tgadm.files.wordpress.com  · web viewfaculdade de ciÊncias jurÍdicas e gerenciais alves fortes...

12

Click here to load reader

Upload: vanthuan

Post on 13-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: tgadm.files.wordpress.com  · Web viewfaculdade de ciÊncias jurÍdicas e gerenciais alves fortes _____ fundação

FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E GERENCIAIS ALVES FORTES_____________________________________________________________________________________________

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ALÉM PARAÍBA

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃODisciplina: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO - Professor: Allan Ferreira

Introdução a Teoria Geral da Administração – TGA Introdução Habilidades necessárias de um Administrador

Introdução

As instituição que compõem e dinamizam a sociedade moderna não funcionam ao acaso. Elas precisam ser administradas. Estas instituições também podem ser chamadas de “organizações” e são constituídos de “pessoas” que administram conhecimentos, recursos físicos e materiais, financeiros, tecnológicos, mercadológicos, etc.

Existe na verdade, uma estreita dependência entre as pessoas e as organizações. Isto é, a vida das pessoas depende das organizações e as organizações só existem pelo trabalho e a atividade das pessoas.

As organizações são extremamente heterogêneas e diversificadas, de tamanhos diferentes, de características diferentes, de estruturas diferentes, de objetivos diferentes, etc. Existem organizações lucrativas(empresas), não-lucrativas(Exército, Igreja, serviços públicos, entidades filantrópicas, ONGs, etc).

A sociedade moderna é basicamente uma sociedade de organizações e para que as organizações sejam administradas adequadamente elas precisam ser estudadas, conhecidas e analisadas. Este é o objetivo da Teoria Geral da Administração.

Em síntese, quando uma determinada organização atinge um certo porte, precisam ser administradas e devido ao seu tamanho e a complexidade de componentes que influenciam nessas organizações, é necessário que existam pessoas estratificadas em diversos níveis hierárquicos que ocupam atividades e responsabilidades diferentes, que porém, precisam ser coordenadas e integradas.

A administração nada mais é do que a condução racional e estratégica das atividades de uma organização. Sem ela, as organizações jamais teriam condições de existir, sobreviver e crescer. A TGA é o campo do conhecimento humano que estuda a administração das organizações em geral e das empresas em particular.

O administrador desenvolve estratégias, define missões, estabelece objetivos e metas, dimensiona recursos, planeja sua aplicação, efetua diagnósticos, soluciona problemas, impulsiona inovações, aplica e gerencia o conhecimento, cria valor(financeiro, material e intelectual).

O físico alemão Werner Heisenberg(1901-1976), desenvolveu o que chamamos de “Lei da Indeterminação”, em seus estudos, Werner disse que “o processo de observar um fenômeno altera este fenômeno”. Se na física observar um átomo consiste em alterar sua posição e sua velocidade, podemos dizer que, na administração de uma organização a presença de um profissional em uma determinada função afeta e modifica esta função. A presença de outro profissional produziria efeitos diferentes. A maneira de observar, de ser, de agir é diferente.

Assim sendo, concluímos que a administração não é uma atividade mecânica ou rotineira, que dependa apenas de certos hábitos ou conhecimentos do profissional. Pode-se ensinar o que um administrador deve fazer, mas isto não irá capacitá-lo a fazê-lo bem em todas as organizações. O seu sucesso profissional depende de como ele vai aplicar seus conhecimentos em situações complicadas que nem sempre estão sob seu controle, e sobretudo, dentro da atividade de conseguir fazê-lo.

Page 2: tgadm.files.wordpress.com  · Web viewfaculdade de ciÊncias jurÍdicas e gerenciais alves fortes _____ fundação

Habilidade necessárias em um administrador

Existem três tipos de atividade que um administrador deve possuir para trabalhar com competência:

C onhecimento: consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de tarefas específicas com base em sua educação e experiência profissional.

H abilidade: consiste na capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas, educá-las, ensiná-las, orientá-las e motivá-las continuamente.

A titude: consiste em tomar decisões, fazer efetivamente com que os conhecimentos e as habilidades aconteçam. Significa literalmente, fazer as coisas acontecerem.

A TGA busca desenvolver a capacidade de pensar, de definir situações organizacionais complexas, de diagnosticar e propor soluções e sobretudo, inovar e impulsionar. Aliás, as teorias constituem instrumentos conceituais para representar a realidade e conhecer o mundo. As aplicações práticas da TGA serão desenvolvidas através das diferentes disciplinas especializadas da administração, como Produção, Finanças, Marketing, Recursos Humanos, etc.

