revista 15 unicred

16
CAMPO GRANDE A INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DO PROFISSIONAL DA SAÚDE. a n o s

Upload: elio-fontoura

Post on 14-Mar-2016

240 views

Category:

Documents


10 download

DESCRIPTION

Revista comemorativa de 15 anos da Cooperativa de Crédito dos Profissionais da Saúde.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista 15 Unicred

-1

CAMPO GRANDE

A INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DO PROFISSIONAL DA SAÚDE.

a n o s

Page 2: Revista 15 Unicred

2

Page 3: Revista 15 Unicred

3

UNICRED - Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos e Profissionais da Área da Saúde Campo Grande / MS Ltda.Rua Abrão Jilio Rahe, 54 • CEP 79010-010 • Ouvidoria: 0800 940 0602 • Telefone 67 3317 2323Diretoria Executiva: Dr. Alex Robert Spengler - Diretor Presidente • Dr. Sérgio Luiz Reis Furlani - Diretor Administrativo • Dr. James Câmara de Andrade - Diretor FinanceiroConselheiros Administrativos Efetivos: Dr. Eduardo Gimenez Coletti • Dr. Herberto Cristovan Dias Gomes • Dra. Maria de Fátima M. Cheade • Dr. Nicola Rosa • Dr. Pedro Ricardo DiasDr. Ricardo Buainain Bomussa • Conselheiros Administrativos Suplentes: Dr. Adriano Augusto Lyrio de Oliveira • Dr. Edmar de Azambuja Salles • Dr. Valdir Shigueiro SiromaConselheiros Fiscais Efetivos 2008/2009: Dr. Lucia Helena Scholante Arejano • Dr. Marcelo Pedra Tognini • Dr. Marco Aurélio Cabral Duarte • Conselheiros Fiscais Suplentes 2008/2009:Dr. Douglas Luiz Borges • Dra. Maruan Omais • Dr. Max Henrique Bortotto Garcia Edição comemorativa 15 anos UnicredTiragem: 4 mil exemplaresJornalista Responsável: Dilma Bernardes • MTB 84Fotografia: Elis Regina NogueiraCriação, Edição, Diagramação: Contexto Mídia • (67)3325-4113 • www.contextomidia.com.br

Sonhar, planejar e crescer

Expediente

Antes do nascimento já nos deparávamos com uma série de planos e sonhos. O crescimento depende dos que nos acompanham para que tenhamos uma vida promissora e correta. A Unicred Campo Grande surgiu há 15 anos em

um momento visionário de médicos que se uniram e provaram que, em meio a dificul-dades, é possível prosperar. O ano era 1993 e quem se lembra daquela época sabe do grande risco ao se comprometer com uma instituição financeira. Fundar uma então, isso sim era ousadia. Mas a coragem é o grande exemplo que nos orgulha hoje. É preciso acreditar! Sonhar é bom e poder somar forças é que nos impulsiona para o desenvolvimento.

Nesta edição comemorativa dos 15 anos da Unicred, queremos homenagear os que nos impulsionaram para que nos tornássemos a instituição que somos hoje. Cada gestão deu sua contribuição e a cooperativa se fortaleceu. A Unicred ampliou a área de atuação, promovendo crescimento em outros setores e não só em Campo Grande. Compartilhamos nosso sucesso também em Três Lagoas, Aquidauana e Corumbá e desejamos ser a instituição financeira referência em Mato Grosso do Sul.

Convidamos você a comemorar nossos 15 anos, agradecendo toda a confiança na Unicred. Sabemos que você é peça fundamental para que nosso sonho torne-se realidade, assim como foi no começo. Nessa engrenagem estão os colaboradores da Unicred Campo Grande que atuam sob os princípios cooperativistas para proporcionar atendimento de qualidade aos associados.

Alavancar o desenvolvimento de outras pessoas é o papel social da Unicred. Tanto no ambiente interno quanto com a comunidade.

Nosso trabalho é referencial das demais singulares do sistema e merece destaque das instituições que nos acompanham. Assim, nesta edição você também vai ver o que pensam a nosso respeito a Unicred Central, a Unicred Brasil e a OCB.

O histórico de trabalho sério desde a implantação da Unicred, guia nossos pas-sos para o futuro. Contamos atualmente com o Planejamento Estratégico que só nos permite avançar com todos juntos. Contamos com sua força para concretizar o que planejamos com responsabilidade.

