ativ 2 6_slide_ipe

11
PARCERIA: - MEC / SEDUC / UNDIME / Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC Cursista: Maria da Paz Câmara Gomes Tutora: Suely Aparecida da Silva Borba Unidade: 2 Atividade: 2.6 Planejando uma atividade com hipertexto ou internet

Upload: mariadapazgomes

Post on 29-Jul-2015

98 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ativ 2 6_slide_ipe

PARCERIA: - MEC / SEDUC / UNDIME /Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC

Cursista: Maria da Paz Câmara Gomes Tutora: Suely Aparecida da Silva BorbaUnidade: 2 Atividade: 2.6

Planejando uma atividade com hipertexto ou internet

Page 2: Ativ 2 6_slide_ipe
Page 3: Ativ 2 6_slide_ipe

O ipê (1), amarelo é a árvore brasileira mais conhecida e mais cultivada e, sem dúvida nenhuma, a mais bela, considerada a árvore símbolo do Brasil. É na verdade um complexo de nove ou dez espécies com características mais ou menos semelhantes, com flores brancas, amarelas ou roxas. Não há região do país onde não exista pelo menos uma espécie dele, porém a existência do ipê (2) em habitat natural nos dias atuais é rara entre a maioria das espécies (LORENZI, 2000).

Page 4: Ativ 2 6_slide_ipe

No início da primavera, as árvores desta espécie proporcionam um belo espetáculo com sua bela floração na arborização de ruas em algumas cidades brasileiras. São lindas árvores que embelezam e promovem um colorido no final do inverno. Quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade da florada. Durante o inverno, as folhas do ipê-amarelo caem e a árvore fica completamente despida.

Page 5: Ativ 2 6_slide_ipe

Originária do Brasil é a espécie de ipê mais utilizada em paisagismo. Infelizmente, a espécie é considerada vulnerável quanto à ameaça de extinção. Família: Bignoniáceas. Luminosidade: sol pleno. Porte: Pode chegar a 8 metros de altura. Clima: quente e úmido. Copa: rala, com diâmetro um pouco maior que a metade da altura. Propagação: Sementes. Solo: fértil e bem drenado. Podas: recomendam-se apenas podas de formação.

Page 6: Ativ 2 6_slide_ipe

Aspectos Ecológicos

O ipê-amarelo é uma espécie de planta adaptada ao crescimento em ambiente aberto ou exposto à luz direta. Perde as folhas em determinada época do ano. Pertence ao grupo das espécies secundárias iniciais (DURIGAN & NOGUEIRA, 1990).

Page 7: Ativ 2 6_slide_ipe

ReproduçãoA queda das folhas coincide com o período de floração que se inicia no final de agosto, podendo ocorrer alguma variação devido a fenômenos climáticos. A espécie floresce no final do inverno e é influenciada pela intensidade do mesmo. Quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade da florada do ipê amarelo. As flores por sua exuberância, atraem abelhas e pássaros, principalmente beija-flores que são importantes agentes polinizadores. Segundo CARVALHO (2003), a espécie possui como vetor de polinização a abelha mamangava (Bombus morio).

Page 8: Ativ 2 6_slide_ipe

As sementes são dispersas pelo vento. A planta frutifica nos meses de setembro, outubro, novembro, dezembro, janeiro e fevereiro, dependendo da sua localização. Em cultivo, a espécie inicia o processo reprodutivo após o terceiro ano.

Page 9: Ativ 2 6_slide_ipe
Page 10: Ativ 2 6_slide_ipe

IMPORTANTE:

Organizar para o desenvolvimento da aula: Dicionários, livros, e pesquisa na internet.

Page 11: Ativ 2 6_slide_ipe