trânsito livre - julho de 2014

8
2 6 7 UMA PAIXÃO QUE ULTRAPASSA GERAÇÕES Confira histórias de familiares que compartilham o mesmo amor pela profissão TRÂNSITO LIVRE Informativo Interno da Divisão Passageiros ANO VI • NÚMERO 92 • JULHO DE 2014 SER MOTORISTA Viação recebe homenagem na Câmara Municipal de Cariacica Conheça os paratletas medalhistas da Viação Águia Branca Primeiro sorteio da Campanha de Vendas é realizado /AguiaBrancaSalutaris www.youtube.com/user/GrupoAguiaBranca @AguiaBSalutaris

Upload: comunicacao-interna-viacao-aguia-branca

Post on 01-Apr-2016

224 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Trânsito Livre - Julho de 2014

2 6 7

uma paixão que ultrapassa geraçõesConfira histórias de familiares que compartilham o mesmo amor pela profissão

TRÂNSITO LIVREInformativo Interno da Divisão Passageiros

A N O V I • N Ú M E R O 9 2 • J u l H o D E 2 0 1 4

Ser motoriStaViação recebe homenagem na Câmara Municipal de Cariacica

Conheça os paratletas medalhistas da Viação Águia Branca

Primeiro sorteio da Campanha de Vendas é realizado

/AguiaBrancaSalutaris www.youtube.com/user/GrupoAguiaBranca @AguiaBSalutaris

Page 2: Trânsito Livre - Julho de 2014

Parabéns, motorista!Em 25 de julho é comemorado o Dia do Motorista. Neste ano, queremos homena-gear todos os funcionários que exercem essa função com esmero, dedicação e acima de tudo com muita responsabilidade, em espe-cial àqueles que trabalham com amor e le-vam esse sentimento para casa, contagiando toda a família e fazendo com que seus fami-liares se orgulhem e se espelhem em seguir a mesma profissão.

Na Viação Águia Branca encontramos diversos exemplos interessantes, todos com algo em comum: a paixão por dirigir com to-tal segurança. Nos orgulhamos por ser uma empresa familiar e por inspirar e incentivar os sonhos dos parentes de nossos funcioná-rios que desejam seguir o mesmo rumo profis-sional dos nossos motoristas, que são a base e o alicerce da nossa instituição. É por isso que nesta edição você vai encontrar uma se-leção de casos inspiradores.

Além da homenagem prestada aos moto-ristas, vocês poderão acompanhar detalhes do Seminário Inovação 2014, e se informar ainda mais sobre as dicas de descanso do Dr. Sérgio Barros, fundamentais para a se-gurança e o bom desempenho no trabalho.

Nesta edição temos ainda a Página da Família, que traz informações sobre os en-contros regulares que nossa empresa rea-liza com os familiares dos nossos motoristas, além de uma novidade: a inclusão de paren-tes de funcionários no nosso Coral. E para fi-nalizar, nosso informativo apresenta, ainda, os destaques do paratletismo capi-xaba, a homenagem que a Viação Águia Branca e funcionários re-ceberam na Câmara Municipal de Cariacica e as primeiras pre-miações da campanha de vendas “Copa Comercial 2014”.

Boa leitura!

Renan ChieppeDiretor Geral

Pergunte ao diretor geral

Você gostaria de fazer perguntas para o diretor renan Chieppe?

Mande sua pergunta para [email protected]

e ele responderá no Editorial.

EdITORIaL

O primeiro sorteio da Copa Comercial ocorreu em 16 de maio. Na ocasião foram sortea-dos três tablets para as agências participantes, sendo dois para as agências de passagens e um para de encomendas.

Com a presença de um audi-tor da Matriz, que acompanhou a abertura da urna, os contempla-dos foram as agências de passa-gens Maxtour, do NOP Vitória da Conquista, e Mundo Novo, do NOP de Salvador. Já a agência de enco-mendas vencedora foi a de Teófilo Otoni, do NOP de São Mateus.

