trabalho com as capacidades de leitura 5º ano

10
Superintendência Regional de Ensino de Patrocínio Programa de Intervenção Pedagógica – PIPEF/2013 SRE Patrocínio Município: _____________________________ Nome:_____________________________________________________________________ ______________ Professora:_________________________________________________________ ________________ Turma: _______________ Nº de alunos: ________________ Data: ____/____/_________ LIXO ORGÂNICO E INORGÂNICO Todo lixo pode ser dividido basicamente em material orgânico e inorgânico. Orgânico é todo dejeto biodegradável, como restos de comida – cascas de fruta, por exemplo –, que será decomposto pela ação de microorganismos, o que se chama apodrecimento. Largado na rua, esse lixo apodrecido servirá de alimento a ratos, baratas e moscas, transmissores de doenças. A parte inorgânica do lixo é composta de dejetos que não apodrecem, como papel, plástico, borracha, metais e vidro. Tais restos também contribuem para a proliferação de formas daninhas de vida, para as quais servem de ninho. Além disso, podem causar

Upload: silvania-silveira

Post on 23-Jun-2015

21.728 views

Category:

Documents


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: Trabalho com as capacidades de leitura  5º ano

Superintendência Regional de Ensino de Patrocínio Programa de Intervenção Pedagógica – PIPEF/2013

SRE Patrocínio Município: _____________________________Nome:___________________________________________________________________________________

Professora:_________________________________________________________________________Turma: _______________ Nº de alunos: ________________ Data: ____/____/_________

LIXO ORGÂNICO E INORGÂNICO

Todo lixo pode ser dividido basicamente em material orgânico e inorgânico. Orgânico é todo dejeto biodegradável, como restos de comida – cascas de fruta, por exemplo –, que será decomposto pela ação de microorganismos, o que se chama apodrecimento. Largado na rua, esse lixo apodrecido servirá de alimento a ratos, baratas e moscas, transmissores de doenças.

A parte inorgânica do lixo é composta de dejetos que não apodrecem, como papel, plástico, borracha, metais e vidro. Tais restos também contribuem para a proliferação de formas daninhas de vida, para as quais servem de ninho. Além disso, podem causar estragos quando não são varridos das ruas.

Com a chuva, plásticos e papéis navegam na enxurrada até as bocas de lobo e galerias pluviais que, se não forem limpas, periodicamente, entopem, provocando as inundações tão conhecidas dos habitantes das grandes cidades brasileiras.

bocas-de-lobo: bueiro galerias pluviais: túneis subterrâneos para a água da chuvadejetos: excremento, fezes

Fonte: Superinteressante, maio de 1989

Page 2: Trabalho com as capacidades de leitura  5º ano

Superintendência Regional de Ensino de Patrocínio Programa de Intervenção Pedagógica – PIPEF/2013

Sugestão de atividades de ensino:

TÓPICOS DESCRITORES QUESTÕES PROPOSTAS

I – PROCEDIMENTOS DE LEITURA

Compreender frases ou partes que compõem um texto.

Localizar informações explícitas em um texto.

1-De acordo com o texto os dejetos que constituem a parte inorgânica do lixo são:2- De acordo com o texto, a inundações também é responsável pela_________________________3- De acordo com o texto lixo apodrecido servirá de alimento para:

Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

4- No trecho “com a chuva, plásticos e papéis navegam na enxurrada até as bocas de lobo”, a palavra bocas de lobo tem o mesmo sentido que:

Inferir uma informação implícita em um texto.

5- Cite o nome de animais que usam o lixo para seus ninhos.

Identificar o tema de um texto. 6- O tema do texto é:

Distinguir fato da opinião relativa a esse fato.7- O trecho que expressa a opinião do autor do texto é:

Identificar o gênero de um texto. 8- Qual é o nome deste gênero textual?

II – IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO

E/OU DO ENUNCIADOR NA

COMPREENSÃO DO TEXTO

Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).

Identificar o gênero de textos variados.

Identificar a finalidade de textos de gêneros diferentes

9- Para que serve este texto? ou Qual é a finalidade deste texto? Ou Qual é a função deste texto?

III – RELAÇÃO ENTRE TEXTO

Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema

IV– COERÊNCIA E COESÃO NO

PROCESSAMENTO DO TEXTO

Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

10- No trecho “Largado na rua, esse lixo apodrecido servirá de alimento a ratos, baratas e moscas, transmissores de doenças.”, a expressão sublinhada refere-se:

Identificar o conflito gerador de enredo e os elementos que constroem uma narrativa.

Estabelecer relação de causa/consequência entre partes e elementos do texto.

11- De acordo com o texto, as inundações são a conseqüência de que?

Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções,advérbios, etc.

12- No trecho ”se não forem limpas, periodicamente, entopem, provocando as inundações tão conhecidas dos habitantes das grandes cidades brasileiras”, a expressão sublinhada dá a ideia de_______________

V – RELAÇÕES ENTRE RECURSOS

EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO

Identificar efeitos de ironia ou humor em textos.Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e de outras notações.

