unicred - jornal

12
Informativo Unicred Fortaleza | 12ª Edição | Janeiro 2011 Crédito Especial 2011 Cooperados têm até 6 mil reais disponíveis de empréstimo para ajudar, neste começo de ano, com matrícula escolar, IPVA, IPTU. Pág. 12. Fiat Lux Como se opera o crescimento da Unicred Fortaleza, maior Cooperativa de médicos e profissionais de saúde do Nordeste brasileiro. Pág. 2. AGE de outubro/2010 Em cumprimento a exigências do BACEN, cooperados votam mudanças no Estatuto, permitindo novas modalidades de associação à Cooperativa. Pág. 5. Confira nesta edição! Novo cooperado UNICRED Antônio de Pádua Chaves, presidente do SINDIVANS e da COOTRAPS, conta que “O Cooperativismo é fenomenal”. Pág. 6. Para atender as expectativas dos cooperados, proporcionando mais conforto e comodidade a todos. i d mais conforto e comodidade a todos. Página 3. Na solenidade de inauguração do novo espaço, a Célula de Arte e Cultura promoveu o lançamento do livro “Turma da Bem-Aventurança” e do CD “Velhos Tempos, Belos Dias...”, dos alunos do Curso de Medicina da UFC de 1965.

Upload: simmetria-comunicacao

Post on 10-Mar-2016

252 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

UNICRED - JORNAL n12

TRANSCRIPT

Page 1: UNICRED - JORNAL

1www.unicredfortaleza.com.br |www.

Informativo Unicred Fortaleza | 12ª Edição | Janeiro 2011

Crédito Especial 2011Cooperados têm até 6 mil reais disponíveis de empréstimo para ajudar, neste começo de ano, com matrícula escolar, IPVA, IPTU. Pág. 12.

Fiat LuxComo se opera o crescimento da Unicred Fortaleza, maior Cooperativa de médicos e profi ssionais de saúde do Nordeste brasileiro. Pág. 2.

AGE de outubro/2010Em cumprimento a exigências do BACEN, cooperados votam mudanças no Estatuto, permitindo novas modalidades de associação à Cooperativa. Pág. 5.

Confi ra nesta edição!Novo cooperado UNICREDAntônio de Pádua Chaves, presidente do SINDIVANS e da COOTRAPS, conta que “O Cooperativismo é fenomenal”.Pág. 6.

Para atender as expectativas dos cooperados, proporcionando mais conforto e comodidade a todos.i d mais conforto e comodidade a todos.

Página 3.

Na solenidade de inauguração do novo espaço, a Célula de Arte e Cultura promoveu o lançamento do livro “Turma da Bem-Aventurança” e do CD “Velhos Tempos, Belos Dias...”, dos

alunos do Curso de Medicina da UFC de 1965.

015897 - UNICRED - JORNAL n12_EXP.indd 1015897 - UNICRED - JORNAL n12_EXP.indd 1 17/01/2011 14:22:4117/01/2011 14:22:41

Page 2: UNICRED - JORNAL

2 | Informativo Unicred Fortaleza22 || InInfoformrmatativivoo UnUnicicreredd FoFortrtalalezezaa2222 ||| III fff ttiii UUU iii ddd FFF tt lll

Ao iniciar o ano somos intuitivamente levados a analisar o ano velho e formularmos planos para o ano novo. Esta observação nos lembra o movimento translacional da Terra e sua inclinação em relação com a elipse percorrida.

Para nós do Hemisfério Sul, a Terra alcança sua inclinação máxima de 23º 27’ aos 21 de dezembro, o dia mais longo do ano. É uma dádiva divina, um dia maior é concedido para que os homens tenham mais tempo para a consecução de seus planos.

Nós, que fazemos a Unicred Fortaleza, procuramos remir o tempo e aproveitar as oportunidades, o que resultou no excelente crescimento da Cooperativa, sendo hoje a maior Cooperativa de médicos e demais profi ssionais de saúde do nordeste brasileiro.

As nossas sobras cresceram mais de 25% em relação a 2010, superando os 10 milhões de reais, e fomos classifi cadas pelo Banco Central na categoria de “Cooperativa especial” por superarmos os 200 milhões de reais de ativos, fato ocorrido em dezembro de 2010.

No mês de dezembro, dias 22 a 24, ocorre o solistício de verão – é como que o sol parasse; de fato é a inclinação da Terra que começa a virar na direção Norte. São três dias de descanso da jornada anual, dias de traçar novos planos. Assim o fi zemos aqui na Unicred Fortaleza. Iremos lançar o inédito programa de relacionamento do cooperado com a bonifi cação de pontuação; iremos melhorar a comunicação com o cooperado através das mídias sociais e ampliar a rede de atendimento ao cooperado.

O dia 25 de dezembro representa o nascimento de Cristo exemplo maior de trabalho em equipe e cooperação ao escolher não os mais capacitados, mas em capacitar os escolhidos. Em 2010 foi o ano que se lançou um grande programa de capacitação dos cooperados com duas mil vagas e 51 cursos via web.

Seguindo-se ao solistício de Dezembro, o sol move-se alto em direção ao equador com os dias mais longos que as noites, disponibilizando-se mais luz e energia a todas as pessoas. O zênite se aproxima no equinócio de 21 de março. Este é o mês das chuvas, é o mês da esperança e das bênçãos para os nordestinos. No Cooperativismo, é o mês da prestação de contas, da distribuição das sobras, da renovação do quadro social onde nascem novas lideranças e o ciclo democrático tem continuidade.

Porém, o mais importante a se dizer neste início de ano é que, sem a sua confi ança, cooperado, nada disso seria possível. Se hoje temos credibilidade foi porque você acreditou na sua Unicred Fortaleza, na Diretoria, no seu gerente e, principalmente, na sua importância dentro do quadro social da Cooperativa.

Sim, porque a Unicred Fortaleza é sua! E para ser dono de uma Cooperativa de crédito, você primeiro acreditou. Depois, investiu. E agora colhe os frutos do seu investimento. Que bela maneira de receber o ano novo, não é mesmo?

Enquanto isto, “fi at lux” - haja luz. Luzes! Nazareno Sampaio.

