ulhoa cintra

15
20 >> Que continente sofre em maior escala o terrível flagelo da fome? >> Por outro lado, a obesidade infanto-juvenil também é um problema de saúde. Qual país sofre em maior escala esse problema? conversa Começo de n Fome: falta de alimento. Mãe e filho africanos. Quênia, 2006. n Obesidade: excesso de alimentos. Jovens norte-americanos, 2007 Chris Jackson/Getty Images Henry Horenstein/Getty Images 2. Meios de cultivo e criação O continente africano. Os Estados Unidos.

Upload: denis-queiroz

Post on 30-Mar-2016

247 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

GEOGRAFIA, SARAIVA

TRANSCRIPT

20

>> Que continente sofre em maior escala o terrível fl agelo da fome?

>> Por outro lado, a obesidade infanto-juvenil também é um problema de saúde. Qual país sofre em maior escala esse problema?

conversaComeço de

n Fome: falta de alimento. Mãe e fi lho africanos. Quênia, 2006.

n Obesidade: excesso de alimentos. Jovens norte-americanos, 2007

Chris

Jac

kson

/Get

ty Im

ages

Henr

y Ho

rens

tein

/Get

ty Im

ages

2.Meios de cultivo

e criação

O continente africano.

Os Estados Unidos.

21

>> UNIDADE 1

AGRICULTURA A agricultura é uma atividade praticada há milhares de anos, e sua característica essencial é o pro-

cesso de cultivo do solo para a produção de alimentos. É praticada em quase todos os países do mundo, variando apenas nas formas de produção. As mais comuns são: a agricultura moderna intensiva e a agri-cultura extensiva.

>> Agricultura nos países desenvolvidos

Nos países desenvolvidos, predomina a agricultura intensiva com mecanização, seleção de sementes, adubação, inseticidas, herbicidas, adubos químicos, mão de obra especializada.

Nos Estados Unidos, encontramos os cinturões de cultivo de milho, trigo e outros produtos. As mono-culturas estão também presentes nos campos da França, Alemanha, Inglaterra. Em Portugal, Grécia, Itália e Irlanda do Sul elas são menos frequentes.

Na Europa, a presença predominante do clima temperado potencializa a produção de cereais, como trigo, centeio, cevada, aveia. Merece destaque o cultivo da batata, beterraba, girassol, uvas. Na porção sul, o clima temperado mediterrâneo, quente e seco, com chuvas no inverno, propicia o cultivo de uvas e oliveiras, com produção de vinhos e azeites de ótima qualidade.

>> Agricultura no mundo subdesenvolvido

Na América Latina, África e Ásia predominam produções agrícolas de subsistência e comerciais, pois parte das colheitas atende aos países desenvolvidos. A exportação de toneladas de alimentos por parte de países latino-americanos, africanos e asiáticos afeta as populações mais pobres e agrava o problema da fome.

Nesses países, prevalecem os latifúndios e as grandes áreas de monocultura, algumas delas fazendo uso de mão de obra mal remunerada, enquanto em outras propriedades rurais ocorre o crescente uso da mecanização, gerando perda de postos de trabalho.

AGRICULTURA A agricultura é uma atividade praticada há milhares de anos, e sua característica essencial é o pro-

cesso de cultivo do solo para a produção de alimentos. É praticada em quase todos os países do mundo,

Inga

Spe

nce/

Gety

imag

es

Neil

Beck

erm

an/G

etty

Imag

es

n Trigal nos Estados Unidos, 2006. n Vinhedo do sul da França, 2005.

22

O Brasil produz soja, milho, algodão, laranja, café e cana-de-açúcar por meio de métodos intensi-vos, com grandes investimentos em mecanização e insumos agrícolas. O ritmo de crescimento, porém, e a modernização dessas atividades não estão nas culturas do feijão e do arroz e de outras culturas para o abastecimento interno. Isso acontece porque essas culturas têm baixo valor de mercado e não têm uma política econômica voltada para eles.

sabia?Você

Países do mundo subdesenvolvido e emergente sofrem com a falta de depósitos para armazenar o exce-dente de produção. Têm difi culdade na obtenção de crédito para a aquisição de maquinário e dependência tecnológica de adubos, sementes selecionadas, herbicidas, fungicidas, além do alto custo do transporte dos produtos. Soma-se e a esses problemas a estrutura fundiária desigual.

