um concelho - janeiro de 2010

17
Boletim e Agenda Municipal JANEIRO 2010 21 [ um ] concelho

Upload: camara-municipal-de-torres-vedras

Post on 27-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Revista municipal de Torres Vedras - edição de Janeiro de 2010

TRANSCRIPT

Page 1: Um Concelho - Janeiro de 2010

Boletim e Agenda MunicipalJANEIRO 201021

[ um ] concelho

Page 2: Um Concelho - Janeiro de 2010

página nº 3 página nº 3

divulgação, sugestõese/ou reclamações

Os agentes culturais interessadosna divulgação das suas actividadespara o mês de Março, devem remetera informação para: [email protected] até ao dia 15 do corrente mês. A Câmara Municipal de Torres Vedrasreserva-se no direito de seleccionara informação a incluir, de acordo comos critérios editoriais. A programaçãopoderá sofrer alterações por motivosimprevistos.

Porque a sua opinião é importante,envie-nos as suas sugestõese/ou reclamações àcercada [um] concelho atravésdos seguintes contactos:Gabinete de Comunicação Câmara Municipal de Torres VedrasAvenida 5 de Outubro2560-270 Torres Vedrastlf: 261 320 [email protected]

Esperança para 2010 esperança para 2010

Iniciamos o ano de 2010 com os votos de que seja melhor que o anterior mas nem por serem habituais significa que se trata apenas de uma rotina. 2009 foi um ano difícil para a generalidade das famílias e das empresas portuguesas, torrienses incluídas.A noite de 22 para 23 de Dezembro fica marcada como uma das datas mais dolorosas do nosso municí-pio. A força da Natureza desabou furiosamente sobre o nosso território, provocando dezenas de milhões de euros de prejuízos nas mais diversas áreas de actividade, com especial incidência no sector agricola, e também nos pessoais de muitos torrienses. As imagens que chegaram a todo o país faziam lembrar cenários a que estamos habituados apenas a ver em filmes ou reportagens de outras paragens. Mas tam-bém chegaram imagens da força dos torrienses, manifestando o seu optimismo na recuperação e isso é reconfortante, demonstra a raça de que somos feitos.Foram accionados todos os meios de socorro da Protecção Civil local, procurando minimizar os estragos. Homens e máquinas estiveram no terreno dezenas de horas consecutivamente, muitos deles também com importantes danos nas suas casas mas colocando em primeiro lugar a solidariedade ao colectivo. A esses, o meu enorme reconhecimento.É hora de avançarmos para a reconstrução, sem hesitações e sem entraves burocráticos. Trata-se de uma situação de excepção e, como tal, deve ser as-sim tratada. Quer nas ajudas aos empresários, especialmente os agrícolas, quer no que respeita aos equipamentos públicos destruídos ou seriamente danificados, o Governo deste País não pode escudar-se em teias que apenas atrasam e agravam a situação de muitos torrienses. A autarquia estará na primeira linha deste combate de reconstruçaõ que se iniciou no próprio dia 23 e que apenas terminará quando formos ressarcidos dos prejuízos da intempérie.Para todos, um abraço de solidariedade e o compromisso de estarmos a seu lado nesta caminhada.

O presidente da Câmara Municipal de Torres VedrasCarlos Manuel Soares Miguel

ficha técnica

[um] concelho nº21Janeiro 2010BMun. nº90 + AMun. nº38

direcção Carlos Manuel Soares Miguel

edição Câmara Municipalde Torres Vedras

coordenação Rui Penetra

textosAndreia Correia Tiago Oliveira

fotografiaAndreia CorreiaPedro FortunatoRui Penetra Tiago Oliveira

projecto gráficoFilipa Baptista

paginaçãoAna Rita Couto

ISSN1646-9917

impressãoGráfica Torreana

depósito legal275859/08

tiragem32 000 exemplares

publicação mensaldistribuição gratuita

Sabia que...a Câmara Municipal de Torres Vedras disponibiliza um serviço de recolha de “monstros” domésticos (monos como: sofás, colchões, móveis)? Ligue 261 310 487 ou preencha o formulário online (www.cm-tvedras.pt/viver/ambiente/limpeza-urbana)

índice

destaque do mês

notícias cultura“ desporto“ ambiente“ e mais...“ assuntos sociais“ obras

projecto

à conversa com...

agenda teatro

“ música“ cinema“ festas, feiras e outras iniciativas

“ bicentenário das linhas de torres vedras“ exposições e leituras“ oficinas, debates e seminários

“ desporto“ infanto-juvenilinfo-útil

deliberações da assembleia

info e contactos

pág.

4689

101213

1416

18

1819

19

20

2223

23

24

28

29

31

A [um] concelho é uma publicação mensal da Câmara Municipal de Torres Vedras e tem como objectivo informá-lo do trabalhorealizado pela mesma. Prestigia o Município e dá-lhe a conhecer a oferta cultural, desportiva e de lazer existente no concelho- promovida pela Câmara Municipal de Torres Vedras e pelas Associações do concelho.A fixe é parte integrante da [um] concelho e orientá-lo-á no seu dia-a-dia mensal.

[ um ] concelho

Page 3: Um Concelho - Janeiro de 2010

página nº 4página nº 4 página nº 5 página nº 5

destaque do mêsdestaque do mês destaque do mêsdestaque

Temporal deixou rasto de destruição no concelho Ventos ciclónicos que sopraram na madrugada do dia 23 de Dezembro, atingindo uma velocidade de cerca de 130 km/h, estimando-se que as rajadas mais fortes possam ter atingido os 220 km/h, causaram um estado de catástrofe no conce-lho. Esses ventos fustigaram principalmente a zona litoral torriense, danificando um vasto conjunto de equipamentos dos quais se destaca o parque de estufas dessa área, o Parque de Campismo de Santa Cruz, o Pinhal dos Casalinhos de Alfaiata e a Colonia Balnear da Praia Azul. O Plano Municipal de Emergência foi accionado naquela ocasião, tendo-se proce-dido no concelho após o temporal à desobstrução da rede viária, ao abate e des-baste de árvores danificadas, à remoção de destroços e à reposição de sinalética. Estas acções foram realizadas não apenas pela câmara municipal, mas também por outras entidades e inclusivamente por particulares. Refira-se que o Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, António Serrano, o Ministro da Administração Interna, Rui Pereira, o Governador Civil de Lisboa, António Galamba, e o deputado do Parlamento Europeu Luís Ca-poulas Santos, deslocaram-se ao concelho para tomar conhecimento dos estra-gos provocados por aquela intempérie.De realçar que o Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas activou um mecanismo legal que permite actualmente aos agricultores afectados por aquele temporal candidataram-se a uma verba equivalente a 50% dos seus prejuízos. Os agricultores do concelho que estejam nesta situação deverão deslo-car-se à respectiva junta de freguesia para formular a sua candidatura à referida verba.

http://www.cm-tvedras.pt/intemperie/

Page 4: Um Concelho - Janeiro de 2010

página nº 6página nº 6 página nº 7 página nº 7

Apoio à publicação de livros

As novas relações humanas ciber-néticas e as novas formas instan-tâneas de (re) criar o amor são re-veladas poética e ironicamente no livro Gramática do @mor Tecnológi-co, da autoria de Paulo Alexandre e Castro. Esse trabalho foi apresen-tado no dia 25 de Novembro, no Auditório Municipal.

A câmara municipal apoiou a publi-cação deste livro à semelhança do que aconteceu em 2009 com ou-tros: Melhor do que Cão é ser Cava-leiro, da autoria de Lucinda Aranha Antunes; Joaquim Roque: O Último Gaiteiro Tradicional de Torres Ve-dras, da autoria da Associação Por-tuguesa para o Estudo e Divulga-ção da Gaita-de-Foles; A Freguesia do Ramalhal no Tempo, da autoria de Joaquim Gomes; O Príncipe D. Afonso, filho de D. João II – Uma vida entre a guerra e a paz, da au-toria de Paulo Drumond Braga; A Guerra Peninsular - Da Génese ao seu Termo, da autoria de Eurico de Ataíde Malafaia; e Memória e His-tória da Paróquia de Campelos, da autoria de José Damas Antunes.O apoio da câmara municipal à publicação dos referidos livros de-veu-se ao facto de terem sido ela-borados por autores com ligação ao concelho e/ou se constituírem como uma mais-valia cultural para o mesmo. Estes são, de resto, os critérios que têm estado sempre na base do apoio da câmara muni-cipal à publicação de livros.

Iniciativas no Teatro-Cine

A programação do Teatro-Cine refe-rente ao 2.º semestre de 2009 che-gou ao fim com um conjunto de es-pectáculos de qualidade.Nesse âmbito, refira-se na área da música o último espectáculo da Tem-porada Darcos 2009: um concerto intitulado Música Tradicional Por-tuguesa, que foi levado a cabo pelo grupo Ensemble Darcos e pelo Coro de Câmara Lisboa Cantat (27/11). De realçar que neste concerto que foi di-rigido pelo compositor torriense Nuno Côrte-Real (líder do Ensemble Dar-cos) e comentado por Eurico Carrapa-toso, apresentou-se uma obra inédita da autoria deste último compositor, a qual foi encomendada propositada-mente para aquela temporada.Já na área do teatro, o Teatro da Co-muna representou Do Desassossego, que se baseou em textos de Bernardo Soares - um heterónimo de Fernando Pessoa - e se integrou na actividade da associação Artemrede (7/12); e o Académico de Torres Vedras apresen-tou o espectáculo Mashup (5/12).Também relacionado com a activida-de da Artemrede foram apresenta-dos três teatros de marionetas: Pa-lavras de Caramelo, pela companhia espanhola Títeres de Maria Parrato (17/11); A Ver Navios, pela compa-nhia S.A. Marionetas (14/11); e Toc-Toque, pela companhia francesa La Compagnie Du Petit Monde (13/11). A representação destes dois últimos teatros inseriu-se na Festa da Mario-neta’09 organizada por esta última associação. De referir, ainda, que no Bar do Tea-tro-Cine foi apresentado um ciclo de documentários intitulado Novo Olhar Português, organizado pelo Acadé-mico de Torres Vedras. Nesse âmbito foram exibidas as películas Vizinhos (21/11), O Lar, Ícaro e Mergulho (28/11), tendo-se proporcionado conversas com os realizadores da pri-meira (Tiago Figueiredo) e das duas últimas (Pedro Sena Nunes).

notíciasnotícias notíciasnotícias

Iniciativas da Biblioteca Municipal

Narrativas de histórias, mostras do-cumentais, conversas sobre livros, workshops, exibição de filmes para a infância … têm sido variadas as iniciativas dinamizadas pela biblio-teca municipal.Dessas, realce-se o projecto His-tórias na Gaveta que teve início em Dezembro. As acções deste projecto baseiam-se num “móvel--contador”, sendo que a partir do conteúdo das gavetas do mesmo são abordados vários temas (rela-cionados com imigração, guerras e filosofia). Essas acções destinam- -se a grupos do ensino pré-escolar, do 3.º ano de escolaridade, do 4 .º ano de escolaridade e de famílias e têm sempre uma componente de expressão plástica.A biblioteca municipal tem dina-mizado outras iniciativas que me-recem referência: um workshop intitulado ODE – Projecto de com-posição poética, em que parti-ciparam 114 alunos do ensino secundário, e que consistiu na declamação de textos de autores portugueses e estrangeiros, acom-panhada pelo som de uma guitarra (20/11); um outro workshop, su-bordinado ao tema Filosofia para Crianças (28/11); um curso breve de animação de poesia intitulado O Doce Sal da Língua Portuguesa, que contou com o apoio do progra-ma de itinerâncias culturais do Mi-nistério da Cultura (5/12); e uma exposição de trabalhos realizados no transacto ano lectivo por crian-ças do ensino pré-escolar de esta-belecimentos de ensino de Runa, da Póvoa de Penafirme, do Paul e do Turcifal no âmbito do projecto Filosofia para Crianças – Pensar em Brincar, o qual está a ter con-tinuidade este ano lectivo (26/11 a 19/12).

Iniciativas do Serviço Educativodo Edifício dos Paços do Concelho para grupos não escolares

Para além das actividades que realizou para grupos escolares durante o ano transacto, o Serviço Educativo do Edifício dos Paços do Concelho nesse perí-odo dinamizou um outro conjunto de iniciativas.

