unilever plano de - home | unilever brasil · as orientações sobre dietas ... nossas manufaturas:...

6
unilever plano de sustentabilidade RELATÓRIO DE PROGRESSO 2016 Programa Eu Sou Kibon Recife/PE

Upload: vuongdieu

Post on 19-Jul-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

unileverplano desustentabilidadeRELATÓRIO DE PROGRESSO 2016

Programa Eu Sou KibonRecife/PE

SUSTENTABILIDADE TRAZ SENTIDO PARA O NEGÓCIO

Nosso negócio cresceu em 2016 – e cresceu de uma forma consistente, competitiva, rentável e responsável.

Nosso Plano de Sustentabilidade está no centro de nossa estratégia para alcançar o crescimento do negócio. Desde seu lança-mento em 2010, ele tem nos fornecido o ro-teiro para atingirmos nossa meta de crescer o negócio ao mesmo tempo que reduzimos nossa pegada ambiental e aumentamos nosso impacto social positivo.

O USLP é baseado em um simples impera-tivo de negócio: que o crescimento respon-sável é o único modelo que terá sucesso em um mundo de mudanças nas expectativas dos consumidores e de tendência de merca-do dinâmico.

ENTREGANDO SUCESSO EM UM MUNDO VOLÁTIL

O lento crescimento da economia global e a instabilidade geopolítica que marcaram 2016 reforçaram, mais uma vez, que o progresso não pode ser tido como garantido, para os negócios ou para o mundo. Embora tenhamos sempre mais trabalho a fazer, nossa habilidade de entregar crescimento neste contexto reforça nosso compromisso com o USLP. Acreditamos que o caminho que nos propusemos é o certo e o melhor. Ele está nos ajudando a construir va-lor no curto prazo, e nos levará a atingir nosso propósito como negócio: tornar a sustentabili-dade parte do dia a dia de todos.

A Unilever tem 8 anos de progresso contínuo no top line, em média duas vezes maior que o crescimento glo-bal do mercado, enquanto, simulta-neamente, melhora o bottom line

Não é algo fácil de fazer no ambiente de hoje. E não é de se surpreender que os stakehol-ders se beneficiaram com um retorno de mais de 200%. Mas, para a Unilever, esse retorno é um resultado do que fazemos, e não o motivo pelo qual estamos aqui. Por mais de 100 anos, nosso objetivo tem sido melhorar a vida dos cidadãos do mundo, um dia e uma pessoa por vez.

Com seu compromisso de tornar a limpeza um hábito rotineiro e melhorar a vida das pessoas, William Lever focou no que ele chamou de “prosperidade compartilhada”. Nossa missão não mudou muito desde então e, com o Plano de Sustentabilidade da Uni-lever, ainda continuamos mostrando que há uma maneira diferente de fazer negócios - a baseada em múltiplos stakeholders em vez de dar foco unicamente aos acionistas.

Assim, fizemos grandes progressos. Nossos resultados mostram que isso é bom para os negócios, com evidências cada vez maio-res que nossas marcas com propósito têm melhor desempenho. Nossas 18 marcas para uma vida sustentável cresceram 50% mais rápido e responderam por mais de 60% do crescimento total. Já estamos alcançan-do centenas de milhões de pessoas com programas de saúde e higiene e fornecendo

meios de subsistência a milhões mais, espe-cialmente através do nosso foco no empode-ramento das mulheres.

O USLP também está orientando nossa atividade de fusões e aquisições, incluindo as obtenções no ano passado da Blueair, uma empresa focada na purificação do ar, e da Seventh Generation, de produtos de PC e HC feitos com ingredientes naturais e que pensa sete gerações à frente de tudo o que faz.

Somos, cada vez mais, guiados pelos Ob-jetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que, ao abordar os maiores desafios da humanidade, também proporcionam uma enorme oportunidade para o crescimento responsável. Na verdade, a Comissão de Negócio e Desenvolvimento Sustentável, sob a incrível liderança de Mark Malloch Brown, calculou que os ODS oferecem US$ 12 tri-lhões em oportunidades econômicas e podem gerar até 380 milhões de novos empregos.

