trabalhando para superar barreiras e a violência, desenvolvendo...

26
www.lutapelapaz.org UK Registered Charity Number 1125324 CNPJ 09.300.383/0001-98 LUTA PELA PAZ Trabalhando para superar barreiras e a violência, desenvolvendo o potencial de jovens em comunidades que sofrem com o crime e a violência Relatório Anual 2011

Upload: dodang

Post on 11-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Trabalhando para superar barreiras e a violência, desenvolvendo …fightforpeace.net/xxaltxx/wp-content/uploads/2015/06/FFP_ann... · – 87% dos pais e responsáveis no Rio de Janeiro

www.lutapelapaz.org

UK Registered Charity Number 1125324

CNPJ 09.300.383/0001-98

LUTA PELA PAZTrabalhando para superar barreiras e a violência, desenvolvendo o potencial de

jovens em comunidades que sofrem com o crime e a violência

Relatório Anual 2011

Page 2: Trabalhando para superar barreiras e a violência, desenvolvendo …fightforpeace.net/xxaltxx/wp-content/uploads/2015/06/FFP_ann... · – 87% dos pais e responsáveis no Rio de Janeiro

MISSÃO

A Luta pela Paz utiliza Boxe & Artes Marciais combinados com Educação e Desenvolvimento Pessoal para desenvolver o potencial de jovens em comunidades que sofrem com o crime e a violência.

Nota: O presente Relatório Anual de 2011 refere-se às atividades e prestações de contas da Luta pela Paz no Brasil e no Reino Unido (respectivamente “Associação Luta pela Paz” e “Fight for Peace”), no período compreendido entre 1º de Janeiro a 31 de Dezembro de 2011.

Page 3: Trabalhando para superar barreiras e a violência, desenvolvendo …fightforpeace.net/xxaltxx/wp-content/uploads/2015/06/FFP_ann... · – 87% dos pais e responsáveis no Rio de Janeiro

1LUTA PELA PAZ – RELATÓRIO ANUAL 2011

MENSAGEM DO DIRETOR

Mais um ano se passou na Luta pela Paz, com nossos jovens provando mais uma vez que, com o apoio adequado, eles são invencíveis. Enquanto Londres se prepara para receber os Jogos Olímpicos de Verão, nós olhamos cada vez mais à frente, demonstrando que, quando combinado com uma abordagem holística e os valores corretos, o esporte pode ser uma poderosa ferramenta para fazer a diferença na vida das pessoas.

Para mim, um dos destaques deste ano que passou foi ter a honra de receber nove organizações de diferentes partes do mundo para serem treinadas em nossa metodologia de trabalho e nossos valores. Estes líderes locais já trabalhavam para dar apoio aos jovens que enfrentavam problemas de violência armada, crime e pós-conflito em suas comunidades. Ter a chance de apoiá-los para oferecer ainda mais aos jovens em suas comunidades é um enorme privilégio, que saberemos como honrar, enquanto trabalhamos para expandir este programa internacional de treinamento nos próximos anos.

Vimos mais um Campeão Brasileiro de Boxe surgir, Thayson de Souza Amarante, enquanto outros jovens pugilistas do Reino Unido começaram a se destacar no circuito esportivo local. Nossas outras equipes competidoras, como a do Muay Thai em Londres e a Luta Livre no Rio de Janeiro, trouxeram novas medalhas e conquistas para casa, enquanto expandimos nossas modalidades com o Judô e o Tae Kwon Do.

Também neste ano, demos início ao projeto “Maré Unida”, mais uma vez provando como o esporte pode quebrar barreiras, com a abertura de dois polos em diferentes comunidades dominadas por facções criminosas rivais dentro do Complexo da Maré, juntando jovens que antes não ousavam cruzar as fronteiras invisíveis e superando uma divisão histórica.

Nas salas de aula, nosso projeto de educação “Novos Caminhos” cresceu significativamente no Brasil, com um total de 94 jovens participando das aulas de preparação escolar, e mais de 400 cursando os níveis Fundamental e Médio tanto na sede quanto nos polos da Luta pela Paz. Em Londres, o projeto teve uma

taxa de sucesso de quase 90%, ajudando jovens que estavam sem educação, capacitação ou emprego (ou com histórico de comportamento agressivo) a seguir seu caminho nos estudos ou no trabalho. Sua dedicação e trabalho duro, junto com o suporte da equipe da Luta pela Paz, provam que nunca é tarde para construir novos caminhos na vida.

Também concentramos esforços para melhorar nossa área de Monitoramento & Avaliação durante o ano de 2011. Esperamos que vocês vejam neste relatório que podemos claramente demonstrar as mudanças que vemos nos jovens com os quais trabalhamos, tanto em termos de como eles se veem e aonde querem chegar, como também em termos das habilidades que os ajudamos a construir para de fato chegarem aonde desejam – como muitos vêm fazendo com sucesso.

Outro ponto positivo deste ano foi o intercâmbio entre os jovens, com os membros do Conselho Jovem de Londres sendo recebidos pelos seus colegas do Rio de Janeiro, tendo a chance de conhecer como tudo começou, doze anos atrás. Londres está ansiosa para retribuir a experiência em 2012.

Por fim, gostaria de agradecer a todos os jovens, equipe, parceiros e financiadores que fazem a Luta pela Paz ser o que é. Seu envolvimento, trabalho duro e apoio estão construindo uma plataforma para ajudar muitos outros jovens ao redor de todo o mundo nos próximos anos.

Luke Dowdney MBE Fundador & Diretor

Page 4: Trabalhando para superar barreiras e a violência, desenvolvendo …fightforpeace.net/xxaltxx/wp-content/uploads/2015/06/FFP_ann... · – 87% dos pais e responsáveis no Rio de Janeiro

LUTA PELA PAZ – RELATÓRIO ANUAL 2011 2

– Nove organizações da República Democrática do Congo, Costa Rica, Gana, Líbano, Estados Unidos, Quênia, Reino Unido e Uganda foram treinadas na metodologia e nos valores da Luta pela Paz na Academia do Rio de Janeiro.

– Dois novos polos da Luta pela Paz foram abertos nas comunidades Bento Ribeiro Dantas e Marcílio Dias, no Rio de Janeiro, beneficiando 300 novos membros.

– O projeto Novos Caminhos no Rio de Janeiro teve mais de 400 jovens estudando nos níveis Fundamental e Médio, e outros 94 participando das aulas de preparação escolar.

– Em Londres, quase 90% dos participantes do projeto Novos Caminhos concluíram seus cursos.

– O projeto Atletas da Paz no Rio de Janeiro deu início aos treinos em três novas modalidades esportivas: Judô, Tae Kwon Do e Jiu Jitsu, apoiando 798 jovens no total.

– Em Londres, 750 jovens participaram do projeto Atletas da Paz, dos quais 438 foram novos membros na Academia.

– 35 membros treinando Boxe, Luta Livre e Tae Kwon Do participaram de mais de 25 campeonatos em todo o Brasil, mostrando suas habilidades e conquistando prêmios e resultados positivos.

– Os atletas da Academia de Londres participaram de 22 eventos ao longo do ano.

– Membros do Conselho Jovem da Academia de Londres viajaram até o Rio de Janeiro para participar da primeira edição do Programa de Intercâmbio Jovem.

– No Rio de Janeiro, depois de ingressarem nas atividades de Boxe & Artes Marciais, 89% dos jovens declararam sentirem-se mais saudáveis; 76% declararam sentirem-se melhores sobre si mesmos; 75% declararam-se menos propensos a desrespeitar outras pessoas; e 77% declararam-se menos propensos a cometer atos ilícitos ou violentos.

– Em Londres, depois de ingressarem nas atividades de Boxe & Artes Marciais, 95% dos jovens declararam sentirem-se mais saudáveis; 87% declararam-se sentirem-se melhores sobre si mesmos; 62% declararam-se menos propensos a desrespeitar outras pessoas; e 82% declararam sentirem-se mais seguros em suas comunidades.

– No Rio de Janeiro, depois de ingressarem nas atividades educacionais, 65% dos jovens declararam sentirem-se mais calmos; 75% declararam sentirem-se melhores sobre si mesmos; e 67% declararam-se menos propensos a cometer atos ilícitos ou violentos.

– Ao concluírem o Módulo 2 do projeto Novos Caminhos na Academia de Londres, 83% dos jovens declararam-se menos propensos a cometer um crime ou ingressar em uma gangue.

– 70% dos participantes das sessões de contraturno escolar oferecidas na Academia de Londres declararam-se menos propensos a cometer um crime ou desrespeitar outras pessoas depois de terem ingressado na Luta pela Paz; e 67% deles declararam-se menos propensos a ingressarem em uma gangue.

– 87% dos pais e responsáveis no Rio de Janeiro declararam que, desde que seus filhos ingressaram na Luta pela Paz, seu comportamento em casa melhorou muito; 91% declararam que a capacidade de comunicação de seus filhos se desenvolveu positivamente; e 87% declararam que o desempenho de seus filhos na escola teve melhoras significativas.

– No Rio de Janeiro, 86 jovens foram encaminhados para oportunidades no mercado de trabalho, sendo que 45 deles foram efetivamente contratados.

– Depois de concluírem o Módulo 2 do projeto Novos Caminhos em Londres, 78% dos jovens conseguiram um emprego.

– O jovem pugilista Thayson de Souza Amarante foi convidado a ingressar na Seleção Brasileira de Boxe.

DESTAQUES DO ANO DE 2011

Page 5: Trabalhando para superar barreiras e a violência, desenvolvendo …fightforpeace.net/xxaltxx/wp-content/uploads/2015/06/FFP_ann... · – 87% dos pais e responsáveis no Rio de Janeiro

3LUTA PELA PAZ – RELATÓRIO ANUAL 2011

A Luta pela Paz trabalha em comunidades que sofrem com o crime e a violência, e os jovens com os quais nós trabalhamos podem ser perpetradores ou vítimas. Nós acreditamos que os jovens fazem escolhas racionais sobre as suas vidas, que estão baseadas em e respondendo às oportunidades e influências que estão presentes nas suas vidas. A LPP existe para realizar o potencial dos jovens nessas comunidades, criando novas oportunidades para os jovens, dando suporte aos jovens para que eles aproveitem ao máximo as oportunidades que já existem, e impactando naquilo que influencia as decisões tomadas pelos jovens.

Oferecer oportunidades diferentes para jovens não é suficiente. A teoria da mudança da Luta pela Paz está baseada na suposição de que mudanças concretas no comportamento, na situação ou nas atividades dos jovens estão dependentes de mudanças em sua perspectiva, na percepção que têm de si mesmo e dos outros, em sua motivação, e como eles tomam decisões. Portanto, nós focamos no desenvolvimento pessoal do indivíduo em todos os aspectos do nosso trabalho com os jovens para ter um impacto nessas áreas essenciais. Isto possibilita aos jovens aproveitar ao máximo as oportunidades que estão oferecidas através nosso modelo de Cinco Pilares.