Continue acreditando na Unicred, nosso crédito é para você!

a n o sCAMPO GRANDE

A INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DO PROFISSIONAL DA SAÚDE.

Alex Robert SpenglerDiretor-presidente da Unicred Campo Grande

Page 4: Revista 15 Unicred

4

Galeria dos Presidentes

José Kimei Tobaru Gestão: De 1993 a 1996João Bosco de Barros Wanderley – Diretor Administrativo

Jussara M. de Souza Martins Baptista – Diretora Financeira

Heber Ferreira de SantanaGestão: De 1999 a 2002Resala Elias Junior - Diretor Administrativo

Ana Maria Vieira Rizzo - Diretora Financeira

Claudio Nascimento SoaresGestão: De 2005 a 2008Alex Robert Spengler – Diretor Administrativo

Gualberto Nogueira de Leles – Diretor Financeiro

João Bosco de Barros WanderleyGestão: De 1996 a 1999Paulo Roberto de Almeida Insfran – Diretor Adminstrativo

Heber Ferreira de Santana – Diretor Financeiro

Mauricio Simões CorrêaGestão: De 2002 a 2005Cláudio Nascimento Soares – Diretor Administrativo

José Augusto Nasser – Diretor Financeiro

Alex Robert SpenglerGestão: De 2008 a 2012Sérgio Luiz Reis Furlani – Diretor Administrativo

James Câmara de Andrade – Diretor Financeiro

Page 5: Revista 15 Unicred

5

comemora 15 anos de uniãoOusadia e determinação podem caber

apenas em uma sala. Quando há 15 anos 55 médicos se uniram para fundar

uma cooperativa de crédito a ação poderia ter soado até como idealismo sem futuro, mas hoje ao se deparar com a Unicred Campo Grande é possível ver o resultado de se acreditar no co-operativismo.

Quem inicia a contar a trajetória é o doutor Jorge José Menezes de Almeida. Ele conta que a Unicred Campo Grande começou dois anos antes da fundação. Em 1991, o médico idealizou a cooperativa para a Capital durante a Jornada Unimed Centro Oeste, em Goiânia, representan-do a Unimed Campo Grande, da qual também é fundador.

No ano seguinte, o Dr. Jorge realizou cursos de capacitação sobre Unicred e trouxe a Campo Grande o doutor Antônio Azevedo, fundador da primeira Unicred no Brasil, Vale das Antas (RS). Com a presença de 30 pessoas foi realizada a primeira reunião para discutir a implantação da Uni-cred Campo Grande. Dr. Jorge relembra a assinatu-ra da primeira ata da Unicred, “eram esperadas 25 assinaturas, mas os 55 presentes fizeram questão de registrar os nomes”. Oito meses depois estava devidamente organizada a ata de fundação.

Unicred

Aconteceu há 15 anos

O ano de 1993 foi marcado por um cenário negativo na econo-mia brasileira. Muita instabilidade financeira resultou em cerca de 1 milhão de pessoas desempregadas, segundo o Dieese. Este também foi o último ano do Cruzeiro como moeda nacional. Ita-mar Franco assumiu a presidência da República.

Mesmo diante das incertezas econômicas o grupo de médicos decidiu somar forças e criou a Unicred Campo Grande.

Page 6: Revista 15 Unicred

6

da ata de fundação da instituição com outros colegas e acredita que a Unicred vai continuar facilitando a vida dos cooperados, oferecendo vantagens financeiras em comparação às ofereci-das pelo mercado.

O mais jovem diretor-presidente a assumir a cooperativa foi o médico Mauricio Simões Cor-rêa, que aos 38 anos dirigiu a Unicred. Entre suas ações destaca uma maior democratização do espa-ço, da informação e do atendimento na instituição, além do investimento na profissionalização dos cooperados, possibilitando o primeiro MBA.

Mauricio lembra que sua gestão foi firmada em um planejamento estratégico de crescimento sustentável fortalecendo o quadro social e am-pliando a área de atuação, como: implantação da unidade em Três Lagoas, incorporando a uni-dade de Aquidauana, que mudou de localidade e agregando a unidade de Corumbá.

O primeiro diretor-presidente da instituição, José Kimei Tobaru, relembra um grande marco para a cooperativa, a autorização

de funcionamento foi dada pelo Banco Central do Brasil em setembro de 1993. Três meses depois, Dr. Kimei assinou um convênio com o Banco do Brasil. A partir daí a Unicred estava pronta para funcionar.

