unidade 3 e 4 pptx

48
Unidade 3 Temas 3 e 4 6º ano Geografia Professora Christie

Upload: christie-freitas

Post on 12-Apr-2017

19 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Unidade 3 e 4 pptx

Unidade 3 Temas 3 e 4

6º ano

GeografiaProfessora Christie

Page 2: Unidade 3 e 4 pptx

Tema 3

Paisagens e a dinâmica interna da Terra

A Crosta Terrestre está em movimento e há um deslocamento dos continentes.

Page 3: Unidade 3 e 4 pptx

Tema 3

As placas tectônicasAs placas tectônicas são blocos que integram a parte sólida da litosfera, essas placas estão em constante movimentação.As placas se deslocam sobre o manto, movendo-se lentamente como se estivessem em uma esteira rolante, ora se aproximando, ora se afastando uma da outra.

Page 4: Unidade 3 e 4 pptx

Tema 3

Correntes de Convecção da Terra

São os movimentos dos fluidos internos que se realizam no manto, abaixo da crosta terrestre. Acredita-se que elas sejam as grandes responsáveis por inúmeros processos de transformação do relevo de origem endógena, como terremotos, vulcanismos, tectônica de placas, entre outros.Sabemos que a Terra possui três principais camadas: crosta, manto e núcleo. Sabemos também que o manto terrestre é composto por magma, que são formações rochosas que se encontram em uma consistência pastosa, graças ao elevado calor interno da Terra. Assim, se considerarmos a fluidez dessa camada, não é difícil imaginar que esse material realize constantes movimentos.

Page 5: Unidade 3 e 4 pptx

Tema 3 Limites das placas

De acordo com a movimentação das placas tectônicas, os limites entre elas podem ser:

• convergentes: as placas colidem uma contra a outra;• divergentes: as placas se afastam uma da outra;• transformantes: as placas se atritam, passando uma ao lado da outra

Page 6: Unidade 3 e 4 pptx

Placas convergentesTema 3

Page 7: Unidade 3 e 4 pptx

Placas divergentesTema 3

Page 8: Unidade 3 e 4 pptx

Placas transformantesTema 3

Page 9: Unidade 3 e 4 pptx

A Deriva Continental Alfred Wegener estabelecia que há aproximadamente 230 milhões de anos, todos os continentes, no passado, formavam apenas um, o Pangeia, e que posteriormente se fragmentou graças ao movimento das placas tectônicas.

Evidências da Teoria

Encaixe quase perfeito entre as atuais costas da Europa e África com as costas da América do Norte e do Sul.

Coincidência das estruturas geológicas nos locais dos possíveis encaixes entre os continentes;

As evidências fósseis também são bastante fortes, tanto vegetais como animais.

Tema 3

Page 10: Unidade 3 e 4 pptx

Tema 4

CHAR

LES

O‘RE

AR/C

ORBI

S/LA

TINS

TOCK

Os vulcões

Ilhas formadas após a explosão do vulcão Cracatoa (Indonésia) em 1883

Ao entrarem em erupção, os vulcões expelem lava. Esta se solidifica e se transforma em rochas, podendo originar novas áreas emersas. Geralmente, esse fenômeno ocorre em áreas de limites de placas tectônicas, onde o magma exerce mais pressão. A crosta terrestre pode ceder, dando espaço para esses materiais alcançarem a superfície.

Page 11: Unidade 3 e 4 pptx

A importância dos vulcõesOs vulcões são importantes para:• a transformação das paisagens, sendo responsáveis pela formação de ilhas,

montanhas, crateras etc. • fontes de pesquisa para os cientistas, uma vez que trazem para a superfície

materiais do interior do planeta.

• podem ser fonte de energia e de matérias-primas e seus materiais deixam os solos bastante férteis.