Em um momento em que temos dificuldades em crescer nossas economias e criar empre-go, o custo de não agir é cada vez mais caro. Com 9% do PIB global dedicado à preven-ção de conflitos ou guerras, e as mudanças climáticas custando 5% dele, é fácil ver o porquê - tanto moral quanto economicamen-te - precisamos agir.

As empresas que não apresentam um im-pacto positivo na resposta a desafios como a fome, alterações climáticas, igualdade de gênero ou acesso à educação, em breve não terão mais razão para existir, em minha

opinião. Não há nenhum projeto de negócio para a pobreza duradoura e não há razão para aceitar empresas que servem para o benefício de poucos ao custo de muitos.

Ainda há muitos desafios a serem supe-rados, incluindo o foco a curto prazo dos mercados financeiros, a dificuldade de dar ao capital social ou ambiental seu verdadeiro valor e sistemas políticos que, frequente-mente, focam no próximo ciclo eleitoral em vez de focarem na próxima geração.

Nosso trabalho com muitos valiosos parcei-ros nos permitiu fazer um bom progresso em relação aos nossos objetivos e aprende-mos com a nossa experiência, assim como com nossos erros. Entretanto, enquanto muitos de nossos cidadãos ainda se senti-rem excluídos de um vida decente ou não tiverem oportunidades iguais, não há motivo para celebrar.

Simples e humildemente, pedimos sua ajuda contínua. É somente em parcerias profun-das, baseadas na confiança e no respeito mútuo, na inclusão e no pensamento inter-geracional, que podemos resolver nossos muitos desafios. Mais do que nunca, esta-mos comprometidos a viver nosso propósito e continuar a usar o USLP como modelo de crescimento. Juntos podemos criar um mundo melhor para todos, para agora e para as gerações futuras.

Paul Polman Chief Executive Officer, Unilever

O USLP nos torna mais competitivos por ajudar a criar nossas marcas, estimular inovação, for-talecer nossa cadeia de suprimentos, reduzir custos e gerar confiança. A sustentabilidade cria valor para a Unilever e para a sociedade.

vivendo nosso propósito

As marcas para uma vida sustentável

CRESCEM

50% MAIS RÁPIDO

que o resto do negócio

Até 2020, ajudaremos a melhorar a saúde e higiene de mais de um bilhão de pessoas. Isso contribuirá para reduzir a incidência de doenças como a diarreia.

SAÚDE E HIGIENE

538 mde pessoas alcançadas ao final de 2016

Reduzir a diarreia e doenças respiratórias por meio da lavagem de mãos

Fornecer água potável

Melhorar acesso ao saneamento

Melhorar a saúde oral

Melhorar a autoestima

NUTRIÇAO~

Trabalharemos continu-amente para melhorar o sabor e a qualidade nutricional de todos os nossos produtos, baseados em recomendações nutri-cionais nacionais. Nosso compromisso vai além: até 2020, iremos dobrar a proporção do nosso por-tfólio que está de acordo com os melhores padrões nutricionais, considerando as orientações sobre dietas globalmente reconhecidas. Isso ajudará centenas de milhões de pessoas a al-çançarem uma dieta mais saudável.

35% do nosso portfólio por volume alcançou melho-res padrões nutricionais em 2016.

Reduzir os níveis de sal

92

86

Gordura saturadaReduzir a gordura saturadaAumentar ácidos graxos essenciaisReduzir a gordura saturada em mais produtos

Eliminar a gordura transReduzir o açúcar

Reduzir calorias No sorvete das crianças Em mais produtos de sorvete

Fornecer informações sobre alimentação saudável

GASES DO EFEITO ESTUFACiclo de vida de nossos pro-dutos: reduzir à metade o impacto dos gases de efeito estufa do ciclo de vida de nossos produtos até 2030.

+8%de aumento de gases do efeito estufa pelo uso de nossos produtos desde 2010.

Nossas manufaturas: até 2020, a emissão de CO2 pelo consumo de energia de nossas fábricas será igual ou menor que os níveis de 2008, mesmo com significativo aumento de volumes.

✓ -43%de redução das emissões de CO2 por tonelada de produção desde 2008.