Gileade França, que trabalha na agência de viagens Maxtour, em Vitória da Conquista, Bahia,

foi a ganhadora de um tablet no sorteio. “Gostei da ação. Ganhar esse prêmio foi muito bom porque incentiva a gente a vender mais ainda”, comemora.

A Copa Comercial é a pri-meira fase do programa de incen-tivo de vendas das agências, que visa incentivar as equipes na su-peração das metas. As próximas ações acontecem no início de ju-lho, quando serão sorteados dois notebooks, além de premiação em dinheiro.

Já a segunda fase da campa-nha, chamada Eleições Comerciais, teve início no dia 1º de julho, com muito mais sorteios e premiações para as equipes de vendas.

Campanha de Vendas realiza primeiro sorteio

2

Anote na agendaPode anotar na agenda, pois vem aí o evento Somos+: Encontro Comercial de Vendas e Linhas. A ação ocorrerá nos dias 5 e 6 de agosto.

Premiações da Campanha de Vendas nas agências mundo Novo e maxtour

Page 3: Trânsito Livre - Julho de 2014

3

EMBaRQUE NESTa

Após as inscrições de cases para os Prêmios Mentes que Brilham e Qualidade é hora de conhecer os finalistas das pre-miações. Com o tema “Transformação: o desafio do novo”, os trabalhos ven-cedores da área administrativa e de manutenção receberão uma premia-ção em dinheiro.

O evento é marcado por muita vibra-ção, emoção e criatividade das equi-pes na apresentação dos trabalhos. É esperado que o evento receba, nesta edição, aproximadamente 250 pes-soas por dia.

Os cases serão julgados da seguinte forma: para o “Mentes que Brilham”, os

trabalhos serão avaliados por uma co-missão composta por cinco profissionais. Já para o “Prêmio Qualidade”, dois pro-fissionais externos farão a avaliação. Haverá o reconhecimento, ainda, de que-sitos como organização, clareza, cria-tividade e duração das apresentações.

Vale ressaltar que todos os cases inscritos no Seminário Inovação 2014 mostraram extrema competência e de-dicação com a Gestão da Qualidade, contribuindo para a melhoria contínua de nossos processos. Parabenizamos a todos os inscritos, e desejamos sucesso aos cases finalistas que serão apresen-tados nos dias 23, 24 e 25 de julho.

Vem aí o Seminário Inovação 2014. Participe!

Encontro do Comitê

No dia 3 de junho a Divisão Passageiros promoveu o Encontro do Comitê de Meio Ambiente, reunindo 17 funcio-nários membros e representantes de vários NOPs. Durante o evento, os par-ticipantes discutiram sobre as ações planejadas para 2014, bem como so-bre as campanhas e licenças ambien-tais. Houve ainda a apresentação de cada NOP.

A reunião do Comitê Central de Meio Ambiente da Divisão Passageiros ocorre duas vezes ao ano visando ali-nhar o processo, o sistema e os proje-tos de gestão ambiental da empresa.

Segundo a compradora Genária Heringer Barros, o encontro é um mo-mento para que cada NOP apresente suas ações e resultados do período, além de expor suas dificuldades e ex-pectativas. “É um momento de anali-sar e compartilhar os êxitos e traçar novos planos de trabalho de forma participativa com os representantes do comitê”, contou.

QUaLIdadE

Cleriston foi destaque em São Paulo, já a equipe de Barão de angra inovou com o plantio da árvore ipê

Desafio Sustentável em São PauloEste ano, o Trânsito Livre divulgou o Desafio Sustentável com o objetivo de estimular as boas práticas ambientais na empresa. Nesta edição divulgaremos as ações da Superintendência São Paulo, as quais, com muita cria-tividade e dedicação, desenvolveram projetos que aju-darão na preservação do meio ambiente.

Em Barão de Angra, os funcionários do NOP busca-ram criar e inovar ao elaborar o projeto Apostando no Verde, que consiste no plantio de 15 pés de árvore Ipê.

