trânsito livre - novembro 2013

12
TRÂNSITO LIVRE Informativo Interno da Unidade Passageiros ANO V • NÚMERO 84 • NOVEMbRO DE 2013 3 Treinamento capacita assistentes de operações 6 Conheça as ações que marcaram o nosso Outubro Rosa 9 Funcionário reencontra o pai após 44 anos /AguiaBrancaSalutaris www.youtube.com/user/GrupoAguiaBranca @AguiaBSalutaris Ouvimos os nossos funcionàrios e agora conferimos os resultados 2013

Upload: link-editoracao

Post on 08-Feb-2016

219 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

TRÂNSITO LIVREInformativo Interno da Unidade PassageirosA N O V • N Ú M E R O 8 4 • N O V E M b R O D E 2 0 1 3

3 Treinamento capacita assistentes de operações

6 Conheça as ações que marcaram o nosso Outubro Rosa

9 Funcionário reencontra o pai após 44 anos

/AguiaBrancaSalutaris www.youtube.com/user/GrupoAguiaBranca @AguiaBSalutaris

Ouvimos os nossos funcionàrios e

agora conferimos os resultados

2013

A campanha “Cobrador Show de Bola” finalizou no mês de setembro sua segunda etapa. No acerto de contas, o NOP de Governador Valadares e o NOP de São Mateus cumpriram o objetivo da campanha supe-rando em 8,4% e 5,6% suas meta, respectivamente.

Como premiação, cada cobrador irá receber um va-lor de acordo com sua pon-tuação, ou seja, conforme a

quantidade de gols feitos du-rante essa etapa. Ao todo, 36 cobradores serão premiados.

No mês de outubro, a cam-panha entrou na sua terceira e última fase, que será encerrada em dezembro. “Todos os cobra-dores estão bastante motivados em conseguir superar o desafio de receita e assim receberem suas premiações”, contou o coordena-dor de Canais de Vendas, Luiz Fernando de Andrade.

Já a campanha União da Força Comercial (UFC) teve seu último round em outubro e a expectativa é de que neste mês sejam reveladas as agên-cias vencedoras.

Como reconhecimento pelo esforço, a agência melhor pon-tuada mensalmente na sua categoria é premiada com um brinde personalizado da

campanha e ao final da ação é realizada a tão esperada festa de premiação.

“Foram oito meses de cam-panha e notamos que houve uma motivação muito grande por parte das agências, cada um buscando superar suas me-tas a cada mês para melho-rar a colocação”, ressaltou o coordenador.

É com prazer que este mês apresentamos os resultados de mais uma edição da Pesquisa de Clima, ferramenta que contribui na men-suração de nosso clima interno. Fico orgulho-so por saber que mais de 80% do nosso qua-dro de funcionários participou dando sua opi-nião. Os indicadores obtidos na pesquisa nos ajudam a compreender a percepção dos nos-sos funcionários com suas áreas e a empresa, o que nos permitirá implementar ações de me-lhorias mais assertivas.

Em outubro comemoramos o Dia Mundial da Qualidade, o Dia da Manutenção, e ainda a premiação do NOP Salvador, com o melhor desempenho no terceiro trimestre do Desafio 2013 da Gerência de Turismo. Também conta-mos com a realização, para as nossas três Su-perintendências, da capacitação e do desenvol-vimento dos Assistentes de Operações e parti-cipamos do evento “Comandos de Saúde nas Rodovias”, do Sest/Senat. Além disso, com a ajuda de um de nossos motoristas, o assistente de operação Wanderlei batista de Souza reen-controu o pai após 44 anos.

As mulheres tiveram destaque no mês de outubro. Tivemos a contratação da primeira mulher motorista da nossa história e a reali-zação do Encontro de Esposas nas Superinten-dências. Já com o objetivo de conscientizar a todos sobre a luta contra o câncer de mama nos unimos e realizamos o nosso Outubro Rosa. E para este mês estamos apoiando o Novembro Azul, movimento que visa a comba-ter o câncer de próstata, mostran-do que somos uma empresa preo-cupada com a saúde e o bem-es-tar de todos.

boa leitura!

Pergunte ao diretor geral

Você gostaria de fazer perguntas para o diretor Renan Chieppe?

