trabalho em redação evolução histórica da hermenêutica

1
O termo Hermenêutica significa o ato de entender, interpretar ou explicar. Juridicamente falando, é usado para identificar o modo de interpretação das leis, com o objetivo de chegar ao sentido exato de cada uma delas. Pude entender que antigamente a Hermenêutica era como algo divino e se originou inspirada no Deus grego Hermes que foi um mensageiro do Olimpo que traduzia as mensagens para o entendimento na linguagem dos homens. Na idade média a burguesia começa a surgir com a desenvolvimento dos chamados burgos que acabou provocando o desenvolvimento da Hermenêutica Medieval com o redescobrimento do direito romano, das obras feitas por Aristoteles e com isso foi fundada pela igreja da época a faculdade de Bolonha que tinha o objetivo de rec uperar o direito romano que seria ensinado por estudiosos e mestres do mundo todo. Pude tomar conhecimento também que um elemento importantíssimo para a construção da Hermenêutica foi uma releitura dos documentos deixados por Aristóteles onde ele defendia que o homem deveria seguir e obedecer 4 leis principais que eram respectivamente a lei divina, da igreja, da natureza e as leis dos homens. Após esse período se inicia a Hermenêutica Moderna. Mais precisamente no final da Idade média, onde se consolidou o capitalismo. E foi nesse momento que Descartes apareceu com novas ideias onde afirmava que os livros, os sentidos e os aprendizados da igreja eram uma enganação. Daí, a filosofia do Ser e do princípio dos movimentos vinculados aos sentidos, a busca para se saber respostas sobre de onde viemos e para onde iremos, a busca das verdades relacionadas a isso tudo foram colocadas em segundo plano. De repente, o que era certo passou a ser incerto. Essa hermenêutica aparece com a mudança da sociedade, das revoluções científicas e filosóficas . É a Hermenêutica Contemporânea se fazendo presente.

Upload: rogerio-monteiro-grupo-rk

Post on 26-Nov-2015

38 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: TRABALHO em redação Evolução Histórica da Hermenêutica

O termo Hermenêutica significa o ato de entender, interpretar ou explicar. Juridicamente falando, é usado para identificar o modo de interpretação das leis, com o objetivo de chegar ao sentido exato de cada uma delas.

Pude entender que antigamente a Hermenêutica era como algo divino e se originou inspirada no Deus grego Hermes que foi um mensageiro do Olimpo que traduzia as mensagens para o entendimento na linguagem dos homens.

Na idade média a burguesia começa a surgir com a desenvolvimento dos chamados burgos que acabou provocando o desenvolvimento da Hermenêutica Medieval com o redescobrimento do direito romano, das obras feitas por Aristoteles e com isso foi fundada pela igreja da época a faculdade de Bolonha que tinha o objetivo de rec uperar o direito romano que seria ensinado por estudiosos e mestres do mundo todo. Pude tomar conhecimento também que um elemento importantíssimo para a construção da Hermenêutica foi uma releitura dos documentos deixados por Aristóteles onde ele defendia que o homem deveria seguir e obedecer 4 leis principais que eram respectivamente a lei divina, da igreja, da natureza e as leis dos homens. Após esse período se inicia a Hermenêutica Moderna. Mais precisamente no final da Idade média, onde se consolidou o capitalismo. E foi nesse momento que Descartes apareceu com novas ideias onde afirmava que os livros, os sentidos e os aprendizados da igreja eram uma enganação. Daí, a filosofia do Ser e do princípio dos movimentos vinculados aos sentidos, a busca para se saber respostas sobre de onde viemos e para onde iremos, a busca das verdades relacionadas a isso tudo foram colocadas em segundo plano. De repente, o que era certo passou a ser incerto. Essa hermenêutica aparece com a mudança da sociedade, das revoluções científicas e filosóficas . É a Hermenêutica Contemporânea se fazendo presente.