slides humanas cap 02

30
APRESENTA

Upload: sidneydofla

Post on 26-Oct-2015

61 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Slides Humanas Cap 02

apresenta

Page 2: Slides Humanas Cap 02

aULas - nOVO eneMteoria e resolução de exercícios

Page 3: Slides Humanas Cap 02

Geopolítica

COMpetÊnCIa 2

Geopolítica

Page 4: Slides Humanas Cap 02

Através de Mapas Temáticos:

Mapas Múndi Físico:Clima; Vegetação; Relevo; Hidrografia.

Mapas Múndi Político:Econômico; Transportes; Divisão Internacional do Trabalho; Migrações.

Mapas Regionais:Blocos Econômicos; Países; Continentes.

representações Gráficas e Cartográficas

Ciências HUManas

GUIAPRÁTICO

ENEMnovo

Page 5: Slides Humanas Cap 02

Através de Representações Gráficas:

Gráficos temáticos:Gráficos de Evolução Econômica;Gráficos de Crescimento Populacional;Gráficos de Índice de Desenvolvimento Humano(I.D.H.);Gráficos de Migração;Diagramas;Pirâmides Etárias.

representações Gráficas e Cartográficas

Ciências HUManas

GUIAPRÁTICO

ENEMnovo

Page 6: Slides Humanas Cap 02

O mapa abaixo destaca os países do Mercosul.

Da maneira como está disposto, o mapa:

a) distorce a fronteira entre os países da América do Sulb) aumenta o tamanho dos países do Mercosulc) não serve para representar o Mercosuld) não altera nem o tamanho dos países nem as fronteiras entre elese) está errado por que não inclui o Chile

exercício (pág. 24 - exercício 01)

Ciências HUManas

GUIAPRÁTICO

ENEMnovo

Page 7: Slides Humanas Cap 02

resolução

Alternativa D

O Mercado Comum do Sul (Mercosul) é composto por quatro países: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. O mapa em questão, que destaca o Mercosul, está disposto de for-ma diferente dos mapas convencionais. Nesse caso, o mapa foi simplesmente posto de ponta-cabeça – também chamado de inversão –, sem sofrer nenhuma alteração.

Ciências HUManas

GUIAPRÁTICO

ENEMnovo

Page 8: Slides Humanas Cap 02

O gráfico apresenta a porcentagem da população rural do Brasil nas últimas décadas. População (%) rural do Brasil

Os dados do gráfico comprovam que, nas últimas décadas:

a) houve uma diminuição da população das cidadesb) a população rural aumentou consideravelmentec) houve uma oscilação com momentos em que a população rural cresce e outras em que diminuid) o Brasil se tornou um país com concentração rurale) houve uma forte migração do campo para a cidade

exercício (pág. 24 - exercício 02)

Ciências HUManas

GUIAPRÁTICO

ENEMnovo

Page 9: Slides Humanas Cap 02

resolução

Alternativa E

O gráfico demonstra a migração da população brasileira do campo em direção a cidade (em 1950 cerca de 60% da população vivia no campo contra menos de 20% em 2000). Esse processo, conhecido como êxodo rural, foi fruto da associação da concentração da propriedade da terra pelos latifundiários à grande exploração da mão-de-obra rural e, também, à ausência de políticas sociais capazes de melhorar o baixo padrão de vida da população rural.

Ciências HUManas

GUIAPRÁTICO

ENEMnovo

Page 10: Slides Humanas Cap 02

Leia o texto abaixo:“A verdade é que a visão geral da mata Atlântica no Brasil colônia, especialmente no cotidiano da pro-dução e do assentamento, aproximou-se da imagem difundida em 1711 pelo jesuíta André João Anto-nil, em “Cultura e Opulência do Brasil por suas drogas e minas.” Na obra de Antonil, a floresta surge, ao menos indiretamente, como um grande estorvo: ‘feita a escolha da melhor terra para a cana, roça-se, queima-se, alimpa-se, tirando-lhe tudo o que podia servir de obstáculo’. A Mata Atlântica, em toda a sua beleza e diversidade, não era mais do que um obstáculo ao plantio da cana, refletindo assim a percepção dos agentes da economia colonial, para quem a abertura contínua da fronteira, através das queimadas, representava a maneira mais fácil e barata de avançar na agricultura. O que era, aliás, per-feitamente racional do ponto de vista do imediatismo econômico, especialmente levando-se em conta que a floresta aparecia, aos olhos dos colonizadores, como um oceano verde sem limites”.