A TEORIA DA MUDANÇA DA LUTA PELA PAZ E O MODELO HOLÍSTICO DOS CINCO PILARES

DESENVOLVIMENTO PESSOAL

Treinamento e Competição emBoxe & Artes Marciais

Educação

Acesso ao Mercado de Trabalho

Serviços de Suporte Social

Liderança Jovem

Mudanças concretas

emcomportamento/

atividades/situação

MUDANÇAS DE PERSPECTIVA/MOTIVAÇÃO/DECISÕES

ajudam os jovens a alcançarem

MUDANÇAS CONCRETAS EM COMPORTAMENTO/ATIVIDADES/SITUAÇÕES

Tomar atitudesbem

informadas

Mudanças emmotivação/

perspectivas/decisões

Page 6: Trabalhando para superar barreiras e a violência, desenvolvendo …fightforpeace.net/xxaltxx/wp-content/uploads/2015/06/FFP_ann... · – 87% dos pais e responsáveis no Rio de Janeiro

LUTA PELA PAZ – RELATÓRIO ANUAL 2011 4

ACADEMIAS DA LUTA PELA PAZ

A Luta pela Paz trabalha com uma metodologia integrada conhecida como modelo dos “Cinco Pilares”, que inclui:

1. Treinamentos e Competições de Boxe & Arte Marciais;

2. Educação e Desenvolvimento Pessoal;

3. Serviços multidisciplinares de Apoio Social (mentoria e acompanhamento individual);

4. Capacitação e Encaminhamento para o Mercado de Trabalho;

5. Liderança Jovem

A metodologia dos Cinco Pilares é implementada através dos projetos e serviços integrados nas Academias do Rio de Janeiro que, atualmente, são:

1. Projeto Atletas da Paz (Open Access Project);

2. Projeto Novos Caminhos (Pathways Project);

3. Serviços de Apoio: Mentoria e Acompanhamento Individual; Capacitação para Inclusão no Mercado de Trabalho; Aconselhamento Profissional; “Drop-In”

Os diagramas abaixo ilustram detalhadamente como os projetos se integram às estruturas e atividades das academias.

ACADEMIA DO RIO DE JANEIRO

Boxe & Artes Marciais

O primeiro dos Cinco Pilares da metodologia holística da Luta pela Paz, Boxe & Artes Marciais é oferecido na Academia do Rio de Janeiro através do projeto “Atletas da Paz”.

Oferecendo treinos em Boxe, Capoeira, Luta Livre, Judô, Tae Kwon Do e Jiu Jitsu para crianças e jovens com faixa etária de 7 a 29 anos, o projeto Atletas da Paz promove valores positivos, ajudando os jovens a adquirirem maior autoestima, capacidade de concentração e respeito pelo próximo, ao mesmo tempo em que lhes empodera para conquistarem um futuro melhor para si e suas famílias. Atletas que demonstram grande habilidade nos treinos são convidados a competir por suas modalidades esportivas, sendo convidados a treinar em sessões especiais para reforçar sua técnica e participar de campeonatos nacionais se assim desejarem.

Todos os jovens matriculados nas atividades esportivas da Luta pela Paz participam de sessões semanais de Desenvolvimento Pessoal, onde diversos temas relevantes para suas vidas são discutidos, ajudando-os a ampliar seus horizontes e reconquistarem sua cidadania.

Ao longo do ano de 2011, o projeto Atletas da Paz na academia do Rio de Janeiro deu início ao treino em três novas modalidades esportivas: Judô, Tae Kwon Do e Jiu Jitsu. Ao todo, 798 jovens atletas participaram das atividades, sendo 310 no Boxe, 185 na Luta Livre, 141 na Capoeira, 86 no Judô, 64 no Tae Kwon Do e 18 no Jiu Jitsu.

Todos os anos, a Luta pela Paz realiza uma avaliação junto a todos os seus atletas através de questionários autopreenchidos (“Questionários de Desenvolvimento Pessoal”) para analisar o impacto do seu trabalho em diferentes aspectos da vida dos jovens. Alguns dos resultados da avaliação do ano de 2011 mostram que, após ingressarem nas atividades da Luta pela Paz:

• 89% dos jovens declararam sentirem-se mais saudáveis;

• 78% dos jovens declararam sentirem-se mais calmos;

• 76% dos jovens declararam sentirem-se melhores sobre si mesmos;

• 80% dos jovens declararam sentirem que ficou mais fácil fazer novos amigos;

• 75% dos jovens declararam sentirem-se menos propensos a desrespeitar outras pessoas;

• 77% dos jovens declararam sentirem-se menos propensos a cometer atos ilícitos ou violentos.

Boxe e Artes Marciais (treino & competição)Atividades de Desenvolvimento Pessoal Aconselhamento coletivo & Sessões individuaisConselho jovemAcesso a

Mentores e serviços de apoioAtividades de desenvolvimento pessoalBoxe & Artes marciaisAjuda financeira ou cesta básica

ATLETAS DA PAZ (7 a 23 anos de idade)

NOVOS CAMINHOS

ENTREVISTA

ENTREVISTA

• Mentores individuais & acompanhamento de caso

• Oficinas de capacitação profissional e educação

• Orientação vocacional

• Reforço escolar

• Encaminhamento para organizações parceiras

INDICAÇÃO INTERNA

SAÍDA BEMSUCEDIDA

SAÍDA BEMSUCEDIDA

PREPARAÇÃOCursos de português & matemática (cursos de oferta contínua)

MÓDULO 1Educação e Qualificação 1Qualificação vocacional (genérica)Curso Introdutório de Empreendedorismo

MÓDULO 2Educação e Qualificação 2Qualificação vocacional (cursos técnicos ou de empreendedorismo)Estágio

SAÍDA BEMSUCEDIDA

• Educação contínua• Emprego• Empreendedorismo

RECRUTAMENTO

ENTRADA POR INICIATIVA PRÓPRIA OU POR INDICAÇÃO EXTERNA

ENTRADA POR INDICAÇÃO EXTERNA OU ABORDAGEM DA EQUIPE LPP

ENTREVISTA

PROJETO CONTÍNUO DE APOIO AOS JOVENS

EDUCAÇÃO EM CURSO, ACOMPANHAMENTO

SERV IÇOS

Page 7: Trabalhando para superar barreiras e a violência, desenvolvendo …fightforpeace.net/xxaltxx/wp-content/uploads/2015/06/FFP_ann... · – 87% dos pais e responsáveis no Rio de Janeiro

5LUTA PELA PAZ – RELATÓRIO ANUAL 2011

Campeões

Ao longo do ano, durante as sessões de treino, os instrutores esportivos da Luta pela Paz frequentemente identificam jovens com grande potencial. Trabalhando de forma intensiva com estes atletas, suas habilidades e técnicas são aperfeiçoadas para que possam competir em eventos amadores ou até mesmo profissionais em suas modalidades, transformando-se em “Campeões” e modelos para os demais jovens, que se sentem mais motivados para treinar e alcançar resultados positivos.

Durante o ano de 2011, os atletas da Academia do Rio de Janeiro alcançaram excelentes resultados representando a Luta pela Paz. No total, 35 jovens das modalidades Boxe, Luta Livre e Tae Kwon Do participaram de mais de 25 competições em todo o país, mostrando sua técnica e conquistando prêmios e resultados positivos.

Seguindo os passos de Roberto Custódio, que é membro da Luta pela Paz desde que o projeto foi fundado em 2000, Thayson de Souza Amarante conquistou uma série de importantes medalhas de ouro em vários campeonatos ao longo do ano, em especial o Campeonato Brasileiro de Boxe no mês de outubro, o que lhe rendeu um convite para ingressar na Seleção Brasileira de Boxe.

O que dizem nossos Atletas

Minha vida era muito diferente antes de conhecer o projeto, pois eu era uma pessoa muito ruim. Normalmente eu não fazia nada durante os dias além de brigar nas ruas, matar aulas e desrespeitar as pessoas na escola e em casa. Depois eu passei a prestar atenção nos outros jovens que participam da Luta pela Paz, na forma como eles pensavam e se comportavam e isso acabou chamando a minha atenção. Foi quando eu me interessei e decidi me juntar ao projeto através do Boxe, e foi amor à primeira vista! Desde que entrei na Luta pela Paz meu comportamento e minha forma de agir com as pessoas mudaram totalmente. Hoje em dia sou capaz de controlar melhor minhas emoções e cada nova experiência na Luta pela Paz é um novo aprendizado pra mim. Sou muito grato pela Luta pela Paz na minha vida, pois agora tenho planos para o futuro e quero coisas boas sempre!

Daniel Herculano, 17 anos, Projeto Atletas da Paz

Sempre fui uma pessoa muito tímida... e antes de conhecer a Luta pela Paz eu era muito reservado e tinha dificuldades em me comunicar e expressar as minhas opiniões. Até que um dia um grande amigo me convidou a conhecer o projeto e ver como as atividades e as pessoas da equipe podem transformar nossas vidas. Logo que cheguei fui muito bem recebido por todos os professores, que me ajudaram a me inserir e fazer novas amizades. Nas aulas de Cidadania eu aprendi tantas coisas novas sobre a vida, sobre minha comunidade, sobre a sociedade... que me ajudaram muito a abrir os meus olhos e a ser uma pessoa melhor! Aqui

temos a oportunidade de treinar esportes e fazer cursos profissionais que nos ajudam a ir além, a ter um bom emprego e conquistar a cidadania. A Luta pela Paz me deu a oportunidade de não apenas sonhar, mas construir um futuro melhor para mim, conquistando uma boa faculdade e um bom emprego!

Cleiton Soares da Silva, 17 anos, Projeto Atletas da Paz

Educação

O pilar de Educação da Luta pela Paz tem apoiado os jovens membros do projeto desde sua fundação, há doze anos, auxiliando aqueles que estavam fora da escola a retornar às salas de aula, ou aqueles com dificuldades de aprendizado com aulas de reforço escolar.

Em 2008, a Luta pela Paz deu início ao projeto educacional Novos Caminhos, com o objetivo de responder a uma forte demanda que existia junto a seus membros e à comunidade local. Depois de um bem avaliado projeto-piloto, o projeto Novos Caminhos começou suas atividades oferecendo duas classes com 35 alunos cada, nos níveis Fundamental e Médio através de Aceleração Escolar.

O sucesso das primeiras turmas levou a Luta pela Paz a abrir duas turmas adicionais, aumentando o número de jovens apoiados para 140 por ciclo – o dobro do projeto original. O projeto apoia jovens com faixa etária entre 16 a 29 anos de idade que tenham estado há, pelo menos, dois anos fora da escola. Com o grande sucesso desta iniciativa, atualmente há cerca de 300 pessoas aguardando por uma oportunidade para estudar conosco, o que ilustra a falta de oportunidades para este perfil de jovens na região.

