universidade de coimbra mestrados direito - uc.pt · rialmente registadas através do seu...

32
mestrados DIREITO FACULDADE DE DIREITO UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Upload: lybao

Post on 24-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

mestradosDIREITO

FACULDADE DE DIREITO UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Universidade de Coimbraalta e sofia Património mUndial

Uma das mais antigas Universidades da eUropa

É fundada em 1290 por iniciativa do rei D. Dinis. Faz parte do escasso lote de quinze univer-sidades activas na Europa, no final do século XIII. Após um período de alternância entre as cidades de Lisboa e Coimbra, a transferência definitiva ocorre em 1537, pela mão de D. João III e contando com a forte influência do Mosteiro de Santa Cruz.

a única Universidade no Universo portUgUês até 1911A Universidade de Coimbra foi durante vários séculos a única instituição universitária do espaço cultural e científico de influência portuguesa, com excepção do período entre 1559 e 1759, em que coexistiu com a Universidade de Évora. O seu impacto foi universal, num período da história em que Portugal e Espanha estruturavam os primeiros impérios de es-cala mundial com a expansão e os descobrimentos marítimos.

primeiro pólo Universitário através de Uma operação de expansão Urbanística

A reforma universitária de D. João III, e consequente transferência definitiva da instituição para Coimbra, levou ao desenvolvimento de um pólo escolar de modo a comportar o grande afluxo estudantil e a promover uma contínua concessão de graus académicos. A Rua da So-fia constitui um expoente urbanístico da época, um novo paradigma e modelo de vanguarda europeu. Foi planeada como um novo eixo estruturante de crescimento urbano no limite da cidade e com um programa específico – o universitário.

modelo de novas tecnologias arqUitectónicas

A Universidade de Coimbra, através da rede colegial construída desde o século XVI, foi palco de várias experiências arquitectónicas que se constituíram como novos modelos tipológicos ao nível estético, artístico e programático. São exemplos a igreja e o claustro do Colégio da Graça e o Colégio de Jesus.

Universidade de Coimbraalta e sofia Património mUndial

a Universidade qUe ocUpa Um palácio

O núcleo mais antigo da Universidade de Coimbra está localizado no conjunto do Paço das Escolas e corresponde essencialmente à mais antiga morada régia do país, o antigo Paço Real de Coimbra. A sua ininterrupta utilização, anterior em 5 séculos à instalação da Universidade, com uma contínua consolidação e evolução construtiva, convertem-no num edifício ímpar e absolutamente original no contexto da arquitectura universitária europeia.

a excepcionalidade da biblioteca Joanina

Fundada como livraria de estudo, reservada ao serviço da comunidade universitária, assume-se como uma das mais deslumbrantes bibliotecas do mundo, contribuindo para tal, quer a sua forma e riqueza decorativa, quer o seu valioso fundo bibliográfico composto por cerca de duzentos mil volumes, datados entre os séculos XVI a XVIII, e que ainda hoje podem ser consultados.

exemplo das reformas Universitárias nos campos ideológicos, pedagógicos e materiais

Durante a sua história de mais de setecentos anos, a Universidade de Coimbra sofreu várias reformas com correspondências em vários domínios do conhecimento e do ensino, mate-rialmente registadas através do seu património construído: da reforma joanina à reforma pombalina, da acção promovida pelo Estado Novo à democratização do ensino e conse-quente expansão das instalações.

Universidade de tradições académicas secUlares

Há tradições características das práticas simbólicas associadas às festividades cíclicas aca-démicas, cujas origens se perdem nos seus sete séculos de história. Desde a cultura aca-démica institucionalizada (doutoramentos Honoris Causa, Abertura Solene das Aulas, etc.) às manifestações mais espontâneas como o cortejo da Latada.

