01  · web viewprof. vÂnia furtado de araÚjo [questÃo – 01] se o réu não contestar a...

21

Click here to load reader

Upload: vucong

Post on 13-Feb-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 01  · Web viewPROF. VÂNIA FURTADO DE ARAÚJO [QUESTÃO – 01] Se o réu não contestar a ação, o juiz, verificando que não ocorreu o efeito da revelia, por se tratar de

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

4ª SÉRIE – 2008.2 - NOTURNO16/05/2009

DIREITO PROCESSUAL CIVIL IPROF. VÂNIA FURTADO DE ARAÚJO

[QUESTÃO – 01]Se o réu não contestar a ação, o juiz, verificando que não ocorreu o efeito da revelia, por se tratar de direito indisponível:a) mandará que o autor emende a inicial no prazo de 10 (dez) dias.b) proferirá julgamento antecipado da lide.c) designará dia e hora para a audiência preliminar, onde será tentada a conciliação.d) mandará que o autor especifique as provas que pretende produzir na audiência.

[QUESTÃO – 02]Proposta reconvenção, pelo réu:a) a mesma tem por objetivo garantir que o réu produza defesa evitando a preclusão.b) a mesma tem por objetivo garantir que o réu produza defesa evitando a revelia.c) o processo continua sendo único, com ações contrapostas.d) forma-se um segundo processo nos mesmos autos, com a ordem de citação do autor-reconvindo.

[QUESTÃO – 03]Sobre a reconvenção, é CORRETO afirmar quea) é sempre cabível, sob pena de cercear o direito de ação do réu.b) é cabível em sede de procedimento sumário.c) é o mesmo que pedido contraposto, tendo como única diferença a nomenclatura utilizada pelos doutrinadores, sendo tratados como sinônimos.d) só é cabível em sede de processo de conhecimento.

[QUESTÃO – 04]Com relação ao ônus da prova, é CORRETO afirmar que, em regra:a) sempre é do autor.b) somente será do réu se disser respeito à relação de consumo.c) o autor tem de provar o fato constitutivo do seu direito.d) depende do que for determinado pelo juiz.

[QUESTÃO – 05]Assinale a alternativa INCORRETA. Extingue-se o processo, sem resolução de mérito, quando:a) as partes transigirem.b) se verificar a ausência de seus pressupostos de constituição e de desenvolvimento válido e regular.c) o juiz indeferir a petição inicial.d) houver convenção de arbitragem.

[QUESTÃO – 06]Assinale a alternativa em que há hipótese de extinção do processo com resolução de mérito.a) quando ficar parado durante mais de 01 (um) ano por negligência das partes. b) quando o réu reconhecer a procedência do pedido.c) quando o autor desistir da ação.d) quando o juiz indeferir a petição inicial.

[QUESTÃO – 07]De acordo com o CPC, considera-se proposta a ação:a) com a citação válida do réu.b) quando o juiz pronunciar de ofício.c) com o recolhimento das custas processuais.d) tanto que a petição inicial seja despachada pelo juiz ou simplesmente distribuída, onde houver mais de uma vara.

[QUESTÃO – 08]Não é caso de suspensão no processo civil:a) ocorrência de motivo de força maior.b) existência de convenção de arbitragem.c) perda da capacidade processual da parte.d) oferecimento da exceção de suspeição.

[QUESTÃO – 09]Sobre suspensão do processo, assinale a alternativa CORRETA:a) qualquer questão prejudicial ensejará a suspensão do processo.b) a suspensão do processo por convenção das partes não poderá exceder 06 (seis) meses.c) a arguição de exceção de impedimento não suspende o curso do processo.d) no caso de morte da parte, o juiz não poderá suspender o processo para que se processe a habilitação dos herdeiros.

[QUESTÃO – 10]Existindo convenção de arbitragem, o juiz:a) extinguirá o processo com apreciação do mérito.b) suspenderá o processo até que o árbitro apresente seu laudo.c) se alegada pelo réu, extinguirá o processo sem apreciação do mérito.d) transformará o processo judicial em arbitragem, nomeando árbitro para dirimir o litígio.

[QUESTÃO – 11]Com relação a inversão do ônus da prova, é CORRETO afirmar que, em regra:a) não é possível no sistema processual brasileiro.b) somente será possível em ações à respeito de relação de consumo.c) não é permitido nas ações consumeristas.

EXAME INTEGRADO - 2009.1 CURSO DE DIREITO – MOSSORÓ/RN 1

Page 2: 01  · Web viewPROF. VÂNIA FURTADO DE ARAÚJO [QUESTÃO – 01] Se o réu não contestar a ação, o juiz, verificando que não ocorreu o efeito da revelia, por se tratar de

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

4ª SÉRIE – 2008.2 - NOTURNO16/05/2009

d) é possível, desde que não torne impossível a parte que teve a inversão em seu desfavor, exercer seu direito de defesa.

[QUESTÃO – 12]Com relação à tória geral da prova processual, assinale a alternativa INCORRETA:a) A revelia do réu não dispensa o autor de provar os fatos constitutivos do seu direito.b) São “meios de provas”: confissão, perícia, inspeção judicial, depoimento pessoal etc c) São “fontes de prova”: pessoas, um carro batido, um soco no olho, um contrato etc.d) Em regra, o objeto da prova é a matéria de direito, e esta deve ser: determinado, relevante e controverso.

[QUESTÃO – 13]Relativamente ao ônus da prova, assinale a alternativa INCORRETA:a) O ônus da prova cabe as testemunhas.b) É permitido convencionar sobre ônus da prova em contrato particular.c) O réu pode produzir prova, desde que compareça em tempo oportuno.d) É permitido nas ações de relações de consumo a inversão do ônus da prova.

[QUESTÃO – 14]Sobre Ação Declaratória Incidental, marque a assertiva INCORRETA:a) Alguns dos requisitos da admissibilidade da ADI são: identidade de partes, ação pendente e o nexo de prejudicialidade.b) A interposição de ADI é obrigatória, sob pena de ser presumida verdadeira a questão prejudicial levantada pelo réu, não podendo ser mais discutida.c) Faz coisa julgada a resolução da questão prejudicial argüida em ADI.d) É discutível a possibilidade do réu poder fazer Ação Declaratória Incidental.

[QUESTÃO – 15]Sobre impugnação do valor da causa, é INCORRETO afirmar:a) A toda causa será atribuído um valor, ainda que não tenha conteúdo econômico imediato.b) A sua interposição implica na suspensão do processo.c) A impugnação do valor da causa se limita a suposta incorreção do valor atribuído à causa.d) É de redação livre e apresentada em peça avulsa.

[QUESTÃO – 16]O ônus da impugnação especificada, que determina que cabe ao réu manifestar-se precisamente sobre os fatos narrados de forma correta na inicial, não se aplica:a) à Fazenda Pública e ao réu impúbere.b) ao curador especial e ao réu devidamente citado e representado por advogado.c) ao órgão do MP e ao curador especial.d) ao réu-advogado que advoga em causa própria e ao advogado dativo.