A sala onde tudo começou era na sede da Unimed na rua Maracaju em Campo Grande. Depois de inúmeros desafios a gestão mostrou a força do sistema cooperativista e terminou o mandato com mais de 500 associados. Após o período a Unicred passou a funcionar na sede da Unimed na rua Goiás.

O mandato seguinte foi de João Bosco de Barros Wanderley. Em sua gestão foi ampliado o número de cooperados, chegando perto de mil médicos só na Capital. Isso foi fruto de um tra-balho incessante em conquistar a confiança dos profissionais da saúde, que na época ficaram um pouco receosos em aderir à cooperativa. Mas aos poucos, Dr. João Bosco juntamente com Dr. José Kimei Tobaru, da gestão anterior, conseguiram mostrar aos médicos as vantagens da cooperativa em termos fiscais, facilidade de créditos e fechamento de negócios. Dr. João Bosco também incentivou, em seu mandato, a criação da Unicred em Aquidauana e a Central das Unicreds de Mato Grosso do Sul, com o ob-jetivo de ter mais voz ativa junto a Unicred Brasil para apresentar reivindicações, dentre as quais estão a padronização de contratos, das rotinas e do sistema de informática.

No terceiro mandato ficou à frente da Unicred o médico Heber Ferreira de Santana. O marco de sua administração foi oferecer uma grande quantidade de produtos para os cooperados, ao todo foram 17, entre eles, financiamento para as férias, vantagens para o aniversariante do mês e financiamento de veículos. Além disso, foi man-tida a liquidez entre 45% a 48%, como sugere a Unicred do Brasil.

Nesses 15 anos de Unicred Campo Grande o médico tem orgulho de fazer parte da assinatura

Foi instituído também o comitê de crédito como forma de eliminar as não conformidades com as normativas do Banco Central.

Na gestão de 2005 a abril de 2008 o médico Cláudio Nascimento Soares, assumiu como diretor-presidente. Ele aponta como marco a construção da segunda unidade em Campo Grande, localizada no bairro Santa Fé. Também sob a sua administração foi executado o planeja-mento estratégico, estabelecido na gestão ante-rior. As unidades de Três Lagoas e Aquidaudana passaram por processo de expansão e melhorias na estrutura física. Nesse período também foi assinado contrato para a construção das novas instalações em Corumbá.

Ainda seguindo o planejamento estratégico e a missão da Unicred teve início ao fortalecimento da imagem da cooperativa através de ações de comunicação.

História de crescimento

Page 7: Revista 15 Unicred

7

Após cinco anos de implantação a Uni-cred atingiu o ponto de maturação e já era possível ver o crescimento da

cooperativa com 936 cooperados. Ao comple-tar 10 anos o número aumentou para 1.497 já com o quadro social para profissionais da área da saúde.

A qualidade e credibilidade da Unicred per-mitem também que a instituição hoje esteja en-tre as dez melhores cooperativas do sistemas.

Unicred em números

Evolução dos últimos 5 anos

AGO/

* Gráfico da evolução do número de cooperados.

1998 2003 2008

3.317

1.497

936De 2003 a 2005 é notável o crescimento em todos os setores. O número de cooperados pas-sou de 1.497 para 3.317, aumentando 121,57%. O número de ativos ultrapassa a marca dos 250% o que significa a solidez nos negócios da Unicred. O volume de empréstimos também teve cresci-mento de 218, 54% nos últimos cinco anos.

“Felicitamos os associados da Unicred Campo Grande pelos 15 anos de sua coopera-tiva, que está na vanguarda do sistema financeiro cooperativista. A gestão séria e eficiente de seus diretores, a competência de seu corpo técnico e a participação ativa de seu quadro social, tornam a Unicred Campo Grande uma referência em plane-jamento e realização. Considerando o histórico dessa Unicred, podemos prever um futuro de grandiosas realizações. Parabéns.”

Dra. Denise Damian - Presidente da Unicred Brasil

Page 8: Revista 15 Unicred

8

O cooperativismo passa por momento fa-vorável no País. De acordo com o presi-dente da Organização das Cooperativas

do Brasil (OCB), Márcio Lopes de Freitas, o cenário positivo deve-se a quatro fatores principais. O primeiro está ligado ao desenvolvimento econômi-co brasileiro. Para ele o crescimento no Brasil nos últimos anos oportuniza o empreendedorismo do tipo coletivo.