Universidade de formação de elites para Um espaço plUricontinental

Dada a exclusividade de que gozou, por um largo período temporal, a Universidade de Co-imbra teve um papel preponderante na formação e aquisição de competências, com forte incidência no exercício de tarefas dirigentes, diplomáticas e governativas. Sendo a única uni-versidade em todo o espaço geográfico de administração portuguesa, a sua acção estendeu--se à formação dos profissionais a actuar nesses territórios.

A NOSSA HISTÓRIA

Os estudos jurídicos remontam, em Portugal, à fundação da Universidade, durante o rei-nado de D. Dinis. A data exata da sua criação situa-se, com certeza, entre 1288 e 1290. É tradicional, embora não isento de controvérsia, o ponto de vista que reconhece a ins-tituição do Studium Generale na carta dionisiana de 1 de Março de 1290. De qualquer modo, a bula do Papa Nicolau IV que o confirmou, em 9 de Agosto de 1290, representa, sem dúvida, o momento decisivo da legitimação aos olhos da Europa culta. Ora, logo en-tão, a bula De statu regni Portugaliae encerrava uma referência expressa ao magistério do direito canónico e do direito romano. Aqueles que se graduassem teriam ubique, sine alia examinatione, regendi liberam potestatem. Tais diplomados podiam assim ensinar em qualquer parte do mundo cristão.

No ano de 1537, D. João III, com o intuito de promover uma reforma digna dos tempos renascentistas, instala definitivamente a Universidade em Coimbra. As Faculdades de Leis e de Cânones muito beneficiaram da atitude decidida do soberano. A generalidade dos professores viu-se exonerada, transitando para Coimbra apenas os enobrecidos pelo

crédito científico. Gonçalo Vaz Pinto foi o único lente de Leis a merecer tamanha distinção, sendo reconduzido em funções na importante cadeira de Prima.

O triunfo do liberalismo trouxe consigo uma ex-pressiva reforma dos cursos jurídicos, que con-sistiu na criação da moderna Faculdade de Di-reito de Coimbra, resultante da fusão das duas Faculdades jurídicas tradicionais: a de Leis e a de Cânones.

Ventilada em 1833, a ideia da reunião das Facul-dades de Leis e de Cânones apenas se consu-maria, após várias vicissitudes, durante a ditadura setembrista de Passos Manuel. Por Decreto de 5 de Dezembro de 1836, substituíram-se as Facul-dades de Leis e de Cânones pela Faculdade de Direito.

O voto de alimentar a docência com a investiga-ção surdiu estupendas consequências na Faculda-de de Direito de Coimbra. A Reforma de 1911 transplantou o modelo estrangeiro, criando um estabelecimento congénere a que deu o nome de Instituto Jurídico.

Assumia todos os contornos de um centro de ac-tividade científica, considerado de suma utilidade a professores e alunos. Aí se tenderia a implantar um ambiente de fervilhante debate de ideias.

9

Os trabalhos do Instituto Jurídico consistiam em exercícios, conferências e discussões cien-tíficas propícias ao domínio dos métodos de investigação. Do ponto de vista organizativo, o Instituto Jurídico integrava quatro secções em harmonia perfeita com o mosaico dos grupos de disciplinas. Eis as quatro secções: a 1.ª de História do Direito e de Legislação Civil Comparada, a 2ª de Ciências Económicas, a 3ª de Ciências Políticas e a 4ª de Ciências Jurídicas. Em cada uma delas, surgiram dois tipos de cursos. Um era elementar, para principiantes. O outro, crismado de curso superior, destinava-se à preparação de estudos originais. Como apoio fundamental à missão que lhe foi assinalada, o Instituto Jurídico passava a dispor de uma biblioteca privativa. A Biblioteca da Faculdade de Direito.

A Faculdade de Direito de Coimbra teve sempre uma intervenção relevante na vida jurídica e cultural do País.

As últimas gerações de professores têm honrado o prestígio pluricentenário da Escola, e alguns deles atingiram merecido prestígio internacional.

A Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra foi considerada a melhor instituição de ensino portuguesa na área do Direito, de acordo com o QS World University Rankings by Subject

PORQUÊ ESTUDAR NA FDUC?Porque a excelência do ensino ministrado é gar-antida:

• Pela qualidade do corpo docente• Pela existência de um numerus clausus por área

de especialização, o que permite um ensino per-sonalizado e um estudo acompanhado

• Pela aliança entre tradição e inovação, traduzida no ensino de disciplinas clássicas e de temas de plena actualidade

• Pelo reconhecimento nacional e internacional, ates-tado pelo lugar cimeiro nos diversos rank-ings das instituições universitárias

Porque com a oferta do seu Programa de Mestra-dos | 2.º Ciclo, a Faculdade de Direito pretende proporcionar aos licenciados, nacionais e estrangei-ros, um ensino avançado e especializado nas mais diversas áreas do Direito, com vista ao enriqueci-mento da sua formação académica e profissional.

BIBLIOTECA da FDUC

Criada em 1911, a Biblioteca da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra foi já considerada a quinta melhor biblioteca jurídica do mundo.Nela pode encontrar, para além dos seus fundos bibliográficos gerais, fundos especiais constituídos por bibliotecas que foram pertença de alguns dos mais notáveis professores e juristas da Faculdade de Direito: Alberto dos Reis, Beleza dos Santos, Paulo Merêa, Eduardo Correia, Ferrer Correia, Orlando de Carvalho...Um novo edifício, da concepção do arquitecto Siza Vieira, irá servir de guarda, conservação e divulgação do seu riquíssimo espólio bibliográfico, que ocupa, neste momento, mais de 7000 metros de prateleiras.

Bases de dados, Revistas e enciclopédias on-lineALMAMATER • B-on -Biblioteca do Conhecimento Online • BECK-ONLINE • BIBLIOTECA DIGITAL

DA FACULDADE DE DIREITO • BIBLIOTECA DIGITAL DA FACULDADE DE DIREITO (EM ALMA

MATER) • CRIMINAL JUSTICE ABSTRACTS • BDJUR - Base de Dados Jurídica Almedina - Acesso, uni-

camente nos computadores das salas de Serviço ao Leitor • DATA JURIS - Acesso único e exclusivo da

Sala de alunos • DRE - Diário da República electrónico • ECONLIT • ESTUDO GERAL - Repositório

digital da produção científica da Universidade de Coimbra • EUR-LEX • HEINONLINE • INFORMA-

WORLD • ISI Web of Knowledge (Wok) • JUS NET - Base de Dados jurídica online com acesso único

(Grupo Wolters Kluwer) • LEXIS-NEXIS ACADEMIC • N-LEX • POLITICAL SCIENCE COMPLETE -

(Ebsco Host) • PORTAL DE RECURSOS ELECTRÓNICOS - Portal agregador dos recursos electrónic-

os disponibilizados na FDUC • PRELEX • PROQUEST ABI/INFORM Complete • UN COMTRADE •

VLEX • WESTLAW INTERNATIONAL • WILEY

INSTITUTO JURÍDICO

O Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universi-dade de Coimbra reconstituiu-se em Janeiro de 2013 como unidade de investigação e desenvolvimento, ao abrigo dos novos Estatutos da Faculdade. Devolveu-se assim reali-dade institucional a uma tradição com mais de um século, e nunca verdadeiramente interrompida, de ligação do en-sino à investigação. Sintonizado com as preocupações dos nossos dias, o Instituto propõe-se agora, mais especifica-mente, organizar a investigação na Faculdade em linhas e grupos temáticos, fomentando a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade, promovendo o investimento em pes-quisa aplicada e desenvolvendo a colaboração com centros estrangeiros de referência.