Conselho Administrativo: José Nazareno de Paula Sampaio, José Hegel Nóbrega de Almeida, José Tomaz de Lima, Francisco Ary Vieira Sobral, Francisco Walter Frota de Paiva, Francisco Ney Lemos, César Augusto da Mesquita Juaçaba, Jackson Augusto Gondim Oliveira, Antônio Eusébio Teixeira Rocha, Rômulo César Costa Barbosa, Darival Bringel de Olinda, Glauco Kleming Florêncio da Cunha.Conselho Fiscal: Roberto Augusto Freitas Alencar, Fernando Pequeno Holanda, Sandro Salgueiro Rodrigues, Vicente Aguiar, Djacir Freire de Figueiredo, Pedro Rogério Teixera Júnior. Superintendente: Leandro Rodrigues Martins. Gerente de Controladoria: Josinewton Josino Jr. Coordenador de Marketing: Laísa Pimentel Diagramação: Sullivan Rodrigues. Impressão: Expressão Gráfi ca e Editora. Jornalista Responsável: Tarcísio Matos MTB/CE 758. Tiragem: 6.000 exemplares. Revisão: Julyta Albuquerque. Reportagem: Julyta Albuquerque e Nayara Frota. Agências: Sede : Av. Dom Luís, 300 – Loja 166. | Fone/Fax.: 4012.1100/ 4012.1122 | CEP: 60160-230 Fortaleza – CEAGÊNCIA HARMONY CENTER | Av. Dom Luís, 1233 – Loja 05. | Fone/Fax: 3486.6373 / 3486.6370 | CEP: 60160-230 Fortaleza – CEAGÊNCIA HRU (Hospital Regional Unimed) | Av. Visconde do Rio Branco, 4000 | Fone/Fax: 3272.9008 | CEP: 60005-172 Fortaleza – CEAGÊNCIA UNIMED | Rua João Cordeiro, 1155, lojas 02, 03 e 04. | Fone/fax: 3226-0974

Adriano Oliveira do Nascimento

“Ser humilde é bom demais!”

Adriano Oliveira do Nascimento, 31 anos, acaba de dar signifi cativo salto profi ssional: foi promovido a Assistente de Gerente da Agência do Harmony Center. Há 9 anos na Unicred, foi por 8 anos um caixa comprometido e amigo dessa Agência.

Sobre o apoio recebido, Adriano, diz que recebeu ligações e mensagens de congratulações:”muitos se ofereceram para me ajudar no que fosse preciso”.Casado, o pai de Milena, de 4 anos, está no 5 º semestre de Administração de Empresas da Faculdade Christus. É apaixonado por pesca, considera-se“bem-

humorado e feliz”. Conheça um pouco mais sobre o novo Assistente de Gerência da Unicred Fortaleza.

Como você se tornou caixa da Unicred?Antes de chegar aqui, fui caixa de supermercado. Depois passei a trabalhar na Unicred como terceirizado. Fiz uma seleção e fui efetivado como

caixa da Agência.

Sobre a nova experiência na Assistência da Gerência?Eu já almejava isso, me preparei e fi z a certifi cação do CPA 10 da ANBID, exigência do Banco Central.Sempre tive uma amizade muito boa com os cooperados, ainda como caixa, e gostava muito de ajudar as pessoas. Eu estou muito feliz nessa nova função.

Qual trabalho desenvolve como Assistente de Gerente?Desenvolvo análise de propostas de associação de novos cooperados, além de selecionar produtos que melhor se adequem às

suas necessidades. A receptividade dos cooperados nessa minha nova função foi muito gratifi cante.

Uma mensagem aos colegas.”Ser humilde com os colegas é uma cortesia; com os inferiores é uma nobreza” (Benjamin Franklin). Eu acho que essa

mensagem diz bastante sobre o sentido da Unicred e com o sentido do acolhimento que eu tive. Nós temos que levar a humildade a tudo que fi zermos. E vejo isso nos diretores, isso me inspira. Ser humilde é bom demais!

Edito

rial

Expe

dien

teFiat Lux

Colaborador Cooperado

Antes de chegarcaixa da Agên

Sobre a Eu já almSempre tnessa n

Q

015897 - UNICRED - JORNAL n12_EXP.indd 2015897 - UNICRED - JORNAL n12_EXP.indd 2 17/01/2011 14:23:1217/01/2011 14:23:12

Page 3: UNICRED - JORNAL

3www.unicredfortaleza.com.br |

Mais conforto e comodidade para os cooperadosUnicred Fortaleza reforma e amplia Agência Sede

A Unicred Fortaleza reformou e ampliou sua Agência Sede, no Shopping Avenida (Av. Dom Luís, 300 Sala 166 – Meireles), para proporcionar aos cooperados

mais conforto e comodidade. A solenidade de inauguração do novo espaço, na noite de quinta-feira (16/12), contou com a presença de cooperados, presidentes de Cooperativas e convidados em geral. A Casa lotou.

Na ocasião, a Célula de Arte e Cultura promoveu mais um evento. Foram lançados o livro “Turma da Bem-Aventurança”, dos alunos do Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará de 1965, obra coordenada por Maria Sílvia Sucupira e Vladimir Távora Cruz (apresentação do professor Antero Coelho Neto), e o CD “Velhos Tempos, Belos Dias...”.

Na saudação aos presentes, o diretor-presidente Nazareno Sampaio fez referência aos auspiciosos números expostos pelos diretores Hegel Nóbrega e Tomaz de Lima e aludiu ao que chamou de “encontro casual entre as Ciências Exatas e Humanas”, referindo-se aos eventos ali reunidos, interligados e complementares.

De um lado, a obra palpável de engenharia representada pela nova Agência daquela que é “a principal instituição fi nanceira do cooperado”; de outro, a emoção do encontro dos alunos da Turma da Bem-Aventurança (fator intangível). “Ainda mais transcendental torna-se esta reunião por vivermos a época natalina, a superioridade humana através do amor”, completou.

“E como a Cooperativa é uma sociedade de pessoas, pela transformação do que é material (moeda) em felicidade, o encontro desta noite, último do gênero no ano que fi nda, torna-se ainda mais signifi cativo. Sendo Deus a medida da perfeição e da bondade, a ampliação da Sede, os 45 anos da Turma citada e o Natal não poderiam ser obras do acaso”, fi nalizou Nazareno.

As apresentações (do Livro à Sede)

O diretor administrativo Tomaz Lima abriu o encontro, dividindo a programação em três módulos. O lançamento do livro seria o primeiro; o segundo módulo,

o lançamento do CD “Velhos Tempos, Belos Dias...”; o descerramento da placa comemorativa à reforma e ampliação da Sede encerraria as atrações da noite.

