tudo sobre jardins 29 já na banca!

15
novo N.º 29 . ANO VII . 2014 P.V.P. € 4.20 (Continente) IVA incluído AmBioDiv 10 anos de sucesso JARDINS DE HOTEL Pine Cliffs Resort PARQUE OLÍMPICO QUEEN ELIZABETH II ABRIGOS E DIVISÕES DE JARDIM APRESENTAÇÃO

Upload: lobo-do-mar-lda

Post on 03-Apr-2016

220 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Apresentação revista TSJ 29 Setembro, Outubro e Novembro 2014.

TRANSCRIPT

Page 1: Tudo Sobre Jardins 29 Já na banca!

novo

N.º

29 .

ANO

VII .

201

4P.

V.P.

€ 4

.20

(Con

tinen

te) I

VA in

cluí

do

AmBioDiv10 anos de sucesso

JARDINS DE HOTEL Pine Cliffs Resort

PARQUE OLÍMPICOQUEEN ELIZABETH II

ABRIGOS E DIVISÕES DE

JARDIM

APRESENTAÇÃO

Page 2: Tudo Sobre Jardins 29 Já na banca!

outono2014

Editorial

UMA REVISTA PARA CELEBRAR Nesta edição celebramos vários aniversários importantes. A Tudo Sobre Jardins faz 7 anos. Esta celebração é possível porque contamos com leitores e anunciantes fiéis que têm apreciado os nossos conteúdos, o setor precisa de ter imprensa de qualidade que o represente. 10 anos de Ambiodiv e 10 anos do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima são aqui devidamente assinalados, entidade e evento que desempenham um papel preponderante nas suas áreas de intervenção.

Nesta edição temos também uma nova rubrica, jardins e terraços de hotéis. A propósito do Guia Botânico recentemente lançado visitámos o Pine Cliffs Resort em Albufeira. Esperamos no futuro trazer até si espaços inspiradores e surpreendentes.

Destacamos o artigo que dá capa a esta edição, o parque olímpico Queen Elizabeth II que tivemos o prazer de visitar no passado mês de Maio. Um parque urbano único e que iremos abordar em mais detalhe na nossa edição digital. Se quiser “experimentar” uma das nossas edições digitais basta ler o QR code nesta página para ter acesso gratuito à última edição completa e onde poderá obter mais informações sobre como assinar a mesma (ver também a página 72).

Contamos com o seu apoio,

Catarina Gonçalves

Responsável [email protected]

Fotografia de CapaParque OlímpicoQueen Elizabeth ll(pág. 64)

Correspondência - P. O. Box 242656-909 Ericeira - PortugalTel. +351 261 867 063www.lobodomar.net

Diretora Luisa GonçalvesEditora Lobo do MarResponsável editorial Catarina GonçalvesColaboradores Ambiodiv, Astrid Inverno Bishop, Gdesigns, Passear.com.

Grafismo

Tiragem 6000 exemplaresPeriodicidade TrimestralDepósito Legal nº. 262744/07Registada na Entidade Reguladorapara a Comunicação Socialsob o nº. 125 236

Direitos Reservados de reprodução fotográfica ou escrita para todos os países

Publicidade Lobo do MarContactos +351 261 867 063 + 351 965 510 041e-mail [email protected]

Contacto +351 965 761 000email [email protected]

www.tudosobrejardins.com

DistribuiçãoVASP, Lda. Media Logistics Park, Quinta do Grajal, Venda Seca 2735-511 Agualva-CacémTel.: +351 21 433 70 00

Impressão e acabamento

AGIR - Produções Gráficas, Unip, LdaRua Particular, Quinta de Santa Rosa2680-458 CAMARATETel.: +351 219 348 990e-mail: [email protected]

Page 3: Tudo Sobre Jardins 29 Já na banca!

Edição n.º 29 Setembro, Outubro e Novembro 2014

46

Sumário6 Noticiário18 Em Foco26 Decoração32 Recriar Ambientes

34 Eventos: Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima Festival Internacional de Jardins de Allariz

46 Jardins de Hotel: Pine Cliffs ResortPine Cliffs Resort, Hotel Sheraton Algarve, apresenta o Guia Passeio Botânico. Descobrir este Passeio Botânico foi uma agradável surpresa.