O segundo fator apontado por Márcio Lopes é o político. “Temos um diálogo favorável com ênfase também ao crédito”, reforça recordando que nos anos 90 não havia canais de comunica-

ção ou qualquer proximidade com o governo. O presidente da OCB destaca ainda que as regula-mentações do Banco Central também colaboram para a ampliação de redes de cooperativismo.

Como terceiro ponto favorável ao sistema de cooperativa ele cita o desenvolvimento do povo brasileiro. “Houve uma evolução da população durante todo esse processo, ampliando a visão sobre as cooperativas”.

Márcio Lopes diz ainda que não se pode es-quecer que nos últimos dez anos o sistema de cooperativismo acompanhou essa evolução. “O mérito desse crescimento interno é todo das

cooperativas que en-tenderam a importância de profissionalização, capacitação e também da responsabilidade so-cial”.

Evolução

De acordo com a OCB de 1993 a 2007 o número de cooperativas do Brasil aumentou 115%, saltan-do de 3608 entidades para 7672. A quantidade de associados também evolui e dos 2,8 milhões de pessoas há 14 anos foram registradas 7,6 milhões no ano passado.

Outro ponto extrema-mente positivo é a ge-ração de emprego no setor. Em 1993 já eram

cerca de 120 mil empregados do cooperativismo e em 2007 o número chegou a 250 mil colabora-dores, cerca de 110% de crescimento na quanti-dade de vagas.

Unicred Campo Grande

Com relação a Unicred Campo Grande, Márcio Lopes destaca a valentia dos que apostaram no sistema em momento de instabilidade. “Havia uma grande necessidade em meio à falência das políticas públicas e as cooperativas de 15 anos atrás surgiram como forma de reagir ao processo de exclusão, a falta de participação dos bancos e de diálogo”.

Para o presidente da OCB em Mato Grosso do Sul, Celso Ramos Regis, a Unicred ao completar 15 anos demonstra a solidez do empreendimento. “Temos vários indicadores de tempo de vida de empresa e alcançar essa marca é com certeza a aceitação do mercado”, acrescenta. Para ele uma empresa que nasce sob os preceitos do coopera-tivismo já tem um diferencial para o sucesso, pois não visa o lucro e sim compartilhar resultados.

“A Unicred sempre balizou-se pelos princípios cooperativistas com respeito ao indivíduo e às normatizações, além de boa gestão do negócio e atenção a boa prática no sistema financeiro”.

Entenda a OCB A Organização das Cooperativas Brasileiras

(OCB) é o órgão máximo de representação das cooperativas no país. Foi criada em 1969, duran-te o IV Congresso Brasileiro de Cooperativismo. A entidade veio substituir a Associação Brasilei-ra de Cooperativas (ABCOOP) e a União Nacional de Cooperativas (Unasco). A unificação foi uma decisão das próprias cooperativas.

Entre suas atribuições, a OCB é responsável pela promoção, fomento e defesa do sistema cooperativista, em todas as instâncias políticas e institucionais. É de sua responsabilidade tam-bém a preservação e o aprimoramento desse sistema, o incentivo e a orientação das socie-dades cooperativas.

Para o presidente da Organização das Coopera-

tivas do Brasil (OCB), Márcio Lopes, o coopera-

tivismo vive um momento favorável no país.

Cooperativismo evoluindo com o Brasil

Page 9: Revista 15 Unicred

9

Financiamento para realização profissional

A Unicred Campo Grande também tem sido um apoio para as empresas do setor de saúde, mantendo sempre as

portas abertas para o atendimento de clínicas, consultórios e hospitais. Um dos inúmeros exem-plos de sucesso é o CDC – Centro de Diagnós-tico Cardiovascular. Fundado há 11 anos por oito sócios, há nove tornou-se cooperado da Unicred Campo Grande como pessoa jurídica.

Voltada à realização de exames complemen-tares com fins diagnósticos, a visão da empresa é sempre oferecer equipamentos modernos, re-ciclagem científica permanente, técnica e ética profissional na realização de laudos confiáveis, bom atendimento e organização.