Profunda emoçãoEm sua apresentação, o professor Antero Coelho Neto, “cheio de serotonina” (neurotransmissor),

contou da enorme satisfação de ali encontrar “alunas e alunos, doutoras e doutores”. De logo revelou que durante anos dedicou-se aos estudos das emoções profundas, e na Unicred estava para falar de uma obra que trata, sim, de fortes emoções. Discorreu sobre o homem que chora, qualidade de vida, amor. Revelou que cada vez mais admira a beleza feminina. “As mulheres me dão lições”. Ressaltou a presença de médicos escritores no evento.

Duplos parabénsO presidente do Sistema OCB/SESCOOP-CE, João Nicédio Alves Nogueira, parabenizou a Unicred

pelo exemplo de Cooperativa de crédito e pela nova Sede. Falou que o Cooperativismo é o conjunto de princípios e valores e concluiu: “O princípio da intercooperação faz-se presente nesta cerimônia, através dos ramos Transporte, Saúde, Especialidades Médicas. Demais, essa Sede é um exemplo da seriedade com que a Cooperativa é gerida”.

Os números da UNICRED FortalezaHegel Nóbrega disse do orgulho de inaugurar-se a nova Sede, “ampla, bonita”, a forma “efi ciente

e austera” com que o trabalho foi realizado, na perspectiva de facilitar e otimizar o trabalho dos colaboradores e, assim, proporcionar conforto e tornar o atendimento aos cooperados mais dinâmico e efi caz. Enfatizou que o Cooperativismo não visa ao lucro (seus resultados são repartidos com os cooperados). “Aqui, a união faz a força”.

Contou sobre a origem do Cooperativismo e destacou números da UNICRED Fortaleza, fundada em 1993. Hoje, decorridos 17 anos, a Cooperativa está fi rmada no cenário nacional. “Entre as 1.394 coirmãs, estamos no 39º lugar do ranking”. O crescimento da Cooperativa em 2010 foi de 30%, com os depósitos à vista somando R$ 27 milhões. “Crescemos 35% nos depósitos a prazo. Passamos dos R$ 122 em depósitos. Nossos ativos totais perfazem R$ 200 milhões. Em 2010, acumulamos R$ 10 milhões em sobras. Enfi m, somos grandes para o Banco Central”, fi nalizou Hegel Nóbrega.

“A palavra é amor”Coordenador do livro “Turma da Bem-Aventurança”, o médico Vladimir Távora, dizendo-se

“hipercinético”, visivelmente emocionado, disse que valeu à pena publicar esses fatos e causos ali enfeixados. Confi denciou que muito deve ao Dr. Ocean Aguiar, que o ensinou a ser médico e ser humano. “A palavra é amor; amar a vida, vamos amar”.

Vladimir agradeceu às empresas que apoiaram a publicação e, em nome dos bem-aventurados colegas da turma de 1965, fechou o discurso, citando o poeta português Fernando Pessoa: “O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”.

333i df t l b ||

015897 - UNICRED - JORNAL n12_EXP.indd 3015897 - UNICRED - JORNAL n12_EXP.indd 3 17/01/2011 14:23:1317/01/2011 14:23:13

Page 4: UNICRED - JORNAL

4 | Informativo Unicred Fortaleza

Descerramento da placaApós falar da Célula de Arte e Cultura, seu objetivo e os tantos encontros que tem proporcionado ao longo dos anos, Tomaz de

Lima agradeceu a presença de todos, convidando para o descerramento da placa inaugural, à esquerda da bateria de caixas da Unicred Fortaleza.

FUI, VI E GOSTEI !!!

A ampliação do espaço UnicredSelene Caracas Odontóloga - Presidente da Uniodonto

“Uma reforma como esta só comprova, mais ainda, o crescimento da Unicred. As pessoas dão muita importância ao fato de serem bem servidas, e a Unicred faz isso muito bem, tanto na parte de funcionários como na estrutura física. Essa ampliação trouxe mais conforto e comodidade; estão todos de parabéns”.

Vicente Aguiar Coordenador do Conselho Fiscal da Unicred Fortaleza

“Esta inauguração está somada à excelência da Unicred. Tivemos, no ano passado, uma aumento no número de cooperados, e isto demandou uma ampliação no atendimento. De forma inteligente, a Diretoria Executiva achou necessário, também, melhorar o espaço da Sede. Só tenho que parabenizar a todos da Unicred”.

Iraguassu Texeira Médico Cooperado Unicred Fortaleza

“A Unicred, para mim, é bastante familiar. Minha família inteira também faz parte da Cooperativa. E ver este crescimento me traz muita felicidade. Eu conheci a Unicred pequena, acompanhei o seu desenvolvimento, até a sua ampliação, agora. Saber que essa Cooperativa é hoje uma referência, só nos dá mais segurança e satisfação.”

O lançamento do livro e do CD

Maria Silva Sucupira Médica de 1965 e Organizadora do livro

“Foi uma experiência incrível, em todos os sentidos, inclusive poder falar um pouco da minha história. Foi a primeira vez que fi z isso; foi fantástico! Ainda mais por poder ver, depois, o cruzamento e a ligação entre todos os depoimentos dos amigos. Só tenho a agradecer. Agradecer também à Unicred por favorecer e reconhecer a importância deste lançamento, especialmente no dia em que inaugura a sua nova Sede.”.

Vladimir TávoraEditor do Livro da Turma da Boa-Aventurança da UFC de 1965

“Este livro é mais uma prova de amizade da turma de médicos de 1965 da Universidade Federal Ceará. É uma turma muito unida, que se reúne frequentemente.

A ideia do livro veio a partir disto. Surgiu da necessidade de fazer um resgate deste período, por meio de nossos depoimentos de luta, conquistas, opressões dos anos 60 da famigerada revolução militar e, claro, posterior a tudo, o real sentimento de amizade e união no sentido de enfrentar as difi culdades da vida. Isso fi cou registrado no relato dos 38 colegas que contribuíram para publicação desta obra.”

015897 - UNICRED - JORNAL n12_EXP.indd 4015897 - UNICRED - JORNAL n12_EXP.indd 4 17/01/2011 14:23:1517/01/2011 14:23:15

Page 5: UNICRED - JORNAL

5www.unicredfortaleza.com.br |

AGE atende exigência do BC e altera EstatutoNovas modalidades de associação à Unicred Fortaleza são aprovadas

Natal dos colaboradores da Unicred FortalezaMomentos de integração e descontração

Aconteceu no Hotel Marina Park, dia 27 de outubro, a última Assembleia Geral Extraordinária da Unicred Fortaleza de 2010. Na pauta, em cumprimento a exigência do Banco Central,a alteração no

texto do Estatuto, pelos cooperados, bem como a sua participação nos rumos da Cooperativa. As principais mudanças no Estatuto foram relacionadas à previsão de novas modalidades de associação

à Cooperativa. Hégel Nóbrega, Diretor Financeiro da Unicred Fortaleza, entende que essas mudanças trarão ”maior crescimento, aumentando as sobras da Cooperativa. Já pensando nisso a Unicred criou a conta universitária, para que os acadêmicos desfrutem dasvantagens de ser cooperado da Unicred. Além disso, o profi ssionalde saúde empreendedor irá desfrutar de linhas especiais paraabertura e expansão dos seus negócios.“ concluiu.