Dessas, refira-se: a oficina O ca-saco de Paula Rego virado do avesso, mediante a qual se de-monstrou a profissionais da área da educação como a obra desta artista plástica pode ser explora-da pedagogicamente de forma a tornar-se uma ferramenta muito útil para se trabalhar a criativida-de; a Feirinha do Equinócio, uma feira feita por crianças para outras crianças que foi promovida com o intuito de se assinalar a chegada da Primavera; visitas-orientadas para adultos a exposições pa-tentes nas galerias municipais; um workshop de construção de máquinas fotográficas pinhole e de revelação de fotografias; um workshop de aguarelas; a activi-dade Torres Sensorial, que con-sistiu em passeios a pé pelo cen-

tro de Torres Vedras com a particularidade de se ter os olhos vendados; e um workshop sobre Diários Gráficos.De salientar que recentemente foi criada uma oficina livre de expressão plás-tica para adultos com a qual se pretende fomentar uma descoberta de ma-teriais e de técnicas artísticas, a partir da vivência de experiências, de um mapa de memórias, num cruzamento com a obra pictórica de alguns artistas contemporâneos.

Page 5: Um Concelho - Janeiro de 2010

página nº 8página nº 8 página nº 9 página nº 9

notíciasnotícias notíciasnotícias

Desporto Sénior com novos núcleos

O projecto de desporto sénior da câmara municipal - denominado Mexa-se para a Vida! - conta com cinco novos núcleos, situados no Bonabal (2.º núcleo), na Sevilheira, na Serra da Vila, nas Palhagueiras e na Aldeia da Serra.Implementado em todas as fregue-sias do concelho (em 57 núcleos), este projecto, criado em 2005, está a proporcionar a actividade física regular a cerca de 1600 pes-soas com mais de 55 anos.

Promover a autonomia funcional dos participantes e, por conseguin-te, a sua qualidade de vida, bem como as apetências sócio-afectivas dos mesmos, de forma a combater o seu isolamento, são os principais objectivos deste projecto.De realçar a colaboração determi-nante das juntas de freguesia no processo de adesão dos “seniores” ao Mexa-se para a Vida!

Inauguração do relvado sintético da Cerca

O 12.º relvado sintético adquirido e instalado mediante verbas disponi-bilizadas pela câmara municipal foi inaugurado no dia 8 de Dezembro, com a presença do Governador Ci-vil de Lisboa, António Galamba.Esse relvado foi instalado no cam-po de futebol do Cerca FC – espa-ço denominado 8 de Dezembro e situado no Parque Desportivo da Silveira, que se localiza na Cerca.De referir que a câmara municipal financiou também melhoramentos realizados neste parque desporti-vo.

Recorde-se que intervenções com características idênticas à refe-rida foram igualmente levadas a cabo nos estádios do FC S. Pedro, do GDRC Casalinhense, da ADRC Arneiros, do GD Sobreirense, do Freiria SC, do SCU Campelense, da AMCR Fonte Grada, da CP Turcifal, do CD A dos Cunhados, da ACRD Furadouro e do GD Ramalhal.De realçar que a relva sintética colocada em todos os espaço des-portivos referidos apresenta uma qualidade de excelência.Com este conjunto de investimen-tos a câmara municipal pretendeu melhorar as condições para a for-mação desportiva no concelho, vis-to que aquelas colectividades têm desenvolvido um trabalho contínuo ao nível das camadas jovens de fu-tebol.

Adesãodo município à Hyramp

De forma a incrementar o seu apoio ao desenvolvimento da Eco-nomia do Hidrogénio o município aderiu à HyRamp.Esta entidade é uma parceria de regiões e de municípios europeus criada em 2008 com o apoio da Comissão Europeia e o objectivo também de promover o desenvol-vimento daquela economia, o que passa pelo fomento da evolução e da utilização da tecnologia asso-ciadas ao hidrogénio como vector energético (especialmente das células de combustível de hidrogé-nio) e do crescimento da indústria produtora da referida tecnologia.De realçar que o hidrogénio é en-carado como um importante com-ponente de um novo sistema glo-bal de energia que irá substituir o actual sistema energético assente nos combustíveis fósseis.Refira-se que o município tem es-tado envolvido em várias iniciati-vas relacionadas com a Economia do Hidrogénio como a realização de dois seminários internacionais centrados nessa temática, o pro-jecto LUCIS - no âmbito do qual adaptaram-se equipamentos da câmara municipal para utilizarem pilhas de hidrogénio, nomeada-mente rádios do Serviço Munici-pal de Protecção Civil e semáforos temporários de obras na via públi-ca - e a organização de visitas de estudo a uma fábrica de produção daquelas pilhas. De salientar ainda que a estratégia do município na rede Ecos enqua-dra-se igualmente no objectivo de promover o desenvolvimento da referida economia.

Equipa de sapadores florestais do municípiojá está em funcionamento

O município tem pela primeira vez uma equipa de sapadores flores-tais.Esta equipa foi apresentada publi-camente no dia 14 de Dezembro, na mata do Convento do Varatojo, onde realizou alguns trabalhos, tendo na ocasião se procedido à bênção da respectiva viatura e dos seus elementos.De referir que a constituição da equipa de sapadores florestais do município resultou de uma candi-datura apresentada à Autoridade Florestal Nacional (AFN) para esse efeito. Na sequência da aprovação dessa candidatura o município estabeleceu um protocolo de cola-boração com aquela entidade e o Instituto de Financiamento da Agri-cultura e Pescas (IFAP). Esse proto-colo estipulou que o IFAP garantis-se a aquisição dos meios técnicos e logísticos necessários para aque-la equipa e que o funcionamento da mesma fosse comparticipado em 35 mil euros anuais durante cinco anos pela AFN, o que poderá ser renovável. Até ao momento a equipa de sapa-dores florestais do município, que é constituída por cinco elementos, já executou vários trabalhos, como desmatação de terrenos, redução da densidade de zonas arbóreas, desramação e abate de árvores.

Distinguidos jovens alunos participantes nos campeonatos municipais

Os atletas que participaram nos campeonatos municipais durante a época transacta e se evidencia-ram pelo seu esforço na actividade escolar no ano lectivo transacto foram distinguidos pela câmara municipal.Os respectivos diplomas foram en-tregues no dia 10 de Dezembro, no Auditório do Edifício dos Paços do Concelho.Receberam esses diplomas: Ca-tarina Bettencourt (AA Padre Vítor Melícias) e Valter Mário (FC S. Pe-dro), que participaram no Campe-onato Municipal de Ténis de Mesa; Pedro Patrício (GD Matacães), Ana Pereira (CA Penafirme), Rita Vicen-te (SCU Torreense) e Inês Santos (GDRC Ponterrolense), que com-petiram no Campeonato Municipal de Atletismo; e João Varela (FC S. Pedro), André Silva (SCU Campe-lense), Diogo Teodoro (Cerca FC), Leandro Alves (ADC Escaravilhei-ra), David Lopes (ACDR Coutada), Duarte Prazeres (Janitas), Rafael Santos (GD Matacães), Bruno San-tos (GDRC Casalinhense), Ricardo Oliveira (ADRC Arneiros), João Oli-veira (CD A dos Cunhados), Ricardo Cardoso (GD Ramalhal), Rodrigo Gomes (CDRC Pedra), João Silva (GDRC Ponterrolense) e Ricardo Ganchas (SC Serra), que integra-ram o Campeonato Municipal de Futebol de 7.De referir que esta sessão de en-trega de diplomas realizou-se pelo segundo ano consecutivo, tendo contado com os apoios das empre-sas Manel Sport, Papelaria União e

Balanço das edições do Dia do Cão realizadas em 2009

27 canídeos foram adoptados du-rante o ano transacto nas várias edições do Dia do Cão.Recorde-se que nesta iniciativa or-ganizada pela câmara municipal, que decorre de Março a Novembro (à excepção de Agosto), no último sábado de cada mês, na Praça da Liberdade, em Torres Vedras (em frente ao posto da Polícia de Se-gurança Pública), proporciona-se e incentiva-se a adopção de animais provenientes do Canil Municipal. De salientar que em Setembro do ano transacto houve um Dia do Cão “especial” que contou com a presença de alguns “vips” - como João Libério, Júlio Isidro, Mituxa Jardim, Paula Taborda, Vasco Oli-veira, Pedro Ramos e Ramos, Luís Costa Ribas, José Moutinho e Carla Cabaça Lamy -, em que se tentou também sensibilizar para os cuida-dos que os animais necessitam. Refira-se que os animais oriundos do Canil Municipal são entregues sempre devidamente vacinados, desparasitados e com um chip de identificação.Anualmente cerca de 300 animais alojados neste equipamento são adoptados.Não fique em “pulgas”… adopte um animal do Canil Municipal. Aceite este “cãovite”…

Page 6: Um Concelho - Janeiro de 2010

página nº 10página nº 10 página nº 11 página nº 11

notíciasnotíciasnotíciasnotícias

Continuação das comemorações do Bicentenário das Linhas de Torres Vedras

A vivência quotidiana da época napoleónica foi recriada no dia 29 de Novem-bro, na Assenta, no decorrer da Feira da Memória.Essa iniciativa que teve lugar nas instalações da associação recreativa e cul-tural da referida localidade e que foi organizada por esta entidade contou com a presença de elementos trajados com vestes características do início do século XIX, uma feira típica deste último período e uma “taverna” oitocen-tista.A Feira da Memória foi uma das actividades que têm sido dinamizadas no âmbito do programa comemorativo do bicentenário das Linhas de Torres Ve-dras promovido pelo município.

Também integrado neste programa realizou-se no dia 21 de Novembro, no Forte de S. Vicente, um exercício da modalidade de comunicações via rádio denomi-

nado Comunicando…Divulgaremos. Organizada pela ARADO (Associação de Radioamadores do Oeste), esta iniciativa teve como objectivo dar a conhecer o referido programa comemorativo por meio da comunidade inter-nacional de radioamadores.Ainda no âmbito deste programa, elementos das oficinas “palavras à solta” e de escrita criativa da Associação para

a Universidade da Terceira Idade de Torres Vedras dinami-zaram nos dias 7 e 10 de Dezembro, na Escola Secundária Henriques Nogueira, uma actividade intitulada Fardas e Far-pas. Nesta iniciativa, organizada por esta última associação, realizaram-se apresentações que abordaram as invasões

napoleónicas e a Revolução Francesa e recitaram-se poe-mas sarcásticos relacionados com esta temática.

Projecto do município distinguido no concurso Ideias para o ar, por um projecto para ficar

O plano de rede de ciclovias de Tor-res Vedras foi um dos quatro pro-jectos finalistas do concurso Ideias para o ar, por um projecto para ficar, dinamizado pela Fundação Galp Energia em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente.Este concurso destinou-se aos mu-nicípios nacionais que participa-ram na mais recente Semana Eu-ropeia da Mobilidade e distinguiu projectos na área da mobilidade urbana sustentável.Aquele plano foi o projecto apre-sentado pelo município a esse concurso, sendo de referir que já tem o respectivo estudo prévio elaborado. Esse plano de rede de ciclovias assenta num conjunto de eixos estruturantes que ligam pon-tos importantes de Torres Vedras, e leva em linha de conta o patrimó-nio paisagístico, ambiental e edifi-cado desta cidade. A implementação dessa rede de ciclovias pretenderá, fundamen-talmente, criar uma nova cultura de mobilidade em Torres Vedras, partindo do princípio da bicicleta ser um meio de transporte não po-luidor, simples, barato e ideal para deslocações curtas numa cidade.

Reunião do projecto pro-EEem Torres Vedras

Torres Vedras recebeu no dia 5 de Novembro uma das reuniões se-mestrais que têm sido realizadas no âmbito do projecto pro-EE.Recorde-se que este projecto - que integra municípios, organizações relacionadas com o desenvolvi-mento sustentável e institutos de investigação de vários países eu-ropeus (Áustria, Alemanha, Espa-nha, Itália, Grécia e Portugal), para além de outras organizações rela-cionadas com o desenvolvimento sustentável mas de carácter in-ternacional - tem como objectivo levar os organismos públicos a adquirir produtos energeticamente eficientes e dinamizar, consequen-temente, o respectivo mercado e o desenvolvimento de tecnologias de eficiência energética.

Naquelas reuniões semestrais é efectuado um ponto de situação relativo à evolução do pro-EE. Até ao momento, no âmbito deste projecto, o município já esteve envolvido em algumas iniciativas: funcionários da câmara municipal receberam formação no intuito de virem a ser incluídos critérios de eficiência energética nas compras desta última entidade; adquiriu-se iluminação LED que foi instalada em três artérias de Santa Cruz de forma experimental; e elaborou-se um plano de acção municipal para a eficiência energética. De referir ainda que actualmente o município está a procurar par-ceiros externos que possam vir a colaborar com o mesmo no desen-volvimento do pro-EE.

