja no tórax.

pergunta:Este nervo geralmente forma-se na fossa poplítea e desce entre as duas cabeças do músculo gastrocnêmio.Perfura a fáscia profunda, ao redor da porção média da face posterior da perna, onde se une ao ramo comunicante fibular do nervo fibular comum.Assinale a opção que contenha o nome do nervo descrito: (A) Nervo plantar medial (B) Nervo plantar lateral (C) Nervo sural (D) Nervo safeno (E) Nervo tibial

resposta:Gabarito:C Comentário: O nervo sural supre a pele na parte lateral e posterior do terço inferior da perna.Entra no pé atrás do maléolo lateral e supre a pele ao longo da borda lateral do pé e na face lateral do quinto dedo.

pergunta:Este, que é o maior dos dois ramos terminais do nervo tibial, passa profundamente ao músculo abdutor do hálux e segue anteriormente entre este músculo e o flexor curto dos dedos.Este nervo termina próximo às bases dos ossos metatársicos.Assinale a opção que nomeie corretamente o nervo descrito: (A) Nervo sural (B) Nervo plantar medial (C) Nervo plantar lateral (D) Nervo safeno (E) Nervo fibular profundo

resposta:Gabarito:B Comentário: O nervo plantar medial termina próximo às bases dos ossos metatársicos, através da divisão em três ramos sensitivos e ramos motores para o músculo abdutor do hálux, flexor curto dos dedos, flexor curto do hálux, e o músculo lumbrical mais medial.

pergunta:Este é o menor dos dois ramos terminais do nervo tibial.Origina-se profundamente ao retináculo dos músculos flexores e ao músculo abdutor do hálux e segue em sentido anterolateral, entre a primeira e segunda camadas de músculos plantares.Este nervo termina subdividindo-se em ramos superficial e profundo.Assinale a alternativa que nomeie o nervo citado: (A) Nervo fibular profundo (B) Nervo safeno (C) Nervo plantar medial (D) Nervo plantar lateral (E) Nervo sural

resposta:Gabarito:D Comentário: O ramo superficial divide-se em dois nervos digitais que enviam ramos cutâneos para o quinto dedo e metade do quarto.Os ramos superficiais e profundos do nervo plantar lateral enviam ramos motores para os músculos da região plantar que não são supridos pelo nervo plantar medial.

pergunta:A veia safena magna é formada na face medial do arco venoso dorsal do pé e ascende por uma estrutura óssea do membro inferior.Assinale o item que contenha esta estrutura e a localização da passagem desta veia: (A) Posterior ao maléolo medial (B) Posterior ao maléolo lateral (C) Anterior ao maléolo medial (D) Anterior ao maléolo lateral (E) Posterior ao calcâneo

Page 17: perguntas membro inferior

resposta:Gabarito:C Comentário: É clinicamente importante saber que a veia safena magna situa-se anteriormente ao maléolo medial, pois em certas pessoas como lactentes, pessoas obesas ou em pacientes em choque cujas veias estão colapsadas, a veia safena magna sempre pode ser localizada fazendo-se uma incisão cutânea anteriormente ao maléolo medial.Este procedimento denominado dissecção da veia safena é usado para introduzir um cateter para a administração de substâncias.

pergunta:A veia safena magna se anastomosa principalmente com outra importante veia que drena o membro inferior.Marque o item que contenha o nome correto desta veia citada: (A) Veia femoral (B) Veia safena parva (C) Veia cutânea lateral da coxa (D) Veias cutâneas mediais da coxa (E) Veia epigástrica superficial

resposta:Gabarito:B Comentário: Em caso de obstruções, ausência por variação anatômica ou por cirurgias, estas anastomoses são muito úteis para a drenagem do membro inferior e tornam-se caminhos alternativos para o sangue venoso.

