texto de apoio_rht_profcamila (1)

1
Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC Disciplina: Relações Humanas no Trabalho Docente: Profa. Dra. Camila de Sousa Pereira Guizzo As habilidades sociais referem-se a comportamentos sociais, presentes no repertório de um indivíduo, capazes de atender as demandas das situações interpessoais. Para que a pessoa utilize suas habilidades sociais de modo competente, é necessário avaliar os efeitos de seu comportamento, conforme os seguintes critérios: alcance dos objetivos da interação; manutenção ou melhoria da autoestima dos envolvidos; manutenção ou melhoria da qualidade da relação; equilíbrio de poder dos parceiros; respeito aos direitos humanos (Del Prette & Del Prette, 2001). As habilidades sociais podem ser classificadas, segundo Del Prette e Del Prette (2001) em: Comunicação capacidade de transmitir idéias, verbalizadas ou com gestos e expressões, de forma clara, convincente, de maneira a fazer-se facilmente compreendido. Podemos usar essa habilidade para fazer e responder uma pergunta, falar de si mesmo, iniciar/manter e encerrar uma conversa, dar feedback, falar em público. Civilidade são comportamentos que expressam cortesia e boa educação, por exemplo, dizer bom dia, obrigado, com licença, por favor, desculpe, chamar o outro pelo nome, aguardar a vez para falar. Assertividade - refere-se à afirmação dos próprios direitos e expressão de pensamentos, sentimentos e comportamentos de maneira direta, honesta e apropriada, e que não viole o direito das outras pessoas. Exemplos: lidar com crítica, expressar opinião ou desagrado, solicitar mudança de comportamento, defender os próprios direitos. Empatia capacidade de compreender e sentir o que alguém pensa e sente em uma situação de demanda afetiva, comunicando-lhe adequadamente tal compreensão e sentimento. Expressão de sentimento positivo habilidades que contribuem para a qualidade de vida, o equilíbrio emocional, a harmonia entre as pessoas, a solidariedade, a amizade. Profissionais capazes de atender às diferentes demandas interpessoais do ambiente de trabalho e atingir o cumprimento de metas, a preservação do bem-estar da equipe e o respeito aos direitos de cada um. Essas habilidades podem variar conforme a função, mas para dar alguns exemplos: coordenar grupos, resolver problemas e tomar decisões, transmitir ideias. Importante também observar que nas atividades profissionais podem ser necessárias as classes de habilidades sociais apontadas anteriormente, como as de comunicação, empatia etc. Referência: Del Prette, A. & Del Prette, Z. A. P. (2001). Psicologia das relações interpessoais: Vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis: Vozes.

Upload: tassio

Post on 22-Dec-2015

6 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

camila

TRANSCRIPT

Page 1: Texto de Apoio_RHT_ProfCamila (1)

Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC Disciplina: Relações Humanas no Trabalho Docente: Profa. Dra. Camila de Sousa Pereira Guizzo

As habilidades sociais referem-se a comportamentos sociais, presentes no repertório de um indivíduo, capazes de atender as demandas das situações interpessoais. Para que a pessoa utilize suas habilidades sociais de modo competente, é necessário avaliar os efeitos de seu comportamento, conforme os seguintes critérios: alcance dos objetivos da interação; manutenção ou melhoria da autoestima dos envolvidos; manutenção ou melhoria da qualidade da relação; equilíbrio de poder dos parceiros; respeito aos direitos humanos (Del Prette & Del Prette, 2001).

As habilidades sociais podem ser classificadas, segundo Del Prette e Del Prette (2001) em:

Comunicação – capacidade de transmitir idéias, verbalizadas ou com gestos e expressões, de forma clara, convincente, de maneira a fazer-se facilmente compreendido. Podemos usar essa habilidade para fazer e responder uma pergunta, falar de si mesmo, iniciar/manter e encerrar uma conversa, dar feedback, falar em público.

Civilidade – são comportamentos que expressam cortesia e boa educação, por exemplo, dizer bom dia, obrigado, com licença, por favor, desculpe, chamar o outro pelo nome, aguardar a vez para falar.

Assertividade - refere-se à afirmação dos próprios direitos e expressão de pensamentos, sentimentos e comportamentos de maneira direta, honesta e apropriada, e que não viole o direito das outras pessoas. Exemplos: lidar com crítica, expressar opinião ou desagrado, solicitar mudança de comportamento, defender os próprios direitos.

Empatia – capacidade de compreender e sentir o que alguém pensa e sente em uma situação de demanda afetiva, comunicando-lhe adequadamente tal compreensão e sentimento.

Expressão de sentimento positivo – habilidades que contribuem para a qualidade de vida, o equilíbrio emocional, a harmonia entre as pessoas, a solidariedade, a amizade.

Profissionais – capazes de atender às diferentes demandas interpessoais do ambiente de trabalho e atingir o cumprimento de metas, a preservação do bem-estar da equipe e o respeito aos direitos de cada um. Essas habilidades podem variar conforme a função, mas para dar alguns exemplos: coordenar grupos, resolver problemas e tomar decisões, transmitir ideias. Importante também observar que nas atividades profissionais podem ser necessárias as classes de habilidades sociais apontadas anteriormente, como as de comunicação, empatia etc.

Referência:

Del Prette, A. & Del Prette, Z. A. P. (2001). Psicologia das relações interpessoais: Vivências

para o trabalho em grupo. Petrópolis: Vozes.