[QUESTÃO – 17]Relativamente à audiência preliminar de conciliação, prevista no artigo 331 do CPC, pode-se afirmar CORRETAMENTE:a) Se versar sobre direitos disponíveis que admitam transação é obrigatória a audiência preliminar de conciliação.b) Deve ser realizada posteriormente ao saneamento do feito, no qual o juiz fixa os pontos controvertidos e as fixa as questões processuais pendentes.c) Se o direito em litígio não admitir transação, ou se as circunstâncias da causa evidenciarem ser improvável sua obtenção, o juiz poderá, desde logo, sanear o processo e ordenar a produção de provas.d) É obrigatória em todos os litígios, ainda que as circunstâncias da causa evidenciem sua improbabilidade. A sua não realização, mesmo quando não admitida a transação, constitui grave ofensa ao princípio do devido processo legal.

[QUESTÃO – 18]Sobre o julgamento conforme o estado do processo, marque a alternativa CORRETA:a) O indeferimento da petição inicial, a prescrição, a decadência, são causas que ocorrerá a extinção com a resolução do mérito.b) Na transação das partes o juiz não irá proferir julgamento, sua sentença apenas homologará o negócio civil acordado pelas partes, independente do tipo de direito ser disponível ou indisponível.c) O processo extinto sem resolução do mérito não faz coisa julgada material, ou seja, o autor não fica impedido de repropor a causa nos termos corretos.d) São pressupostos processuais de desenvolvimento válido e regular do processo: petição inicial apta, autoridade jurisdicional competente, citação válida e capacidade postulatória.

EXAME INTEGRADO - 2009.1 CURSO DE DIREITO – MOSSORÓ/RN 2

Page 3: 01  · Web viewPROF. VÂNIA FURTADO DE ARAÚJO [QUESTÃO – 01] Se o réu não contestar a ação, o juiz, verificando que não ocorreu o efeito da revelia, por se tratar de

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

4ª SÉRIE – 2008.2 - NOTURNO16/05/2009

[QUESTÃO – 19]Marque a alternativa que está configurada a classificação de prova quanto à preparação:a) Pessoais e diretas.b) Diretas e Indiretas.c) Casuais ou simples e pré-constituídas.d) Pessoal e real.

[QUESTÃO – 20]Sobre as prerrogativas dos magistrados com relação às disposições gerais das Audiências:I – Manter a ordem e o decoro na audiência; II – Ordenar que se retirem da sala os que se comportarem inconvenientemente, neste caso, ouvindo o MP; III – Dirigir os trabalhos, ou delegar ao diretor de secretaria que o faça; IV – Proceder pessoalmente à colheita das provas; V- Cassar a palavra dos que empreguem expressões injuriosas.Assinale a alternativa CORRETA:a) Apenas a I, III, IV e V estão corretasb) Apenas a I, II e V estão corretasc) Apenas a I,II e IV estão corretasd) Apenas a I, IV e V estão corretas

_______________________________________________

DIREITO EMPRESARIAL IPROF. OSMAR FERNANDES

[QUESTÃO – 21]Considera-se sociedade não personificada:a) As sociedades em nome coletivos.b) Sociedade limitada.c) Sociedade em comum.d) N. D. A

[QUESTÃO – 22]Considera-se sociedade em comum:a) Sociedade de fato.b) Sociedade limitada.c) Sociedade anônima.d) N. D.A

[QUESTÃO – 23]Sobre sociedade irregular é CORRETO:a) Trata-se de sociedade em comum.b) Trata-se de sociedade em nome coletivo.c) Trata-se de sociedade em comandita simples.d) N. D.A.

[QUESTÃO – 24]Sobre sociedade em conta de participação é CORRETO:a) O contrato social haverá de ser arquivado na Junta Comercial.b) O sócio participante tem responsabilidade solidária e ilimitada.c) O sócio ostensivo haverá de ser um empresário regular.d) N. D.A

[QUESTÃO – 25]Sobre o sócio ostensivo na sociedade em conta de participação é CORRETO:a) Terá responsabilidade solidária e ilimitada pelas obrigações sociais.b) Não poderá administrar a sociedade.c) Poderá admitir novos sócios na sociedade sem anuência dos sócios participantes.d) N. D.A.

[QUESTÃO – 26]Sobre o sócio participante na sociedade em conta de participação é CORRETO:a) Haverá de ser um empresário regular (inscrito na Junta Comercial).b) Em regra, não tem responsabilidade pelas obrigações sociais.c) Em regra, contrata em nome da sociedade.d) N. D. A

[QUESTÃO – 27]Sobre sociedade simples é CORRETO:a) O contrato social haverá de ser arquivado na Junta Comercial.b) Não dispõe de ato constitutivo, sendo mero ajuste informal.c) O ato constitutivo haverá de ser firmado perante o Oficio (cartório) de Registro Civil de Pessoas Jurídicas.d) N. D.A

[QUESTÃO – 28]Sobre a constituição de sociedade empresária é CORRETO:a) Será sempre formada a partir de deliberação em assembléia.b) A contribuição social do sócio poderá ser por meio de mão-de-obra.c) A constituição será sempre por meio de contrato social.d) N. D. A.

EXAME INTEGRADO - 2009.1 CURSO DE DIREITO – MOSSORÓ/RN 3

Page 4: 01  · Web viewPROF. VÂNIA FURTADO DE ARAÚJO [QUESTÃO – 01] Se o réu não contestar a ação, o juiz, verificando que não ocorreu o efeito da revelia, por se tratar de

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

4ª SÉRIE – 2008.2 - NOTURNO16/05/2009

[QUESTÃO – 29](OAB/SP – CESPE UnB -1 36) Não constitui elemento (requisito) do contrato de sociedade referido no Código Civil:a) O exercício de atividade econômica.b) A partilha dos resultados.c) Contribuição dos sócios consistentes apenas em bens.d) Affectio societatis.

[QUESTÃO – 30](OAB/RS - 2007.2) Considerando as normas que regem o Direito Societário, assinale a assertiva CORRETA. a) Nas sociedades empresárias, é permitido que o sócio não contribua para a formação do capital social desde que exista a chamada affectio societatis.b)A sociedade em conta de participação adquire personalidade jurídica com o arquivamento de seus atos constitutivos na Junta Comercial, daí advindo os efeitos da autonomia patrimonial, da capacidade negocial e da capacidade de estar em juízoc) As sociedades simples exercem atividades de natureza comercial, e as sociedades empresárias, atividades de natureza civil.d) O patrimônio da sociedade empresária, seja qual for o tipo social adotado, responderá sempre até o seu esgotamento, sem possibilidade de limitação, pelas obrigações assumidas por ela perante terceiros.

[QUESTÃO – 31]Sobre a constituição da sociedade empresária é CORRETO:a) Será sempre constituída por meio de um contrato social.b) Será sempre constituída por meio de um estatuto social.c) As sociedades contratuais serão constituídas por meio de um contrato social.d) N. D. A

[QUESTÃO – 32]Sobre sociedades contratuais é CORRETO:a) Em regra, adquire personalidade jurídica ainda que não seja registrada perante a Junta Comercial.b) Em regra, adquire personalidade jurídica a partir de seu registro na Junta Comercial.c) Será sempre firmada em instrumento de escrituração pública.d) N. D. A

[QUESTÃO – 33]Não se considera sociedade contratual:a) Sociedade anônima.b) Sociedade limitada.c) Sociedade em comandita simples.d) N. D. A

[QUESTÃO – 34]Sobre subscrição e integralização do capital social é CORRETO:a) A integralização do capital social haverá de ser feita de uma única vez.b) Os sócios sempre respondem na proporção do capital subscrito.c) A integralização do capital social poderá ser realizada de forma parcelada.d) N. D. A

[QUESTÃO – 35]Sobre a extinção da sociedade empresária é CORRETO:a) A falta de pluralidade de sócio sempre acarreta a extinção da sociedade.b) A falta de pluralidade de sócios na sociedade contratual, não constituída no prazo de 180 dias acarreta a extinção da sociedade.c) A falta de pluralidade de sócios na sociedade anônima, não constituída no prazo de 180 dias, acarreta a extinção da sociedade.d) N. D. A

[QUESTÃO – 36]Sobre a sociedade em comandita simples é CORRETO:a) Trata-se de um acordo entre as partes, não sendo reconhecida juridicamente.b) O sócio comanditário não pode participar das deliberações, muito menos fiscalizar os atos do sócio comanditado.c) Os sócios comanditários serão apenas pessoas físicas.d) N. D. A.