pergunta:A veia safena magna possui veias anastomosantes que são clinicamente importantes por conectarem as veias superficiais às veias profundas.Marque a opção que contenha a denominação correta destas veias: (A) Veias circunflexas (B) Veias varicosas (C) Veias safenas acessórias (D) Veias perfurantes (E) Veias cutâneas

resposta:Gabarito:D Comentário: Estas veias perfurantes são dispostas em três grupos: um relacionado ao canal adutor, outro relacionado aos músculos da panturrilha na parte posterior da perna e o terceiro imediatamente proximal à articulação do joelho.

pergunta:Quando as válvulas das veias perfurantes do membro inferior tornam-se incompetentes (isto é, dilatadas de forma que suas válvulas não fecham a luz), estas veias passam para uma condição denominada corretamente de: (A) Veia tortuosa (B) Veia flácida (C) Veia varicosa (D) Veia tributária (E) Veia anastomótica

resposta:Gabarito:C Comentário: Nesta condição, as contrações dos músculos da panturrilha, que normalmente impulsionam o sangue para cima, causam um fluxo inverso através das veias perfurantes.Conseqüentemente, as veias perfurantes e superficiais tornam-se dilatadas.

pergunta:A veia safena parva é formada em uma estrutura óssea localizada na articulação do tornozelo.Aponte o item que contenha o nome desta estrutura e a localização correta onde esta veia é formada: (A) Posterior do maléolo lateral (B) Anterior do maléolo lateral (C) Posterior do maléolo medial (D) Anterior do maléolo medial (E) Posterior ao osso calcâneo

resposta:Gabarito:A Comentário: A veia safena parva é constituída pela união de veias originadas da parte lateral do arco venoso dorsal, do dorso do quinto dedo, da borda lateral do pé e da região plantar.

pergunta:Como é denominada a inflamação de uma veia com formação de coágulo, que destrói as válvulas das veias profundas? (A) Tromboembolismo (B) Trombose (C) Tromboflebite (D) Varise (E) Embolia

resposta:Gabarito:C

Page 18: perguntas membro inferior

Comentário: A tromboflebite está também associada ao retorno de grande parte do sangue da perna para a veia femoral através das veias superficiais.Isso faz com que se tornem tortuosas e dilatadas.Se um trombo se fragmenta ele pode causar tromboembolismo pulmonar, pois seu trajeto será interrompido à medida que os ramos da artéria pulmonar diminuem progressivamente.

pergunta:Esta artéria fornece o principal suprimento para o membro inferior e situa-se atrás da fáscia profunda.Além disso, Lea divide o trígono femoral em duas partes.Assinale a opção que contenha corretamente o nome desta artéria: (A) Artéria femoral (B) Artéria tibial posterior (C) Artéria tibial anterior (D) Artéria fibular (E) Artéria femoral profunda

resposta:Gabarito:A Comentário: Com a coxa ligeiramente fletida e rodada lateralmente, a artéria femoral segue do ponto médio da sínfise púbica e a espinha ilíaca ântero-superior e ao longo dos dois terços superiores de uma linha que vai em direção ao tubérculo adutor.

pergunta:Assinale a opção que contenha o nome da artéria cujos ramos suprem o músculo adutor magno e do jarrete:

(A) Artéria femoral (B) Artéria tibial posterior (C) Artéria tibial anterior (D) Artéria fibular (E) Artéria femoral profunda

resposta:Gabarito:E Comentário: A artéria fibular desce obliquamente em direção à fíbula e passa ao longo de sua face medial no músculo flexor longo do hálux, ou entre este e o septo intermuscular e o músculo tibial posterior.

pergunta:Em alguns casos é necessária a obliteração da artéria femoral.Entretanto o sangue é suprido para o membro inferior através da união entre as artérias circunflexas medial e lateral da coxa com a artéria glútea inferior superiormente e a primeira artéria perfurante inferiormente.Esta anastomose é chamada de: (A) Anastomose circunflexa (B) Anastomose de Hunter (C) Anastomose femoral (D) Anastomose cruciforme (E) Anastomose perfurante

resposta:Gabarito:D Comentário: O conhecimento da anastomose cruciforme é de grande importância na clínica devido à possibilidade de a artéria femoral ser obliterada por aterosclerose ou por outra patologia como a doença vascular obliterante.

