unid 4-ativ-3 b-juvercina

6
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC UNIDADE 4: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA. CURSISTA: Juvercina de Sousa Santos AUTORA: MARIA DA PAZ PINTO DE SOUSA BARBOSA CO-AUTORAS: Maria Beatriz Braga Mendonça Maria da Paz Pinto de Sousa Barbosa Maria Beatriz Braga Mendonça Carilene Coelho de Souza Campos Juvercina de Sousa Santos Doralice Jacinto da Silva Neuza Cândida da Silva Maria Fé da Silva Souza Geija de Araújo Medeiros Fortunato ATIVIDADE 3: PENSANDO SOBRE AS POSSÍVEIS MUDANÇAS UNIDADE ESCOLAR: ESCOLA MUNICIPAL JK TUTORA: Ildeny Alves da Costa DATA: 22/10/2010 Dados da Aula O que o aluno poderá aprender com esta aula Refletir sobre o meio ambiente do seu município e do Estado do Tocantins. Conhecer a história e a geografia do seu município e do seu estado. Visitar e saber a história e a geografia dos pontos turísticos de Palmas Duração das atividades 4 aulas de 50 minutos

Upload: helgass

Post on 23-Jun-2015

464 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Unid 4-ativ-3 b-juvercina

CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICUNIDADE 4: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA.CURSISTA: Juvercina de Sousa SantosAUTORA: MARIA DA PAZ PINTO DE SOUSA BARBOSACO-AUTORAS: Maria Beatriz Braga Mendonça

Maria da Paz Pinto de Sousa Barbosa

Maria Beatriz Braga Mendonça

Carilene Coelho de Souza Campos

Juvercina de Sousa Santos

Doralice Jacinto da Silva

Neuza Cândida da Silva

Maria Fé da Silva Souza

Geija de Araújo Medeiros Fortunato

ATIVIDADE 3: PENSANDO SOBRE AS POSSÍVEIS MUDANÇAS UNIDADE ESCOLAR: ESCOLA MUNICIPAL JK TUTORA: Ildeny Alves da Costa

DATA: 22/10/2010

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Refletir sobre o meio ambiente do seu município e do Estado do Tocantins.

Conhecer a história e a geografia do seu município e do seu estado. Visitar e saber a história e a geografia dos pontos turísticos de Palmas

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Foram trabalhadas questões relativas à cidadania, meio ambiente, história do município de Guaraí e do Estado do Tocantins através da vivencia dos próprios alunos e depois iniciar a pesquisa na internet para um maior aprofundamento do tema, preparação de islaid em Power Point, digitação de produções de textos dos próprios alunos no Word.

Estratégias e recursos da aula

Page 2: Unid 4-ativ-3 b-juvercina

Estas aulas proporcionarão uma melhor conscientização quanto ao valor e a importância da geografia e da história do município de Guaraí e do Estado do Tocantins. Infelizmente o nosso meio ambiente está um caos e nada melhor do que começar por nós mesmo, pelo nosso município e Estado, assim também conhecendo a situação política a cultura e tudo que envolve a geografia e a história para depois conhecer o Brasil.

É importante fazer estudos, porque são temas interligados de suma importância ao aluno quando almejamos um país mais justo e humanizado.

 

História do município de Guarai

O surgimento da Belém-Brasília tornou-se tão intensa no norte goiano que em pouco tempo,o povoado Guará ultrapassou a cidade de Tupirama as margem do rio Tocantins, tornado-se mais importante e determinando assim a transferência da sede do Município de Tupirama para Guará, através da Lei Estadual Nº 1.177 de 05 de fevereiro de 1968. A mudança de local aconteceu em 11 de abril de 1970 e o local (Guará) foi batizado com o nome de GUARAÍ que significa “LOBO PEQUENO” (na língua indígena, Tupi-guarani, Guará significa Lobo, acrescido do sufixo). No ano de 1970, Guaraí já contava com uma população residente de 13.222 habitantes, sendo 2.144 na sede e 11.078 na zona rural. A data oficial de aniversário do município é comemorada no dia 11 de abril. A festa religiosa da cidade é celebrada anualmente no dia 29 de junho, em homenagem a São Pedro, Padroeiro da cidade.Os alunos estudaram a história e a geografia atual através de pesquisa de campo.

