mentalização e espiritismo- chakras

25
CENTRO ESPÍRITA PORTAL DA LUZ ESTUDO SOBRE : MENTALIZAÇÃO E ESPIRITISMO COLABORAÇÃO: CÁSSIA M. M. FELICE

Upload: fabiane1237

Post on 16-Feb-2016

230 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

sobre mentalizacao e espiritismo, chakras

TRANSCRIPT

Page 1: Mentalização e Espiritismo- Chakras

CENTRO ESPÍRITA PORTAL DA LUZ

ESTUDO SOBRE :

MENTALIZAÇÃO E ESPIRITISMO

COLABORAÇÃO: CÁSSIA M. M. FELICE

- MAIO DE 2011 –

Page 2: Mentalização e Espiritismo- Chakras

MENTALIZAÇÃO E ESPIRITISMO

SEGUNDO O ESPIRITISMOO elo entre o corpo físico e o perispírito (cordão de prata) é conhecido como o duplo etérico e acolhe os chakras.

Os chakras possuem funções especiais para que a energização se complete, e igualmente, para que se saiba o problema que está sendo tratado e seja perfeitamente enquadrado na sua forma holística, ou seja, total.

Essas funções são derivadas da dinâmica oriunda nas ligações entre os diversos "corpos ou sistemas", e que deságuam no corpo físico através dos plexos do Sistema Nervoso (intermediário entre o plano físico e as dimensões ditas astrais ou "perispirituais"), funcionando como um verdadeiro "carimbo" do corpo etérico .

Elas se consubstanciam através de dois trabalhos de comunicação:

a) Comunicação Aferente: que conduz as sensações e impulsos dos planos mais densos para os planos mental e espiritual;

b) Comunicação Eferente: que conduz ou transporta os comandos, as sensações e os impulsos dos planos espiritual e mental para os mais densos da vida orgânica.

Para um melhor entendimento, segue abaixo alguns esclarecimentos sobre as diversas funções dos chakras.

Os chakras permitem dois tipos de ligação, conforme o posicionamento deles no corpo etérico: os situados na cabeça (coronário e frontal) trabalham em ligamentos por correntes de pensamentos e os chakras situados na garganta, coração, umbigo, baço e setor genésico (laríngeo, cardíaco, umbilical, esplênico e fundamental) trabalham ligando-se por fios fluídicos.

Assim, temos:

- Chakra Básico: onde podem se ligar espíritos sedentos por prazeres sexuais, promovendo obsessões e possessões, as quais podem levar o reencarnado a insatisfações na área; chegando, em muitos casos, à insensibilização geral, tornando homens impotentes, mulheres frígidas e a incapacidade de procriar. Calma e paciência, nesses casos, são fundamentalmente necessários para o reequilíbrio energético, acompanhadas pela firme intenção de evitar agressões de qualquer origem. Procurar tratamento adequado nas medicinas tradicional e vibracional, que se completam, é atitude de suma importância, e, acima de tudo, basear-se no Evangelho como roteiro de recuperação.

- Chakra Esplênico: onde se ligam espíritos cujos corpos espirituais estão desvitalizados de energia universal (prânica). A intenção desses espíritos é buscar em sua vítima (daí serem chamados de vampiros) a vitalidade de que carecem provocando, desse modo, a debilidade e fraqueza gerais (astenia). Este chakra auxilia na produção das hemácias (glóbulos vermelhos do sangue) para haver fortificação no corpo como

Page 3: Mentalização e Espiritismo- Chakras

um todo. O empobrecimento derivado pela ação de "sugamento" pode levar muitas pessoas, até mesmo, à desnutrição psíquica e provocar desencarnes. Auxiliar o próximo, acompanhado de um bom tratamento médico, podem anular os efeitos deletérios da atuação indesejada.

- Chakra Umbilical: onde se ligam espíritos sofredores e obsessores, os primeiros buscando ajuda para seus problemas e os outros desejando provocar empobrecimento emocional pela exteriorização de seus desejos e sensações na tentativa de revive-los, visto que ainda se encontram em pleno estado de ignorância espiritual e ainda animalizados. Este chakra é, também, conhecido como o das emoções. O médium que trabalha na seara do bem deve estar bem equilibrado para repassar aos espíritos os processos de harmonização pelo mesmo fio fluídico que o mantém "atado" na ligação. O conhecimento das Leis de Deus e sua aplicação pelo Evangelho devem ser "armas" suficientes para iniciar um trabalho de recuperação junto a esses necessitados.

- Chakra Cardíaco: onde se ligam os espíritos mentores para a efetivação do passe e para efeitos físicos, é responsável, igualmente, pelo equilíbrio e pelo intercâmbio das emoções e dos sentimentos (Ramatís - Elucidações do Além). Na ligação para os passes, para as curas e para trabalhos que visem o bem-estar de todos, o médium deve estar plenamente consciente da importância que este chakra desempenha, pois é através dele que se conseguem os resultados mais otimistas nas transformações celulares, e, também é por seu intermédio que se pode conceber as melhores idéias de teor filosófico-religioso, uma vez que oxigena beneficamente o campo mental. Por ele se distribui amor onde se compreende os sentimentos e as ansiedades do próximo. O esclarecimento é o melhor caminho.

- Chakra Laríngeo: por onde se efetuam as comunicações psicofônicas, preferencialmente utilizados nas ligações pelos mentores, sustenta e controla as atividades vocais; é influenciado pelo chakra frontal, e muito ativado pelos cantores, oradores, poetas e pessoas que tenham a chamada "voz hipnótica" (Ramatís - Elucidações do Além), ou seja, o magnetismo pela voz. Sua má utilização pode acarretar distúrbios neurológicos tais como a gagueira (tartamudismo), a impossibilidade de se externar lógica na seqüência de idéias donde derivam indecisões, e também contribui para que as percepções não sejam as mais claras possíveis. Conhecer-se e buscar recursos junto a

profissionais da área de análise, bem como desenvolver a religiosidade através do Evangelho, são fatores benéficos para solucionar esses casos.