MESTRADOSEM D IREI TOCientífico4 semestres | 120 ECTS

Jurídico-Forenses3 semestres | 90 ECTS

19

MESTRADO C IE NTÍFIC OE s t r u t u r a C u r r i C u l a r

20

Áreas Científicas | Menções

Ciências Jurídico-CIVILÍSTICASDireito Civil

Direito Processual Civil

Ciências Jurídico-POLÍTICAS

Direito Administrativo

Direito Constitucional

Direito Internacional Público e Europeu

Direito do Ordenamento, do Urbanismo e do Ambiente

Ciências Jurídico-EMPRESARIAISDireito Empresarial

Direito Laboral

Ciências Jurídico-CRIMINAIS

Ciências Jurídico-HISTÓRICAS

Ciências Jurídico-ECONÓMICAS

Ciências Jurídico-FILOSÓFICAS

Menções | Unidades Curriculares

Direito CIVIL

Direito Civil I

• A proteção da pessoa no direito civil - em especial os direitos de personalidade e o seu regime Prof. Doutor paulo caRdoso coRReia da Mota pinto

Direito Civil II

• Contratos em especial. Contratos de alienação de bens, de concessão do gozo de bens, de concessão de crédito, e de prestação de serviços. Prof. Doutor FRancisco Manuel BRito peReiRa coelho

Direito PROCESSUAL CIVIL

Direito Processual Civil I

• Princípios do Direito Processual Civil à luz do Novo Código de Processo Civil Prof. Doutor luís Miguel andRade Mesquita

Direito Processual Civil II

• Partes e Terceiros no Processo Civil Prof. Doutora MaRia José oliveiRa capelo pinto de Resende

Ciências Jurídico-CIVILÍSTICAS

22

Direito CONSTITUCIONAL

Direito Constitucional I

• A Justiça Constitucional Prof. Doutor FeRnando alves coRReia

Direito Constitucional II

• Os direitos fundamentais em perspectiva comparada Prof. Doutora suzana MaRia calvo louReiRo tavaRes da silva

Direito ADMINISTRATIVO

Direito Administrativo I

• Responsabilidade indemnizatória dos poderes públicos Prof. Doutor José caRlos vieiRa de andRade

Direito Administrativo II

• Estado Contratante e Regulação/Desregulação do controlo público prévio de atividades privadas Prof. Doutor pedRo antónio piMenta da costa gonçalves Prof. Doutora FeRnanda paula MaRques de oliveiRa

Menções | Unidades Curriculares

Ciências Jurídico-POLÍTICAS

23

Direito do ORDENAMENTO, DO URBANISMO e do AMBIENTE

Direito do Ambiente

• A Renovação Ecológica do Direito Prof. Doutora MaRia alexandRa sousa aRagão

Direito do Ordenamento e do Urbanismo

• Linhas Gerais do Direito do Urbanismo Português Prof. Doutor FeRnando alves coRReia

Direito INTERNACIONAL PÚBLICO eEUROPEU

Direito Internacional Público

• A Humanização do Direito Internacional Prof. Doutor FRancisco antónio de Macedo lucas FeRReiRa de alMeida

Direito da União Europeia

• A União Europeia depois do Tratado de Lisboa Prof. Doutor Rui Manuel gens de MouRa RaMos

24

Direito EMPRESARIAL

Direito das Sociedades

• Governação das Sociedades Comerciais Prof. Doutor JoRge Manuel coutinho de aBReu

Direito dos Contratos - 1.ª turma

• Contratos e Mecanismos para o Exercício Colectivo e Financiamento da Empresa Prof. Doutor Filipe cassiano nunes dos santos

Direito dos Contratos - 2.ª turma

• Os contratos de distribuição comercial (formação, execução, cessação) Prof. Doutor alexandRe liBóRio dias peReiRa

Direito LABORAL

Relação Individual de Trabalho

• A cessação do contrato de trabalho: discussão e análise temática numa perspectiva luso-brasileira Prof. Doutor João caRlos da conceição leal aMado

Relação Colectiva de Trabalho

• Liberdade Sindical, Negociação e Conflito num Mundo em Tranformação Prof. Doutor João caRlos siMões dos Reis

Menções | Unidades Curriculares

Ciências Jurídico-EMPRESARIAIS

25

Direito Penal - 1.ª turma

• Constituição e Direito Penal Prof. Doutora MaRia João da silva Baila MadeiRa antunes