Obter saldo positivo de carbo-no na fabricação

Obter toda energia de forma renovávelObter eletricidade da malha energética de forma renovávelEliminar o carvão da matriz de energiaDisponibilizar a energia exce-dente para as comunidadesNovas fábricas

Reduzir gases de efeito estufa na lavagem de roupas

Reformulação

Reduzir os gases de efeito estufa provenientes do transporte

Reduzir os gases de efeito estufa provenientes da refrigeraçãoReduzir o consumo deenergia em nossos escritórios

Reduzir as viagens de funcionários

ÁGUANossos produtos em uso: reduzir à metade a água associada ao consumo de nossos produtos até 2020.

-7%

-37%

de redução do consumo de água pelo uso dos produ-tos desde 2010.

Nossas manufaturas: até 2020, a extração de água de nossa rede global de fábricas será igual ou menor que os níveis de 2008, mesmo com signifi-cativo aumento de volume.

de redução da retirada de água por tonelada de produto desde 2008.

Reduzir o consumo de água no processo de fabricação

Reduzir o consumo de água no processo de lavagem da roupa✓ Produtos que usam menos

água

Reduzir o consumo deágua na agricultura

Novas fábricas

PROGRESSO DO PLANO DE SUSTENTABILIDADE DA UNILEVERO Plano de Sustentabi-lidade estabelece gerar crescimento reduzindo nosso impacto ambiental enquanto aumentamos nosso impacto social positivo.

Nosso Plano tem três grandes objetivos a serem alcan-çados, apoiados por nove compromissos e metas que abrangem nosso desem-penho social, ambiental e econômico em toda a cadeia de valor. Continuaremos a trabalhar em conjunto com outras organizações para nos concentrarmos em áreas em que podemos fazer mudanças mais impactantes.

Mais detalhes sobre nosso progresso na seção Vida Sustentável emwww.unilever.com.br.

MELHORAR A SAÚDE E O BEM-ESTAR DE MAIS DE

1 BILHaODE PESSOAS

~

Até 2020, ajudaremos mais de 1 bilhão de pessoas a agirem para melhorar sua saúde e bem-estar.

Ajudamos 538milhões de pessoas a agirem para melhorar sua saúde e bem-estar.

REDUZIR O IMPACTO AMBIENTAL À

1/2

Até 2030, nosso objetivo é reduzir à metade nossa pegada ambiental na fabricação e consumo de nossos produtos enquanto crescemos como negócio.*

92

de redução da retirada de água por tonelada de produto desde 2008.

Produtos que usam menos água

Reduzir o consumo deágua na agricultura

Novas fábricas

RESÍDUOS

-28%

✓ -96%

Nossos produtos: reduzir à metade os resíduos asso-ciados com a disposição de nossos produtos até 2020.

de redução de resíduos pelo uso dos produtos desde 2010.

Nossas manufaturas: até 2020, o total de resíduos enviados para aterro será igual ou menor que os níveis de 2008, mesmo com significativo aumento de volume.

de redução total deresíduos por tonelada de produto desde 2008.

66

99

73

Reduzir os resíduos prove-nientes da fabricação

Nível zero em resíduos não perigosos enviados para aterrosNovas fábricas

Embalagens plásticas recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis

Aumentar os conteúdos recicláveis

Reciclar embalagensAumentar as taxas de recupe-ração de reciclagem

Enfrentar o desperdício de embalagens

Eliminar PVC

Reduzir resíduos nos escritóriosReciclar, reutilizar, recuperarReduzir o consumo de papelEliminar o uso de papel nos processos

51%

FORNECIMENTO SUSTENTÁVELAté 2020, 100% de nossas matérias-primas agrícolas serão fornecidas de forma sustentável.

das nossas matérias-pri-mas agrícolas de origem sustentável ao final de 2016.