- Chakra Frontal: capacita a ligação através de correntes de pensamento, ou seja, afinidades intelectiva e vibratória; permite o desenvolvimento da vidência (visão no plano astral), da clarividência (vidência à distância), da audiência (escuta de vozes como se estivessem dentro dos ouvidos), clariaudiência (escuta de sons e vozes à distância, no tempo e no espaço); bem utilizado permite a clareza de raciocínio e uma boa percepção intelectual. O médium ajustado, equilibrado em seu grau evolutivo pode exercer trabalho de irradiação, emitindo positividade dirigida a pessoas necessitadas, é o chamado trabalho de mentalização. Em pessoas possuidoras de problemas psicológicos, tais como as neurastenias, idiopatias, neuropatias, desajustes comportamentais, esquizofrenias, etc., além da atividade irradiativa é necessário um esforço de desmentalização que se processa pelo conhecimento de si mesmo, pelas transformações nas atitudes perante a vida, a natureza e Deus, e, por informações adequadas que auxiliem no trabalho de recuperação, nestes casos evangelização ajuda bastante no encaminhamento das soluções.

- Chakra Coronário: é o que permite a "interação entre as forças determinantes do espírito (Leis Naturais - Virtudes) e as forças fisiopsicossomáticas organizadas"(André Luiz - Evolução em Dois Mundos). As ligações e comunicações se efetuam por ondas mentais (correntes de pensamento, As Noúres, Pietro Ubaldi) traduzidas em intuições e telepatia. Interfere nos trabalhos efetuados pelos outros chakras comandando-os pelas energias espirituais que se transferem.

Page 4: Mentalização e Espiritismo- Chakras

Os processos mediúnicos de audiência, clarividência, vidência e todas as ligações que podem se efetivar através dos outros centros de vitalização, podem receber os benefícios trazidos pelo chakra coronário, e, para que isso se torne realidade, é imprescindível que o médium se espiritualize cada vez mais, no conhecimento de si mesmo e sabendo quais são as forças e energias que o comandam, como também, buscar conhecimento a fim de que seu campo mental se torne cada vez mais receptivo, e desse modo tornar as lidas da mentalização e da desmentalização as mais profícuas possíveis. Evangelizar-se, sempre, é o caminho.

Em nossos estudos temos verificado que os chakras são repassadores de energias, as quais vão ser direcionadas para a saúde e o bem-estar do ser humano, e que podem receber interferências da própria pessoa, com ou sem conhecimento de causa.

Também, ficou evidenciado que os corpos energéticos se comunicam entre si, através do sistema de chakras (nos corpos sutis) e o sistema nervoso (no corpo físico e denso), levando e trazendo energia metabolizada.

A saúde e o bem-estar dependem, assim, da essência energética do pensamento que pode influir diretamente na movimentação dos chakras e na velocidade que os mesmos possuem.

A movimentação desses órgãos etéricos e astrais é no sentido dos ponteiros do relógio a fim de absorver e repassar as energias existentes em torno da pessoa nas dimensões em que ela se desenvolve.

Quando o ser humano influi negativamente com seu pensamento o sentido da movimentação pode se inverter e os chakras, desse modo, em vez de levar energia retira-a enfraquecendo o sistema de saúde do ser humano.

A velocidade igualmente vai ser afetada comprometendo seriamente a unidade de trabalho dos chakras que podem até ser corrompidos em sua estrutura e forma, ou seja, "rasgados", uma vez que eles também são constituídos de átomos, moléculas e células.

Necessário é lembrar que o ser humano age em três aspectos distintos e ao mesmo tempo congruentes entre si: fisiologicamente, psicologicamente (fatores mental, neurológico e comportamental) e mediunicamente (intermediário), todos esses aspectos são dimensionados pelos impulsos espirituais (forças centrais da alma - Leis de Deus - ver Evangelho terapia).

O trabalho dos chakras, então, reveste-se em importância para o gerenciamento distributivo das energias, adquirindo funções que devem se coadunar com os aspectos acima mencionados, e que iremos denominá-las de fisiológicas, psicológicas e mediúnicas.

Funções Fisiológicas: as expressões da vida no ser humano, pelo menos, se evidenciam em cinco dimensões (devem haver mais, pois nosso conhecimento acerca do universo ainda é muito pequeno): física (material), etérica (astral), perispiritual, mental e espiritual.

Os chakras possuem um papel estratégico na condução das energias de uma dimensão para outra e são coordenados (ainda que não se tenha consciência plena) na dimensão espiritual através da alma.

Uma das definições mais abrangentes da Fisiologia é o entendimento de que ela faz parte da biologia tratando e investigando as funções orgânicas, processos e atividades vitais como crescimento, respiração etc.

Page 5: Mentalização e Espiritismo- Chakras

Processos e atividades vitais, igualmente se verificam em todas as dimensões do ser humano, visto que ele não pode mais ser compreendido como um ser tridimensional, mas, multidimensional onde a vida deve ser desenvolvida de modo coerente.

Nosso conhecimento científico acerca do assunto ainda é muito pequeno, mas o que até agora já foi trazido à luz da consciência nos permite enfatizar de que as energias captadas e transmitidas sofrem metabolização através dos chakras e dos órgãos relacionados a cada um deles, cujo trabalho é realizado de acordo com a dimensão onde estão situados.

O resultado obtido é repassado para as dimensões adjacentes de tal modo que há uma verdadeira movimentação energética e recíproca entre os corpos físico, etérico, perispiritual, e essa movimentação é administrada pelo corpo mental e pela alma (plano espiritual).

Captação, movimentação, metabolização e repassamento são algumas das muitas atividades dos chakras para que haja uma perfeita sintonia entre o espírito, a mente e os corpos. Funções Psicológicas: os processos e atividades vitais, como vimos, recebem através do corpo mental a dinamização necessária para efetivar o percurso das energias nas dimensões do ser humano, e que deve ser fecundado numa ação equilibrada de ajuda a sí mesmo e ao próximo.

Trata-se, portanto, de uma espiral evolutiva pois se baseia no exemplo comportamental de cada um e que se transmite inevitavelmente, definindo as características individuais e sociais.

Toda dinamização possui um propulsor e um conversor de forças ou de energias; em nosso caso, o conversor das energias é o campo mental que recebe os impulsos provindos do propulsor identificado pelo espírito e seus componentes conscienciais, que são as Leis Naturais e Morais.

São, desse modo, provocadas as necessidades para serem entendidas e vividas, e que exigem da pessoa conhecimento imprescindível acerca dela mesma, a fim de que seu relacionamento com Deus, o Universo e a Natureza seja bem estruturado e bem administrado.

No entanto, há uma variável que pode modificar a naturalidade dessa espiral evolutiva, de que falamos: são as informações externas trazidas pelos estudos e pelo convívio social, influenciando as decisões pessoais e coletivas.