Recentemente os sócios decidiram investir na modernização da empresa. Iniciou-se então uma

A fisioterapeuta Caroline Petengil é cooperada há um ano. Buscou a Uni-cred Campo Grande porque os pais,

o dermatologista, Paulo Petengil e a esteticista,

A fisioterapeuta Caroline Petengil contou com a Unicred para financiar a compra do equipamento que sempre quis

Jussara Petengil já eram cooperados.Formada em 1998, Caroline trabalha na clíni-

ca da família, mas sempre buscou oferecer um atendimento diferenciado de fisioterapia na área

pesquisa das melhores ofertas para a captação de recursos que financiasse o projeto.

O diretor-financeiro, Ricardo Ayache, lem-bra que comparou os juros, taxas e condições de financiamento oferecidas pelo mercado e confirmou que a Unicred oferecia as melhores condições com as menores taxas.

Assim, por unanimidade os sócios decidiram pela Unicred e através do financiamento empre-sarial conseguiram modernizar a clínica que há mais de uma década presta serviços aos campo-grandenses.

“O mais interessante de tudo isso é poder contar com uma cooperativa de crédito que pos-sibilita recursos a juros menores e proporciona ao cooperado o desenvolvimento profissional e empresarial”, declara Ricardo Ayache.

Apoio Empresarial

da estética. Antenada com o que existe de mais moderno em equipamentos para consultório, quis trazer para Campo Grande o Power Plate, aparelho usado para condicionamento muscular, redução de celulites e tratamento linfático.

O problema era que o aparelho custava R$ 35 mil e o pagamento deveria ser à vista. Como Caro-line não possuía todo o recurso ela pode contar com a Unicred Campo Grande para realizar o seu sonho profissional.

Ela fez um financiamento no valor total do equi-pamento e em 48 parcelas, com juros menores que os oferecidos pelos bancos.

“A Unicred Campo Grande foi importante na minha vida! Com essa oportunidade eu mudei o foco do meu trabalho e hoje me sinto realizada”, comemora.

Caroline conta com um dos equipamentos mais modernos e sofisticados do mundo e co-loca Campo Grande no cenário nacional entre as clínicas que oferecem o Power Plate.

Financiamento pela Unicred foi decisivo para a modernização da clínica, conta o diretor-financeiro da Clínica de Diagnósticos Cardio-vasculares, Ricardo Ayache

Page 10: Revista 15 Unicred

10

Colaboradores

Para citar os resultados alcançados pela Unicred é impossível deixar de fora os funcionários. Contando com 43 tra-

balhadores nas unidades de Campo Grande, Aquidauana, Corumbá e Três Lagoas, a instituição tem política de capacitação em seu quadro, uma forma de incentivar todos do quadro a trabalhar pelo coletivo.

Além do uniforme fornecido pela Unicred, o colaborador conta com assistência médica e odontológica e bolsa de 50% para cursos de nível superior. A Unicred possui ainda programa de remuneração variável, com base no desem-penho, uma forma de incentivo ao cumprimento das metas e reconhecimento ao trabalho.

A cada dois meses é produzido um boletim para que diretoria e colaboradores tenham aces-so às informações. Um canal de comunicação interna também está na rotina dos funcionários e a diretoria mantém diálogo aberto para atendi-mento individual.

Octávio Alexsandro Peixoto de Souza tem 20 anos, é auxiliar administrativo da Unicred em Corumbá. Está na empresa há três mês e diz estar muito satisfeito em trabalhar na Unicred. “A empresa investe no profissional, preocupa-se com a pessoa que está começando. A coopera-tiva ja disponibilizou um curso para mim”.

Apesar de estar começando na empresa, o estudante de geografia, pensa em trocar seu curso para se especializar em administração e melhorar seu desempenho.

Luzineide Severiano dos Santos, tem 43 anos e é copeira da Unicred em Campo Grande.Trabalha na empresa há 14 anos e viu a Unicred crescer e se expandir. “Nós que estamos a mais tempo vimos como foi o progresso durante esses 15 anos, tem um futuro promissor pela frente. Es-peramos que a empresa cresça cada vez mais e os funcionários também”.

Erivelton Martins Nogueira, tem 30 anos e está há 14 na empresa. Hoje é contador, mas an-tes de ser promovido passou por quatro cargos. “Comecei como office-boy, depois auxiliar ad-ministrativo, trabalhei no departamento financeiro e também fui caixa antes de ser contador”, afir-mando que a Unicred sempre lhe proporcionou bolsas e cursos profissionalizantes. O contador da Unicred ressalta o interesse da empresa pelo funcionário e a parabeniza por completar 15 anos de seriedade. “É uma ótima instituição tem um excelente desempenho, o mercado nesta área é muito amplo e a empresa tem muito a caminhar”, completa.