Peter Drucker, autor neoclássico que estudaremos mais adiante, diz que:

“Administrar é aplicar Ação ao Conhecimento”

Veremos neste curso, uma breve descrição das diversas teorias administrativas, suas características básicas, inovações apresentadas, ponto de vista de diversos autores representativos, aspectos e enfoques que permanecem definitivamente no campo da administração.

Bibliografia principal:Teoria Geral de AdministraçãoIDALBERTO CHIAVENATOEditora Campos6º Edição.

Bibliografia Auxiliar:Teoria Geral de AdministraçãoDa Revolução Urbana à Revolução Digital.Antonio César Amaru MaximianoEditora Atlas.3º Edição.

Page 3: tgadm.files.wordpress.com  · Web viewfaculdade de ciÊncias jurÍdicas e gerenciais alves fortes _____ fundação

FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E GERENCIAIS ALVES FORTES_____________________________________________________________________________________________

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ALÉM PARAÍBA

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃODisciplina: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO - Professor: Allan Ferreira

A Administração e suas Perspectivas Introdução Administração: Técnica e Ciência Conteúdo e Objetivo do Estudo da Administração O estudo Atual da Teoria Geral da Administração Administração na Sociedade Moderna Perspectivas Futuras da Administração

Introdução

Estamos vivendo em um mundo globalizado, em plena era da informação, em uma época de complexidades, transformações, mudanças e incertezas. A administração está se tornando uma das mais importantes áreas da atividade humana. Vivemos em uma civilização onde o esforço cooperativo do homem constitui a base fundamental da sociedade.

É objetivo da administração, fazer as coisas por meio das pessoas e dos recursos disponíveis de maneira eficiente e eficaz. Seja nas indústrias, comércio, organização de serviços públicos, hospitais, universidades, instituições militares, ou em qualquer outra forma de empreendimento humano, a eficiência e a eficácia com que as pessoas trabalham em conjunto para alcançar objetivos comuns depende diretamente da capacidade daqueles que exercem a função administrativa.

A Administração constitui a principal chave para a solução dos mais graves problemas que atualmente afligem nosso mundo. Peter Drucker, autor neoclássico que estudaremos mais adiante, afirma que “não existem países desenvolvidos e países subdesenvolvidos, mas sim países que sabem administrar a tecnologia e os seus recursos disponíveis e potenciais e países que ainda não o sabem”. Em outros termos, existem países administrados e países subadministrados. Podemos dizer que o mesmo ocorre nas organizações.

Os físicos e os químicos, por exemplo, lidam com coisas físicas e concretas. Já os administradores lidam com pessoas e com situações simultaneamente físicas e abstratas. Os administradores, lidam com conhecimentos, com negócios, com clientes, com subordinados, com mercados, com tecnologias, com produtos e serviços, com qualidade, produtividade, competitividade, com concorrentes e fornecedores que estão fora de seu alcance, com objetivos, estratégias, projetos, programas, metas e resultados a serem alcançados.

A tarefa de Administrar aplica-se a qualquer tipo ou tamanho de organização, seja a organização uma indústria, um comércio ou uma prestadora de serviço, ela precisa ser adequadamente administrada para alcançar os seus objetivos com maior eficiência e economia de ação e de recursos. Ou seja, fazer cada vez mais com cada vez menos.

Devido as limitações físicas, biológica e psíquicas dos seres humanos, temos a necessidade de cooperar com outros para, em conjunto, alcançar objetivos que sozinho seria impossível. Dessa forma, a coordenação do esforço e do conhecimento humano trona-se uma questão essencialmente administrativa.

Idalberto Chiavenato, autor brasileiro, diz que:

“É da administração a função de conseguir fazer as coisas por intermédio de diferentes pessoas atuando em diferentes atividades para atingir diferentes objetivos e com os

melhores resultados”.

O certo é que, no passado, somente após as organizações alcançarem um certo tamanho e complexidade é que sua administração passou a enfrentar dificuldades e desafios até então intransponíveis para os seus dirigentes. Foi nesse momento que surgiu a necessidade de uma Teoria da Administração que permitisse oferecer aos dirigentes das organizações os modelos e estratégias adequadas para a solução de seus problemas empresariais.

Page 4: tgadm.files.wordpress.com  · Web viewfaculdade de ciÊncias jurÍdicas e gerenciais alves fortes _____ fundação

Administração: Técnica e Ciência

O estudo da Administração requer uma base metodológica que lhe proporcione sustentação científica e rigor lógico. A metodologia científica permite uma definição mais clara das diversas teorias administrativas e uma fundamentação mais ampla das hipóteses levantadas em cada uma dessas teorias, deixando de lado o enfoque absolutamente empírico.