[QUESTÃO – 37]Sobre sociedade em nome coletivo é CORRETO:a) Pode ser constituída (formada) por pessoa jurídica.b) Pode ser constituída por pessoa física e pessoa jurídica.c) Em regra, os sócios respondem solidária e ilimitadamente pelas obrigações sociais.d) N. D. A

[QUESTÃO – 38]Sobre sociedade limitada (Ltda) é CORRETO:a) O sócio jamais poderá ceder suas cotas a terceiro estranho ao quadro societário.b) O sócio sempre resta autorizado a ceder suas quotas a terceiro estranho ao quadro societário.c) Admite-se cessão de cotas.d) N. D. A.

EXAME INTEGRADO - 2009.1 CURSO DE DIREITO – MOSSORÓ/RN 4

Page 5: 01  · Web viewPROF. VÂNIA FURTADO DE ARAÚJO [QUESTÃO – 01] Se o réu não contestar a ação, o juiz, verificando que não ocorreu o efeito da revelia, por se tratar de

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

4ª SÉRIE – 2008.2 - NOTURNO16/05/2009

[QUESTÃO – 39]Sobre os efeitos suportados pelo sócio remisso na sociedade limitada é CORRETO:a) Sempre perderá suas cotas e capital investido.b) Suas cotas poderão ser retomadas pela sociedade e transferidas para terceiros.c) Suas cotas serão retomadas, entretanto, não poderão ser cedidas a terceiros.d) N. D. A.

[QUESTÃO – 40]Sobre a responsabilidade dos sócios nas sociedades empresárias é CORRETO:a) Via de regra, em observância ao beneficio de ordem, a responsabilidade dos sócios serão subsidiaria, ou seja, só responderão quando exaurido o patrimônio da sociedade.b) Nas sociedades limitadas os sócios sempre terão responsabilidade limitada ao capital por ele subscrito e integralizado.c) Nas sociedades em nome coletivo não se admite a limitação de responsabilidade dos sócios.d) N. D. A

DIREITO CIVIL – CONTRATOSKARINE BENTES

[QUESTÃO – 41]Assinale a alternativa incorreta acerca do contrato de compra e venda:a) Se a venda se realizar à vista de amostras, protótipos ou modelos, entender-se-á que o vendedor assegura ter a coisa as qualidades que a elas correspondem.b) Salvo cláusula em contrário, ficarão as despesas de escritura e registro a cargo do comprador, e a cargo do vendedor as da tradição.c) Até o momento da tradição, os riscos da coisa correm por conta do vendedor, e os do preço por conta do comprador.d) É nula a venda de ascendente a descendente, mesmo que os outros descendentes e o cônjuge do alienante expressamente houverem consentido.

[QUESTÃO – 42]Sobre o contrato de doação assinale a alternativa CORRETA:a) A doação feita em contemplação do merecimento do donatário não perde o caráter de liberalidade, diferentemente da doação remuneratória em que o valor da doação exceder ao valor dos serviços remunerados.b) A doação far-se-á exclusivamente por escritura pública.c) O doador pode estipular que os bens doados voltem ao seu patrimônio, se sobreviver ao donatário.d) Mesmo o donatário sendo absolutamente incapaz, faz-se necessária a aceitação, seja a doação pura ou com encargo.

[QUESTÃO – 43]Sobre a validade dos contratos de compra e venda assinale a alternativa CORRETA:a) Sob pena de anulabilidade, não podem ser comprados, ainda que em hasta pública pelos tutores, curadores, testamenteiros e administradores, os bens confiados à sua guarda ou administração;b) É lícita a compra e venda entre cônjuges, com relação a bens excluídos da comunhão.c) Sob pena de nulidade, não podem ser comprados, exceto se em hasta pública, pelos leiloeiros e seus prepostos, os bens de cuja venda estejam encarregados.d) A compra e venda entre ascendentes a descendentes, ou de um cônjuge a outro, importa adiantamento do que lhes cabe por herança

[QUESTÃO – 44]Sobre a validade dos contratos de doação assinale a alternativa CORRETA:a) A doação de ascendentes a descendentes, ou de um cônjuge a outro, importa adiantamento do que lhes cabe por herança.b) A doação inoficiosa é anulável.c) A doação do cônjuge adúltero ao seu cúmplice pode ser anulada pelo outro cônjuge, ou por seus herdeiros necessários, até cinco anos depois de dissolvida a sociedade conjugal.d) É anulável a doação de todos os bens sem reserva de parte, ou renda suficiente para a subsistência do doador.

[QUESTÃO – 45]O prazo para revogar doação por ingratidão é:a) decadencial de 1 ano, contado do conhecimento do fato pelo próprio doador.b) prescricional de 4 anos, contado da ciência do fato.c) decadencial de 2 anos, a partir da data da prática dos atos ofensivos.d) prescricional de 5 anos, contado do dia em que o doador soube da ingratidão.

[QUESTÃO – 46]Considere as assertivas abaixo a respeito do contrato de compra e venda. I - Pode ser válida a compra e venda de bens que inexistem no momento da celebração do contrato. II - Como um contrato somente obriga e relaciona os contratantes, o preço não pode ser fixado por um terceiro. III - A “exceção de contrato não cumprido” é pertinente aos contratos de compra e venda, pois se trata de um contrato bilateral. Quais são CORRETAS?a) Apenas I;b) Apenas II;c) Apenas I e III;d) Apenas II e III.

EXAME INTEGRADO - 2009.1 CURSO DE DIREITO – MOSSORÓ/RN 5

Page 6: 01  · Web viewPROF. VÂNIA FURTADO DE ARAÚJO [QUESTÃO – 01] Se o réu não contestar a ação, o juiz, verificando que não ocorreu o efeito da revelia, por se tratar de

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

4ª SÉRIE – 2008.2 - NOTURNO16/05/2009

[QUESTÃO – 47]Assinale a alternativa que corresponde à quantidade de itens CORRETOS:I – Pode-se revogar a doação: em razão de descumprimento do encargo desde que o donatário incorra em mora; as remuneratórias ou por ingratidão do donatário.II – O direito de revogar a doação, regra geral, é personalíssimo não se transmitindo aos herdeiros do doador, exceto nos casos de homicídio doloso.III – São casos de ingratidão do donatário com o doador: prática de homicídio, atentado contra sua vida, ofensa física, injuria ou calunia;IV - O prazo para revogar a doação é de 01 ano, contado esse prazo a partir da ocorrência do fato.a) 1b) 2c) 3d) 4

[QUESTÃO – 48]O prazo para anular venda de ascendente para descendente, sem observância dos requisitos legais, é:a) prescricional de 1 ano.b) decadencial de 1 ano;c) prescricional de 2 anos;d) decadencial de 2 anos.