67

92

77

Óleo de palma sustentável

Papel e papelão

Soja e óleo de soja

Chás

Frutas

Vegetais

Cacau

Açúcar

Óleo de girassol

Óleo de canola

Laticínios

Comércio Justo Ben & Jerry’s

Ovos produzidos sem gaiolas

Aumentar o uso de materiais de escritório sustentáveis

IGUALDADE NO LOCAL DETRABALHO

67%

Até 2020, avançaremos em direitos humanos em nossas operações e na cadeia de valor estendida.

das compras estão de acordo com os requeri-mentos obrigatórios da Política de Fornecimento

Continuamos a incorpo-rar os direitos humanos, concentrando-nos em oito questões salientes no nosso Relatório de Direitos Humanos.

Nossa Frequência de Total Gravável para se-gurança melhorou para 1,01† por milhão de horas trabalhadas.

Implementar os Princípios Orientadores para Empresas e Direitos Humanos da ONU

Todos os nossos contratos de compras devem estar de acordo com nossa Política de Sustentabilidade Responsável

Criar uma estrutura parauma renumeração justa

Melhorar a saúde, nutrição e bem-estar dos funcionários

Reduzir acidentes e lesões no local de trabalho

920.000

OPORTUNIDADES PARA MULHERESAté 2020, capacitaremos 5 milhões de mulheres.

mulheres tiveram acesso a iniciativas para promo-ver sua segurança, desenvolver suas habi-lidades e expandir suas oportunidades

Construir uma organização com equilíbrio de gênero e foco na gestão

Promover a segurança das mulheres nas comunidades em que operamos

Melhorar o acesso a iniciativas educacionais e capacitação

Expandir oportunidades na nossa cadeia de valor

NEGÓCIOSINCLUSIVOSAté 2020, teremos um im-pacto positivo nas vidas de 5.5 milhões de pessoas.

650.000

1.5 milhao~

pequenos agricultores e

de pequenos varejistastiveram acesso a iniciativas que melhoram práticas agrícolas ou aumen-tam as vendas.

Melhorar as condições de vida de pequenosagricultores

Aumentar as receitas de varejistas de pequeno porte

Aumentar a participação de jovens empreendedores em nossa cadeia de valor

PROGRESSO DO PLANO DE SUSTENTABILIDADE DA UNILEVER

Nosso impacto de gases de efeito estufa aumentou e nosso impacto em água e resíduos por uso do consumidor reduziu desde 2010.

MELHORAR AS CONDIÇoES DE VIDA ~

Fizemos progressos constantes em todos os nossos compromissos de melhorar as condições de vida das pessoas.

Até 2020, melhoraremos a vida de milhões de pes-soas enquanto ampliamos nosso negócio.

* nossos alvos ambientais são expressos em base por consumo. Isso significa um único uso, porção ou serviço do produto.+ Sete países com escassez de água representam cerca da metade da população.l Em 2016, cerca de 300 mil mulheres tiveram acesso a iniciativas de negó-cios inclusivos.† PricewaterhouseCoopers (PwC )assured. Para detalhes e a base da preparação, acesse www.unilever.com

Meta alcançada antes do prazo

Meta dentro do prazo

Meta fora do prazo

%

REFERÊNCIAS

~

Reduzir embalagens

Alcançada por data-alvo

DE milhoes

95% de nossos vegetais e

ervas são de fontes sustentáveis

NOSSO PROGRESSO EM 2016Em 2016, continuamos a enxergar evi-dências de que a sustentabilidade está impulsionando o crescimento do nos-so negócio. Nossas marcas para uma vida sustentável cresceram 50% mais rápido que o restante e entregaram mais de 60% de nosso crescimento.

O Plano de Sustentabilidade da Unilever tem três grandes metas: ajudar mais de 1 bilhão de pessoas a melhoraren sua saúde e bem-estar até 2020; reduzir à metade o impacto ambiental de nossos produtos em toda a cadeia de valor até 2030; e melhorar as condições de vida de milhões de pessoas até 2020.

APESAR DO SUCESSO EM NOSSAS OPE-RAÇÕES, OS DESAFIOS DA CADEIA DE VALOR PERMANECEMFizemos bons progressos em muitas das metas de nosso USLP. Ao final de 2016, tínhamos ajudado a melhorar a saúde e o bem-estar de 538 milhões de pessoas. Em nossas operações de manufatura, reduzimos em 43% a emissão de CO2 oriundo da energia, em 37% a extração de água e em 96% o total de resíduos descartados por tonelada de produto desde 2008.