pergunta:Este vaso curto é o maior ramo da artéria ilíaca interna.Ele segue para trás entre o tronco lombossacral e o primeiro ramo ventral sacral.Ela deixa a pelve através do forame isquiático maior, acima do músculo piriforme dividindo-se em dois ramos.Assinale a opção que contenha o nome da artéria descrita: (A) Artéria pudenda interna (B) Artéria glútea inferior (C) Artéria femoral (D) Artéria glútea superior (E) Artéria ilíaca comum

resposta:Gabarito:D Comentário: O ramo superficial da artéria glútea superior supre o músculo glúteo máximo e a pele sobre esta inserção proximal do músculo.O ramo profundo supre os músculos glúteo médio, glúteo mínimo e tensor da fáscia lata.A artéria glútea superior anastomosa-se com as artérias glútea inferior e circunflexa medial da coxa.

pergunta:As estruturas do compartimento anterior da perna são supridas por qual artéria? (A) Artéria femoral (B) Artéria femoral profunda (C) Artéria tibial anterior (D) Artéria fibular (E) Artéria tibial posterior

resposta:Gabarito:C

Page 19: perguntas membro inferior

Comentário: A artéria tibial anterior é o menor dos ramos terminais da artéria poplítea, começa ao nível da borda inferior do músculo poplíteo e termina na articulação do tornozelo.

pergunta:Esta artéria é um dos ramos terminais da artéria poplítea e segue profundamente à origem do músculo sóleo e seus ramos terminais são as artérias plantares medial e lateral.Assinale a opção que nomeie esta artéria: (A) Artéria femoral (B) Artéria fibular (C) Artéria poplítea (D) Artéria tibial anterior (E) Artéria tibial posterior

resposta:Gabarito:E Comentário: A artéria tibial posterior segue profundamente à origem do músculo sóleo, e após emitir a artéria fibular, seu maior ramo, segue em sentido inferomedial na superfície posterior do músculo tibial posterior.

pergunta:Esta artéria é o maior ramo e mais importante da artéria tibial posterior.Origina-se abaixo da borda distal do músculo poplíteo e o arco tendíneo do músculo sóleo.Assinale a opção que nomeie corretamente esta artéria: (A) Artéria arqueada (B) Artéria nutrícia da fíbula (C) Artéria circunflexa fibular (D) Artéria tibial anterior (E) Artéria fibular

resposta:Gabarito:E Comentário: A artéria tibial posterior segue profundamente à origem do músculo sóleo, e após emitir a artéria fibular, seu maior ramo, segue em sentido inferomedial na superfície posterior do músculo tibial posterior.

pergunta:Este vaso é a continuação direta da artéria tibial anterior distalmente à articulação do tornozelo.Origina-se a meio caminho entre os maléolos e segue em sentido anteromedial, profundamente ao retináculo inferior dos músculos extensores, até a extremidade posterior do primeiro espaço interósseo.Assinale a opção que contenha o nome da artéria descrita: (A) Artéria dorsal do pé (B) Artéria plantar medial (C) Artéria plantar lateral (D) Artéria arqueada (E) Artéria plantar profunda

resposta:Gabarito:A Comentário: A palpação do pulso da artéria dorsal do pé é essencial, particularmente em casos suspeitos de claudicação intermitente.O pulso da artéria dorsal do pé geralmente pode ser palpado no dorso do pé, onde a artéria passa sobre os ossos navicular e cuneiforme imediatamente lateral ao tendão do músculo extensor longo do hálux.