As condições naturais pouco favoráveis para a prática agrícola em alguns locais levaram à criação de modelos agrícolas alternativos como acontece em Israel, país com carência de água doce. Para consegui-la são construídos canais que transportam a água do Rio Jordão, localizado na fronteira com a Jordânia.

No Brasil, em trechos secos da Região Nordeste, é possível produzir alimentos nas barragens subter-râneas, que são valetas cavadas até atingir uma rocha, sobre a qual se coloca argila e lona para segurar a água. Dessa forma, o terreno fi ca úmido e bom para o plantio, favorecendo as pequenas e médias proprie-dades rurais existentes no agreste e sertão nordestino.

Corb

is/L

atin

stoc

k

Fabi

o Co

lom

bini

n Agricultor coloca sistema de irrigação no deserto de Neguev, Israel, 1992.

n Plantação intensiva de laranjas para exportação, em São Carlos-SP, 2005.

23

>> UNIDADE 1

PECUÁRIA A pecuária consiste na criação de gado: bovinos (bois, touros e vacas), ovinos (ovelhas), suínos (por-

cos), equinos (cavalos), caprinos (cabras), asininos (burros ou asnos), muares (mulas), bufalinos (búfalos) e outros animais, de acordo com a região.

A pecuária pode ser desenvolvida de duas maneiras:

• Forma intensiva: os animais são criados com cuidados veterinários, ração balanceada, seleção para cruzamentos; permanecem em estábulos com condições de higiene, sendo destinados a fornecer leite e derivados; é praticada em países desenvolvidos e em áreas prósperas de países subdesen-volvidos.

• Forma extensiva: os animais são criados soltos, sem técnicas especiais e destina-se a fornecer alimento e matéria-prima a um mercado consumidor próximo e pouco exigente, sendo praticada geralmente em países subdesenvolvidos que dispõem de grandes extensões territoriais.

>> Principais atividades pecuárias

Bovinos

A Índia é um dos países de maior destaque na produção mundial de bovinos com um rebanho de aproximadamente 220 milhões de cabeças. O que explica este alto número é o fato de que estes animais são considerados sagrados para os hindus, grupo étnico-religioso majoritário do país, que não abate e nem come carne bovina. O Brasil é o segundo produtor mundial de bovinos, seguido pela China, Estados Unidos e a Argentina.

Na China, os bovinos são criados nas planícies orientais, já nos Estados Unidos, o grande desenvolvimento fi ca com o Texas e nas planícies centrais, onde predomina a criação extensiva para corte. O gado leiteiro aparece na região nordeste e sul dos Grandes Lagos. Na Argentina, a área de destaque na criação do gado bovino é a região dos Pampas, tanto para o gado de leite quanto para o corte.

O uso da tecnologia aumenta a produtividade na criação de gado. O gado criado solto nos pastos, se alimentando apenas de água e capim, demora cerca de dois anos a três anos para engordar. O gado confi -nado e alimentado com ração que contém hormônios para o aumento de peso, demora em média cerca de um ano e meio para atingir o peso mínimo para o abate.

PECUÁRIA A pecuária consiste na criação de gado: bovinos (bois, touros e vacas), ovinos (ovelhas), suínos (por-

n Gado em fazenda. Miranda, Pantanal-MS, 2008.

Fabi

o Co

lom

bini

24

Crie um mapa, identifi cando as regiões brasileiras onde há a criação de gado, tanto para o corte quanto para o leite. Crie uma legenda adequada.

obraMãos à

Qual é a consequência econômica para o Brasil do fato da Índia não abater os bovinos existentes em seu país?

respondaPense e

maisPara saber

O mal da vaca loucaOs materiais im-

próprios de algumas ra-ções criaram um proble-ma de saúde em 1996, quando os ingleses e depois o continente eu-ropeu, foram surpreen-didos com a notícia de que o rebanho bovino deveria ser abatido pois estava com uma doença conhecida como mal da vaca louca. A causa estava na ração feita com vísceras de carneiros, cérebros de boi e restos de aves que tinham parasitas no intestino, mas eram resistentes. O problema começou quando as vísceras desses animais contaminados passaram a servir de alimento para animais que não possuíam resistência a estes parasitas. O gado bo-vino da Inglaterra teve sua carne consumida por seres humanos, causando doenças e mortes.