[QUESTÃO – 49]Quanto à classificação, o contrato de compra e venda de imóveis se apresenta da seguinte forma:a) Consensual, bilateral, oneroso e solene;b) Consensual, bilateral, oneroso e não solene;c) Bilateral, oneroso, formal e aleatório;d) Oneroso, bilateral, não formal e consensual.

[QUESTÃO – 50]João doou a Maria uma fazenda de que era proprietário no Município de Sete Lagoas/MG. Na escritura pública de doação, devidamente registrada, consignou-se cláusula segundo a qual o bem reverteria para o patrimônio do doador se a donatária Maria falecesse antes de João. No que tange aos efeitos da doação pactuada, assinale a opção INCORRETA:a) Falecendo João antes de Maria a propriedade se consolidará na titularidade desta última.b) A cláusula de reversão não poderá ser realizada por contrariar o ordenamento jurídico brasileiro.c) João não poderá reaver o imóvel se, falecendo Maria primeiro, tiver sido transferido pela donatária a terceiros. Nesta hipótese, o doador poderá apenas exigir dos sucessores de Maria indenização por perdas e danos.

d) Maria é titular de propriedade resolúvel. No regime desta, se a doação for resolvida por outra causa superveniente (por exemplo, ingratidão de Maria), o imóvel doado não poderá ser reivindicado, pelo doador, de terceiros que o tiverem adquirido do donatário por título anterior à resolução do domínio.

[QUESTÃO – 51]São pactos acessórios à compra e venda com previsão legal, exceto:a) retrovenda;b) preempção;c) venda com reserva de domínio;d) laudêmio.

[QUESTÃO – 52]Sobre as modalidades de doação assinale a assertiva INCORRETA.a) No contrato de doação com encargo, o doador ficará sujeito à responsabilidade pela evicção.b) Na doação condicional resolutiva realiza-se o contrato de doação e há sua extinção posterior caso não ocorra o evento.c) Há doação remuneratória quando há propósito de recompensar o donatário pelos serviços prestados, sendo, portanto modalidade de pagamento.d) Na doação pura o doador não está sujeito a responsabilização pela evicção nem pelos vícios redibitórios.

[QUESTÃO – 53]Sobre a venda com reserva de domínio e a retrovenda, assinale a alternativa CORRETA:a) A transferência de propriedade do bem ao comprador dá-se no momento em que o preço esteja integralmente pago, respondendo pelos riscos da coisa o comprador, a partir de quando haja esta transferência.b) A retrovenda consiste numa cláusula que possibilita ao vendedor de coisa móvel o direito de recobrá-la no prazo máximo de decadência de seis anos, restituindo o preço recebido e reembolsando as despesas do comprador.c) A retrovenda, que é cessível e transmissível a herdeiros e legatários, poderá ser exercido contra o terceiro adquirente.d) A cláusula de reserva de domínio será estipulada por escrito e não depende de registro para valer contra terceiros.

[QUESTÃO – 54]Se A. doar bens a B., estipulando que tais bens doados voltem ao seu patrimônio se sobreviver ao donatário, configurada está a doação:a) Inoficiosa;b) Com Cláusula de reversão;

EXAME INTEGRADO - 2009.1 CURSO DE DIREITO – MOSSORÓ/RN 6

Page 7: 01  · Web viewPROF. VÂNIA FURTADO DE ARAÚJO [QUESTÃO – 01] Se o réu não contestar a ação, o juiz, verificando que não ocorreu o efeito da revelia, por se tratar de

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

4ª SÉRIE – 2008.2 - NOTURNO16/05/2009

c) Remuneratória;d) Modal.

[QUESTÃO – 55]José (doador) outorga doação a Fernando (donatário) por meio da qual transfere ao donatário a propriedade sobre imóvel urbano. Pactuam que Fernando terá como encargo a construção de uma creche sobre o imóvel doado, com vistas ao atendimento de crianças carentes. Não foi estabelecido prazo para o cumprimento do encargo. A partir dos fatos narrados, assinale a alternativa CORRETA:a) O descumprimento do encargo pelo prazo de 2 anos gera a revogação automática da doação.b) O Ministério Público pode, em qualquer tempo e mesmo antes do doador, exigir o cumprimento do encargo.c) A doação em tela sempre pode ser resolvida pelo doador caso o donatário atente contra sua vida, ainda que o encargo tenha sido atendido.d) Nenhuma das alternativas está correta.

[QUESTÃO – 56]Sobre a cláusula de preferência, assinale a alternativa INCORRETA:a) O prazo para exercer o direito de preferência não poderá exceder a noventa dias, se a coisa for móvel, ou a três anos, se imóvel.b) Inexistindo prazo estipulado, o direito de preempção caducará, se a coisa for móvel, não se exercendo nos três dias, e, se for imóvel, não se exercendo nos sessenta dias subseqüentes à data em que o comprador tiver notificado o vendedor.c) Responderá por perdas e danos o comprador, se alienar a coisa sem ter dado ao vendedor ciência do preço e das vantagens que por ela lhe oferecem.d) O direito de preferência não se pode ceder nem passa aos herdeiros.

[QUESTÃO – 57]No contrato de doação assinale a assertiva CORRETA sobre o elemento consentimento:a) O consentimento para a doação ao incapaz é ficta e decorre da lei.b) Tem-se o consentimento tácito quando houver fixação de prazo para que o donatário declare se aceita ou não a doação.c) Dado prazo ao donatário para consentir com a doação e este não se manifestando presume-se sua aceitação sendo irrelevante se se tratar de doação pura ou com encargo.d) A doação pura é aquela que se percebe na conduta adotada pelo donatário, como por exemplo no caso de doação em contemplação de casamento futuro.

[QUESTÃO – 58]Quanto aos efeitos da doação marque a alternativa CORRETA:a) Como regra geral tem-se que a doação é irrevogável;b) A doação por subvenção periódica extingue-se necessariamente quando morrer o doador, porém obrigatoriamente permanecerá após a morte do donatário. c) Nos contratos de doação, qualquer que seja sua modalidade, não há garantia contra evicção e vícios redibitórios.d) Perde o caráter da liberalidade se o valor da coisa doada for superior ao do serviço remunerado ou de encargo.

[QUESTÃO – 59]Sobre a venda a contento, a venda sujeita a prova e a venda de terras assinale a alternativa CORRETA:a) A venda sujeita a prova entende-se realizada sob condição suspensiva, ainda que a coisa lhe tenha sido entregue; e não se reputará perfeita, enquanto o adquirente não manifestar seu agrado.b) Na venda ad mensuram o imóvel é transferido como coisa certa e discriminada. Havendo diferença entre a área medida e área informada pelo vendedor, o comprador nada pode reclamar uma vez que não foi uma área o objeto do contrato, porém uma gleba caracterizada por suas confrontações.c) Na venda a contento do comprador presume-se feita sob a condição suspensiva de que a coisa tenha as qualidades asseguradas pelo vendedor e seja idônea para o fim a que se destina.d) Na venda de terras presume-se que a referência às dimensões foi enunciativa, quando a diferença encontrada não exceder 5% da área total enunciada.

[QUESTÃO – 60]Sobre os contratos de doação e de compra e venda assinale a alternativa INCORRETA:a) Os elementos da compra e venda são: objeto, preço e consentimento.b) O contrato de doação é em regra: gratuito, formal e unilateral.c) Para existir o contrato de doação basta apenas a liberalidade, sendo facultativa a transferência de propriedade ao donatário.d) São elementos da doação: transferência de propriedade, liberalidade e o instrumento público ou particular.