A ciência, na verdade, não cria coisas nem os objetos. Estes já estão contidos na realidade. A ciência procura conhecê-los, explicá-los e predizer seu comportamento. Ciência significa conhecer, compreender e explicar a realidade.

A técnica, por sua vez, é uma complementação da ciência. Seu objetivo é a operação ou manipulação da realidade, isto é, sua transformação por meio de normas ou procedimentos, programas e regras que normatizam a operação para transformá-los de acordo com a necessidade.

Para a Ciência, falta o aspecto técnico ficando apenas no nível teórico. Já a Técnica não explica, apenas opera e transforma cumprindo o papel conexão, de operacionalização, de instrumentalização dos conhecimentos científicos.

A Administração é ao mesmo tempo Ciência e Técnica.

A Administração é uma ciência que estuda as organizações com finalidade descritiva e explicativa para compreender sua natureza e funcionamento, sua evolução e crescimento e seu comportamento. Nesse sentido, como ciência, a Administração gera teorias e hipóteses que permitem abordagens prescritivas e normativas vinculadas as técnicas de administração, que trata de conduzir as organizações aos objetivos visados. Se a técnica atua sem o conhecimento do que esta ocorrendo, ela passa a ser um ensaio meramente empírico e não científico.

Assim, ciência e técnica da administração atuam de forma complementar e interativa: o campo explicativo da ciência alimenta a técnica; dos progressos e da aplicação da técnica surge a re-alimentação das explicações científicas. Estes revertem logo ao campo explicativo e aprofundam reorientam ou recriam o conhecimento científico.

Ciência: Investiga e Explica, cria o conhecimento.

Técnica: Opera e Transforma uma realidade, aplica normas e procedimentos de acordo com o conhecimento obtido pela ciência.

Ciência: Avalia os resultados obtidos pela Técnica, guia ou altera o conhecimento.

Page 5: tgadm.files.wordpress.com  · Web viewfaculdade de ciÊncias jurÍdicas e gerenciais alves fortes _____ fundação

Conteúdo e Objetivo de Estudo da Administração

A palavra Administrar deriva do latim: ad → Direção, tendência e minister → subordinação, obediência e significa a realização de uma função abaixo do comando de outrem, isto é, a prestação de um serviço a alguém.

No entanto, a tarefa da Administração sofreu uma radical transformação no seu significado original. A tarefa da administração é interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos de maneira de maneira eficiente e eficaz.

Idalberto Chiavenat\, autor brasileiro, concorda que:

“A Administração é o processo de Planejar, Organizar, Dirigir e Controlara ação organizacional a fim de alcançar objetivos globais”.

O significado e o conteúdo da Administração sofreram uma formidável ampliação e aprofundamento ao longo das diferentes teorias que abordaremos neste livro. O conteúdo do estudo da Administração varia de acordo com a época, o autor a teoria ou a escola considerada.

Veja a ordem cronológica dos enfoques e teorias que circundaram a Administração e formaram a Teoria Geral da Administração.

ÊNFASE TEORIA ADMINISTRATIVA PRINCIPAIS ENFOQUES

Nas tarefas Administração Científica Racionalização do trabalho no nível operacional

Na estrutura

Teoria ClássicaTeoria Neoclássica

Organização formalPrincípios gerais da administraçãoFunção do administrador

Teoria da Burocracia Organização formal burocráticaRacionalidade organizacional

Teoria EstruturalistaMúltipla abordagem:Organização formal e informalAnálise intra-organizacional e análise interorganizacional

Nas pessoas

Teoria das Relações Humanas Organização informalMotivação, liderança, comunicações e dinâmicas de grupo

Teoria do Comportamento Organizacional

Estilos de administraçãoTeoria das decisõesIntegração dos objetivos organizacionais e individuais

Teoria do desenvolvimento Organizacional

Mudança organizacional planejadaAbordagem de sistema aberto

No ambiente

Teoria estruturalista Análise intra-organizacional e análise ambientalAbordagem de sistema aberto

Teoria da Contingência Análise ambiental (imperativo ambiental)Abordagem de sistema aberto

Na tecnologia Teoria da Contingência Administração da tecnologia (imperativo tacnológico)

Page 6: tgadm.files.wordpress.com  · Web viewfaculdade de ciÊncias jurÍdicas e gerenciais alves fortes _____ fundação

Quando nasceram as Teorias do Pensamento AdministrativoAnos Teorias

1903 Administração Científica 1909 Teoria da Burocracia 1916 Teoria Clássica 1932 Teoria das Relações Humanas 1947 Teoria Estruturalista 1951 Teoria dos Sistemas 1953 Abordagem Sociotécnica 1954 Teoria Neoclássica 1957 Teoria Comportamental 1962 Desenvolvimento Organizacional 1972 Teoria da Contingência

O Estado Atual da Teoria Geral da Administração

Cinco variáveis básicas influenciam profundamente a TGA: Tarefas, Estrutura, Pessoas, Ambiente e Tecnologia. Cada teoria administrativa procurava valorizar uma ou algumas dessas variáveis básicas. Ao longo do século XX, as várias teorias administrativas – cada qual com suas diferentes contribuições e diferentes enfoques – foram de maneira cumulativa e abrangente envolvendo essas variáveis no desenvolvimento da TGA.