Mic

hel P

orro

/ New

smak

ers/

Gett

y Im

ages

n Funcionários da Agência Sanitária Holandesa recolhem amostras de cérebro bovino para teste da doença da vaca louca.

Embora o Brasil esteja em segundo lugar na lista dos maiores produtores, vale a pena destacar que ele é o primeiro criador comercial uma vez que a Índia não realiza a criação para a exportação.

25

>> UNIDADE 1

n Vaca holandesa, selecionada por sua alta produtividade de leite, com bezerro recém-nascido. Taubaté-SP, 2004.

n Para ter o apreciado bacon no café da manhã, os norte-americanos são os maiores criadores de porcos do planeta.

Fabi

o Co

lom

bini

Foto

s: A

bles

tock

Holanda e Israel produzem gado leiteiro. Embora não apresentem grande quantidade de produção, possuem alta produtividade, apresentando uma das mais altas médias de retirada de leite por vaca do globo.

sabia?Você

Suínos

Os maiores produtores mundiais de suínos são: China, Estados Unidos, Brasil e Alemanha. No território chinês, existem cerca de 460 milhões de porcos. O rebanho é criado predominantemente nas planícies orientais, abastecendo a população de carne, banha (gordura), bacon e presunto.

Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, com um contingente de aproximadamente 60 milhões de cabeças. Sua principal área de criação está localizada ao sul dos Grandes Lagos, dentro da área do corn-belt (cinturão do milho). Os norte-americanos possuem um dos maiores consumos per capita do globo de produtos derivados dos suínos, principalmente de bacon, alimento muito consumido no café da manhã e também nas redes de lanchonetes. Esse tipo de alimentação tem gerado sérios problemas aos cidadãos norte-americanos, que por consumirem grande quantidade de gordura, acabam por ter sérios problemas de saúde, principalmente os relacionados ao excesso de peso, pressão alta e doenças cardíacas.

Na Europa, o maior produtor é a Alemanha, onde a carne suína é muito apreciada, sendo a base para a produção de salsichas, presuntos, salames, pernil, dentre outros subprodutos.

No Brasil, a criação de suínos ocorre em grande escala na Região Sul do país, principalmente nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

26

Ovinos

Os principais produtores mundiais de ovelhas e carneiros são a China, Austrália, Índia, Irã, Sudão, Nova Zelândia e Inglaterra. Esse rebanho, além de fornecer uma carne saborosa, possui grande destaque no fornecimento da lã, uma das principais matérias-primas da indústria têxtil.

A China, mesmo sendo o maior produtor de lã atualmente no globo, consome tudo que produz. Des-sa forma, a Austrália acaba se transformando maior fornecedor de lã para o mercado internacional.

No continente americano, o grande criador desses animais é a Argentina, desenvolvendo sua principal criação na porção meridional do território, na região da Patagônia.

No Brasil, esse rebanho é desenvolvido nas regiões Nordeste e Sul, abastecendo indústrias têxteis locais.

Caprinos

Atualmente, os principais produtores mundiais de cabras e bodes são a China, Índia, Paquistão, Sudão, Bangla-desh, Nigéria, Irã, Etiópia e Somália. Esse rebanho é de suma importância para algumas nações, pois é responsável pelo fornecimento de carne, couro e leite para a população local, além de abastecer vários países do globo.

A China, primeiro colocado na produção mundial, possui atualmente cerca de 160 milhões de caprinos, seguido pela Índia com aproximadamente 125 milhões de animais.

No Brasil, o rebanho é encontrado predominantemente na Região Nordeste.

Frangos

A maior criação de frangos no globo ocorre na China. Atualmente o país conta com a produção anual de aproximadamente 3,8 bilhões de aves.

O segundo produtor de frango são os Estados Unidos, seguidos pelo Brasil, Indonésia, México, Índia, Rússia, Japão, Irã, Turquia e França.

No Brasil, as regiões Sul e Sudeste possuem as maiores criações, com uma produção de cerca de 1,1 bilhão de unidades produzidas por ano.

n Rebanho de ovelhas do sul da Austrália.

Pete

r M. F

ishe

r/Co

rbis

/Lat

inst

ock

n Mercado de frango em Zhengzhou, China, 2005.

Chin

a Da

ily In

form

/Reu

ters

/Lat

inst

ock

n Granja em Bastos, São Paulo, 2006.

