yoga dos chakras

10
1 - Chakra Muladhara / 2 - Chakra Swadistana / 3 - Chakra Manipura / 4 - Chakra Anahata / 5 - Chakra Visuddha / 6 - Chakra Ajana / 7 - Chakra Sahasrara Tradicionalmente o Yoga trabalha o alinhamento e o equilíbrio dos sete chakras principais, que se localizam na coluna. Cada um desses centros de energia é responsável por funções específicas do corpo e áreas de atuação na vida. São eles: 1Chakra Muladhara 2Chakra Swadistana 3Chakra Manipura 4Chakra Anahata 5Chakra Visuddha 6Chakra Ajana 7Chakra Sahasrara Com a prática de Yoga, é possível levar equilíbrio e energia aos sete centros de energia do corpo, trabalhando- os progressivamente. Afinal, quando esses Chakras estão em desequilíbrio - por excesso ou falta de energia - as dificuldades aparecem, seja no dia a dia ou na prática de Yoga. Geralmente as posturas que menos gostamos de fazer são as que mais necessitamos trabalhar. POSES PARA O CHAKRA MULADHARA Em geral, uma postura não trabalha somente um Chakra, mas sim vários. No entanto, existem os principais asanas, recomendados para cada centro de energia. Alguns asanas feitos em pé equilibram o Chakra Muladhara, localizado entre o centro do períneo e a base da coluna. Seu elemento é a Terra. Exemplos de asanas que equilibram esse Chakra: tadasana, malasana, vrikasana. Como realizar o asana Tadasana: 1Fique em pé, deixe as pernas juntas, com dedões dos pés, calcanhares e tornozelos se tocando. 2Distribua o peso nas bordas externas dos pés, nos metatarsos (dos dedos pés) e por todo calcanhar. Depois, eleve o arco plantar - que é arco longitudinal, que corre pelo comprimento do pé.

Upload: eliane

Post on 10-Apr-2016

18 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Yoga Dos Chakras

TRANSCRIPT

Page 1: Yoga Dos Chakras

1 - Chakra Muladhara / 2 - Chakra Swadistana / 3 - Chakra Manipura / 4 - Chakra Anahata / 5 - Chakra Visuddha / 6 - Chakra Ajana / 7 - Chakra Sahasrara

Tradicionalmente o Yoga trabalha o alinhamento e o equilíbrio dos sete chakras principais, que se localizam na coluna. Cada um desses centros de energia é responsável por funções específicas do corpo e áreas de atuação na vida. São eles:

1Chakra Muladhara 2Chakra Swadistana 3Chakra Manipura 4Chakra Anahata 5Chakra Visuddha 6Chakra Ajana 7Chakra Sahasrara

Com a prática de Yoga, é possível levar equilíbrio e energia aos sete centros de energia do corpo, trabalhando-os progressivamente. Afinal, quando esses Chakras estão em desequilíbrio - por excesso ou falta de energia - as dificuldades aparecem, seja no dia a dia ou na prática de Yoga. Geralmente as posturas que menos gostamos de fazer são as que mais necessitamos trabalhar.

POSES PARA O CHAKRA MULADHARA

Em geral, uma postura não trabalha somente um Chakra, mas sim vários. No entanto, existem os principais asanas, recomendados para cada centro de energia. Alguns asanas feitos em pé equilibram o Chakra Muladhara, localizado entre o centro do períneo e a base da coluna. Seu elemento é a Terra. Exemplos de asanas que equilibram esse Chakra: tadasana, malasana, vrikasana.Como realizar o asana Tadasana:

1Fique em pé, deixe as pernas juntas, com dedões dos pés, calcanhares e tornozelos se tocando.

2Distribua o peso nas bordas externas dos pés, nos metatarsos (dos dedos pés) e por todo calcanhar. Depois, eleve o arco plantar - que é arco longitudinal, que corre pelo comprimento do pé.

3Contraia suas coxas, elevando as suas patelas (osso frontal do joelho) e estenda os seus joelhos. Rotacione a parte superior das coxas para fora, traga seu cóccix para dentro, mas sem empurrar suas coxas para frente.