pergunta:As veias digitais dorsais correm ao longo das bordas dorsais de cada dedo para unirem-se e formarem as veias digitais dorsais comuns.Estas veias unem-se para formar qual estrutura? (A) Arco venoso dorsal (B) Veia safena parva (C) Veia safena magna (D) Veias plantares profundas (E) Veias perfurantes

resposta:Gabarito:A Comentário: As veias deixam o arco venoso dorsal do pé e convergem medialmente para formar a veia safena magna e lateralmente para formar a veia safena parva.

pergunta:O membro inferior é constituído de quatro partes principais: o quadril, a coxa, a perna e o pé, estas regiões possuem três funções básicas.Assinale o item que contenha essas funções: (A) Sustentação do peso, proteção de órgãos torácicos e manutenção do equilíbrio. (B) Manipulação apurada de objetos, locomoção e conexão do esqueleto axial com o membro superior. (C) Locomoção, manipulação apurada de objetos e sustentação do peso. (D) Sustentação do peso, manutenção do equilíbrio e locomoção. (E) Inserção para músculos e ligamentos, proteção de órgãos torácicos e locomoção.

resposta:Gabarito:D Comentário: A questão aborda a função do membro inferior no organismo que são basicamente três, sustentação, locomoção e equilíbrio.Para a anatomia não é apenas necessário conhecer os relevos e localizações ,mas principalmente é necessário conhecer suas funções.

Page 20: perguntas membro inferior

pergunta:O ílio, osso em forma de leque possui vários acidentes ósseos geralmente associados a passagem de nervos e inserções de músculos.Assinale a opção que contenha acidentes ósseos do íleo: (A) Linha glútea anterior, face auricular para o sacro e linha arqueada. (B) Asa, incisura do acetábulo e linha arqueada. (C) Face sinfisal, asa e linha pectínea (D) Linha glútea posterior, linha pectínea e crista obturatória. (E) Face sinfisal, linha glútea inferior e crista obturatória.

resposta:Gabarito:A Comentário: A pergunta se refere ao relevo ósseo do íleo que é um osso articulado com o sacro e é ponto de inserção para músculos glúteos sendo de grande importância o conhecimento deste relevo.

pergunta:O ílio é um osso de grande utilidade na clínica para a obtenção de fragmentos óssoes para enxertos ósseos e também de obtenção de medula óssea.Geralmente utilizam-se dois pontos, um que se localiza posteriormente no fundo de uma depressão na pele a 4 cm ao plano mediano e outra ao nível da quarta vértebra lombar(ponto mais elevado palpado posteriormente).Marque a opção que contenha estes dois pontos do ílio: (A) Linha glútea superior e espinha ilíaca ântero-superior. (B) Asa do íleo e tuberosidade ilíaca. (C) Espinha ilíaca antero-superior e espinha ilíaca póstero-superior. (D) Eminência íliopúbica e espinha ilíaca póstero-inferior. (E) Crista ilíaca e espinha ilíaca póstero-superior.

resposta:Gabarito:E Comentário: A pergunta se refere à aplicação dos conhecimentos anatômicos na clínica.O ílio é um osso importante,tal como o esterno , para a obtenção de medula óssea no corpo humano e também para a remoção de fragmentos ósseos para enxerto.Os dois pontos a serem conhecidos são a crista ilíaca e a espinha ilíaca póstero-superior, tais como seus níveis e identificações de depressões no corpo.

pergunta:No quadril existe uma estrutura óssea que sustenta o corpo quando estamos sentados e pode ser palpada acima da porção medial da prega glútea.Marque a opção com o nome da estrutura de que estamos falando: (A) Tubérculo púbico. (B) Tuberosidade isquiática. (C) Espinha isquiática. (D) Espinha ilíaca póstero-inferior. (E) Ramo inferior do osso púbico.