Fabi

o Co

lom

bini

27

>> UNIDADE 1

Agrobusiness ou, em português, agronegócio é a versão moderna da agropecuária com tecnologia de ponta.

respondaPense e

Agronegócio brasileiro: uma oportunidade de investimentos

Agronegócio ou agrobusiness significa o conjunto das empresas produtoras de insumos, propriedades rurais, indústrias de processamento, distribuição e comércio nacional e internacional de produtos agropecuários in natura ou processados. Portanto, todas as empresas produtoras de rações, defensivos agrícolas, sementes, empresas agrícolas e de pecuária, além de armazéns, transportadoras, frigorífi cos, laticínios, moinhos, indústrias de suco, exportadores, atacadistas, mercados e supermercados fazem parte do agronegócio.

O Brasil é um dos líderes mundiais na produção e exportação de vários produtos agropecuários. É o primeiro produtor e exportador de café, açúcar, álcool e sucos de frutas. Além disso, lidera o ranking das vendas externas de soja, carne bovina, carne de frango, tabaco, couro e calçados de couro. As projeções indicam que o país também será, em pouco tempo, o principal polo mundial de produção de algodão e biocombustíveis, feitos a partir de cana-de-açúcar e óleos vegetais. Milho, arroz, frutas frescas, cacau, castanhas, nozes, além de suínos e pescados, são destaques no agronegócio brasileiro, que emprega atualmente cerca de 18 milhões de trabalhadores somente no campo.

O bom desempenho das exportações do setor e a oferta crescente de empregos na cadeia produtiva não podem ser atribuídos apenas à voca-ção agropecuária brasileira. O desenvolvimento científi co-tecnológico e a modernização da atividade rural, obtidos por intermédio de pesquisas e da expansão da indústria de máquinas e implementos, contribuíram igual-mente para transformar o país numa das mais respeitáveis plataformas mundiais do agronegócio. A adoção de programas de sanidade animal e vegetal, garantindo a produção de alimentos saudáveis, também ajudou o país a alcançar essa condição.

É evidente, entretanto, que o clima privilegiado, o solo fértil, a dis-ponibilidade de água e a inigualável biodiversidade, além da mão de obra qualifi cada, dão ao Brasil uma condição singular para o desenvolvimento da agropecuária e de todas as demais atividades relacionadas ao agronegócio. O país é um dos poucos do mundo onde é possível plantar e criar animais em áreas temperadas e tropicais. Favorecida pela natureza, a agricultura brasileira pode obter até duas safras anuais de grãos, enquanto a pecuária se estende dos campos do Sul ao Pantanal de Mato Grosso – a maior planície inundável do planeta.

28

Com uma população superior a 190 milhões, o Brasil tem um dos maiores mercados consumidores do mundo. Hoje, cerca de 80% da produção brasileira de alimentos é consumida internamente e apenas 20% são em-barcados para mais de 209 países. Além dos importadores tradicionais, como Europa, Estados Unidos e os países do Mercosul, o Brasil tem ampliado as vendas dos produtos do seu agronegócio aos mercados da Ásia, Oriente Médio e África.

Disponível em: /www.agricultura.gov.br/portal/page?_pageid=33,968707&_dad=portal&_schema=PORTALAcesso: março de 2009. Adaptado pelos autores.

a) Quais são produtos agropecuários?

b) Por que o Brasil é líder mundial na produção e exportação de produtos agropecuários?

c) A que se deve o bom desempenho do Brasil nos agronegócios?

d) Em que aspectos a natureza do Brasil favorece as atividades agrícolas?

e) Você gostaria de trabalhar no agronegócio? Justifi que sua resposta.

f) Existem muitas feiras de agronegócios no Brasil. Para que elas são feitas?

n Funcionário monta fachada da Agrishow, feira de implementos agrícolas. Ribeirão Preto, SP, 1996.

Joel

Silv

a/Fo

lha

Imag

em

Trigo, arroz, feijão, açúcar, soja, carne bovina, frango, óleos vegetais etc.

Porque lidera o ranking de vendas de vários produtos.

Vocação agropecuária, desenvolvimento científi co-tecnológico e modernização da atividade rural.

Solo fértil, áreas temperadas e tropicais, água abundante.

Para venda e compra de produtos agrícolas, máquinas, insumos, troca de tecnologias e experiências.