Assim, o corpo mental recebe duas vertentes de impulsos, repassando-os diretamente para os átomos, as moléculas, os órgãos e sistemas componentes dos outros corpos.

Os chakras, então, assumem um papel ponderável para esse trabalho, pois são tangidos diretamente; contribuindo de maneira incisiva e imanente na sinergia resultante para o estabelecimento da saúde ou não.

Existem funções no campo mental que são as responsáveis pela ação correta ou deletéria dos chakras: as idéias, o raciocínio, as concepções, os juízos, as percepções, a imaginação, a memória, etc., e o fio condutor dessas funções é o pensamento.

Neste campo os chakras adquirem uma funcionalidade toda especial, agindo de modo decisivo no desempenho comportamental da pessoa, e que se assenta nos seguintes entendimentos: capacidade de integrar a individualidade e a personalidade aos aspectos da vida (material, etérica, perispiritual, mental e espiritual).

- Capacidade de compreensão, de visualização, de ideação e de idealização.

Page 6: Mentalização e Espiritismo- Chakras

- Reconhecimento do ego como entidade divina e integral, justaposto aos outros egos formadores da humanidade.

- Vontade como instrumento de intenção e de realização.

- Intenção voltada para o bem-estar próprio e social.

- Capacidade de conhecer os sentimentos e as emoções, para viver plenamente as energias prazerosas da existência, tais, como as físicas, mentais e espirituais.

- Formação da sabedoria (saber melhorar-se) para expandir amor.

Como os chakras estão ligados direta e dimensionalmente ao Sistema Nervoso, portanto aos plexos, é muito natural que ocorram interferências em todos os sistemas biológicos do ser humano, podendo produzir até distúrbios neurológicos, tais como a Síndrome do Pânico, depressões, estresses, esquizofrenias, idiopatias, mal de Alzheimer, alcoolismo, etc.

Fica evidenciado, assim, que a busca pelo esclarecimento é sumamente necessária, para que cada um possa se conhecer profundamente e vencer suas dificuldades, sejam elas quais forem; e poder afirmar: SOU LIVRE.

Funções Mediúnicas: mediunidade é a capacidade latente e desenvolvida por muitas pessoas, qualificando-as para comunicação, especial e interpessoal, nas dimensões universais da vida.

Como existem vários tipos de pessoas, em suas qualidades moral, intelectual e espiritual, os chakras podem ser afetados por melhor ou pior utilização; ligando-se inexoravelmente através da vibração correspondente direcionada pelo indivíduo emitente dessa mesma vibração.

Entende-se, então, que a qualidade da vibração determina a qualidade da ligação.

Nesta parte dos estudos e evitando detalhes mais profundos acerca do assunto (visto que ele é muito extenso), apenas serão considerados alguns comentários que posicione o entendimento sobre os sete chakras maiores dentro de parâmetros que sejam acessíveis a todos. Por sua vez todo este conjunto é protegido pelo campo áurico.

A aura é um corpo sutil, ao igual que o espírito e o perispírito, e tem como característica essencial à vida humana a propriedade de manifestar a qualidade moral, a qualidade de vida do Homem.

Pensamento, Sintonia e Energias

Carlos Augusto Parchen

O ser humano é um complexo, que pode ser avaliado sobre diferentes visões: científica, religiosa, filosófica, holística, etc. Cada visão tem suas particularidades e abordagens, que enfatizam as “cores” da sua proposta ou linha de pensamento.

Page 7: Mentalização e Espiritismo- Chakras

No entanto, um ponto de convergência começa a se consolidar como aceito pela maioria das visões: o componente energético do ser humano, e as sua interfaces com a natureza e com os outros seres da criação.

Com o desenvolvimento científico e os avanços tecnológicos, cada vez mais se estuda, diagnostica e teoriza sobre energias no complexo humano, como o pensamento emite energias, como se sintoniza e absorve energias do ambiente, etc.

O espiritismo kardecista enfatiza a questão energética do ser humano , colocando o componente energético e suas relações como tão ou mais importante que o componente material (físico, orgânico).

A base dos sistemas de auto-ajuda está na mentalização positiva, ou seja, na geração de energias positivas ao redor da pessoa.

A natureza é um imenso oceano de vibrações e energias, onde os seres transitam, influenciando e sendo influenciado por essa torrente energética e vibratória.

A física quântica, com suas teorias complexas e revolucionárias, traz à luz da discussão científica, o componente não material nos fenômenos da natureza, o elemento “organizador” da estrutura material e de seus fenômenos.

As colocações que fizemos até agora, visam chamar nossa atenção para a questão energética e sua influência e relações em nossa vida. Vamos abordar a questão específica dos nossos pensamentos e de nossa sintonia energética e vibratória.

O ser humano absorve energias das mais diversas, de forma automática, e as metaboliza em sua estrutura energética, que o espiritismo denomina de perispírito. Essa absorção e metabolização, faz parte normal do funcionamento do complexo humano, ocorrendo de maneira automática, ou seja, é um processo inconsciente ou transparente, numa linguagem mais moderna, que ocorre independente da percepção ou decisão voluntária da pessoa.

Essas energias absorvidas são constituídas das energias e vibrações do ambiente em que estamos inseridos, e se constituem de elementos presentes na natureza (como o Fluído Cósmico Universal, radiações eletromagnéticas, etc.), de fluídos (emissões energéticas de processos orgânicos ou perispirituais de outros seres da criação) e de vibrações e pensamentos advindos de outros seres humanos ou espíritos.

A metabolização no nosso complexo, transforma essas energias absorvidas em componentes específicos da nossa “circulação” energética, distribuindo estes em todo o nosso organismo físico e perispiritual, servindo como verdadeiro “alimento” para o complexo humano.

Page 8: Mentalização e Espiritismo- Chakras

Por ser um processo automático, a absorção de energias pelo nosso organismo está ajustado, naturalmente e automaticamente, ao padrão energético e vibratório específico do indivíduo, ou seja, ao nível vibratório correspondente ao seu estado mental e espiritual do momento.

Isso significa dizer que as energias absorvidas pelo indivíduo são do mesmo padrão vibratório em que ele se encontra no momento, ou seja, nosso complexo energético tem uma espécie de “filtro”, que deixa passar apenas as energias com as quais afinamos e sintonizamos.