4Eleve o seu centro do seu peito (osso externo), mantenha seus ombros distantes das suas orelhas e aumente o arco anterior dos seus ombros, observando que as dobrinhas das suas axilas anteriores desapareceram. Sinta que a parte inferior de suas escápulas (são as nossas "asinhas", a parte inferior fica na direção da coluna lombar) estão penetrando nas suas costelas

5Mantenha as curvas da sua coluna e deixe seu queixo paralelo ao chão.

Page 2: Yoga Dos Chakras

6Observe se seus calcanhares, tornozelos, pernas, quadril, coluna e cabeça estão na mesma linha.

7Estenda os braços para baixo com as palmas voltadas para as coxas e os dedos juntos. É a postura inicial de todos os asanas em pé.

POSES PARA O CHAKRA SWADISTANA

Swadistana, o segundo Chakra, localizado na região dos órgãos sexuais, é representado pela cor abóbora e responsável pela sua sexualidade, sensualidade, emoções e intimidade; e áreas do corpo como pélvis, lombar, rim bexiga. Exemplos de asanas que equilibram esse Chakra: Badha Konasana, Gomukasana, Upavistha Konasana. Seu elemento é a Água.Como realizar o asana Badha Konasana:

1Sente-se no chão e pegue a parte posterior interna do seu calcanhar direito e traga o mais próximo possível para o centro do seu corpo (osso púbico, onde ficam os nossos órgãos sexuais). Faça o mesmo com o seu calcanhar esquerdo. Dessa forma, você irá unir as plantas dos pés.

2Apoie as mãos ao lado dos quadris, deixando os cotovelos flexionados, sem fazer força nos braços e ombros. Nessa posição, você sentará em Badha Konasana.

POSES PARA O CHAKRA MANIPURA

O elemento Fogo é controlado pelo terceiro Chakra, o Manipura, que localiza-se no plexo solar. Sua cor é o amarelo e esse centro de energia é responsável pela autoestima e poder de transformação. Exemplos de asanas que equilibram esse Chakra: Virabhadrasana I, II e III. Sruya Namaskar I, Utkatasana.Como realizar o asana Utkatasana:

1Para executar esta postura, você deve primeiro começar com o "Tadasana", ensinado acima.

2Inspire e expirando eleve os braços pela frente do corpo, acima da cabeça. Mantenha os braços paralelos um ao outro. Seus braços devem ser mantidos no mesmo nível ou a frente de suas orelhas.

3Expire e dobre os joelhos. Tente trazer as coxas o mais paralelo ao chão quanto possível. O tronco deve inclinar um pouco para a frente, sobre as coxas, até fazer um ângulo de 90 graus com a parte superior das coxas. Suas coxas devem estar paralelas entre si.

4Permaneça nesta posição de 30 segundos a um minuto. Para sair da postura, você deve estender os joelhos enquanto expira. Depois, inspire e expirando, traga os braços para os lados de seu corpo, de volta para o asana Tadasana.

POSES PARA O CHAKRA ANAHATA

Page 3: Yoga Dos Chakras

Anahata chakra é o quarto centro de energia do corpo, localizado no centro do peito, entre os mamilos, e é associado ao coração. Seu elemento é o Ar e é considerado o ponto de equilíbrio entre o mundo material e espiritual. Sua cor é o verde. Exemplos de asanas que equilibram esse Chakra: Trikonasana, Bujangasana.Como realizar o asana Bujangasana:

1Deite-se de bruços no chão. Estenda as pernas para trás, colocando peito dos pés no chão. Apoie suas mãos no chão embaixo dos seus ombros. Force seus cotovelos para trás, conta o seu corpo. Pressione o peito dos pés, as coxas e o púbis firmemente no chão.

2Em uma inspiração, comece a estender os braços para levantar o peito do chão, indo até a altura em que você pode manter seus púbis e pernas no chão. Empurre o peito do pé contra o chão, mas não contraia as nádegas.

3Mantenha a postura de 15 a 30 segundos, respirando facilmente. Volte para o chão com uma exalação.

