tópicos de filosofia medieval v

4
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA PLANO DE CURSO DISCIPLINA: Tópicos de Filosofia Medieval V (FIL0949) CRÉDITOS: 04 PRÉ-REQUISITOS: CO-REQUISITOS: DOCENTE: Sérgio Eduardo Lima da Silva CARGA-HORÁRIA: 60h EMENTA Estudo de temas, autores ou problemas referentes ao período medieval OBJETIVOS O objetivo principal da disciplina é proporcionar ao aluno um contato inicial com a produção filosófica do período medieval, de forma mais específica, com alguns textos do filósofo e teólogo medieval Tomás de Aquino. Diante da impossibilidade de abordar a totalidade dos temas trabalhados pelo autor acima citado, foram selecionadas algumas questões específicas em sua obra e realizado um processo de comparação entre a abordagem tomista e o tratamento dispensado a estas questões por autores de períodos distintos. CONTEÚDO I – Unidade 1 – A psicologia aristotélica como fonte primária da psicologia tomista: o tratado De Anima, de Aristóteles.

Upload: paulopedrozo

Post on 20-Dec-2015

13 views

Category:

Documents


10 download

DESCRIPTION

PLANO DE CURSO DA DISCIPLINA Tópicos de Filosofia Medieval V (FIL0949), do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

TRANSCRIPT

Page 1: Tópicos de Filosofia Medieval V

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA

P L A N O D E C U R S O

DISCIPLINA: Tópicos de Filosofia Medieval V (FIL0949) CRÉDITOS: 04PRÉ-REQUISITOS: CO-REQUISITOS: DOCENTE: Sérgio Eduardo Lima da SilvaCARGA-HORÁRIA: 60h

E M E N T A

Estudo de temas, autores ou problemas referentes ao período medieval

O B J E T I V O S

O objetivo principal da disciplina é proporcionar ao aluno um contato inicial com a produção filosófica do período medieval, de forma mais específica, com alguns textos do filósofo e teólogo medieval Tomás de Aquino. Diante da impossibilidade de abordar a totalidade dos temas trabalhados pelo autor acima citado, foram selecionadas algumas questões específicas em sua obra e realizado um processo de comparação entre a abordagem tomista e o tratamento dispensado a estas questões por autores de períodos distintos.

C O N T E Ú D O

I – Unidade

1 – A psicologia aristotélica como fonte primária da psicologia tomista: o tratado De

Anima, de Aristóteles.

1.1 – As faculdades da alma em Aristóteles:

1.1.1 – A faculdade nutritiva da alma;

1.1.2 – A faculdade sensitiva da alma;

1.1.3 – A faculdade intelectiva da alma;

1.2 – A psicologia tomista (excertos da Suma Teológica):

1.2.1 – O homem como substância espiritual e corporal: a essência da alma (I, q.75);

Page 2: Tópicos de Filosofia Medieval V

1.2.2 – A união da alma com o corpo (I, q.76);

1.2.3 – A alma humana e o conhecimento das substâncias imateriais (I, q.88);

1.2.4 – Do conhecimento das almas separadas (I, q. 89);

1.2.5 – A alma humana e sua origem (I, q. 90 e 118).

II – Unidade

2 – O desdobramento das teses tomistas na bioética contemporânea: um personalismo

com bases tomistas:

2.1 – A vida: as formas, a origem, o sentido;

2.2 – A pessoa humana e seu corpo.

III – Unidade

3 – Os sete pecados capitais e sua relação com o mundo contemporâneo:

3.1 – Tomás de Aquino e os sete pecados capitais: a elaboração teológica de uma

experiência antropológica;

3.2 – A atualidade dos sete pecados capitais e os novos vícios.

C O M P E T Ê N C I A S E H A B I L I D A D E S

A disciplina possui a intenção de propiciar ao aluno uma visão mais ampla de alguns ensinos de Tomás de Aquino, seja verificando a origem clássica de algumas ideias, seja percebendo a sua atualidade ou obsolescência na contemporaneidade. Com esta postura didática objetiva-se criar no discente o hábito de procurar a origem primeira de certas abordagens bem como a atualidade ou não das mesmas.

M E T O D O L O G I A

A disciplina será ministrada mediante aulas expositivas realizadas principalmente a partir da leitura e comentários de textos de Tomás de Aquino, bem como de outros autores previamente escolhidos.

A V A L I A Ç Ã O

O aluno será submetido a três (03) avaliações, na forma de um texto escrito. Estas avaliações poderão ser subdivididas possibilitando assim um melhor acompanhamento do docente quanto à assimilação do conteúdo ministrado.

Page 3: Tópicos de Filosofia Medieval V

R E F E R Ê N C I A S

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

AMEAL, João. São Tomás de Aquino: iniciação ao estudo da sua figura e da sua obra. Porto: Livraria Tavares Martins, 1961.

ARISTÓTELES. Da alma (De anima). Tradução Carlos Humberto Gomes. Lisboa: Edições 70, [s.d.].

BITTAR, Eduardo C. B. Curso de filosofia aristotélica: leitura e interpretação do pensamento aristotélico. Barueri, SP: Manole, 2003.

GALIMBERTI, Umberto. Os vícios capitais e os novos vícios. Tradução Sérgio José Schirato. São Paulo: Paulus, 2004.

GARDEIL, Henri-Dominique. Iniciação à filosofia de São Tomás de Aquino: psicologia, metafísica. Tradução Cristiane Negreiros Abbud Ayoub e Carlos Eduardo de Oliveira. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2013. (Coleção filosofia medieval).

HUGON, Édouard. Os princípios da filosofia de São Tomás de Aquino: as vinte e quatro teses fundamentais. Tradução Odilão Moura. Porto Alegre, RS: EDIPUCRS, 1998. (Coleção filosofia; nº 77).

SANTO TOMÁS DE AQUINO. Questões disputadas sobre a alma. Tradução Luiz Astorga. São Paulo: É Realizações Editora, 2012.

S. TOMÁS DE AQUINO. Compêndio de teologia. 2.ed. Tradução Odilão Moura. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996. (coleção teologia, n. 06).

SGRECCIA, Elio. Manual de bioética I: Fundamentos e ética biomédica. Tradução Orlando Soares Moreira. São Paulo: Loyola, 1996.

TOMÁS DE AQUINO. Suma teológica: a criação, o anjo, o homem. Tradução Carlos-Josaphat Pinto de Oliveira et al. São Paulo: Loyola, 2002. (Volume II).

______. Sobre o ensino (De magistro); os sete pecados capitais. Tradução Luiz Jean Lauand. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Envio para o Scribd