EXAME INTEGRADO - 2009.1 CURSO DE DIREITO – MOSSORÓ/RN 7

Page 8: 01  · Web viewPROF. VÂNIA FURTADO DE ARAÚJO [QUESTÃO – 01] Se o réu não contestar a ação, o juiz, verificando que não ocorreu o efeito da revelia, por se tratar de

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

4ª SÉRIE – 2008.2 - NOTURNO16/05/2009

DIREITO PENAL IIPROF. PEDRO MARTINS

[QUESTÃO – 61] “Quando o agente, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes, idênticos ou não, aplicam-se cumulativamente as penas privativas de liberdade em que haja incorrido”. Refere-se este texto ao:a) concurso material de crimes; b) concurso formal impróprio (imperfeito) de crimes; c) crime continuado; d) concurso formal próprio (perfeito) de crimes.     [QUESTÃO – 62]Quanto às penas de multa no concurso de crimes, é CORRETO se afirmar que:a) No concurso de crimes, as penas de multa são aplicadas de acordo com a regra do concurso formal próprio (perfeito);b) No concurso de crimes, as penas de multa são aplicadas distinta e integralmente;c) No concurso de crimes, as penas de multa são aplicadas de acordo com a regra do crime continuado;d) No concurso de crimes o Juiz deve dispensar a aplicação da pena de multa, porventura cominada em abstrato ao crime, em respeito à regra que preceitua que “ninguém deve ser punido mais de uma vez pelo mesmo fato”.

[QUESTÃO – 63]Mérvio, após subtrair o seu relógio, desferiu 12 (doze) golpes de faca peixeira em Semprônio, que faleceu em poucos instantes, e empreendeu fuga, sendo perseguido por Tício, cujo celular também havia sido subtraído por Mérvio. Após alguns quilômetros de perseguição, Mérvio parou de fugir, virou-se em direção a Tício, que vinha em seu encalço, sacou sua pistola e disparou contra este. O projétil atingiu o olho esquerdo de Tício, que faleceu instantaneamente. Quando do processo e do julgamento, Juiz condenou Mérvio a uma pena de 28 anos de reclusão por latrocínio em relação a Semprônio e a uma pena 25 anos de reclusão por latrocínio em relação a Tício. Nos termos do Código Penal, a pena total aplicada a Mérvio pela prática dos citados crimes foi de:a) 28 anos;b) 25 anos;c) 53 anos;d) 30 anos.

[QUESTÃO – 64]Caio dirigia de forma adequada e dentro do limite de velocidade estabelecida quando se baixou para trocar o CD que havia terminado de tocar e desviou a atenção da estrada. Nesse instante, o carro desviou do seu curso, invadiu a calçada e atingiu José, João e Joaquim que ali

jogavam dominó. Os três morreram de forma imediata e no próprio local. No caso de condenação de Caio pelas mortes dos três senhores, deve o Juiz aplicar, nos termos do Código Penal, a regra do:a) crime continuado;b) concurso material de crimes;c) concurso formal impróprio (imperfeito) de crimes;d) concurso formal próprio (perfeito) de crimes.

[QUESTÃO – 65]Mérvio, pretendo matar sua sogra Matilde, seu cunhado José e sua cunhada Maria que há anos com ele moravam, aproveitou a oportunidade em que os três dormiam no quarto, colocou no interior do mesmo um botijão de gás e abriu a válvula, permitindo que o gás saísse de forma rápida e volumosa. O três morreram, lentamente, por asfixia. No caso de condenação de Mérvio pelas mortes dos três “parentes”, deve o Juiz aplicar, nos termos do Código Penal, a regra do: a) concurso formal impróprio (imperfeito) de crimes;b) concurso formal próprio (perfeito) de crimes.c) crime continuado;d) concurso material de crimes.

[QUESTÃO – 66] “Quando o agente, mediante uma só ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes, idênticos ou não, aplica-se-lhe a mais grave das penas cabíveis ou, se iguais, somente uma delas, mas aumentada, em qualquer caso, de um sexto até metade”. Refere-se o texto ao:a) concurso formal impróprio (imperfeito) de crimes;b) concurso formal próprio (perfeito) de crimes.c) crime continuado;d) concurso material de crimes.

[QUESTÃO – 67] “Quando o agente, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes da mesma espécie e, pelas condições de tempo, lugar, maneira de execução e outras semelhantes, devem os subseqüentes ser havidos como continuação do primeiro, aplica-se-lhe a pena de um só dos crimes, se idênticas, ou a mais grave, se diversas, aumentada, em qualquer caso, de um sexto a dois terços”. Refere-se o texto ao:a) concurso formal impróprio (imperfeito) de crimes;b) concurso formal próprio (perfeito) de crimes.c) crime continuado;d) concurso material de crimes.

EXAME INTEGRADO - 2009.1 CURSO DE DIREITO – MOSSORÓ/RN 8

Page 9: 01  · Web viewPROF. VÂNIA FURTADO DE ARAÚJO [QUESTÃO – 01] Se o réu não contestar a ação, o juiz, verificando que não ocorreu o efeito da revelia, por se tratar de

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

4ª SÉRIE – 2008.2 - NOTURNO16/05/2009

[QUESTÃO – 68]João foi traído pela sua esposa e desta traição nasceu Juninho. Para aumentar o sofrimento de João, Juninho “era a cara” do seu pai Ricardo. João decidiu matar Juninho. Naquela tarde armou-se com seu rifle calibre 44 e dirigiu-se para a praça onde Juninho passeava com Filomena, sua babá. Ao avistá-los, a uma distância considerável, apontou a arma para a cabeça de Juninho e disparou. No entanto, João errou o disparo e o projétil atingiu a testa de Filomena, que morreu de forma imediata. Nesse caso:a) João deve responder por homicídio culposo;b) João deve responder por homicídio tentado;c) João deve responder pela morte de Filomena, considerando-se as condições e as qualidades pessoais da mesma;d) João deve responder pela morte de Filomena, porém, levando-se em conta as condições e as qualidades pessoais de Juninho, ou seja, responde como tivesse matado Juninho.

[QUESTÃO – 69]Adjair foi traído pela sua esposa e desta traição nasceu Carlinhos. Para aumentar o sofrimento de Adjair, Carlinhos “era a cara” do seu pai Ricardão. Ajair decidiu matar Carlinhos. Naquela tarde armou-se com seu rifle calibre 44 e dirigiu-se para a praça onde Carlinhos passeava com Serafina, sua babá. Ao avistá-los, a uma distância considerável, apontou a arma para a cabeça de Carlinhos e disparou. No entanto, Adjair errou o disparo e o projétil atingiu a testa de Serafina, que, ao tocar a caixa craniana da mesma, resvalou, saiu pelo seu ouvido esquerdo e atingiu o peito esquerdo de Carlinhos. Em virtude dos ferimentos, Carlinhos e Serafina morreram momentos depois, ali na praça mesmo. No caso de condenação de Adjair pelas mortes de ambos, deve o Juiz aplicar, nos termos do Código Penal, a regra do:a) concurso formal próprio (perfeito) de crimes.b) crime continuado;c) concurso material de crimes;d) concurso formal impróprio (imperfeito) de crimes.