José Augusto Pádua. Defensores da Mata Atlântica no Brasil Colônia.

Fonte: Revista Nossa História. Ano 1 no 6, pág. 15

Na atualidade, restam no Brasil apenas 7% da área de Mata Atlântica existente em 1500. Levando em consideração as informações acima, escolha a opção correta.

a) Durante a colonização do Brasil, valorizava-se a produção agrícola, sem que se preservassem os recursos naturaisb) O processo de destruição da Mata Atlântica ocorre desde que surgiu vida na Terrac) Os europeus acreditavam, desde o período colonial, que os recursos naturais eram limitadosd) A floresta era um entrave econômico para os europeus por oferecer escassos recursos naturaise) Devido ao seu alto valor comercial, não se deve utilizar todos os recursos da Mata Atlântica, sem que haja preocupação com a preservação, assim como fizeram os portugueses

exercício (pág. 26 - exercício 06)

Ciências HUManas

GUIAPRÁTICO

ENEMnovo

Page 11: Slides Humanas Cap 02

resolução

Alternativa A

Muitos dos problemas ambientais que vemos hoje no Brasil e no resto do mundo não são novos. Prova disso é a visão que os portugueses tinham sobre nossa Mata Atlântica. Para eles, ela era um empecilho ao desenvolvimento econômico da região e seus recursos eram inesgotáveis. A exploração agrícola do território era considerada mais importante do que a preservação ambiental.

Ciências HUManas

GUIAPRÁTICO

ENEMnovo

Page 12: Slides Humanas Cap 02

A intensa urbanização que vem ocorrendo no Brasil, desde a década de 1950, tem sido acompanhada por um processo de metropolização, isto é, grandes contingentes populacionais que formam as regi-ões metropolitanas. Isso significa que as grandes cidades, sobretudo as metrópoles, têm crescido em ritmo superior ao das pequenas cidades. Podemos atribuir esse processo a fatores como:

a) a industrialização, a mudança das relações de trabalho no campo e a concentração de terrasb) o difícil acesso às terras e os transtornos causados pelos fenômenos climáticos típicos da região tropicalc) a escolarização do trabalhador rural que ficou excluído do processo de mecanização rurald) a atração que as áreas metropolitanas exercem sobre a população rural, por existir, nas metrópoles, trabalho bem remunerado e garantidoe) Mesmo com o crescimento da cidade, como algumas pessoas continuaram no campo, não existiu mudança alguma nas relações de trabalhos

exercício (pág. 28 - exercício 09)

Ciências HUManas

GUIAPRÁTICO

ENEMnovo

Page 13: Slides Humanas Cap 02

resolução

Alternativa A

A industrialização do Brasil, que passou por uma grande expansão após 1950, somada à mecanização da agricultura, da ampliação da pobreza no campo e concentração de ter-ras nas mãos de poucos e ricos fazendeiros, foram alguns dos motivos para o êxodo rural vivido no Brasil. Nesse processo, boa parte da população camponesa mudou-se para as grandes cidades em busca de emprego e melhoria da qualidade de vida, produzindo uma intensa urbanização e metropolização. Aausência de planejamento e de políticas públicas que acompanhassem este processo produziram boa parte dos problemas que hoje encontramos nos grandes centros urbanos.