Tema 4

Page 12: Unidade 3 e 4 pptx

Tipos de vulcãoUm vulcão pode ser

• Ativos – São aqueles que estão em erupção ou mostram sinais de instabilidade, como emissão de gás e tremores

• Inativos ou dormentes – São aqueles que não se encontram em atividade, mas que poderá entrar novamente em erupção, por isso são constantemente monitorados.

• Extintos - são aqueles que pouco provavelmente entrarão em erupção.

Vulcão extinto - Diamond Head, na ilha de Oahu, Havaí, EUA

Tema 4

O território brasileiro está situado no centro da Placa Sul-Americana e isso explica por que não existem vulcões ativos no Brasil. Mas já ocorreram muitas atividades vulcânicas em nosso país: o município de Poços de Caldas, em Minas Gerais, o Atol das Rocas, no Rio Grande do Norte, e o Arquipélago de Fernando de Noronha são alguns lugares que se formaram graças a atividades vulcânicas ocorridas há milhões de anos.

Page 13: Unidade 3 e 4 pptx

Energia geotérmicaEnergia geotérmica, ou também chamada de energia geotermal como o próprio nome indica: prefixo ‘geo’ que significa terra e sufixo térmica’ – calor, é a energia obtida a partir do calor proveniente do interior do nosso planeta Terra. A energia geotérmica é considerada uma das energias mais limpas e fiáveis no leque de energias renováveis utilizáveis.O calor é trazido para perto da superfície, devido a movimentos da crosta terrestre, por intrusão de magma fundido e pela circulação de águas subterrâneas formando reservatórios de água quente sob grande pressão.

A Energia Geotérmica - Geotermal

No Brasil, a energia geotérmica é utilizada para fins de recreação, em parques de fontes termais, como Caldas Novas (GO) e Olímpia (SP). No entanto, nosso país não possui potencial geotérmico para produção de energia elétrica

Tema 4

Page 14: Unidade 3 e 4 pptx

Terremotos

Terremoto em Kobe (Japão, 1995). Vias férreas com deformações que mostram a natureza ondular da propagação sísmica. Esse terremoto causou muitos estragos,

apesar dos grandes cuidados antissísmicos nas infraestruturas do Japão.

CID

Os terremotos contribuem para a formação e a transformação do relevo, pois, dependendo da intensidade, podem soerguer terrenos ou provocar seu afundamento parcial.Os terremotos são causados pelo movimento das placas tectônicas, que vão acumulando tensão nas bordas até atingirem o limite de resistência da rocha, causando rupturas ou falhas.

Tema 4

Page 15: Unidade 3 e 4 pptx

Por quais motivos, quando ocorrem terremotos no Brasil geralmente eles são de

pequena magnitude?

Os terremotos de grande magnitude não ocorrem no território brasileiro porque este país está situado no centro da placa Sul-Americana. Existe a ocorrência de terremotos no território brasileiro, causados por desgastes na placa tectônica, promovendo possíveis falhas geológicas. Essas falhas, causadoras de abalos sísmicos, estão presentes em todo o território nacional, proporcionando terremotos de pequena magnitude; alguns deles são considerados imperceptíveis na superfície terrestre.

Os terremotos são fenômenos que podem ser causados por falhas geológicas, vulcanismos e, principalmente, pelo encontro de diferentes placas tectônicas. Portanto, as regiões mais vulneráveis à ocorrência dos terremotos são aquelas próximas às bordas das placas tectônicas.

Na América do Sul, os países mais atingidos por terremotos são o Chile, Peru e Equador, pois essas nações estão localizadas em uma zona de convergência entre as placas tectônicas de Nazca e a Sul-Americana.

Tema 4

Page 16: Unidade 3 e 4 pptx

Os tsunamis

Os tsunamis são ondas gigantes que podem se propagar em velocidades maiores que 800 km/h. São originadas pelos maremotos, ou seja, tremores que ocorrem no fundo oceânico

Terremoto no Índico de 2004 disparou uma sequência de tsunamis fatais em 26 de Dezembro de 2004, com vítimas fatais relatadas em mais de 285.000.