Já em São Paulo, o eletricista Cleriston Flores dos Santos criou um espaço para o descarte de estopas contaminadas, evitando que as mesmas sejam colocadas em lixeiras comum. Quando o recipiente fica cheio, basta coletar todas as estopas, de uma única vez, e levar ao local indicado.

Foi criado também local específico para colocar estopas limpas, otimizando o tempo de trabalho dos colaboradores de manutenção e evitando o acesso cons-tante ao almoxarifado.

“Em minha casa faço várias outras ações em prol do meio ambiente, visando ao uso sustentável da água e energia elétrica. Ao lavar a roupa, armazenamos a água em um tambor e a utilizamos para lavar o quintal e calçada. Também co-loquei um programador de tempo no chuveiro, diminuindo o consumo de água e energia”, revelou Cleriston Flores dos Santos, eletricista.

o evento realizado em 2013 foi animado e repleto de momentos de conhecimento e descontração

Page 4: Trânsito Livre - Julho de 2014

uma paixão de família que influencia geraçõesViajar, conhecer novos lugares, novas pessoas e fugir da rotina. Esses são pe-quenos prazeres que os motoristas têm no seu dia a dia profissional. Alguns en-caram a profissão com tanta paixão que acabam influenciando outras pessoas a seguirem o mesmo caminho, num senti-mento forte, que, muitas vezes, se espa-lha dentro da própria casa do condutor.

Por isso, neste mês de julho, quando comemora-se o Dia do Motorista, nada melhor do que mostrar que uma profis-são tão valorizada pela Viação Águia Branca é igualmente respeitada e admi-rada pelos amigos e familiares de seus funcionários. De pai para filho, de irmão para irmão, o sentimento pela direção vai se perpetuando por anos, e perma-nece contagiando. Por isso, selecionamos

três casos, um de cada Superintendência, que exemplificam essa paixão que se dis-semina com força por toda a empresa.

A todos os nossos motoristas, profis-sionais que atuam com amor, segurança, responsabilidade e alegria, desejamos pa-rabéns! Que continuem conectando pes-soas, encurtando distâncias, diminuindo a saudade e possibilitando reencontros.

HeraNça de família

Para os irmãos Ronaldo Luiz dos Santos e Rejanio Luiz dos Santos, que tra-balham atualmente como motoristas da Viação Águia Branca no NOP de Irecê, na Bahia, a paixão por dirigir é uma herança de família. Assim como ele e o irmão, o pai e os tios também

exerciam a profissão. Já no NOP de Campo Grande, um dos exemplos vem dos irmãos Ronilton Miqueias e Rogério Oliveira, que trabalham com o cunhado Hélio Vieira. Rogério atua há oito anos na Viação e conta que essa paixão co-meçou na infância.

“Eu gosto da minha profissão por-que ela me proporciona uma sensasão de liberdade, além de possibilitar que eu conheça novos lugares, pessoas e aprenda sempre alguma coisa“, afir-mou. Já Ronilton diz que se espelhou no irmão para exercer a profissão, da qual ele se diz apaixonado. “Gosto muito do que eu faço. Quando éramos crianças fazíamos carrinho de rolimã e brincáva-mos juntos. Desde essa época já com-partilhávamos o sonho de transportar

capa

4

dirigir:

os irmãos ronilton e rogério compartilham o amor pela profissão

Page 5: Trânsito Livre - Julho de 2014

5

pessoas“, revela o motorista que está há quase sete anos na Águia Branca.

Na Boleia do CamiNHão

Em Paraíba do Sul, no NOP de Barão de Angra, a família de Júlio César Araújo de Amaral partilha a mesma paixão pela pro-fissão. Há 23 anos, o pai de Júlio, Antônio César Coelho do Amaral, ingressou na Viação e virou motorista de ônibus, fato que inspirou o filho a seguir pelo mesmo caminho. Antes, Antônio foi caminhoneiro e Júlio diz ter escolhido a profissão por ado-rar viajar com seu pai ainda na infância.