29

>> UNIDADE 1

A FOME Apesar das safras recordes desenvolvidas em diversos países, a defi ciência alimentar é um triste

fato que afl ige milhões. Uma pessoa precisa de 2000 a 2500 calorias diárias, adquiridas pela ingestão equilibrada de alimentos.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e a Orga-nização Mundial de Saúde (OMS), atualmente cerca de 40 países não conseguem alimentar minimamente seus habitantes. Como consequência, crescem as mortes. A falta de alimentos também potencializa em alguns países o crescimento da violência interna.

O problema da fome e da desnutrição é mais grave na África. A partir de 2010, o continente terá aproximadamente 300 milhões de pessoas sofrendo de grave carência nutricional. Em 2020, cerca de 1,3 bilhão de seres humanos espalhados por todo o planeta passarão por esse mesmo problema.

1. Analise o mapa da fome no mundo.

respondaPense e

Fonte: Programa mundial de alimentos.

>> O mapa da fome

Carlo

s He

nriq

ue d

a Si

lva

a) Em qual continente o problema da fome é mais grave?

b) Em que situação está o Brasil no cenário mundial da fome?

Na África.

O Brasil está na quarta posição.

30

Fonte:

>> Regiões do mundo em que vivem crianças abaixo do peso

Em 2008, houve o aumento dos preços dos alimentos básicos causado principalmente pelo aumento do consumo de países emergentes, como China e Índia. Além disso, houve também o crescimento da produção de biocombustíveis.

Segundo a FAO, essa elevação fez com que o número de pessoas com carência alimentar atingisse cerca de 930 milhões de pessoas no mundo. Nesse enorme contingente de indivíduos, aproximadamente 60 milhões são famintos que perderão suas vidas se não receberem ajuda alimentar de emergência.

Um dos objetivos do desenvolvimento do milênio é erradicar a fome até 2015. Você acredita que isso será alcançado? Por quê?Veja a opinião de seus colegas. Faça um debate a esse respeito.

respondaPense e

>> A crise dos alimentos

Segundo a FAO, a desnutrição infantil está relacionada a mais da metade das 12 milhões de mortes registradas por ano de crianças com menos de 5 anos. Todo ano até 500 mil crianças se tornam parcial ou totalmente cegas por defi ciência de vitamina A. A defi ciência de iodo é a maior causa individual de danos cerebrais que podem ser prevenidos em crianças.

Pesquisas indicam que até 2020 o planeta terá cerca de 132 milhões de crianças subnutridas.

Luis

Mou

ra

31

>> UNIDADE 1

maisPara saber

O que pode ser feito?Os países do mundo não ignoram a fome, mas seus esforços deixam

a desejar. Na Cúpula Mundial de Alimentos de 1996, os líderes de todos os países concordaram em reduzir o número de famintos pela metade, num prazo de 25 anos. Porém, entre 800 e 900 milhões de habitantes do mundo ainda passarão fome até 2015.

O rápido crescimento econômico para os pobres é a base para qualquer estratégia para eliminar a fome e a desnutrição. As políticas específi cas que serão mais frutíferas variarão de acordo com as circunstâncias locais e nacionais.

Entre as políticas voltadas para a agricultura que são necessárias para retirar da pobreza os agricultores dos países em desenvolvimento estão algumas que garantem acesso seguro a terras e tecnologias como fertilizantes, sementes melhoradas e maior proteção de plantas contra pragas. Os investimentos em infraestrutura rural – estradas, eletrifi cação, instalações de aramazenagem e irrigação – também são essenciais. Assim como a disponibilidade de crédito e instituições fi nanceiras.

Vencer a luta contra a fome não benefi ciaria apenas aqueles que pas-sam fome. Todos ganharíamos.

Os que ainda têm fome. Pinstrup-Andersen e Fuzhi Cheng. Scientifi c American Brasil São Paulo: Duetto, 2008. Adaptado pelos autores.

1. Leia o texto.

a) O que os líderes mundiais estão fazendo para acabar com a fome no planeta?

b) Quais políticas são necessárias para diminuir a pobreza dos agricultores nos países em desenvolvimento?

c) Para você, o que signifi ca “passar fome”?

d) O que é desnutrição? Troque ideias com seus colegas.

Promovem reuniões em que estudam políticas para atingir essa meta em 25 anos.

Políticas que garantam o acesso à terra e às novas tecnologias.

Na essência, é se alimentar tão mal a ponto de adoecer e morrer.