Evidentemente, um estado de desequilíbrio no nosso campo mental e espiritual, promove imediatamente um reajuste no nosso sistema energético, o que nos leva também a sintonia com determinado tipo de energia, que passará a ser “filtrada” para o nosso sistema energético, incorporando-se, pela metabolização ao sistema perispiritual e físico.

O equilíbrio ou o desequilíbrio no campo mental e espiritual do indivíduo, determina, portanto, que “qualidade” ou “tipo” de energia será absorvido por ele.

Se estamos equilibrados, harmonizados, vibrando no bem, nosso “filtro” promove a absorção de boas energias, correspondentes ao nosso “patamar vibratório”, bloqueando a absorção de padrões energéticos “ruins”.

Se estamos desequilibrados, desarmonizados, invigilantes com nossos pensamentos, nosso patamar vibratório se ajusta com energias “ruins”, e nosso filtro bloqueia a absorção das energias boas e promove a assimilação de energias desequilibradas.

É fácil deduzir que se absorvemos um determinado padrão energético, com uma certa “qualidade”, seja ela positiva (boa) ou negativa (ruim), a metabolização dessas energias produz componentes energéticos de qualidade similar, que se distribuem pelo nosso organismo físico e perispiritual, afetando-o com a qualidade inerente ao tipo e qualidade da energia absorvida.

Page 9: Mentalização e Espiritismo- Chakras

Também podemos inferir que o padrão vibratório/energético absorvido, uma vez metabolizado em nosso complexo perispirítico, reforça o estado vibratório (patamar) que permitiu sua absorção, ou seja, reforçamos o estado de equilíbrio ou desequilíbrio em que nos encontramos. Por isso, é necessário a vigilância constante sobre nossa sintonia mental/espiritual, para que não nos deixemos levar pelos pensamentos inadequados, pelas vibrações negativas, pelos sentimentos menos dignos, pelas emoções descontroladas, pois isso permitirá que iniciemos um processo de absorção de energias negativas, que por sua vez reforçam nosso estado de desequilíbrio, o que pode, em persistindo esta situação, colocar-nos em contato com seres desequilibrados, causar-nos doenças e desequilíbrios físicos, psíquicos e espirituais.

Em contrapartida, a vigilância para que nosso pensamento, nossa sintonia permaneça sempre elevada, voltada a prática do bem, do amor e da caridade, permite que, constantemente, fiquemos sintonizados e absorvendo as energias equilibradas, o que reforça nosso equilíbrio e bem estar físico, psíquico e espiritual, trazendo a sensação agradável de estar em sintonia com energias elevadas. Esse é o retorno, a recompensa imediata de quem pratica o amor e a caridade. Traz o prazer em se praticar o bem.

Ao entender este mecanismo, podemos afirmar que é muito importante que busquemos, com um esforço constante, com muita consciência, uma mentalização positiva para o nosso foco mental, para os nossos pensamentos, em todas as etapas e momentos de nossa vida, em casa, no trabalho, no lazer, no trânsito...., de modo a garantir a sintonia com um patamar energético mais elevado, com a conseqüente absorção e metabolização de energias benéficas e reforçadoras de nosso comportamento no caminho do bem.

De outra forma, deve ser evitado que nosso foco mental vague em paragens menos dignas. Temos que zelar para que nosso pensamento não seja direcionado para as coisas negativas e destruidoras. Não devemos focar a negatividade, os problemas, as inconformidades, nem sintonizar com a desgraça, pois nesse caso nos comportaremos como urubus, que voam alto apenas para focalizar a carniça, para dela se alimentar.

Pensamento no bem, pensamento calmo, pensamento positivo, pensamento criador, foco no amor e na caridade. Esse é o caminho da mentalização, da sintonia e da absorção das boas energias . Lembremo-nos que as palavras expressam pensamentos. Que saiam de nossas bocas as boas palavras e de nosso coração as boas atitudes.

Page 10: Mentalização e Espiritismo- Chakras

Devemos sempre ter em mente que a energização que nos envolverá, depende, em cada instante, apenas de nossa atitude mental, e que na aplicação prática de nossa vida, a ligação com o alto se faz na aplicação das boas virtudes, com o exercício constante do bem, seja em que atividade estivermos. Nosso bem estar depende apenas de nós mesmos.

CROMOTERAPIA

A Cromoterapia é a ciência que utiliza a cor para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções.

O ser humano e a natureza necessitam da luz do sol para viverem. Sem luz não há vida e dessa maneira, o homem e a natureza recebem a luz solar e esta se decompõe em sete raios principais que são distribuídos por todos os nossos corpos, físico e energético.

Se houver desequilíbrio dessas cores, as doenças refletem-se no nosso corpo físico e adoecemos. Atualmente, há estudos onde se determina qual a cor mais adequada para ambientes de estudo, de trabalho, hospitais,etc.

A cromoterapia, ou terapia das cores, é o uso da vibração das cores para a harmonização e o bem-estar físico, mental e emocional. A luz é energia electromagnética e cada cor tem uma vibração e um comprimento de onda diferentes. Esta diferença é o que nos assegura a percepção de diferentes cores. A cromoterapia trabalha com a aplicação destas diferentes vibrações, suprindo a falta ou corrigindo o excesso de cor (energia) no organismo e favorecendo assim o seu equilíbrio. Atualmente, o estudo da

forma como as plantas se defendem da exposição à luz solar por períodos longos tem ajudado nos casos de cancro da pele e no tratamento de tumores. É possível tratar o tumor sem ferir o tecido, através da fotoquímica.

A vibração da cor pode ser absorvida através de alimentos, líquidos, luz solar, luz artificial, respiração, meditação, mentalização, roupas, ambientes, cristais e sons. O método mais praticado na cromoterapia é a aplicação da cor através de lâmpadas e filtros coloridos.

Além de agirem sobre o físico, as cores agem sobre os corpos sutis (mental, emocional e etérico) através dos chakras e da aura. Nos chakras, a cromoterapia enfatiza a cor e a sua correspondência, restaurando o seu equilíbrio para que o organismo recupere a vitalidade.

Efeitos nas Curas

Page 11: Mentalização e Espiritismo- Chakras

A cor, em si mesma, não é elemento decisivo para as curas, mas completa e reforça o emprego de outros recursos menos delicados.

Os fluídos magnéticos, por exemplo, como quaisquer outras energias, possuem corespróprias, mas sempre estão impregnados das condições psicofísicas dos doadores: oconhecimento das cores pelos dirigentes de trabalhos e de sua aplicação, aumenta oteor dos bons resultados porque a orientação certa e exata enriquece, por assim dizer, a potência do fluxo fluídico do doador, principalmente quando é necessário agir em órgãos internos, que exigem fluxos mais penetrantes e específicos.