Confi ra as principais mudanças votadas relativas a previsão de novas modalidades de associação.

Previsão de associação de estudantes de cursos superiores das 14 profi ssões que compõem a áreade saúde;Empresas da área de saúde;Empresas controladas por associados.

Para a confraternização natalina de seus colaboradores, a Unicred Fortaleza preparou uma comDias 11 e 12 de dezembro, a festa rolou com direito à noite temática havaiana. O palco foi

Canoa Quebrada, que recebeu decoração especial para dar mais vida ao descontraído e animado espao evento, além dos colaboradores, a Diretoria da Unicred, conselheiros e familiares.

As programações começaram cedo. Logo pela manhã foi feita a apresentação de um planejamentode aproximar ainda mais as relações entre colaboradores e cooperados. Para Adriano Oliveira do NaGerência da Agência Harmony Center, o momento foi único e a Unicred conseguiu trazer uma visão ie dos gestores. “Eu adorei o Natal dos Colaboradores, minha esposa e minha família também. Foi hotel, da recepção. Foi tudo maravilhoso!”.

O Diretor-Presidente da Unicred Fortaleza, Nazareno Sampaio, “acredita que momentos como essainda mais a equipe, fortalecendo os laços de amizade. Achei interessante pois todos participaram: colaboradores; foi um momento único.”

Cooperados da Unicred Fortaleza:Defi nindo os rumos da Cooperativa

Diretoria da Unicred Fortaleza durante Assembleia no Marina Park

emoração diferenciada. o Hotel Long Beach de pírito da data.Presentes

o estratégico que tratou scimento, Assistente de inovadora do marketing ótimo. Gostei muito do

se servem para integrar Diretoria, Conselheiros,

015897 - UNICRED - JORNAL n12_EXP.indd 5015897 - UNICRED - JORNAL n12_EXP.indd 5 17/01/2011 14:23:1717/01/2011 14:23:17

Page 6: UNICRED - JORNAL

6 | Informativo Unicred Fortaleza

Antônio de Pádua Chaves, 42 anos, natural de Fortaleza, é o Diretor-Presidente da mais nova cooperada Unicred Fortale-

za: a COOTRAPS – Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Passageiros do Estado do Ceará, com 270 cooperados e atuação em todo o município de Fortaleza.

Formado em Gestão do Varejo e pós-graduado em Gestão em Cooperativa pelo Sistema OCB/SESCOOP-CE, Pádua, como é co-nhecido, tem no ramo Transporte o assunto de toda hora. Quando indagado pela reportagem do Informativo da Unicred Fortaleza sobre o que o fazia feliz, respondeu sem titubear: “Transportar”.

Esse homem simples que dedica a vida ao transporte público de qualidade, dirige, além da Cooperativa, o Sindicato dos Permissio-nários Autônomos de Veículos em Transporte Público Alternativo de Passageiros de Fortaleza e Região - SINDVANS.

Em seu segundo mandato à frente da Cooperativa, Pádua vibra a cada nova conquista da categoria, como se tivesse acabado de acontecer. E a parceria com a Unicred foi uma dessas grandes vitó-rias, digna de comemoração.

Saiba um pouco mais do cooperado Pádua, da COOTRAPS e do SINDVANS.

Uma vida dedicada ao Transporte“Eu gosto muito de fazer o Transporte, ramo que é muito am-

plo, de vez que envolve pessoas, empresas, empreendimentos. Trabalhar o Cooperativismo está diretamente ligado ao ‘fazer transporte’. Entendo que é preciso ajudar os cooperados da me-lhor forma possível, garantir-lhes os meios de poderem exercer uma atividade-fi m de forma organizada e que tenham como ga-rantia uma remuneração digna”.

A COOTRAPS“A Cooperativa foi fundada em 1997, mas permaneceu sem ati-

vidades até 2005. Nesse ano,eu e um grupo de amigos sentimos a necessidade de fazê-la funcionar. Alugamos uma sala e demos continuidade ao trabalho que vínhamos desenvolvendo isolada-mente, daí fortalecemos a Cooperativa, através da bilhetagem ele-trônica.

A Sede da Cooperativa ainda não é própria; temos uma garagem nossa, mas pretendemos ampliar. Aqui, fazemos o gerenciamento da bilhetagem eletrônica e trabalhamos em parceria com o Sindi-ônibus. Temos, também, duas garagens, que dão manutenção cor-retiva e preventiva aos veículos, além de abastecimento, peças de reposição. Estamos implementando a frota reserva (dois veículos) que é de uso coletivo. Isso tudo só foi possível com o Cooperati-vismo, além do melhor poder de compra e fi nanciamento maior”.

Para o futuro“Nosso principal projeto é ter um espa-

ço físico maior, uma garagem de 25 mil m², promover uma segurança ainda maior para os passageiros, afi nal, trabalhamos com o serviço público. A Cooperativa deseja dar uma tranquilidade maior aos cooperados e àqueles que utilizam nossos serviços”.

COOTRAPS e a Unicred“A ideia da parceria nasceu na sala de aula do curso de Pós-

-Graduação, na OCB/SESCOOP-CE. Em seguida iniciamos o diá-logo com o Diretor-Presidente da Unicred Fortaleza. Recebemos a Diretoria na nossa sede, mas também fomos lá. Depois nos fi lia-mos. Nossa movimentação fi nanceira é lá, embora grande parte ainda seja feita em outra instituição. Desejamos fazer toda a nossa movimentação da COOTRAPS na Unicred, inclusive os cooperados. Estamos felizes com a linha de crédito fornecida pela Cooperativa, com taxas diferenciadas em relação ao mercado”.

Parceria chamada ‘intercooperação’ “Em um futuro muito próximo, a intercooperação será muito

usada,em quaisquer segmentos. Toda empresa, em algum momen-to, vai precisar de liquidez, e com a Unicred você tem isso. A gente investe e toma, para melhoria da COOTRAPS, gerando lucros para a empresa Cooperativa, da qual se é também o proprietário. Acredito na intercooperação como o grande salto do Cooperativismo. Acho fenomenal, muito bonito, isso: no Cooperativismo, todos ganham. Esperamos movimentar ainda mais na Cooperativa. Em outra ins-tituição fi nanceira já movimentamos o montante de 25 milhões“.