Mande sua pergunta para [email protected]

e ele responderá no Editorial.32

EdITORIaL

Campanhas do Comercial entram na reta final

Campanha UFC

CIRCULaNdO

32

pOR aí

Treinamento para assistentes de operações das Superintendências ES e Salutaris, realizado no dia 23 de outubro

Participantes da capacitação da Superintendência Bahia,

realizada no dia 28 de outubro

Com o objetivo de capacitar os pro-fissionais responsáveis pela libera-ção dos motoristas para as viagens, os assistentes de operações das três Superintendências participaram de um treinamento coorporativo no mês de outubro. O encontro abordou o desenvolvimento técnico e compor-tamental do profissional, além da importância do trabalho que desen-volvem para a empresa.

Para os profissionais das Superintendências do Espírito Santo e Salutaris, a capacitação foi re-alizada nos dias 23 e 29 de ou-tubro, na Matriz, em duas turmas

diferentes. Já na Superintendência Bahia o treinamento foi realizado em duas turmas: nos dias 28 de ou-tubro e 4 de novembro.

Este é o terceiro ano consecutivo que o encontro acontece alinhado com as três Superintendências, o que para a supervisora de RH Roberta Martins é de extrema relevância, pois permite que as dificuldades e as expectativas sejam compartilha-das entre todos. “Os profissionais também se sentem valorizados a par-tir da identificação da importância de seu papel para a segurança das viagens”, ressaltou.

Superintendências realizam treinamento para assistentes de operações

O supervisor de operações do NOP Campo Grande, Luiz Novaes, contou que o treina-mento proporcionou aos funcio-nários momentos de reflexão e interação. “Todos os parti-cipantes puderam reavaliar o cumprimento dos testes de vi-gília e fadiga, bafômetro e até mesmo o cumprimento da Lei do Motorista. Ao final do encon-tro todos foram unânimes em afirmar que gostariam que ou-tros treinamentos como esse fos-sem realizados durante o ano”.

Por fim, o gerente do NOP Salvador, Nilton Cunha, desta-cou a importância da função de assistente de operações. “É ele quem entrega a chave do veículo para o motorista, sendo também responsável pelo patri-mônio da empresa e pelo mais importante, que é a vida de todos no ônibus”, completou.

Integração

4

OUTUbRO ROSa

Mulheres ao volante!Na manhã do dia 5 de novembro, o NOP Campo Grande recebeu a pri-meira mulher a conduzir um ônibus na história da Empresa. Patrícia Euzébio Gonçalves recebeu as chaves do veí-culo em uma pequena reunião realizada no tráfego e logo em seguida foi enca-minhada para a Rodoviária de Vitória, onde embarcou para sua primeira via-gem como motorista.

Além de Patrícia, outras mulheres também estão com o processo seletivo em estágio avançado, o que demons-tra a importância que a empresa dá

para o trabalho das mulheres que, in-clusive, estão presentes em todos os níveis hieráquicos da empresa.

“A mulher ocupa e traduz, de forma eficiente, a missão da em-presa de transportar com segu-rança, excelência no atendimento e pontualidade. A Patrícia veio para tornar-se a primeira de muitas profissionais do volante que virão a compor esse quadro de motoris-tas, o que é um orgulho para nós”, ressaltou o diretor de Operações, Klinger Sobreira de Almeida.

Mais uma vez a Águia Branca demonstra que é uma empresa sem qualquer discriminação em suas atividades, onde o mais im-portante se resume na competên-cia, no compromisso e prazer em atender com qualidade os nos-sos clientes”

André Cerqueira, gerente NOP Campo Grande

Ter uma motorista mulher nos en-che de orgulho e certeza que te-remos maior capacidade de atrair novos públicos para esta missão de conduzir vidas e sonhos”

ValescaFalqueto, gerente de Recursos Humanos

Que essa nova realidade seja perene, com muito sucesso para a Patrícia e outras motoristas que ve-nham a fazer parte do nosso quadro de funcionários. Acreditamos na essência profissional independen-temente das suas escolhas, credos e raças”.

Wallace Serafim, diretor Administrativo e Financeiro

Importância da família

é abordada em Encontro de Esposas

5

Com o objetivo de aproximar a família da empresa e permitir que as esposas conheçam o universo do trabalho de seus maridos, a

Superintendência do Espírito Santo e a Salutaris realizaram ao longo do ano mais uma edição do Encontro de Esposas. Na Superintendência

bahia o encontro está programado para o mês de dezembro

LEGENdaS:1. O Encontro de Esposas no NOP Colatina foi realizado no dia 26 de outubro e teve como tema o Outubro Rosa. O gerente do NOP Alexander Gonçalves foi o responsável por dar as boas-vindas às participantes e falar sobre a importância do papel da esposa para o exercício da função de motorista.