Vanessa Holsback Uesato, tem 26 anos, está há seis meses na Unicred. Vanessa trabalha como caixa, e pretende fazer a prova CPA 10, para subir de cargo e ser gerente comercial. Vanessa valoriza a ação da empresa em querer ajudar o funcionário. “A instituição merece toda a credibilidade que tem, ela se interessa pelo profissional”. Vanessa é formada em turismo e pretende cursar a facul-dade de administração para melhorar ainda mais seu desempenho junto a equipe de funcionários da Unicred.

Page 11: Revista 15 Unicred

11

Unidades Unicred

Além da sede da cooperativa, a Unicred Campo Grande conta com outras qua-tro unidades. Em 2003, Três Lagoas foi

escolhida para ser instalada a primeira unidade de atendimento fora da Capital. Na época, a ci-dade da região Leste do Estado ainda não apre-sentava sinais do crescimento que anos depois seria revelado como o “boom” industrial de Mato Grosso do Sul. Assim, a Unicred Campo Grande, mais uma vez acreditou no desenvolvimento da região, atendendo aos profissionais da saúde de Três Lagoas, contou com o apoio da Unimed.

No final do primeiro ano de instalação eram apenas 69 cooperados. Hoje são 350, e a meta é fechar o ano com 398. Crescimento de 400% em cinco anos.

O volume de ativos cresceu 16 vezes o valor inicial, tendo hoje R$ 5,5 milhões.

O crescimento refletiu também na reforma e ampliação da agência, em 2006, e, no aumento do quadro de colaboradores.

Em 2004 houve a incorporação da Unicred

Aquidauana e do posto de Corumbá. Ambos faziam parte de outra cooperativa. Com a incor-poração, foram criadas duas unidades distintas, ligadas à rede Unicred Campo Grande. Entre as ações de destaque está o atendimento aos profissionais da saúde do município vizinho, Ladário, e ao grande número de cooperados de outras áreas da saúde como Educação Física e Veterinária. Hoje com 270 cooperados espera atingir os 300 até o fim do ano. Em 2009 a uni-dade de Corumbá ganhará um novo prédio, com

amplo e moderno espaço para atender ainda melhor os cooperados.

Aquidauana passa por um momento de cresci-mento e estabilização, com 214 cooperados, cresceu 117% entre 2004 e 2008. O volume de empréstimos aumentou em 50%, nos últimos quatro anos. (aumentou de R$ 1 milhão para R$ 1,5 milhão).

Para os próximos seis meses a meta é superar o número de 300 cooperados e consolidando o sucesso Unicred.

A caçula das unidades da rede é a Santa Fé em Campo Gande. Inaugurada em março de 2008, veio com a proposta de atender aos profissionais da saúde, como médicos, odontólogos, psicólo-gos, nutricionistas, veterinário como forma de dar uma suporte à sede. Em seis meses já conta com 184 cooperados e a meta de chegar a 250 até o fim do ano.

Com mais de R$ 1,2 milhão em empréstimos, a unidade espera chegar aos R$ 2 milhões até dezembro de 2008.

Três Lagoas, Aquidauana

e Corumbá contam com

unidades de atendimento

CorumbáAquidauana

Três Lagoas

Page 12: Revista 15 Unicred

12

Auditoria:

Desde 2004, quando a Unicred Campo Grande passou a integrar o quadro das cooperativas filiadas a Unicred Central

PR/MS, firmou laços profissionais, assim como todas as cooperativas da rede, com a Bauer Auditores Associados. A empresa mineira de auditoria independente, possui registros na CVM (Comissão de Valores Mobiliários), Banco Cen-tral, entre outros e vasta experiência no sistema cooperativista.

A escolha pela Bauer Auditores foi feita base-ada no quadro de clientes do segmento de co-operativismo de crédito, como cooperativas fili-adas às Unicred’s Centrais de MG, PR/MS, SC, RJ, ao Sicoob Central BA, Sicoob Central GO e ao Sicoob Central MT/MS, além de inúmeras cooperativas solteiras, não vinculadas a uma cooperativa central.

