v residuais 2019 - cad 28 red (introd ao serv social e ... resi… · os seres humanos produzem...

14
28 Introdução ao Serviço Social Trabalho e Sociabilidade Redação

Upload: others

Post on 27-Oct-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: V RESIDUAIS 2019 - Cad 28 red (Introd ao Serv Social e ... RESI… · Os seres humanos produzem suas formas de vida em diferentes contextos históricos, orientados, exclusivamente,

28Introdução ao Serviço Social

Trabalho e Sociabilidade

Redação

Page 2: V RESIDUAIS 2019 - Cad 28 red (Introd ao Serv Social e ... RESI… · Os seres humanos produzem suas formas de vida em diferentes contextos históricos, orientados, exclusivamente,

INSTRUÇÕESPara a realização das provas, você recebeu este Caderno de Questões, uma Folha de Respostas para as Provas I e II e uma Folha de Resposta destinada à Redação.1. Caderno de Questões• Verifi que se este Caderno de Questões contém as seguintes provas: Prova I: INTRODUÇÃO AO SERVIÇO SOCIAL — Questões de 01 a 35 Prova II: TRABALHO E SOCIABILIDADE — Questões de 36 a 70 Prova de REDAÇÃO• Qualquer irregularidade constatada neste Caderno de Questões deve ser imediatamente comunicada ao

fi scal de sala.

• Nas Provas I e II, você encontra apenas um tipo de questão: objetiva de proposição simples. Identifi que a resposta correta, marcando na coluna correspondente da Folha de Respostas:

V, se a proposição é verdadeira; F, se a proposição é falsa.

ATENÇÃO: Antes de fazer a marcação, avalie cuidadosamente sua resposta.

LEMBRE-SE: A resposta correta vale 1 (um), isto é, você ganha 1 (um) ponto.

A resposta errada vale 0,5 (menos meio ponto), isto é, você não ganha o ponto e ainda tem descontada, em outra questão que você acertou, essa fração do ponto.

A ausência de marcação e a marcação dupla ou inadequada valem 0 (zero). Você não ganha nem perde nada.

2. Folha de Respostas• A Folha de Respostas das Provas I e II e a Folha de Resposta da Redação são pré-identifi cadas. Confi ra

os dados registrados nos cabeçalhos e assine-os com caneta esferográfi ca de TINTA PRETA, sem ultrapassar o espaço próprio.

• NÃO AMASSE, NÃO DOBRE, NÃO SUJE, NÃO RASURE ESSAS FOLHAS DE RESPOSTAS.

• Na Folha de Respostas destinada às Provas I e II, a marcação da resposta deve ser feita preenchendo-se o espaço correspondente com caneta esferográfi ca de TINTA PRETA. Não ultrapasse o espaço reservado para esse fi m.

Exemplo de Marcação na Folha de Respostas

V F12345

• O tempo disponível para a realização das provas e o preenchimento das Folhas de Respostas é de 4 (quatro) horas e 30 (trinta) minutos.

Page 3: V RESIDUAIS 2019 - Cad 28 red (Introd ao Serv Social e ... RESI… · Os seres humanos produzem suas formas de vida em diferentes contextos históricos, orientados, exclusivamente,

1UFBA – 2019 – Vagas Residuais

ESTAS PROVAS DEVEM SER RESPONDIDAS PELOS CANDIDATOS AO SEGUINTE CURSO:

• SERVIÇO SOCIAL

Page 4: V RESIDUAIS 2019 - Cad 28 red (Introd ao Serv Social e ... RESI… · Os seres humanos produzem suas formas de vida em diferentes contextos históricos, orientados, exclusivamente,

2

PROVA I — INTRODUÇÃO AO SERVIÇO SOCIAL

QUESTÕES de 01 a 35 INSTRUÇÃO: Para cada questão, de 01 a 35, marque na coluna correspondente da Folha de Respostas: V, se a proposição é verdadeira; F, se a proposição é falsa.A resposta correta vale 1 (um ponto); a resposta errada vale -0,5 (menos meio ponto); a ausência de marcação e a marcação dupla ou inadequada valem 0 (zero).

UFBA – 2019 – Vagas Residuais – Introdução ao Serviço Social

Questão 01Na gênese da profi ssão, a intervenção profi ssional do Serviço Social priorizou a atuação junto às famílias dos trabalhadores, com ênfase na afi rmação de valores e de comportamentos que propiciassem a integração à ordem social capitalista.