2. No dia 30 de outubro, foi a vez do NOP Rio de Janeiro reunir as esposas para um encontro. Na ocasião, foi apresentado o filme institucional da empresa e também a rotina do motorista. Além disso, as participantes puderam assistir a uma palestra sobre a importância da família no trabalho. Ao final, foi realizado um sorteio de uma viagem para Vitória com direito a acompanhante e tudo pago pela empresa.

3. Na Salutaris, o Encontro de Esposas foi realizado entre os dias 7 e 9 de março, na garagem de Vitória da Conquista. A programação contou com palestras educativas comandadas pelo gerente do NOP Vitória da Conquista, Melquisedeck Carvalho Oliveira, sobre os programas “Medicina do Sono” e “Top Ouro” e também sobre a importância da esposa no descanso e bem-estar do motorista para a realização de uma viagem segura.

1

2

3

6

Matriz

No mês de outubro, a Unidade

Passageiros ade-riu ao movimento

popular internacional-mente conhecido como

Outubro Rosa e convidou to-dos os funcionários a usarem

uma peça de roupa rosa no dia 18 do mês. Homens e mulheres

de todos os NOPs da empresa fo-ram dispensados do uso do uni-forme e utilizaram a criatividade

na hora de expressar o seu apoio à causa tão nobre. Além dessa ação, todos os funcionários receberam in-formativos em seus e-mails com di-cas e informações sobre a doença.

Comemorado em todo o mundo, a campanha tem o objetivo de cons-cientizar a população, além de empre-sas e entidades, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico pre-coce da doença que atinge mulheres e homens e causa 458 mil mortes por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Funcionários colorem a empresa de rosa...

Superintendência Salutaris

OUTUbRO ROSa

Superintendência Espírito Santo

... e azulNo mês de novembro foi a vez dos ho-mens serem conscientizados sobre a importância da prevenção e do diag-nóstico precoce do câncer de prós-tata. No dia 22 de novembro, todos os funcionários, homens e mulheres, fo-ram dispensados do uso do uniforme para utilizarem uma peça de cor azul para trabalhar. A cor faz alusão ao

movimento nacional Novembro Azul, que tem o intuito de combater a do-ença. Além dessa ação, informativos com dicas e cuidados sobre a doença foram enviados para o e-mail de todos os funcionários.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de

pele não melanoma. De acordo com estatísticas, no ano que vem 12 mil homens poderão ser vítimas dessa doença no país. Para evitá-la, ou diagnosticá-la com antecedência, é preciso que os homens a partir de 40 anos procurem um médico urolo-gista para a realização de exames de prevenção anualmente.

NOVEmbRO azUL

Superintendência Bahia

Turismo premia NOP com melhor desempenho

Dia da Manutenção com festa

7

pOR aí

O NOP Salvador teve o melhor desem-penho no terceiro trimestre do Desafio 2013 da Gerência de Turismo. A ação tem como objetivo incentivar vendas em volume e qualidade, buscando sempre a superação de metas de faturamento.

“Acredito que uma equipe de ven-das é movida a desafios e títulos. Todos

querem estar no topo do pódio, por isso a cada ano a participação e o desempenho das equipes são cada vez melhores”, disse o gerente corpo-rativo de Turismo, Lauber Guadagnin Cardoso, que destacou também o em-penho do NOP Barão de Angra, se-gundo lugar do desafio.

O Dia da Manutenção é comemo-rado no dia 16 de outubro e para não deixar essa data passar em branco o NOP Salvador realizou um lanche da tarde especial para os funcionários desse setor. Na oca-sião, o superintendente da Bahia, Deomar Assunção, e o coordenador de Manutenção, Davidson Ronceti, parabenizaram a todos pela data e falaram sobre a importância

desses profissionais para a segu-rança das viagens.

Para o gerente técnico Luizmar Nogueira Dias é gratificante ter na em-presa um quadro de funcionários com-petentes e conscientes da missão de transportar vidas. “Parabenizo e destaco o desempenho desse brilhante grupo de profissionais, que com muita criatividade e arte exercem suas atividades do dia a dia com maestria e excelência”, ressaltou.