54 Paisagismo Internacional: Parque Olímpico Queen Elizabeth IIO parque olímpico Queen Elizabeth II teve como conceito e objetivo combinar a paisagem tradicional dos parques ingleses com a mais recente tecnologia em energias verdes.62 Solares de Portugal: Quintas das Lavandas68 Empresas & Negócios: Grow73 Dossier: Abrigos e divisões de jardim82 Blogue Monte do Laranjal86 AmBioDiv92 Passear.com: Parque do Monteiro-Mor98 Anunciantes & Parceiros

5434

Já está na banca esta edição da revista

Tudo Sobre Jardins

Page 4: Tudo Sobre Jardins 29 Já na banca!

outono2014

10 ANOS DE FESTIVAL INTERNACIONAL DE JARDINS DE

PONTE DE LIMA

EvEntos: FEstival dE Jardins dE PontE dE lima34 . 35

TEXTO LUISA MENDES FOTOGRAFIA LOBO DO MAR

Page 5: Tudo Sobre Jardins 29 Já na banca!

EvEntos: FEstival dE Jardins dE PontE dE lima

SE PONTE DE LIMA TEM RECURSOS NATU-RAIS QUE A CLASSIFICAM COMO DAS VI-LAS MAIS FLORIDAS, A ACRESCENTAR A UM UM ENTORNO DE PAISAGEM NATURAL DUMA QUALIDADE BASTANTE GRANDE, PODEMOS AFIRMAR, MUITO A PROPÓSITO DO 10º ANIVERSÁRIO, QUE O FESTIVAL IN-TERNACIONAL DE JARDINS É A “CEREJA EM CIMA DO BOLO” DE TODO ESTE CONJUNTO. JARDINS EM FESTA É A TEMÁTICA DESTA EXPOSIÇÃO DE JARDINS EFÉMEROS E QUE ESTÁ DISPONÍVEL PARA VISITA ATÉ AO DIA 31 DE OUTUBRO DE 2014.

A Tudo Sobre Jardins foi conversar com a Engª Eva Barbosa, responsável pelos es-paços verdes na autarquia de Ponte de Lima. A Engª Eva assistiu ao nascer deste projeto único em Portugal e tem vivido esta aventura desde o primeiro momento, com muito empenho e paixão, aliás como toda a sua equipa.

Tudo Sobre Jardins (TSJ) – Que balan-ço faz de 10 anos de Festival Interna-cional de Jardins de Ponte de Lima?Eva Barbosa (EB) -Nestes 10 anos temos assistido a uma evolução muito positiva do nosso trabalho. A aprendizagem e experiên-cia adquiridas, nossa e das pessoas que colaboram é de sublinhar. A nossa equipa está muito sensível ao reaproveitamento e transformação dos materiais e os concor-rentes também aceitam esta utilização, es-tão muito abertos aos aspectos ambientais e económicos no que diz respeito aos pro-jetos que implementamos. De ano para ano vamos apurando estas técnicas, simplifican-do processos de construção e com cada vez maior conhecimento sobre a aquisição de materiais. É possível fazer mais com menos.

TSJ – Pensa que o Festival Internac-ional de Jardins cumpriu os seus propósitos?

EB – Não só cumpriu como os superou. Quando avançamos com um projeto destes pensamos sempre em algo de positivo para o concelho mas sem termos a noção até onde nos pode levar. Ao fim de 10 anos o reconhecimento nacional e internacional é de tal ordem que nem nós contávamos chegar tão longe, embora à partida não tivéssemos estabelecido uma meta propria-mente dita.

TSJ – O que é que as pessoas podem esperar dos próximos 10 anos?EB – Sempre a inovar é o nosso propósi-to. Embora estejamos limitados com as propostas que nos são apresentadas vamos tentar ser sempre diferentes.Este ano foram 55 candidaturas provenientes de vários países e 11 projetos construídos. Ao longo de 10 anos cerca de 400 propos-tas nos passaram pelas mãos em que segu-ramente estiveram envolvidas mais de 1000 Leia a totalidade

deste artigo e muito mais na versão

impressa da revista.

Page 6: Tudo Sobre Jardins 29 Já na banca!

outono2014

Jardins dE HotEl46 . 47

TEXTO LUISA MENDES FOTOGRAFIA LOBO DO MAR

NESTA NOVA RUBRICA DA REVISTA VAMOS APRESENTAR ALGUNS ESPAÇOS

EM HOTÉIS QUE SE DESTACAM PELA RIQUEZA DE FAUNA E FLORA, BEM

COMO PELA SUA CONCEÇÃO E INTEGRAÇÃO NA PAISAGEM.

Page 7: Tudo Sobre Jardins 29 Já na banca!