[QUESTÃO – 70]Maicojequison, pretendendo quebrar o pára-brisas do carro de seu íntimo amigo Miguijequi, lançou uma pedra contra o mesmo. No entanto, a pedra não atingiu o pára-brisas do carro, atingiu a cabeça de Riquimartin que o lavava naquele momento. A pedrada causou lesões corporais em Riquimartin que, abraçado com seu íntimo amigo Miguijequi, chorou bastante. Neste caso, nos termos do Código Penal, Maicojequison:a) não deve responder por crime algum;b) deve responder pelo crime de lesão corporal culposa;c) deve responder pelo crime de dano ao patrimônio alheio;d) deve responder pelo crime de lesão corporal dolosa.

[QUESTÃO – 71]Bartôgalyenus, após o fim do tumultuado romance, decidiu matar Taironysyganus afogado, forma cruel de morte. Para tanto, amarrou os braços e as pernas de Taironysyganus, levou para o meio daquela alta ponte e o jogou para a água, para que morresse afogado. Em virtude do forte vento, Taironysyganus foi jogado contra um dos pilares de sustentação da ponte e teve sua cabeça esmagada e depois caiu na água. Assim, Taironysyganus faleceu por esmagamento de crânio, de forma rápida e indolor, e não afogado como pretendia Bartôgalyenus. Neste caso, nos termos do Código Penal, Bartôgalyenus:a) não deve responder por crime algum;b) deve responder por homicídio culposo;c) deve responder por homicídio doloso;d) deve responder por tentativa de homicídio.

[QUESTÃO – 72]Analise as assertivas abaixo e escolha a alternativa correta dentre as abaixo apresentadas.I - O tempo de cumprimento das penas privativas de liberdade não pode ser superior a 30 (trinta) anos. II - Quando o agente é condenado a penas privativas de liberdade cuja soma seja superior a 30 (trinta) anos, devem elas ser unificadas para atender a este ao limite máximo.III - Sobrevindo condenação por fato posterior ao início do cumprimento da pena, deve ser feita nova unificação, desprezando-se, para esse fim, o período de pena já cumprido. a) as assertivas I, II e III estão incorretas;b) a assertiva I está correta e as assertivas II e III estão incorretas;c) as assertivas I e II estão corretas e a assertiva III está incorreta;d) as assertivas I, II e III estão corretas.

[QUESTÃO – 73]Zezus, após subtrair o seu relógio, desferiu 12 (doze) golpes de faca peixeira em Amadus, que faleceu em poucos instantes, e empreendeu fuga, sendo perseguido por Reginaldus, cujo celular também havia sido subtraído por Zezus. Após alguns quilômetros de perseguição, Zezus parou de fugir, virou-se em direção a Reginaldus, que vinha em seu encalço, sacou sua pistola e disparou contra este. O projétil atingiu o olho esquerdo de Reginaldus, que faleceu instantaneamente. Quando do processo e do julgamento, o Juiz condenou Zezus a uma pena de 28 anos de reclusão por latrocínio em relação a Amadus e a uma pena 25 anos de reclusão por latrocínio em

EXAME INTEGRADO - 2009.1 CURSO DE DIREITO – MOSSORÓ/RN 9

Page 10: 01  · Web viewPROF. VÂNIA FURTADO DE ARAÚJO [QUESTÃO – 01] Se o réu não contestar a ação, o juiz, verificando que não ocorreu o efeito da revelia, por se tratar de

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

4ª SÉRIE – 2008.2 - NOTURNO16/05/2009

relação a Reginaldus. Nos termos do Código Penal, qual o prazo máximo de pena que Zezus deverá cumprir:a) 30 anosb) 28 anos;c) 25 anos;d) 53 anos;

[QUESTÃO – 74]Robertuscarlus foi condenado a uma pena total de 126 (cento e vinte e seis) anos de reclusão pelas mortes, em concurso material, de seus 8 (oito) ex-amantes. Matou a todos em um intervalo de poucos dias entre um homicídio e outro e através de asfixia mecânica, fazendo uso de sua meia-calça azul. Ele declarou para o Juiz que matou por amor, que matou para não vê-los nos braços de outros homens. Quando a sentença penal condenatória transitou em julgado Robertuscarlus foi encaminhado para o presídio para cumprir sua enorme pena. Após cumprir 25 (vinte e cinco) anos da sua pena, Robertuscarlus matou seu companheiro de cela por asfixia mecânica fazendo uso de sua calcinha bege. Por este último crime, ele foi condenado a uma pena de 15 (quinze) anos de reclusão. Em virtude deste novo crime, por quanto tempo mais deve Robertuscarlus permanecer preso, cumprindo pena, nos termos do Código Penal?a) 20 anos;b) 30 anos;c) 40 anos;d) 116 anos.

[QUESTÃO – 75]Djavanus foi condenado a uma pena total de 126 (cento e vinte e seis) anos de reclusão pelas mortes, em concurso material, de seus 8 (oito) ex-amantes. Matou a todos em um intervalo de poucos dias entre um homicídio e outro e através de asfixia mecânica, fazendo uso de uma corda. Ele declarou para o Juiz que matou por amor, que matou para não vê-los nos braços de outros homens. Quando a sentença penal condenatória transitou em julgado Djavanus foi encaminhado para o presídio para cumprir sua enorme pena. No primeiro dia do cumprimento da sua pena, logo no início do dia, Djavanus matou seu companheiro de cela por asfixia mecânica fazendo uso de uma corda. Por este último crime, ele foi condenado a uma pena de 15 (quinze) anos de reclusão. Em virtude deste novo crime, por quanto tempo mais deve Djavanus permanecer preso, cumprindo pena, nos termos do Código Penal?a) 30 anos;b) 20 anos;c) 40 anos;d) 116 anos.

[QUESTÃO – 76]Quanto à suspensão condicional da pena, é CORRETO se afirmar que:I – A suspensão condicional da pena é cabível, em regra, nos casos de condenação a pena privativa de liberdade não superior a 2 (dois) anos.II – O condenado reincidente em crime doloso não faz jus à suspensão condicional da pena.III – A suspensão condicional da pena só é cabível quando, no caso concreto, for incabível a substituição da pena privativa de liberdade aplicada por uma pena restritiva de direitos.a) as assertivas I, II e III estão corretas;b) a assertiva I está correta e as assertivas II e III estão incorretas;c) as assertivas I e II estão corretas e a assertiva III está incorreta;d) as assertivas I, II e III estão incorretas.

[QUESTÃO – 77]É CORRETO afirmar-se que:I - A condenação anterior a pena de multa não impede a concessão do benefício da suspensão condicional da pena.II - A execução da pena privativa de liberdade, não superior a quatro anos, pode ser suspensa, por quatro a seis anos, desde que o condenado seja maior de setenta anos de idade, ou razões de saúde justifiquem a suspensão condicional da pena.III - Durante o prazo da suspensão condicional da pena, o condenado fica sujeito à observação e ao cumprimento das condições estabelecidas pelo juiz.a) as assertivas I, II e III estão incorretas;b) a assertiva I está correta e as assertivas II e III estão incorretas;c) as assertivas I e II estão corretas e a assertiva III está incorreta;d) as assertivas I, II e III estão corretas.