Equipe vencedora do terceiro trimestre do Desafio 2013 da Gerência de Turismo: Romenil Amorim, Helaine Ribeiro e Joseanderson Silva

aLERTa LIGadO

Lanche da tarde do NOP Salvador em comemoração ao Dia da Manutenção

Além do excelente resul -tado alcançado pelo NOP Salvador, o Tur ismo da Unidade Passageiros pos-sui outro grande motivo para comemorar. No mês de ou-tubro, o segmento bateu seu recorde de vendas mensal ao atingir uma marca supe-rior a R$ 3 milhões.

RECORdE dE VENdaS

Segurança será tópico de blitze educativas nas estradas

20 anos de gestão da qualidade

No dia 6 de novembro, o superintenden-te do Espírito Santo, Roner Chieppe, e o técnico de Segurança Felipe Vago par-ticiparam do evento Comandos de Saú-de nas Rodovias, realizado no Posto Fle-cha, em Viana (ES). A Unidade Passa-geiros participou do projeto com o ob-jetivo de conhecer suas atividades e su-gerir futuramente a inclusão do tópico Segurança no programa.

Promovido pelo Sest/Senat, em par-ceria com o Departamento de Polícia Ro-doviária Federal (PRF), o projeto mobili-za diversas unidades em blitze educati-vas nas estradas, onde os motoristas são orientados sobre bons hábitos de saúde pelos profissionais da instituição tornan-do o trânsito nas rodovias muito mais hu-mano e seguro.

No dia 14 de novembro, comemorou--se o Dia Mundial da Qualidade. Dian-te da data, a Unidade Passageiros fez um balanço dos seus 20 anos de Ges-tão pela Qualidade e comprovou com inúmeras conquistas a constante busca pela satisfação de clientes e colabora-dores nessas duas décadas.

“São vinte anos de melhoria contínua e de dedicação das equipes com foco nos resultados. Essa data nos dá a cer-teza de estarmos no caminho certo e é a confirmação de que podemos fazer o hoje melhor do que o ontem, e o ama-nhã melhor que hoje”, destacou a ge-rente da Qualidade, Fernanda Peroba.

Durante o evento, vários atendimentos médicos foram oferecidos. Felipe Vago (de amarelo na foto) aprovou a iniciativa: “Assim, o profissional ficará muito mais alerta quanto à saúde e segurança”, disse

98

aLERTa LIGadO

ROTa da QUaLIdadE

1993 Diretoria do Grupo Águia Branca adotam o TQC – Controle da Qualidade Total, visando a atingir os níveis desejados de excelência.

1994 Implantação do programa “5S”

1996 Conquista do prêmio: “Qualidade em Transportes”

1997 Realização do 1º prêmio “Qualidade Total VAB”. Dezesseis anos depois, já foram inscritos 308 cases de sucesso

1999 Desenvolvimento do gerenciamento da rotina nos NOPs

2000 Realização do 1º prêmio “Mentes que Brilham”. Treze anos depois, já foram inscritos 271 cases de sucesso

2001 O sistema de Gestão da

Qualidade implementado e mantido na Viação Águia Branca é certificado na ISO 9001: 2000

2008 O sistema de Gestão da Qualidade implementado e mantido na Viação Salutaris e Turismo é certificado na ISO 9001:2008

2011 O sistema de Gestão Ambiental da Viação Águia Branca foi certificado na Norma ISO 14001:2009; Conquista do 1º lugar do prêmio ANTP/Abrati

2012 Conquista do 2º lugar do prêmio ABTP/Abrati

2013 Instituição da metodologia de mapeamento de processos BPM; Integração dos Prêmios Qualidade e Mentes que Brilham; Conquista do prêmio Época Empresa Verde

RETROSpECTIVa

98

Vinicius Henrique da Silva Fernandes

Eduardo Eber Lourenço Mello Marco Antônio Junior Christopher Araújo

NA MATÉRIA SOBRE O CuRSO DE LIBRAS PuBLICADA

NA EDIçãO DE OuTuBRO INFORMAMOS QuE

TEMOS FuNCIONÁRIOS COM DEFICIêNCIA AuDITIVA

TRABALHANDO EM DIVERSOS SETORES DA EMPRESA.

ERRAMOS: ATuALMENTE ELES SãO APENAS DOIS E

ESTãO ALOCADOS NO ARQuIVO CENTRAL.

pIT STOp

pROmOVIdOS SaLUTaRIS ERRaTa

Motorista ajuda pai e filho a se reencontrarem depois de 44 anosO assistente de operação Wanderlei Batista de Souza viveu 44 anos sem co-nhecer o próprio pai. Com apenas dois anos de idade, seu pai, chamado Jorge Cirillo de Souza, saiu de casa sem di-zer à família para onde ia. Depois de uma vida inteira sem notícias do seu paradeiro, a história enfim teve um fi-nal feliz graças à ajuda do motorista Wanderson Vinícius Barcelos.