Ciências HUManas

GUIAPRÁTICO

ENEMnovo

Page 14: Slides Humanas Cap 02

www.CUrsOeneM.org.br

Page 15: Slides Humanas Cap 02

Através dos Países Industrializados, dos Recursos Naturais, Geopolítica:

poder entre as nações

Ciências HUManas

GUIAPRÁTICO

ENEMnovo

Países de Influência Econômica;Países de Influência Política e Cultural;Poderio Militar;Poderio Nuclear;

Blocos Econômicos;Regiões de Conflitos Étnico-Religiosos;Regiões de abundância em Recursos Naturais.

Page 16: Slides Humanas Cap 02

Através de Regionalizações Econômicas

Mapas Múndi Físico:Capitalismo versus Socialismo (Leste/Oeste);Zonas de Influência do Euro, Dollar Americano;Países Ricos versos Países Pobres (Norte/Sul);Blocos Econômicos(Mercosul; União Européia)

representações Gráficas e Cartográficas

Ciências HUManas

GUIAPRÁTICO

ENEMnovo

Page 17: Slides Humanas Cap 02

Através de Regionalizações Políticas

Blocos ideológicos(Capitalismo versus Comunismo);Áreas de Influência Ideológica;Pró-Americanos versus Pró-Soviéticos.

representações Gráficas e Cartográficas

Ciências HUManas

GUIAPRÁTICO

ENEMnovo

Page 18: Slides Humanas Cap 02

Leia os textos abaixo.O conflito entre israelenses e palestinos volta a entrar em estado de crise com a saída de Arafat do ce-nário. A dificuldade de conseguir a paz está na natureza binária do problema: esse é um conflito em que as duas partes estão certas e as duas, erradas. Quem pode negar aos judeus perseguidos na Europa o direito de ter um país próprio e de viver nele em segurança? E quem pode negar aos palestinoso direito de se rebelar contra o fato de que esse país tenha sido erguido às expensas de sua própria pátria?Revista Veja, 10 de novembro de 2004, nº 45 pág. 13 (texto adaptado)“Nós queremos defender nossos locais sagrados, cristãos e muçulmanos, (queremos) defender Jeru-salém e cada centímetro de nossa terra. Nossa determinação vai continuar e nós vamos sair vencedo-res”. Yasser Arafat, 28/09/2002.

(Site: Brasil BBC.com. http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2002/020928_intifadag.shtml‘,28/09/2002. Consultado em 04/03/2003)

Considerando os textos acima, podemos afirmar que:

a) a formação do Estado de Israel foi constituída de forma pacífica, dando oportunidade para a coexistência entre judeus e palestinosb) os conflitos vivenciados pelos judeus até a II Guerra Mundial foram compensados e solucionados com a criação do Estado de Israelc) a saída de Arafat do cenário pôs fim ao conflito, uma vez que as terras em disputa tornaram-se definitivamente judaicasd) as duas partes defrontam-se há várias décadas pela posse de terras e pelo controle da cidade sagrada “Jerusalém”e) O Estado de Israel é a favor da criação do Estado Palestino sem nenhum tipo de restrição

exercício (pág. 25 - exercício 04)

Ciências HUManas

GUIAPRÁTICO

ENEMnovo

Page 19: Slides Humanas Cap 02

resolução

Alternativa D

Após a Diáspora – expulsão do povo judeu da região da Palestina – em 70 d. C., os judeus se espalharam pelas terras de todo o mundo. Entretanto, esse povo conseguiu manter suas tradições vivas, mantendo também sua identidade de nação. Por causa dessas ca-racterísticas, o povo judeu permaneceu discriminado através dos tempos, fato que in-fluenciou a Segunda Guerra mundial e provocou a dizimação de milhões de judeus. Com o fim da guerra, a recém criada ONU partilhou a Palestina, destinando uma porção de terra para o povo judeu estabelecer um Estado judeu – chamado Israel. Dessa forma, lugares sagrados para ambos os povos passaram a pertencer somente a um deles. Essa divisão de terras não agradou ao povo palestino, que estava ocupando a região desde a Diáspora, estabelecendo o conflito entre os povos. Os dois povos constituíram laços de identidade, inclusive religiosa, na região e reivindicam a posse da região.