[QUESTÃO – 78]Jeremias foi condenado a uma pena privativa de liberdade de 2 (dois) anos de reclusão e lhe foi concedido o benefício da suspensão condicional da pena por um período de prova de 4 (quatro) anos. Passados 3 (três) anos do período de prova, Jeremias foi condenado por outro crime doloso em sentença penal condenatória irrecorrível. Neste caso, a suspensão condicional da pena, nos termos do Código Penal:a) não deve der revogada pelo Juiz;b) pode ser revogada pelo Juiz se ele entender conveniente e necessário;

EXAME INTEGRADO - 2009.1 CURSO DE DIREITO – MOSSORÓ/RN 10

Page 11: 01  · Web viewPROF. VÂNIA FURTADO DE ARAÚJO [QUESTÃO – 01] Se o réu não contestar a ação, o juiz, verificando que não ocorreu o efeito da revelia, por se tratar de

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

4ª SÉRIE – 2008.2 - NOTURNO16/05/2009

c) pode ser revogada pelo Juiz desde que requerida a revogação pelo condenado;d) deve ser obrigatoriamente revogada pelo Juiz.

[QUESTÃO – 79]Jeremoaba foi condenado a uma pena privativa de liberdade de 2 (dois) anos de reclusão e lhe foi concedido o benefício da suspensão condicional da pena por um período de prova de 4 (quatro) anos. Passado 1 (um) ano do período de prova, Jeremoaba teve o benefício da suspensão condicional da pena revogado pelo Juiz. Neste caso e nos termos do Código Penal Jeremoaba:a) não deve cumprir pena alguma;b) deve cumprir uma pena privativa de liberdade de 4 (quatro) anos de duração;c) deve cumprir uma pena privativa de liberdade de 3 (três) anos de duração;d) deve cumprir integralmente a pena privativa de liberdade de 2 (dois) anos de duração aplicada pelo Juiz na sentença.

[QUESTÃO – 80]Jerôncio foi condenado a uma pena privativa de liberdade de 2 (dois) anos de reclusão e lhe foi concedido o benefício da suspensão condicional da pena por um período de prova de 4 (quatro) anos. Jerôncio cumpriu as condições impostas pelo Juiz de forma exemplar durante o período de prova e este findou sem que tenha havido revogação do mesmo. Neste caso e nos termos do Código Penal:a) Jerôncio deve cumprir apenas 1 (um) ano de pena privativa de liberdade;b) Jerôncio deve cumprir apenas 6 (seis) meses de pena privativa de liberdade;c) Jerôncio deve cumprir apenas 1 (um) mês de pena privativa de liberdade;d) a pena privativa de liberdade aplicada a Jerôncio é considerada como extinta.

DIREITO CONSTITUCIONAL IIPROF. ÍTALO JOSÉ REBOUÇAS

[QUESTÃO – 81]Considere as seguintes proposições:I – A União é pessoa juridica de direito público interno, dotada de autonomia administrativa e executiva, competindo a ela, dentre outras coisas, decretar estado de defesa e estado de sítio.II – A União é parte integrante da República Federativa do Brasil, mas com ela não se confunde, embora, do ponto de vista internacional, seja parte dos tratados e acordos multilaterais, representando o país.

III – São bens da União as terras devolutas indispensáveis à defesa das fronteiras, das fortificações e construções militares, das vias federais de comunicação e à preservação ambiental, definidas em lei;IV - As competências privativas da União podem ser delegadas aos Estados-membros, mediante lei complementar.Estão CORRETAS:a) I, II e III.b) II, III e IV.c) I, II e IV.d) I, III e IV.

[QUESTÃO – 82]Considere as seguintes proposições:I – A rigor, a distribuição de competências no sistema federativo, segue o princípio da “predominância do interesse”, assim, compete aos Estados-membros legislar sobre diretrizes gerais da educação, considerando as peculiaridades regionais do Brasil.II – As competências exclusivas da União não admitem delegação.III – Leis complementares fixarão normas para a cooperação entre a União e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, tendo em vista o equilíbrio do desenvolvimento e do bem-estar em âmbito nacional.IV – Inexistindo lei federal sobre normas gerais, os Estados exercerão a competência legislativa plena, para atender a suas peculiaridades.Estão INCORRETAS:a) Apenas a I.b) Apenas a II.c) II e IV.d) I e III.

[QUESTÃO – 83]Considere as seguintes proposições:I – O STF considera inconstitucional a criação de Municípios no Brasil sem a edição de lei complementar que regulamente o assunto.II – Na visão do STF, todos os municípios criados até 31.12.2006 sofrem de vício de inconstitucionalidade, devendo ser realizado plebiscito imediatamente para criação correta e adequada dos entes federativos.III – A emenda Constitucional n 57, validou todos os Municípios criados, mesmo sem a edição de lei complementar que regulamente a materia.IV – O plenário do STF ainda não pacificou o assunto, e modulou os efeitos da declaração da inconstitucionalidade da criação dos municípios, afirmando que apenas trataria definitivamente do caso, após 24 meses.A quantidade de proposições CORRETAS é igual a:

EXAME INTEGRADO - 2009.1 CURSO DE DIREITO – MOSSORÓ/RN 11

Page 12: 01  · Web viewPROF. VÂNIA FURTADO DE ARAÚJO [QUESTÃO – 01] Se o réu não contestar a ação, o juiz, verificando que não ocorreu o efeito da revelia, por se tratar de

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

4ª SÉRIE – 2008.2 - NOTURNO16/05/2009

a) 1b) 2c) 3d) 4

[QUESTÃO – 84]A respeito da disciplina constitucional dos Municípios, assinale a alternativa INCORRETA:a) São parte integrante da federação no Brasil, considerados, assm, ente federativo.b) Podem ser sub-divididos em outros Municípios.c) São regidos por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulga, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado.d) As contas dos Municípios ficarão, durante trinta dias, anualmente, à disposição de qualquer contribuinte, para exame e apreciação, o qual poderá questionar-lhes a legitimidade, nos termos da lei.

[QUESTÃO – 85]Considera-se competência suplementar supletiva dos Estados-membrosa) a capacidade dos Estados de editarem lei complementar no lugar da União para tratar das matérias de seu interesse, quando inexistir normas gerais;b) a capacidade dos Estados de realizarem dotação orçamentária, mesmo quando as verbas não forem passadas corretamente pela União.c) a capacidade do Estado legislar sobre Direito tributário.d) N.d.a

[QUESTÃO – 86]A respeito da disciplina constitucional do Distrito Federal, assinale a opção CORRETA:a) Não é ente federativo.b) Ao Distrito Federal são atribuídas as competências legislativas reservadas aos Estados e Municípios.c) O chefe do Poder executivo do Distrito Federal é o prefeito, eleito pelo sistema proporcional.d) Pela disciplina constitucional do Distrito Federal, compete a União legislar sobre algumas matérias específicas, tutelando a autonomia do ente federativo, dotando-o de condiçoes mínimas de funcionamento uma vez que inexiste poder legislativo que fiscalize a atuação do executivo.

[QUESTÃO – 87]A Constituição da República determina, em seu art. 22, inciso XI, que compete privativamente à União legislar sobre trânsito e transporte. Se uma emenda à Constituição excluísse do texto constitucional o referido inciso XI, a competência para legislar acerca de trânsito

a) passaria à competência dos estados. b) passaria à competência concorrente da União, dos estados e do Distrito Federal. c) permaneceria sendo uma competência privativa da União, dado que as normas que fixam as competências dos órgãos federativos não podem ser alteradas por emenda constitucional. d) permaneceria na competência da União, por ser da União a competência legislativa residual.