Tema 4

Page 17: Unidade 3 e 4 pptx

6º anoGeografia

Unidade 4 Temas 1 à 4

Continentes e Oceanos

Page 18: Unidade 3 e 4 pptx

.

O planeta Terra apresenta ambientes que permitem o desenvolvimento da vida. Eles são divididos em litosfera, hidrosfera e atmosfera, que, ao se relacionarem entre si, dão origem à biosfera. Esses ambientes estão em constante transformação e, por serem interdependentes, a modificação em um deles provoca alterações nos demais.

As diferentes esferas da TerraTema 1

Page 19: Unidade 3 e 4 pptx

A litosfera

A litosfera é a parte rígida da esfera terrestre, compreendendo a crosta e uma parcela superior do manto. Sua origem está associada ao processo de formação da Terra. Inicialmente, nosso planeta era muito quente, mas conforme foi se resfriando solidificou-se até ganhar uma camada sólida que o envolve até hoje.Essa camada é composta de duas partes distintas em razão de suas diferentes espessuras, constituição rochosa e forma: a crosta continental, que é a estrutura terrestre sobre a qual desenvolvemos nossas atividades, e a crosta oceânica, que é a do fundo dos oceanos, mais fina se comparada à crosta continental.

Tema 1

Page 20: Unidade 3 e 4 pptx

A atmosfera é a camada de gases que envolve a Terra. O ar, por sua vez, é a mistura de gases que constitui a atmosfera. Sua composição é de cerca de 79% de nitrogênio, 21% de oxigênio, 0,03% de gás carbônico e demais gases.

Importância da atmosfera:

• Regula a temperatura do nosso planeta, pois retém calor e mantém a superfície terrestre em temperatura ideal para o desenvolvimento dos seres vivos.

• Contribui para a existência de vida no planeta.• Utilizada pelos seres humanos para diferentes

finalidades, como o desenvolvimento das comunicações, o transporte aéreo, o esporte e o lazer

Tema 1

Page 21: Unidade 3 e 4 pptx

São elas:

• Troposfera: onde são formadas as nuvens• Estratosfera: onde ocorre a circulação de aviões.• Mesosfera: é uma camada muito fria, uma vez que

não possui nuvens e gases capazes de absorver o calor do Sol.

• Termosfera e Ionosfera: onde estão localizados estações e ônibus espaciais.

• Exosfera: é a parte externa da atmosfera, encontra-se no limite com o espaço sideral.

Os usos da atmosferaOs usos da atmosfera variam de acordo com as características do ar em sua extensão. Quanto mais alto, menor a quantidade de gases necessários para nossa respiração — o ar vai se tornando rarefeito.A atmosfera foi subdividida em camadas de acordo com suas propriedades.

Tema 1

Page 22: Unidade 3 e 4 pptx

A hidrosfera é a parte da superfície do nosso planeta que é coberta por água. A palavra hidro significa “água”, assim podemos entender a hidrosfera como a “esfera de água”. Os oceanos são responsáveis por 97,2% de toda a água, isso significa que cerca de 2/3 da superfície do planeta são cobertos por oceanos. Já as águas continentais possuem um percentual bem inferior, sendo encontradas nos rios, lagos (estado líquido), nas geleiras (estado sólido, que por sinal é a maior reserva de água doce), os aquíferos e lençóis freáticos.

Hidrosfera

Os seres humanos se apropriam da água para satisfazer suas necessidades e desenvolver atividades econômicas. A água que bebemos, por exemplo, vem de rios e reservatórios subterrâneos. Além disso, rios e oceanos são utilizados para o transporte de mercadorias e pessoas, favorecendo o comércio e o turismo.

Tema 1

Page 23: Unidade 3 e 4 pptx

Biosfera significa “esfera da vida”, ou seja, onde existe vida. É justamente na biosfera que acontecem as interações entre os seres vivos e esses com os elementos naturais em diferentes lugares do mundo, dessa forma cada região do planeta possui aspectos particulares de luminosidade, relevo, clima, vegetação, água entre outros. A biosfera é o agrupamento de todos os elementos naturais que favorecem e dão condições para a manutenção da vida no planeta.