Wanderlei contou sua história para alguns motoristas que fazem viagens para Minas Gerais. Ele e a irmã nasceram em Manhuaçu (MG) e se mudaram para o Espírito Santo ainda crianças, por isso, Wanderlei

acreditava que seu pai ainda esti-vesse por lá.

Foi quando o motorista de ôni-bus, Wanderson, que é de Aimorés (MG) e faz a linha que sai de Vitória com destino à cidade mineira, atra-vés do nome do pai do colega e do Facebook, percebeu que conhecia um primo de Wanderlei. “Entrei em contato com o primo dele, que por coincidência é meu amigo há anos, e peguei o número do telefone do pai de Wanderlei. Assim que voltei para Vitória, contei tudo para ele”, disse o motorista.

O ENCONTROMesmo contra a vontade da mãe,

Wanderlei ligou para o pai e os dois combinaram de se encontrar no final de outubro, quando ele e a irmã, Cleuza Souza de Paula, foram até Aimorés re-encontrar o pai. “Meu pai ficou muito emocionado quando falou comigo pelo telefone e bastante empolgado para nos rever”, contou o assistente.

Além de reencontrarem o pai, os irmãos também conheceram cinco ir-mãos que não sabiam que existiam. “Foi emocionante. Descobrimos que te-mos uma família enorme, três irmãos e duas irmãs”, contou Wanderlei.

Reencontro: Wanderlei com a irmã Cleuza e o pai Jorge, após 44 anos sem notícias da sua localização

10

Saber ouvir transforma

e faz bem

pESQUISa dE CLIma 2013

Toda empresa que deseja atingir a ex-celência precisa oferecer um serviço de qualidade e ouvir o que o seu público tem a dizer, tanto o externo quanto o in-terno. Os funcionários são a vitrine da

empresa e, portanto, é necessário que estejam felizes e satisfeitos em seu am-biente de trabalho para que resultados positivos sejam alcançados.

É com esse objetivo que a Unidade

A pesquisa traz em seus resulta-dos indicadores com maior deta-lhamento da percepção de cada colaborador com sua área e em-presa. Com isso, cada gestor terá a oportunidade de identificar e propor ações “de melhorias” mais assertivas, com o objetivo de me-lhorar ainda mais o clima de mo-ral na empresa”

Mauro Melo, Superintendente Salutaris

Certamente a al-teração da pesquisa com a es-cala mais detalhada foi uma evolução, pois permite ao ges-tor a possibilidade de se apro-fundar nos resultados que não foram positivos estratificando as causas, podendo atuar de forma tempestiva para melhoria da satisfação dos colaboradores”

Deomar Assunção, Superintendente Bahia

O ajuste na e s c a l a n a Pesquisa de Clima para este ano propor-ciona aos nossos funcionários maior critério nas escolhas das respostas, o que é muito impor-tante para que nossa empresa avalie o grau de satisfação dos nossos clientes internos”

Roner Carlos Chieppe, Superintendente Espírito Santo

Passageiros realiza anualmente a Pes-quisa de Clima, que funciona como um “raio-x” da organização, apontando as áreas que estão bem e as que necessitam de melhorias. Este ano, 83,4% dos fun-cionários ajudaram a avaliar a empresa, o que corresponde a 98,8% de grau de confiança e 1,2% de margem de erro.

Além disso, a pesquisa deste ano contou com uma novidade: a mu-dança na escala, de quatro para seis opções de respostas. Segundo a analista de RH Charlene Roque, o principal ganho da alteração é a possibilidade do respondente ex-pressar sua percepção do processo pesquisado de maneira mais próxi-ma da realidade.

“Podemos listar ainda, entre as con-sequências positivas da mudança, a possibilidade de fazer melhores com-parações com o mercado, pois a maio-ria das empresas usa escala de seis, e assim estudar melhor os processos de desfavorabilidade e de se avaliar tendências”, completou.