Obtivemos nossos maiores ganhos em áreas sobre as quais temos mais controle, mas a redução do impacto ambiental na forma como

os consumidores utilizam nossos produtos continua a ser difícil. Desde 2010, o impacto de nossos produtos nos recursos hídricos reduziu cerca de 7%, enquanto os resíduos resultan-tes dos descartes deles diminuíram em 28%. Porém, o impacto na emissão de gases do efeito estufa causados por nossos produtos em todo seu ciclo de vida, incluindo consumo, continua a subir, tendo aumentado cerca de 8% desde 2010.

Apesar dos desafios, estamos totalmente comprometidos em abordar toda a cadeia de valor e em tornar todas nossas operações Car-bono Positivo. Além disso, em janeiro de 2017 anunciamos o compromisso de termos 100% de nossas embalagens plásticas totalmente reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025.

GARANTIR IMPACTOS POSITIVOS PELA NOSSA CADEIA DE ABASTECIMENTOO fornecimento sustentável é um dos elemen-tos centrais do USLP e, para ter certeza que estamos obtendo o maior impacto, continu-amos a aprimorar nossas políticas sobre o tema. Deste modo, trocamos o selo Gre-enPalm pelo óleo de palma de fontes físicas certificadas – o que significou uma redução de 60% em 2015 para 51% em 2016 em nossa performance de matérias-primas agrícolas de origem sustentável.

Nossa terceira meta do USLP – melhorar a condição de vida de milhões de pessoas – tem apresentado um progresso estável. Em 2016, 67% de nossas compras foram com fornecedo-res que atendem aos critérios obrigatórios de nossa Política de Sustentabilidade Responsável. Também possibilitamos o acesso de 920 mil mu-lheres a iniciativas para promover sua seguran-ça, desenvolver suas habilidades e expandir suas oportunidades.

Ainda ajudamos 650 mil pequenos agriculto-res com ações para melhorar suas práticas agrícolas, além de termos auxiliado 1.5 milhão de pequenos varejistas a terem acesso a iniciativas visando aumentar seus rendimentos. Contudo, houve uma redução em comparação aos 1.8 milhão que ajudamos em 2015, ocasionada após a reavaliação do número de lojas na Índia que po-dem se beneficiar do programa Lojas Perfeitas (Perfect Stores).

NEGÓCIOS INCLUSIVOS: MENOS DESIGUALDADE SOCIAL, MAIS REPRESENTATIVIDADE

No Brasil, a Unilever também acredita em uma sociedade diversa e inclusiva. Por isso, através de

suas marcas, investe em diferentes programas para gerar oportunida-des de trabalho e renda, a exemplo do Eu Sou Kibon. Desenvolvido em parceria com a ONG Aliança Empreendedora, trata-se de um modelo de negócio inclusivo, que oferece suporte e capacitação para que os participantes se estabeleçam como microempreendedores de sorve-tes. Ainda em fase inicial em 2016, o programa foi implementado em Recife e Natal, e os resultados são animadores: mais de 180 sorveteiros e 30 micro-operações já estão empreendendo. Seu objetivo é alcançar 8 mil pessoas até 2018. Outro exemplo é o Ciclo Brilhante. Lançado há dois anos para empo-derar mulheres pelo empreendedorismo, em 2016 ele recebeu 109 mil inscrições e seu sucesso também se traduz no desempenho merca-dológico de Brilhante, que passou de 7ª para 4ª maior marca da UL Brasil nos últimos quatro anos. O Ciclo é composto por três fases, que se dividem em 60 aulas online e gratuitas e o Concurso Hora de Brilhar, que oferece treinamento presencial para as selecionadas.