Assim como ocorre com o projeto Atletas da Paz, todos os alunos do projeto Novos Caminhos participam de sessões semanais de Desenvolvimento Pessoal que, combinadas com o serviço de mentoria individual oferecido pela equipe social do projeto oferece uma base sólida de aprendizado para que os jovens se esforcem para conquistar melhores oportunidades de futuro para eles.

Ao longo do ano de 2011, 94 jovens participaram das aulas de Preparação Escolar, equivalente ao primeiro módulo do projeto Novos Caminhos na Academia do Rio de Janeiro. No total, mais de 400 jovens participaram das atividades de aceleração escolar nos níveis Fundamental e Médio ao longo de 2011, com turmas iniciadas ao longo dos últimos dois anos.

Desde 2009, mais de 500 jovens já foram beneficiados pelo projeto Novos Caminhos. Na medida em que existe um número insuficiente de escolas na região para atender à demanda por este público jovem, o projeto Novos Caminhos é uma peça-chave para o desenvolvimento da comunidade local.

Page 8: Trabalhando para superar barreiras e a violência, desenvolvendo …fightforpeace.net/xxaltxx/wp-content/uploads/2015/06/FFP_ann... · – 87% dos pais e responsáveis no Rio de Janeiro

LUTA PELA PAZ – RELATÓRIO ANUAL 2011 6

Os membros do projeto Novos Caminhos também são convidados a participar da avaliação anual da Luta pela Paz através dos Questionários de Desenvolvimento Pessoal. Alguns dos resultados de 2011 mostram que, depois de ingressarem no projeto:

• 65% dos jovens declararam sentirem-se mais calmos;

• 75% dos jovens declararam sentirem-se melhores sobre si mesmos;

• 60% dos jovens declararam sentirem que ficou mais fácil fazer novos amigos;

• 60% dos jovens declararam sentirem-se menos propensos a desrespeitar outras pessoas;

• 67% dos jovens declararam sentirem-se menos propensos a cometer atos ilícitos ou violentos.

O que dizem nossos Alunos

Antes de entrar na Luta pela Paz minha vida estava parada e sem perspectiva. Hoje em dia me sinto muito mais feliz e realizada, pois agora tenho um grande objetivo: entrar na faculdade de Direito. Graças ao projeto, passei a acreditar em mim mesma e sei que isso é possível. Agora que dei o primeiro passo nessa luta, não vou mais parar! A Luta pela Paz me ensinou a alçar voo! Roseane Canela da Silva, 21 anos, Reforço Escolar

Antes de ingressar na Luta pela Paz eu tinha poucos objetivos na minha vida... Mas depois que conheci o projeto e ingressei no “Novos Caminhos” tudo isso mudou. Hoje em dia estou no Ensino Fundamental e também estou praticando boxe, buscando novas realizações para o meu futuro. Agora tenho um olhar diferente sobre o futuro, e tenho tudo que preciso para conquistar o que eu quero para a minha vida.Carlos Eduardo Gomes Viana, 29 anos, Projeto Novos Caminhos

Antes da Luta pela Paz a única coisa que fazia da minha vida era trabalhar, sem rumo e sem perspectiva... Até que ingressei no projeto através do “Atletas da Paz”, treinando Luta Livre. De-pois de um tempo fiquei fora do projeto porque engravidei, mas retornei à Luta pela Paz através do “Construindo Novos Caminhos”. Graças a ele, tenho um espaço seguro para continuar meus estudos depois de muito tempo fora da sala de aula. O projeto me dá toda assistência e, com a aceleração escolar, em menos de três anos consigo me formar e buscar um bom emprego para ajudar minha família!Luana dos Santos Silva, 19 anos, Projeto Novos Caminhos

Desenvolvimento Pessoal

A metodologia de trabalho dos “Cinco Pilares” da Luta pela Paz consiste em uma abordagem holística cujo objetivo é promover o desenvolvimento pessoal de jovens marginalizados que vivem em comunidades que sofrem com o crime, a violência e a ausência de oportunidades socioeconômicas.

Todos os membros inscritos nos projetos da Luta pela Paz participam de sessões semanais de Desenvolvimento Pessoal, onde discutem uma série de temas importantes para suas vidas usando diversas ferramentas e recursos como livros, filmes, exposições, workshops e passeios.

Maré Unida

Durante o primeiro trimestre de 2011, a Luta pela Paz deu um importante passo em sua trajetória de crescimento com o início do projeto Maré Unida.

Localizado na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, o Complexo da Maré abriga quase 130 mil moradores, numa área próxima a importantes locais como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Aeroporto Internacional (Galeão), e três importantes rodovias que levam ao centro da cidade. Dividido em dezessete favelas e dominado por duas diferentes facções criminosas por muito tempo, a Maré tem assistido, ao longo de sua história e com relativa frequência, a uma série de confrontos entre estas facções e as forças policiais. Além da violência, os moradores também sofrem com a ausência de serviços públicos essenciais, como saneamento básico, educação, segurança e lazer, resultando em altos níveis de marginalização socioeconômica. A Maré também é dividida por “fronteiras invisíveis” entre suas dezessete favelas, impedindo seus moradores de circularem livremente entre estas áreas. Estas barreiras são impostas pelas facções criminosas que controlam a área e protegem seus territórios com unhas e dentes, restringindo a liberdade da população local.

O projeto Maré Unida tem como objetivo quebrar essas barreiras, integrando as diferentes comunidades e seus moradores através da combinação dos efeitos positivos de esporte, educação e desenvolvimento pessoal, oferecendo oportunidades para jovens em locais onde antes a Luta pela Paz não conseguia alcançar. Durante o primeiro ano do projeto, a Luta pela Paz inaugurou dois polos nas comunidades Bento Ribeiro Dantas e Marcílio Dias, replicando – em menor escala – a mesma estrutura oferecida aos jovens na academia sede e, consequentemente, beneficiando mais de 300 novos membros.

O que dizem os beneficiários do projeto Maré Unida

Antes de conhecer a Luta pela Paz eu não fazia praticamente nada da minha vida aqui na comunidade, e não tinha nenhuma perspectiva de futuro. Depois que o projeto chegou à minha comunidade minha vida mudou: recomecei a estudar e, junto com as aulas de cidadania, estou ampliando sempre os meus horizontes. Estar na Luta pela Paz é um aprendizado muito grande, é uma lição de vida! O projeto me ensinou que eu posso ir mais longe!

Ingrid Bezerra da Silva, 20 anos, Educação – Polo Marcílio Dias

Page 9: Trabalhando para superar barreiras e a violência, desenvolvendo …fightforpeace.net/xxaltxx/wp-content/uploads/2015/06/FFP_ann... · – 87% dos pais e responsáveis no Rio de Janeiro

7LUTA PELA PAZ – RELATÓRIO ANUAL 2011

Minha vida era bastante confusa antes de entrar para a Luta pela Paz. Eu era traficante de drogas e usava vários tipos de drogas ilegais antes de ir para a prisão por três meses. Foi um momento muito difícil na minha vida. Logo depois que saí da prisão, me juntei à Luta pela Paz e minha vida ganhou uma razão novamente. Retornei aos meus estudos e estou apaixonado por tudo que aprendo em sala de aula e no desenvolvimento pessoal. Nesse ambiente, eu posso tirar todas as minhas dúvidas, expressar o que sinto e aprender a ser uma pessoa melhor respeitando os outros. A Luta pela Paz está mudando a minha vida e me ajudando a construir um futuro. Tudo o que quero neste momento é ser um cara bom, me dedicando aos meus estudos para ir para a universidade e então ter um bom emprego e viver com dignidade.

Bruno Medeiros Augusto, 18, Projeto Novos Caminhos – Polo Bento Ribeiro Dantas

Antes da Luta pela Paz eu costumava ficar na rua o dia inteiro, andando com pessoas que se metiam em confusões e usavam drogas o tempo todo. Eu não respeitava meus pais e brigava muito nas ruas, sempre arrumando confusão. Depois que o projeto chegou à comunidade minha vida mudou muito para melhor, pois eu sempre tive vontade de fazer um esporte de luta, mas por aqui os jovens nunca tinham uma oportunidade dessas... Graças à Luta pela Paz eu pude começar a treinar e voltar a estudar. Hoje tenho esperança para o meu futuro, e vou lutar para ser um grande e famoso boxeador, como o Popó!

Carlos Henrique Rodrigues, 17 anos, Esporte – Polo Bento Ribeiro Dantas

Serviços de Suporte Social

Um dos elementos mais importantes para o sucesso dos projetos da Luta pela Paz é o suporte individual oferecido pela Equipe Social a todos os seus membros. Assim que ingressam nas atividades da Academia, todos os jovens e seus pais/responsáveis participam de uma entrevista inicial com a equipe de Assistência Social, que reúne importantes informações sobre o histórico e as necessidades de cada membro, encaminhando-os, quando necessário, para outros serviços oferecidos na Luta pela Paz, tais como assistência psicológica e/ou assistência jurídica, disponíveis sempre que qualquer jovem precise destes apoios.

Ao longo do ano, a Equipe Social da Luta pela Paz também toma medidas para prevenir que membros saiam do projeto por problemas pessoais, ajudando-os a enfrentar seus problemas e superá-los, de modo que possam permanecer nas atividades buscando um futuro melhor para si mesmos e suas famílias. Este trabalho é feito através de abordagens de rua, contatos telefônicos ou visitas domiciliares. Ao longo de 2011, a Equipe Social da Luta pela Paz no Rio de Janeiro:

– Abordou mais de 250 jovens nas ruas das comunidades onde atuamos;

– Realizou mais de 315 visitas domiciliares;

– Realizou mais de 815 ligações telefônicas.

Formação e Inserção no Mercado de Trabalho

A Luta pela Paz oferece Orientação Vocacional Individual e Qualificação Profissional para todos os seus membros entre 16 e 29 anos de idade, ajudando-os a se prepararem para ingressar no mercado formal de trabalho. Além disso, a equipe de orientação e qualificação profissional estabelece parcerias com empresas e agências de emprego para oferecer, regularmente, oportunidades de emprego aos jovens da Luta pela Paz.

Durante o ano de 2011, a Luta pela Paz realizou um total de quatro cursos de Qualificação Profissional, apoiando mais de 70 jovens em áreas como “Telemarketing”, “Assistente Administrativo” e “Marketing Pessoal”. Além disso, 86 jovens foram encaminhados para oportunidades de emprego. Destes, 45 foram efetivamente contratados.