Estudando o Tocantins

Foram muitos os homens que lutaram para o acontecimento da criação deste Estado. Portanto devem ser inseridos na história e na geografia e levados ao conhecimento público, pois se trata de uma luta secular. Hoje o Estado apresenta uma geografia diferente de alguns anos atrás fruto da ação do homem sendo importante refletirmos para cada um fazer a sua mudança no meio ambiente , político e social.

(A teorização dependerá também da estrutura curricular trabalhada pelo professor. O professor poderá fazer ligação com a estrutura: organizações políticas e administrações urbanas).

Page 3: Unid 4-ativ-3 b-juvercina

O professor iniciará a aula fazendo alguns questionamentos, tais como:

O que vocês sabem sobre a história de Guaraí? Como está o meio ambiente de Guaraí? O que vocês sabem sobre a história do Tocantins? O que vocês já ouviram falar sobre as cidades mais velhas do nosso

Estado? Vocês conhecem os pontos turísticos de Palmas capital do Tocantins?

Registrar o que os alunos já sabem e procurar direcionar os conteúdos objetivando esclarecer o que ainda não compreendem bem, ou o que gostariam de saber mais.

Conhecer a história do Brasil e importante, mas não deixar de conhecer também de conhecer a história e a geografia do nosso município e do nosso estado. Existem uma interligação de assuntos. Como devemos contribuir com o nosso município e nosso estado com relação ao meio ambiente, e a conscientização da democracia.

 1ª atividade:

Esta aula foi iniciada no laboratório de informática após a professora instigar os conhecimentos dos alunos. Em seguida houve uma pesquisa feita pelos alunos no google terra para aprofundar o conhecimento de geografia e da historia de Guaraí e do Estado do Tocantins.Com este estudo os alunos fizeram em pequenos grupos produções de textos coletivas utilizando diferentes gêneros.

2ª atividade:

Os alunos foram divididos em grupos, dois a dois em cada computador, para preparar o texto em islaid no Power Point que foi usado no seminário e concluíram seus textos coletivos em que ambos os alunos interagiram entre si e ao mesmo tempo com o computador utilizando o Word para uma montagem de um livro com ações referente estas aulas.

Page 4: Unid 4-ativ-3 b-juvercina

3ª atividade: 

Após a pesquisa no computador foi preparado o seminário em poew pont para a realização da exposição do tema para os demais alunos da unidade escolar. Quanto às redações foram corrigidas em sala de aula trocando os textos entre os alunos para identificar os erros dos colegas. Netas ações realizadas os alunos confeccionaram a bandeira do município de Guaraí e do Estado do Tocantins utilizando o Paint

4ª atividade: 

O s alunos apresentaram o seminário utilizando o projetor de multimídia com o uso do noot book e o uso do microfone. Neste seminário foram lidos pelos alunos os textos produzidos por eles mesmos.

5ª atividade: 

Foi realizada uma viagem a Palmas com todos os alunos da Educação de Jovens e Adultos. Nesta viagem foi usada pelos professores e alunos máquina fotográfica para registrar os pontos turísticos da cidade.

Meio ambiente Pontos turísticos da capital do Tocantins O desenvolvimento do Estado do Tocantins em relação ao antigo norte

goiano Cultura; Resgatar a história dos antigos moradores do município Interagir com o computador, projetor de multimídia e a máquina

fotografia

O professor poderá solicitar ainda, após debate, que os alunos redijam um texto a partir da questão: Em sua opinião, nossa sociedade provoca existe muito descuido tem fome de que?

Recursos complementares

Page 5: Unid 4-ativ-3 b-juvercina

http://www.ojornal.net/ojornal/index.php?option=com_content&task=view&id=687&Itemid=25

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tocantins

http://www.tipoalfa.com.br/gua/editorial/2/1897/historia-de-guarai

Avaliação

A avaliação deverá ser realizada durante todo o processo, observando a participação dos alunos, bem como a realização das atividades. Para isso, indicamos alguns critérios:

Participar das discussões sempre que esta solicitar expressão oral; Capricho e criatividade na construção da pesquisa; Trabalho colaborativo, sugestão de idéias, criatividade e integração com o

grupo; Participação efetiva na construção do plano de ação do candidato, sugerindo ao

menos uma situação concreta a ser realizada por ele.