Questão 02O neotomismo exerceu grande infl uência sobre o pensamento e a ação do Serviço Social brasileiro, em sua gênese.

Questão 03Os primeiros objetivos político-sociais do Serviço Social brasileiro estiveram imersos em um cunho humanista conservador.

Questão 04A noção de dignidade da pessoa humana se constituirá em um dos referenciais orientadores da profi ssão em seus primórdios, na América Latina.

Questão 05Até os anos 60, do século XX, não houve, no Serviço Social brasileiro, a preocupação em fundamentar, tecnicamente, a atuação profi ssional, visto que se limitava a reproduzir o pensamento social da Igreja Católica.

Questão 06Na história da profi ssão, a aproximação com a matriz positivista confi gura-se em uma primeira busca de suporte teórico-metodológico para a qualifi cação técnica do profi ssional de Serviço Social.

Questão 07A confi guração do Movimento de Reconceituação da profi ssão pode ser entendida como resultado de processos internos em que busca se fi rmar, socialmente, pela via da qualifi cação técnica de seus processos de formação e não estabelece relação com a conjuntura política e social vivenciada na América Latina e, especifi camente, no Brasil.

Questão 08Desde seu início, o Movimento de Reconceituação assume, na América Latina, uma perspectiva crítica e a vinculação a um projeto de transformação social, sem divergências teóricas e políticas.

Questão 10A interlocução com a teoria social de Marx propiciará as condições analíticas para abordar a profi ssão de Serviço Social a partir de sua inserção nas relações sociais.

Questão 09As encíclicas “Rerum Novarum”, do Papa Leão XIII, de 1891, e “Quadragésimo Anno”, de Pio XI, de 1931, têm destaque como referenciais orientadores do Serviço Social em sua gênese, expressando a vinculação da profi ssão à Doutrina Social da Igreja.

Page 5: V RESIDUAIS 2019 - Cad 28 red (Introd ao Serv Social e ... RESI… · Os seres humanos produzem suas formas de vida em diferentes contextos históricos, orientados, exclusivamente,

3UFBA – 2019 – Vagas Residuais – Introdução ao Serviço Social

Questão 11Com a maturação da teoria social marxiana no Serviço Social, pode-se dizer que o conservadorismo foi inteiramente superado pela categoria profi ssional.

Questão 12A categoria profi ssional dos assistentes sociais tem tido ativa participação na luta por políticas sociais públicas, com destaque para o processo de elaboração e implementação da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS).

Questão 13Os assistentes sociais continuam, na contemporaneidade, a atuar somente como executores terminais das políticas sociais, não sendo requisitados nos processos de planejamento, avaliação e gestão dessas políticas.

Questão 14Os processos de reestruturação do capital e o avanço da agenda neoliberal no Brasil não impuseram grandes desafi os ao trabalho dos assistentes sociais, visto que a Constituição de 1988 estabeleceu uma série de garantias sociais que, a partir de suas regulamentações, desdobraram-se em políticas sociais que demandaram a atuação desses profi ssionais.

Questão 15Os assistentes sociais, sobretudo a partir dos anos 90, do século XX, passaram a atuar também na reafi rmação dos espaços de participação e controle social, como os Conselhos de políticas sociais.

Questão 16Na contemporaneidade, as correntes teórico-metodológicas marxistas são hegemônicas no Serviço Social, não havendo divergências no interior da profi ssão.

Questão 17Tanto o Código de Ética de 1993 quanto as Diretrizes Curriculares de 1996 e a Lei de Regulamentação da Profi ssão no 8.662/1993 expressam uma direção social ao Serviço Social brasileiro de compromisso com a classe trabalhadora.

Questão 18Conforme Netto (1999), os projetos societários apresentam propostas para o conjunto da sociedade, sendo esse um elemento que os diferencia de outros projetos coletivos, como os projetos profi ssionais.

Questão 19A organização da categoria profi ssional não é relevante para a afi rmação de um projeto profi ssional, pois este é defi nido por uma vanguarda profi ssional e regulamentado por lei.

Questão 20Como o Serviço Social é uma profi ssão que não dispõe de uma teoria própria, não é competência dos assistentes sociais a realização de estudos e de pesquisas de natureza teórica.