PRODUÇÃO AMBIENTALMENTE CORRETA, SO-CIALMENTE JUSTA E ECONOMICAMENTE VIÁVEL

O Programa Produzindo Certo visa impulsionar o cultivo sustentável da soja no Brasil. Com gestão

da ONG Aliança da Terra, ele oferece apoio para os fornecedores obterem a certificação RTRS (Round Table on Responsible Soy) e, em sua etapa inicial, conseguiu a adesão de 62 propriedades nas regiões de Uberlân-dia (MG) e Rio Verde (GO). Deste total, 38 produtores conquistaram o selo, resultando em mais de 222 mil toneladas de soja certificada que foram adquiridas pela Unilever. Além de impactar diretamente 1.260 trabalha-dores rurais das fazendas participantes, o Produzindo Certo permitiu a preservação de 16 mil hectares de vegetação nativa e evitou a emissão de 2,85 milhões de toneladas de carbono no ar. Bayer, Santander e Yara também participam do programa.

PRODUZINDO CERTO Área de reflorestamento em fazenda certificada

PROGRAMA EU SOU KIBON - Recife/PE

VIM PARA UNICEF: SAÚDE E EDUCAÇÃO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO

O programa VIM para UNICEF cumpriu seu

objetivo de levar água de qualida-de e saneamento adequado para  escolas de educação básica no Semiárido brasileiro e chegou ao seu final, em 2016, com resulta-dos significativos. Nesses três anos, 241 municípios realizaram reformas em 2.710 escolas da rede pública como parte das ações que integram o  Selo UNICEF Município Aprovado 2013-2016, impactando a vida de mais de 500 mil crianças e adolescentes. Em paralelo, as escolas também foram convidadas a incluir no dia a dia dos estudantes conceitos sobre Educação para a Convivência com o Semiárido, com o propósito de promover a mudança de comportamentos, valorizando a identidade e as tradições da região, num contexto marcado por intensa seca. No total, 491 municípios comprovaram ter desenvolvido essa ação. Com VIM para UNICEF e o Selo UNICEF também foi possível mapear a situação de escolas urbanas e rurais de 545 municípios da região, permitindo conhecer melhor as condições de acesso e qualidade da água, banheiros, refeitó-rios e cozinhas dessas instituições públicas.

DOVE POR UMA RELAÇÃO SAUDÁVEL COM A APARÊNCIA

A imagem corporal é uma das maiores preocupações das garotas. Para conscienti-zar sobre a importância da autoestima para o desenvolvimento, Dove realiza diversas ações ao redor do mundo. Na Austrália, a marca se associou a uma grande rede de supermercados em uma campanha que impactou 100 mil jovens em agosto de 2016. “O que sua filha está buscando?” destacou que um terço delas pesquisa na internet sobre cirurgias plásticas em adolescentes e distúrbios alimentares. Durante a ação, as vendas da linha de limpeza de pele da marca cresceram 12%.

Já no Brasil, em 2016 foi realizado o maior Dove Day entre todas as filiais

no mundo, com recorde de mais de 550 voluntários. Em parceria com o Facebook, Dove ainda lançou o movimento “#Existe-BelezaForadaCaixa”. A campanha – cujo objetivo foi mostrar que é possível redefinir padrões – impactou 10 milhões de usuárias, que se assumiram bonitas e colocaram suas próprias fotos nos perfis da rede social. Em todo o mundo, o Projeto Dove Autoestima já atingiu mais de 23 milhões de jovens.

APROVEITAMENTO DA ECOEFICIÊNCIAOPERACIONAL EM FÁBRICAS WORLD CLASS

As tecnologias de Ecoeficiência Operacional em nossas fábricas não apenas reduzem o impacto

ambiental da manufatura de nossos produtos, como também nos ajudam a evitar custos. Inaugurada em 2015, a fábrica de Aguaí é um grande exemplo: além de cumprir a meta Aterro Zero alcançada por todas as fábricas da Uni-lever, utiliza energia solar para suas necessidades admi-nistrativas, LEDs e claraboias para reduzir o consumo de energia e espera-se que a captação e tratamento de águas de chuva atendam a 60% de seu consumo total de água. Globalmente, os custos evitados através da Ecoeficiência Operacional superaram os € 700 milhões desde 2008.

Para mais informações sobre nossas ações sociais, ambientais e econômicas, acesse a seção Vida Sustentável emwww.unilever.com.br.

60%da ÁGUA

para o consumo vem da captação e

reciclagem de águas pluviais

DOVE - PROJETO PELA AUTOESTIMA

FÁBRICA DE AGUAÍ - SP