templo da luz azul doutrina umbandista · las preta, branca e vermelha, flores variadas (brancas e...

6
Templo da Luz Azul Doutrina Umbandista Ano I Novembro /Dezembro de 2012 Informativo Bimestral www.templodaluzazul.com.br - email: [email protected] EDITORIAL DO MÊS O mês de Novembro sempre vem trazendo muita alegria no coração de todos nós umbandistas, pois é o mês de comemoração do Dia da Umbanda. No dia 15 de Novembro celebramos mais um ano da existência física de nossa religião, com o advento do Caboclo das Sete En- cruzilhadas e do médium Zélio Fernandino de Moraes, concretizando no Brasil a origem dessa amada religião. Nesse ano de 2012 tivemos a promulgação da LEI Nº 12.644, DE 16 DE MAIO DE 2012 que decreta o dia 15 de Novembro como o dia Nacional da Umbanda, conforme segue abaixo. Saravá a Umbanda !!! Salve Zélio Fernandino de Moraes !!! Saravá o caboclo das 07 Encruzilhadas !!!! Savará à todos nós umbandistas, que amamos e praticamos com muita seriedade e compromisso essa amada religião !!! Pai Claudio. Aceitamos todo tipo de doação (dinheiro, alimentos, velas, rou- pas, materiais de higiene e de limpeza, remédios, móveis, etc), para atendermos as necessidades de nossos irmãos necessitados e que nos procuram para auxilio. As doações podem ser levadas diretamente no terreiro nos dias de gira de atendimento (6ª. Feira a partir das 20h30min). Presidência da República - Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 12.644, DE 16 DE MAIO DE 2012. Institui o Dia Nacional da Umbanda. A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º Fica instituído o Dia Nacional da Umbanda, que será comemorado, anualmente, em 15 de novembro. Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Brasília, 16 de maio de 2012 - 191º. da Independência e 124º. da República. DILMA ROUSSEFF

Upload: phungphuc

Post on 25-Nov-2018

223 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Templo da Luz Azul Doutrina Umbandista · las preta, branca e vermelha, Flores variadas (brancas e roxas) Defumação: Carqueja, Arruda, Pó de café, ... Defumação: Melissa, Sálvia,

Templo da Luz Azul

Doutrina Umbandista

Ano I

Novembro /Dezembro de 2012

Informativo Bimestral

www.templodaluzazul.com.br - email: [email protected]

EDITORIAL DO MÊS

O mês de Novembro sempre vem trazendo muita alegria no coração de todos nós umbandistas, pois é o mês de comemoração do Dia da Umbanda. No dia 15 de Novembro celebramos mais um ano da existência física de nossa religião, com o advento do Caboclo das Sete En-cruzilhadas e do médium Zélio Fernandino de Moraes, concretizando no Brasil a origem dessa amada religião. Nesse ano de 2012 tivemos a promulgação da LEI Nº 12.644, DE 16 DE MAIO DE 2012 que decreta o dia 15 de Novembro como o dia Nacional da Umbanda, conforme segue abaixo. Saravá a Umbanda !!! Salve Zélio Fernandino de Moraes !!! Saravá o caboclo das 07 Encruzilhadas !!!! Savará à todos nós umbandistas, que amamos e praticamos com muita seriedade e compromisso essa amada religião !!! Pai Claudio.

Aceitamos todo tipo de doação (dinheiro, alimentos, velas, rou-

pas, materiais de higiene e de limpeza, remédios, móveis, etc),

para atendermos as necessidades de nossos irmãos necessitados e

que nos procuram para auxilio.

As doações podem ser levadas diretamente no terreiro nos dias

de gira de atendimento (6ª. Feira a partir das 20h30min).

Presidência da República - Casa Civil

Subchefia para Assuntos Jurídicos

LEI Nº 12.644, DE 16 DE MAIO DE 2012. Institui o Dia Nacional da Umbanda.

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º Fica instituído o Dia Nacional da Umbanda, que será comemorado,

anualmente, em 15 de novembro. Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 16 de maio de 2012 - 191º. da Independência e 124º. da República.

DILMA ROUSSEFF

Page 2: Templo da Luz Azul Doutrina Umbandista · las preta, branca e vermelha, Flores variadas (brancas e roxas) Defumação: Carqueja, Arruda, Pó de café, ... Defumação: Melissa, Sálvia,

PÁGINA 2 TEMPLO DA LUZ AZUL

No dia 02/11 celebramos o dia dedicado ao orixá Omolu dentro dos rituais de Umbanda.