BiosferaTema 1

Page 24: Unidade 3 e 4 pptx

Problemas ambientaisO crescimento das atividades industriais e a expansão do consumo humano são grandes responsáveis pelo estágio de degradação ambiental observado na Terra nos dias atuais.Entre os problemas ambientais, destacam-se:• a devastação de florestas por conta da exploração da madeira ou

por queimadas ou, ainda, para criar áreas destinadas à agropecuária;

• a enorme produção de lixo e as dificuldades para descartá-lo;• o uso desenfreado de produtos tóxicos na agricultura, que

agridem o ambiente;• o despejo de esgoto residencial e de rejeitos industriais em rios,

lagos, mares etc. • a perda de solos em razão de sua superexploração;• a poluição da atmosfera pelos gases tóxicos eliminados por

fábricas, veículos etc;• o aumento do gás carbônico na atmosfera, que contribui para a

elevação das temperaturas e, consequentemente, para o derretimento de geleiras e para a elevação do nível dos oceanos.

Tema 1

Page 25: Unidade 3 e 4 pptx

Desenvolvimento sustentável é “Atender às necessidades da atual geração, sem comprometer a capacidade das futuras gerações em prover suas próprias demandas.” Isso quer dizer: usar os recursos naturais com respeito ao próximo e ao meio ambiente. Preservar os bens naturais e à dignidade humana. É o desenvolvimento que não esgota os recursos, conciliando crescimento econômico e preservação da natureza.

Desenvolvimento sustentável

Tema 1

Page 26: Unidade 3 e 4 pptx

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em seu levantamento para os anos de 2013 e 2014, mapeou 621 reservas da biosfera em 117 países. Nesse levantamento, o Brasil apresentou seis reservas da biosfera:

• a Mata Atlântica, • o Cerrado, • o Pantanal, • a Caatinga, • a Amazônia Central e • a Serra do Espinhaço

As reservas da biosfera

Cerrado

Pantanal

Tema 1

Page 27: Unidade 3 e 4 pptx

Os continentesA superfície do nosso planeta apresenta porções de terras emersas em meio a oceanos e mares: os continentes e as ilhas. Os continentes são grandes porções de terras emersas limitadas por mares e oceanos. A configuração dos continentes é resultado da movimentação das placas tectônicas, que está relacionado com a história geológica do planeta Terra.

Levando em consideração aspectos culturais, históricos, econômicos e políticos, convencionou-se dividir as terras emersas em seis continentes: América, África, Europa, Ásia, Oceania e Antártida

Tema 2

Page 28: Unidade 3 e 4 pptx

AméricaÉ o segundo maior continente do mundo. Com uma área de cerca de 43 milhões de quilômetros quadrados, corresponde a 8,3% da superfície total. Localizada entre o oceano Pacífico e o Atlântico, a América inclui o Mar do Caribe e a Groenlândia, mas não a Islândia, por razões históricas e culturais. Formada por duas grandes massas de terra, unidas por uma faixa estreita, divide-se em três partes: do Norte, Central (englobando as nações do mar do Caribe) e do Sul. O continente reúne países marcados por grande diferenças econômicas. O Canadá e os Estados Unidos estão entre os países mais industrializados do mundo, possuem agropecuária moderna e ampla rede de serviços. Há países denominados de países em desenvolvimento como Brasil, Argentina e México, que possuem grande dinamismo econômico, mais a maior parte dos países do continente permanece com imensas dificuldades socioeconômicas.