Liderança Jovem

O Conselho Jovem é um grupo de membros da Luta pela Paz que foram democraticamente eleitos pelos seus colegas para representar os membros de todas as atividades do projeto. Atualmente composto por 11 jovens, o Conselho Jovem atua como intermediário entre os jovens e a equipe, dando voz às sugestões e reclamações de todos os membros. O Conselho também representa a Luta pela Paz em eventos externos e durante as visitas que são realizadas na academia, além de auxiliarem em uma série de outras pequenas tarefas.

Os membros do Conselho Jovem também participaram da Avaliação de 2011 através dos Questionários de Desenvolvimento Pessoal, cujos resultados mostraram que:

• 100% dos conselheiros declararam sentir que seu trabalho pode fazer a diferença na Luta pela Paz;

• 82% dos conselheiros declararam sentir que suas opiniões são efetivamente levadas em consideração pela equipe da Luta pela Paz;

• 73% dos conselheiros disseram sentir que seus membros trabalham bem em grupo;

• 73% dos conselheiros disseram que passaram a se sentir melhores consigo mesmos depois de ingressarem no Conselho Jovem.

Page 10: Trabalhando para superar barreiras e a violência, desenvolvendo …fightforpeace.net/xxaltxx/wp-content/uploads/2015/06/FFP_ann... · – 87% dos pais e responsáveis no Rio de Janeiro

LUTA PELA PAZ – RELATÓRIO ANUAL 2011 8

Pais e Responsáveis

Os pais e responsáveis dos jovens matriculados na Luta pela Paz são regularmente convidados a participarem das Avaliações Anuais, respondendo a questionários que têm como objetivo avaliar diferentes aspectos da relação dos jovens com suas famílias. Alguns dos resultados dos questionários de 2011 mostraram que:

• 75% dos pais e responsáveis têm uma opinião muito positiva sobre a Luta pela Paz;

• 65% dos pais e responsáveis têm uma opinião muito positiva sobre a equipe da Luta pela Paz;

• 86% dos pais e responsáveis acreditam que a Luta pela Paz tem um efeito positivo em suas comunidades;

• 91% dos pais e responsáveis declararam que a capacidade de comunicação de seus filhos melhorou muito depois de ingressarem na Luta pela Paz;

• 87% dos pais e responsáveis declararam que o comportamento de seus filhos em casa melhorou muito depois de ingressarem na Luta pela Paz;

• 74% dos pais e responsáveis declararam que as expectativas de futuro de seus filhos melhoraram muito depois de ingressarem na Luta pela Paz;

• 87% dos pais e responsáveis declararam que o desempenho de seus filhos na escola melhorou muito depois de ingressarem na Luta pela Paz.

Parceiros Locais

“A parceria com a Petrobras se iniciou com a aprovação do projeto na Seleção Pública do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania. Foram mais de 5000 propostas apresentadas, e o potencial de transformação social do projeto Maré Unida foi reconhecido pela equipe de avaliação da Seleção Pública, composta por especialista da Petrobras, representante do Governo, sociedade civil e imprensa. A parceria permitiu a ampliação do importante trabalho de inclusão social através do esporte. O esporte integra mundos antagônicos e potencializa as habilidades e capacidades de crianças e adolescentes moradores do Complexo da Maré. Gostaria de parabenizar a equipe pela dedicação e seriedade que garantem a boa gestão, os resultados do projeto e, acima de tudo, as pequenas transformações capazes de construir grandes histórias.“

Gabriela Peixinho, responsável pelo projeto Maré Unida – Petrobras

“O apoio da Deloitte, com a prestação de serviços de auditoria à ‘Luta pela Paz’, reflete o nosso compromisso com a cidade do Rio de Janeiro e o Brasil e o empenho em promover a inclusão social de crianças e adolescentes por meio do esporte.”

John Auton, Sócio responsável pela auditora da Luta pela Paz – Deloitte Touche Tohmatshu

ACADEMIA DE LONDRES

Boxe & Artes Marciais

Ao longo do ano de 2011, a academia da Luta pela Paz em Londres ofereceu atividades esportivas nas modalidades de Muay Thai, Boxe, MMA (Artes Marciais Mistas) e Ginástica, para membros com idades entre 14 e 23 anos. Todas as atividades são gratuitas para os membros interessados, independentemente de suas habilidades ou conhecimentos prévios, e são oferecidas todas as noites durante a semana.

Os esportes do projeto Atletas da Paz em Londres também são combinados com sessões de Desenvolvimento Pessoal, que acontecem uma vez por mês para todos os membros da academia – sendo obrigatórias para garantir o comprometimento de todos os jovens com a academia. As sessões de Desenvolvimento Pessoal têm como objetivo garantir que os jovens desenvolvam habilidades sociais e para a vida, auxiliando-os em seu crescimento em todas as áreas de suas vidas. Membros de toda a equipe da academia - treinadores, conselheiros jovens e funcionários administrativos - se unem durante estas atividades para transmitir valores e aprendizados que a Luta pela Paz oferece através de seus “Cinco Pilares”. As sessões de Desenvolvimento Pessoal em 2011 incluíram temas polêmicos e convidados ilustres, como o empreendedor Paul Blanchard e o campeão de boxe Leon Williams. Em média, cerca de 80 jovens participaram destas aulas todos os meses.

No total, 750 jovens participaram do projeto Atletas da Paz ao longo do ano de 2011, sendo que, deste total, 438 eram novos membros. Em média, participaram dos treinos todos os meses cerca de 88 jovens em Muay Thai, 71 em Boxe, 31 em MMA e 50 em Ginástica.

Ao final de cada ano, os jovens membros da Luta pela Paz são convidados a responder a questionários – criados em parceria com uma equipe de especialistas da Universidade do Leste de Londres (UEL) – para avaliar diversos aspectos de sua vida e expressar sua opinião sobre as atividades do projeto. O feedback dos jovens dá à Luta pela Paz a oportunidade de reforçar os aspectos positivos do trabalho e melhorar as áreas que precisam de alguns ajustes. No fim de 2011, 118 jovens completaram os questionários do projeto Atletas da Paz. Alguns dos resultados incluem:

• 95% dos jovens declararam sentirem-se mais saudáveis (87% deles declararam terem ingressado na academia para “entrar em forma”);

• 87% dos jovens declararam sentirem-se melhores sobre si mesmos;

• 78% dos jovens declararam sentirem-se mais calmos;

• 82% dos jovens declararam sentirem-se mais seguros onde moram;

• 62% dos jovens declararam sentirem-se menos propensos a desrespeitar outras pessoas;

• 87% dos jovens declararam sentirem que ficou mais fácil fazer novos amigos.

Page 11: Trabalhando para superar barreiras e a violência, desenvolvendo …fightforpeace.net/xxaltxx/wp-content/uploads/2015/06/FFP_ann... · – 87% dos pais e responsáveis no Rio de Janeiro

9LUTA PELA PAZ – RELATÓRIO ANUAL 2011

Atividades de Contraturno Escolar (Twilight Programmes)

Alguns dos jovens da academia da Luta pela Paz em Londres, com idades entre 11 e 14 anos, participam das atividades esportivas e das sessões de desenvolvimento pessoal através de contraturno escolar (Twilight programmes), que é oferecido a escolas da região e outras organizações locais. Estas atividades podem integrar parte do currículo destas organizações ou serem oferecidas ao final do turno regular de ensino, de forma a garantir que este grupo mais vulnerável esteja envolvido em atividades positivas até que seus pais ou responsáveis retornem para suas casas ao fim do dia de trabalho. Os beneficiários participam de sessões esportivas e de desenvolvimento pessoal uma vez por semana durante o tempo de duração do projeto e são convidados a integrar o Atletas da Paz ao término das atividades.

Ao longo do ano de 2011, as atividades em contraturno escolar foram oferecidas para alunos e membros da Royal Docks Community School, Full Circle Education Pupil Referral Unit, Langdon School, New Directions Pupil Referral Unit, Morphet School e Haberdashers’ Aske’s School. Os projetos tiveram duração variada – entre seis semanas, em alguns casos, e um ano inteiro – e em média 44 jovens participaram por trimestre. Um número significativo dos participantes foram identificados como pré-NEET (do termo em inglês Not in Education, Employment or Training) ou com alto grau de vulnerabilidade social, o que fez com que muitos dos projetos tivessem um caráter preventivo.

No final do ano, 46 jovens que participaram das atividades em contraturno escolar participaram da avaliação anual da Luta pela Paz, preenchendo os Questionários de Desenvolvimento Pessoal com um importante feedback para a organização. Dentre os resultados obtidos, podemos destacar:

• 70% dos jovens declararam sentirem-se menos propensos a cometer atos ilícitos ou violentos;

• 70% dos jovens declararam sentirem-se mais propensos a pensar antes de agir;

• 72% dos jovens declararam sentirem-se mais propensos a prestar atenção aos outros;

• 67% dos jovens declararam sentirem-se menos propensos a ingressar em alguma gangue;

• 69% dos jovens declararam sentirem-se mais saudáveis depois de ingressarem nas atividades esportivas.

Campeões

O projeto Atletas da Paz é aberto a todos os jovens, sem distinção de habilidades ou ambições. As sessões são conduzidas de modo que os treinadores possam dar apoio a todos os jovens, sejam aqueles que treinam apenas para se manterem saudáveis ou aqueles que tenham interesse em uma carreira esportiva. Todos os treinadores que trabalham na Luta pela Paz são muito experientes em suas modalidades e, assim, capazes de dar apoio aos jovens que tenham interesse em competir ou construir uma carreira profissional.

Ao longo do ano de 2011, a academia da Luta pela Paz em Londres continuou a marcar presença, participando de 22 eventos esportivos externos com nossos atletas (dos quais 16 foram de Boxe e 6 de Muay Thai). Além disso, destacamos também o fato da academia ter organizado dois eventos interclubes e dois torneios amadores de Boxe, todos eles contando com a presença de atletas de outras academias de boxe e artes marciais.

O que dizem nossos Atletas

“Eu adoro treinar e quero muito ser um instrutor esportivo. Dave (um dos treinadores da Academia) tem me ajudado muito. Quando eu venho para a Luta pela Paz eu me sinto mais tranquilo e consigo canalizar minha raiva no treino, quando estou me sentindo mal. Vir ao projeto me afasta de hábitos ruins como o cigarro e o álcool, além de ter me ensinado autodefesa, disciplina, respeito ao próximo... além de ser mais amigável e cooperar com os demais. A equipe reúne as melhores pessoas que eu já conheci em minha vida. Se eu não viesse aqui, provavelmente eu ainda estaria envolvido nos meus vícios antigos e passando tempo nas ruas com companhias ruins.”

Maksimas Mescerekovas, 22 anos, Projeto Atletas da Paz

“Eu gosto dos treinos. São puxados, mas me fazem pensar que eu vou alcançar coisas boas na minha vida. Eu consegui melhorar minhas técnicas de Boxe e também fiquei mais em forma. Gosto muito da equipe e das pessoas que vêm aqui, porque todos se tratam com muito respeito e fazem parte de uma grande família.”