Direito Penal - 2.ª turma

• Direito Penal Patrimonial – Crimes contra a Propriedade, contra o Património e contra Direitos Patrimoniais Prof. Doutor antónio pedRo nunes caeiRo

Direito Processual Penal - 1.ª turma

• A Cooperação Judiciária Internacional em Matéria Penal. Em Especial: A Entrega de Pessoas Prof. Doutor antónio pedRo nunes caeiRo

Direito Processual Penal - 2.ª turma

• O Direito Processual Penal em Mudança: Tendências de Evolução Recente Prof. Doutora cláudia MaRia cRuz santos

Ciências Jurídico-CRIMINAISUnidades Curriculares

Direito Romano

• O Direito Romano das Obrigações e o Direito Romano das Coisas Prof. Doutor antónio alBeRto vieiRa cuRa

História do Direito Português

• História do Direito Luso-Brasileiro Prof. Doutor Rui Manuel de FigueiRedo MaRcos

Ciências Jurídico-HISTÓRICASUnidades Curriculares

26

Economia Política

• Direito e Economia da Organização Mundial de Comércio Prof. Doutor luís pedRo chaves RodRigues da cunha

Finanças Públicas

• Evolução, Funções e Articulação entre os Diferentes Patamares de Decisão Financeira Pública - O Europeu, o Nacional, o Regional e o Local Prof. Doutor José Manuel gonçalves santos quelhas

Ciências Jurídico-ECONÓMICASUnidades Curriculares

Filosofia do Direito

• O Direito como Mundo Prático Autónomo: Equívocos e Possibilidades Prof. Doutor José Manuel aRoso linhaRes

Metodologia do Direito

• Aplicação, decisão, juízo…: Paradigmas alternativos de realização concreta do direito Prof. Doutora ana MaRgaRida siMões gaudêncio

Ciências Jurídico-FILOSÓFICASUnidades Curriculares

27

Direito Penal Internacional e Europeu

• O direito penal da União Europeia: origem e evolução; Algumas questões de influência do direito da União Europeia sobre o direito penal nacional; O princípio do reconhecimento mútuo: sentido e principais concretizações Prof. Doutora anaBela MaRia pinto de MiRanda RodRigues

Criminologia

• Perspectivas Criminológicas Contemporâneas Prof. Doutora cláudia MaRia cRuz santos

Filosofia dos Direitos Humanos

• O sentido hodierno dos Direitos Humanos Prof. Doutor MáRio alBeRto pedRosa dos Reis MaRques

Direito da Responsabilidade

• Direito da Responsabilidade Civil, nas suas diversas vertentes: fundamentos, funções, pressupostos, modalidades, novos rumos e perspetivas Prof. Doutora ana MaFalda castanheiRa neves de MiRanda BaRBosa

Direito Fiscal I*

• Direito Fiscal das Empresas Prof. Doutor José casalta naBais

as disciplinas oBRigatóRias de qualqueR áRea podeM FuncionaR, taMBéM, coMo unidades cuRRiculaRes optativas de outRas áReas

Unidades Curriculares OPTATIVAS Anuais

28

1.º SEMESTRE

Direito da Concorrência

• Sobre a História da (Defesa da) Concorrência. O Normativo Nacional e o Normativo Comunitário de Defesa da Concorrência Prof. Doutor Manuel couceiRo nogueiRa seRens

Direitos de Autor

• A Adaptação do Copyright ao Ambiente Digital Prof. Doutor alexandRe liBóRio dias peReiRa

Moeda e Política Monetária

• Controvérsia entre Keynesianos e Monetaristas sobre Moeda, Teoria Monetária e Política Monetária Prof. Doutor José Manuel gonçalves santos quelhas

2.º SEMESTRE

Crédito e Mercados Financeiros

• Evolução do Sistema Financeiro e Problematização das Crises Financeiras Recentes Prof. Doutor José Manuel gonçalves santos quelhas