Questão 21O projeto profi ssional vigente destaca a relevância da articulação dos assistentes sociais com outras categorias profi ssionais que partilham dos princípios ético-políticos que o constituem, bem como com os movimentos sociais que fortalecem as lutas dos trabalhadores.

Questão 22Por estarem, em sua maioria, inseridos em espaços sócio-ocupacionais vinculados ao Estado, não compete aos assistentes sociais a realização de assessoria e apoio aos movimentos sociais, mesmo que em matéria ligada às políticas sociais.

Questão 23O Serviço Social não dispõe de Conselho responsável por fi scalizar o exercício profi ssional cuja atuação tenha abrangência nacional.

Page 6: V RESIDUAIS 2019 - Cad 28 red (Introd ao Serv Social e ... RESI… · Os seres humanos produzem suas formas de vida em diferentes contextos históricos, orientados, exclusivamente,

4 UFBA – 2019 – Vagas Residuais – Introdução ao Serviço Social

Questão 26Os princípios fundamentais contidos no Código de Ética do Assistente Social fundamentam-se na classe social como elemento central de ruptura com a ordem social vigente, não fazendo referência ao enfrentamento das opressões de gênero, raça/etnia e daquelas relativas à sexualidade.

Questão 27A Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social é uma das entidades organizativas do Serviço Social brasileiro, atuando, signifi cativamente, no âmbito da formação profi ssional.

Questão 28O Serviço Social, a partir de bases analíticas da teoria social crítica, é abordado como uma especialização do trabalho coletivo no interior das relações capitalistas.

Questão 29Segundo Iamamoto (1998), os assistentes sociais têm seu trabalho marcado pela tensão própria do capitalismo, decorrente da produção da desigualdade, e, no mesmo movimento, da produção da resistência, que conforma uma realidade marcada por interesses sociais distintos.

Questão 30Na dinâmica do mercado de trabalho atual, o Assistente Social, assim como os demais trabalhadores, enfrenta condições de trabalho precárias e a requisição ao exercício de múltiplas tarefas para além de suas tradicionais atribuições.

Questão 31Os espaços sócio-ocupacionais do Assistente Social, por estarem fortemente direcionados às condições de reprodução do modo de ser capitalista, inviabilizam qualquer margem de autonomia do profi ssional em seu cotidiano de trabalho.

Questão 32Para realização de seu trabalho, o Assistente Social, para além de sua própria qualifi cação profi ssional, depende de uma série de elementos que dizem respeito ao processo de trabalho em que está inserido, às forças sociais que repercutem institucionalmente, às condições de trabalho disponíveis, entre outros.

Questão 33Por sua condição de trabalhador assalariado, o Assistente Social não deve buscar interferir em procedimentos burocráticos e institucionais, mesmo que esses difi cultem o acesso dos usuários dos serviços sociais.

Questão 34Conforme Iamamoto (2009), no atual momento histórico do Serviço Social, tem pouca importância o desenvolvimento de um trabalho com foco na mobilização e na organização popular, considerando o refl uxo dos movimentos sociais, a partir da década de 90, do século XX.

Questão 35O processo de mercantilização das políticas sociais em curso tem colocado novos desafi os ao Serviço Social, que, ancorado em seu compromisso ético-político, tem por imperativo resistir à consolidação da lógica do cidadão consumidor de serviços.

Questão 24Qualquer outro profi ssional da área social pode atuar como perito em matéria de Serviço Social, não sendo essa uma atribuição privativa do Assistente Social.

Questão 25No Código de Ética do Assistente Social, de 1993, a liberdade é reconhecida como um valor ético central, vinculada à garantia da democracia, da autonomia e da emancipação humana.

Page 7: V RESIDUAIS 2019 - Cad 28 red (Introd ao Serv Social e ... RESI… · Os seres humanos produzem suas formas de vida em diferentes contextos históricos, orientados, exclusivamente,

5

PROVA II — TRABALHO E SOCIABILIDADE

QUESTÕES de 36 a 70 INSTRUÇÃO: Para cada questão, de 36 a 70, marque na coluna correspondente da Folha de Respostas: V, se a proposição é verdadeira; F, se a proposição é falsa.A resposta correta vale 1 (um ponto); a resposta errada vale -0,5 (menos meio ponto); a ausência de marcação e a marcação dupla ou inadequada valem 0 (zero).

