tipos de conhecimento professora: mariana nóbrega [email protected]

26
Fon te: Dom íni o púb lic o

Upload: cassio-damasio-botelho

Post on 07-Apr-2016

216 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Tipos de conhecimento Professora: Mariana Nóbrega mariananobregaserva@gmail.com

Fonte: Domínio público

Page 2: Tipos de conhecimento Professora: Mariana Nóbrega mariananobregaserva@gmail.com

UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE –

UNESCDEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS

CONTÁBEISTipos de conhecimento

Professora: Mariana Nó[email protected]

Page 3: Tipos de conhecimento Professora: Mariana Nóbrega mariananobregaserva@gmail.com

Conhecimento

“É uma relação que se estabelece entre o sujeito que conhece [cognoscente – se apropria do conhecimento] e o objeto conhecido. Se a apropriação é física, sensível, o conhecimento é sensível [...] Se a apropiação não é sensível – o que ocorre com realidades como conceitos (ideias), princípios e leis – o conhecimento é intelectual.” (RAMPAZZO, 2005, p. 17).

Page 4: Tipos de conhecimento Professora: Mariana Nóbrega mariananobregaserva@gmail.com

Tipos de conhecimento

*Conhecimento mítico; Conhecimento popular ou vulgar; Conhecimento científico Conhecimento religioso; Conhecimento filosófico;

Page 5: Tipos de conhecimento Professora: Mariana Nóbrega mariananobregaserva@gmail.com

Conhecimento mítico

“[...] o conhecimento mítico (raios e trovões como manifestações de desagrado da divindade pelos comportamentos individuais ou sociais).” (LAKATOS; MARCONI, 2007, p. 76).

“[...] baseado na intuição e que deriva do entendimento de que existem modelos naturais e sobrenaturais dos quais brota o sentido de tudo o que existe. [...] ajuda o ser humano a ‘explicar’ o mundo por meio de representações que não são logicamente raciocinadas [...]. O conhecimento mítico é expresso por meio de linguagem simbólica e imaginária’.” (CYRINO & PENHA, 1992 apud SOUSA, p. 4, grifo nosso)

Page 6: Tipos de conhecimento Professora: Mariana Nóbrega mariananobregaserva@gmail.com

Font

e: D

omín

io p

úblic

o

Page 7: Tipos de conhecimento Professora: Mariana Nóbrega mariananobregaserva@gmail.com

1 Zeus – “É o deus principal, governante do Monte Olimpo, rei dos deuses e dos homens. Era o senhor do céu e o deus da chuva, aquele que tinha o terrível poder do relâmpago. A tempestade representava a sua fúria.”

2 Hera – “Mulher de Zeus e rainha do Olimpo, Hera é a deusa do matrimônio, do parto e da família.”

3 Posêidon - O” irmão mais velho de Zeus e Hades é Posêidon, o deus do oceano. ” 4 Atena – “É a deusa da sabedoria, imbatível na guerra, [...], Atena era extremamente

estratégica.” 5 Ares – “O terrível deus da guerra é outro filho de Zeus e Hera.” 6 Deméter – “Filha de Cronos e Réia, era a deusa das plantas, da terra cultivada, das

colheitas e das estações do ano.” 7 Apolo – “Apolo era o deus da luz e do sol, na verdade, os gregos acreditavam que ele

era o próprio sol [...]” 8 Artêmis – “Artêmis se tornou a deusa da vida selvagem e da caça. Seus cabelos eram

negros e tinha olhos escuros, ao contrário de Apolo, ela era a deusa da noite enluarada.” 9 Hefesto – “Também filho de Zeus e Hera, Hefesto era o arquiteto, o forjador, construtor

de todas as obras do Olimpo.” 10 Afrodite – “Deusa do amor, da beleza e do sexo, Afrodite é a mais bela das deusas.” 11 Hermes – “Filho de Zeus com a deusa Maia, Hermes era esperto e rápido e estava

sempre a serviço de Zeus. Ele era o mensageiro dos deuses e também conduzia a alma dos mortos até o submundo de Hades.”