Direito da Propriedade Industrial

• O Direito Nacional e Comunitário das Marcas. A Disciplina da Concorrência Desleal: B2B e B2C Prof. Doutor Manuel couceiRo nogueiRa seRens

Direito da Segurança Social

• Direito(s), Sociaidade e Pobreza(s) Prof. Doutor João caRlos siMões gonçalves louReiRo

as disciplinas oBRigatóRias de qualqueR áRea podeM FuncionaR, taMBéM, coMo unidades cuRRiculaRes optativas de outRas áReas

Unidades Curriculares OPTATIVASSemestrais

29

MESTRADO emC IÊ NC IASJURÍDIC O-F ORE NSE SE s t r u t u r a C u r r i C u l a r

30

Direito Comercial I

• 1.ª TURMA: Contratos Comerciais Prof. Doutor antónio JoaquiM de Matos pinto MonteiRo

• 2.ª TURMA: Governação das Sociedades Prof. Doutor alexandRe Miguel caRdoso soveRal MaRtins

Prof. Doutor RicaRdo alBeRto santos costa

Direito e Processo Civil I

• 1.ª e 2.ª TURMAS: Contrato de Compra e Venda | Arrendamento Urbano | Regime Substantivo e Processual Prof. Doutora MaRia olinda da silva nunes gaRcia

Direito e Processo Penal I

• 1.ª TURMA: Formas Especiais do Crime: Tentativa, Comparticipação e Concurso Prof. Doutora susana MaRia aiRes de sousa

• 2.ª TURMA: Sujeitos processuais penais e medidas processuais de natureza coactiva Prof. Doutor nuno FeRnando da Rocha alMeida BRandão

Direito Público I

• Direito Sancionatório da Administração Prof. Doutor FeRnando licínio lopes MaRtins

Direito Penal Especial | OPTATIVA

• Parte Especial do Código Penal Prof. Doutor José FRancisco de FaRia costa

Direito da Insolvência | OPTATIVA

• 1.ª TURMA: Recuperação de empresas e insolvência Prof. Doutor alexandRe Miguel caRdoso soveRal MaRtins

• 2.ª TURMA: Principais Fases e Incidentes do Processo de Insolvência Prof. Doutora caRolina castRo nunes vicente cunha

Unidades Curriculares | 1.º SEMESTRE

31

Direito Comercial II

• 1.ª TURMA: Contratos Comerciais Prof. Doutor antónio JoaquiM de Matos pinto MonteiRo

• 2.ª TURMA: Governação das Sociedades Prof. Doutor alexandRe Miguel caRdoso soveRal MaRtins Prof. Doutor RicaRdo alBeRto santos costa

Direito e Processo Civil II

• 1.ª TURMA: Meios Alternativos de Resolução de Litígios: Arbitragem e Mediação | Recurso ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos Prof. Doutora MaRia olinda da silva nunes gaRcia

• 2.ª TURMA: Resolução Alternativa de Litígios; Queixa para o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos Prof. Doutora sandRa cRistina FaRinha aBRantes passinhas

Direito e Processo Penal II

• 1.ª TURMA: Sujeitos Processuais Penais e Medidas Processuais de Natureza Coactiva Prof. Doutor nuno FeRnando da Rocha alMeida BRandão

• 2.ª TURMA: Formas Especiais do Crime: Tentativa, Comparticipação e Concurso Prof. Doutora susana MaRia aiRes de sousa

Direito Público II

• Contratos Administrativos Prof. Mestre RodRigo MaRia alMeida esteves de oliveiRa

Unidades Curriculares | 2.º SEMESTRE

Títulos de Crédito | OPTATIVA

• Títulos de Crédito: Letras e Livranças Prof. Doutora caRolina de castRo nunes vicente cunha

www.fd.uc.pt

Faculdade de Direito da Universidade de CoimbraPátio da Universidade • 3004-528 Coimbra • PORTUGAL

t. +351 239 859 802 • email: [email protected]