UFBA – 2019 – Vagas Residuais – Trabalho e Sociabilidade

QUESTÕES de 36 a 41 Netto e Braz (2006, p. 34, grifos originais) argumentam: “o trabalho não é apenas uma atividade específi ca de homens em sociedade, mas é, também e ainda, o processo histórico pelo qual surgiu o ser desses homens (...). Em poucas palavras, estamos afi rmando que foi através do trabalho que a humanidade se constituiu como tal”.

De acordo com a concepção teórica assumida por esses autores, é correto afi rmar:

Questão 36O trabalho é um processo capaz de surgir, de se desenvolver e de se realizar, de forma isolada, como atividade individual.

Questão 37Os seres humanos produzem suas formas de vida em diferentes contextos históricos, orientados, exclusivamente, por determinações de sua natureza genética.

Questão 38A constituição da humanidade foi resultado de um processo mediado por ato teleológico para atender às necessidades de reprodução da vida social.

Questão 39É possível supor que o surgimento do “ser” dos homens, mencionado no texto, diz respeito à confi guração das características de gênero atribuídas às pessoas do sexo masculino.

Questão 40O processo que deu origem à humanidade foi o que constituiu o ser social.

Questão 41Homens e mulheres desenvolvem trabalho de forma instintiva, como os pássaros ao construírem seus ninhos.

Questão 42As relações sociais próprias da sociabilidade sob a ordem do capital se estabelecem entre as classes fundamentais, denominadas trabalhadora e capitalista.

QUESTÕES de 42 a 47As relações sociais próprias do modo capitalista de produção de mercadorias são (...) produtos de um largo desenvolvimento histórico e econômico anterior que fez desaparecer todas as anteriores formas de produção social, para que se constituísse a força de trabalho livre. (GRANEMANN, 2009, p.228).

Na perspectiva teórica de Granemann (2009) sobre o processo de produção e reprodução das relações sociais no capitalismo, é correto afi rmar:

Questão 43No capitalismo, a força de trabalho é vendida como mercadoria.

Page 8: V RESIDUAIS 2019 - Cad 28 red (Introd ao Serv Social e ... RESI… · Os seres humanos produzem suas formas de vida em diferentes contextos históricos, orientados, exclusivamente,

6 UFBA – 2019 – Vagas Residuais – Trabalho e Sociabilidade

Questão 44A condição de trabalhador livre, no modo de produção capitalista, é evidenciada pela possibilidade de que o trabalhador dispõe de se apropriar, usufruir e partilhar livremente da riqueza social que produz.

Questão 45Segundo a autora, com o desenvolvimento de novas tecnologias, o trabalho vai perder sua centralidade no capitalismo e desaparecer.

Questão 46A sociabilidade constituída no capitalismo se realiza por meio do estatuto do trabalho assalariado.

Questão 47A valorização do capital só é possível pela atividade das máquinas, visto que são elas que produzem mercadorias e valor.

QUESTÕES de 48 a 59 Considerando-se as afi rmativas que apresentam formulações teóricas corretas sobre trabalho e produção de mercadorias, no movimento de reprodução social capitalista, conforme a teoria do valor trabalho, é correto afi rmar:

Questão 48Todo trabalho produz valor de uso.

Questão 49O que determina o valor de uma mercadoria é o preço pelo qual ela pode ser vendida.

Questão 50A produção de mercadorias implica, necessariamente, trabalho que lhe agrega valor de uso e valor de troca.

Questão 51O que produz a riqueza social é a venda das mercadorias.

Questão 52O valor de uso de algo diz respeito à utilidade que lhe é atribuída para atender às necessidades humanas.

Questão 53O conceito de processo de trabalho refere-se à organização do maquinário na indústria capitalista.

Questão 54Em todo processo de trabalho é produzida a mais valia.

Questão 55Instrumentos, matéria-prima e trabalho são elementos de todo processo de trabalho.

Questão 56Matéria-prima é o objeto de trabalho que já foi modifi cado por um trabalho anterior.

Questão 57Os instrumentos de trabalho podem ser produtos de outros processos de trabalho.

Questão 58Com o desenvolvimento do capitalismo e das novas tecnologias, os processos produtivos podem dispensar a utilização da força de trabalho na produção do valor.

Page 9: V RESIDUAIS 2019 - Cad 28 red (Introd ao Serv Social e ... RESI… · Os seres humanos produzem suas formas de vida em diferentes contextos históricos, orientados, exclusivamente,

7UFBA – 2019 – Vagas Residuais – Trabalho e Sociabilidade

Questão 60No capitalismo, a divisão do trabalho assumiu, exatamente, as mesmas características que tinha em sociedades primitivas.