12 – Dionísio – “Dionísio, o deus do vinho, das farras e da loucura, era filho de Zeus e Sêmele, princesa tebana, filha de Cadmo e Harmonia.” (PORTAL HISTÓRIA DIGITAL, 2013)

Page 8: Tipos de conhecimento Professora: Mariana Nóbrega mariananobregaserva@gmail.com

Conhecimento popular

“Popular é o conhecimento do povo, que nasce da experiência do dia-a-dia: por isso é chamando também de empírico. [...] É igualmente popular (ou vulgar) o conhecimento que, em geral, o lavrador iletrado tem das coisas do campo. [...] Mas, sendo fruto da experiência circunstancial, esse conhecimento não vai além do fato em si, do fenêmeno isolado: é um conhecimento ametódico e assistemático.” (RAMPAZZO, 2005, p. 18-9).

Page 9: Tipos de conhecimento Professora: Mariana Nóbrega mariananobregaserva@gmail.com

No conhecimento popular Sabedoria ou Bom senso – “[...] estes

apreciam componentes como convivência e intuição, além da prática historicamente comprovada em sentido moral.” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 15). Ex.: Ditos populares e receitas caseiras para doenças.

Senso comum – “[...] este se caracteriza pela aceitação não problematizada, muitas vezes crédula, do que afirmamos ou temos por válido.” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 15).

Page 10: Tipos de conhecimento Professora: Mariana Nóbrega mariananobregaserva@gmail.com

Ditados populares “Deus ajuda quem cedo madruga.” “Diga-me com quem andas que te direi quem és.”; “Há males que vem para bem.”; “Quem com ferro fere, com ferro será ferido.” “Depois da tempestade vem a bonança.” “Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.” “A mentira tem perna curta.” “Devagar se vai ao longe.” Alertam, aconselham; refletem julgamentos (juízos de

valores); e, representam experiências.

Page 11: Tipos de conhecimento Professora: Mariana Nóbrega mariananobregaserva@gmail.com

Mais características do conhecimento popular

Superficial Sensitivo Subjetivo Assistemático Acrítico

“[...] conforma-se com a aparência, com aquilo que se podecomprovar simplesmente estando junto das coisas: expressa-se por frasescomo ‘porque o vi’, ‘porque o senti’, ‘porque o disseram’, ‘porque todomundo o diz’.”

“[...] referente a vivências, estados de ânimo e emoções da vidaDiária.”

“[...] o próprio sujeito que organiza suas experiências e conhecimentos,tanto os que adquire por vivência própria quanto os "por ouvi dizer."

“[...] esta "organização" das experiências não visa a uma sistematizaçãodas idéias, nem na forma de adquiri-las nem na tentativa de validá-Las.”

“[...] verdadeiros ou não, a pretensão de que esses conhecimentoso sejam não se manifesta sempre de uma forma crítica.”

Fonte - Quadro elaborado pela autora com informações de Lakatos e Marconi (2003, p. 77).

Quadro 1 - Características do conhecimento popular

Page 12: Tipos de conhecimento Professora: Mariana Nóbrega mariananobregaserva@gmail.com

História do conhecimento científico

“O conhecimento científico [...] tem pouco mais de trezentos e surgiu no século XVIII com Galileu (1564-1642). Isso não significa que antes não houvesse nenhum saber rigoroso, pois desde a Grécia antiga (século VII a. C.), os homens aspiram um conhecimento racional que se distinga do mito e do saber comum (conhecimento empírico). Esse conhecimento racional durante a Antiguidade e toda Idade Média, foi chamado de filosofia [...] só se separa quando procura seu próprio caminho [...] o seu método: o que vai ocorrer apenas na Idade Moderna.” (RAMPAZZO, 2005, p. 19, grifo do autor).

Page 13: Tipos de conhecimento Professora: Mariana Nóbrega mariananobregaserva@gmail.com

“Lembrando que: “Durante muito tempo, as ciências trataram exclusivamente do estudo dos fatos e fenômenos da natureza. Até a segunda metade do século XIX, o estudo do homem e da sociedade permaneceu com os teólogos e filósofos [...]. Mas a partir desse período, [...], passou-se a buscar conhecimento acerca do homem e da sociedade tão confiáveis quanto os proporcionados pelas ciências das naturezas.” (GIL, 2012, p. 3-4).