Tema 2

Page 29: Unidade 3 e 4 pptx

A África é o terceiro maior continente do globo; apresenta cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados de área e concentra o maior número de países.O continente africano é o terceiro maior do mundo. É banhado a leste pelo Oceano Atlântico e a Oeste pelo Oceano Índico. Ao norte, é separado do continente europeu pelo Mar Mediterrâneo; e a nordeste, é separado da Ásia pelo Mar Vermelho e pelo Canal do Suez, localizado no Egito.Cortado pela linha do Equador, o continente possui grande parte de suas terras entre os trópicos de Câncer e Capricórnio. Essa localização influencia na diversidade de paisagens, como florestas, desertos e savanas, onde são encontrados grandes mamíferos (elefante, girafa, hipopótamo etc.).Rico em recursos minerais, o continente foi intensamente explorado pelos europeus durante os anos de submissão colonial e sofre as consequências disso até hoje.

ÁfricaTema 2

Page 30: Unidade 3 e 4 pptx

A Europa é um continente que apresenta costa bastante recortada. Possui cerca de 10 milhões de quilômetros quadrados de área e apresenta muitos mares e penínsulas.Ela é banhada, ao norte, pelo Oceano Glacial Ártico; a oeste, pelo Oceano Atlântico; e ao sul, pelos Mares Mediterrâneo e Negro.Apesar de não ser territorialmente muito grande quando comparada a outros continentes, a Europa possui uma grande diversidade linguística, étnica, cultural e religiosa.O continente possui um bloco econômico denominado União Europeia (UE), que integra 28 países e busca promover a livre circulação de pessoas e mercadorias, além de adotar o euro como moeda da maior parte de seus membros.

EuropaTema 3

Page 31: Unidade 3 e 4 pptx

A Ásia é o maior continente em área e em população. Possui cerca de 44 milhões de quilômetros quadrados e cerca de 60% da população mundial. Nele estão a China e a Índia, os países com maior número de pessoas no mundo. A Ásia é banhada pelo Oceano Glacial Ártico ao norte, pelo Oceano Índico ao sul, pelos Mares Vermelho, Mediterrâneo e Negro a oeste e pelo Oceano Pacífico a leste e sudeste..O sul, o sudeste e o extremo leste asiáticos são áreas muito instáveis do ponto de vista geológico, com ocorrência de vulcões ativos, terremotos e formação de ondas gigantes, os tsunamis. A atividade tectônica do continente contribui para a formação da maior cadeia montanhosa do mundo, o Himalaia, onde se encontra o Monte Everest, com altitude de 8.848 metros.

ÁsiaTema 2

Page 32: Unidade 3 e 4 pptx

A Oceania é o menor continente do planeta Terra em área, com cerca de 9 milhões de quilômetros quadrados de terras emersas.É formada pela Austrália (país constituído pelo continente australiano, pela Ilha da Tasmânia e por outras ilhas menores nas proximidades da porção continental), pela Nova Zelândia (país insular) e por muitas outras ilhas que constituem países independentes ou territórios europeus e estadunidenses, subdividas em três grupos: Melanésia, Micronésia e Polinésia

OceaniaTema 2

Page 33: Unidade 3 e 4 pptx

A Antártida (ou Antártica) possui cerca de 13 milhões de quilômetros quadrados de área. É o continente do extremo sul do planeta Terra, onde se localiza o Polo Sul e onde se registrou a mais baixa temperatura da superfície terrestre: –89,2 °CA Antártida apresenta paisagem branca, não possui população nativa nem população fixa. As pessoas que lá transitam são cientistas, militares, técnicos ou turistas e permanecem nesse local temporariamente.

O continente gelado é muito rico em minerais, como ferro e ouro. Possui enormes geleiras, que são reservatórios de água doce no estado sólido e é habitado por uma fauna adaptada às baixas temperaturas, a exemplo dos pinguins. Por meio do Tratado Antártico as reivindicações de países sobre o direito de posse e exploração econômica do território antártico foram suspensas; ficaram permitidas apenas as pesquisas científicas.