Questão 61O trabalhador passou a ter pleno controle sobre seu processo de produção a partir da divisão social e técnica do trabalho na sociedade capitalista.

Questão 62A produção capitalista realiza-se a partir de uma forma de organização do trabalho que implica parcelamento dos processos de trabalho em várias atividades atribuídas a diferentes trabalhadores.

Questão 63A partir da década de 80 os processos produtivos no mundo capitalista foram caracterizados pela expansão do taylorismo-fordismo.

Questão 64O toyotismo, embora tenha substituído o modelo fordista, em vários países capitalistas, não o superou totalmente.

Questão 65O fordismo e o toyotismo são modelos de organização da produção bem distintos, mas compartilham, em sua essência, o propósito de aumento da produtividade do trabalho para potencializar a acumulação de capital.

Questão 66A principal característica do fordismo é o método chamado de fl exibilização produtiva.

Questão 67No toyotismo, poucos trabalhadores operam diferentes máquinas, o que supõe a intensifi cação da exploração do trabalho.

Questão 68Infere-se que a fl exibilização dos direitos do trabalho guarda estreita relação com a era inaugurada pelo modelo toyotista de organização da produção.

Questão 69Em 2017, o governo brasileiro sancionou lei que alterou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

QUESTÕES de 60 a 62 Sobre a divisão do trabalho, de acordo com os argumentos de Braverman (1981), é correto afi rmar:

Questão 70A denominada “reforma trabalhista” refere-se à lei que ampliou os direitos dos trabalhadores brasileiros.

Questão 59O trabalho que não é pago ao trabalhador, em sua jornada de trabalho, produz mais valia.

QUESTÕES de 63 a 68 De acordo com Antunes (2008), sobre as metamorfoses no mundo do trabalho, é correto afi rmar:

Page 10: V RESIDUAIS 2019 - Cad 28 red (Introd ao Serv Social e ... RESI… · Os seres humanos produzem suas formas de vida em diferentes contextos históricos, orientados, exclusivamente,

8 UFBA – 2019 – Vagas Residuais – Redação

PROVA DE REDAÇÃOINSTRUÇÕES:

• Escreva sua Redação com caneta de tinta AZUL ou PRETA, de forma clara e legível.• Caso utilize letra de imprensa, destaque as iniciais maiúsculas.• O rascunho deve ser feito no local apropriado do Caderno de Questões.• Na Folha de Resposta, utilize apenas o espaço a ela destinado.• Será atribuída a pontuação ZERO à Redação que

— se afastar do tema proposto;— for apresentada em forma de verso;— for assinada fora do local apropriado;— apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identifi cação do candidato;— for escrita a lápis, em parte ou na sua totalidade;— apresentar texto incompreensível ou letra ilegível.

Os textos a seguir devem servir como ponto de partida para a sua Redação.

• A aliança entre mídia e consumo colabora para incorporar o indivíduo à lógica do valor discriminatório do consumo. A identifi cação do indivíduo, além das dimensões fundamentais como nome, atividade ou profi ssão, incorpora também a tipologia de consumo a que tem acesso, bem como suas escolhas de bens e serviços. Everardo Rocha e Gisela Castro (2012, p.169) ensinam que “o consumo constitui um código por meio do qual nós nos relacionamos com nossos pares e com o mundo à nossa volta”. Em clássico estudo sobre o consumo, Néstor Garcia Canclini (1999, p.79) constata que “nassociedades contemporâneas, boa parte da racionalidade das relações sociais se constrói, mais do que na luta pelos meios de produção, na disputa pela apropriação dos meios de distinção simbólica”. Nesse processo, a apropriação desses símbolos visa proporcionar a tão desejada posiçãode destaque no mercado social. Ainda que o consumo seja comumente reduzido ao mero consumismo, sabemos que os processos de consumo são bastante mais complexos do que frutos de impulsosirrefreáveis defl agrados pelos incessantes apelos da publicidade. Zygmunt Bauman (2008) destaca a transformação de pessoas em mercadorias no mundo atual. Segundo o autor, a sociedade contemporânea “se distingue por uma reconstrução das relações humanas a partir do padrão, e à semelhança das relações entre os consumidores e os objetos de consumo”.CASTRO, G.; SETYON, C. Atraente, Confi ante, competente. Revista Redação, 31 mar. 2013. p.1.