POSES PARA O CHAKRA VISUDDHA

O Chakra Visuddha, localizado na garganta, é o quinto centro de energia do corpo e representa o éter. Ele revela a sua expressão, seja artística ou pessoal, é onde ressoa a verdade interior de cada um. Sua cor é o azul-céu. Exemplos de asanas que equilibram esse Chakra: Salamba Sarvangasana, Halasana, Jathara Parivartanasana.Como realizar o asana Jathara Parivartanasana:

1Deitado de costas, estenda seus braços para os lados (na altura dos seus ombros), com as palmas das mãos viradas para cima em uma posição T.

2Inspire e expirando flexione os seus joelhos na direção do peito. 3Inspire e expirando, traga ambos os joelhos para o lado esquerdo do seu corpo,

realizando a torção da coluna região lombar. Leve os joelhos o mais próximo possível do cotovelo do braço esquerdo. Mantenha-se olhando para o teto. Os ombros devem ficar encostados no chão. Permaneça na postura de 30 a 60 segundos. Para voltar, inspire e expirando retorne os quadris à posição inicial. Repita o mesmo movimento para o outro lado.

POSES PARA O CHAKRA AJANA

O sexto Chakra, o Ajana, localizado acima e entre os olhos, simboliza nossa intuição e seu elemento é a luz. Está envolvido na criação e na percepção da arte e no reconhecimento do impacto das imagens. Exemplos de asanas que equilibram esse Chakra: Garudasana, Natarajasana, Padmasana, Yoga Mudra. Sua cor: Azul anil.Como realizar o asana Vajrasana Yoga Mudra:

1Fique de joelhos e una os joelhos e pés (o peito do pé deve estar apoiado sobre o chão) e sente-se sobre seus calcanhares. Flexione o tronco à frente e apoie a testa no chão. Agora estenda os braços para frente, apoie mãos, braços e cotovelos no chão. Respire normalmente.

Page 4: Yoga Dos Chakras

2Permaneça na postura de 1 a 3 minutos. Para retornar, traga as mãos embaixo dos ombros, empurre o chão com as duas mãos e desenrole a coluna vagarosamente, a cabeça é a última que sobe.

POSES PARA O CHAKRA SAHASRARA

O último chakra, o Sahasrara, fica no topo da cabeça e é a nossa conexão com o espiritual. Seu elemento é o pensamento e sua cor o cristal. Exemplos de asanas que equilibram esse Chakra: Salamba Sirsasana, Yoga Mudra.Como realizar o asana Yoga Mudra:

1Deite-se com a barriga virada para o chão. Uma seus pés e pernas, apoie sua testa no chão, estenda seus braços para frente, com a palma da mão voltada para o chão. Respire pelo nariz lentamente.

2Para retornar, traga as mãos embaixo dos ombros, empurre o chão com as duas mãos, sente-se sobre seus calcanhares e desenrole a coluna vagarosamente. A cabeça é a última que sobe.A prática de asanas deve ser feita pelo menos duas vezes por semana. Varie sempre as posturas e respire pelo nariz durante a prática, não faça retenções.Lembre que o importante é se observar e, por meio disso, se aprimorar na vida pessoal e espiritual. Afinal, o excesso de rigidez e de complacência prejudica. Encontre seu caminho do meio, encontre o seu equilíbrio.

http://www.personare.com.br/posturas-de-yoga-para-equilibrar-chakras-m5495

Page 5: Yoga Dos Chakras

Yoga Minuto, Tadasana [Pose Yoga Básico]ताडासन TADASANAPOSE YOGA BÁSICO(Tah-Dahs-anna)Tada: Montanha Asana: PoseCONHEÇA O BIG STUFF, MAS NÃO SE ESQUEÇA DO "SMALL" COISASÉ plausível que você poderia pedir um astronauta como chegar à lua, mas você poderia pedir a ele para chegar ao posto de gasolina na estrada e ele não tem a menor idéia.É altamente provável que você poderia pedir um neurocirurgião que pré-forma do seio cirurgias durante todo o dia, o que os alimentos poderiam ajudar a prevenir infecções do seio e ele estaria sem palavras; ele saberia apenas um medicamento prescrito ou cirurgia para colocar temporariamente um bandaid sobre o problema, mas nunca realmente resolver o problema ou impedir que isso aconteça novamente. (O que eu sei para um fato porque eu pedi um neurocirurgião no ano passado esta resposta exata e ele não tinha idéia do que mudanças de estilo de vida para que isso ajudaria)Minha bela professora, Yogeshwari, mencionou várias vezes que quando muitos iogues foi para obter a certificação para o avançado Jivamukti Yoga, eles trabalharam com afinco em todas as poses avançados e ainda cada um deles falhou no teste no mais "básico" e postura "simples", chamado Tadasana.Tadasana é a base para todas as posturas de pé. É o alicerce fundamental para inúmeras posturas, mas parece tão simples, como alguém que apenas está em linha reta com as mãos para baixo por seu lado, que é muitas vezes esquecido por tantos profissionais, apenas para saltar para poses mais avançados.Foco & Limitar o básico para o Self, Almejando para a avançado é para o