Por novos cooperados “A Unicred é um grande exemplo de Cooperativa. Acredito que

no Cooperativismo não há limites. Acho que nós temos mais é que abrir as portas para novos cooperados. O Cooperativismo conse-gue chegar mais além, quando as pessoas são abertas. O Coopera-tivismo é muito lindo”.

Antônio de Pádua Chaves, presidente da COOTRAPS e do SINDVANS“O Cooperativismo é fenomenal. E acredito na intercooperação como o grande salto”

Conhecendo o Cooperado

ACREDITO QUE NO COOPERATIVISMO

NÃO HÁ LIMITES. (...) O COOPERATIVISMO CONSEGUE CHEGAR

MAIS ALÉM, QUANDO AS PESSOAS SÃO ABERTAS

015897 - UNICRED - JORNAL n12_EXP.indd 6015897 - UNICRED - JORNAL n12_EXP.indd 6 17/01/2011 14:23:2517/01/2011 14:23:25

Page 7: UNICRED - JORNAL

7www.unicredfortaleza.com.br |

Pelo Brasil

A UNICRED Crateús comemorou, dia 17 de novembro/2010, 15 anos de atividades. O local escolhido foi o auditório do CREA-CE. Cooperados, colaboradores, empresários,

dois ex-prefeitos e o atual vice-prefeito, compareceram, em clima festivo, para celebrar o sucesso da Cooperativa e os excelentes resultados fi nanceiros obtidos ao longo dos anos.

Na ocasião foram proferidas duas palestras. Dr. Nazareno Sampaio, Diretor Presidente da Unicred Fortaleza, falou da “Importância de uma Cooperativa de Crédito para o Desenvolvimento de uma Cidade”; Dr. Ary Sobral, Diretor Administrativo da Unicred Central N/NE abordou o tema “Cooperativismo no Brasil”.

Dr. Nazareno Sampaio conta que celebrar os 15 anos da UNICRED Crateús tem um simbolismo especial. Há três anos um fato marcou a transição da Unicred Crateús da fase de criança a adolescente: foi a ampliação do seu quadro social englobando além dos profi ssionais de saúde os micro e pequenos empresários. Ao debutar, entrando na juventude plena, a Unicred Crateús inicia um projeto de expansão para tornar-se a primeira Unicred do Ceará a ser uma Cooperativa de livre admissão.

Após as exposições foi servido coquetel para celebrar a aniversariante da noite.

As Cooperativas de crédito Credipe e Juriscoope confi rmaram a fusão e consequente criação de uma nova Cooperativa de crédito no estado, a Pernambucred, vinculada à central Unicred Norte/

Nordeste. Resultado de uma negociação e estudo iniciados em 2009, a nova Cooperativa surge com cerca de 5 mil cooperados e projeções de alcançar até 8,5 mil membros em seu quadro social até dezembro de 2012.

Para o mesmo período, a previsão da carteira de operações de crédito é de R$ 160 milhões, enquanto a expectativa de volume de depósitos em dezembro de 2012 é de R$ 50 milhões. “Trata-se de um movimento mundial”, comentou o presidente da Unicred Norte/Nordeste, Wilson Moraes, através de nota à imprensa.

A nova Cooperativa será a 2ª maior Cooperativa de crédito de Pernambuco, atrás apenas da Unicred Recife que administrava R$ 62 milhões em dez/09.

Fonte: Diário de Pernambuco.

Só o cooperado Unicred tem13ª Produção: mais uma grande vantagem!

Unicred Fortaleza participa da festa!Unicred Crateús completa 15 anos

Ocooperado Unicred sabe que sempre pode contar com a sua Cooperativa. O “13ªProdução”foi um produto elaborado para oferecer empréstimos baseados em até

100% da média dos últimos seis meses da sua produção, e com taxa especiais. Procure sua agência, fale com o seu gerente. O “13ª Produção” estará disponível até a segunda semana de fevereiro. Aproveite!

Agência Sede Telefone: 4012-1100 Fax: 4012-1122Agência Harmony Center (novo) Telefone: 3032-6374 (Atendimento)/3032-6376 (Fax)

Agência HRU (Hospital Regional Unimed) Telefone - Fax: 3272-9008

Agência Unimed: Fone/fax: 3226-0974

Dr. Ary Sobral, Dr. Raimundo Nonato, Presidente da Unicred Crateús e Dr. Nazareno Sampaio

Cooperativas de crédito de Pernambuco promovem fusão e criam a 2ª maior Cooperativa do estado

015897 - UNICRED - JORNAL n12_EXP.indd 7015897 - UNICRED - JORNAL n12_EXP.indd 7 17/01/2011 14:23:2617/01/2011 14:23:26

Page 8: UNICRED - JORNAL

8 | Informativo Unicred Fortaleza

Dr. César Augusto Mesquita Joaçaba

“O Cooperativismo é um eterno aprendizado, me faz crescer intelectual e socialmente”

Conhecendo o Dirigente

Membro do Conselho Administrativo da Unicred de Fortaleza, ele é da turma de 1984 do curso de Medicina da Universidade

Federal do Ceará. Especialista em Oftalmologia, pós-graduado em Gestão de Cooperativa de Crédito, Dr. César Augusto Mesquita Joaçaba tem na família o pilar central de sua motivação. Além da Oftalmologia, dedica-se às áreas da Medicina em geral - física, social, psicológica, espiritual e também às fi nanças.

Quando o assunto é lazer, considera-se um “aventureiro”: adora praticar esportes radicais, off-road, submarinos, além de sempre criar novidades para melhor aproveitar o tempo ao lado da família.Há dois anos atuando no Conselho Administrativo da Unicred Fortaleza, César Joaçaba fala, a seguir, sobre importantes questões do fazer cooperativista, suas experiências e projeções para 2011.

Relação com o Cooperativismo“A minha experiência com Cooperativismo vem de 1995, quando

participei da primeira Diretoria da Fundação da Cooperativa dos Oftalmologistas do Ceará – Coftalce, motivado pela demanda de uma união e organização dos médicos em face às ameaças do mercado. Desde então, não deixei mais de me dedicar ao estudo em prol da causa cooperativista. Tenho a minha especialização em Gestão de Cooperativa como o grande divisor de águas na minha formação, servindo não só para a vida profi ssional, mas familiar, pois me ajuda a administrar todas as questões do dia-a-dia, os relacionamentos e negociações com pessoas, além de lidar com as adversidades do mercado”.