Nestas aplicações, a mente dos cooperadores exerce ação decisiva, não só para verter o fluido na corrente base, como para canalizá-la para os doentes, conduzindo o fluxo ao ponto certo da aplicação e, ainda para fazê-lo penetrar nas células, produzindo os resultados esperados.

A estes cuidados e condições operacionais, acresce a interferência dos Benfeitores Espirituais, que suprem falhas e reforçam as perspectivas de sucesso do tratamento.

Centros energéticos

A cromoterapia já era usada no antigo Egito, quando doentes eram expostos ao sol cobertos com panos de várias cores. Mas a Índia é considerada pelos especialistas em cromoterapia como o berço dessa técnica. É de lá que vem a teoria dos chacras, rodamoinhos de energia situados ao longo do corpo, conceito que dá base à cromoterapia. “Os indianos dizem que, quanto mais saudável e equilibrada está a pessoa, mais luminosas e vibrantes são as cores que seus chacras irradiam”, diz Carla Montalto, cromoterapeuta de São Paulo.

Cada um dos sete centros correspondem a cada uma das sete cores do arco-íris. Segundo os princípios dessa técnica, estar na presença da cor relacionada a qualquer um dos chacras pode ajudar a restaurar seu equilíbrio e estimular a saúde.

Feixes de luz coloridos influenciam seu estado de espírito e, segundo a cromoterapia, podem melhorar seu ânimo e beneficiar sua saúde. Vivemos, o tempo todo, sob o efeito da combinação da dupla luz e cor - até mesmo sem perceber. Num dia cinzento, por exemplo, podemos nos sentir deprimidos e desanimados. Já um céu luminoso de verão tem o poder de nos deixar alegres e de bem com a vida. Dentro de casa, o efeito das cores também pode ser sentido. Um abajur com luz azul ajuda a embalar o sono do bebê, enquanto lâmpadas vermelhas estimulam a paixão e a excitação sexual. Essas vibrações energéticas de luzes coloridas são empregadas pela cromoterapia para restaurar a vitalidade e promover o equilíbrio físico, emocional e mental.

Para ativar a força vital

No Brasil, a cromoterapia é aplicada em muitos centros baseados no espiritismo kardecista, doutrina criada por Allan Kardec, pedagogo francês do século 19. Eles a usam para estimular a força vital e harmonizar os estados emocionais. Durante os passes, os médiuns mentalizam e projetam diferentes cores sobre os doentes, segundo suas necessidades. “Após esse tratamento, o paciente é enviado a salas iluminadas com cores específicas para cada caso”, explica Jonas Pinheiro, presidente da Associação de Desenvolvimento Espiritual Reencontro, em São Paulo.

A técnica terapêutica mais utilizada pela cromoterapia, tanto nos

Page 12: Mentalização e Espiritismo- Chakras

centros espíritas como nos consultórios, é o banho de luz com lâmpadas coloridas ou cobertas com papel celofane. Nas sessões, o foco de luz é direcionado para uma parte do corpo, com a intenção de cura, e fica apenas por poucos minutos. “Tonalidades quentes, como vermelho, laranja e amarelo, são indicadas para desintoxicar e estimular”, diz a cromoterapeuta Carla Montalto. Tons frios, como azul e violeta, reduzem o ritmo das funções corporais. “São utilizados como coadjuvantes nos tratamentos para febres e inflamações”, explica a especialista.

As cores também podem ser usadas nos ambiente por meio de lâmpadas e luminárias. Essa utilização tem uma vantagem: como o foco não está dirigido para uma parte do corpo, as luzes podem permanecer acesas por mais tempo.

As cores de acordo com os Chakras e seus benefícios:

Vermelho (chacra básico) - Dá capacidade de realização e vigor. Laranja (segundo chacra) - Estimula a alegria e otimismo. Amarelo (chacra do plexo solar) - Ativa o centro mental e aumenta o poder pessoal. Verde (chacra cardíaco) - Equilibra a força vital e acalma. Rosa (chacra cardíaco) - Incentiva o amor, o carinho e a ternura. Azul-claro (chacra da garganta) - Facilita a auto-expressão e tranqüiliza. Índigo (chacra do terceiro olho) - Atua na criatividade, promove a intuição e estimula a memória. Violeta (chacra da coroa) - Purifica e aumenta a conexão espiritual.

Texto: Wilson F. Weigl e Liane Camargo de Almeida Alves

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Palestra na Escola da Espiritualidade

“FUNDAMENTOS DA MENTALIZAÇÃO” – Parte II Sentado, notei que o palestrante folheava um livro. Nesse momento entraram duas entidades na sala, trazendo livros iguais aos que o palestrante segurava. Os mesmos foram entregues para cada um dos presentes. Foi quando o palestrante passou então a se apresentar e discorrer sobre o assunto em pauta para o encontro.

Irmãos e Irmãs, é com muita satisfação que retorno para essa casa com o propósito de explicar

sobre os “Fundamentos da Mentalização”. Podem me chamar de Irmão Joel.

O Irmão Joel continuou falando.

Page 13: Mentalização e Espiritismo- Chakras

Irmão e Irmãs, o processo de Mentalização está para o Espírito na mesma medida que as

faculdades gustativas, de olfato, visão, audição, estão para o Homem. Assim como o Espírito, em seu

processo de evolução em direção a Deus, desenvolve a Razão, o Raciocínio e outras habilidades

intelectuais, também a Mentalização é um dos atributos que destacam a evolução do Espírito.

Mas o que vem a ser essa faculdade do Espírito a qual chamamos de

Mentalização?

Pois bem, essa faculdade se caracteriza como um princípio adormecido nos Espíritos

em evolução. Ela inicia seu despertar quando o Espírito avança na habilidade de Raciocinar. Isso significa

dizer que não há condições de despertar a Mentalização sem antes já ter despertado o Raciocínio . Isso

decorre do fato de que para mentalizarmos qualquer ação, é indispensável que tenhamos um raciocínio

capaz de estabelecer proporções, distância e foco para concentrar o pensamento no que se pretende

realizar. Deus, antes de criar um sistema de estrelas e planetas, pensa em todas as estruturas, dinâmicas e

funções, tanto para o conjunto como também para cada um dos planetas. Quando nosso Pai Mentaliza seu

pensamento, a obra toda passa a surgir. Para dar prosseguimento à criação, acorrem Irmãos da

Espiritualidade Crística, que darão continuidade ao processo de Mentalização, proporcionando a evolução

dos Irmãos Menores que ali forem colocados pelo nosso Pai.