self (egóico) Tadasana é chamado Pose Mountain. Pois é, em Mountain colocam que você encontrar a estabilidade e força, para que de uma montanha.Você encontra quietude nessa postura, o que pode ajudar a trazer de volta ao seu verdadeiro eu. Você encontra um trecho para cima, alongando a coluna vertebral, tornando-nos mais receptivos.1-Em pé, com os pés juntos, cura interior tocantes.2 Levante os dedos dos pés para cima, começa a

sentir as bolas dos pés e calcanhares a imprensa para a Terra. Lentamente trazer os dedos de volta para a Terra.3-Como você pressiona para baixo através dos pés, envolver os quadríceps e estique os joelhos. Certifique-se de que não basta empurrar os tampões do joelho para trás,

Page 6: Yoga Dos Chakras

use os músculos (quads) para alongar as pernas.4 Levante ligeiramente acima de seu peito e permitir que os braços a cair ao lado do corpo.Os ombros estão se movendo suavemente para baixo a parte de trás.5-O Drishti (olhar) é no sentido da ponta do nariz.6-A cada inalar sentir a energia que sobe da terra, através de seus pés, a parte da frente do corpo, com a coroa da cabeça. Com cada exalar sentir a energia que se move para baixo nas costas e na parte posterior das pernas, até os pés.Isso pode parecer um "preguiçoso" pose, mas é na verdade o oposto; é uma postura muito ativa que lhe permite ficar com a respiração, sinta-se a conexão com a Mãe Terra e aperfeiçoar a pose para que não são rígidas e duras, mas forte e flexível ao mesmo tempo.MAIS REFINING DESTE YOGA BÁSICO POSEA menos que você tem uma prática regular, você não vai mesmo começar a entender quão incrível essa postura pode ser por si só. Apenas tente pé em Tadasana por 10 minutos, você vai entender o que eu estou falando.Este parece ser o mais fácil pose, mas você realmente começa a sentir o corpo inteiro em cada canto e recanto, se você ficar lá o tempo suficiente; você pode testemunhar a sua mente se perguntando constante, e como ele quer convencê-lo a sair dessa postura. Se esta foi a única pose que você fez durante toda a sua vida que você provavelmente nunca "master"-lo. (Nem que eu iria, eu só estou dizendo-não é tão fácil quanto parece)Recentemente, tive um aluno prática regular na minha classe, vêm até mim e perguntar "por que depois de tanta prática é essa postura ainda tão difícil para mim?" Ela estava desapontado que, mesmo depois de praticar semanal, que se sentia tão desequilibrada nesta postura . Este é o caso com a maioria dos alunos, inclusive eu. Acho que há uma correlação direta entre a minha vida fora do tatame e minha vida na esteira da ioga ... então se eu venho sentindo que a minha vida pessoal e profissional é um pouco fora de equilíbrio, que muitas vezes a minha prática na esteira pode ser um Turby Topsy pouco também. O ponto é que você

mantenha aparecendo para sua esteira, como eu também, e estar presente para que a prática para que você possa aperfeiçoar, refinar e refinar um pouco mais; de modo que ao longo do tempo sua prática de yoga irá transitar em sua vida pessoal e ter efeitos positivos.Quanto mais equilibrada nos tornamos na esteira, o mais equilibrado, podemos nos tornar na vida.Continue praticando !!!BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE DESTE YOGA BÁSICO POSEChris MacIvorNa Montanha Pose você está criando espaço para todos os órgãos internos para ter espaço para