Importância da Cooperativa de Crédito“O Cooperativismo, para mim, é um eterno aprendizado, estudo e

conhecimento. Isso me faz crescer como pessoa, no aspecto intelectual e social. Tenho trabalhado principalmente dentro da Unicred em função do Cooperativismo como grande alternativa para aquelas pessoas que não fazem parte de grandes conglomerados econômicos fi nanceiros,

cuja tendência é subjugar os menores e consumir os recursos dos mais fracos. Aí, a única maneira de se confrontar ou igualar nos seus direitos é juntar-se em torno de uma Cooperativa”.

Projetos para 2011“Como meta profi ssional, estou me capacitando para fazer o

CPA10, que é um curso que faz uma avaliação que dá habilitação para as atividades bancárias. Logo a seguir tem o CPA20. Além disso tem as atividades do Instituto Unicred, do qual não sou somente eu voluntário, mas toda a minha família - esposa e fi lhos. Nos eventos que a Unicred realiza, pretendo estar cada vez mais presente, não só como o entusiasta que acredita na causa, mas por encontrar grandes amigos e pessoas com o mesmo objetivo, e isso engrandece muito o lado emocional e social da gente. É uma troca de experiências muito interessante”.

Mensagem aos Cooperados“Acredito que o Cooperativismo está ligado a capacitação e

profi ssionalização de seus dirigentes. Dentro da Unicred Fortaleza isso está dando certo. Observo a seriedade do trabalho da diretoria atual no sentido de colaborar. Não fosse assim, não estaríamos indo tão à frente. Apresentaremos na Assembleia Ordinária de 2011, por exemplo, um recorde do ano de 2010: o grande resultado de sobras. Sem dúvidas, uma conquista da Diretoria atual, juntamente com o trabalho e o apoio dos Conselhos Administrativo e Fiscal. Isso comprova que estamos todos motivados e no caminho certo.

Não posso deixar de falar, também, da participação dos funcionários e colaboradores. Ao tempo em que os parabenizo, gostaria de deixar aqui, ainda, um recado, um convite a todos os cooperados: conheçam melhor o Cooperativismo, capacitem-se, procurem participar mais dos eventos, colaborem. Unidos, poderemos crescer ainda mais”.

O COOPERATIVISMO, PRA MIM, É UM ETERNO APRENDIZADO, ESTUDO E CONHECIMENTO, ISSO ME FAZ CRESCER COMO PESSOA, NO ASPECTO SOCIAL E INTELECTUAL

(...) GOSTARIA DE DEIXAR AQUI, AINDA, UM RECADO, UM CONVITE A

TODOS OS COOPERADOS: CONHEÇAM MELHOR O COOPERATIVISMO (...)

015897 - UNICRED - JORNAL n12_EXP.indd 8015897 - UNICRED - JORNAL n12_EXP.indd 8 17/01/2011 14:23:2717/01/2011 14:23:27

Page 9: UNICRED - JORNAL

9www.unicredfortaleza.com.br |

Manhã de 29 de dezembro/2010. No desafi o de prospectar novos cooperados, a Unicred Fortaleza inaugurou seu segundo estande. O local

escolhido foi o Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS). Localizado estrategicamente na entrada, o espaço de divulgação funcionará até a segunda semana de fevereiro.

Participaram do evento de inauguração o Diretor-Presidente, Dr. Nazareno Sampaio; o Diretor-Administrativo, Dr. Tomaz de Lima; o Superintendente da Unicred, Leandro Martins. O grupo foi recepcionado pelo Diretor Geral do HIAS, Dr. Valter Frota, Membro do Conselho de Administração da Unicred.

Estande inaugurado, cooperado associadoA responsável pela a ação é Carolina Pinheiro, há pouco assistente de gerente

da Unicred. A ela caberá esclarecer as vantagens do profi ssional de saúde em ser cooperado, e ainda associar os interessados. A propósito, o resultado foi imediato. Já na inauguração do estande, a representante da Cooperativa associou um novo cooperado. Como promoção a Unicred irá oferecer, por meio de sorteio, um jantar

no Restaurante Boi Preto para o profi ssional de saúde que preencher, no estande, uma fi cha cadastral com seus dados.

HIAS apoia iniciativaPara Dr. Valter, estratégias como esta são de extrema importância para a expansão da Unicred, principalmente em uma economia em que

as instituições fi nanceiras cooperativistas ainda são minoria. “É importante demais que a Unicred busque novos mercados ao longo de sua fundação. A instituição só tem crescido, alcançando grandes resultados. A Unicred Fortaleza já é uma instituição solidifi cada no Brasil, e nosso hospital apoia e está de braços abertos para as suas ações”.

No Hospital Infantil Albert Sabin são realizados em média 80.645 atendimentos / ano na emergência,

72.711 consultas / ano no ambulatório, sendo 73% de pacientes vindos de Fortaleza e o restante do interior do Estado;

131.648 atendimentos / ano no setor de imunização;

8.226 internações / ano;

445.597 exames / ano, sendo a maioria (376.642) de patologia clínica;

6.276 procedimentos em centro cirúrgico ao ano, sendo 56% eletivos e 41% de urgência;

Em 2009, 88% das crianças atendidas moravam em Fortaleza e 12% no interior do Ceará.

Fonte: www.albertsabin.ce.gov.br

Campanha por novos cooperadosUnicred inaugura estande no Hospital Infantil Albert Sabin

Parceria e solidariedade entre HIAS e UnicredConhecendo as novas instalações do Hospital Albert Sabin e do Centro Pediátrico do Câncer

Em tempoO Hospital da Criança em números

“Esta reforma foi um grande feito da sociedade”(Dr. Valter Frota, Diretor Geral do Hospital Infantil

Albert Sabin)

Por ocasião da inauguração do estande, o Diretor, Dr. Valter Frota, coordenou uma visita guiada às no-vas instalações do Hospital Albert Sabin e CPC (Centro Pediátrico do Câncer). Diretores da Unicred conheceram todos os pavimentos do agora refor-mado e ampliado HIAS. A reforma foi dividida em três partes – a primeira já concluída e funcionan-do normalmente. Em seguida o grupo conheceu o Centro Pediátrico do Câncer (CPC), construído pela Associação Peter Pan e sob a gerência do HIAS. Para concluir a visita, Dr. Valter Frota sugeriu abrir outros espaços dentro do HIAS para a Unicred, e que fossem ministradas palestras sobre Cooperativismo de Crédito e o papel da Unicred, reafi rmando o laço de parceria e solidariedade entre ambos.

