sociologia - opinião sobre o racismo

2
Opinião sobre o racismo Na minha opinião, apesar do mundo estar em constante mudança, a questão do racismo ainda predomina como uma forma de descriminação nível global. O racismo resulta de vários fenómenos que advêm de há muitos séculos atrás. Um exemplo marcante na história da humanidade foi o caso, por exemplo, do grande ditador Hitler. Mas passando para, os nossos dias existe ainda muita descriminação racial, o que provoca grandes conflitos e alguma polémica na sociedade. As pessoas são descriminadas pela cor, pelas suas origens ou mesmo pela sua forma de estar na vida. A forma mais simples de explicar o fenómeno do racismo, é apresentar exemplos óbvios. Quantas vezes, não ouvimos uma pessoa dizer que “os pretos são estúpidos”, ou dizer “Achas que eu sou preto?”. Estas frases resultam da ignorância de pessoas que não sabem estabelecer uma conduta ética própria e que ignoram o facto de todos sermos iguais e termos os mesmos direitos. Se existe um assalto, associam aos negros. Se acontece um homicídio, ouve ciganos à mistura. O racismo existe em todo o mundo e sinceramente acho que irá sempre haver quem seja racista. Felizmente posso me orgulhar de ter vários amigos de várias raças e nunca me ter submetido a uma conduta de racismo. Um dos casos que se encontra bem presente na nossa memória foi a guerra que ocorreu recentemente entre o povo cigano e as pessoas de raça negra nos arredores de Lisboa. Terá havido um fundamentalismo racista, ou seria os interesses de cada povo que estavam na origem daquela guerra? Ainda mais recente, foi a eleição do novo presidente dos Estados Unidos. Barack Obama. Pela primeira vez existe um presidente Afro-Americano, na casa branca e a comandar um país onde o racismo é ainda muito frequente, não só quanto aos negros, mas também quanto a outras raças. O desprezo, a descriminação, as guerras, a falta de humanismo tem muita da sua origem neste fenómeno, chamado racismo. Será que a eleição de Barack Obama, são indícios de que este fenómeno poderá conhecer novas etapas? Estará o povo a nível mundial, a perceber que não existe diferenças entre

Upload: fabio

Post on 08-Jun-2015

7.142 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sociologia - Opinião Sobre o Racismo

Opinião sobre o racismo

Na minha opinião, apesar do mundo estar em constante mudança, a questão do racismo ainda predomina como uma forma de descriminação nível global. O racismo resulta de vários fenómenos que advêm de há muitos séculos atrás. Um exemplo marcante na história da humanidade foi o caso, por exemplo, do grande ditador Hitler. Mas passando para, os nossos dias existe ainda muita descriminação racial, o que provoca grandes conflitos e alguma polémica na sociedade. As pessoas são descriminadas pela cor, pelas suas origens ou mesmo pela sua forma de estar na vida. A forma mais simples de explicar o fenómeno do racismo, é apresentar exemplos óbvios. Quantas vezes, não ouvimos uma pessoa dizer que “os pretos são estúpidos”, ou dizer “Achas que eu sou preto?”. Estas frases resultam da ignorância de pessoas que não sabem estabelecer uma conduta ética própria e que ignoram o facto de todos sermos iguais e termos os mesmos direitos.

Se existe um assalto, associam aos negros. Se acontece um homicídio, ouve ciganos à mistura. O racismo existe em todo o mundo e sinceramente acho que irá sempre haver quem seja racista. Felizmente posso me orgulhar de ter vários amigos de várias raças e nunca me ter submetido a uma conduta de racismo. Um dos casos que se encontra bem presente na nossa memória foi a guerra que ocorreu recentemente entre o povo cigano e as pessoas de raça negra nos arredores de Lisboa. Terá havido um fundamentalismo racista, ou seria os interesses de cada povo que estavam na origem daquela guerra?

Ainda mais recente, foi a eleição do novo presidente dos Estados Unidos. Barack Obama. Pela primeira vez existe um presidente Afro-Americano, na casa branca e a comandar um país onde o racismo é ainda muito frequente, não só quanto aos negros, mas também quanto a outras raças. O desprezo, a descriminação, as guerras, a falta de humanismo tem muita da sua origem neste fenómeno, chamado racismo. Será que a eleição de Barack Obama, são indícios de que este fenómeno poderá conhecer novas etapas? Estará o povo a nível mundial, a perceber que não existe diferenças entre povos. Existem muitas perguntas e poucas respostas em relação ao racismo.

Sabe-se que é um fenómeno que passou gerações e chegou aos nossos dias com o mesmo tipo de influencias de antigamente. Para mim, nada mudou. Muitas das guerras mundiais de hoje resultam do racismo. Muita pobreza resulta do racismo. Fome, desigualdades sociais e condições precárias resultam deste fenómeno que está para durar. A luta contra o racismo faz-se ouvir hoje em dia, através dos meios de comunicação, de filmes, da música, manifestações e através de debates. Mas, o problema é que é difícil encontrar a verdadeira razão do racismo. Em jeito de conclusão, penso que este fenómeno ainda vai durar e dar muito que falar. Mas o meu desejo era que assim não fosse.