Sessão de debate da ARH Tejo em Torres Vedras

O auditório do Edifício dos Paços do Concelho foi o local escolhido para no dia 11 de Dezembro a ARH Tejo (Administração da Região Hi-drográfica do Tejo) auscultar mu-nicípios cujo respectivo território está na sua área de jurisdição e tem a particularidade de possuir área costeira, no sentido de se ela-borar futuramente um plano de or-denamento da orla costeira único para os mesmos.De referir que actualmente vigoram na área de jurisdição da ARH Tejo quatro planos de ordenamento da orla costeira que foram publicados há cerca de dez anos.Aquela auscultação integra-se num processo de diagnóstico que está em curso, o qual pretende avaliar a implementação destes planos. Esse diagnóstico é encarado como um estudo preparatório com vista à criação daquele futuro Plano de Ordenamento da Orla Costeira que será único para a área sob jurisdi-ção da ARH Tejo. No dia 11 de Dezembro municipios dessa área deram a conhecer a esta entidade as suas preocupa-ções e expectativas em relação ao futuro da gestão da sua orla cos-teira. A generalidade desses municípios deseja que o futuro Plano de Or-denamento da Orla Costeira que vigorará para o seu território seja mais flexível e adaptável às especi-ficidades de cada local. Esse plano abrangerá uma área que se esten-de do concelho da Marinha Grande ao de Sesimbra.

Campanha Feliz Natalcom o comércio tradicional!

No intuito de incentivar as compras no comércio tradicional de Torres Vedras na época natalícia, o muni-cípio levou a cabo mais uma vez em parceria com a ACIRO (Associação Comercial, Industrial e Serviços da Região Oeste) uma campanha de-nominada … Feliz Natal com o co-mércio tradicional!Com aquele objectivo, na zona central de Torres Vedras instalou--se iluminações de Natal e bolas ornamentais e proporcionou-se música ambiente, um serviço de babysitting, animação itinerante a cargo do Académico de Torres Ve-dras que incluiu a narração de uma história para crianças relacionada com a temática natalícia e activida-des destinadas a pais e filhos dina-mizadas pelo serviço educativo da biblioteca municipal. Espectáculos de música e de teatro, exposições e viagens num comboio turístico incluíram-se também nesta cam-panha.De realçar da mesma o evento Na-tal no Gelo, proporcionado no Par-que Regional de Exposições. Este evento, concebido para “miúdos” e “graudos”, consistiu na disponi-bilização de uma pista de gelo, de insufláveis, de espaços comerciais e de restauração, entre outros atractivos. Numa altura de crise económica, o município pretendeu assim pro-porcionar um Natal mais alegre ao comércio tradicional em particular e aos torrienses em geral…

Page 7: Um Concelho - Janeiro de 2010

página nº 12página nº 12 página nº 13 página nº 13

notíciasnotícias

Intervenções na rede viária do concelho

As intervenções na rede viária do concelho promovidas pela câmara municipal têm prosseguido.Nesse âmbito recentemente realizaram-se macadamizações e pavi-mentações nos Casalinhos de Alfaiata, na Coutada, nos Carvalhais, na Assenta, na Azinhaga, nos Arneiros, na Ermegeira e na Valentina; executaram-se reabilitações de pavimento na Boavista-Olheiros, nos Casalinhos de Alfaiata, na Coutada, na Carregueira, entre esta loca-lidade e a Galpeira, na Azinhaga, nos Gafanhotos, na Bogalheira, no Cadoiço, na Ermegeira, na Valentina, desta povoação ao Casal do Seixo, neste local, em Vila Seca, numa estrada que liga esta aldeia à Ereira e na Freixofeira; efectuaram-se pavimentações na Boavista-Olheiros; levaram-se a cabo obras de conservação de pavimento na estrada que liga a Bordinheira aos Arneiros, na EM 555 e na via situada entre o Carvalhal e a Serra da Vila; e requalificaram-se ca-minhos vicinais em parceria com as juntas de freguesia.

Também no âmbito das intervenções da câmara municipal na rede viária conce-lhia refira-se que executaram-se passeios nas Carreiras, na Freiria, nos Chãos, no Monte Redondo e na Soltaria (na sequência de protocolos estabelecidos com as respectivas juntas de freguesia); realizaram-se calcetamentos na Orjariça e no Turcifal; instalaram-se passadeiras sobre-elevadas na Feligueira, no Sobreiro Curvo, na Ventosa, no Cadoiço, na Serra da Vila, em Vila Facaia, nos Campelos, na Serra de S. Julião, no Casal de Barbas, nos Almeirinhos e na Estrada; requali-ficou-se uma ponte na Azinhaga; e colocou-se sinalização em várias estradas do concelho.De referir, ainda, que perto do antigo Matadouro Municipal demoliu-se um velho armazém, sendo que o espaço onde o mesmo existia é agora utilizado para esta-cionamento.

Parque de estacionamento do futuro mercado municipal já abriu

Mais 320 lugares para estaciona-mento estão a ser proporcionados no centro de Torres Vedras.Esses lugares localizam-se no par-que de estacionamento do futuro mercado municipal e estão dispo-níveis desde o dia 27 de Novem-bro.A abertura desse parque de esta-cionamento neste dia visou facili-tar as compras no comércio tradi-cional de Torres Vedras durante a época natalícia.O parque de estacionamento do futuro mercado municipal é consti-tuído por dois pisos subterrâneos; está aberto de segunda a sexta- -feira das 8h às 20h e aos sábados das 8h às 14h (encerra aos do-mingos e feriados); conta com um sistema de vídeo-vigilância; tem a sua entrada na Avenida Tenente- -Coronel João Luís de Moura e a sua saida na Rua Quinta da Rega (em que se dá também acesso a esta avenida).O estacionamento neste parque é gratuito na 1.ª hora e tem um custo de €0,40 na 2.ª hora, de €0,50 na 3.ª hora, de €0,60 na 4.ª hora e de €1 a partir da 5.ª hora.Recorde-se que em Torres Vedras o município disponibiliza ainda estacionamento em outros locais como no Parque de Santiago, no Edifício Multi-Serviços da Câmara Municipal e no Parque Regional de Exposições.De salientar que recentemente foi instalada sinalética em Torres Ve-dras de modo a facilitar o acesso a estes três últimos locais de es-tacionamento e ao parque de es-tacionamento do futuro mercado municipal.

14.ª Festa d’ Outono

Um vasto leque de actividades de carácter lúdico, cultural, formativo, desportivo e artístico foi proporcio-nado a cerca de 5 mil “seniores” dos concelhos de Torres Vedras, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Cadaval no âmbito da 14.ª Festa d’ Outono que decorreu entre os dias 1 de Outubro e 4 de Dezembro.

Das acções desta Festa d’ Outono que se realizaram no concelho real-ce-se algumas como: uma noite de fados que teve lugar no Teatro-Cine e outros espectáculos apresenta-dos neste local; o teatro Esganare-lo ou o Cornudo Imaginário que foi representado nas instalações do Clube Artístico e Comercial; a confe-rência Os seniores e os afectos que decorreu no Auditório Municipal; um encontro de coros seniores levado a cabo na Casa da Cultura de Ponte do Rol; e a festa de encerramento do evento em que foi eleita a Rainha da Chita do mesmo, que se realizou no pavilhão desportivo da Escola Básica 2,3 de S. Gonçalo.De referir que a Festa d’ Outono apresentou pelo segundo ano um modelo assente em actividades descentralizadas e dinamizadas du-rante um período de tempo alarga-do. A 14ª. Festa d’Outono resultou de uma parceria estabelecida entre municípios (Torres Vedras, Lourinhã e Sobral de Monte Agraço), institui-ções particulares de solidarieda-de social (dos concelhos de Torres Vedras, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Cadaval), Centro Hospitalar de Torres Vedras, Centro de Saúde de Torres Vedras, Polícia de Segu-rança Pública (posto de Torres Ve-dras), Guarda Nacional Republicana (posto de Torres Vedras) e Escola de Serviços e Comércio do Oeste.

notíciasnotícias

Page 8: Um Concelho - Janeiro de 2010

página nº 14página nº 14 página nº 15 página nº 15

projectoprojecto projectoprojecto

Criação do Espaço Internet/Biblioteca de Matacães

No local onde funcionou o Mercado de Matacães vai ser criado um espaço internet/biblioteca. Na zona central desse local disponibilizar-se-ão mesas e cadeiras onde se situarão três pontos de acesso à internet. Ainda nesse local existirão estantes com publicações e as instalações sanitárias localizadas no mesmo serão remodeladas de modo a puderem acolher indivíduos com mobilidade condicionada.O acesso desses indivíduos a este espaço internet/biblioteca que se situará num 2.º piso será garantido por uma plataforma elevatória.O exterior deste futuro equipamento terá uma imagem moderna e para esse efeito instalar-se-á um revestimento em chapa metálica termolacada.De referir que o 1.º piso do edifício onde se localizará este espaço internet/biblioteca continuará a funcionar como um local de convívio para a população idosa. A construção do Espaço Internet/Biblioteca de Matacães será levada a cabo pela câmara municipal em parceria com a Junta da Freguesia de Matacães.

área de intervenção: 41 m2 custo: cerca de € 75.000(poderá ser comparticipado pelo PRODER - Programa de Desenvolvimento Rural )

prazo da obra: 2.º semestre de 2010

“ (...) O exterior deste futuro equipamento terá uma imagem moderna e para esse efeito instalar-se-á um revestimento em chapa metálica termolacada. (...)”

Page 9: Um Concelho - Janeiro de 2010

página nº 16página nº 16 página nº 17 página nº 17

Henrique Serra BaptistaHenrique Serra

O juiz conselheiro Henrique Serra Baptista é uma cara conhecida de muitos torrienses. Para além de viver há cerca de 30 anos em Torres Vedras, foi juiz no tribunal desta cidade e desempenha agora as suas funções num patamar ao qual poucos magistrados chegam: o Supremo Tribunal de Justiça. À [Um Concelho] falou da sua actual experiência profissional, da sua opção de residir em Torres Vedras e da recente distinção que recebeu do município – a medalha municipal de grau ouro…

Como está a ser a sua experiência profissional no Supremo Tribunal de Justiça que é, no fundo, o patamar mais alto da magistratura?Henrique Serra Baptista - É gratificante trabalhar no Supremo Tribunal de Justiça precisamente por isso que diz, é um privilégio para qualquer magistrado de carreira. Devo dizer que quando era mais jovem tive algumas oportunidades de fazer outras coisas na área do Direito mas sempre quis ser juiz e quero efectivamente morrer como juiz. O Supremo Tribunal é o patamar último da minha carreira ao qual apenas uma pequena quantidade de juízes tem acesso. Para chegar ao Supremo é preciso trabalhar muito e ter um bocado de sorte, porque nas classificações há sempre um pouco de subjectivismo, e é precisamente pela nossa ordem de graduação que vamos entrando nesse tribunal à medida que vão havendo vagas. É gratificante trabalhar no Supremo, porque é o tribunal com mais visibilidade, é um tribunal de cúpula dos tribunais portugueses. O nosso presidente que é eleito pelos seus pares representa a quarta figura da hierarquia do Estado. É um tribunal onde o ambiente é muito bom, somos cerca de 60 juízes, tratados com a devida dignidade que a nossa função acarreta, as instalações são condignas e temos também a vantagem de contarmos com alguns assessores que são juízes de primeira instância, todos eles de elevada craveira, que nos auxiliam em determinadas tarefas, fazendo por exemplo pesquisa de legislação, de jurisprudência e de doutrina sobre certos assuntos mais delicados.

É grande a diferença entre ser juiz num tribunal de comarca e no Supremo?A diferença é abissal. O juiz do tribunal de comarca tem todo o processo a seu cargo, é “dono” do processo e despacha o processo de princípio ao fim, tem as tarefas mais variadas, muitas delas de teor quase administrativo. O juiz de primeira instância perde imenso tempo às vezes em actividades para as quais não é a pessoa mais indicada. Depois, faz julgamentos públicos, ouve advogados, as partes e as testemunhas. No Supremo Tribunal só lidamos com os recursos dos tribunais da relação, à excepção de certos casos. E já não podemos mexer na matéria de facto ao passo que o Tribunal da Relação ainda pode. Apanhamos o processo com tudo o que lá foi produzido, a sentença e o acórdão do Tribunal da Relação, que é uma decisão de três juízes. E só nos podemos pronunciar sobre as questões que nos são colocadas. No entanto entendo que as decisões dos tribunais superiores devem ser ainda mais bem elaboradas, mais reflectidas, mais cuidadas, e devem corresponder a uma maior exigência que nos é pedida.

sa com...à conversa com...

Ajuizar com coerência e correcção deve ser um exercício difícil. Já perdeu noites de sono a pensar em algum caso?Muitas vezes. Ainda hoje, e já vou para 40 anos de carreira, é raro o caso que não me perturbe. Então se trabalho à noite e não consegui decidir uma questão, é horrível, isso perturba-me imenso o sono e acordo a pensar no caso e na melhor solução que deverei dar. Se decidi a questão e sei que fiz o meu melhor não penso mais no assunto. Mas até aí é tremendo, e é por isso que muitos de nós temos problemas cardiovasculares e de stress. Não conseguimos decidir de forma displicente.