Fawad Hakimi, 14 anos, Projeto Atletas da Paz

“Os principais motivos que me fazem vir para a Luta pela Paz são o desejo de ficar em forma e o de ficar mais forte. Gostei muito de ter aprendido novas técnicas nas aulas de kickboxing. Com certeza eu consigo perceber o quanto mudei desde que comecei a vir para o projeto.”

Sabina Stachovska, 13 anos, participante do projeto Twilight

“Eu decidi começar a vir para a Luta pela Paz para aprender sobre como me defender. Aprendi mais sobre Muay Thai e tive a chance de praticar meu inglês também. Agora que eu venho para a Luta pela Paz eu me sinto mais forte. Eu adoro os treinos e é isso que me motiva a continuar vindo!”

Gediminas Degesys, 13 anos, participante do projeto Twilight

Page 12: Trabalhando para superar barreiras e a violência, desenvolvendo …fightforpeace.net/xxaltxx/wp-content/uploads/2015/06/FFP_ann... · – 87% dos pais e responsáveis no Rio de Janeiro

LUTA PELA PAZ – RELATÓRIO ANUAL 2011 10

Educação

O projeto Novos Caminhos teve início na Academia da Luta pela Paz em Londres no ano de 2008 e, desde então, tem sido executado todos os anos. No início, o projeto contava com apenas um ciclo (Módulo 1), mas um ciclo adicional (Módulo 2) foi criado ao final de 2010 e teve suas atividades iniciadas em março de 2011. Ambos os cursos foram desenvolvidos para atrair os jovens mais excluídos e vulneráveis, com idades entre 16 a 25 anos, a reiniciarem seus estudos após terem saído da escola. Os ciclos oferecem aulas de raciocínio lógico, matemática, alfabetização e reforço escolar; mentoria e suporte social individual; sessões de Desenvolvimento Pessoal; qualificação para o mercado de trabalho; orientação vocacional; e treinos de Boxe & Artes Marciais. Além disso, os participantes do Módulo 2 também têm aulas para obtenção do certificado YMCA, um dos mais reconhecidos para aqueles interessados em trabalhar na área de preparação físico-esportiva. O objetivo do projeto Novos Caminhos é garantir treinamento e apoio adequados para que os jovens consigam efetivamente ingressar no mercado formal de trabalho. Ao concluírem os Módulos 1 e 2, os jovens recebem apoio adicional da equipe para obtenção de estágios e/ou oportunidades de emprego em empresas que estejam em linha com seus interesses e ambições profissionais.

Em 2011, um total de 26 jovens completaram os cursos intensivos dos Módulos 1 e 2, dos quais 92% eram considerados NEET (sigla em Inglês para Not in Education, Employment or Training), e 22% tinham histórico de comportamento agressivo. A taxa de aprovação média do projeto nas aulas de Raciocínio Lógico e do Módulo 1 foi de 69% para ambos. Além disso, 63% dos jovens foram aprovados nas aulas de Vida Saudável e 85% foram agraciados com a certificação “Community Sports Leadership”. 75% dos jovens do Módulo 2 concluíram as aulas de Raciocínio Lógico e Alfabetização, enquanto 100% deles conseguiram obter a certificação YMCA. Os demais resultados do projeto Novos Caminhos incluem:

Um total de 18 participantes do projeto Novos Caminhos preencheram os Questionários de Desenvolvimento Pessoal no final do ano de 2011, dando-nos suas opiniões sobre o projeto. Alguns dos resultados do ano passado incluem:

O que dizem nossos Alunos

“Foi muito bom [fazer parte do projeto] porque o jeito como eles ensinavam não era como as velhas e entediantes técnicas. A gente conseguia se divertir e aprender ao mesmo tempo.”

David Sa, 21 anos, Projeto Novos Caminhos – Módulo 1

“Eu estudei no Módulo 1 do projeto Novos Caminhos e foi uma experiência fantástica. Quando eu comecei a frequentar não tinha ideia do que esperar, e pensei que seria como em um escola onde todos dizem o tempo todo aquilo que você tem que fazer... mas aqui tudo é feito sob medida para mim e para minhas necessidades. Através do projeto Novos Caminhos eu fiz novos amigos, conquistei certificados e aprendi muitas coisas. Estou ansioso para começar o Módulo 2.”

Stephon Stephen, 24 anos, Projeto Novos Caminhos – Módulo 1

“Eu fiz parte do Módulo 2 do projeto Novos Caminhos e conquistei os certificados e a experiência de que precisava para me tornar um Personal Trainer enquanto também melhorava minhas habilidades em raciocínio lógico e alfabetização. Os tutores eram muito bons e nos deram muito apoio ao longo de todo o curso. Através do Módulo 2 do projeto Novos Caminhos eu fui encaminhado para uma oportunidade de trabalho em uma das melhores Academias de Ginástica de Londres, e foi uma experiência incrível. Hoje em dia eu estou muito mais confiante e pronto para buscar uma carreira nessa área.”

Jaime dos Santos, 25 anos, Projeto Novos Caminhos – Módulo 2

Progressão Módulo 1 (Grupo 5)

Módulo 1 (Grupo 6)

Módulo 2 (Grupo 1)

Continuaram estudando e conseguiram empregados 50%

Conseguiram emprego 30% 11% 78%

Continuaram estudando 10% 56%

Continuaram estudando e fazem serviço voluntário 11%

Fazem serviço voluntário 11%

Sem progressão 11% 11% 11%

Módulo 1 Módulo 2

Jovens declarando-se menos propensos a cometerem um crime 67% 83%

Jovens declarando-se menos propensos a carregarem uma arma 58% 50%

Jovens declarando-se menos propensos a desrespeitar os outros 67% 100%

Jovens declarando-se menos propensos a desrespeitar as regras 92% 100%

Jovens declarando-se mais propensos a pensarem antes de agir 83% 83%

Jovens declarando-se menos propensos a fazerem parte de uma gangue 67% 83%

Page 13: Trabalhando para superar barreiras e a violência, desenvolvendo …fightforpeace.net/xxaltxx/wp-content/uploads/2015/06/FFP_ann... · – 87% dos pais e responsáveis no Rio de Janeiro

11LUTA PELA PAZ – RELATÓRIO ANUAL 2011

Serviços de Suporte Social

O pilar de Suporte Social da Luta pela Paz garante apoio a todos os membros da academia, além de acompanhamento específico trianual para os membros do projeto Atletas da Paz, mentoria para todos os jovens do projeto Novos Caminhos enquanto estiverem estudando e acompanhamento individual (case work) para jovens que são encaminhados internamente ou por organizações externas (tais como o Newham Youth Offending Team ou outras agências de serviço social).

As sessões individuais (Level 2 mentoring sessions) foram criadas para criar relações sólidas entre os jovens e os membros da equipe, de modo que eles possam confidenciar quaisquer problemas que eles estejam enfrentando em suas vidas. Ao longo do ano de 2011, 315 sessões individuais foram realizadas, o que gerou um número relativamente alto de encaminhamentos internos para estudos de caso, para o projeto Novos Caminhos ou outros tipos de serviços. Durante este processo, também identificamos e encaminhamos externamente alguns jovens que precisavam de apoio para questões específicas – como moradia ou problemas de imigração – não atendidas pela Luta pela Paz. Ao longo dos últimos anos, a equipe social do projeto vem construindo relações sólidas com várias destas organizações para melhor atender os jovens que precisam deste tipo de serviço.

Todos os 26 jovens do projeto “Novos Caminhos” receberam mentoria individual enquanto estiveram estudando na academia para evitar qualquer tipo de problema que lhes prejudicasse o andamento nas atividades. Além disso, as sessões de mentoria – dotadas de uma metodologia específica – possibilitam à equipe social construírem uma relação de confiança com os jovens, ajudando-os a superar obstáculos ou a enfrentar novos desafios em suas vidas. Um dos elementos-chave para o sucesso do projeto “Novos Caminhos” reside em sempre trabalhar com os jovens em linha com seus interesses para alcançarem seus sonhos e ambições.

Os acompanhamentos individuais/estudos de caso (case work) têm como objetivo alcançar os jovens mais marginalizados e vulneráveis, com históricos de problemas socioeconômicos ou problemas familiares, e cada participante recebe acompanhamento individualizado por um mínimo de 3 meses. A equipe que desenvolve este tipo de serviço na academia tem larga experiência trabalhando com esse público-alvo, auxiliando-o a se desvincular de gangues ou superar o histórico de comportamento agressivo. Uma média de 34 jovens foram acompanhados individualmente durante cada trimestre de 2011.

Ao longo de 2011, a equipe social realizou cerca de 32 visitas domiciliares, muitas das quais relacionadas aos tipos de serviços mencionados acima.

No final do ano, cinco jovens que receberam acompanhamento individual preencheram os questionários de Desenvolvimento Pessoal, compartilhando suas experiências e contribuindo para o aperfeiçoamento do projeto. Alguns dos resultados incluem:

• 60% dos jovens declararam-se menos propensos a cometerem um crime;

• 60% dos jovens declararam-se menos propensos a fazer parte de uma gangue;

• 60% dos jovens declararam-se menos propensos a desrespeitar outras pessoas;

• 60% dos jovens declararam-se menos propensos a carregar uma arma;

• 60% dos jovens declararam-se orgulhosos de fazer parte da Luta pela Paz.

O que dizem os jovens que recebem Acompanhamento Individual

“Desde que comecei minhas sessões com Jason, ele tem me ajudado a me abrir mais e a resolver alguns dos meus problemas e obstáculos na minha vida. Ele também compartilhou muitas coisas comigo que me ajudaram a diminuir um pouco as minhas resistências e a discutir alguns assuntos abertamente e sem culpa. Jason tem me ajudado a me comprometer mais com as atividades e traçar metas para o meu futuro, além de me dar apoio emocional e psicológico. Eu agradeço muito a ele por todo o progresso que tive até hoje e por ser uma pessoa em quem eu posso confiar.”

Shaquille Lyn, 17 anos

“Minhas sessões com o Jason têm me ajudado bastante. Ele me deu força e confiança para fazer qualquer coisa que eu queira. Eu sinto que posso conversar com ele sobre qualquer coisa e, por isso, eu tenho um respeito muito grande por ele.”

Thomas Leedham, 18 anos

“Desde que comecei minhas sessões eu ganhei mais confiança e motivação. Também comecei a ser uma pessoa mais organizada e a controlar melhor o meu tempo, o que tem me ajudado a atingir meus objetivos, além de pensar mais sobre o meu futuro e a descobrir aquilo que preciso fazer para alcançar meus sonhos.”