TEXTO LUISA MENDES FOTOGRAFIA LOBO DO MAR

Jardins dE HotEl

A propósito do Passeio Botânico apresen-tado pelo Pine Cliffs Resort, rumámos a sul à Praia da Falésia onde, sobre a mesma, se localiza o Hotel. O nosso guia, José Sousa, é o responsável pelos espaços verdes e chefia uma equipa de 32 pessoas. Segun-do apurámos: “...este Passeio tem como principal objetivo dar a conhecer o vasto espólio de flora existente nestes jardins e, nessa perspetiva, sensibilizar os hóspedes e quem visita este espaço para o ambiente que nos rodeia, o que cria mais um atrativo para o cliente mantendo-o no Hotel”.

Em 72 hectares de terreno, o Resort dispõe de mais de mil espécies de flores, árvores e arbustos provenientes de várias partes do mundo. Este guia que tem uma versão impressa e uma versão digital, integra 36 plantas dife-rentes devidamente georreferenciadas e lo-calizadas a toda a volta dos edifícios.É mais um produto que se oferece aos hós-pedes, mas está disponível também para to-dos aqueles que o queiram fazer. Cada uma das plantas inseridas conta uma história.

A compreensão do mundo natural e o que nele se encontra, é uma fonte não só de uma grande curiosidade mas também de grande realização.

David Attenborough

PINE CLIFFS RESORT, HOTEL SHERATON ALGARVE, APRESENTA O GUIA PASSEIO BOTÂNICO. DESCOBRIR ESTE PASSEIO BOTÂNICO FOI UMA REVELAÇÃO PARA MIM E ESPERO QUE O SEJA TAMBÉM PARA TODOS OS QUE O FIZEREM.

Ficus benjamina

Leia a totalidade deste artigo e muito

mais na versão impressa da revista.

Page 8: Tudo Sobre Jardins 29 Já na banca!

outono2014

Paisagismo intErnacional54 . 55

TEXTO CATARINA GONÇALVES FOTOGRAFIA LOBO DO MAR

PARA OS JOGOS OLÍMPICOS 2012, A CIDADE DE LONDRES COMPROMETEU-SE CRIAR

UM PARQUE URBANO SUSTENTÁVEL E CONTEMPORÂNEO NA ZONA DE STARTFORD. O

PARQUE OLÍMPICO QUEEN ELIZABETH II TEVE COMO CONCEITO E OBJETIVO COMBINAR

A PAISAGEM TRADICIONAL DOS PARQUES INGLESES COM A MAIS RECENTE TECNOLOGIA

EM ENERGIAS VERDES, CRIANDO UM NOVO TIPO DE PARQUE PARA O SÉCULO 21.

PARQUE OLÍMPICO QUEEN ELIZABETH II

O MAIS RECENTE PARQUE URBANO DE LONDRES

Page 9: Tudo Sobre Jardins 29 Já na banca!

Paisagismo intErnacional

O plano era restaurar a relação com o rio e transformar a zona industrial negligen-ciada em 100 hectares que celebrassem não só os jogos olímpicos mas deixassem um testemunho, um espaço único para as gerações futuras.Um trabalho da autoria do atelier Har-greaves Associates, em conjunto com o da equipa local LDA Design, foi inspirado nos jardins Vitorianos do pós-guerra, festivais de jardins e grandes relvados tipicamente ingleses, grandes espaços para relaxar e zo-nas com bancos para as pessoas se senta-rem um pouco por todo o parque. Durante os jogos foram instalados ecrãs gigantes. Como legado o parque olímpico é o mais

recente grande parque urbano da cidade de Londres com equipamentos dedicados às práticas desportivas para uso do grande público, espaços para eventos e sempre com uma grande preocupação ao nível da biodiversidade. George Hargreaves, que fundou em 1983 a Hargreaves Associates, é um dos mais reconhecidos arquitetos paisagistas a ní-vel mundial com grandes obras um pouco por todo o mundo, designadamente as praias de Abu Dhabi, Master Plan dos Jogos Olímpicos de Sydney no ano 2000, centro de tratamento de águas em Brightwater, Seatle e a frente ribeirinha de Cincinati, en-tre muitos outros. Leia a totalidade

deste artigo e muito mais na versão

impressa da revista.