Assim, o processo de Mentalização estabelece uma organização celestial que impulsiona o

desenvolvimento e evolução dos mundos. É interessante notar que o processo de Mentalização desperta

no Espírito quase que simultaneamente quando o Raciocínio desperta. Quando o Espírito atinge a fase

Hominal e tem o Raciocínio como uma faculdade a ser desenvolvida, também tem um despertar latente da

Mentalização. É essa faculdade que lhe eleva a Deus e o faz pensar na vida após o desencarne. Vejam que

o surgimento da civilização humana, na crosta da Terra, se dá acompanhada da crença dos poderes

sobrenaturais relacionados à interferência de deuses presentes em animais, plantas e nos fenômenos da

natureza, e que compelia a alguns a atribuição de se comunicar com essas forças. Esses irmãos, ainda no

estágio primitivo, além de raciocinar, também passaram a desenvolver a Mentalização. Apoiados em

rituais, orações e cânticos que desenvolveram, levaram os irmãos encarnados a pensar, e Mentalizar, sobre

a luta entre o Bem e o Mal, criando figuras com atributos sobrenaturais, com formas de animais e humanas

integradas num mesmo corpo.

Todos nós sabemos que quando pensamos, emitimos ondas mentais em determinada

frequência. Conforme o que pensamos, essas ondas emitidas por nós variam no espectro das energias,

movimentando os fluidos correspondentes a essa frequência e interferindo no meio. Todos vocês já

Page 14: Mentalização e Espiritismo- Chakras

presenciaram momentos de Mentalização realizados aqui na Espiritualidade. Durante as orações ou nas

atividades de aproximação e resgate, nossos Irmãos Maiores fazem surgir flores, corações e luzes que

fluidificam o ambiente e a todos que ali se encontram. Da mesma forma, nossos Irmãos da Espiritualidade

Maior podem produzir as materializações que desejarem como roupas, casas, prédios ou o que for

considerado necessário e apropriado. Aqui faço um parêntese para evitar possível confusão. As

materializações não correspondem aos fenômenos de efeitos físicos registrados na Terra. O efeito físico,

produzido por nossos Irmãos da Espiritualidade Menor, compreende o movimentar e o deslocar as

matérias densificadas na Terra. Já a materialização produzida pela Mentalização compreende o trabalho

de transformar a energia e os fluidos, lhe dando formas e densidades. Portanto, quando nós oramos por

algum irmão, estamos emitindo frequências benéficas para esse irmão e proporcionando que essa

frequência atinja a Espiritualidade mais sutil. Da mesma forma, quando pensamos mal de um irmão,

estamos emitindo frequências danosas para ele e densificando nosso pensamento que passa a ficar mais

imantado a matéria.

O processo mais avançado da oração é a Mentalização. Quando oramos por um de nossos

Irmãos e, ao mesmo tempo, Mentalizamos esse Irmão envolto numa luz azul celeste ou violeta, por

exemplo, estamos, ao mesmo tempo, nos conectando com a Espiritualidade Maior, ao emitir frequências

que alcançam as Regiões Crísticas, e envolvendo esse nosso Irmão em uma cobertura fluídica e

eletromagnética que vai atuar em benefício desse Irmão. Mas assim como podemos envolver nosso Irmão

nessa cobertura benéfica, também é possível lhe envolver com coberturas mais densificadas e arrastar

esse Irmão para o sofrimento, para a sensualidade e para o mal.

Nosso propósito aqui é direcionar o pensamento ao bem e evolução de nossos Irmãos,

orando e Mentalizando coberturas de luz benéfica que os envolvam. Nesse quesito, a luz que projetarmos

deve estar orientado para as necessidades de nosso Irmão. No espectro de luzes, podemos utilizar a cor

violeta para desfazer as frequências de menor densidade, a cor azul celeste para acalmar e harmonizar as

frequências emitidas por algum irmão, e assim por diante com as demais cores. Peço aos Irmãos e Irmãs

que busquem estudar sobre as propriedades das luzes. Aos encarnados, esse estudo pode ser feito junto

aos Grupos de Cromoterapia e nos Grupos da Fraternidade Branca. Em se tratando dos Grupos da

Fraternidade Branca, os Irmãos encontrarão a integração dos processos de oração e de Mentalização de

cores. Inclusive nossos Irmãos da Fraternidade Branca ensinam os procedimentos para a Mentalização,

com a utilização das cores em acordo com a especificidade do trabalho a ser alcançado. Esse procedimento

caracteriza um novo degrau que atinge a evolução do Espírito. Meus Irmãos e Irmãs, que desse momento

em diante, todos vocês passem a integrar as orações com Mentalização para os necessitados e busquem

estudar sobre esses procedimentos e sobre as luzes e suas aplicabilidades.

Page 15: Mentalização e Espiritismo- Chakras

Durante todo o momento em que o Irmão Joel falou, uns vinte minutos, ele apresentava, na

sua frente e acima de suas mãos abertas e com a palma para cima, as imagens Mentalizadas do que ia

falando; como as flores, o coração, os tipos de frequência, as luzes e, inclusive quando falou das

frequências densificadas, apareceu diante de nós uma nuvem na cor marrom que se movimentava como se

fosse lama sendo fervida.

Também em seu livro, com 395 páginas, tinham diversas figuras e fotografias ilustrando o

texto. Também havia gráficos, tabelas e organogramas.

O Irmão Joel encerrou a palestra, desejando nossa dedicação ao estudo e ao trabalho pelos

nossos Irmãos necessitados.

Irmãos e Irmãs, lembrem que somos, cada um de nós, uma Centelha Divina. Somos o Princípio

Inteligente do Universo e temos a habilidade, dada por nosso Pai, de movimentar as energias e fluidos do

Universo. Vamos fazer bom uso dessa habilidade. Estudem sempre e busquem trabalhar muito para nossos

Irmãos necessitados. Nosso Pai aguarda, pacientemente, nossa evolução e nossa chegada às esferas da

Espiritualidade Maior. Quando orarem para Deus, mentalizem que vocês estejam numa sala onde existe

uma intensa luz branca. Deixem se envolver por essa luz branca e daí conversem com Deus. Nosso Pai lhe

ouvirá, e nossos Irmãos da Esfera Crística também ouvirão. E tenha certeza, vocês receberão o auxílio

necessário. Vamos ficar com Deus.

