trÊs figuras de estilo

2
TRÊS FIGURAS DE ESTILO METÁFORA – É a mais corrente de todas as figuras de estilo. Consiste em associar, numa única expressão, duas realidades diferentes através de algo que lhes é comum. A expressão “cabelos de ouro” é uma metáfora, porque associa a cor e o brilho dos cabelos à cor e ao brilho do ouro. Trata-se, portanto, de uma comparação condensada, abreviada. Tenta perceber as associações operadas nas metáforas seguintes: Ele foi para a guerra na flor da idade. Naquela tarde, o céu era chumbo. COMPARAÇÃO – Esta figura associa duas realidades diferentes, neste caso através de um elemento de comparação ou equivalente (por exemplo, o verbo “parecer”). “O rei Rodrigo é tão feroz como o urso da montanha” é uma comparação, porque compara explicitamente o rei Rodrigo a um animal feroz, através do elemento que por excelência estabelece a comparação, que é “como”. Eis mais três comparações: Passamos pela vida como os rios passamA Rute é astuta como uma raposa. Os seus olhos pareciam duas fontes, de tanto chorar. PERSONIFICAÇÃO – Consiste em atribuir características e qualidades humanas a entidades (animais, objectos, conceitos…) que o não são. Há certos tipos de texto que são por inteiro construídos com base na personificação: estás a lembrar-te das fábulas, as narrativas cujas personagens são animais que falam e interagem uns com os outros como se de humanos se tratasse. Repara nas seguintes personificações: As árvores olharam-me com amargura. As rãs do charco exclamavam: “- Dai-nos sol! Dai-nos sol!” Naquela noite de tempestade, a lua sentia-se tristemente sozinha. EXERCÍCIO DE APLICAÇÃO Identifica as figuras de estilo patentes nas expressões que se seguem:

Upload: arnaldo

Post on 06-Jun-2015

19.627 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: TRÊS FIGURAS DE ESTILO

TRÊS FIGURAS DE ESTILO

METÁFORA – É a mais corrente de todas as figuras de estilo. Consiste em associar, numa única expressão, duas realidades diferentes através de algo que lhes é comum. A expressão “cabelos de ouro” é uma metáfora, porque associa a cor e o brilho dos cabelos à cor e ao brilho do ouro. Trata-se, portanto, de uma comparação condensada, abreviada. Tenta perceber as associações operadas nas metáforas seguintes:

Ele foi para a guerra na flor da idade.Naquela tarde, o céu era chumbo.

COMPARAÇÃO – Esta figura associa duas realidades diferentes, neste caso através de um elemento de comparação ou equivalente (por exemplo, o verbo “parecer”). “O rei Rodrigo é tão feroz como o urso da montanha” é uma comparação, porque compara explicitamente o rei Rodrigo a um animal feroz, através do elemento que por excelência estabelece a comparação, que é “como”. Eis mais três comparações:

Passamos pela vida como os rios passam…A Rute é astuta como uma raposa.Os seus olhos pareciam duas fontes, de tanto chorar.

PERSONIFICAÇÃO – Consiste em atribuir características e qualidades humanas a entidades (animais, objectos, conceitos…) que o não são. Há certos tipos de texto que são por inteiro construídos com base na personificação: estás a lembrar-te das fábulas, as narrativas cujas personagens são animais que falam e interagem uns com os outros como se de humanos se tratasse. Repara nas seguintes personificações:

As árvores olharam-me com amargura.As rãs do charco exclamavam: “- Dai-nos sol! Dai-nos sol!”Naquela noite de tempestade, a lua sentia-se tristemente sozinha.

EXERCÍCIO DE APLICAÇÃOIdentifica as figuras de estilo patentes nas expressões que se seguem:

A guerra é um monstro devorador. (____________________)A paixão é como um fogo. (__________________)O mar é a mais larga estrada…(____________________)Santarém é um livro de pedra. (____________________)Hoje o vento levantou-se zangado. (____________________) Ao longe, a carrinha lembrava um percevejo sobre quatro rodas. (_______________)A formiga recusou aceder ao pedido da cigarra. (____________________)Os seus cabelos pareciam fios de ouro…(____________________)Tem o coração duro como uma rocha. (____________________)Os frutos desta árvore são doces como o mel. (__________________)Os teus olhos são duas pérolas. (____________________)As rãs do charco tagarelavam umas com as outras. (___________________)

Page 2: TRÊS FIGURAS DE ESTILO

SOLUÇÕES

A guerra é um monstro devorador. (metáfora))A paixão é como um fogo. (comparação)O mar é a mais larga estrada…(metáfora)Santarém é um livro de pedra. (metáfora)Hoje o vento levantou-se zangado. (personificação) Ao longe, a carrinha lembrava um percevejo sobre quatro rodas. (comparação)A formiga recusou aceder ao pedido da cigarra. (personificação)Os seus cabelos pareciam fios de ouro…(comparação)Tem o coração duro como uma rocha. (comparação)Os frutos desta árvore são doces como o mel. (comparação)Os teus olhos são duas pérolas. (metáfora)As rãs do charco tagarelavam umas com as outras. (personificação)