Page 10: Tudo Sobre Jardins 29 Já na banca!

outono2014

solarEs dE Portugal62 . 63

TEXTO: LUISA MENDES FOTOGRAFIA: VASCO DE MELO GONÇALVES

Espaço Único 100% biológico em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede

O QUE LEVA UM CASAL DE ECONOMISTAS, JÁ AVÓS, A DEDICAR-SE DE

CORPO E ALMA A UM PROJETO DESTA NATUREZA, FOI O QUE A TUDO SOBRE

JARDINS FOI APURAR NO PASSADO MÊS DE JULHO, EM VISITA À QUINTA DAS

LAVANDAS. NA ALTURA EM PLENA FLORAÇÃO E SITUANDO-SE A ESCASSOS

QUATRO QUILÓMETROS DE CASTELO DE VIDE.

Page 11: Tudo Sobre Jardins 29 Já na banca!

A ideia de criar um projeto integrado e sus-tentável que tivesse como base a plantação de lavanda foi o que deu o impulso a tudo o que aqui vemos atualmente, que é também fruto de muito trabalho e profunda dedi-cação.Há quatro anos decidiram plantar o primei-ro campo experimental. Depois de algumas correções feitas ao solo com a introdução do calcário, dado que a planta é rústica, gosta de sol, mas pouca água e pouca acidez no terreno, foi feita a plantação de 1000 plantas e posteriormente montado sistema de rega gota a gota. Com os talhões devidamente alinhados cobertos com tela, que impede a proliferação de infestantes, os resultados foram bons o que permitiu avançar para a plantação em maior escala, numa área total de 5,9 hectares.

Leia a totalidade deste artigo e muito

mais na versão impressa da revista.

TEXTO: LUISA MENDES FOTOGRAFIA: VASCO DE MELO GONÇALVES

solarEs dE Portugal

De acordo com o testemunho de Teresa Tomé, proprietária da Quinta das Lavan-das com quem conversámos, este espaço é fruto da investigação dos seus proprietários sobre as propriedades desta plantas e das diferentes espécies existentes. Apesar do gosto que sempre tiveram pelas plantas e jardins em geral, sobre a lavanda pratica-mente nada conheciam quando decidiram adquirir esta propriedade, há sete anos.A vontade de criar um projeto agrícola era forte e o casal Teresa Tomé e Estevão Mou-ra são autodidatas em todo este processo. Depois de alguma ponderação e descarte de algumas ideias iniciais ao longo dos primeiros dois anos sobre o que fazer com a propriedade de 20 hectares, foi durante umas férias no Algarve que, de algumas pesquisas feitas por Estevão Moura surge a Lavanda.

Page 12: Tudo Sobre Jardins 29 Já na banca!

ABRIGOS E DIVISÕES NO JARDIM

Cupão AssinAturA tudo sobre JArdins AssinAle A opção pretendidA: opção digitAl: 12 números = 12 € opção impressA: 4 números = 15 € opção impressA + digitAl: 4 números impressA + 12 números digitAl + oFertA = 25 € + 7,00 € (portes de envio dA oFertA)

teleFone

e-mAil

nº. Contribuinte

proFissão

dAtA de nAsCimento

dAdos pessoAis:nome

morAdA

loCAlidAde

Código postAl

FormAs de pAgAmento:| Junto envio cheque nº. do Banco no valor de

| Remeto por correio ou envio por e-mail [email protected] comprovativo de transferência bancária para a conta BPI com o

NIB 0010 0000 35162310001 34 no montante de

Os dados recolhidos são objecto de tratamento informatizado e destinam-se à gestão do seu pedido. Poderá igualmente receber outras informações relaciona-

das com as publicações da Lobo do Mar - Sociedade Editorial, Lda www.lobodomar.net. Para qualquer esclarecimento escreva-nos para [email protected]

ESCOLHA UMA DAS OPÇÕES!Envie este cupão (pode ser fotocopiado) devidamente preenchido para a Lobo do Mar - Sociedade Editorial, Lda. Apartado 24 2656-909 Ericeira.

E receberá comodamente na morada/e-mail que indicar o seu exemplar.

nº 29

* Oferta válida em todas as assinaturas impressa + digital ou renovações das mesmas (Limitada ao stock existente)

VASO PIZA Branco Design elegante e intemporal. Adequado

para interior e exterior. Leve e facilmente

transportável. Resistente ao impacto e ao gelo. 100%

reciclável.Dimensões: 33x33x61cmPVP 29,90 €

OFERTAASSINATURADigital + Impressa

UM TÍTULODUAS REVISTASDOIS SUPORTESA MESMA QUALIDADE

Page 13: Tudo Sobre Jardins 29 Já na banca!

ABRIGOS E DIVISÕES NO JARDIM

TEXTO CATARINA GONÇALVES FOTOGRAFIA D.R.

