teoria dos jogos

2
nosUniversidade de Brasília (UnB) Faculdade de Ceilândia – FCE Discente: Stefany Ingrid Lopes Santana Matrícula: 13/0153656 Docente: Mariana Sodario Cruz Disciplina: Teorias e Modelos de Administração Teoria dos Jogos a) Em que consiste a Teoria dos Jogos? Cite exemplos de sua utilização. De acordo com John Nash a Teoria dos Jogos é o estudo das estratégias de tomadas de decisão. Ou seja, a Teoria dos Jogos é o estudo das tomadas de decisões entre indivíduos quando o resultado de cada um depende das decisões dos outros, numa interdependência similar a um jogo. Ela estuda cenários onde existem vários interessados em otimizar os próprios ganhos, as vezes em conflito entre si. Como exemplo posso citar uma empresa querendo aumentar seus lucros a partir de duas possibilidades, algo mais simples como decidir a compra de um carro a partir de seus custo e benefícios e um exemplo de duas empresas que são concorrentes entre si e uma lança um revolucionário produto no mercado de custo elevado, assim, é possível que a outra empresa venha a fazer 3 ações: um investimento em um produto semelhante para fortalecer a concorrência, lançar um outro produto igualmente revolucionário ou fortalecer os seus produtos. Assim, a decisão de uma empresa irá afetar diretamente a outra e vice-versa. b) O que é o dilema do prisioneiro? Existem dois presos, um deles recebe uma proposta, se ele confessar o crime, apenas seu parceiro fica 10 anos preso, se os dois confessarem ambos ficarão 5 anos cada, se apenas o parceiro confessar o preso em questão ficará 10 anos preso e se nenhum deles confessar, cada um deles ficará 2 anos presos. Assim, o cada prisioneiro deverá pensar na melhor alternativa para eles, sendo que muitos dos casos,

Upload: stefany-ingrid

Post on 24-Dec-2015

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Teoria Dos Jogos

nosUniversidade de Brasília (UnB)

Faculdade de Ceilândia – FCE

Discente: Stefany Ingrid Lopes Santana Matrícula: 13/0153656

Docente: Mariana Sodario Cruz

Disciplina: Teorias e Modelos de Administração

Teoria dos Jogos

a) Em que consiste a Teoria dos Jogos? Cite exemplos de sua utilização.

De acordo com John Nash a Teoria dos Jogos é o estudo das estratégias de tomadas de decisão. Ou seja, a Teoria dos Jogos é o estudo das tomadas de decisões entre indivíduos quando o resultado de cada um depende das decisões dos outros, numa interdependência similar a um jogo. Ela estuda cenários onde existem vários interessados em otimizar os próprios ganhos, as vezes em conflito entre si. Como exemplo posso citar uma empresa querendo aumentar seus lucros a partir de duas possibilidades, algo mais simples como decidir a compra de um carro a partir de seus custo e benefícios e um exemplo de duas empresas que são concorrentes entre si e uma lança um revolucionário produto no mercado de custo elevado, assim, é possível que a outra empresa venha a fazer 3 ações: um investimento em um produto semelhante para fortalecer a concorrência, lançar um outro produto igualmente revolucionário ou fortalecer os seus produtos. Assim, a decisão de uma empresa irá afetar diretamente a outra e vice-versa.

b) O que é o dilema do prisioneiro?

Existem dois presos, um deles recebe uma proposta, se ele confessar o crime, apenas seu parceiro fica 10 anos preso, se os dois confessarem ambos ficarão 5 anos cada, se apenas o parceiro confessar o preso em questão ficará 10 anos preso e se nenhum deles confessar, cada um deles ficará 2 anos presos. Assim, o cada prisioneiro deverá pensar na melhor alternativa para eles, sendo que muitos dos casos, eles pensam apenas em maximizar suas vantagens sobre o outro prisioneiro. A partir disso, os prisioneiros deverão encarar o dilema como um problema matemático onde ele pensará nas possibilidades sendo a melhor alternativa a que beneficia ambos.

c) Como a Teoria dos Jogos pode contribuir para o processo decisório na saúde?

A partir da teoria dos jogos e analisando o caso do dilema do prisioneiro, podemos pensar essa teoria como uma bela ajuda para a tomada de decisão na saúde. A partir dessa teoria, nós compreendemos que maximizar a vantagem de um determinado indivíduo ou grupo não é benéfico ao outro, por isso devemos ponderar e tentar beneficiar a todos. Como exemplo, posso citar a escolha por incorporar uma nova vacina no SUS que poderá beneficiar bastante pessoas ou usar o mesmo gasto para a compra de medicamentos para uma doença rara. Deverá se ponderar qual a melhor escolha.