13- No trecho ”como restos de comida – cascas de fruta, por exemplo –”, o uso do travessão expressa:

VI – VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

2

Page 3: Trabalho com as capacidades de leitura  5º ano

Superintendência Regional de Ensino de Patrocínio Programa de Intervenção Pedagógica – PIPEF/2013

Orientações para trabalhar o texto em sala de aula:

1º momento:

Distribuir o texto para cada aluno. Pedir aos alunos que preencham o cabeçalho. Pedir para que leiam. Ouvir a leitura individualmente na carteira e marcar discretamente no canto da folha: LF – Lê com fluência; LSF – Lê sem fluência; LS – Lê soletrando; NL – Não lê.Durante a leitura faça alguns questionamentos referentes ao texto como: esse texto fala de que? O que é lixo orgânico? Como o lixo provoca inundações?

2º momento – Pedir que os alunos leiam as atividades de compreensão do texto e marque uma alternativa de cada questão. O aluno deverá ler silenciosamente cada questão e seus itens e marcar a alternativa que considerar correta de acordo com as informações do texto._ Pedir aos alunos que criem e escrevam nas linhas abaixo das atividades uma frase sobre o lixo e as questões de preservação do meio ambiente. Qual é a nossa tarefa na conservação do meio ambiente em que vivemos.

3º momento: Ler o texto novamente para os alunos, chamando atenção para as questões de entonação e compreensão. Aproveite para pedir que façam a leitura coletiva.

4º momento: Fazer a transcrição dos dados para a Ficha da Turma. Analisar a situação da turma com relação a leitura e compreensão.

4º momento: Fazer considerações à professora a partir do trabalho desenvolvido. Orientar atividades de intervenção com base no mapeamento realizado na turma.

5º momento: Passar para a professora as orientações para a aplicação do trabalho com o texto na sala de aula.

SRE Patrocínio Município: _____________________________Nome:___________________________________________________________________________________

3

Page 4: Trabalho com as capacidades de leitura  5º ano

Superintendência Regional de Ensino de Patrocínio Programa de Intervenção Pedagógica – PIPEF/2013

Professora:_________________________________________________________________________Turma: _______________ Nº de alunos: ________________ Data: ____/____/_________

Leia silenciosamente o texto e marque com atenção a alternativa correta:

1- De acordo com o texto, os objetos que constituem a parte orgânica do lixo são:(a) sacolas e vidros plásticos;(b) vidros, metais e madeira;(c) cascas de verduras e frutas.

2- De acordo com o texto, o lixo também é responsável:(a) pela adubação da terra;(b) Pelas inundações de grandes cidades brasileiras;(c) Pela afugentação dos animais daninhos.

3- No trecho “com a chuva, plásticos e papéis navegam na enxurrada até as bocas de lobo”, a palavra bocas de lobo tem o mesmo sentido que:(a)dejetos;(b)bueiros;(c) túneis subterrâneos.

4- Os animais que usam o lixo para seus ninhos são:(a) rato, barata, moscas;(b) gato, cachorro;(c) galinha, pato.

5- O tema do texto é:(a) o lixo;(b) estragos causados pela chuva;(c) problemas de inundações das grandes cidades.

6- Este gênero textual é:(a) jornalístico;

7- A finalidade do texto é:(a) informar os leitores;(b) dar uma notícia;(c) fazer rir.

8- o trecho que expressa a opinião do autor é:(a) “largado na rua, esse lixo apodrecido servirá de alimento a ratos, baratas e moscas, transmissores de doenças”;(b) “A parte orgânica do lixo é composta de dejetos que não apodrecem como papel, plástico, borracha, metais e vidro”;(c) “Além disso, podem causar estragos quando não são varridos das ruas”.

9- No trecho: “Largado na rua, esse lixo apodrecido servirá de alimento a ratos, baratas e moscas, transmissores de doenças.”, a expressão sublinhada refere-se:(a) ao lixo orgânico;(b) ao lixo inorgânico;(c) aos plásticos, metais e vidros.

10- No trecho “como restos de comida – cascas de frutas, por exemplo –“, o uso do travessão expressa:(a) dar início à fala de um personagem; (b) indicar mudança do interlocutor nos diálogos;(c) separar frases explicativas.

(b) publicitário;(c) informativo.

Nº Nome dos alunos

Nív

el d

e Le

itura

Inf.

Expl

ícita

Infe

rir s

entid

o de

pa

lavr

a...