Diretoria e colaboradores da Unicred recebem o Dire-tor Geral do HIAS, Dr. Valter Frota para inauguração do estande.

015897 - UNICRED - JORNAL n12_EXP.indd 9015897 - UNICRED - JORNAL n12_EXP.indd 9 17/01/2011 14:23:2917/01/2011 14:23:29

Page 10: UNICRED - JORNAL

10 | Informativo Unicred Fortaleza

A Célula de Arte e Cultura da UNICRED promoveu, na noite de 19 de novembro, mais uma primorosa recepção. O lançamento do livro “Fundamentos da Anestesiologia e Cirurgia ambulatorial”, de autoria de professores do Departamento de Cirurgia e Alunos do Grupo

de Estudo em Cirurgia da Universidade Federal do Ceará-UFC, reuniu cooperados, médicos, alunos de Medicina, familiares e convidados, que desfrutaram, ainda, de apresentação musical do grupo AMAM - Associação dos Médicos e Amigos da Música.

O livro é uma produção signifi cativa para alunos de Medicina do quarto período, e é uma tentativa de preencher uma lacuna em material didático sobre o assunto, bem como atender necessidades dos iniciantes nos primeiros estágios em unidades hospitalares.

A ideia surgiu dos alunos do Grupo de Estudo em Cirurgia/GEC da UFC, em parceria com os professores do Departamento de Cirurgia. É o segundo lançamento realizado pelo grupo com o apoio da Unicred Fortaleza. Composta de 22 capítulos, a obra traz uma linguagem atual sobre os temas abordados, inicialmente escritos pelos alunos, seguindo a orientação do docente e, posteriormente, revisados e modifi cados pelo professor e/ou médico convidado responsável pelos respectivos assuntos.

A palavra de quem produziu o livroDra. Sara Lúcia Cavalcante (Organizadora de Fundamentos da Anestesiologia e Cirurgia Ambulatorial)

A produção do livro foi baseada nas principais dúvidas dos alunos, representa o esforço entre eles e os professores do Departamento de Cirurgia da UFC. Tem uma linguagem bastante acessível e lógica, é mais do que tudo uma vitória dos alunos, foi deles que veio à ideia. A realização foi em tempo recorde, apenas pouco mais de um ano até esta publicação.

Não posso deixar de ressaltar o papel que tiveram a Unicred, a Unimed, todas as pessoas que confi aram no nosso trabalho e que nos ajudaram: Hospital São Carlos, Laboratório Phatus, Point Suture, Coopanest-Ce, Saec.

Bruno Jucá Ribeiro (Representante do GEC, estudante do 9º semestre de Medicina)O mais importante em escrever essa produção foi o contato próximo com o professor. Temos um conhecimento

superfi cial sobre o assunto, aí é preciso estudar e pesquisar muito para escrever e apresentar questões relevantes acerca do assunto. Foi uma experiência incrível.

Estou muito feliz com a organização que a Unicred fez para o lançamento. Eu não esperava que, além do apoio e patrocínio para publicar o livro, fossem fazer esse evento tão bom. Não tivemos nenhum trabalho, simplesmente viemos para cá e fomos agraciados com essa recepção sensacional.

Fui, vi e gostei !!! Amélia Dantas (Estudante de Medicina - 6º semestre)

Um livro que vai ser muito importante para a graduação dos estudantes de Medicina, que vem para agregar nessa disciplina de Cirurgia, pois não existia material de didático. Além disso, o livro veio para acrescentar muitas informações aos estudantes que estão entrando nos estágios. Ele ensina coisas do dia-a-dia do médico, princípios básicos usados nas emergências. David de Oliveira (Estudante de Medicina - 6º semestre)

Como sempre, a Unicred me surpreende. Costumo vir às realizações da Célula e a cada vez estão melhores. A recepção é muito boa, os trabalhos apresentados também. Hoje, fomos ainda presenteados com a belíssima apresentação do grupo da AMAM. Este incentivo que a Unicred dá a

cultura é louvável.

Quem faz a Célula acontecer Dr. Nazareno Sampaio (Diretor-Presidente da Unicred-Fortaleza)

Esse evento, para nós da Unicred, é muito especial, principalmente por lidar com os estudantes. Veio preencher uma necessidade deles. A Unicred apoia com o patrocínio, e o lançamento mostra que é uma instituição preocupada não só com desenvolvimento econômico, mas também com a formação e a educação cultural, fi nanceira e literária do seu cooperado. Nossa alegria agora é maior porque estes estudantes, que agora estão lançando o livro, podem se tornar nossos cooperados. Esperamos que estas produções continuem. Estamos de braços abertos para recebê-las.

“A produção científi ca no Ceará ainda é muito carente de apoiadores. Felizmente, a Unicred, com a Célula de Arte e Cultura, vêm tornando possível a concretização de trabalhos importantes como este. Essa é sem dúvida uma iniciativa

admirável que merece ser parabenizada”(Amélia Dantas, estudante de Medicina - 6º semestre)

Fundamentos da Anestesiologia e Cirurgia AmbulatorialUNICRED realiza 23º evento da Célula de Arte e Cultura e lança mais uma produção científi ca

p çdave

n

sa

as

e

015897 - UNICRED - JORNAL n12_EXP.indd 10015897 - UNICRED - JORNAL n12_EXP.indd 10 17/01/2011 14:23:3117/01/2011 14:23:31

Page 11: UNICRED - JORNAL

11www.unicredfortaleza.com.br |

Como seria possível, em sua opinião, viabilizar essas experiências bem-sucedidas

do Sicred aqui no Ceará?

Sem dúvidas, é possível aplicar um sistema de crédito cooperativo forte aqui no Nordeste, e nós já temos

exemplos muito bem sucedidos de Cooperativas de crédito, como as Cooperativas ligadas ao sistema

Unicred, que começaram também com difi culdade, mas hoje estão solidifi cadas, dispondo de um alto nível

de organização e gestão. Vejo que a Unicred Fortaleza, junto ao Sescoop-CE, pode ser alavanca para que os

demais setores da sociedade venham a integrar ou constituir novas Cooperativas.

Qual a parceria que o Banco Cooperativo Nacional tem com a Unicred Fortaleza?

O sistema Unicred do Norte e Nordeste é atendido pelo banco Sicred em todo o processo de compensação de

cheques e outros papeis, no processo de transferências eletrônicas de pagamentos, na distribuição de cartões

de crédito, e deve entrar agora em 2011 com uma série de convênios de arrecadação e outros produtos.