Page 14: Tipos de conhecimento Professora: Mariana Nóbrega mariananobregaserva@gmail.com

Características “[...] o conhecimento científico é real (factual)

porque lida com ocorrências ou fatos [...].” (LAKATOS; MARCONI, 2007, p. 80, grifo do autor).

“Constitui um conhecimento contingente, pois suas proposições ou hipóteses têm sua veracidade ou falsidade conhecida através da experiência e não apenas pela razão, como ocorre no conhecimento filosófico.” (LAKATOS; MARCONI, 2007, p. 80, grifo do autor).

Page 15: Tipos de conhecimento Professora: Mariana Nóbrega mariananobregaserva@gmail.com

“É sistemático, já que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de idéias (teoria) e não conhecimentos dispersos e desconexos.”

“Possui a característica da verificabilidade, a tal ponto que as afirmações (hipóteses) que não podem ser comprovadas não pertencem ao âmbito da ciência.” (LAKATOS; MARCONI, 2007, p. 80, grifo do autor).

Constitui-se em conhecimento falível, em virtude de não ser definitivo, absoluto ou final e, por este motivo, é aproximadamente exato: novas proposições e o desenvolvimento de técnicas podem reformular o acervo de teoria existente.” (LAKATOS; MARCONI, 2007, p. 80, grifo do autor).

Page 16: Tipos de conhecimento Professora: Mariana Nóbrega mariananobregaserva@gmail.com

Pode ser considerado:

“a) acumulativo, por oferecer um processo de acumulação seletiva, em que novos conhecimentos substituem outros antigos, ou somam-se aos anteriores;

b) útil para a melhoria da condição da vida humana;

c) analítico, pois procura compreender uma situação ou um fenômeno global por meio de seus componentes;

Page 17: Tipos de conhecimento Professora: Mariana Nóbrega mariananobregaserva@gmail.com

d) comunicável, já que a comunicabilidade é um meio de promover o reconhecimento de um trabalho como científico. A divulgação do conhecimento é responsável pelo progresso da ciência;

e) preditivo, pois, a partir da investigação dos fatos e do acúmulo de experiências, o conhecimento científico pode dizer o que foi passado e predizer o que será futuro.” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 22-3).

Page 18: Tipos de conhecimento Professora: Mariana Nóbrega mariananobregaserva@gmail.com

Vídeo

“Cientistas aprendem com o conhecimento popular”

Page 19: Tipos de conhecimento Professora: Mariana Nóbrega mariananobregaserva@gmail.com

Conhecimento popular #/= científico

“O conhecimento vulgar ou popular, às vezes denominado senso comum, não se distingue do conhecimento científico nem pela veracidade nem pela natureza do objeto conhecido: o que os diferencia é a forma, o modo ou o método e os instrumentos do ‘conhecer’.” (LAKATOS; MARCONI, 2007, p. 76, grifo nosso).

Page 20: Tipos de conhecimento Professora: Mariana Nóbrega mariananobregaserva@gmail.com

Conhecimento filosófico

“O conhecimento filosófico é valorativo, pois seu ponto de partida consiste em hipóteses, que não poderão ser submetidas à observação [...] por este motivo, o conhecimento filosófico não é verificável, já que os enunciados das hipóteses filosóficas, [...], não podem ser confirmados nem refutados. É racional, em virtude de consistir num conjunto de enunciados logicamente correlacionados. Tem a característica de sistemático, pois suas hipóteses e enunciados visam a uma representação coerente da realidade estudada, numa tentativa de apreendê-Ia em sua totalidade.” (LAKATOS; MARCONI, 2007, p. 78, grifo do autor).