Desnutrição é a falta dos nutrientes de que as células precisam para viver: água, sais minerais, aminoácidos, carboidratos (glicose e outros), vitaminas.

32

1. Observe o mapa a seguir:

>> >agora é

com você >> >

Fonte: Maria Elena Simieli. Geoatlas. São Paulo: Ática, 2002.

>> População ativa da agricultura mundial

Carlo

s He

nriq

ue d

a Si

lva

a) Quais continentes dependem em maior escala da agricultura?

b) Quais continentes dependem em menor escala das atividades agrárias?

2. Muitos países da África são produtores de alimentos. Mesmo assim, a fome é um problema que afeta milhões de pessoas desse continente. Por quê?

3. Na agricultura de jardinagem há o predomínio de pequenas ou médias propriedades especializadas no cultivo de arroz, que adotam técnicas milenares de cultivo e utilizam mão de obra familiar. Na agricultura moderna, a produção é obtida em médias e grandes propriedades altamente capitalizadas, que apresentam alta produtividade em decorrência, entre outros fatores, da seleção de sementes e da mecanização intensiva. Cite pelo menos um espaço geográfi co onde cada uma delas ocorre.

4. Quais são as consequências da modernização da agricultura para o ambiente?

Países dos continentes africano e asiático.

Países europeus, América Anglo-Saxônica, Japão e Austrália.

Muitas nações africanas têm uma economia pouco diversifi cada, limitando suas economias a exportação de grande parte dos alimentos que produzem. O que sobra internamente não é sufi ciente para alimentar a todos, tornando a fome um problema crônico.

Poluição do ar por pesticidas, compactação do solo pelas máquinas agrícolas, poluição da água por adubos e inseticidas.

Agricultura de jardinagem: China e Japão. Agricultura moderna: Brasil, Estados Unidos.

33

>> UNIDADE 1

n Campos de Trigo com corvos, Vincent Van Gogh (1890).

Van

Gogh

Mus

eum

, Am

ster

dam

.

E GEOGRA

FIA>> ARTE

>> > integrando conhecimentos

1. O quadro abaixo, pintado por Van Gogh, mostra um trigal balançando ao vento. O trigo é a base da alimentação humana há muitos séculos.

2. No Japão foi implantado, em certas áreas litorâneas, o sistema de polderização, caracterizado pela construção de diques (barragens). Logo em seguida à constru-ção dessas barragens, retira-se a água dos reservatórios para posteriormente promover a execução do aterro. Nesse local pode-se produzir alimentos. O sistema de polderização também existe nos chamados países baixos da Europa, principalmente na Holanda.

O que a Holanda e o Japão têm em comum que levou à construção de polderes?

a) Quais são as condições naturais favoráveis para a produção de trigo.

b) Pesquise e descubra os principais produtores mundiais de trigo.

c) No Brasil, qual região realiza as maiores produções desse cereal?

d) Nos últimos anos, a produção brasileira de trigo não foi sufi ciente para abastecer o mercado interno. Quais países forneceram esse alimento para o Brasil?

E GEOGRAFI

A>> ARQUITETURA

n Moinhos de vento sobre polderes de Kinderdijk, Holanda. Esses moinhos são usados para drenar a água ao redor dos polderes. Foto de 1980.

Paul

Alm

asy/

Corb

is/L

atin

stoc

k

Climas com temperaturas amenas, com chuvas moderadas pelo menos em uma estação do ano, como ocorre nos climas temperados.

China, Índia, Estados Unidos, Rússia, França, Austrália, Alemanha, Ucrânia e Canadá.

Região Sul.

O Brasil realizou importações de trigo principalmente da Argentina e Canadá.

A pequena extensão territorial.

34

3. Observe a foto.

Que tipo de relevo levou as populações locais a construir terraços para o cultivo?

n Terraços de plantação de arroz em Yunnan, China, 2004.

Fran

k Lu

kass

eck/

Corb

is/L

atin

stoc

k

4. A transposição do Rio São Francisco é uma obra que levará água para muitas regiões que sofrem com a seca.

n Principal canal de irrigação do Rio São Francisco. Petrolina, Pernambuco, 1997.

Delfi

m M

artin

s/Pu

lsar

Imag

ens

a) Em qual região do Brasil está sendo feita a transposição do Rio São Francisco?

b) Essa obra irá favorecer a produção agrícola no Brasil?

A existência de relevo montanhoso.

Sim.

Na Região Nordeste.