Page 7: Yoga Dos Chakras

exercer as suas funções de forma otimizada. Esta postura pode ajudar a sua circulação e melhorar a respiração, quando devidamente conectado à respiração.Aumenta a alturaColuna e coração vértebras são reforçadasPromove forçaAperfeiçoa a sua posturaFortalece abdômen, joelhos, coxas, tornozelos e reduz pés chatosAs empresas até as nádegas e abdômenAjuda a aliviar a dor ciáticaMelhora a digestãoPromove a confiançaCHAKRA & INFORMAÇÃO DE ENERGIA PARA YOGA POSEMuladhara Chakra-Root LugarMantra foi  -LamElemento  -terraSense  -SmellOrgans-  adrenais glândulasSpine  -coccyxExterior do corpo  e pernas -feetRelacionamentos  -Mãe, pai, família, meio ambiente, casa, trabalho, dinheiro, chefe, carreira, aqueles que vivem comPsychological  -fearPalavra Chave  -estabilidadeTadasana é um grande yoga básico representam para fazer por alguns minutos por dia, ele vai ajudar a aterrar você, trazer a calma em seu mundo ocupado e lembrar que mesmo o mais simples de posturas pode ser trabalho, mas emprestam aos benefícios surpreendentes tanto mentalmente, fisicamente e espiritualmente.http://www.healthylifestyleandspirit.com/yoga-minute-basic-yoga-pose/http://dancingcrowyoga.com/7-pointers-teachers-tadasana/

Tadásana – Postura da Montanha

Posted on Outubro 28, 2012 by asementedoyoga • Posted in Yoga • Tagged Ãsana, Yoga • Deixe o seu comentário

Page 8: Yoga Dos Chakras

Como a Dandasana, a Tadásana é praticada como preparação para as

posturas de pé. Queremos obter a firmeza e estabilidade da montanha. Tadasana ensina-

nos a arte de parar corretamente e aumenta a nossa consciência sobre o nosso corpo. Ao praticá-la, aprende-se a ficar em pé corretamente, distribuindo todo o peso harmoniosamente, sem colocá-lo, por exemplo, somente nos calcanhares, em uma das pernas ou nas bordas internas ou externas dos pés. O corpo fica assim mais leve, para que a mente seja capaz de atingir agilidade, firmeza e quietude. É a peça fundamental para outros ásanas. Para algumas tradições milenares, ela faz a ligação entre a terra e o céu.De pé, com os pés paralelos e os dedos grandes do pé a tocarem-se,

eleve os dedos dos pés do chão. Sinta a ativação das pernas. Volte a colocar os dedos dos pés no chão. Alongue bem a coluna e relaxe os ombros, afastando-os das orelhas, criando espaço na porção superior das omoplatas. Sinta com a inspiração, a largura entre os ombros a expandir e a caixa torácica a abrir. Ao expirar, contraia o abdómen contra a coluna. Ative os braços, alongue e junte os dedos das mãos, apontando-os para baixo. Alinhe o pescoço com o resto da coluna. Sinta todo o alongamento dos braços, coluna, pernas e pés. Permaneça durante algumas respirações nesta asana.

– Trabalhe o seu equilíbrio na Tadásana, fechando os olhos durante a execução da postura;– Trabalhe o seu equilíbrio ficando na ponta dos pés;

Benefícios: Melhora a postura e reforça os pés, pernas, coluna e abdómen; Alivia os problemas de ciática; Melhora o alinhamento do corpo e o tónus muscular; Ajuda a respiração e a digestão.

Contra-indicações: Com tensão baixa, mantenha o olhar fixo num ponto à sua frente; Com cefaleias, não execute a asana; Insónias; Em casos de lordose e cifose em alto grau, trabalhar o alinhamento contra

uma parede.Variante:

Com os braços estendidos em crucifixo, amplia-se a capacidade respiratória ao trabalhar a inspiração simultânea ao movimento;

Com os braços acima da cabeça, idem; Ao entrelaçar os dedos e alongar os braços para cima, além de ampliar a

capacidade respiratória, soma-se o alongamento da coluna vertebral.

Page 9: Yoga Dos Chakras

https://asementedoyoga.wordpress.com/2012/10/28/postura-da-montanha/