Dossier

dossiEr: abrigos E divisõEs no Jardim

as PEssoas quE têm um Jardim quErEm aProvEitar ao máximo o EsPaço ExtErior E as soluçõEs Para usuFruir dEstE EsPaço durantE todo o ano são cada vEz mais Procuradas.Estudos dEmonstram a ligação dirEta EntrE o Passar mais tEmPo no Jardim ou tErraço, a FazEr JardinagEm ou aPEnas a rElaxar, E a boa disPosição dada Por um Estilo dE vida mais calmo. uma manEira dE colocar dE lado as PrEssõEs do dia-a-dia, sEJam do trabalHo ou outras é Por alguns momEntos concEntrarmos a nossa atEnção nas Plantas E na naturEza E FazErmos algum trabalHo com as nossas mãos.

Leia a totalidade deste artigo e muito

mais na versão impressa da revista.

Cupão AssinAturA tudo sobre JArdins AssinAle A opção pretendidA: opção digitAl: 12 números = 12 € opção impressA: 4 números = 15 € opção impressA + digitAl: 4 números impressA + 12 números digitAl + oFertA = 25 € + 7,00 € (portes de envio dA oFertA)

dAdos pessoAis:nome

morAdA

loCAlidAde

Código postAl

ESCOLHA UMA DAS OPÇÕES!Envie este cupão (pode ser fotocopiado) devidamente preenchido para a Lobo do Mar - Sociedade Editorial, Lda. Apartado 24 2656-909 Ericeira.

E receberá comodamente na morada/e-mail que indicar o seu exemplar.

Page 14: Tudo Sobre Jardins 29 Já na banca!

outono2014

PassEar.com92 . 93

TEXTO E FOTOGRAFIA REVISTA PASSEAR / WWW.PASSEAR.COM

Passear: Parque do Monteiro-Mor

UM TESOURO, OU MESMO UM SEGREDO, POR DESCOBRIR

Page 15: Tudo Sobre Jardins 29 Já na banca!

PassEar.com

Em pleno Lumiar e junto à movimentada Calçada do Carriche temos um dos locais mais bonitos e aprazíveis da cidade de Lisboa, o Parque do Monteiro-Mor.

Situado entre o Museu do Traje e o Mu-seu do Teatro, o Parque do Monteiro-Mor é um local de visita obrigatória para todos aqueles que vêm à cidade de Lisboa ou nela vivem. A sua riqueza, ao nível da botânica, coloca-o num patamar elevado na oferta da capital, no que diz a espaços verdes.Nas diversas visitas que efetuámos ao parque, seguimos as indicações do Guia dos Parques, Jardins e Geomonumentos de Lisboa, editado pela C.M. de Lisboa. A informação é de qualidade e muito prática para quem visita.No Parque do Monteiro-Mor, as árvores monumentais com mais de 160 anos, o jar-dim formal de buxo complementado por um roseiral, a mata, o prado e as hortas, oferecem cenários que têm a capacidade de agradar a um leque variado de pessoas. A interação com o espaço é plena e, a sen-sação de descoberta é permanente. Ao percorrer os 11 hectares, as sensações vão--se alterando em função da luminosidade provocada pela abundância ou ausência de arvoredo. Os lagos e a cascata para além da frescura que proporcionam criam no-vas paisagens através dos reflexos das suas águas. O extenso prado convida ao pique-

nique… enquanto as hortas (alguns dos talhões estão um pouco abandonados!) e o pomar transportam-nos a épocas passadas onde a vivência da terra era uma constante.Apesar da qualidade do espaço verde se sobrepor a qualquer outro fator notámos, no Parque do Monteiro-Mor, algumas situ-ações que merecem um reparo. Ao nível do espaço exterior deparámos com alguma falta de manutenção, no roseiral, jardim de buxo e aromáticas, as estufas não estão visitáveis, a horta possui talhões que não estão a ser trabalhados e o pomar pareceu-nos estar abandonado. O espaço de cafe-taria não está aberto de forma contínua e, na loja/bilheteira, não existem publicações recentes sobre o Parque. Por último, no-támos por da parte das pessoas que estão na bilheteira/loja, que são conhecedoras, atenciosas e entusiastas do Parque mas que a falta de recursos não permite fazer mais.

ENQUADRAMENTOO jardim data do século XVIII, tendo sido mandado plantar pelo 3º Marquês de An-geja no espaço da Quinta do Monteiro-Mor. A plantação foi supervisionada por Domeni-co Vandelli, botânico italiano.Leia a totalidade

deste artigo e muito mais na versão

impressa da revista.