resposta:Gabarito:B Comentário: A questão cria um quadro descritivo de lesão do menisco medial que poderá ser confirmado através de uma artroscopia na articulação do joelho, em que se injetará ar ou material radiopaco antes de tirar a radiografia

pergunta:O fêmur é o osso mais longo, mais forte e mais pesado do corpo humano.A altura de uma pessoa é aproximadamente quatro vezes maior que o comprimento de seu fêmur.Assinale a opção que contenha apenas acidentes ósseos do fêmur: (A) Tubérculo adutor, tuberosidade glútea, linha do músculo sóleo e esporão. (B) Linha intertrocantérica, linha arqueada, linha vertical e epicôndilo lateral. (C) Crista intertrocantérica, epicôndilo lateral, linha glútea inferior e tubérculo abdutor. (D) Esporão, linha áspera, linha pectínea e fóvea da cabeça. (E) Face poplítea, face sinfisal, linha glútea posterior e tuberosidade glútea.

resposta:Gabarito:D Comentário: A porção supraclavicular do plexo braquial situa-se na frente do músculo escaleno médio e na primeira digitação do músculo serrátil anterior.Sua porção infraclavicular está localizada na axila.

pergunta:A fíbula (alfinete) é o osso lateral da perna e tem como principal função a fixação de músculos, pois possui pequena ou nenhuma função de sustentação de peso.Marque a opção que contenha acidentes ósseos da fíbula: (A) Tubérculo de Gerdy, maléolo medial e margem interóssea. (B) Face articular do maléolo lateral, face articular inferior com o tálus e cabeça. (C) Maléolo medial, incisura da fíbular e tubérculo de Gerdy. (D) Côndilo lateral, maléolo lateral e incisura fibular. (E) Maléolo lateral, cabeça e margem interóssea.

resposta:Gabarito:E Comentário:Os músculos transversos do tórax são contínuos inferiormente com o músculo transverso do abdome.Os vasos torácicos internos situam-se anteriormente a eles, entre eles e as cartilagens costais e músculos intercostais internos.

Page 21: perguntas membro inferior

pergunta:Durante uma partida de futebol um jogador escorregou e caiu forçando o pé a uma posição extremamente invertida sofrendo uma fratura de Pott.Assinale o item que contenha a melhor descrição da lesão: (A) Tálus inclinado rompendo maléolo medial. (B) Fratura de tíbia e fíbula em seus terços médios. (C) Fratura de tálus e calcâneo. (D) Tálus inclinado vigorosamente contra o maléolo lateral, rompendo-o por cisalhamento. (E) Fratura exposta da tíbia também conhecida como fratura de pára-choque.

resposta:Gabarito:D Comentário: A fratura de Pott é uma fratura de fíbula que vai de 2 a 6 cm proximais à extremidade distal do maléolo lateral.Este tipo de fratura é comum em esportes e caracteriza-se por queda forçando o pé a uma posição muito invertida, isto causa laceração dos ligamentos do tornozelo e inclinação vigorosa do tálus contra o maléolo lateral, rompendo-o por cisalhamento.

pergunta:A tíbia é o segundo maior osso do esqueleto e está situado na face anteromedial da perna e possui um relevo muito rico em acidentes.Assinale a opção que contenha corretamente acidentes do relevo da tíbia: (A) Sulco do músculo flexor longo dos dedos, linha do sóleo , tuberosidade glútea e sulco da inserção do tendão do músculo semimembranáceo. (B) Maléolo medial, tubérculo de Gerdy, face articular inferior com o tálus e área intercondilar anterior. (C) Tuberosidade da tíbia, maléolo lateral, sulco do tendão do músculo tibial posterior e tubérculo de Gerdy. (D) Linha do sóleo, linha áspera, eminência intercondilar e face articular inferior com o tálus. (E) Eminência intercondilar , linha áspera , epicôndilo lateral e tuberosidade da tíbia.

resposta:Gabarito:B Comentário: A questão aborda os acidentes ósseos da escápula importantes em questões de origem e inserções de músculos, trajeto de vasos e nervos e ajuda o aluno a ver a anatomia de forma integrada.