Infe

rir u

ma

info

rm.im

plíc

ita

Iden

tifica

r o

tem

a de

text

o

Iden

tifica

r a

final

idad

e

Dis

tingu

ir fa

to

de o

pini

ão

Esta

bele

cer

rela

ções

ent

re

part

es d

o te

xto

Efei

to d

e se

ntido

po

ntua

ção

Nív

el d

e Es

crita

0102030405060708

4

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Page 5: Trabalho com as capacidades de leitura  5º ano

Superintendência Regional de Ensino de Patrocínio Programa de Intervenção Pedagógica – PIPEF/2013

09101112131415161718192021222324252627282930

TOTAL

SRE Patrocínio Município: _____________________________Professora:________________________________________________________________________________Turma: _______________ Nº de alunos: ________________ Data: ____/____/_________

LEGENDA/ CONSOLIDADO

Níveis de Leitura Níveis de escrita

LF Lê com fluênciaAlfabetizados

A Alfabético

LSF Lê sem fluência SA Silábico-alfabético

LS Lê silabando NãoAlfabetizados

S Silábico

NL Não lê PS Pré-silábico

LEITURA ESCRITALF – Lê com fluência e expressividade, pronunciando sem dificuldades todas as palavras, mesmo aqueles que apresentam constituintes silábicos mais complexos, considerando também os sinais de pontuação. Ex.: CCVC; CCVCC – triste, brincar, transporte; CVV – quero e guerra.

1 - Escreveu frase com coerência, coesão, obedecendo aos princípios das convenções gráficas de pontuação e sem erros ortográficos

LSF - Lê com média fluência, apresentando dificuldades em palavras com constituintes silábicos complexos, desconsiderando a maioria dos sinais de pontuação.

2 – Escreveu frase com coerência, coesão, mas não obedecendo aos princípios das convenções gráficas e de pontuação e sem erros ortográficos

LS – Lê pausadamente, com intervalos de tempo entre uma palavra e outra, apresentando grande dificuldade em palavras formadas por constituintes silábicos complexos e desconsidera os sinais de

3 – Escreveu com coerência e coesão, obedecendo aos princípios das convenções gráficas e de pontuação, porém com erros ortográficos que não comprometem o sentido

5

Page 6: Trabalho com as capacidades de leitura  5º ano

Superintendência Regional de Ensino de Patrocínio Programa de Intervenção Pedagógica – PIPEF/2013

pontuação da frase.NL – Lê com dificuldades, mesmo palavras formadas por sílabas padrão CVCV.

4 – Escreveu sem coerência e coesão, sem obedecer aos princípios das convenções gráficas e de pontuação e com erros ortográficos que comprometem o sentido da frase.5 – Escreveu apenas palavras soltas.6 – Escreveu de forma que não contempla os critérios elencados.

COMPREENSÃO DA LEITURA1 – Localizar informações explícitas em um texto

2 – Localizar informações explícitas em um texto3- Inferir o sentido de uma palavra ou expressão4- Inferir uma informação implícita em um texto5- Identificar o tema de um texto6- Identificar o gênero de um texto7- Identificar a finalidade de textos de gêneros diferentes8- Distinguir fato da opinião relativa a esse fato9- Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.10- Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e de outras notações

Orientações para continuidade do trabalho pela professora regente:

Primeira aula ministrada pela professora1- Retomar a leitura do texto com os alunos:

Leitura pelo professor – chamar a atenção para a pontuação, palavras diferentes, entonação.

Leitura silenciosa pelos alunos Leitura Coletiva: todos os alunos, meninos/meninas, filas, primeiros e

segundos das filas, todos novamente, etc. Leitura individual em voz alta Poderá utilizar de estratégias como texto fatiado para ser organizado em

grupos ou, em faixas de cartolina para organização da sequência de forma coletiva por toda a turma.

6

Page 7: Trabalho com as capacidades de leitura  5º ano

Superintendência Regional de Ensino de Patrocínio Programa de Intervenção Pedagógica – PIPEF/2013

Segunda aula ministrada pela professora2- Trabalhar a oralidade:

Vocabulário: pedir aos alunos que encontrem no dicionário as palavras: orgânico, apodrecido, biodegradável, decomposto, microorganismos, transmissores, composta, proliferação, daninhas, navegam, inundação. (cada aluno encontra uma palavra e faz a leitura do verbete para a turma identificar o sentido da palavra no contexto);

Compreensão: fazer todas as atividades que serão registradas no caderno na oralidade, questionando aos alunos: onde encontraram a resposta no texto, qual pista o levou a identificar a resposta, por que respondeu isso..., retornando ao texto sempre que necessário para fazer os alunos entenderem como buscar no texto as informações.

Pontuação: frases afirmativas, exclamativas, interrogativas, negativas; pontos que existem no texto; explorar todas as possibilidades que o texto oferece para retomar as questões de pontuação.

Gramática e ortografia: explorar palavras monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas; acentuação gráfica; encontros vocálicos, consonantais, dígrafos; escrita de palavras, separação em sílabas, consciência fonológica, etc.

Terceira aula ministrada pela professora3- Realizar as atividades escritas de todas as possibilidades trabalhadas na oralidade, para o registro no caderno dos alunos.

Quarta aula ministrada pela professora4- Explorar a gramática e a ortografia de acordo com os conteúdos já trabalhados e explorados na oralidade da segunda aula.

Quinta aula ministrada pela professora5- Ditado e Produção de texto.

7