Page 21: Tipos de conhecimento Professora: Mariana Nóbrega mariananobregaserva@gmail.com

“[...] o conhecimento filosófico é caracterizado pelo esforço da razão pura para questionar os problemas humanos e poder discernir entre o certo e o errado, unicamente recorrendo às luzes da própria razão humana. [...] o objeto de análise da filosofia são idéias, relações conceptuais, exigências lógicas que não são redutíveis a realidades materiais e, por essa razão, não são passíveis de observação sensorial direta ou indireta (por instrumentos) [...]” (LAKATOS; MARCONI, 2007, p. 78-9, grifo do autor).

Page 22: Tipos de conhecimento Professora: Mariana Nóbrega mariananobregaserva@gmail.com

Conhecimento religioso

“O conhecimento religioso, isto é, teológico, apóia-se em doutrinas que contêm proposições sagradas (valorativas), por terem sido reveladas pelo sobrenatural (inspiracional) e, por esse motivo, tais verdades são consideradas infalíveis e indiscutíveis (exatas); é um conhecimento sistemático do mundo (origem, significado, familiaridade e destino) como obra de um criador divino; suas evidências não são verificadas: está sempre implícita uma atitude de fé perante um conhecimento revelado.”(LAKATOS; MARCONI, 2007, p. 79, grifo do autor).

Page 23: Tipos de conhecimento Professora: Mariana Nóbrega mariananobregaserva@gmail.com

Resumo: os quatro tipos de conhecimento

ConhecimentoPopular

ConhecimentoReligioso

ConhecimentoFilosófico

ConhecimentoCientífico

ValorativoReflexivo

AssistemáticoVerificável

FalívelInexato

ValorativoInspiracionalSistemático

Não verificávelInfalívelExato

ValorativoRacional

SistemáticoNão verificável

InfalívelExato

Real (factual)ContingenteSistemáticoVerificável

FalívelAproximadamente

exato

Fonte - Quadro elaboado pela autora a partir das informações de (TRUJILLO, 1974 apud LAKATOS; MARCONI, 2007, p. 77).

Quadro 2 - Sistematização das características dos quatro tipos de conhecimento

Page 24: Tipos de conhecimento Professora: Mariana Nóbrega mariananobregaserva@gmail.com
Page 25: Tipos de conhecimento Professora: Mariana Nóbrega mariananobregaserva@gmail.com

Referência GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas da pesquisa

social. Antonio Carlos Gil. – 6. ed. – 5. Reimpr. – São Paulo: Atlas, 2012.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. - 5. ed. - São Paulo: Atlas, 2003.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico / Cleber Cristiano Prodanov, Ernani Cesar de Freitas. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

Page 26: Tipos de conhecimento Professora: Mariana Nóbrega mariananobregaserva@gmail.com

RAMPAZZO, Lino. Metodologia Científica - Para Alunos dos Cursos de Graduação e Pós-graduação. – 3. ed. São Paulo: Loyola, 2005. Disponível em: <http://books.google.com.br/books?id=rwyufjs_DhAC&pg=PA141&lpg=PA141&dq=RAMPAZZO,+Lino.+Metodologia+Cient%C3%ADfica+-+Para+Alunos+dos+Cursos+de+Gradua%C3%A7%C3%A3o+e+P%C3%B3s-gradua%C3%A7%C3%A3o.+%E2%80%93+3.+ed.+S%C3%A3o+Paulo:+Loyola,+2>. Acesso em: 17 Jul. 2014.

SOUSA, Ian Jhemes Oliveira. Análise da Tipologia do Conhecimento: um artigo derevisão de literatura. Disponível em: <http://www.academia.edu/5276440/ANALISE_DA_TIPOLOGIA_DO_CONHECIMENTO_REVIEW_ARTICLE>. Acesso em: 12 Jul. 2014.

Pesquisa em sites

IMAGENS. Domínio público. Disponíveis no google.

LOGMARCA FACISA. Disponível em: <http://www.cesed.br/portal/>. Acesso em: 13 Jul. 2014.

PORTAL HISTÓRIA DIGITAL. 2013. Disponível em: < http://www.historiadigital.org/curiosidades/12-deuses-do-olimpo-na-mitologia-grega/>. Acesso em: : 13 Jul. 2014.