socialização

7

Click here to load reader

Upload: daniel-nunes

Post on 10-Jul-2015

279 views

Category:

Education


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Socialização

PowerPoint Específico

Daniel Nunes

Tiago Costa

Page 2: Socialização

Com a realização desta apresentação foi proposto querefletamos sobre a utilidade que o processo desocialização tem na compreensão do nosso tema anual,que procura estudar o impacto que a inclusão dediferentes grupos culturais tem na vida em Sociedade,nomeadamente a questão da Etnicidade .

Page 3: Socialização

Sendo a Socialização definida como processo pelo qual oindivíduo aprende e interioriza valores, normas oucomportamentos de uma determinada cultura, esteprocesso está intimamente ligado com a questão daEtnicidade.

Por Etnicidade entendemos que é o conjunto decaracterísticas semelhantes a um grupo de pessoas, que asdiferencia de outros grupos. São exemplos a língua ou astradições de um determindado grupo cultural.

Page 4: Socialização

Quando aprendermos determinados valores ounormas através dos agentes de socialização (família,escola, amigos) estamos a ser influenciados de umacerta maneira a vermos esses comportamentos comosendo os mais correctos, o que no leva por vezes aachar estranhos ou inaceitáveis os comportamentos deoutras culturas ou grupos.

Page 5: Socialização

Na Realização do nosso trabalho anual há que ter ematenção o modo como o processo de socialização iráou não influenciar as opiniões finais, pois quandoelaborarmos o nosso trabalho iremos contactar comdiversos grupos culturais, nomeadamente a culturaasiática e a cultura africana.

Por outro lado a socialização será bastante útil pois éatravés dela que conseguiremos descobrirregularidades de culturas tão diferentes como as quevamos estudar.

Page 6: Socialização

O nosso trabalho anual é sobre a Etnicidade, edefinimos como um dos objectivos, observar, estudar edescobrir certas regularidades de três culturasdiferentes: Cultura Portuguesa, Cultura Africana,Cultura Asiática.

Podemos concluir assim que devemos por um ladoafastar o poder que a socialização tem sobre nós, demaneira a não formarmos juízes de valor errados sobreoutras culturas que não conhecemos, mas por outro,devemos utilizar a socialização como um mecanismoque nos permita conhecer melhor outras culturas.