Ryan Mills, 18 anos

Page 14: Trabalhando para superar barreiras e a violência, desenvolvendo …fightforpeace.net/xxaltxx/wp-content/uploads/2015/06/FFP_ann... · – 87% dos pais e responsáveis no Rio de Janeiro

LUTA PELA PAZ – RELATÓRIO ANUAL 2011 12

Formação e Inserção no Mercado de Trabalho

Todos os jovens, ao ingressarem na Luta pela Paz, são informados sobre os serviços de formação e inserção no Mercado de Trabalho oferecidos pela organização, no momento da apresentação da academia. Nossa abordagem holística tem sido adaptada ao longo dos últimos anos em linha com o feedback dado pelos próprios participantes do projeto, e atualmente é desenvolvida sob medida, de acordo com os interesses e objetivos de cada jovem. Parcerias estratégicas com organizações locais garantem uma oferta contínua de oportunidades para os jovens. Em 2011, as organizações com as quais mantivemos parceria incluem: City Airport, Community Links, Young London Working, Seetech, East London Business Alliance, Reed, Nuffield Health, LOCOG e University of East London. No último ano, cerca de 78 jovens foram apoiados pelas iniciativas de formação e inserção no Mercado de Trabalho da Luta pela Paz, por trimestre.

A Luta pela Paz possui também uma parceria com o banco Morgan Stanley, que oferece uma capacitação profissional aos nossos jovens com duração de sete semanas na região de Canary Wharf, chamada de “Future Directions” (ou Caminhos Futuros, em tradução livre). Em 2011, 15 membros da academia participaram deste programa, que inclui workshops sobre como escrever um currículo, como se apresentar, como desenvolver networking, além de técnicas para entrevistas.

Além disso, alguns jovens que integravam as turmas do projeto Novos Caminhos ingressaram na equipe da Luta pela Paz em 2011 após completarem seus estudos, como resultado das qualificações que obtiveram. Reinaldo dos Santos é agora Educador Assistente no curso de “Vida Ativa e Saudável”, e Jaime dos Santos auxilia o tutor do projeto “Community Sports Awards”. Ismael Paulo também passou a ajudar os jovens da equipe nas sessões de contraturno escolar (Twilight).

O que dizem os jovens que conseguiram emprego ou estão estudando

“Eu acho o projeto excelente por ter me ajudado a conseguir um emprego e a dar prosseguimento à minha carreira enquanto me dava apoio durante todo esse tempo.”

Chris Shea, 21 anos, empregado do City Airport

“O projeto foi incrível por ter me dado a chance de construir uma boa carreira.”

Michael Appiah, 19 anos, estudante universitário

Liderança Jovem

O Conselho Jovem tem um papel muito importante na trajetória de sucesso da Luta pela Paz. Os conselheiros fazem a ponte entre os beneficiários do projeto e a equipe, fazendo com quem suas opiniões sejam ouvidas e consideradas no momento do planejamento das atividades da organização. Além disso, os conselheiros representam a Luta pela Paz em eventos externos, em iniciativas de captação de recursos e durante visitas feitas ao projeto, além de participarem de reuniões-chave da equipe.

Um curso sobre Liderança Jovem foi desenvolvido durante o ano de 2011, sob certificação do Open College Network, e tem suas atividades planejadas para início no ano de 2012. Os quatro tópicos abordados no curso são: “Como desenvolver habilidades de Liderança”; “Como fazer uma boa apresentação pessoal”; “Como lidar com problemas de forma eficiente” e “Compreendendo Motivação de Equipe”.

No total, 20 jovens integraram o Conselho Jovem em 2011, e um total de 25 reuniões foram realizadas pelo grupo. Para este grupo, foram realizados quatro treinamentos em Liderança Jovem em organizações locais parceiras. O grupo também aproveitou três passeios realizados ao longo do ano, incluindo uma visita às instalações dos futuros Jogos Olímpicos de Verão (em agosto) e uma oportunidade para esquiar na neve (em dezembro).

Durante o mês de agosto, um grupo de jovens da Luta pela Paz – incluindo um membro do Conselho Jovem – participou de um evento de dois dias na Força Aérea Real (RAF, Royal Air Force, da sigla em inglês), na região de Lincolnshire. O grupo participou de uma série de atividades que envolviam aspectos como liderança e trabalho em grupo.

Ao final do ano, 11 membros do Conselho Jovem participaram da Avaliação Anual através do preenchimento dos Questionários de Desenvolvimento Pessoal. Alguns dos resultados daquela avaliação incluem:

• 100% dos conselheiros declararam-se seguros sobre seus papéis e responsabilidades;

• 100% dos conselheiros declararam sentirem-se melhores sobre si mesmos por serem parte do Conselho Jovem;

• 100% dos conselheiros declararam receber treinamento adequado para desempenhar suas funções;

• 91% dos conselheiros declararam reconhecer que o Conselho Jovem faz uma diferença concreta na academia da Luta pela Paz.

O que dizem nossos Conselheiros Jovens

“Quando eu entrei no Conselho Jovem eu era muito tímido, mas depois dos cursos que fizemos eu aprendi muitas coisas e melhorei muito o meu Inglês, aprendi como falar com as pessoas e como ajudá-las.” Ismael Paulo, 20 anos, membro do Conselho Jovem

“O Conselho Jovem é um grupo de jovens da Luta pela Paz escolhido para ser a voz dos outros jovens do projeto. Então, se houver algum problema com algum deles, eles podem contar com o Conselho para ouvir e passar essas demandas para a equipe do projeto. O Conselho Jovem teve um impacto grande na minha vida por me dar a chance de vivenciar diferentes coisas e até mesmo de mudar o rumo da minha carreira. Antes eu não tinha muito interesse em trabalhar com Esporte ou Serviço Social, mas agora eu tenho vontade de atuar nessas áreas. Eu sou muito grato ao Conselho Jovem e estou ansioso pelo futuro.”

Leslee Constable, 21 anos, membro do Conselho Jovem

Page 15: Trabalhando para superar barreiras e a violência, desenvolvendo …fightforpeace.net/xxaltxx/wp-content/uploads/2015/06/FFP_ann... · – 87% dos pais e responsáveis no Rio de Janeiro

13LUTA PELA PAZ – RELATÓRIO ANUAL 2011

Parceiros locais

Newham Youth Offending Team, Newham Social Services, Nuffield Health, Work Place, East London Business Alliance, Morgan Stanley, Active Communities Network, Young London Working, Seetec, East London Skills, Job Centre, Media Ape, Newham Substance Misuse Education Information Training Service, Newham Community Renewal Programme, Helping Hands, Anchor House – supported housing, Stratford School Academy, The Foyer Barking & Dagenham, Sporting Chance Clinic, Teenage Cancer Trust, Focus E15 – youth foyer/hostel, Manor House, The Barge hostel, City Airport, Community Links, New Directions Pupil Referral Unit, New Vic, SHINE – NHS Newham, Terrence Higgins Trust, University of East London, Connexions, Royal Docks Community School, Full Circle Education Pupil Referral Unit, Langdon School, Morpeth School.

“Eu tenho trabalhado de forma muito próxima à Luta pela Paz ao longo dos últimos meses e acho que a minha comunicação com o restante da equipe é muito boa. Eu trabalho com muitos jovens na minha organização e acho que as atividades e abordagens da Luta pela Paz são bem estruturadas e consistentes, e com frequência tenho utilizado os serviços da organização.”

Louise Ball, assistente operacional do YOT (Youth Offending Team) de Newham

“Denise e a equipe da Luta pela Paz têm dado muito suporte a nós, oferecendo soluções adequadas às nossas necessidades. Eles nos encaminharam candidatos bem preparados e educados para as oportunidades de emprego que disponibilizamos. Nós sempre temos uma resposta para nossas solicitações, e temos sido bem-sucedidos em empregar alguns dos jovens em boas oportunidades.”

Amy Holland, gerente de conta – Aeroporto de Londres

“2011 foi um ano muito importante para a parceria entre ELBA e a Luta pela Paz, com a equipe da academia nos ajudando não apenas com as iniciativas já existentes, mas também em novos e excitantes projetos desenvolvidos em conjunto com Morgan Stanley e Accenture, que têm dado oportunidade aos jovens de conhecerem a realidade do mundo empresarial a vivenciarem bem de perto. Juntos nós realizamos treinamentos e capacitações para o Mercado de Trabalho, garantindo experiência e oferecendo oportunidades para que os jovens conquistem empregos através de nossas parcerias – e fico feliz que muitos jovens da Luta pela Paz tenham conseguido.”

James Innes, Gerente de Programa da Business Alliance

LUTA PELA PAZ – ATIVIDADES INTERNACIONAIS

Intercâmbio Internacional

Em novembro, um grupo de Conselheiros Jovens e outros jovens da academia de Londres viajaram até o Rio de Janeiro para participar da primeira edição do programa de Intercâmbio Jovem entre as duas academias. Durante a viagem, que foi patrocinada pelo Consulado Geral Britânico no Rio de Janeiro e a Williams Charitable Trust, o grupo visitou alguns dos principais cartões-postais da cidade, como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor e a Praia de Copacabana, além de conhecerem de perto as favelas do Complexo da Maré, onde a Academia da Luta pela Paz está situada. Os jovens do Rio de Janeiro e de Londres aproveitaram muito o tempo que passaram juntos, organizando workshops e encontros ao longo de uma semana inteira, reforçando os laços de amizade e mostrando, uma vez mais, que as questões e desafios enfrentados pela juventude são os mesmos em todo o mundo. Os grupos discutiram formas de garantir que o legado deste primeiro encontro seja usado positivamente no futuro da organização, e também falaram sobre os Jogos Olímpicos de Verão de Londres, pensando em formas sobre como a Luta pela Paz pode se envolver socialmente neste grande evento.

Programa de Treinamento Internacional

O Programa Internacional de Treinamento da Luta pela Paz é uma forma de criar impacto em comunidades que sofrem com a violência para além do Rio de Janeiro e de Londres. A Luta pela Paz treina outras organizações em sua metodologia, auxiliando-as a adaptarem-na para se adequar à realidade local dos jovens com quem trabalham. O objetivo do programa não é criar novas academias da Luta pela Paz ao redor do mundo, mas sim trabalhar com excelentes organizações locais que querem compartilhar conosco nossos valores e missão, ajudando-as a desenvolver capacidades adequadas para oferecer atividades de Boxe & Artes Marciais de qualidade, conjugadas com atividades de Desenvolvimento Pessoal.

O Programa Internacional de Treinamento da Luta pela Paz tem sido desenvolvido ao longo dos últimos dois anos e é formado por um grupo de iniciativas de aprendizado e apoio que se desenvolvem em três níveis:

Um curso intensivo de seis dias na Academia do Rio de Janeiro – onde os participantes recebem treinamento em todas as áreas da abordagem da Luta pela Paz, trabalham em conjunto com a equipe do Rio de Janeiro, conhecem a comunidade e vivenciam a metodologia de trabalho em ação, em primeira mão.