83,4% dos funcionários da Viação Águia branca e Salutaris responderam à Pesquisa de Clima 2013, o que resulta em 98,8% de grau de confiança para os resultados gerais

11

Saber ouvir transforma

e faz bem

SaLáRIOSAnálise da satisfação com a remuneração do

trabalho, a qualidade e quantidade de informação dos contracheques e o conhecimento de cada um

sobre a referência salarial do mercado.

ImaGEm da EmpRESaAnálise da reação aos comentários de amigos e parentes sobre a empresa e a percepção que os

funcionários têm da imagem da empresa.

bENEfíCIOSAnálise dos tipos de benefícios oferecidos, a

facilidade de uso deles, sua divulgação e a clareza de suas regras de utilização.

SaTISfaçãO GERaL

ambIENTE fíSICO da EmpRESaAnálise do nível de organização, limpeza,

adequação dos ambientes de trabalho e dos móveis e como isso influencia o desenvolvimento do trabalho.

ESTILO dE LIdERaNçaAnálise do perfil das lideranças, a forma como procuram integrar as suas equipes de trabalho,

o respeito que têm a todos, o quanto criam oportunidades de participação – delegação de tarefas

– e como são referências para suas equipes.

86,5

91,9

82,8

91,3

83,4

unidade passageiros

Matriz

Superintendência Salutares

Superintendência BA

Superintendência ES

85,7

89,8

81,2

88,7

84,7

80,9

91,8

76,6

81,1

79,9

93,5

98,4

91,9

97,2

90,4

86,4

91,9

82,2

93,5

82,2

75,0

84,0

64,3

78,1

75,7

unidade passageiros

Matriz

Superintendência Salutares

Superintendência BA

Superintendência ES

unidade passageiros

Matriz

Superintendência Salutares

Superintendência BA

Superintendência ES

unidade passageiros

Matriz

Superintendência Salutares

Superintendência BA

Superintendência ES

unidade passageiros

Matriz

Superintendência Salutares

Superintendência BA

Superintendência ES

unidade passageiros

Matriz

Superintendência Salutares

Superintendência BA

Superintendência ES

pESQUISa dE CLIma 2013

83,3

87,1

78,5

88,5

81,2

87,1

91,7

83,7

92,4

83,5

87,6

94,5

84,5

92,5

84,0

86,7

83,5

93,0

84,3

90,3

96,3

87,9

93,5

87,7

87,4

91,1

87,0

90,8

84,3

EXp

EdIE

NTE

Trânsito Livre é coordenado pela Comunicação Interna da Unidade Passageiros

Colaboração: Conselho da Unidade PassageirosProdução editorial e revisão: Tríade ComunicaçãoDiagramação: Link Editoração Ltda

Impressão: Ingral Indústria GráficaTiragem: 1.200 exemplaresFotos: Arquivo da empresa SuGESTõES

[email protected]

RELaCIONamENTOAnálise de satisfação com os relacionamentos entre as pessoas, os valores e os princípios da

empresa, a diversidade social, cultural e o acesso às fontes de informação.

CONdIçõES E SEGURaNça dO TRabaLhOAnálise das condições de trabalho, considerando a

quantidade e qualidade dos equipamentos disponíveis, EPIs, e a qualidade de vida dos funcionários.

aTENdImENTO, aLOjamENTO E dORmITóRIOAnálise das condições físicas – higiene e conforto

– dos dormitórios, a qualidade do repouso e a acolhida por parte dos funcionários dos alojamentos. Item avaliado apenas por motoristas e cobradores.

GESTãO da EmpRESaAnálise do conhecimento sobre a gestão da

qualidade e a satisfação com a comunicação e divulgação do tema, o envolvimento de cada um e o

estímulo recebido pelas chefias.

COmUNICaçãO

Análise da comunicação corporativa da empresa para o funcionário e a qualidade dos canais utilizados.

dESENVOLVImENTOAnálise da percepção em relação às oportunidades

de desenvolvimento na empresa, por meio de treinamento, programa de capacitação, promoção

ou recrutamento interno.

unidade passageiros

Matriz

Superintendência Salutares

Superintendência BA

Superintendência ES

unidade passageiros

Superintendência Salutares

Superintendência BA

Superintendência ES

unidade passageiros

Matriz

Superintendência Salutares

Superintendência BA

Superintendência ES

unidade passageiros

Matriz

Superintendência Salutares

Superintendência BA

Superintendência ES

unidade passageiros

Matriz

Superintendência Salutares

Superintendência BA

Superintendência ES

unidade passageiros

Matriz

Superintendência Salutares

Superintendência BA

Superintendência ES