Omolu é o orixá que tem o poder de paralisar todo o processo evolutivo criativo ou gerativo que se desvirtuar, se de-generar, se desequilibrar, se emocionar e se negativar. Pai Omolu nos paralisa nos atos geradores desvirtuados, das idéias, doutrinas, projetos, desejos, faculdades sexu-ais, princípios, leis etc. É o Guardião dos Mortos e das Vidas, pois paralisa todos que atentarem contra ela. É o “Senhor das Almas”, pois, se a Lei o orde-nar, mantém os espíritos nos cemitérios após o de-sencarne. Ele guarda para Olorum os espíritos que, durante sua jornada terrena, fraquejaram e se entre-garam à vivência de seus vícios emocionais. Mas, ele não pune ou castiga, apenas conduz cada um ao seu devido lugar logo após o desencarne. O orixá Omolu é o Senhor do Ponto de Força do Campo Santo.

Fator / Atributo – Paralisador

Atribuição / Sentido – paralisar e encerrar todos os fatores do ser, atuando na evolução do mesmo. Atua na Morte do Ser.

Essência – Telúrica

Cor / Velas – Roxo e/ou (Preto, Vermelho e Branco)

Flores – Crisântemos (branco e roxo)

Pedras – Ônix Preto, Cianita preta, Olho de cabra

Ervas – Manjericão roxo, Hortelã, Peregum roxo, Folha alcachofra, Carqueja, Chapéu Couro, Ipê roxo, Casca alho, Arruda e Alecrim

Ponto Força – Cemitério (campo santo), Areia do mar

Saudação – Atotô !!!

Sincretismo – São Roque

Dia Comemoração – 02 de novembro (finados)

Bebidas – Vinho Tinto Doce Licoroso

Frutas – Banana da Terra, Abacate, Caju, Jaca, Ameixa preta, Figo, Laranja lima, Coco Seco, Maracujá

Elemento – Terra, Palha da costa, Pipoca

Ferramenta – Foice

Água – do mar, da fonte

Oferenda Ritual: Pipoca, Sal grosso, Terra, Palha da costa, Mel, Vinho Licoroso e Água Mineral, Vela roxa ou ve-las preta, branca e vermelha, Flores variadas (brancas e roxas)

Defumação: Carqueja, Arruda, Pó de café, Manjericão e Ipê Roxo

Banho: Água do mar, Carqueja e Crisântemo branco e/ou roxo

ORIXÁ – Pai Omolu

Page 3: Templo da Luz Azul Doutrina Umbandista · las preta, branca e vermelha, Flores variadas (brancas e roxas) Defumação: Carqueja, Arruda, Pó de café, ... Defumação: Melissa, Sálvia,

PÁGINA 3 ANO I—NOVEMBRO/DEZEMBRO DE 2012

Yemanjá, nossa Mãe, Rainha do Mar, Senhora da Coroa estrelada é a orixá Maior doadora da vida e dona do ponto de força da Natureza, o Mar, santuário aberto, onde tudo é levado para ser purificado e depois devolvido. Ela foi gerada na qualidade criativa e geradora do Criador Olorum, e é a criatividade e a geração em si mesma. Yemanjá rege sobre a geração e simboliza a maternidade, o amparo materno, a mãe propriamente dita. Yemanjá é a água que nos dá a vida, como uma força divina. Ao mar, alimentador da vida, se dirigem milhares de espíritos após o desencarne, à procura de Paz. Lá encontram um campo vasto para viver em Paz. Simbolicamente, Mãe Yemanjá é representada com a estrela do mar, que é a estrela da geração (vida).

Fator / Qualidade – Gerador, Criacionista

Atribuição – Dar vida aos seres

Sentido (ser) – corresponde as necessida-des familiares e estrutural

Essência – Aquática

Cor / Velas – Azul claro e Prata

Flores – de leite, Lírio, Palmas e todas as flo-res brancas

Pedras – Água Marinha, Pérola, Conchas Marinhas

Ervas – Melissa, Lágrimas de N. Sra, Alfaze-ma, Colônia, Erva Santa Luzia

Ponto Força – Praia, Mar

Saudação – Adoci-yaba! – significa: Salve a Senhora da Água! Odoiá

Sincretismo – N. Sra. Conceição, N. Sra. das Candeias, N. Sra. da Gloria

Dia Comemoração – 08 de Dezembro, 31 de Dezembro, 02 de Fevereiro e 15 de agosto

Chacra – Básico

Ferramenta / Instrumento – Abebê Prateado

Símbolo – Estrela do Mar, Estrela de 5 pontas

Água – do mar

Oferenda Ritual: Uva Itália, Melão, Pêra, Champagne Branca, Manjar branco com calda de Ameixa, Pês-sego em calda, Velas azul claro e prata, Flores Branca (Palma, Rosa, Lírio, Copo de Leite, Gérbera e Li-sianto)

Defumação: Melissa, Sálvia, Alfazema, Erva Cidreira e Rosa branca

Banho: Água do mar, Melissa, Pétalas de rosa branca e Alfazema (perfume)

ORIXÁ – Mãe Yemanjá

Page 4: Templo da Luz Azul Doutrina Umbandista · las preta, branca e vermelha, Flores variadas (brancas e roxas) Defumação: Carqueja, Arruda, Pó de café, ... Defumação: Melissa, Sálvia,

ANO I—NOVEMBRO/DEZEMBRO DE 2012 PÁGINA 4

GUIAS ESPIRITUAIS – Marinheiros

Os Marinheiros trabalham na linha de Iemanjá e do povo d'água, sempre trazendo uma mensagem de esperança e muita força, nos dizendo que se pode lutar e desbravar o desconhecido, do nosso interior ou do mundo que nos rodei-a se tivermos fé, confiança e trabalho unido, em grupo.