“Eu passei a gostar ainda mais da pro-fissão pela importância que a empresa dá para os motoristas, fazendo com que a gente se sinta reconhecido. Aqui eu busco sempre melhorar como profissional e como pessoa”, contou Júlio. Antônio complementa: “A empresa oferece alojamento e todo o conforto para descansarmos, alimentação de qualidade e tudo mais que precisamos. É um cuidado muito bom com a gente”.

SoNHo de CriaNça

Bráulio Ministro da Silva e Rodrigo Lopes da Silva são pai e filho e trabalham como motoristas no NOP de Salvador, na Bahia. Bráulio conta que ser motorista é um so-nho de criança, de quando brincava com seu carrinho de madeira. Trabalhando há 25 anos na Águia Branca, ele afirma gostar da pro-fissão exercida, pois com ela conseguiu conquistar sua casa, seu carro e o sus-tento da família. “É um or-gulho muito grande ter um filho que divide o mesmo so-nho comigo. Fico feliz por ele estar na profissão que gosta e de se sentir bem trabalhando como moto-rista, assim como eu me sinto”, explicou.

Rodrigo trabalha há oito anos na Viação e passou por várias funções antes do cargo atual. Foi cobra-dor, fiscal, motorista fiscal e atualmente é motorista. “Quando criança, via meu pai dirigindo e achava muito bonito. Sou apaixonado por dirigir, é uma coisa que sem-pre gostei e não me vejo fa-zendo outra coisa”, concluiu.

Júlio é motorista e trabalha junto com o pai, antônio, no NoP de Barão de angra

Bráulio serviu de exemplo para que seu filho, rodrigo, escolhesse a profissão

Page 6: Trânsito Livre - Julho de 2014

cIRcULaNdO

pOR aí

6

Durma bem e garanta mais saúde

Atualmente, a Viação Água Branca auxi-lia diretamente 62 paratletas da Seleção Capixaba Paralímpica e mais 35 apoia-dores voluntários. Esse número é pre-dominantemente do atletismo, e essa modalidade é a principal representante de nosso país nas competições em ní-vel nacional e internacional.

Luiz Claudio Locatelli, treinador da equipe de paratletas capixabas, reforça o alto índice de competitividade alcan-çado pelos atletas capixabas. “Com 39 medalhas conquistadas (13 de ouro, 15 de prata e 11 de bronze), a Equipe Capixaba de Paratletismo bateu recen-temente o recorde de medalhas garim-padas pelo Espírito Santo em uma etapa do Circuito Brasil Paralímpico”, divulga.

Quatro desses paratletas são fun-cionários da Viação. São eles: Mario Junior Freitas Corrêa, bi-campeão bra-sileiro no lançamento do dardo; Helba Aparecida Borges, campeã parapan--americana; Ian Carlos de Oliveira, cam-peão do Sainsbury’s Paralympic, e Arthur Andrade, atleta-guia. Todos trabalham na Rodoviária de Vitória.

A empresa auxilia-os mensalmente com passagens de ida e volta nos iti-nerários atendidos pela empresa, e com material de divulgação, como bonés e camisetas.

“É muito bom contar com esse apoio da Águia Branca, porque além de tra-balhar na empresa, ainda posso trei-nar todos os dias. Estou esperançoso em conseguir uma vaga para as próxi-mas paralimpíadas e para isso treino bastante durante quatro horas diaria-mente. Quando os treinos são pela ma-nhã faço treinamento de força e à tarde faço salto em altura”, afirmou Ian Carlos, medalhista de ouro no Circuito Caixa Loterias/Etapa Rio-Sul.

Para o auxiliar rodoviário Mário Júnior Freitas, o apoio da Águia Branca aos funcionários paratletas é fundamen-tal. “O reconhecimento da empresa nos dá muita motivação. O apoio é muito representativo para nós. Afinal, poder conciliar os horários de treina-mento e de trabalho é um incentivo muito grande para continuar nessa jornada”, afirma.