O seu trabalho exige muita investigação?Exige. Todos os dias estudo. Acho que não sou mau juiz, na minha carreira sempre tive notas muito boas, mas de qualquer forma todos os dias tenho de estudar. Porque em milhares de casos que decidimos é raro nos depararmos com um igual, é sempre tudo diferente. É rara a semana que não compre um livro de Direito. Efectivamente tenho uma boa biblioteca na minha casa, que é onde eu trabalho. Quando não disponho de algum elemento ligo para o tribunal a pedir para me verem aquilo que preciso.

Como se processa o seu trabalho?Os processos entram e são-nos distribuídos, são vistos pelos nossos adjuntos, são- -nos dados conclusos para relato e então preparamos em casa a nossa decisão. Entregamos cópias do nosso projecto de decisão com antecedência aos nossos colegas que intervêm na mesma e todas as semanas há sessões em que são agendados determinados julgamentos. Para cada sessão recebo uma tabela que indica os processos que serão julgados, sendo que há alguns em que intervenho, como relator ou como adjunto. O julgamento é feito entre nós, sem a presença de público. Antes da sessão, ainda em casa, leio os projectos de decisão dos meus colegas em relação aos quais sou adjunto. Se concordo com a decisão limito-me a assinar, se não concordo com algum aspecto discutimos a decisão. Os advogados pensam que nos limitamos a assinar mas não, muitas vezes, quando isso se afigura necessário, discutimos entre nós as decisões. E por vezes reformulamos as decisões.

Vive há já muitos anos em Torres Vedras… O que o fez fixar-se nesta cidade?Sou oriundo de Coimbra e vivo em Torres Vedras desde 1980, quando fui nomeado juiz para o Tribunal desta cidade. Queria estar aqui o mínimo tempo possível porque o meu anseio era voltar para Lisboa onde tinha vivido os últimos anos da minha vida. Mas curiosamente acabei por gostar muito de Torres Vedras e fiquei. Os amigos que fiz, o ambiente no tribunal, foram factores que me foram prendendo a esta terra. Em 86 fui trabalhar para as Caldas da Rainha como presidente do respectivo círculo judicial e voltei a trabalhar em Torres em 95 e 96 no Tribunal de Circulo. A partir deste último ano comecei o meu percurso nos tribunais superiores. Torres Vedras é uma cidade onde gosto muito de viver, conseguimos ter tudo aquilo que Lisboa tem de bom, e não temos o mal de Lisboa. Aqui é tudo mais fácil, está tudo à mão e os meus filhos estão bem inseridos. Acho que é uma cidade com muita qualidade de vida, é um local ideal para se viver.

Foi para si importante a atribuição da medalha municipal de grau ouro no último Feriado Municipal?Claro que sim. Foi sem dúvida muito gratificante ter recebido essa homenagem do município, o que está obviamente relacionado com o meu percurso aqui…

“ (…) Torres Vedras é uma cidade onde gosto muito de viver, conseguimos ter tudo aquilo que Lisboa tem de bom, e não temos o mal de Lisboa. Aqui é tudo mais fácil, está tudo à mão (…)”Henrique Serra Baptista

Page 10: Um Concelho - Janeiro de 2010

página nº 18página nº 18 página nº 19 página nº 19

agenda janeiroagenda

[age

nda ]

em

jane

iromúsicamúsica cinemacinema

30 Janeiro » Sábado » 21h30 O Banqueiro Anarquista, de Fernando Pessoa TeatroTeatro-Cine de Torres Vedras DESTINATÁRIOS: MAIORES DE 12“À mesa de um restaurante dois amigos debatem sobre a situação social de um deles que diz, paradoxalmente, que se tornou banqueiro porque é anarquista politicamente. O absurdo da situação, a falta de teatralidade e o devaneio mental deste personagem, conduzem-nos a um retrato de vida que a maior parte dos ouvintes conhece, ou por experiência própria ou por proximidade familiar.”

ENTRADA: € 5 COMPANHIA JGMJOÃO GARCIA MIGUEL » ENCENAÇÃO, ADAPTAÇÃO DRAMATÚRGICA E OUTROS TEXTOSANTON SKRZYPICIEL, ANA ROSA ABREU, ISA ARAÚJO, JOÃO PEDRO SANTOS E SARA RIBEIRO » INTERPRETAÇÃOINFO PELO TLF.: 261 338 131

14 Janeiro » Quinta » 21h30 Café com Filmes - Cada um o seu CinemaCinemaBar do Teatro-Cine de Torres Vedras

Um filme absolutamente único, realizado por ocasião dos 60 anos do Festival de Cannes, o fes-tival de cinema mais importante do mundo, que reúne o modo como 33 cineastas de 25 países olham o cinema e as salas de cinema, lugar de comunhão dos cinéfilos do mundo inteiro. Objecto cinematográfico imperdível, autêntico compêndio do estado do mundo do cinema e das singularidades de cada cineasta.

ENTRADA LIVRECO-PRODUÇÃO: ACADÉMICO DE TORRES VEDRASTÍTULO ORIGINAL: CHACUN SON CINÉMADE: MANOEL DE OLIVEIRA, THEO ANGELOPOULOS, OLIVER ASSAYAS, DAVID CRONENBERG, RAÚL RUIZ, WAL-TER SALLES, DAVID LYNCH, LARS VON TRIER, WIM WENDERSCLASSIFICAÇÃO: M/12FRA, 2007, CORES, 100 MIN

28 Janeiro » Quinta » 21h30 Café com Filmes - O Homem da Câmara de FilmarCinemaBar do Teatro-Cine de Torres Vedras O Homem da Câmara de Filmar é um filme-documentário sobre a vida quotidiana em Moscovo com cenários reais e pessoas verdadeiras. Esta obra procurava ser uma forma de comunicação cinematográfica universal, sem legendas intermédias, bastando-se a imagem em si mesma. O Homem da Câmara de Filmar é um filme-olho que tudo vê e tudo mostra mas que contém em si mesmo a contradição dos seus pressupostos.

ENTRADA LIVRECO-PRODUÇÃO: ACADÉMICO DE TORRES VEDRASDE: DZIGA VERTOVCLASSIFICAÇÃO: M/12RÚSSIA, 1929, 67 MIN

agendaagenda janeiro

10 Janeiro » Domingo » 18h00 Concerto de Ano NovoTemporada Darcos 2010Teatro-Cine de Torres Vedras Concerto de Ano Novo - Camerata du Rhône & Ensemble Darcos Programa:A. CoplandConcerto para clarinete e orquestraS. BarberAdagio para orquestra de cordasE. Carrapatoso“Espelho da Alma” para quarteto para pia-no e cordas pausa C. Porter9 canções (arranjos para a orquestra de N. Côrte-Real)Night and DayYou do something to meIt’s all right with meEvery time we say goodbyeI love ParisLet’s do itGet out of townFrom this moment onIn this still of the night SóNIA ALCOBAÇA » SOPRANORUI BAETA » BARÍTONOENSEMBLE DARCOSFAUSTO CORNEO » CLARINETEGAEL RASSAERT » VIOLINOREYES GALLARDO » VIOLAFILIPE QUARESMA » VIOLONCELOHÉLDER MARQUES » PIANOCAMERATA DU RHÔNEGAEL RASSAERT » VIOLINO E DIRECÇÃO NUNO CôRTE-REAL » DIRECÇÃO MUSICALENTRADA: € 5

festas feiras e outras iniciativasfestas feiras

23 e 24 Janeiro » 21h30 e 16h00 ValeMúsica, Teatro e DançaTeatro-Cine de Torres Vedras DESTINATÁRIOS: MAIORES DE 6

Um espectáculo de arte comunitária com dança e música ao vivo que mobiliza 14 intérpretes, vindos da dança, do teatro e da música, e 30 participantes locais. Vale cria, com a sua dinâmica laboratorial, espaços de encontro e trabalho regular entre artistas e as populações. Este é um projecto de criação artística regional que parte do património dos lugares e das gentes do Vale do Tejo e se conjuga com os Teatros e as comunidades onde estes, hoje, se integram. 23 DE JANEIRO » 21H3024 DE JANEIRO » 16H00

ENTRADA: €5ESPECTÁCULO ARTEMREDE INFO PELO TLF.: 261 338 131

29 a 31 Janeiro 41.ª Feira de Viaturas UsadasExposiçãoExpotorres » Torres Vedras As empresas locais do ramo automóvel estarão representadas neste certame que pretende acabar com a venda ilegal de automóveis na via pública, bem como pro-porcionar formas alternativas de comer-cialização de veículos, no intuito, também, de dinamizar o sector na região e o próprio tecido económico de Torres Vedras.

HORÁRIO DO CERTAME:29 JANEIRO » SEXTA » 14H00 ÀS 00H0030 JANEIRO » SÁBADO » 10H00 ÀS 00H0031 JANEIRO » DOMINGO » 10H00 ÀS 20H00

INFO PELO TLF.: 261 335 950 FAX: 261 335 959

teatroteatro

Page 11: Um Concelho - Janeiro de 2010

página nº 20página nº 20 página nº 21 página nº 21

Oficinas, Debates e Seminários

5 Dezembro » Sábado » 09h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30 “O Doce Sal da Língua Portuguesa”Curso breve de animação da Poesia (for-mação)Auditório Municipal » Torres Vedras DESTINATÁRIOS: EDUCADORES DE INFÂN-CIA, PROFESSORES, BIBLIOTECÁRIOS, TÉCNICOS DE BIBLIOTECA E ANIMADORES CULTURAIS (MÁXIMO 25)

Os objectivos desta formação são:- reflectir sobre a questão de literacia e a importância da Literatura;- reconhecer a importância da tradição oral e da poesia na motivação literária in-fantil e da animação da leitura no contexto educativo;- motivar para a leitura poética;- aprender estratégias discursivas e recur-sos técnico-expressivos;- experimentar práticas de animação de leitura /escrita poética. FORMADORA: DULCE DE SOUZA GON-ÇALVESAPOIO: PROGRAMA DE ITINERÂNCIAS CUL-TURAIS 2009- MINISTÉRIO DA CULTURAINFO PELO TLF.: 261 310 460 ________________________________________15 e 22 Dezembro » 18h30 Oficina Livre de Expressão Plástica(Es)Paços Criativos » Paços do Concelho » Torres Vedras DESTINATÁRIOS: ADULTOS

Oficinas de expressão plástica onde se pretende fomentar uma descoberta de materiais e técnicas artísticas, a partir da vivência de experiências, de um mapa de memórias, num cruzamento com a obra pictórica de alguns Artistas contemporâ-neos.INSCRIÇÕES E INFO PELO TLF.: 261 334 040 ________________________________________

agendaagenda janeiro agenda janeiroagenda

BICENTENáRIO DAS LINHAS DE TORRES VEDRASLINHASDETORRESVEDRAS.COM

Todo o Mês Linhas de LeituraConcurso Municipal de LeituraBiblioteca Municipal de Torres Vedras Torres Vedras DESTINATÁRIOS: ALUNOS DE 3.º CICLO E ENSI-NO SECUNDÁRIOBicentenário das Linhas de Torres Vedras

Até Março A Guerra Peninsular na Banda DesenhadaExposição ItineranteEscolas do Concelho de Torres Vedras DESTINATÁRIOS: COMUNIDADE ESCOLARExposição iconográfica e documental, constituída por três histórias em banda desenhada de autores portugueses em que se aborda a temática da Guerra Pe-ninsular.

COMISSÁRIO: JOSÉ VALLE DE FIGUEIREDOPARCERIA: SOCIEDADE HISTóRICA DA INDEPEN-DÊNCIA DE PORTUGAL

Até Novembro Torres Vedras e as Memórias de uma Invasão: Um “Olhar”Entre Linhas e FortesConcurso FotográficoCooperativa de Comunicação e Cultura de Torres Vedras DESTINATÁRIOS: FOTóGRAFOS PROFISSIONAIS E AMADORESConcurso que procura evidenciar o impac-to das Invasões Francesas num outro tem-po, num outro espaço. Uma abordagem livre baseada nas lógicas de reportagem.

INFO E INSCRIÇÕES: COOPERATIVA DE COMUNICAÇÃO E CULTURA DE TORRES VEDRAS, TLF.: 261 338 931/2 OU E-MAIL: [email protected]ÇÃO: CCCTV

Até Novembro Ao Encontro da HistóriaSessões de Divulgação sobre a Guerra PeninsularMEDIANTE MARCAÇÃO PRÉVIA Nestas sessões procurar-se-á dar a conhe-cer mais sobre a Guerra Peninsular em to-das as instituições gerais do Concelho de Torres Vedras interessadas.Exige-se inscrição prévia.