pergunta:Dois músculos atuam na flexão da coxa, na articulação do quadril e na estabilização desta articulação.Estes músculos são importantes na manutenção da postura ereta na articulação do quadril, sendo considerados músculos posturais antigravitacionais.Atuando inferiormente estes músculos fletem o tronco, como, por exemplo, elevando-o da posição de decúbito para a posição sentada.Assinale a opção que nomeie este par de músculos: (A) Músculo tensor da fáscia lata e sartório (B) Músculo psoas maior e ilíaco (C) Músculo psoas menor e quadríceps (D) Músculo quadríceps e psoas maior (E) Músculo ilíaco e tensor da fáscia lata

resposta:Gabarito:B Comentário: O músculo iliopsoas é composto pelos músculos ilíaco e psoas maior.O músculo psoas maior origina-se das faces das vértebras T12 a L5 e discos intervertebrais entre ela e se insere no Trocanter menor do fêmur, O músculo ilíaco origina-se da crista ilíaca, fossa ilíaca asa do sacro e ligamentos sacroilíacos anteriores e insere-se no tendão do músculo psoas maior e corpo do fêmur, abaixo do trocanter menor.

pergunta:O músculo tensor da fáscia lata situa-se na face lateral da coxa, incluído entre duas lâminas de fáscia lata, que formam sua bainha.A lâmina profunda de sua bainha funde-se à face anterior da cápsula da articulação do quadril.Marque a opção que não contenha uma das funções do músculo tensor da fáscia lata: (A) Tensiona o tracto iliotibial (B) Possibilita o glúteo máximo manter a articulação do joelho estendida (C) Estabiliza o tronco sobre a coxa na posição sentada (D) Equilibra a tração posterior do músculo glúteo máximo sobre o tracto iliotibial (E) Flete a coxa na articulação do quadril

resposta:Gabarito:E Comentário: O nervo genitofemoral origina-se das divisões ventrais dos segmentos L1 e L2 e perfura a face anterior do músculo psoas maior e a fáscia ilíaca.

pergunta:Este músculo é o mais superficial na face anterior da coxa e possui várias funções, entre elas a de, durante a posição de cócoras, fletir, abduzir e rodar lateralmente a coxa na articulação do quadril e fletir a perna na articulação do joelho.Atuando inferiormente, também flete o tronco sobre a coxa e roda o tronco para o lado oposto.Marque a opção que nomeie este músculo: (A) Músculo sartório (B) Músculo quadríceps femoral (C) Músculo tensor da fáscia lata (D) Músculo psoas maior (E) Músculo ilíaco

Page 22: perguntas membro inferior

resposta:Gabarito:A Comentário: O nervo cutâneo lateral da coxa supre a região da pele sobre a face anterolateral da coxa.

pergunta:O músculo quadríceps femoral é o grande extensor da perna, o maior músculo do corpo e recobre quase toda a face anterior e as laterais do fêmur.Este músculo é dividido em quatro porções.Assinale a opção que contenha as quatro porções do músculo quadríceps femoral: (A) Sartório, tensor da fáscia lata, grácil e reto femoral. (B) Pectíneo, adutor magno, adutor longo e adutor curto. (C) Glúteo máximo, glúteo médio, glúteo mínimo e piriforme. (D) Reto femoral, vasto lateral, vasto intermédio e vasto medial. (E) Semitendíneo, semimembranáceo, bíceps femoral e tensor da fáscia lata.

resposta:Gabarito:D Comentário: Todas as principais características do músculo subcostal estão contidas no enunciado da questão.Este músculo pode ser considerado um músculo intercostal e suas ações estão dentro desta classificação.