[QUESTÃO – 88]Excluindo-se a competência legislativa suplementar dos municípios, a competência constitucional expressa para legislar sobre (I) direito eleitoral, (II) direito econômico, e (III) registros públicos pertence, respectivamente: a) (I) à União, (II) à União, aos estados-membros e ao Distrito Federal, e (III) aos municípios. b) (I) à União, aos estados-membros e ao Distrito Federal, (II) à União, e (III) à União. c) (I) à União, aos estados-membros, ao Distrito Federal e aos municípios, (II) à União, e (III) aos estados-membros. d) (I) à União, (II) à União, aos estados-membros e ao Distrito Federal, e (III) à União.

[QUESTÃO – 89]Considere as seguintes proposições, sobre a organização dos poderes e poder legislativo:I - O sistema constitucional de freios e contrapesos não se coaduna com a nossa divisão de poderes estabelecida pela CF/88, uma vez que no Brasil nos poderes são independentes e harmônicos entre si.II - É função típica do Poder legislativo, proceder a fiscalização contábil do executivo.III - As assembléias legislativas são compostas pelos membros do poder legislativo estadual, cada uma com, no mínimo, 03 vezes a quantidade de deputados federais daquele Estado.IV - Os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo.Estão CORRETAS:a) apenas a II.b) II e III.c) II e IV.d) III e IV.

[QUESTÃO – 90]Acerca da organização do Estado, na forma como prevista na Constituição Federal, assinale a opção CORRETA. a) A Federação é forma de Estado, ao passo que a República é forma de governo. b) Viola um princípio sensível, constante da Constituição

EXAME INTEGRADO - 2009.1 CURSO DE DIREITO – MOSSORÓ/RN 12

Page 13: 01  · Web viewPROF. VÂNIA FURTADO DE ARAÚJO [QUESTÃO – 01] Se o réu não contestar a ação, o juiz, verificando que não ocorreu o efeito da revelia, por se tratar de

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

4ª SÉRIE – 2008.2 - NOTURNO16/05/2009

Federal, o fato de um estado-membro proceder ao provimento de cargo efetivo no âmbito da administração pública centralizada sem realizar concurso público. c) É cláusula pétrea a regra constitucional segundo a qual a matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa. d) No âmbito da competência concorrente, a ausência de norma estadual possibilita ao município dispor sobre a matéria de forma supletiva. O advento de norma estadual suspende a execução da norma municipal com ela incompatível, de forma que, revogada a lei estadual superveniente, a norma municipal volta a viger. por força do advento da Emenda Constitucional n.º 45/2005, de acordo com o entendimento do STF.

[QUESTÃO – 91]Assinale a alternativa CORRETA:a) Os estados podem incorporar-se entre si ou desmembrar-se, mas não podem separar-se da República Federativa do Brasil.b) Em razão da inviolabilidade da federação os estados não podem subdividir-se.c) São reservadas aos Estados as competências que não lhes sejam vedadas por esta Constituição.d) Cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, podendo a União regulamentar o assunto por meio de medida provisória.

[QUESTÃO – 92]Com relação ao poder legislativo municipal e ao número de vereadores da cada Câmara Municipal, assinale a opção CORRETA.a) Pela proposta de emenda a constituição em trâmite no Congresso nacional, a CF/88 passaria a descrever, detalhadamente, qual seria a quantidade de membros do poder legislativo municipal.b) O número de vereadores de cada câmara deve ser de até, no máximo, 03 vezes o número de deputados estaduais.c) O subsídio dos Vereadores será fixado pelas respectivas Câmaras Municipais em cada legislatura para a ela mesma, observado o que dispõe a Constituição, observados os critérios estabelecidos na respectiva Lei Orgânica.d) N.d.a

[QUESTÃO – 93]No tocante ao tratamento dado pela Constituição aos Territórios, marque a alternativa CORRETA:a) Os Territórios poderão ser divididos em Municípios.b) São entes federativos.c) As contas do Governo do Território serão submetidas as suas respectivas assembléias legislativas, com parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado.d) Atualmente o único Território existente na divisão da República Federativa do Brasil, é Fernando de Noronha.

[QUESTÃO – 94]Com base no que dispõe a CF acerca da União, dos estados, do DF e dos municípios, assinale a opção CORRETA. a) É competência privativa da União cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência. b) Compete à União legislar privativamente acerca dos direitos tributário e financeiro. c) Cabe à União explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei. d) É vedado à União, aos estados, ao DF e aos municípios estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança.

[QUESTÃO – 95]A criação, incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios far-se-ão:a) por lei estadual, dentro do período determinado por lei complementar federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos;b) por lei estadual, dentro do período determinado por lei complementar estadual, após consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, desde que referendado o resultado daquele pelas Câmaras Municipais desses municípios.c) por lei estadual, dentro do período determinado por lei complementar estadual, após consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, desde que referendado o resultado daquele pelo Executivo e pelo Legislativo desses municípios.d) por lei federal, dentro do período determinado por lei complementar federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos.

[QUESTÃO – 96]Como decorrência do princípio da independência e harmonia dos Poderes: I) O poder executivo não participa do processo legislativo; II) ao Poder judiciário é vedada a prática de atos administrativos; III) cada um dos Poderes pode organizar livrimente seus serviços, observando apenas os preceitos constitucionais e legais. Pode-se dizer que:a) apenas a afirmativa I é correta.b) apenas a afirmativa II é correta.

EXAME INTEGRADO - 2009.1 CURSO DE DIREITO – MOSSORÓ/RN 13

Page 14: 01  · Web viewPROF. VÂNIA FURTADO DE ARAÚJO [QUESTÃO – 01] Se o réu não contestar a ação, o juiz, verificando que não ocorreu o efeito da revelia, por se tratar de

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

4ª SÉRIE – 2008.2 - NOTURNO16/05/2009

c) apenas a afirmativa III é correta.d) há mais de uma afirmativa correta.

[QUESTÃO – 97]Podem ser divididos em Municípios:a) Estados, Distrito Federal e Territórios.b) Estados e Distrito Federal.c) Estados e Territórios.d) apenas Estados.

[QUESTÃO – 98]O Poder legislativo dos Estados é considerado sob o regime:a) bicameralb) unicameralc) pluricamerald) multicameral

[QUESTÃO – 99] As imunidades parlamentares – material e formal – constituem garantia significativa para o exercício do mandato concedido pelo povo aos integrantes do Poder Legislativo:a) As imunidades podem ser objeto de renúncia.b) A imunidade parlamentar material, na visão do STJ, somente se aplica aos atos praticados no exercício do mandato, ainda que em cidade distinta de onde se excerce a vereança.c) A imunidade parlamentar formal somente garante ao integrante do Poder Legislativo a impossibilidade de ser ou de permanecer preso.d) A imunidade parlamentar material será aplicável somente nos casos em que a manifestação do pensamento ocorrer dentro do recinto legislativo.

[QUESTÃO – 100] Marque a alternativa INCORRETA:a) Os Municípios são parte integrante da República Federativa do Brasil.b) O Poder legislativo federal é bicameral.c) O STF, no leading case de “Mira Estrela”, estendeu os efeitos da declaração de inconstitucionalidade de todos os Municípios criados sem a edição de lei complementar regulamentadora, determinando a redução do números de vereadores de todas as Câmaras Municipais.d) A União é pessoa juridical de direito público interno.

EXAME INTEGRADO - 2009.1 CURSO DE DIREITO – MOSSORÓ/RN 14