INFO E INCRIÇÕES: ASSOCIAÇÃO PARA A DEFE-SA E DIVULGAÇÃO DO PATRIMóNIO CULTURAL DE TORRES VEDRAS, PELO TLM.: 962 435 928 OU PELO E-MAIL [email protected]ÇÃO: ADDPCTVEDRAS Até Novembro Terça a Domingo 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 Guerra Peninsular (1807-1814)ExposiçãoMuseu Municipal Leonel Trindade Torres Vedras

INFO NA CATEGORIA “EXPOSIÇÕES E LEITURAS”

Até Novembro Concurso Internacional de Animação e MultimédiaCinemaDESTINATÁRIOS: ENTUSIASTAS E PROFISSIO-NAIS DE ANIMAÇÃO E MULTIMÉDIALançamento de concurso internacional de animação e multimédia, tendo como su-porte a internet.Inspirado no tema “A Guerra Peninsular e as Linhas de Torres Vedras”, o objectivo deste concurso é a divulgação do tema a partir de outros meios.

INFORMAÇÕES: DIVISÃO DE CULTURA E TURIS-MO DA CÂMARA MUNICIPAL DE TORRES VE-DRAS, PELO TLF.: 261 320 749 OU PELO E-MAIL: [email protected]

7 e 28 Janeiro » 10h00 A Mochila do SoldadoMuseu Municipal Leonel Trindade Torres Vedras DESTINATÁRIOS: ALUNOS DO 2.º E 3.º CICLOS

MAIS INFO NA CATEGORIA “INFANTO-JUVENIL”- MUSEU MUNICIPAL LEONEL TRINDADE

11 a 15 Janeiro Semana do Bicentenário da Guerra Peninsular e das Linhas de Torres VedrasEscola Básica 2, 3 Gaspar Campello Campelos DESTINATÁRIOS: COMUNIDADE ESCOLAR E PO-PULAÇÃO EM GERALAcção que tem como objectivo dar a co-nhecer à comunidade educativa a História e a influência local da Guerra Peninsular e das Linhas de Torres Vedras com exposi-ções temáticas, exibição de filmes e visi-tas de estudo.

INFO: ESCOLA BÁSICA 2, 3 GASPAR CAMPELLO, PELO TLF.: 261 438 130 13 Janeiro a 14 AbrilQuartas » 15h00 às 19h00 UniverCidade - Oficina “Linhas de Torres Vedras”Acção de FormaçãoAuditório do Edifício Paços do Concelho Torres Vedras DESTINATÁRIOS: PROFESSORES E TÉCNICOS E PROMOTORES TURÍSTICOSOficina sobre as Linhas de Torres Vedras, modalidade de curso de formação, credi-tado pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, com a duração de 56 horas, coordenado por António Ventu-ra e Carlos Guardado da Silva.

INFO E INSCRIÇÕES: ARQUIVO MUNICIPAL DE TORRES VEDRAS; TLF: 261 320 736 OU PELO E-MAIL: [email protected]ÇO DE INSCRIÇÃO: € 80PARCERIA: UNIVERSIDADE DE LISBOA 17 Janeiro » Domingo » 09h00 Linhas de Torres Vedras a PéPasseio PedestreConvento do Varatojo S. Pedro e Santiago DESTINATÁRIOS: JOVENS E ADULTOSCom a realização desta actividade preten-de-se dar a conhecer as Linhas de Torres Vedras no concelho. Este percurso terá aproximadamente 12 Kms e a duração de cerca de 3 horas.

INFO E INSCRIÇÕES: SECTOR DE DESPOR-TO DA CÂMARA MUNICIPAL DE TORRES VE-DRAS, PELO TLF.: 261 320 761 OU PELOS E-MAILS:[email protected]; [email protected] OU [email protected]: ACADÉMICO DE TORRES VEDRAS, ASSOCIAÇÃO DE MARCHAS E PASSEIOS DO CONCELHO DE TORRES VEDRAS E ESCOLA SE-CUNDÁRIA HENRIQUES NOGUEIRA

18 Janeiro a 26 Março A Guerra Peninsular na LiteraturaExposiçãoÁtrio do Edifício Multiserviços da Câmara Municipal de Torres VedrasCedo se reflectiram as invasões na litera-tura, com relevo inicial para a poesia tan-to culta como popular, alcançando depois expressão no romance histórico, tanto em escritores portugueses como estrangei-ros. Esta exposição faz uma resenha his-tórica desta produção literária.

INFO: BIBLIOTECA MUNICIPAL DE TORRES VE-DRAS, PELO TLF.: 261 310 457 OU PELO E-MAIL: [email protected]ÁRIO: JOSÉ VALLE DE FIGUEIREDO 20 Janeiro » Quarta » 19h00 A Guerra Peninsular na LiteraturaHistória, Memória e Ficção: Ciclo de ConferênciasAuditório do Edifício Paços do Concelho Torres Vedras DESTINATÁRIOS: ESTUDANTES, PROFESSORES E INVESTIGADORESCiclo de conferências com autores e inves-tigadores nacionais associados à divulga-ção do património literário relacionado com a temática da Guerra Peninsular.Com José Valle de Figueiredo (poeta e crí-tico literário).

INFO NO SITE: WWW.BIBLIOTECADETORRESVEDRAS.NETORGANIZAÇÃO: CÂMARA MUNICIPAL DE TORRES VEDRAS E ESCOLA SECUNDÁRIA HENRIQUES NOGUEIRA | PARCERIA: ESCO E SEMINFOR 27 Janeiro » Quarta » 21h00 Quintas com Livros El-Rei JunotComunidade de LeitoresBiblioteca Municipal de Torres Vedras Ao lermos El-Rei Junot tem-se a impres-são de estar diante de uma água-forte sombria, onde o grotesco e o dramático são notas dominantes. A visão que Raul Brandão tem do início do séc. XIX é, uma verdadeira “análise espectral”. LIVRO: EL- REI JUNOT, DE RAUL BRANDÃODINAMIZAÇÃO: JOAQUIM MOEDAS DUARTE, PE-DRO FIÉIS, MANUELA CATARINO E VENERANDO DE MATOSINFO NO SITE: WWW.BIBLIOTECADETORRESVEDRAS.NET

Até Junho Linhas CruzadasProjecto ArtísticoVários locais Linhas, fios, riscos, desenhos, mapas, di-ários, cadernos, escritas, memórias, são imagens protagonistas nesta iniciativa transdisciplinar que pretende viabilizar a colaboração entre artistas da comunida-de local e o público em geral.

INFO E INSCRIÇÕES: GALERIA MUNICIPAL PA-ÇOS DO CONCELHO » PAÇOS DO CONCELHO » TORRES VEDRAS; TLF.: 261 334 042 OU PELO E-MAIL: [email protected]: ARTISTAS CONVIDADOS, CLUBE SÉ-NIOR, LARES DE 3.ª IDADE E ESCOLAS DO CON-CELHO DE TORRES VEDRAS.

Até Junho Jogo do MunicípioConcursoDESTINATÁRIOS: ESCOLAS DE 3.º CICLO, ENSINO SECUNDÁRIO E PROFISSIONALUma acção de fomento da cidadania e ex-periência do processo democrático. A iniciativa é composta por etapas dis-tintas, sendo que o Jogo do Município 2009/2010 será subordinado ao tema “Linhas de Torres Vedras: passado, presente...e que futuro?”

INFO: SECTOR DA JUVENTUDE DA CÂMARA MU-NICIPAL DE TORRES VEDRAS; TLF.: 261 320 711 OU PELO E-MAIL: [email protected] Até Outubro Arte JovemConcursoDESTINATÁRIOS: JOVENS DOS 16 AOS 35 ANOS (RESIDENTES EM PORTUGAL)Com esta iniciativa pretende-se incentivar e promover a criatividade artística dos jo-vens a nível nacional.Nesta edição “especial”, as 5 áreas a con-curso são: desenho, pintura, escultura, fotografia e instalação. A temática estará subordinada ao tema “Linhas”. INFO E INSCRIÇÕES: POSTO DE INFORMAÇÃO À JUVENTUDE DE TORRES VEDRAS (PRACETA PA-DRE JOAQUIM MARIA DE SOUSA), PELO TLF.: 261 320 724 OU PELO E-MAIL: [email protected]

linhasdetorresvedras.comlinhasdetorresve-ciativasbicentenário das linhas de torres vedras

Page 12: Um Concelho - Janeiro de 2010

página nº 22página nº 22 página nº 23 página nº 23

agenda janeiroagendaagendaagenda janeiro

Todo o Mês » 10h00 às 18h30 Um mês, um autor...Raul BrandãoMostra DocumentalSector Adultos da Biblioteca Municipal de Torres Vedras No mês em que a Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal vai descobrir a obra El-Rei Junot, de Raul Brandão (1867-1930), destacamo-lo como autor do mês.Destaca-se, na sua obra, além do teatro, títulos como: Pescadores, Húmus, A Farsa, O Padre e As Memórias. É famoso pelo realismo das suas descrições e pelo lirismo da linguagem.

INFO NO SITE: WWW.BIBLIOTECADETORRESVEDRAS.NET

Até 30 Novembro » Terça a Domingo » 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 Guerra Peninsular (1807-1814) ExposiçãoMuseu Municipal Leonel Trindade » Torres Vedras DESTINATÁRIOS: PÚBLICO EM GERALA exposição é composta por três núcleos:Núcleo 1: Não Passarão! A importância das Linhas de Torres Vedras para a Defesa de Lisboa (PATENTE ATÉ 2012)Esta exposição de carácter permanente privilegia uma abordagem sobre a importância das Linhas de Torres Vedras, desde o conceito, técnica, construção e eficácia, na 3.ª invasão, para impedimento do avanço do exército francês em Portugal. Núcleo 2: As Invasões Francesas: Memórias e Relatos (PATENTE ATÉ NOVEMBRO 2010)Recuperação de algumas memórias e relatos associados às Invasões Francesas e impactos sofridos pelas populações, no âmbito nacional e local. Núcleo 3: De Ciudad Rodrigo a Torres Vedras: Uma viagem pelas gravuras de época(GRAVURAS DE CIUDAD RODRIGO. PATENTE ATÉ 11 FEVEREIRO 2010)Esta exposição enfatiza a estreita relação entre Ciudad Rodrigo e Torres Vedras durante a 3ª invasão, unidas pela passagem das tropas francesas. Apresenta uma série de gravuras que espelham os acontecimentos desencadeados pelo conflito Peninsular.

ENTRADA GRATUITAINFO: MUSEU MUNICIPAL LEONEL TRINDADE. TLF.: 261 310 485 OU PELO E-MAIL: [email protected] 9 a 27 Fevereiro Diários Gráficos - Desenho em CadernosExposiçãoGaleria Municipal Paços do Concelho (Piso 3) » Torres Vedras Esta mostra é constituída por desenhos, anotações escritas, esquemas, colagens, ou outro tipo de técnicas que têm a particularidade de serem executadas em cadernos. Por este facto, de o suporte ser um caderno e de dimensões transportáveis, pressupõe que seja o resultado de um percurso, de um conjunto de experiências ou de situações que aconteceram ao longo de um tempo determinado de uma viagem. COMISSARIADO: EDUARDO SALAVISA E CARLOS MENDESEXPOSIÇÃO REALIZADA EM PARCERIA COM O CENTRO CULTURAL DE LAGOSINAUGURAÇÃO: 18H00

leiturasexposições e leituras

Até Junho 2010 Mexa-se Para a VidaDesporto SéniorFreguesias do concelho DESTINATÁRIO: SENIORES DO CONCELHOO programa de desporto sénior Mexa-se para a Vida visita as 20 freguesias do nosso concelho com o propósito de pro-mover a saúde e a qualidade de vida dos que nele participam. Até ao próximo mês de Junho Mexa-se para a Vida e não deixe que ela passe por si!

ACTIVIDADE GRATUITA.INFO E INSCRIÇÕES: SECTOR DE DESPORTO DA CÂ-MARA MUNICIPAL (TLF.: 261 320 748) E NAS JUN-TAS DE FREGUESIA.