Nesse momento a sala ficou toda iluminada por uma luz branca. Nossas roupas também

ficaram na cor branca. Tudo ali parecia emitir a luz branca. O Irmão Joel começou a oração do Pai Nosso e

todos os presentes seguiram em coro na oração.

Terminada a oração, o Irmão Joel perguntou se alguém gostaria de perguntar sobre alguma

dúvida. Diante da negativa dos presentes ele se despediu, desejando muito amor e paz para todos. Sua

imagem passou a ficar cada vez mais sutil, até desaparecer.

A sensação de leveza que atingiu cada um dos presentes ali na sala, deixou o ambiente, por

alguns segundos, em absoluto silêncio. Os Irmãos desencarnados começaram a se retirar da sala, levando o

livro. Já os encarnados ali presente, ainda estavam em estado de graça, sendo que o livro havia

desaparecido de nossas mãos no mesmo momento em que o palestrante se retirou. Na porta da sala foi

chegando os mentores dos encarnados ali presente, que se retiravam conforme eram chamados pelos

mesmos.

Quando o Bartolomeu chegou e viu minha expressão de intensa alegria, falou como lendo

meus pensamentos:

Page 16: Mentalização e Espiritismo- Chakras

-Charles, fico feliz por ter gostado da palestra e ter aprendido um pouco mais para a sua

evolução. Agora nós precisamos ir. É interessante que você retorne ao corpo para recordar a palestra e

esse momento.

Imediatamente retornei ao corpo. O relógio marcava 4h 15min. Ainda sobre efeito da palestra,

levantei da cama e fui digitar, recordando o momento na Escola da Espiritualidade.

ENTENDA A MENTALIZAÇÃO

A mentalização é o recurso através do qual estimulamos as defesas orgânicas para solucionar um problema que está nos afligindo.

A mentalização funciona como uma espécie de prioridade solicitada por nossa mente ao organismo.

Entenda que a mentalização não vai solucionar ela própria o problema, ela vai simplesmente estimular as defesas orgânicas em determinado sentido. A condição fundamental é que o organismo esteja em condições de atender essa solicitação da nossa mente e para isso o relaxamento é importante, ainda que não seja essencial.

O poder da mente todos nós possuímos, o que pode acontecer é o organismo estar sendo muito agredido, principalmente por uma postura psicológica negativista.

Pela mentalização dirigimos as vibrações de nossa energia mental para sintonizar com a Espiritualidade e direcionar, mesmo á distância, as forças curadoras e desobsessivas de nossos trabalhos para aqueles que, sabemos, estão delas necessitados.

A mentalização nos ajuda em nossas missões, em nosso inconsciente – em nossa sombra, para tentar aplacar medos e irracionalidades.

Na mentalização é que mais usamos as formas-pensamentos, isso é, utilizamos a força mental para reproduzir a forma de pessoas, seres, órgãos, objetos ou lugares que serão os objetivos a serem alcançados pela força do nosso trabalho.

A mentalização se faz, também, na auto-ajuda, quando damos uma revisão em nossos órgãos e energizamos nossos chakras.

Nos trabalhos, devemos mentalizar lugares de modo claro, vendo-nos naqueles locais como se ali estivéssemos, propiciando à Espiritualidade condições de mais efetivo trabalho desobsessivo. Quanto a pessoas que desejamos ajudar com algum trabalho, como na Cura, devemos trazê-las, pela forma-pensamento, até onde estamos, visualizando-as como pacientes ou como se estivessem à nossa frente, recebendo os benefícios daquelas forças benditas.

A mentalização se constitui em importante “concentradora” das vibrações que emitimos ou recebemos.

Page 17: Mentalização e Espiritismo- Chakras

Podemos mentalizar Jesus, buscando Seu amor e Sua paz, podemos ser sempre receptores das forças luminosas da Espiritualidade Superior. Podemos mentalizar hospitais, presídios e outros locais para que recebam as forças resultantes de trabalhos.

ENERGIZAÇÃO PELA MENTALIZAÇÃO

Pode ser feita a energização dos chakras, harmonizando e recompondo o fluxo energético do Eixo Solar, procedendo-se à mentalização em local tranqüilo e deitado ou sentado, numa posição que propicie conforto e relaxamento.

Comece a respirar bem profundamente, em ritmo pausado e lento, sentindo seu corpo cada vez mais tranqüilo e relaxado. Leve sua mente até os dedos dos pés e imagine que eles estão ficando completamente relaxados. Você sente a energia relaxante ir subindo, lentamente, pelos pés... pelos calcanhares... pelos tornozelos... pela barriga da perna... pelos joelhos... pelas coxas... chegando aos quadris; conduza, então, a energia relaxante ao abdome... ao estômago... ao peito... e chega aos ombros; desce então pelos braços... pelos cotovelos... pelos antebraços... pelos pulsos... pelas mãos... e atinge as pontas dos dedos; conduza a energia relaxante de volta pelos braços e ombros, entrando pelo pescoço... pelo rosto... e chegando à cabeça. Neste ponto, você deverá ter atingido total relaxamento.

Quando expirar , expila o ar pela boca, mentalizando tudo que quer expulsar de dentro de si, livrando-se dos sentimentos que não mais deseja.

O nível de tranqüilidade pode ser melhorado com música suave, um incenso e respiração profunda e bem compassada.

Quando sentir que conseguiu atingir um bom grau de relaxamento, comece a trabalhar os seus chakras, dispensando cerca de 30 segundos para cada uma das seguintes etapas, ordenando, mentalmente, a seus órgãos que tenham bom funcionamento e mentalizando-os para sentir se há algum problema ligado a eles.

Em qualquer dessas etapas, se sentir algum problema com um órgão, mentalize mais fortemente ou por mais tempo o chakra correspondente recebendo a energia colorida que irá fortalecê-lo.