A Unicred Campo Grande acredita que uma auditoria independente feita por uma empresa externa endossa com transparência e idoneidade a qualidade do trabalho da Unicred e garante ao

Para o diretor-presidente da Unicred Central Paraná e Mato Grosso do Sul, Álvaro Jabur, a cooperativa de Campo Grande é uma das mais importantes do sistema no Brasil. A Unicred Central abrange oito cooperativas singulares, nos Estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. Segundo ele a instituição encontra-se muito bem capitalizada, com transparência na gestão e por isso tem uma enorme credibilidade perante os cooperados e sistema Unicred.

“Acreditamos que a Unicred Campo Grande é exemplo dentro do sistema que merece todo respeito. Credibilidade demonstrada no ranking nacional que elenca Campo Grande entre as dez melhores do país”.

Álvaro Jabur avalia que chegar aos 15 anos

cooperado o compromisso de uma atuação ética e segura.

O trabalho de auditoria realizado na Unicred Campo Grande consiste em visitas periódicas e ainda revisões nos trabalhos executados pelos auditores internos da Unicred Central PR/MS.

Nessas ações são verificadas: a qualidade e a fidedignidade dos registros contábeis; a estru-tura e a eficácia dos controles internos, inclusive do sistema de processamento de dados; a aná-lise dos riscos de crédito e outros; a observância às normas legais emanadas do Banco Central do Brasil e demais legislações vigentes.

O resultado dos trabalhos executados são periodicamente fornecidos à Unicred Campo Grande, por meio de mi-nuciosos relatórios con-tendo indicações dos

inspirando confiança nos cooperados e com credibilidade da Unicred nacional é um grande feito com mérito para dirigentes, do passado e os atuais. “Temos a certeza que ela está no caminho certo, dentro do espírito do coopera-tivismo de crédito e vai conseguir trazer mais benefícios e resultados para mais cooperados. A Unicred Campo Grande está extremamente bem estruturada e administrada”.

Entre os fatos que marcam o crescimento da Unicred Campo Grande, Álvaro Jabur destaca a atuação não só na Capital como também em Três Lagoas, Aquidauana, Corumbá, e no bairro Santa Fé (Campo Grande). “O atendimento man-tém padrão de qualidade permitindo um grande avanço na vida dos cooperados”, acrescenta.

transparência e compromisso com o cooperado

Exemplo de Gestão e Credibilidade

procedimentos de auditoria tomados, menção a eventuais inadequações e ou insuficiências obser-vadas, quando for o caso, de nossas recomenda-ções e sugestões para sua eliminação.

Dessa forma, a Unicred Campo Grande conta com um mecanismo de extrema valia para cooperados, conselheiros, adminis-tradores, autoridades mone-tárias, órgãos fiscaliza-dores e outros.

Álvaro JaburPresidente da Unicred CentralParaná e Mato Grosso do Sul

Page 13: Revista 15 Unicred

13

Crescimento Planejado

A Unicred sempre caminhou com passos responsáveis, planejando para con-quistar a solidez de hoje. O ano de im-

plantação, 1993 foi voltado para a regularização da cooperativa que deveria respeitar vários trâmites. Antes mesmo de completar 12 meses a Unicred já havia conquistado a patente do Banco Central. Em cinco anos a instituição alcançou a consolidação e em 1999 veio a oportunidade da sede própria.

Com o espaço na rua Abrão Julio Rahe, em Campo Grande a Unicred demonstrava a credibili-dade entre os cooperados já reforçando a solidez do grupo. O local proporcionaria conforto e segu-rança aos cooperados.

A abertura do quadro social, em 2000, foi um novo marco para a cooperativa de crédito que ao mesmo tempo em que ampliou mercado, propor-cionou benefícios a outros profissionais. (veja quadro de associados ao lado)

Ao completar 10 anos de existência a Uni-cred deu passos para alinhar ainda mais as suas ações ao implantar o Panejamento Estratégico. O

• Assistente social• Biólogos• Enfermeiros• Farmacêuticos e Bioquímicos• Fisioterapeuta• Fonoaudiólogo• Médicos• Médicos Veterinários• Nutricionistas• Odontólogos• Profissionais de Educação Física• Terapeutas Educacionais• Empregados da Cooperativa• Empregados de Pessoas Jurídicas Associadas• Pais, Cônjuges, Dependentes legais do Associado

objetivo é transformar a cooperativa na principal instituição financeira para o cooperado em Mato Grosso do Sul. O trabalho envolve o mercado, a direção, a gestão e os colaboradores.