pergunta:Um paciente é testado em decúbito dorsal, com o joelho parcialmente fletido e lhe é solicitado a estender seu joelho contra a resistência.Foi observado que o paciente não conseguiu passar e neste teste e quando deambulava, ele comprimia a extremidade distal da sua coxa para evitar a flexão da articulação do joelho.Marque a opção que contenha o músculo que provavelmente está paralisado: (A) Músculo tensor da fáscia lata (B) Músculo Grácil (C) Músculo quadríceps femoral (D) Músculo sartório (E) Músculo adutor magno

resposta:Gabarito:C Comentário: O caso clínico descreve claramente o quadro de um paciente com paralisia do músculo quadríceps femoral.Neste caso o paciente deambula com dificuldade e comprime a extremidade distal da sua coxa para evitar a flexão da articulação do joelho.Notamos que a função de extensão da perna está prejudicada.

pergunta:A principal ação do grupo medial de músculos é a adução da coxa.Assinale a opção que contenha pelo menos três músculos adutores da coxa: (A) Pectíneo, adutor magno e semitendíneo. (B) Adutor longo, semimembranáceo e vasto intermédio. (C) Obturador externo, grácil e pectíneo. (D) Adutor curto, adutor longo e quadrado da coxa. (E) Adutor magno, sartório e tensor da fáscia lata.

resposta:Gabarito:C Comentário: Os músculos intercostais externos são contínuos inferiormente com os músculos oblíquos externos da parede anterolateral do abdome.Anteriormente, as fibras musculares são substituídas pelas membranas intercostais externas.

pergunta:O trígono femural é um espaço subfascial triangular, clinicamente importante, no terço superomedial da coxa.Apresenta-se como uma depressão quando a coxa é fletida ativamente na articulação do quadril.Seu principal conteúdo é representado pelos vasos femorais e ramos do nervo femoral.Assinale a opção que contenha corretamente o limite superior, medial e lateral do trígono femoral respectivamente: (A) Músculo cremáster, borda medial do músculo adutor magno e borda medial do músculo grácil. (B) Ligamento inguinal, borda medial do músculo adutor longo e borda medial do músculo sartório. (C) Músculo cremáster, borda medial do músculo adutor curto e borda medial do músculo adutor longo. (D) Ligamento inguinal, borda lateral do músculo adutor longo e borda lateral do músculo grácil. (E) Tubérculo púbico, borda lateral do músculo adutor magno e borda medial do músculo sartório.

resposta:Gabarito:B Comentário: Este espaço triangular, na face anterior da coxa, contém a artéria femoral e seus ramos, a veia femoral e suas tributárias, o nervo femoral e seus ramos, o nervo cutâneo lateral da coxa, o ramo femoral do nervo genitofemoral, vasos linfáticos e alguns linfonodos inguinais.

pergunta:O canal adutor ou canal de Hunter possui cerca de 15cm de comprimento e é um túnel fascial estreito na coxa.Este canal fornece uma passagem intermuscular através da qual os vasos femorais seguem para atingir a fossa poplítea, onde se tornam vasos poplíteos.Assinale a opção que contenha o limite lateral, posterior e frontais do canal de hunter: (A) Músculo reto da coxa, adutor longo e magno, grácil. (B) Músculo vasto medial, pectíneo, adutor longo. (C) Músculo iliopsoas, adutor curto e longo, sartório.

Page 23: perguntas membro inferior

(D) Músculo reto da coxa, pectíneo, grácil. (E) Músculo vasto medial, adutor longo e magno, sartório.

resposta:Gabarito:E Comentário: Os vasos femorais entram no canal adutor onde o músculo sartório cruza sobre o músculo adutor longo, a veia situando-se atrás da artéria.A artéria e veias femorais deixam o canal de Hunter através do hiato adutor.

pergunta:O canal adutor começa aproximadamente 15cm abaixo do ligamento inguinal, onde o músculo sartório cruza o músculo adutor longo, e termina no hiato adutor, no tendão de um dos músculos da coxa.Marque a opção que nomeie corretamente o músculo a que pertence este tendão: (A) Adutor curto (B) Sartório (C) Adutor magno (D) Adutor longo (E) Grácil

resposta:Gabarito:C Comentário: A partir do hiato adutor a artéria femoral passa a ser denominada artéria poplítea, assim como a veia femoral passa a ser denominada veia poplítea, pois ambas entram na fossa poplítea.