Campeonato Municipal de Futebol 7 Escolas9 Janeiro » Sábado 6.ª Concentração Vários Locais » Ramalhal09h30 » A dos Cunhados - Sobreirense B11h00 » Ramalhal - Sobreirense A» Campelos09h30 » Fonte Grada A - Lourinhanense B11h00 » Campelense - Lourinhanense A» Fonte Grada10h00 » Fonte Grada B – Cadaval B» Ponte do Rol09h30 » Casalinhense A - Coutada11h00 » Ponterrolense - Casalinhense B» Torres Vedras » Escola Madeira Torres09h30 » São Pedro B - Matacães11h00 » Janitas A - São Pedro A» Cerca10h00 » Cerca - Janitas B» Livramento09h30 » Freiria - Monte Agraço B11h00 » Livramento - Monte Agraço A» Turcifal 09h30 » Arneiros - Encarnacense B11h00 » Turcifal A - Furadouro» Pedra10h00 » Pedra - Turcifal B

23 Janeiro » Sábado 7.ª ConcentraçãoVários Locais » Lourinhã09h30 » Lourinhanense A - Fonte Grada B11h00 » Lourinhanense B - Ramalhal» A dos Cunhados09h30 » Sobreirense B - Campelense11h00 » A dos Cunhados - Sobreirense A» Fonte Grada10h00 » Fonte Grada A - Cadaval A» São Pedro da Cadeira09h30 » Casalinhense A - Ponterrolense11h00 » São Pedro A - Casalinhense B

» Coutada09h30 » Matacães - Janitas A11h00 » Coutada - Janitas B» Cerca10h00 » Cerca - São Pedro B» Sobral de Monte Agraço09h30 » Monte Agraço B » Arneiros11h00 » Monte Agraço A » Pedra» Furadouro 09h30 » Turcifal A - Freiria11h00 » Furadouro - Turcifal B» Livramento10h00 » Livramento - Encarnacense A

Campeonato Municipal de Futebol 7 Infantis16 Janeiro » Sábado 6.ª ConcentraçãoVários Locais

» Cerca09h30 » Casalinhense - A dos Cunhados11h00 » Cerca - Matacães» Fonte Grada09h30 » Sobreirense - Janitas B11h00 » Fonte Grada - Janitas A» Campelos09h30 » Ramalhal - Sporting da Serra11h00 » Campelense - Cadaval» Ponte do Rol09h30 » Arneiros A - Furadouro11h00 » Ponterrolense - Arneiros B» Barril 09h30 » Encarnacense - Turcifal A11h00 » Barril » Turcifal B» Freiria 09h30 » São Pedro - Pedra11h00 » Freiria - Coutada

Campeonato Municipal de Ténis de Mesa9 Janeiro Sábado » 09h00 às 19h00 Torneio de AberturaEsc. Padre Vítor Melícias » Torres Vedras

Campeonato Municipal de Atletismo 9 Janeiro » Sábado » 15h00 Grande Prémio dos CarregueirensesProva de Corta-MatoCarregueira » S. Mamede da Ventosa ORGANIZAÇÃO: GDRC “OS CARREGUEIRENSES”

30 Janeiro » Sábado » 15h00 Grande Prémio do PonterrolenseProva de EstradaPonte do Rol ORGANIZAÇÃO: GDRC PONTERROLENSE

desporto [mexa-se]desporto

16 Janeiro a 27 Fevereiro DesvioExposição de Pintura de Marco PiresGaleria Municipal Paços do Concelho (Piso 0) » Torres Vedras “A prática artística de Marco Pires desen-volve-se a partir da construção de blocos de trabalho sobre determinados campos de representação: mapas, paisagens, edi-fícios, construções... A pesquisa do artista edifica uma linha de pensamento sobre o que define o nosso olhar e sobre as suas possíveis representações, perturbações, falhas ou limites. Emprega técnicas plásti-cas como a sobreposição, a simplificação ou a distorção, criando uma nova tipologia caracterizada pela sua hibridez, liberdade e autonomia quanto a qualquer corres-pondência com a realidade”. Maria do Mar Fazenda INAUGURAÇÃO: 16H00

21 Janeiro » Quinta » 18h00 Ao AnoitecerVisitas GuiadasGaleria Municipal Paços do Concelho e Galeria Municipal Dois Paços Torres Vedras DESTINATÁRIOS: ADULTOS

Ao anoitecer, a partir das seis da tarde, realizam-se visitas orientadas às exposi-ções das galerias municipais.Venha saber mais sobre diversas formas de arte!

INFO PELO TLF.: 261 334 040

16 Janeiro » Sábado » 15h00 Mesa Redonda sobre a temática “Diários Gráficos - Desenho em Caderno”Auditório do Edifício Paços do Conce-lho » Torres Vedras

INSCRIÇÕES E INFO PELO TLF.: 261 334 040 OU NO SITE: WWW.CM-TVEDRAS.PT 21 Janeiro » Quinta » 21h00 Noites UtópicasNovos espaços autónomos de produ-ção/programação artísticaBar do Teatro-Cine de Torres Vedras No Porto e em Lisboa têm surgido recen-temente espaços dedicados à arte con-temporânea. Espaços com características específicas,(...) espaços off. É sobre essas dinâmicas, sobre a relação entre estes es-paços e os seus contextos urbanos, sobre os seus públicos, que iremos conversar.

ENTRADA LIVREMODERADORES: RUI MATOSO E JOÃO GARCIA MIGUEL | CONVIDADOS: MARISA FÁLCON, NUNO NABAIS, FABRICE ZIEGLER, NATCHO XECA 30 Janeiro Sábado » 11h00 às 18h00 Oficina Livre de Expressão Plástica(Es)Paços Criativos » Paços do Con-celho » Torres Vedras DESTINATÁRIOS: JOVENS E ADULTOSOficina de expressão plástica onde se pretende fomentar uma descoberta de materiais e técnicas artísticas, a partir da vivência de experiências, de um mapa de memórias. Este mês a oficina estará rela-cionada com a exposição “Diários Gráfi-cos” patente na Galeria Municipal.

ORIENTAÇÃO: JOÃO CATARINO (ILUSTRADOR E PROFESSOR)INSCRIÇÕES E INFO PELO TLF.: 261 334 040 30 Janeiro » Sábado » 15h00 “Compostagem Doméstica”Acção de FormaçãoCentro de Educação Ambiental Espaço CAERO Torres Vedras DESTINATÁRIOS: PÚBLICO EM GERAL

A compostagem é um processo de reci-clagem da matéria orgânica e uma forma de atenuar o problema da acumulação de resíduos em Aterro, dando um destino útil aos resíduos orgânicos.

MARCAÇÃO NO CEA OU PELO TLF.: 261 314 163 PARCERIA: RESIOESTE

semináriosoficinas, debates e seminários

Page 13: Um Concelho - Janeiro de 2010

página nº 24página nº 24 página nº 25 página nº 25

INFO NO SITE:WWW.BIBLIOTECADETORRESVEDRAS.NET

Todo o Mês » 10h00 às 18h30 Um mês, um autor...Bernardo CarvalhoMOSTRA DOCUMENTALSector Infanto-Juvenil da Biblioteca Municipal de Torres Vedras Mesmo quando ainda não sabia ler, Ber-nardo era fascinado por histórias aos qua-dradinhos, sobretudo pelas perspectivas e enquadramentos inusitados.Tem realizado vários trabalhos de ilustra-ção para Serviços Educativos de museus, instituições públicas e outras entidades. Todo o Mês » Segundas » 14h30 Visita Guiada à BibliotecaBiblioteca Municipal de Torres Vedras

5, 7, 12, 14, 19, 26 e 28 Janeiro Terças e Quintas » 10h30 e 14h30 Emília e o chá de TíliaHora do ContoSala da Hora do Conto da Biblioteca Municipal de Torres Vedras DESTINATÁRIOS:

ALUNOS DO PRÉ-PRIMÁRIO E 1.º CICLOOs pés da princesa eram um

incómodo permanente. Quando a princesa esta-va na cama, não podia deitar-se de barriga para cima. Os pés grandes faziam os lençóis qua-se levantar voo durante o sono e o vento era tanto que congelava as suas pernas.

AUTORA: ALEXANDRA PINHEIRO

agendaagenda janeiro agenda janeiroagenda

nto-juvenilinfanto-juvenil infanto-juvenilinfanto-ju

8, 16, 29 e 30 Janeiro “Viver longe, aqui” Histórias MigratóriasProjecto “Histórias na Gaveta”Actividades lúdicas e PedagógicasO tema desta sessão é “Viver longe, aqui- Histórias Migratórias”.‘Os animais têm a intuição de procurar os locais com melhores condições para viver consoante as várias estações do ano e por isso viajam, são migratórios.’ Vamos abrir algumas gavetas “móvel-contador” para conhecer melhor gente que vem de tão longe mas que está aqui tão perto!

16 e 30 Janeiro » 15h30 » Sala Infanto-Juvenil da Biblioteca Municipal de TVDESTINATÁRIOS: FAMÍLIAS

8 e 29 Janeiro » 10h30 e 14h30 » Sala Infantil da Biblioteca Municipal de TVDESTINATÁRIOS: ALUNOS DO PRÉ-ESCOLAR; 3.º E 4.º ANO DO ENSINO BÁSICO CONCEPÇÃO DO PROJECTO: VERA ALVELOSREALIZAÇÃO: VERA ALVELOS, ANA GONÇALVES E SARA RODRIGUES

9 Janeiro » Sábado » 15h30 O Leão de OZTarde de CinemaAuditório Municipal » Torres Vedras DESTINATÁRIOS: MAIORES DE 4

ACTIVIDADE INSERIDA NO PROGRAMA AO SABOR DOS SÁBADOS (ACTIVIDADES DE ANIMAÇÃO) 21 Janeiro » Quinta10h30, 11h30, 14h00 e 15h00 Encontro com... Ana Maria MagalhãesAuditório Municipal » Torres Vedras DESTINATÁRIOS: ALUNOS DO 4.º ANO DO 1.º CI-CLO E ALUNOS DE 2.º CICLOAna Maria Magalhães nasceu em Lisboa em 1946, no seio de uma família onde as crianças ocupavam o primeiro lugar. A casa albergava pais, avós, uma tia viúva...e ali eram recebidos também outros familia-res, que traziam consigo outras posturas, outras histórias...

23 Janeiro » Sábado » 15h30 Emília e o Chá de TíliaHistórias em FamíliaSala da Hora do Conto da Biblioteca Municipal de Torres Vedras DESTINATÁRIOS: PAIS E FILHOS (MAIORES DE 3)ACTIVIDADE INSERIDA NO PROGRAMA AO SABOR DOS SÁBADOS (ACTIVIDADE DE ANIMAÇÃO)

CINEMA PARA A INFÂNCIAAuditório Municipal de Torres Vedras15 Janeiro » Sexta » 10h30 MarsupilamiDESTINATÁRIO: MAIORES DE 467 MIN; FALADO EM PORTUGUÊS

22 Janeiro » Sexta » 10h30 O Leão de OzDESTINATÁRIO: MAIORES DE 474 MIN; FALADO EM PORTUGUÊS

Todo o Mês Quartas » 10h00 e 14h00 Visitas-Ateliês Paços do ConcelhoGaleria Municipal Paços do Concelho e (Es)Paços Criativos » Torres Vedras DESTINATÁRIOS: GRUPOS ESCOLARESVisitas orientadas às exposições da Gale-ria Municipal, seguidas de uma experiên-cia de carácter prático ao nível da expres-são plástica, que comungará do teor das obras observadas.Os percursos são orientados e adaptados aos diferentes níveis etários.

OS PROFESSORES/ EDUCADORES DEVERÃO REALIZAR UMA VISITA PRÉVIA ÀS EXPOSIÇÕESINFO E INSCRIÇÕES PELO TLF.: 261 334 040

Todo o Mês Segundas » 10h00 e 14h00 Oficina Temática(Es)Paços Criativos Paços do Concelho » Torres Vedras DESTINATÁRIOS: GRUPOS ESCOLARESLinhas, cordel, fios, cadernos, mapas, riscos, percursos, são palavras que se ali-nhavam e se cruzam na exploração de di-ferentes materiais, técnicas e expressões.

INFO E INSCRIÇÕES PELO TLF.: 261 334 040 Todo o MêsTerças » 13h30 às 15h30 Paços na Escola Projecto ItineranteEscolas do 1.º Ciclo do Concelho de Torres Vedras DESTINATÁRIOS: ALUNOS DAS ESCOLAS DE 1.º CICLO DO CONCELHOO fio condutor desta edição será a obra de três artistas plásticos portugueses, para quem a linha, o risco, o traço, tive-ram grande importância no seu percurso gráfico e plástico.

INFO E INSCRIÇÕES PELO TLF.: 261 334 040 Todo o Mês Segundas e Quintas » 17h00 Oficina da Lua CheiaOficina de Expressão Plástica(Es)Paços Criativos Paços do Concelho » Torres Vedras DESTINATÁRIOS: CRIANÇAS DOS 6 AOS 12Um espaço de experimentação que pre-tende estimular a imaginação e a criação de um olhar artístico e interventivo, um olhar mais feliz.

SÃO ORGANIZADOS DOIS GRUPOS DISTINTOS, COM UM LIMITE DE 12 PARTICIPANTES POR GRUPO. 23 Janeiro » Sábado » 15h00 Sábado a Quatro MãosOficina FamiliarGaleria Municipal Paços do Concelho e (Es)Paços Criativos » Torres Vedras DESTINATÁRIOS: CRIANÇAS DOS 5 AOS 8 ANOS ACOMPANHADAS POR UM ADULTOTendo como ponto de partida as exposi-ções da Galeria Municipal, pais e filhos partem à descoberta de diferentes lingua-gens e técnicas através da experimenta-ção ao nível da expressão plástica vivida a 4 mãos.Não podes perder a visita, o jogo e o ateliê que preparámos para ti.