AntártidaTema 2

Page 34: Unidade 3 e 4 pptx

As ilhasIlha é uma porção de terra firme e emersa, cercada de água por todos os lados, seja por oceano, mar, lago ou rio. Pode apresentar dimensões pequenas ou grandes.Arquipélago é um conjunto de ilhas próximas umas das outras. Elas podem ser habitadas por população ou não. Veja na ilustração abaixo, o processo de formação de algumas ilhas nos oceanos

Tema 3

Page 35: Unidade 3 e 4 pptx

Tema 3

Os oceanos são porções de água que ocupam as principais e mais amplas depressões do relevo do planeta. Trata-se, portanto, de um imenso conjunto de água misturada com outros elementos, principalmente os sais minerais, e que circunda as áreas formadas pelas terras emersas, o que inclui ilhas e continentes. Existem quatro oceanos: Pacífico, Atlântico, Índico e Glacial Ártico.Assim como a superfície dos continentes, o fundo dos oceanos também possui diferentes formas, com destaque para as extensas cadeias montanhosas, denominadas dorsais, e para as áreas rebaixadas e aplainadas, chamadas de planícies abissais.

Os oceanos

Relevo Submarino

Page 36: Unidade 3 e 4 pptx

As águas quentes das proximidades do Equador movem-se em direção aos polos, ao passo que as águas frias são deslocadas no sentido contrário, dos polos para o Equador. Essa dinâmica distribui o calor pela superfície da Terra e estabelece a dinâmica climática. Veja o mapa ao lado.

As águas oceânicas estão em constante movimento por influência da rotação da Terra. Somadas a ela, as diferenças de temperatura e salinidade das águas provocam o deslocamento de massas de água nos oceanos, conhecidas como correntes marítimas. Esses movimentos interferem nas condições climáticas de todo o mundo, podendo ocasionar, nos continentes, períodos de secas ou chuvas, além de influenciar nas médias de temperatura.

Tema 3

Page 37: Unidade 3 e 4 pptx

Oceano PacíficoLocalizado entre a Ásia, a Oceania e a América, é o maior oceano e cobre cerca de um terço da superfície terrestre. É, também, o mais profundo, alcançando 11.000 metros de profundidade na Fossa das Marianas, localizada nas proximidades das ilhas da Micronésia, ao norte da Austrália.Em torno do Pacífico existe uma área de instabilidade geológica chamada Círculo de Fogo. Nesse arco, ocorrem terremotos e tsunamis e formam-se ilhas vulcânicas e cadeias montanhosas submarinas.

Tema 3

Page 38: Unidade 3 e 4 pptx

Localizado entre a América, a África e a Europa, é o segundo maior oceano do mundo; divide-se em Atlântico Norte e Atlântico Sul e é o que banha o maior número de países e territórios. Em razão do grande fluxo de navegação e de comunicação entre a Europa e a América, o Atlântico assumiu, historicamente, grande importância estratégica.No meio do Oceano Atlântico, de norte a sul, há uma ampla cordilheira submarina, a Dorsal Atlântica. Há ocorrência de ilhas vulcânicas nessa área, como a Islândia, país insular europeu no Atlântico Norte

Oceano AtlânticoTema 3

Page 39: Unidade 3 e 4 pptx

Localizado entre a África, a Ásia e a Oceania, é o terceiro maior do mundo e tem sua maior parte localizada no Hemisfério Sul. O Índico é a saída de muitos navios petroleiros do Oriente Médio (Ásia) para o resto do mundo.

Oceano Índico

Ilhas Maldivas – Oceano Índico

Tema 3

Page 40: Unidade 3 e 4 pptx

Fazem parte do Oceano Ártico territórios como Rússia, Alasca, Canadá, Groenlândia, Islândia e península Escandinava.Suas águas são oriundas do Oceano Atlântico e Pacífico, que são interligados por meio do estreito de Bering. O Oceano Ártico detém uma profundidade de aproximadamente 5.000 metros, suas águas permanecem congeladas o ano todo.Gigantes blocos de gelo flutuantes, os icebergs, dificultam a navegação pelo Ártico. Seu recente degelo, em decorrência do aquecimento das águas, tem aberto novas rotas de navegação e acelerado a exploração econômica na região.