pergunta:A veia safena magna se anastomosa principalmente com outra importante veia que drena o membro inferior.Marque o item que contenha o nome correto desta veia citada: (A) Veia femoral (B) Veia safena parva (C) Veia cutânea lateral da coxa (D) Veias cutâneas mediais da coxa (E) Veia epigástrica superficial

resposta:Gabarito:B Comentário: Em caso de obstruções, ausência por variação anatômica ou por cirurgias, estas anastomoses são muito úteis para a drenagem do membro inferior e tornam-se caminhos alternativos para o sangue venoso.

pergunta:Como é denominada a inflamação de uma veia com formação de coágulo, que destrói as válvulas das veias profundas? (A) Tromboembolismo (B) Trombose (C) Tromboflebite (D) Varise (E) Embolia

resposta:Gabarito:C Comentário: A veia axilar, continuação da veia basílica, origina-se na borda inferior do músculo redondo maior e termina na borda lateral da primeira costela, onde se torna a veia subclávia.

pergunta:Esta artéria fornece o principal suprimento para o membro inferior e situa-se atrás da fáscia profunda.Além disso, Lea divide o trígono femoral em duas partes.Assinale a opção que contenha corretamente o nome desta artéria: (A) Artéria femoral (B) Artéria tibial posterior (C) Artéria tibial anterior (D) Artéria fibular (E) Artéria femoral profunda

resposta:Gabarito:A Comentário: Esta artéria além de importante na vascularização da tireóide irriga músculos do pescoço.Ao lado desta artéria localiza-se o nervo laríngeo recorrente.

pergunta:Assinale a opção que contenha o nome da artéria cujos ramos suprem o músculo adutor magno e do jarrete:

(A) Artéria femoral (B) Artéria tibial posterior (C) Artéria tibial anterior (D) Artéria fibular (E) Artéria femoral profunda

Page 24: perguntas membro inferior

resposta:Gabarito:E Comentário: A artéria femoral profunda deixa o trígono femoral entre os músculos pectíneo e adutor longo, e desce posteriormente ao último músculo, emitindo artérias perfurantes que suprem o músculo adutor magno e do jarrete.

pergunta:Em alguns casos é necessária a obliteração da artéria femoral.Entretanto o sangue é suprido para o membro inferior através da união entre as artérias circunflexas medial e lateral da coxa com a artéria glútea inferior superiormente e a primeira artéria perfurante inferiormente.Esta anastomose é chamada de: (A) Anastomose circunflexa (B) Anastomose de Hunter (C) Anastomose femoral (D) Anastomose cruciforme (E) Anastomose perfurante

resposta:Gabarito:D Comentário: O conhecimento da anastomose cruciforme é de grande importância na clínica devido à possibilidade de a artéria femoral ser obliterada por aterosclerose ou por outra patologia como a doença vascular obliterante.

pergunta:Este vaso curto é o maior ramo da artéria ilíaca interna.Ele segue para trás entre o tronco lombossacral e o primeiro ramo ventral sacral.Ela deixa a pelve através do forame isquiático maior, acima do músculo piriforme dividindo-se em dois ramos.Assinale a opção que contenha o nome da artéria descrita: (A) Artéria pudenda interna (B) Artéria glútea inferior (C) Artéria femoral (D) Artéria glútea superior (E) Artéria ilíaca comum

resposta:Gabarito:D Comentário: O ramo superficial da artéria glútea superior supre o músculo glúteo máximo e a pele sobre esta inserção proximal do músculo.O ramo profundo supre os músculos glúteo médio, glúteo mínimo e tensor da fáscia lata.A artéria glútea superior anastomosa-se com as artérias glútea inferior e circunflexa medial da coxa.