ESTA ACTIVIDADE REQUER INSCRIÇÃO PRÉVIA. INFO E INSCRIÇÕES PELO TLF.: 261 334 040

9, 16, 23 e 30 Janeiro 15h00 às 18h00 A Viagem O Fazer as Malas com Zarita CadeteOficina de Expressão Dramática para Pais e FilhosEspaço Transforma » Torres Vedras DESTINATÁRIOS: CRIANÇAS DO 1.º CICLO ACOM-PANHADAS POR UM ADULTO (MÁXIMO 15)O tema desta oficina é a “A viagem” que exprime um desejo profundo de mudança, uma necessidade de experiências novas! Através de todas as literaturas, a viagem simboliza uma aventura e uma procura, quer se trate de um tesouro ou de um sim-ples conhecimento.

INFO E INCRIÇÕES PELO TLF.: 261 338 131PREÇO DE PARTICIPAÇÃO: € 20

16 Janeiro » Sábado » 11h00 Hamlet sou euTeatro para a InfânciaTeatro-Cine de Torres Vedras DESTINATÁRIOS: MAIORES DE 6Esta performance do Teatro de Praga propõe um desafio de descoberta e repre-sentação de possíveis “cenários” teatrais para a história da peça Hamlet. Dois ac-tores contam a história de Shakespeare a crianças, guiando-as pela narrativa e propondo-lhes uma participação activa.

ENTRADA: € 2MÁXIMO 40 PARTICIPANTESINFO E INSCRIÇÕES PELO TLF.: 261 338 131

27 Janeiro Quarta » 09h30 e 14h30 Visita ao Teatro-CineVisita Guiada e OficinaTeatro-Cine de Torres Vedras DESTINATÁRIOS: ALUNOS DO 1.º CICLO DAS ES-COLAS DO CONCELHO DE TORRES VEDRASDurante três horas os alunos vão poder conhecer os bastidores de um teatro mu-nicipal, os camarins onde os actores se vestem e maquilham, o fosso de orques-tra, a teia, a cabine técnica onde se ligam as luzes e onde se mistura o som...De seguida vão poder participar numa ofi-cina de expressão dramática. ENTRADA GRATUITA SUJEITA A INSCRIÇÃOINFO E INSCRIÇÕES PELO TLF.: 261 338 131COLABORAÇÃO: ACADÉMICO DE TORRES VE-DRAS

30 Janeiro » Sábado » 11h00 Oficina de Expressão DramáticaTeatro-Cine de Torres Vedras Destinadas à família, estas oficinas pre-tendem criar um espaço de fruição para os mais novos, sendo que em algumas a presença dos pais é fundamental.Durante duas horas oferecemos expe-riências que despertam todos os senti-dos, criando uma ligação ao universo da expressão dramática... uma experiência para repetir ao longo do ano, abordando vários tipos de manifestações artísticas.

PREÇO: € 2CO-PRODUÇÃO: ACADÉMICO DE TORRES VEDRASINFO E INSCRIÇÕES PELO TLF.: 261 338 131

Page 14: Um Concelho - Janeiro de 2010

página nº 26página nº 26 página nº 27 página nº 27

agendaagenda janeiro agenda janeiroagenda

nto-juvenilinfanto-juvenil infanto-juvenilinfanto-ju

MARCAÇÕES PARA TODAS AS ACTIVIDADES SÃO COM A ANTECEDÊNCIA MÍNIMA DE 10 DIAS, PELO FAX: 261 310 484 OU PELO E-MAIL: [email protected]

Todo o Mês Terças e Quintas » 10h00 e 14h00 A Vida de Frei Aleixo de MenezesVisita GuiadaClaustro do Convento da Graça Torres Vedras DESTINATÁRIOS: ALUNOS DO 1.º E 2.º CICLOS (1 TURMA/25 ALUNOS)Vem descobrir: que animais vivem nos azulejos, qual o símbolo da Ordem de Sto. Agostinho, a origem do povo oriental retratado e os instrumentos musicais exis-tentes.

DURAÇÃO: 1H30ACTIVIDADES PARA FAMÍLIAS NO ÚLTIMO SÁBA-DO DO MÊS (MÍNIMO 10 PARTICIPANTES). INSCRIÇÃO OBRIGATóRIA Todo o Mês Terças e Quintas » 10h00 e 14h00 Torres Vedras MedievalVisita GuiadaCentro histórico da Cidade de Torres Vedras DESTINATÁRIOS: ALUNOS DO PRÉ-ESCOLAR E 1.º CICLO (1 TURMA/25 ALUNOS)Nesta viagem pelo centro histórico da Ci-dade de Torres Vedras vamos explicar-te alguns pormenores de arquitectura, arru-amentos, nomes de ruas... vem divertir-te connosco!

DURAÇÃO: 1H30ACTIVIDADES PARA FAMÍLIAS NO ÚLTIMO SÁBA-DO DO MÊS (MÍNIMO 10 PARTICIPANTES). INSCRIÇÃO OBRIGATóRIA

Todo o Mês Terças e Quintas » 10h00 e 14h00 Azulejos do Centro HistóricoVisita GuiadaCentro histórico da Cidade de Torres Vedras DESTINATÁRIOS: ALUNOS DO 1.º E 2.º CICLOS (1 TURMA/25 ALUNOS)A palavra deriva do árabe AL ZULEJ, que significa pedra lisa e polida.Na área do centro histórico de Torres Ve-dras existem painéis figurativos, azulejaria de fachada, registos religiosos, painéis em Arte Nova... Vamos visitá-los?

DURAÇÃO: 1H30ACTIVIDADES PARA FAMÍLIAS NO ÚLTIMO SÁBA-DO DO MÊS (MÍNIMO 10 PARTICIPANTES). INSCRIÇÃO OBRIGATóRIA

Todo o Mês Terças e Quintas » 10h00 e 14h00 Exposições do Museu MunicipalVisita GuiadaMuseu Municipal Leonel Trindade Torres Vedras DESTINATÁRIOS: ALUNOS DO PRÉ-ESCOLAR, 1.º, 2.º E 3.º CICLOS (1 TURMA/25 ALUNOS)

Exposição Guerra Peninsular(1807-1814)Vem aprender a fazer um chapéu de sol-dado, jogar com as imagens ou vestir o camponês...

Sala da PinturaPara complementar a visita guiada ao retábulo quinhentista de 5 tábuas que podes ver no museu, propomos-te a activi-dade Espelho meu... quem és tu? E quem sou eu?

Todo o Mês Quartas e Sextas » 10h00 e 14h00 Maleta Pedagógica - SapateiroOficinaEscolas do Concelho de Torres Vedras DESTINATÁRIOS: ALUNOS DO PRÉ-ESCOLAR E 1.º CICLO (1 TURMA/25 ALUNOS)A equipa do Serviço Pedagógico do Mu-seu Municipal Leonel Trindade desloca-se com a maleta do sapateiro para transmitir saberes sobre a arte de fazer sapatos.

MARCAÇÕES COM A ANTECEDÊNCIA MÍNIMA DE 10 DIAS, PELO FAX: 261 310 484 OU PELO E-MAIL: [email protected] DURAÇÃO: 1H30

Todo o Mês Projectos do CEACentro de Educação Ambiental Torres Vedras

Compostagem DESTINATÁRIOS: ALUNOS DO 1.º, 2.º E 3.º CI-CLOS DO ENSINO BÁSICO E ALUNOS DO ENSINO SECUNDÁRIO.A compostagem é um destino útil para os resíduos orgânicos que se produzem na cantina/ bar e nos espaços exteriores da escola. As vantagens desta prática são evidentes: retiram-se os resíduos orgâ-nicos dos aterros e produz-se um adubo natural - o composto!As escolas inscritas são acompanhadas por um técnico do CEA ao longo do ano lectivo. BiodieselDESTINATÁRIOS: ALUNOS DO 1.º, 2.º E 3.º CI-CLOS DO ENSINO BÁSICO E ALUNOS DO ENSINO SECUNDÁRIO.De forma a incentivar à correcta deposi-ção dos óleos usados pretende-se que a comunidade escolar do concelho os reco-lha, para que estes possam ser encami-nhados para a reciclagem, sendo transfor-mados em biodiesel.Às escolas que participem no projecto será entregue um reservatório para arma-zenar os óleos e será feita a recolha do mesmo. AS TURMAS/GRUPOS INTERESSADOS EM PAR-TICIPAR NOS PROJECTOS DEVEM COMUNICAR A SUA INSCRIÇÃO NO CENTRO DE EDUCAÇÃO AM-BIENTAL OU PELO TLF.: 261 314 163.

[ACçõES DE SENSIBILIzAçãO]Todo o Mês MARCAÇÃO PRÉVIA NO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL OU PELO TLF.: 261 314 163A actividade decorre numa sala disponibilizada pela Escola, sendo necessários videoprojector e computador.

- Lixo + Reciclagem!Estabelecimentos de Ensino DESTINATÁRIOS: ALUNOS DOS 2.º E 3.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO E ENSINO SECUNDÁRIO

Esta sessão de sensibilização visa a alteração de comportamentos relativamente à gestão de resíduos.

Liga-te...Estabelecimentos de Ensino DESTINATÁRIOS: ALUNOS DO 2.º E 3.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO E ENSINO SECUNDÁRIO

Nesta acção os alunos reflectem sobre os desperdícios energéticos e o modo de os minimizar.

O Clima está a mudar!Estabelecimentos de Ensino DESTINATÁRIOS: ALUNOS DO 2.º E 3.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO E ENSINO SECUNDÁRIO

Nesta acção pretende-se que os alunos conheçam as alterações climáticas e as suas conse-quências.

Eco-ConsumoEstabelecimentos de Ensino DESTINATÁRIOS: ALUNOS DO 2.º E 3.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO E ENSINO SECUNDÁRIO

A acção sobre eco-consumo visa a alteração de pequenos hábitos para um consumo susten-tável.

Som ou Barulho?Estabelecimentos de Ensino DESTINATÁRIOS: ALUNOS DO 2.º E 3.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO E ENSINO SECUNDÁRIO

Na actividade chama-se a atenção para os problemas associados ao ruído e dá-se a conhecer algumas medidas a aplicar para a redução do mesmo.

1/2 Cheio ou 1/2 VazioEstabelecimentos de Ensino DESTINATÁRIOS: ALUNOS DOS 2.º E 3.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO E ENSINO SECUNDÁRIO

Nesta acção os alunos reflectem sobre as possíveis utilizações da água, os desperdícios diários e o processo de tratamento das águas residuais.

Todo o Mês Quartas e Sextas » 10h00 e 14h00 Moinhos e MoídosOficinaAzenha de Santa Cruz DESTINATÁRIOS: ALUNOS DO PRÉ-ESCOLAR, 1.º E 2.º CICLOS (1 TURMA/25 ALUNOS)

Na visita à Azenha de Santa Cruz ficarás a saber o que faz o moleiro, quais os usos da farinha e como identificar o grão dos cereais que comes ao pequeno-almoço com leite, ou como se faz o pão ou as do-ces pipocas! Actividades a desenvolver: dobragem, co-lagem, corte e montagem de um moinho com velas; elaboração de molduras com grãos.

MARCAÇÕES COM A ANTECEDÊNCIA MÍNIMA DE 10 DIAS, PELO FAX: 261 310 484 OU PELO E-MAIL: [email protected] DURAÇÃO: 1H30 7 e 28 Janeiro » 10h00 A Mochila do SoldadoVisita Guiada à ExposiçãoMuseu Municipal Leonel Trindade Torres Vedras DESTINATÁRIOS: ALUNOS DO 2.º E 3.º CICLOS (1 TURMA)O que transportaria o soldado na sua mo-chila? Objectos de higiene pessoal, roupa interior, marmita, copo e talher, comida, saco de tenda, munições, ... e ainda ti-nha de transportar a arma! Vem ver o que transportava o soldado e sentir o peso! MARCAÇÕES COM A ANTECEDÊNCIA MÍNIMA DE 10 DIAS, PELO FAX: 261 310 484 OU PELO E-MAIL: [email protected] DURAÇÃO: 1H30ORIENTAÇÃO: ASSOCIAÇÃO NAPOLEóNICA POR-TUGUESA

Page 15: Um Concelho - Janeiro de 2010

página nº 28página nº 28 página nº 29 página nº 29

info-útilinfo-útil

ACTUALIZAÇÃO DO TARIFARIO DA ÁGUA (em vigor desde 1 de Janeiro)

» TARIFA VARIáVELDomésticos1.º escalão (de 0 a 5 m3) € 0,57582.º escalão (de 6 a 15 m3) € 1,19893.º escalão (de 16 a 25 m3) € 2,22674.º escalão (mais de 25 m3) € 3,5875

» TARIFA SOCIAL Consumidores cujo agregado familiar possua rendimento bruto englobável para efeitos de imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS) que não ultrapasse uma vez e meia o valor anual da retribuição mínima mensal garantida (€ 9 450,00).Desaparecem as restantes tarifas sociais designadamente de inserção social, sénior, de apoio a desempregados e de apoio ao arrendamento, mas mantém-se a tarifa familiar para cinco ou mais elementos de agregado familiar.Para os munícipes que já usufruem de reduções no seu tarifário têm até Abril de 2010 para confirmarem a sua situação. Os novos beneficiários terão de apresentar o respectivo requerimento devidamente preenchido acompanhado da Nota de Liquidação do IRS referente ao ano de 2008.