Seu trabalho é realizado em descarregos, consultas, passes, no de-senvolvimento dos médiuns e em outros trabalhos que possam en-volver demandas.

A gira de marinheiro e bem alegre e descontraída. Eles são sorriden-tes e animados, não tem tempo ruim para esta falange. Com palavras macias e diretas eles vão bem fundo na alma dos consulentes e em seus problemas.

A marujada coloca seus bonés e, enquanto trabalham, cantam, be-bem e fumam. Bebem Whisky, Vodka, Vinho, Cachaça, e mais o que tiver de bom gosto. Fumam charuto, cigarro, cigarrilha e outros fumos diversos.

Em seus trabalhos são sinceros e ligeiramente românticos, sentimen-tais e muito amigos. Gostam de ajudar àqueles e àquelas que estão com problemas amorosos ou em procura de alguém, de um "porto seguro".

A gira de marinheiro, em muito, parece uma grande festa, pela sua alegria e descontração, mas também, existe um grande compromisso e responsabilidade no trabalho que e feito.

Salve o povo d'água !!!

Page 5: Templo da Luz Azul Doutrina Umbandista · las preta, branca e vermelha, Flores variadas (brancas e roxas) Defumação: Carqueja, Arruda, Pó de café, ... Defumação: Melissa, Sálvia,

PÁGINA 5 TEMPLO DA LUZ AZUL

Pontos de Marinheiros

Chegada

Mas eu não sou daqui

Marinheiro só

Eu não tenho amor

Marinheiro só

Eu sou da Bahia

Marinheiro só

De São Salvador

Marinheiro só

Oh marinheiro, marinheiro

Marinheiro só

Quem te ensinou a nadar

Marinheiro só

Foi o tombo do navio

Marinheiro só

Ou foi o balanço do mar

Marinheiro só

Lá vem, lá vem

Marinheiro só

Ele vem faceiro

Marinheiro só

Todo de branco

Marinheiro só

Com seu bonezinho...

Puxa as correntes do mar marinheiro

Marinheiro, marinheiro

Eu vim trabalhar no terreiro

Sustentação

Navio negreiro no fundo do mar

Correntes pesadas na areia arrastar

A negra escrava se pôs a cantar

Sarava minha mãe Iemanjá

Virou a caçamba de fundo pro mar

E quem nos salvou foi mãe Iemanjá

Sarava minha mãe iemanjá

Oi cirandeiro, oi cirandeiro ó

Oi cirandeiro, oi cirandeiro ó

A pedra do seu anel

Brilha mais que ouro em pó

Seu marinheiro eu não sei por que

Toda madrugada eu sonho com você

Marinheiro é bom

É bom nessa corrente

Só um marinheiro pra salvar toda essa gente

Partida

O navio apitou

O relógio marcou hora

Adeus minha gente

Marinheiro vai embora

Seu marinheiro sua morada é no mar

Eu vou, eu vou remando

Remando para o mar

Seu marinheiro que balanço é esse

É seu barquinho que vai para o mar

Levando flores belas pra mãe Iemanjá

Page 6: Templo da Luz Azul Doutrina Umbandista · las preta, branca e vermelha, Flores variadas (brancas e roxas) Defumação: Carqueja, Arruda, Pó de café, ... Defumação: Melissa, Sálvia,

ANO I—NOVEMBRO/DEZEMBRO DE 2012 PÁGINA 6

Calendário de Atendimento

NOVEMBRO

02/11 - Não teremos atendimento – Feriado

09/11 – Atendimento: Preto Velho

16/11 - Não teremos atendimento – Feriado

23/11 - Atendimento: Caboclos

30/11 - Atendimento: Exu e Pombagira

DEZEMBRO

07/12 - Atendimento: Caboclas de Yemanjá e Marinheiros

14/12 – Atendimento: Baianos (última gira de 2012)

FEVEREIRO/2013

15/02 – Atendimento: Caboclos

Dia 14/12/12 será nossa última gira de atendimento de 2012.

Estaremos de férias no mês de Janeiro/2013 e retornaremos com os atendimen-

tos espirituais no dia 15/02/13 (6ª. feira) a partir das 20h30min.