Paratletismo capixaba é destaque e conta com apoio da Viação Águia Branca

Diante da necessidade dos nossos mo-toristas cumprirem no seu dia a dia as prescrições e orientações do programa Medicina do Sono, daremos continua-ção às dicas de descanso do Dr. Sérgio Barros iniciadas na edição de maio. Confira abaixo algumas informações so-bre o sono, fundamentais para manter o bem-estar do corpo e da mente.

1. Por que não segui-mos o comportamento de nossas crianças? Quando estão cansadas, elas dor-mem! Por que nem todos nós fazemos o mesmo? É algo para se refletir.

2. Da mesma forma, quando estamos com fome, o que fazemos? Nos alimen-tamos! E por que quando es-tamos cansados nem sempre procuramos dormir? O sono é uma forma de alimento, que gera o descanso.

3. O bebê recém-nas-cido dorme cerca de 16 a 18 horas por dia. Durante o sono é produzido o hor-mônio do crescimento, que proporciona que a criança cresça e fique mais firme.

4. Vocês percebem que após uma longa jor-nada de trabalho nós fi-camos mais impacientes, querendo ir logo para casa? Isso é o nosso cé-rebro pedindo descanso.

Portanto, fiquem atentos a esse sinal.

5. Quando iniciamos uma jornada de trabalho estamos mais pacientes e tolerantes. Isso porque dor-mir bem nos permite uma melhor qualidade de vida.

6. E tem mais: o cére-bro cansado perde a no-ção do risco, e a memória e a concentração depen-dem muito de um sono de boa qualidade.

Paratletas que trabalham na Viação são destaque nacional

Page 7: Trânsito Livre - Julho de 2014

pIT STOp

pOR aí

7

No dia 29 de maio, a Viação Águia Branca re-cebeu uma homenagem na Câmara Municipal de Cariacica pelos seus 68 anos.

Na ocasião, alguns funcionários também fo-ram homenageados, sendo escolhidos como forma de reconhecimento a importante con-tribuição prestada à Viação por meio de seu trabalho. Eles representaram a empresa e rece-beram a comenda do município. A solenidade contou, ainda, com a apresentação do Coral Águia Branca, que emocionou os presentes.

A diretora Comercial e de Marketing, Paula Barcellos Tomaz Correa, discursou no evento afirmando o sentimento de orgulho da Viação,

que há 41 anos vem contribuindo com o de-senvolvimento de Cariacica. “Acreditamos que a busca constante pela qualidade dos serviços prestados e o zelo máximo que temos com a segurança dos nossos passageiros e motoristas sejam a razão da admiração e do respeito dos capixabas com a Viação Águia Branca”, disse.

Para o técnico de segurança do trabalho Dair Fernandes de Oliveira o reconhecimento foi justo e merecido. “Senti-me muito honrado em receber a homenagem individualmente, já que sou feliz por morar em Cariacica e ter a oportunidade de fazer parte e contribuir para a história da Viação Águia Branca e do município”, salientou.

O técnico de manutenção predial da Superintendência Bahia, José Ailton Silva de Jesus, conhecido como Caninha, está co-memorando a chegada de seu segundo filho, a pequena Laura Sofia. “É muito bom chegar em casa e ver a minha filha. Eu e minha esposa sempre quisemos uma menina e agora esta-mos felizes por termos um casal de filhos para curtir”.

O motorista intermunicipal do NOP São Mateus, Wagner Coelho, tem motivos de sobra para comemorar. O funcionário, junto com sua esposa Braulina, festeja a chegada dos gêmeos: Davi Luiz e Luan Bernardo. “Foi uma das emoções mais fortes que já senti na minha vida. Eu agradeço muito a Deus e a minha esposa por me presentear com filhos tão lindos e saudáveis”.