Estamos fazendo para a Unicred aquilo que o banco faz para as próprias Cooperativas do Sicred, como forma

de contribuir no processo de desenvolvimento, sendo aquela instituição a que viabiliza a verticalização dentro

do processo.

Qual a sua visão acerca do Cooperativismo de Crédito?

O Cooperativismo de Crédito é um laboratório de empreendedorismo. Por este motivo, só existem vantagens

neste sistema em que cada cliente do banco é também sócio de uma Cooperativa.

Mensagem para os cooperados da Unicred Fortaleza.

Os cooperativistas aqui têm o privilégio de ter um grupo de lideranças muito bem formado. Vale à pena

chegar mais perto, procurar entender mais do assunto para repassar informações e vivências, ousar um pouco

mais. O Ceará pode ter um sistema cooperativo de crédito ainda mais forte, eu não tenho dúvida disso,

principalmente com a pequena e micro-empresa.

Ademar Schardong em Fortaleza“Sistema Cooperativo de Crédito Cearense tem tudo para crescer”

Quando o assunto é Cooperativismo Ademar Schardong é nome dos mais recorrentes. Presidente-Executivo do Banco Cooperativo Sicred, há 32 anos ele se dedica ao objetivo maior de expandir as propostas do Sistema Cooperativista em seu ramo de atuação. E vem colhendo frutos exemplares desta empreitada.

O Sicred, quinto grupo econômico gaúcho e o 19º da Região Sul do País, conforme o ranking da revista Amanhã, apresenta números signifi cativos:

1.122 agências em 10 Estados (492 no Rio Grande do Sul); 1,6 milhões de associados; R$ 19 bilhões em ativos (recursos de terceiros movimentados pelo Sistema); e 12 mil funcionários.

A visita a FortalezaSchardong aqui esteve, há pouco mais de um mês, para ministrar a palestra-magna da solenidade de abertura

do II Simpósio Cearense de Cooperativismo de Crédito – no Auditório do Sebrae-CE. O tema abordado foi “Cooperativismo de Crédito e o Cenário Econômico”. Em seu amplo e didático relato, fez abordagem sistêmica, das origens do Cooperativismo (Probus de Rochdale) às economias do Brasil e do Mundo nos dias atuais.

O executivo defendeu a integração, em rede, das pequenas Cooperativas, como forma de ganhar escala nos negócios, reduzir custos tecnológicos e operacionais e, sobretudo, ampliar a competitividade; a exemplo do que fi zeram grupos de farmácias e de supermercados. “As Cooperativas devem se organizar em rede”, defendeu. “Não tem saída. Uma Cooperativa de crédito isolada é inviável, vai perder importância”, alertou Schardong.

Em entrevista ao jornal da Unicred Fortaleza, destacou o trabalho realizado pela Cooperativa. “É uma extraordinária empresa, muito bem gerida, com patrimônios e volumes de recursos elevados. A Unicred Fortaleza foi muito bem construída por seus associados ao longo dos últimos vinte anos, e hoje pode ser sem dúvida um exemplo a ser seguido em outras áreas aqui no Ceará.”

Entrevista com Ademar Schardong

015897 - UNICRED - JORNAL n12_EXP.indd 11015897 - UNICRED - JORNAL n12_EXP.indd 11 17/01/2011 14:23:3217/01/2011 14:23:32

Page 12: UNICRED - JORNAL

| Informativo Unicred Fortaleza12

Acabou o sufocoA Unicred ajuda você a começar o ano sem sacrifício!

Unicred na festa de fi nal de ano da Unimed FortalezaE boas notícias aos cooperados

Todo ano é assim: matrícula escolar, IPVA, IPTU e por aí vai a relação de despesas. Assim pensando, a Unicred Fortaleza decidiu dar aquela forcinha nesse começo de ano.

Com o Crédito Especial 2011, o cooperado tem até 6 mil reais disponível de empréstimo, mediante consulta cadastral, e até 12 meses para pagar. Tudo isso com as taxas que você já conhece!

Entre em contato com o seu gerente e aproveite!

Site: www.unicredfortaleza.com.brTelefone: (85) 4012.1100

m

A Unimed Fortaleza realizou, dia 04 de dezembro de 2010, a sua tradicional festa de fi nal de ano, reunindo cerca de 3000 cooperados no La Maison Coliseu. Animado pela banda Jota Quest, conhecida nacionalmente, o público dançou e comemorou os bons resultados do ano de 2010. A Unicred Fortaleza, estreitando ainda mais os laços com a co-irmã, foi uma das patrocinadoras da festa. Para Dr. Mairton Lucena, Diretor-Presidente da Unimed Fortaleza, a festa “promovida para os cooperados da Unimed Fortaleza é uma ótima oportunidade que os médicos têm para rever os amigos e colegas de trabalho, além de confraternizarem as conquistas do ano”.

Representando a Diretoria, Dr. Tomaz Lima levou os votos de todos que fazem a Unicred. Em discurso, parabenizou os organizadores pelo belo evento e lembrou que ”o bom encaminhamento no crescimento das ações de Crédito é reforçado graças à parceria salutar com a Unimed Fortaleza”.

Sobre os atuais números da Cooperativa Dr. Tomaz esclareceu que a Unicred Fortaleza conta com um quadro social de mais de 5.800 cooperados, movimenta mais de 200 milhões

de reais em ativos e tem uma Carteira de Empréstimo com algo em torno de 100 milhões de reais. E reforçou: “Esses dados nos conforta, levando-nos a afi rmar que somos a primeira Cooperativa de Crédito dos profi ssionais da área de Saúde

do Sistema Norte/Nordeste a atingir tais números”.Aos cooperados da Unicred presentes, empenhados em fazer a Cooperativa crescer, destacou que a Diretoria, juntamente com o Conselho de

Administração e o monitoramento do Conselho Fiscal, deu a boa notícia: “Este ano, as sobras totais vão ultrapassar a casa dos 10 milhões de reais; tivemos um acréscimo de 25% em relação ao ano anterior”.

Dr. Tomaz fi nalizou, lembrando a fl exibilidade do Banco Central que possibilitou a abertura da Cooperativa para os estudantes de nível superior da área de saúde e desejou a todos “um Feliz Natal e um 2011 repleto de Paz, Amor e Sucesso”.

Momento de comemorar as conquistas do ano: Dr. Tomaz de Lima, Diretor Administra-tivo da Unicred Fortaleza, durante festa da Unimed.

015897 - UNICRED - JORNAL n12_EXP.indd 12015897 - UNICRED - JORNAL n12_EXP.indd 12 17/01/2011 14:23:3317/01/2011 14:23:33