Fortalecer a imagem da Unicred, ampliar a área de atuação, fidelizar cooperados, aperfeiçoar pro-cessos de gestão e promover qualificação e re-conhecimento dos profissionais são alguns pontos para alcançar esse intuito.

Na rotina da instituição o planejamento é segui-do à risca e o resultado é a evolução que pode ser atestada pelos números. A cooperativa está sempre atenta em atender as exigências do Banco Central.

No quesito capacitação a Unicred segue o sistema de certificação da ANBID (Associação Nacional dos Bancos de Investimento e Desenvol-vimento). Todos os gerentes possuem essa quali-ficação. A cooperativa acredita que investindo na educação para o mercado é que se alcança maior credibilidade ao se relacionar com o investidor que tem ainda confiança no negócio que está fazendo.

Ampliaçãodo quadro social

Com planejamento estratégico, Unicred Campo Grande quer se transformar na principal instituição financeira para o cooperado em Mato Grosso do Sul

Page 14: Revista 15 Unicred

14

Responsabilidade Social

Tocar, Cantar e Encantar. Essa é a essên-cia do projeto cultural e social apoiado e mantido há quase dois anos pela Unicred

Campo Grande e que é desenvolvido no Centro de Ensino Maria Edwiges Borges, no bairro Nova Lima. Através da proposta são oferecidas ofi-cinas de música a crianças da região Norte da Capital que vivem em condições de vulnerabili-dade social e econômica.

“A música é muito importante para o de-senvolvimento dessas crianças. Ela ajuda no desempenho escolar, os alunos aprendem a se relacionar melhor com os coleguinhas e profes-sores, ficam mais disciplinados em sala de aula, entre outras vantagens. Ter o apoio da Unicred nesse projeto é fundamental, pois a cooperativa nos fornece uniformes, instrumentos, cadeiras e o custeio do profissional que trabalha com es-sas crianças”, comenta a diretora-pedagógica do Centro, Serley dos Santos e Silva.

Hoje o projeto conta com um Coral de Meni-nas, um grupo de Percussão Jovem, um Grupo de Flauta e o grupo de Musicalização Infantil, que utiliza instrumentos alternativos, feitos com ma-teriais recicláveis. Viviane Borges, responsável pelas oficinas, explica que “a música, para essas crianças, é uma oportunidade de aprender algo construtivo, ampliando conhecimento cultural, lidando com a convivência em grupo e apren-dendo a respeitar o próximo. Eles gostam muito dessas oficinas. É como se fosse uma terapia, pois têm alguns alunos que eram muito inquietos em sala de aula e hoje, com as aulas de música, se tornaram crianças mais tranqüilas e respon-sáveis”.

Blendon Wesley Alves de Guimarães, de 10 anos, é um exemplo de determinação. Ele mes-mo admite que, antes de freqüentar as oficinas do projeto, era uma criança bagunceira. “As professoras sempre ficavam chamando minha atenção porque eu não parava quieto na sala de aula. Quando minha mãe resolveu me inscrever

nas aulas de música eu não gostei muito não, mas hoje eu não perco uma aula. Gosto muito de tocar flauta e as professoras já me elogiaram porque eu mudei pra melhor”, explica o menino que estuda no Centro de Ensino desde os 4 anos de idade.

O repertório é composto por músicas regionais, clássicas e MPB. As preferidas dos alunos são Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira,

Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, Pela Luz dos Olhos Teus, de Vinícius de Moraes e a Nona Sin-fonia de Beethoven. “É realmente fascinante ver essas crianças se apresentarem. Sem dúvida a Unicred fez um investimento ao viabilizar a realiza-ção desse projeto, que é o primeiro entre tantos outros que a cooperativa pretende apoiar”, co-menta o gerente-administrativo da Unicred Campo Grande, Nelson Antônio Nantes Prestes.

Unicred Campo Grande apóia a transformação social através da cultura com o projeto Tocar, Cantar e Encantar

Page 15: Revista 15 Unicred

15

Page 16: Revista 15 Unicred

16

a n o sCAMPO GRANDE

A INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DO PROFISSIONAL DA SAÚDE.

www.unicred-cgr.com.br