Oceano Glacial ÁrticoTema 3

Page 41: Unidade 3 e 4 pptx

Mont Saint-Michel - França

O fenômeno das marés surge a partir da influência dos astros, Sol e Lua, que provocam uma força de atração sobre a Terra. Quando as águas se encontram em um nível mais elevado em relação ao litoral, chamamos de maré alta e quando o mesmo diminui, denominamos de maré baixa.

As marésTema 3

Page 42: Unidade 3 e 4 pptx

As maiores oscilações das marés ocorrem

quando a Terra, a Lua e o Sol estão alinhados, ou seja, durante a Lua

Nova e a Lua Cheia

Tema 3

Page 43: Unidade 3 e 4 pptx

Os mares são massas de água salgada que frequentemente estão próximos do continente às margens dos oceanos, e diferem dos oceanos pela sua localização, extensão, profundidade, coloração e salinidade.

Os maresTema 3

Page 44: Unidade 3 e 4 pptx

Costeiros ou abertos:Localizados nas costas litorâneas, eles possuem ligação direta com os oceanos ou outros mares, podemos citar como exemplos de mares abertos/costeiros o Mar do Japão, Mar da China, Mar de Omã e Mar de Bering.

Fechados ou isolados:Como o próprio nome sugere, são mares que não possuem ligação com oceanos ou outros mares, e sofrem assim influência direta do continente. O Mar Cáspio e o Mar Morto são exemplos de mares do tipo isolado/fechado.

Tipos de MaresTema 3

Page 45: Unidade 3 e 4 pptx

Interiores ou continentais:

Também pode ser chamados de mediterrâneos, eles estão ligados com outros mares ou oceanos por canais ou estreitos, como por exemplo o Mar Vermelho, Mar Mediterrâneo e Mar Negro.

Tema 3

Page 46: Unidade 3 e 4 pptx

Usos dos oceanos e mares

Exploração econômicaOs oceanos e mares são utilizados para o sustento e o desenvolvimento das sociedades humanas. Aproximadamente 45% da população mundial concentrara-se em áreas costeiras ou junto a rios

Sais marinhos

Tema 4

Page 47: Unidade 3 e 4 pptx

A pescaA pesca é uma das mais antigas atividades humanas e pode ser classificada em artesanal e industrial.

Pesca artesanal: É um modo de extração do alimento que pode ou não utilizar embarcações, sendo que quando ocorre o uso de embarcações (menores que 8 metros), estas são embarcações pequenas que não se utiliza de sistema de bordo para conservação do pescado, sendo que a autonomia desses barcos é reduzida. A área de atuação pesqueira fica limitada à áreas costeiras (rios, lagos, lagoas, estuários, enseadas, baías e praias). A extração do recurso pesqueiro fica limitada localmente, sendo que o recurso não é processado.

Pesca industrial: A pesca industrial utilizará de embarcações (maiores que 8 metros) de médio e grande porte, com grande autonomia de mar, podendo ficar alguns dias a meses em busca do recurso pesqueiro, possuem a bordo sistemas de conservação do pescado, podendo se utilizar de diversas áreas para a extração de seu recurso pesqueiro. Quando o pescado é desembarcado, podem ser distribuídos a diversas áreas de comércio, inclusive exportação.

Tema 4

Page 48: Unidade 3 e 4 pptx

Obtenção de energia

Apesar de terem altos custos de produção ou serem mecanismos alternativos em experimentação, pode-se obter energia limpa e renovável dos oceanos e mares a partir da movimentação de suas águas por:

• ação das ondas;• oscilação das marés, conhecida como energia

maremotriz;• diferença térmica entre as águas quentes superficiais

e as águas frias mais profundas.

Energia das ondas

Energia das marés

Tema 4