• A economia capitalista moderna deve aumentar a produção constantemente se quiser sobreviver, como um tubarão que deve nadar para não morrer por asfi xia. Mas só produzir não é o bastante. Também é preciso que alguém compre os produtos, ou os industrialistas e os investidores irão à falência. Para evitar essa catástrofe e garantir que as pessoas sempre comprem o que quer que a indústria produza, surgiu um novo tipo de ética: o consumismo. [...] O consumismo prosperou. Somos todos bons consumistas. Compramos uma série de produtos de que não precisamos realmente e que até ontem não sabíamos que existiam. Os fabricantes criam deliberadamente produtos de vida curta e inventam modelos novos e desnecessários de produtos perfeitamente satisfatórios que devemos comprar para “não fi car de fora”. Ir às compras se tornou um passatempo favorito, e os bens de consumo se tornaram mediadores essenciais nas relações entre membros da família, casais e amigos. Feriados religiosos como o Natal se tornaram festivais de compras. Nos Estados Unidos, até mesmo o Memorial Day – originalmente um dia solene para lembrar os soldados mortos em combate – é hoje uma ocasião para vendas especiais. A maioria das pessoas comemora esse dia indo às compras, talvez para provar que os defensores da liberdade não morreram em vão. O fl orescimento da ética consumista é mais visível no mercado de alimentos. As sociedades agrícolas tradicionais viviam à sombra terrível da fome. No mundo afl uente de hoje, um dos principais problemas de saúde é a obesidade, que acomete os pobres (que se empanturram de hambúrgueres e pizzas) de maneira ainda mais severa do que os ricos (que comem saladas orgânicas e vitaminas de frutas).

Page 11: V RESIDUAIS 2019 - Cad 28 red (Introd ao Serv Social e ... RESI… · Os seres humanos produzem suas formas de vida em diferentes contextos históricos, orientados, exclusivamente,

9UFBA – 2019 – Vagas Residuais – Redação

Todos os anos, a população dos Estados Unidos gasta mais dinheiro em dietas do que a quantidade necessária para alimentar todas as pessoas famintas no resto do mundo. A obesidade é uma vitória dupla para o consumismo. Em vez de comer pouco, o que levará à contração econômica, as pessoas comem demais e então compram produtos para dieta – contribuindo duplamente para o crescimento econômico. [...] Já a maioria das pessoas hoje consegue viver de acordo com o ideal capitalista-consumista. A nova ética promete o paraíso sob a condição de que os ricos continuem gananciosos e dediquem seu tempo a ganhar mais dinheiro e as massas deem rédea solta a seus desejos e paixões – e comprem cada vez mais. Essa é a primeira religião na história cujos seguidores realmente fazem o que se espera que façam. Mas como temos certeza de que, em troca, teremos o paraíso? Nós vimos na televisão.HARARI, Y. N. A era das compras. Sapiens - Uma breve história da humanidade. 36 ed.Tradução Janaína Maicoantonio. Porto Alegre:L & PM, 2018. p. 357-360. Tradução de: Sapiens - A Brif History of History of Humankind.PROPOSTAA partir da leitura dos fragmentos motivadores e com base em sua experiência de vida, produza, na norma-padrão da língua portuguesa, um texto dissertativo-argumentativo, em que sejam apresentadas ideias que respaldem o ponto de vista a ser defendido sobre o seguinte tema:

“O consumo constitui um código por meio do qual o ser humano se relaciona com os seus pares e com o mundo a sua volta”.

RASCUNHO

Page 12: V RESIDUAIS 2019 - Cad 28 red (Introd ao Serv Social e ... RESI… · Os seres humanos produzem suas formas de vida em diferentes contextos históricos, orientados, exclusivamente,

10 UFBA – 2019 – Vagas Residuais – Redação

RASCUNHO

Page 13: V RESIDUAIS 2019 - Cad 28 red (Introd ao Serv Social e ... RESI… · Os seres humanos produzem suas formas de vida em diferentes contextos históricos, orientados, exclusivamente,
Page 14: V RESIDUAIS 2019 - Cad 28 red (Introd ao Serv Social e ... RESI… · Os seres humanos produzem suas formas de vida em diferentes contextos históricos, orientados, exclusivamente,