Seis meses de apoio à distância – depois de retornarem para suas organizações, os membros continuam trabalhando à distância com a equipe da Luta pela Paz para adaptar e incorporar os elementos da metodologia de trabalho da organização que sejam mais relevantes à sua realidade local.

Page 16: Trabalhando para superar barreiras e a violência, desenvolvendo …fightforpeace.net/xxaltxx/wp-content/uploads/2015/06/FFP_ann... · – 87% dos pais e responsáveis no Rio de Janeiro

LUTA PELA PAZ – RELATÓRIO ANUAL 2011 14

Associação ao Grupo “FFP Alumni” – os membros passam a integrar uma comunidade online onde a equipe da Luta pela Paz oferece oportunidades de aprendizado contínuo, além de oferecer um ambiente onde os participantes do treinamento podem apoiar uns aos outros e mostrar ao mundo seu trabalho.

Em 2011, a Luta pela Paz concluiu o desenvolvimento da estrutura do Programa de Treinamento Internacional. Alguns dos resultados obtidos incluem:

• A conversão da extensa pesquisa feita ao longo do ano de 2010 sobre todas as práticas e atividades da Luta pela Paz em um curriculum e um programa de treinamento, como descrito acima.

• O treinamento de toda a Equipe da Luta pela Paz, em ambas as academias do Rio de Janeiro e de Londres, em uma versão interna do programa de treinamento. Este foi um passo muito importante, pois nos ajudou a testar a eficácia do programa a partir da visão de quem mais conhece a Luta pela Paz – sua própria equipe – e também a alinhar ainda mais as metodologias entre o Rio de Janeiro e Londres. Pretendemos utilizar a plataforma Alumni para auxiliar no desenvolvimento interno da organização ao longo de 2012.

• A realização de duas edições-pilotos do Programa Internacional de Treinamento no último trimestre de 2011 com nove organizações de oito diferentes países, que juntas trabalham com cerca de 1.500 jovens por ano. Conheça mais sobre elas:

o Ironworks, Pennsylvania, Estados Unidos: um projeto novo, que oferece atividades de Tae Kwon Do para jovens em situação de risco. Começou a trabalhar em conjunto com a Luta pela Paz para desenvolver a organização e desenhar melhor suas atividades;

o Keep it Real, Los Angeles, Estados Unidos: tem oferecido aulas de Boxe no contraturno escolar para jovens desfavorecidos por cerca de 14 anos. Agora trabalha em conjunto com a Luta pela Paz para desenvolver um projeto mais abrangente.

o Futbol por la Vida, San Jose, Costa Rica: organização bem estruturada que trabalha com futebol para o desenvolvimento, trabalhando em “Barrios”. Agora trabalhando com a Luta pela Paz para expandir as atividades para Boxe & Artes Marciais.

o Bright Generation Foundation, Norte de Gana: organização que trabalha com desenvolvimento oferecendo uma série de serviços para jovens. Passaram a trabalhar em conjunto com a Luta pela Paz para desenvolver um projeto de Boxe e Cidadania.

o Kivu Assistance and Reintegration Centre (KARC), South Kivu, República Democrática do Congo: organização que trabalha com desenvolvimento unindo forças com uma academia de boxe para ex-crianças-soldados. Passaram a trabalhar com a Luta pela Paz para integrar atividades de boxe com um projeto de educação.

o Ngunyumu School, Nairobi, Quênia (parte do projeto “Safer Cities” da agência ONU Habitat): uma escola situada em uma favela na fronteira entre duas áreas disputadas por tribos rivais. Passou a trabalhar com a Luta pela Paz para desenvolver um projeto de Boxe & Artes Marciais entre as comunidades para diminuir a violência política.

o Sure Start, Tororo, Uganda: uma organização defensora dos direitos das mulheres, que passou a trabalhar com a Luta pela Paz para desenvolver seu projeto de Karatê, que ajuda a construir autoconfiança em comunidades onde as meninas são muito vulneráveis à violência doméstica e abuso.

o Project Capoere, Beirute, Líbano: um projeto novo, que usa a Capoeira para apoiar jovens desfavorecidos. Passaram a trabalhar com a Luta pela Paz para desenvolver melhor seu projeto.

o Rough Diamonds, Barnsley, UK: oferece aulas de Muay Thai e Desenvolvimento Pessoal para jovens envolvidos em programas especiais de educação ou cumprindo medidas socioeducativas. Passaram a trabalhar com a Luta pela Paz para desenvolver melhor seu projeto.

• Ao longo dos próximos 12 meses, a Luta pela Paz irá avaliar e acompanhar os projetos que participaram do Programa de Treinamento em quatro diferentes níveis:

o Uma avaliação imediata do treinamento e das experiências vividas pelos participantes;

o Uma avaliação do apoio dado após o término do curso e a eficácia do mesmo em auxiliar os participantes na adaptação e adequação dos materiais e técnicas utilizados no treinamento à sua realidade local;

o Uma avaliação do impacto do treinamento no desenvolvimento das capacidades das organizações participantes em termos de mudanças estruturais ou programáticas;

o A compreensão dos resultados e impactos do trabalho das organizações na vida dos jovens com os quais trabalham, além de mudanças e melhorias que a organização introduziu em suas atividades como resultado do Programa de Treinamento

O feedback dado pelas organizações participantes depois de seis dias de treinamento intensivo na academia do Rio de Janeiro foi unanimemente positivo. Todos os participantes relataram que foram muito beneficiados pela experiência e que, definitivamente, recomendariam o treinamento para outras organizações:

o “No geral, foi um curso excelente. Vocês me ajudaram e entender melhor o meu projeto. Hoje em dia eu consigo explicar melhor seu funcionamento e saber para onde estamos indo.” Sure Start, Uganda

o “A Luta pela Paz nos ajudou a economizar cinco anos de planejamento no desenvolvimento da organização. Agora nós temos a força e a confiança para seguirmos adiante.” Rough Diamonds, Barnsley, Reino Unido

As organizações, que agora integram a plataforma Alumni, também avaliaram o apoio dado pela organização como muito útil:

o “O apoio dado após o término do curso nos ajudou muito no nosso planejamento, e tem sido uma ferramenta muito importante para auferir nossos progressos.”

Page 17: Trabalhando para superar barreiras e a violência, desenvolvendo …fightforpeace.net/xxaltxx/wp-content/uploads/2015/06/FFP_ann... · – 87% dos pais e responsáveis no Rio de Janeiro

15LUTA PELA PAZ – RELATÓRIO ANUAL 2011

KARC, República Democrática do Congo

o ”Tem sido muito importante ter apoio na hora de tomar as decisões certas enquanto nossa organização cresce.” Keep it Real, Los Angeles, Estados Unidos

o “Com todas as habilidades e ideias que aprendemos, nossa Academia de Artes Marciais vai alcançar melhor os jovens que abandonaram as escolas e seriam vítimas fáceis nas mãos daqueles envolvidos com a violência política.” Ngunyumy School, Korogocho, Nairobi, Quênia

Três meses após participarem do curso intensivo no Rio de Janeiro:

• Oito das nove organizações já implementaram ao menos uma mudança em seus projetos, atribuindo-as como sendo fruto total ou parcial da participação no Programa de Treinamento:

o Cinco organizações realizaram mudanças na estrutura de suas organizações e/ou em seus processos;

o Seis organizações introduziram mudanças em seus projetos;

o Cinco organizações realizaram mudanças que afetaram suas parcerias, relacionamentos e/ou abordagens para captação de recursos e apoio

• Três organizações relataram mudanças positivas na mensuração do impacto de seus trabalhos na vida dos jovens beneficiados (por exemplo: frequência nas atividades, desempenho na escola, etc.), que elas atribuem, em parte, à participação no Programa de Treinamento.

• Todas as organizações estão em processos de introduzirem mudanças de longo prazo ou larga escala em suas estruturas e/ou projetos.

“Vocês nos mostraram como um verdadeiro projeto de Boxe para desenvolvimento pessoal deve ser, como ele funciona e como ele é realizado. Agora nós temos aquilo que precisamos para dar início ao nosso próprio projeto e seguir adiante em San Jose.” Futbol por la Vida, San Jose, Costa Rica

LUTA PELA PAZ – INSTITUCIONAL

Luta Pela Paz na Mídia

Ao longo do ano de 2011, a Luta pela Paz foi retratada em uma série de websites, revistas, jornais, tweets e outras mídias sociais. Alguns dos destaques do último ano incluem:

Menções da Academia do Rio de Janeiro:

Fighting Fit, Janeiro de 2011: Fight for Peace: A world away from the global media glare of big fights

Monocle, Janeiro de 2011: Sporting Chance

High Life Magazine, Março de 2011: Fight Club

Forbes, Maio de 2011: Fight For Peace – Creating Opportunities & Boxing Champions

Huffington Post, Maio de 2011: Luke Dowdney Wants Kids to Fight for Peace

Sports Illustrated, Outubro de 2011: Sports saves the world

Financial Times, Novembro de 2011: Fighting for the Future

Menções da Academia de Londres:

Newham Recorder, 06/04/2011: Claudio is simply four-some as he continues his run

The Newham Mag Royal Docks in Focus, 01/02/2011: Fight for Peace wins funding

Crossfire website, 12/07/2011: Tony Hawks visits UK to back the fight against gang crime

Boxing News, 19/07/2011: Fight for Peace ABC

Newham Recorder, 20/07/2011: Youths meet skate legend

Runway News, 21/07/2011: Flying Start for BA

Sports Illustrated, 26/09/2011: Sport Saves the World

Newham Recorder, 13/10/2011: Mahmood gives Peace a chance

Boxing News, 27/10/2011: Two boxers from Fight for Peace ABC

Financial Times, 09/11/2011: Fighting for the future

Evening Standard online – City Spy, 6/12/2011: ICAP gets Frank

Newham Recorder, 21/12/2011: What a ‘Marvelous’ surprise

Visitas e Eventos Sociais

Ao longo de 2011, a Luta pela Paz recebeu uma série de visitas em ambas as academias do Rio de Janeiro e de Londres. Alguns dos destaques do ano incluem:

Visitas e Eventos Sociais na Academia do Rio de Janeiro

Janeiro – Comitiva do Governo Canadense

Março – Comic Relief, uma das patrocinadoras do projeto “Maré Unida”

Abril – Autoridades Olímpicas dos Jogos de Londres (2012) e Rio de Janeiro (2016)

Agosto – Bernardo Carvalho, Diretor Executivo da Rio 2016

Agosto – Acelino “Popó” Freitas, Campeão Brasileiro de Boxe.