1.º escalão (de 0 a 15 m3) € 0,57882.º escalão (de 16 a 25 m3) € 2,22673.º escalão (mais de 25 m3) € 3,5875

» TARIFA FAMILIARFamília com 5 pessoas1.º escalão (de 0 a 8 m3) € 0,54402.º escalão (de 9 a 15 m3) € 1,12483.º escalão (mais de 15 m3) € 2,0690

Família com 6 pessoas1.º escalão (de 0 a 11 m3) € 0,54402.º escalão (de 12 a 18 m3) € 1,12483.º escalão (mais de 18 m3) € 2,0690

Família com 7 pessoas1.º escalão (de 0 a 14 m3) € 0,54402.º escalão (de 15 a 21 m3) € 1,12483.º escalão (mais de 21 m3) € 2,0690

Família com 8 pessoas1.º escalão (de 0 a 17 m3) € 0,54402.º escalão (de 18 a 24 m3) € 1,12483.º escalão (mais de 24 m3) € 2,0690

Não Doméstico (escalão único) € 2,2267Escolas e entidades sem fins lucrativos € 0,9706Câmara Municipal e juntas de freguesia € 0,9706Estado € 2,2267Rega € 2,2267

» TARIFA FIxATarifa Social isentosRestantes Grupos € 3,9665

deliberações da [ assembleia municipal ] em www.cm-tvedras.pt deliberações da

22 de Junho 2009

Ponto 1 - Discussão e Votação da 3.ª Revisão ao Orçamento e Plano Plurianual de Investimen-tos da Câmara Municipal de Torres Vedras aprovado para 2009, nos termos da alínea b) do n.º 2 do art.º 53.º da Lei 169/99, de 18.09, na sua actual redacção – A Assembleia Municipal aprovou por maioria.

Ponto 2 - Autorizar a Câmara Municipal de Torres Vedras à repartição encargos para apoiar a instalação de Campos Relvados, nos termos do art.º 22 do Decreto Lei 197/99, de 8.06, na sua actual redacção – A Assembleia Municipal autorizou a repartição de encargos por maio-ria.

Ponto 3 - Discussão e votação da proposta de implementação de ARU (Área de Reabilitação Urbana) para o Centro Histórico de Torres Vedras, ao abrigo do n.º 24 do art.º 71.º do Decreto Lei n.º 215/89, na sua actual redacção – A Assembleia Municipal aprovou por unanimidade.

Ponto 4 - Autorizar, nos termos da alínea m) do n.º 2 do art.º 53.º da Lei 169/99, de 18.09, na sua actual redacção, a adesão do Município de Torres Vedras à ECOS – Associação para a Competitividade e Inovação na Energia e Construção Sustentáveis – A Assembleia Municipal autorizou a adesão por unanimidade.

Page 16: Um Concelho - Janeiro de 2010

página nº 30página nº 30 página nº 31 página nº 31

info e contactosinfo e contactosUrgências 112Hospital de Torres Vedras 261 319 300GNR Torres Vedras 261 314 002GNR Santa Cruz 261 930 450PSP 261 330 770 Bombeiros Voluntários TV 261 322 122SMAS | Serv. Munic. 261 336 500Sistema de Mediação Laboral e Familiar800 26 2000Linha Verde Recados da Criança 808 206 656Protecção à Floresta | incêndios 112Táxis Torres Vedras 261 322 641Táxis Santa Cruz 261 937 722Comboios (CP) 261 311 156Autocarros (Barraqueiro) 261 334 150Oficina Domiciliária 800 200 066Recolha de “Monstros” 261 310 487S.O.S. Ambiente | CMTV 800 200 130S.O.S. Arranjos Escolas 800 200 066

Junta de Freguesia A dos Cunhados261 981 [email protected] de Freguesia Campelos261 430 [email protected] de Freguesia Carvoeira261 743 [email protected] de Freguesia Dois Portos261 712 [email protected] de Freguesia Freiria261 961 [email protected] de Freguesia Maceira261 980 [email protected] de Freguesia Matacães261 326 [email protected] de Freguesia Maxial261 915 [email protected] de Freguesia Monte Redondo261 315 [email protected] de Freguesia Outeiro da Cabeça261 921 [email protected] de Freguesia Ponte do Rol261 331 [email protected] de Freguesia Ramalhal261 911 [email protected] de Freguesia Runa261 314 [email protected] de Freguesia Sta. Maria e S. Miguel261 330 [email protected] de Freguesia S. Domingos Carmões261 743 [email protected] de Freguesia S. Pedro da Cadeira261 857 109freguesiaspcadeira@mail.telepac.ptwww.saopedrodacadeira.ptJunta de Freguesia S. Pedro e Santiago261 339 [email protected] de Freguesia Silveira261 937 248www.jf.silveira.pt | [email protected] de Freguesia Turcifal261 951 315www.jf-turcifal.net | [email protected] de Freguesia Ventosa261 950 [email protected]

Museu Municipal Leonel Trindade261 310 485Praça 25 Abril, Convento da Graça3ª a Dom.: 10h00 às 13h00 e 14h00 às [email protected] de Atendimento ao Cidadão261 320 739Edif. Paços do Concelho, Praça do Município2ª a 6ª: 9h30 às [email protected] de Turismo de Santa Cruz261 937 524Rua da Azenha3ª a Dom.: 10h00 às 13h00 e das 14h00 às [email protected] de Turismo de Torres Vedras261 314 094Rua 9 de Abril2ª a Sáb.: 10h00 às 13h00 e 14h00 às [email protected], E.M.261 335 950Parque Regional de Exposições | Expotorres2ª a 6ª: 9h00 às 12h30 e 14h00 às [email protected]ça SocialServiço Local de Torres Vedras261 327 200 | fax: 261 327 260Av. General Humberto Delgado, 18 B2560-272 Torres Vedras2ª a 6ª: 09h00 às 16h30 Serviços Municipalizados261 336 500Rua da Electricidade2ª a 6ª: 08h30 às 16h30Piquete: 24h00 às 08h00261 338 079 | 917 691 014Teatro-Cine de Torres Vedras261 338 131Av. Tenente Valadim, n.º 192ª a 6ª: 09h00 às 13h00 e 14h00 às 17h00ou uma hora antes de qualquer espectá[email protected]

Arquivo Municipal261 320 736Av. 5 de Outubro, 172ª a 6ª: 08h30 às [email protected]

Biblioteca Municipal de Torres Vedras261 310 460Av. 5 de Outubro, 172ª : 14h às 18h30 | 3ª a 6ª: 10h às18h30 sáb.: 14h00 às [email protected]

Biblioteca de Praia261 933 543Rua Dr. Esteves de Oliveira, n.º 4 r/cSanta Cruz3ª a Sáb.: 14h00 às 19h00

Câmara Municipal de Torres Vedras261 310 400Av.ª 5 de Outubro2ª a 6ª: 08h30 às [email protected]

Canil Municipal261 313 885Rua do Parque, Ponte do Rol2ª a 6ª: 09h00 às 17h00

Centro de Educação Ambiental261 314 163Rua António Leal da Ascenção (Ed.CAERO)2ª a 6ª: 09h00 às [email protected]

Centro de Info Autárquica ao Consumidor261 320 739Edif. Paços do ConcelhoPraça do Município 2ª a 6ª: 10h00 às [email protected]

Centro de Info Municipal à Juventude261 320 721Praceta Padre Joaquim Maria de Sousa2ª a 6ª: 10h00 às [email protected]

Centro Local de Apoioà Integração de Imigrantes261 322 464Av. Tenente Valadim, n.º 172ª: 13h00 às 19h003ª: 08h30 às 14h304ª: 13h00 às 19h006ª: 08h30 às [email protected]

Comissão de Protecção de Crianças e Jovens | CPCJ261 322 462Av. Tenente Valadim, nº [email protected]

Edifício Paços do Concelho261 334 040261 320 739Praça do Município 2ª a 6ª: 09h30 às 20h00

Gabinete de Apoio às Empresas261 310 418Câmara Municipal de Torres VedrasAv. 5 de [email protected]

Gabinete para o Centro Histórico261 310 418Câmara Municipal de Torres VedrasAv. 5 de [email protected]

Galeria Municipal Paços do Concelho261 334 042Praça do Município 2ª a Sáb.: 09h00 às [email protected]

Galeria Municipal Dois Paços261 334 042R. Roque Ferreira Lobo, 4 Seg. a Sáb. 09h30 às 19h00

Gabinete Técnico Florestal261 320 [email protected]

Mercado Municipal ProvisórioRua Raimundo Portas (junto à Expotorres)3ª a Sáb.: 07h00 às 15h00 e das 17h00 às 20h00Dom. e Feriados: 07h00 às 14h00

Atendimento ao Públicopor parte do Executivo da CMTV:Carlos Manuel Soares Miguel Presidente261 310 [email protected]

Carlos Manuel Antunes BernardesVice-Presidente | VereadorObras Municipais, Ambiente e Serviços Urbanos261 320 [email protected]@cm-tvedras.pt

Laura Maria Jesus RodriguesVereadora | Educação e Desporto261 320 [email protected]

Sérgio Paulo Matias GalvãoVereador | Administrativo, Financeiro e Recursos Humanos, Auditoria e Controlo Interno, Inovação e Desenvolvimento, Informática, Atendimento e Apoio às Empresas261 310 [email protected]

Ana Brígida A. M. Climaco Umbelino Vereadora | Acção Social e Cultural (Turismo, Cultura, Biblioteca, Assuntos Sociais, Juventude, Galeria Municipal e Museu)261 320 [email protected]

Bruno Miguel Félix FerreiraVereador | Urbanismo261 310 [email protected]

António Paulo Veloso Martins BentoCarlos Manuel Pires de PinaMaria Paula da Silva e Paulo Roseiro LopesVereadores PSD261 310 437 | [email protected]@cm-tvedras.pt

[email protected] 310 400

municipal em www.cm-tvedras.ptdeliberações da [ assembleia municipal ] em www.cm-tvedras.pt

22 de Julho 2009

Ponto 1 - a) Análise e votação dos Estatutos da nova Associação de Fins Específicos resultante da conversão automática da Comunidade Urbana do Oeste por efeitos da entrada em vigor da Lei 45/2008, de 27/08 – A Assembleia Municipal aprovou os estatutos por maioria.

b) Autorizar a adesão a esta Associação de Fins Específicos, dos Municípios da Nazaré, Azam-buja e Rio Maior – A assembleia Municipal autorizou, por maioria, a adesão.

c) Autorizar a cessão das acções participativas no capital social que o Município tem na Resio-este no montante de €250.060 e autorizar a sua cedência à Associação de Fins Específicos pelo valor nominal e nas condições que vierem a ser acauteladas por todos os Municípios – A Assembleia Municipal autorizou a cessão, por maioria.

Ponto 2 - Autorizar o Município de Torres Vedras a integrar a VALORSUL – Valorização e Trata-mento de Resíduos Sólidos e Urbanos das Regiões de Lisboa e Oeste S.A, por fusão das Socie-dades VALORSUL – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos da Área Metropolitana de Lisboa (norte), S.A. e Resioeste – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A. e aprovar os respectivos estatutos nos termos da alínea l) do n.º 2 do art.º 53.º da Lei 169/99, de 18.09, na sua actual redacção – A Assembleia Municipal autorizou a integração, por maioria.

Ponto 3 - Autorizar o Município de Torres Vedras a concessionar por concurso público, espaços comerciais do Novo Mercado Municipal, nos termos da alínea q) do n.º 2 do art.º 53.º da Lei 169/99, de 18.09, na sua actual redacção – A Assembleia Municipal autorizou, por maioria a concessionar por concurso público.

Ponto 4 - Eleição de um representante da Assembleia Municipal de Torres Vedras para integrar o Conselho da Comunidade do Agrupamento do ACES Oeste Sul, em cumprimento da alínea b) do art.º 31.º do Decreto Lei n.º 28/2008 de 22 de Fevereiro – A Assembleia Municipal elegeu José Augusto Clemente de Carvalho.

Page 17: Um Concelho - Janeiro de 2010