Na verdade, cada teoria surgiu como respostas aos problemas organizacionais e empresariais mais relevantes de sua época, e foi bem-sucedida ao apresentar soluções adequadas para tais problemas. De certo modo, todas as teorias administrativas são aplicáveis as situações atuais. Por isso, o administrador precisa conhecê-las bem para ter à sua disposição um naipe de alternativas adequadas para cada situação.

A indústria automobilística, por exemplo, utiliza suas instalações de manufatura com os mesmos princípios da teoria da Administração Científica. Sua estrutura organizacional, é utilizado os princípios da teoria Clássica e da NeoClássica. Sua organização empresarial como um todo, pode ser explicada pela teoria da burocracia. Seus supervisores são preparados segundo abordagens da teoria das Relações Humanas, seus gerentes pela teoria do Comportamento Organizacional e os dirigentes da área de Recursos Humanos com os conceitos da Teoria do Desenvolvimento Organizacional. Já as relações desse tipo de empresa com os clientes, fornecedores, comunidade podem ser explicadas pelo prisma da teoria Estruturalista e da teoria da Contingência.

Isto mostra que o estado atual da TGA é promissor: ela permite uma variedade enorme de abordagens a respeito de seu objeto de estudo e engloba um expressivo leque de variáveis que devem ser tomadas em consideração.

A TGA estuda a Administração das empresas e demais tipos de organizações do ponto de vista da integração e interdependência entre essas cinco variáveis básicas. O comportamento desses componentes é sistêmico e complexo: cada qual influencia é influenciado pelos outros componentes. Modificações em um provocam modificações em maior ou menor grau nos demais .

Na realidade, a equação entre essas cinco variáveis constitui o principal desafio da administração moderna.

A Administração na Sociedade Moderna

ORGANIZAÇÃO

Page 7: tgadm.files.wordpress.com  · Web viewfaculdade de ciÊncias jurÍdicas e gerenciais alves fortes _____ fundação

O século XX foi o século da Administração. Embora a administração seja uma disciplina relativamente nova, seu desenvolvimento foi muito rápido. A história do pensamento administrativo proporciona uma perspectiva das contribuições e dos problemas e situações com ao quais defrontou o mundo organizacional.

A administração é um fenômeno universal, cada organização requer estratégias de comportamentos, definição de missões e objetivos, tomada de decisões, coordenação de múltiplas atividades, condução de pessoas, avaliação de desempenho, obtenção e alocação de recursos, etc. por essas razões, cada organização precisa não apenas de um administrador, mas de uma equipe de administradores em vários níveis e nas várias áreas e funções para conduzirem as diversas especialidades dentro de um conjunto integrado e harmônico de esforços em direção aos objetivos da empresa.

A Formação profissional de um administrador deve ser ampla e variada, deve ter conhecimentos heterogêneos como matemática, direito, psicologia, sociologia, estatística, e outros, precisa lidar com pessoas que executam tarefas, que planejam, que organizam, que assessoram, que pesquisam e outros, precisa estar atento aos eventos passados e presentes, bem como as previsões e projeções futuras, pois seu horizonte deve ser amplo.

O administrador, além de manter todas as funcionalidades da empresa operando com eficiência, precisa ser um agente de transformação, levando sua empresa a novos rumos, novos caminhos, novos processos, novas metas, novos objetivos, novas estratégias, novos patamares, deve inovar!

A Administração tornou-se importante na condução da sociedade moderna. Ela não é um fim em si mesma, mas um meio de fazer com que as coisas sejam realizadas da melhor forma, com o menor custo, com a maior eficiência e eficácia. Fazer cada vez mais com cada vez menos. A administração agrega valor as empresas e as pessoas.

Perspectivas Futuras da Administração

Não há dúvidas que o futuro será completamente diferente do presente e do passado. Cada época exige uma forma organizacional adequada aos seus problemas e às suas características específicas. Saímos da Era da Industrialização e estamos ingressando na Era da Informática. Isso significa que a forma organizacional tradicional do início do século XX (a organização burocrática) está desaparecendo e dando lugar a nova arquiteturas organizacionais flexíveis e soltas e mais adequadas às novas demandas da era da pós-industrialização.