PARA SUA MENTALIZAÇÃO FUNCIONAR

Muitas pessoas cultivam pensamentos positivos, desejam o melhor, repetem frases otimistas… mas, ao não obter o que pretendem, tornam-se descrentes. Pensam: “Nada disso funciona!” Você é uma delas? Repense, pois tudo o que você nota, diz, discute e absorve passa a fazer parte da sua vida. Afinal, o pensamento é energia quantificada, cujo teor – positivo ou não! – uma vez validado por sua mente, começará a interferir em suas trocas energéticas dali para frente. Quer queira ou não…

Então, se a sua mentalização não tem funcionado, é preciso analisar melhor suas crenças e descobrir qual delas tem impedido seu sucesso. Pode ser que não esteja preparada para receber os benefícios que deseja. Talvez acredite que Deus pune quem erra e que todos somos pecadores, aceitando, assim, ter menos, porque acha que não merece o melhor. Ou, quem sabe, contenta-se em pedir ao Universo apenas o que acha que precisa. Tudo porque, no fundo, sente-se culpada por querer o melhor – e por trás dessa atitude há a falsa crença de que, se receber muito, estará “tirando” dos outros.

Page 18: Mentalização e Espiritismo- Chakras

Ora, Deus possui poder ilimitado. Tem meios de suprir todas as necessidades das pessoas e dar muito mais. E o faz sempre que elas estão prontas para receber. Pensar positivo funciona por ligar você a energias elevadas, que respondem com a fartura, oferecendo-lhe o melhor.

Entretanto, não basta repetir frases otimistas. É preciso derrubar as barreiras das falsas crenças aprendidas. Nós somos espíritos eternos, criados à semelhança de Deus. Somos capazes de gerir nosso mundo interior e a vida está nos ensinando a desenvolver a consciência plena para levarmos a bom termo nossa evolução, contribuindo para a melhoria do Universo como um todo.

Cada um de nós tem um projeto divino na vida. Conforme amadurecemos, vamos nos integrando e realizando o que viemos fazer. Tudo o que nos pertence por direito divino virá em nossas mãos. Nada nem ninguém pode tirar o que é nosso. Essa crença nos fortalece e joga fora todos os medos.

Para ter acesso a esses benefícios é preciso não aceitar o que for negativo. Só o bem atrai coisas boas, mas ele precisa ser verdadeiro. Às vezes, intencionamos fazer o bem. Porém, o resultado não é bom – sinal de que estávamos enganados em nossa maneira de ver.

Fique atento e perceba: quando tomamos uma atitude e temos uma sensação boa, de paz, estamos certas. Quando sentimos inquietação, conflito, estamos erradas. Fica fácil escolher o que é melhor…

Deus é nosso provedor e deseja nos dar o melhor. Abra sua mente e seu coração para receber todas as bênçãos que Ele quer lhe dar.

Não tenha medo de receber. Fale sobre o assunto, aceite todo bem que é seu por direito divino. Doe uma parte dos bens que recebe, fazendo-os circular – a mesquinhez anula a prosperidade. Faça o seu melhor. Cuide bem de si mesma, capriche em tudo que faz, aceite as diferenças, selecione amizades e leve para a sua intimidade pessoas nutritivas, que pensem como você, e conviva socialmente com as outras.

Que consigamos “reencontrar” o Portal que nos indique o caminho da Luz, com os corações abertos as novas lições que a vida está nos

proporcionando.

Que consigamos sentir a confiança necessária na espiritualidade e nos mentores da Casa e na Causa que abraçamos, para que não sejamos

maiores do que o bem que podemos fazer!

Page 19: Mentalização e Espiritismo- Chakras

Que a Luz reine em nossos corações!

“Lembremo-nos de que o homem interior se renova sempre. A luta enriquece-o de experiência, a dor aprimora-lhe as emoções e

o sacrifício tempera-lhe o caráter. O Espírito encarnado sofre constantes transformações por fora, a fim de acrisolar-se e

engrandecer-se por dentro”. (Chico Xavier)

BIBLIOGRAFIA

- Espelhos: Segundo o Espiritismo . 9 abril 2005 ... Segundo o espiritismo. O elo entre o corpo físico e o perispírito ... dirigida a pessoas necessitadas, é o chamado trabalho de mentalização. ... espelhosetransparencias.blogspot.com/...segundo-o-espiritismo.html.

- PARCHEN, Carlos Augusto. Portal do Espírito. Dezembro de 2000. Centro Espírita Luz Eterna – CELE. Sociedade Espírita Fraternidade – SEF . Pensamento, Sintonia e Energias. O espiritismo kardecista enfatiza a questão energética do ser humano ... Esse é o caminho da mentalização, da sintonia e da absorção das boas energias.

- Cromoterapia - A SERVIÇO DO ESPIRITISMO . A Cromoterapia é a ciência que utiliza a cor para estabelecer o equilíbrio e a ... Mentalização das Cores Se você tiver uma certa facilidade em visualizar ... www.ciencia.portaldo espiritismo .com.br/ cromoterapia .php .

- A Cromoterapia e os Chakras . A cromoterapia, ou terapia das cores, é o uso da vibração das cores para a harmonização e o ... Temas Orientais · Mediunidade e Espiritismo · Simbologia e Sociedade ... respiração, meditação, mentalização, roupas, ambientes, cristais e sons. ... Nos chakras, a cromoterapia enfatiza a cor e a sua correspondência, ... portugalmistico.com/107-cromoterapia-e-chackras.html - Portugal

- Métodos Espiritas de Cura e Cromoterapia . Métodos Espíritas de Cura Cromoterapia .... onde imperam outras condições de vida e outra mentalidade. ... quando essa energia é absorvida normalmente pelos chacras e outros setores do organismo, o indivíduo permanece forte, vitalizado. ...www.scribd.com › ... › Religion & Spirituality -

- ESPIRITUALIDADE: Palestra na Escola da Espiritualidade ... 10 jan. 2011 ... Da mesma forma, nossos Irmãos da Espiritualidade Maior podem produzir as materializações ... O processo mais avançado da oração é a Mentalização. .... Casa Lar Francisco de Assis (1); Casas Espíritas (2); Casas Lares (1) ...espiritualidade2010.blogspot.com/.../palestra-na-escola-da-espiritualidade_10.html

- Mentalização. Pela mentalização dirigimos as vibrações de nossa energia mental (*) para ... recebendo os benefícios daquelas forças benditas. A mentalização se constitui ...www.obstumaran.com.br/.../481-mentalizacao.html

Page 20: Mentalização e Espiritismo- Chakras

- Para sua mentalização funcionar | Coluna Zíbia e você . 1 fev. 2011 ... Então, se a sua mentalização não tem funcionado, ... Pode ser que não esteja preparada para receber os benefícios que deseja. ... mdemulher.abril.com.br/.../para-sua-mentalizacao-funcionar/