Visitas e Eventos Sociais na Academia de Londres

Junho – Baroness Grey-Thompson, visitou a academia para uma conversa muito inspiradora e uma reunião com o Conselho Jovem

Julho – Tony Hawk, famoso skatista mundial

Dezembro – Dia de Caridade ICAP, com as presenças de Frank Bruno, Marvin Hagler e Tim Witherspoon

Page 18: Trabalhando para superar barreiras e a violência, desenvolvendo …fightforpeace.net/xxaltxx/wp-content/uploads/2015/06/FFP_ann... · – 87% dos pais e responsáveis no Rio de Janeiro

LUTA PELA PAZ – RELATÓRIO ANUAL 2011 16

Rio de Janeiro

DeloitteConsulgado-Geral Britânico no Rio de JaneiroJCM&B Advogados e Consultores United WayInternational Club RioInstituto da Criança

The Schroder FoundationThe Mark Leonard TrustFord of Britain TrustSimon Wilson Charitable TrustThe Wakeham TrustThe Woodlands TrustThe Williams Charitable Trust

Londres

PATROCÍNIO E APOIO

Page 19: Trabalhando para superar barreiras e a violência, desenvolvendo …fightforpeace.net/xxaltxx/wp-content/uploads/2015/06/FFP_ann... · – 87% dos pais e responsáveis no Rio de Janeiro

17LUTA PELA PAZ – RELATÓRIO ANUAL 2011

PLANOS PARA 2012

• Uma sede permanente para a academia de Londres: A Luta pela Paz recebeu uma grande doação (de 600 mil libras) da ICAP no final do ano de 2011 como parte do seu “Dia de Caridade”. Representando a academia no dia do evento estavam os campeões mundiais Frank Bruno, Tim Witherspoon e o membro da Academia Laureus Marvin Hagler. A doação da ICAP é fundamental para o plano de construir uma sede própria de longo prazo para academia da Luta pela Paz em Londres nos próximos um ou dois anos – e as discussões sobre possíveis locais para isso já estão em andamento com a Prefeitura de Newham. Para alcançar esse objetivo, a organização já conta com o apoio voluntário de uma equipe de construção composta por Nigel Hartley (Diretor de Construção – Big Yellow Group PLC), Fergus Stone (Engenheiro Sênior – BRP), Wayne Head (Arquiteto – BDP), Jonathan Nugent (Arquiteto – BDP) e David Lawrie (Stace LLP).

• Realização do Programa Internacional de Treinamento: A Luta pela Paz está, atualmente, buscando apoio junto a vários doadores em potencial para treinar 40 organizações locais que trabalham em comunidades que sofrem com crime, gangues, violência armada ou situações de pós-conflito, por ano. Até que a Luta pela Paz abra sua nova academia em Londres, a academia do Rio de Janeiro hospedará todos os próximos cursos e treinamentos.

• Estabelecimento da Plataforma FFP Alumni: Ao treinar mais e mais organizações de várias partes do mundo, a Luta pela Paz estabelecerá uma plataforma Alumni com os participantes para compartilhar missão, valores e o desejo de servir.

• Novo website da Luta pela Paz: A Luta pela Paz está trabalhando para lançar uma nova versão de seu website no primeiro semestre de 2012. A nova página será uma importante e melhorada ferramenta de comunicação para os jovens, parceiros, financiadores, academias e organizações Alumni.

Page 20: Trabalhando para superar barreiras e a violência, desenvolvendo …fightforpeace.net/xxaltxx/wp-content/uploads/2015/06/FFP_ann... · – 87% dos pais e responsáveis no Rio de Janeiro

LUTA PELA PAZ – RELATÓRIO ANUAL 2011 18

EQUIPE

Fundador e Diretor – Luke Dowdney

FIGHT FOR PEACE INTERNACIONAL

Coordenador do Programa Global Alumni – James Baderman

Assistentes Executivas – Valeria Tavares e Gabriela Mora

Treinadora / Desenvolvimento do programa – Bryony Duncan

Gerente Financeira – Alison McLaughlin

Membros do Conselho Fiscal FFPI

Vincent Neate

Andrea Sinclair

Peter Hero

AnneMarie Piper

RIO DE JANEIRO

Gerente de Programas – Juliana Tibau

Gerente de Relações Institucionais – Gabriela Pinheiro

Coordenadora de Recursos Humanos e Operacional – Juliana Setubal

Coordenadora de Comunicação – Paula Lacerda

Assistente de Comunicação – Harry Dowdney

Coordenador Educacional – Luiz Cerdeira

Equipe de Professores (Novos Caminhos) – Alexandre Dias, Célio Antunes, Celso Louzada, Elias de Carvalho, Fabiano Rocha, Fernanda França, Incerlande Soares dos Santos, Nilton Vinícius, Rodrigo Cerdeira, Rogério Brunelli e Rosangela Regina Leitão

Assistente de Projeto (Novos Caminhos) – Miriam Santos

Assistente de Projeto (Atletas de Paz) – Ana Caroline Belo

Educadora (Atletas da Paz) – Natália Queiroz

Educadoras (Reforço) – Marlucy Siqueira, Rosane Alexandre e Tânia Lopes

Educadora de Informática – Luana Braga

Orientadoras Profissionais – Juliana Setubal e Telma Viera

Assistentes Sociais – Viviane Santos e Marlucy Siqueira

Mentores – Miriam Santos, Marlucy Siqueira, Rogério Brunelli, Tânia Lopes, Claudio dos Santos e Joseli de Oliveira

Agente Comunitário – Bira Carvalho

Psicóloga – Paula Miranda

Advogada – Lorena Oliveira

Assistente Administrativo – Pedro Artur Jacinto

Assistente Administrativo/Financeiro – Edson Encarnação

Assistente Monitoramento e Avaliação – Vinícius Ribeiro

Assistente de Desenvolvimento Organizacional – Bryony Duncan

Recepcionistas – Valdilene da Silva e Mayra Pereira

Vigias – Célio Matias e Amauri Jorge

Auxiliar de Serviços Gerais – Ana Paula Martins, Dilma Maria Nazareth, Elaine Cristina da Silva e Dalvanira Rodrigues

Educadores de Boxe – Antonio Cruz (Gibi), Luke Dowdney, Roberto Custódio (Assistente), Douglas Noronha (Assistente) e Alan Duarte (Assistente)

Educadores de Luta Livre – Alex Lima (Alex Cavalo) e Anderson Rodrigues Patrocínio (Assistente)

Educador de Taekwondo – Manuel Barbosa Rangel

Educador de Judô – Ubirapuan Reynaldo

Instrutor de Capoeira – Alexandre Viana (Pernambuco)

Técnica Esportiva – Luciana Amélia

Estagiários – Orlando Lira, Viviane Melquiades e Graziela Barbosa

Page 21: Trabalhando para superar barreiras e a violência, desenvolvendo …fightforpeace.net/xxaltxx/wp-content/uploads/2015/06/FFP_ann... · – 87% dos pais e responsáveis no Rio de Janeiro

19LUTA PELA PAZ – RELATÓRIO ANUAL 2011

Membros do conselho fiscal Rio de Janeiro

Luke Thomas Dowdney

Pedro Strozemberg

Adriana Perusin

Ubirajara Carvalho

Mirian Gonzaga dos Santos

Ana Caroline Belo da Silva

Roberto Custódio de Queiroz

Andres Christian Nach

LONDRES

Gerente de Projetos – Marigold Ride

Gerente de Finanças e Sustentabilidade – Alison McLaughlin

Gerente de Relações Institucionais – Emma Mcguigan

Coordenador do Programa Juvenil – Joe Edmonds

Envolvimento Juvenil – Owen Matthews

Serviços de Apoio – Jason Wellington

Coordenador de Educação e Treinamento – Denise Carroll

Assistente Educacional – Alex Brown

Assistente de Captação de Recursos – Katherine Bates

Assistente Operacional – Shakeela Bagus

Monitores Jovens – Sergio Saraiva, Michelle Pritchard

Técnicos de Boxe – Luke Dowdney, Marcus Forde, Mark Massow e Tony Neunie

Técnicos de Muay Thai – Daniel Sam e Thoetthai Srikrotriam

Instrutores de ginástica – Dave Andrews, Reinaldo dos Santos e Ismael Paulo

Voluntários – Lance Cepal, Stephon Steven e Danielle Pierre

Membros do conselho fiscal Londres

Alexander Stevenson

David Makinson

David Butler

Vincent Neate

Phil Lane OBE

Phil Corke

Page 22: Trabalhando para superar barreiras e a violência, desenvolvendo …fightforpeace.net/xxaltxx/wp-content/uploads/2015/06/FFP_ann... · – 87% dos pais e responsáveis no Rio de Janeiro

LUTA PELA PAZ – RELATÓRIO ANUAL 2011 20

DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS – BRASIL

Em processo de conclusão.

Page 23: Trabalhando para superar barreiras e a violência, desenvolvendo …fightforpeace.net/xxaltxx/wp-content/uploads/2015/06/FFP_ann... · – 87% dos pais e responsáveis no Rio de Janeiro

21LUTA PELA PAZ – RELATÓRIO ANUAL 2011

DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS – REINO UNIDO

2011 2010

7682 8770

12,81938,68394,261 235,123

247,942132,944

223,85350,187

90,439 32,859

70,81519,623

31,1991,660

90.439 32,859

Year to 31 December 2011

Year to 31 December 2011

234246,548

379247,160

0425,416

0425,416

188415,137

83,045498,370

234671,963

379672,576

7,730197,778

2,036207,544

0406,701

751407,452

34,025465,585

1,818501,428

7,730604,479

2,787614,996

39,616

31,199

70,815

17,963

1,660

19,623

-3,058

35,917

32,859

57,580

32,859

90,439

2011 2010

Page 24: Trabalhando para superar barreiras e a violência, desenvolvendo …fightforpeace.net/xxaltxx/wp-content/uploads/2015/06/FFP_ann... · – 87% dos pais e responsáveis no Rio de Janeiro

LUTA PELA PAZ – RELATÓRIO ANUAL 2011 22

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Luta Pela Paz – Rio de Janeiro

Centro Esportivo e Educacional Luta Pela PazRua Teixeira Ribeiro 900Bonsucesso Rio de JaneiroCEP 21.044-251Brasil

Tel / Fax (+55) 21 3105 5341

[email protected]

[email protected]

@lutapelapaz

Luta pela Paz

Fight for Peace – London

Fight for Peace AcademyWoodman StreetNorth WoolwichLondon EnglandE16 2LS

Tel / Fax (+44) 0207 474 0054

[email protected]

[email protected]

@fightforpeace

Fight for Peace UK

Page 25: Trabalhando para superar barreiras e a violência, desenvolvendo …fightforpeace.net/xxaltxx/wp-content/uploads/2015/06/FFP_ann... · – 87% dos pais e responsáveis no Rio de Janeiro
Page 26: Trabalhando para superar barreiras e a violência, desenvolvendo …fightforpeace.net/xxaltxx/wp-content/uploads/2015/06/FFP_ann... · – 87% dos pais e responsáveis no Rio de Janeiro

www.fightforpeace.net