A pequena Lorena Novaes Reis chegou no dia 19 de junho para encher de alegria a casa do motorista do NOP de Vitória da Conquista, Valdemir da Silva Reis. Pai de dois meninos, o funcionário está orgulhoso com a chegada da filha. “Eu e a Camila somos casados há cinco anos e esse sempre foi o nosso sonho. É muito bom poder chegar do trabalho e ver as duas me esperando, é um combustível para mim”.

Viação Águia Branca e funcionários são homenageados

Casa cheia

Alegria em dobro

Princesa do pai

Genival Nascimento motoriSta

iNtermuNiCiPal

Jessica de Barros Rodrigues

aNaliSta adm eSCritório CeNtral

Leonardo Duarte Fonseca CostaaNaliSta adm

eSCritório CeNtral

Moab Cavalcante Pinheiro

motoriSta iNStrutor do Setor de goVerNador

ValadareS

Ricardo Barreto motoriSta

iNtermuNiCiPal

pROMOVIdOS

SuPERiNtENDêNCia eS

SuPERiNtENDêNCia SP

SuPERiNtENDêNCia Ba

Homenagem na Câmara de Cariacica

Page 8: Trânsito Livre - Julho de 2014

pB8

pERfILEX

pEd

IEN

TE

Trânsito Livre é coordenado pela Comunicação Interna da Divisão Passageiros

Colaboração: Conselho da Divisão PassageirosProdução editorial e revisão: Tríade ComunicaçãoDiagramação: Link Editoração Ltda

impressão: Ingral Indústria Gráficatiragem: 1.200 exemplaresFotos: Arquivo da empresa SugeStõeS

[email protected]

Buscando aproximar a família dos nos-sos funcionários com a empresa, a Via-ção Águia Branca promove o Encontro com Famílias. Durante o evento, os fami-liares se informam sobre os programas e procedimentos internos da empresa, como a Medicina do Sono, e conhecem a dinâmica das escalas e as responsabi-lidades dos motoristas. Além disso, o en-contro destaca a importância da esposa no contexto familiar, visto que a mulher pode contribuir para que seu marido te-nha um bom desempenho no trabalho.

Dentre algumas atitudes que podem ser tomadas, estão:- Incentivar e proporcionar a alimen-

tação adequada, o momento de des-canso e as horas de sono necessárias do motorista antes da viagem.

- Respeitar o trabalho do marido, dei-xando-o tranquilo para executar suas atividades;

- Programar a comunicação da família para que não atrapalhe o cumprimento das regras da empresa (como ligações durante a viagem e nos dormitórios).

Família na Águia Branca

“Este contato com a família é de extrema importância, pois mi-nimiza possíveis conflitos, melhorando a produtividade do nosso profissional e a qualidade de vida dele e de sua família”. Tiana Pedroso, supervisora de RH da Superintendência Bahia.

“No encontro a família têm a oportunidade de conhecer a empresa e de entender a sua importância no bom desempenho do motorista, no que diz respeito a descanso, tranquilidade e bem-estar para a prestação de servi-ços com segurança e qualidade”. Andréia Amorim, supervisora de RH da Superintendência Espírito Santo.

“Este evento estreita a relação entre os familiares e a empresa. Conseguimos apresentar a relevância da família para a segurança no processo do mo-torista, tais como apoio no descanso e alimentação”. Roberta Martins, su-pervisora de RH da Superintendência São Paulo.

Fortalecendo laços

São Paulo

espírito Santo

Bahia

Coral abre as portas para familiaresO Coral Águia Branca, criado em 2008 com a finalidade de proporcionar um momento de integração entre os fun-cionários do Grupo, está passando por mudanças. Dentre elas, está o incremento de repertório, a participação de ins-trumentos musicais e, ainda, a inclusão de parentes.

Agora, pais, mães, filhos e irmãos de funcionários podem participar das atividades do Coral, frequentando os ensaios, que são realizados às sextas-feiras, das 8h às 9h, no Centro de Memória do Grupo Águia Branca, na Matriz, em Caria-cica. Os interessados podem entrar em contato por meio do e-mail [email protected] ou do telefone (27) 2125-1129.