Ciências HUManas

GUIAPRÁTICO

ENEMnovo

Page 20: Slides Humanas Cap 02

Considerando as características do processo de globalização, escolha a alternativa que melhor com-plementa a frase que explica a figura.

a) (...) aumenta o número de empregos”b) (...) alguns países se fecham para os migrantes”c) (...) diminui a distância entre ricos e pobres”d) (...) os países que mais exportam são os mais pobres”e) (...) os países ricos sempre aceitam todos os imigrantes”

exercício (pág. 26 - exercício 05)

Ciências HUManas

GUIAPRÁTICO

ENEMnovo

“Enquanto o capital se internacionaliza, (...)VERÍSSIMO, Luis Fernando. A paróquia do mundo.

O Estado de S. Paulo 24 de abril de 2002

Page 21: Slides Humanas Cap 02

resolução

Alternativa B

O processo de globalização é marcado pelo rápido acesso à informação e pela movimen-tação de pessoas entre os países. Exemplos desse processo são o aumento do turismo e da migração de trabalhadores em busca de emprego em outros países, visto que alguns deles possuem maior possibilidade de empregos que outros. Entretanto, em nome da pro-teção de seus cidadãos, algunspaíses acabam proibindo ou coibindo a imigração da mão-de-obra estrangeira através de fiscalização e de duras leis , como sugere a figura.

Ciências HUManas

GUIAPRÁTICO

ENEMnovo

Page 22: Slides Humanas Cap 02

Após a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos (EUA) emergiram como superpotência. Acumu-laram reservas em dólar, que passou a ser a moeda mais usada no comércio internacional. Durante a guerra, suas cidades, indústrias e propriedades se mantiveram intactas, enquanto países vitoriosos, como o Reino Unido e a França, ficaram enfraquecidos por terem sido arrasados durante o conflito mundial. Os EUA empenharam-se, então, na tarefa de reorganizar o mundo capitalista. Podemos apon-tar como fatores determinantes para essa liderança:

a) a troca de conhecimentos científicos com o Japão e os países chamados Tigres Asiáticosb) a implantação e a expansão do capitalismo nas antigas repúblicas socialistas da Europa orientalc) Não há nenhum ganho por parte de ninguém, é somente uma questão humanitáriad) as despesas com a corrida armamentista, que enfraqueceu a União Soviética, sua rival na liderança mundiale) o Plano Marshall, o desenvolvimento da indústria americana e os ganhos com a reconstrução dos países europeus

exercício (pág. 28 - exercício 08)

Ciências HUManas

GUIAPRÁTICO

ENEMnovo

Page 23: Slides Humanas Cap 02

resolução

Alternativa E

Para responder esta questão é exigido do aluno certo conhecimento específico sobre o período subsequente ao fim da Segunda Guerra Mundial, no qual foi implementado o Pla-no Marshall (1947). Esse Plano tinha por objetivo reconstruir economicamente os países envolvidos na Segunda Guerra Mundial, principalmente os países da Europa Ocidental, no intuito de frear a expansão comunista e, assim, assegurar a hegemonia política norte-americana na região – o que também garantiria bons lucros para indústrias norte ameri-canas. A esse plano foi dado o nome de seu criador, o General George Catlett Marshall, secretário de estado durante o governo Truman.

Ciências HUManas

GUIAPRÁTICO

ENEMnovo

Page 24: Slides Humanas Cap 02

Desigualdade e Movimentos sociais

Ciências HUManas

GUIAPRÁTICO

ENEMnovo

Desigualdades Regionais:

Conceito e Índice de Desigualdade Social – Índice GINI;Diferentes I.D.H. no Brasil;Campo x Cidade;Sociedade Urbana x Sociedade Rural;Países Desenvolvidos x Países em Desenvolvimento;Regionalismo Brasileiro (Centro-Sul x Nordeste).

Regiões brasileiras: IBGE

Page 25: Slides Humanas Cap 02

MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra);Nossa São Paulo;WWF (Movimento em defesa do meio ambiente);GreenPeace;Movimento Feminista;Movimento Sanitarista da Zona Leste;Movimento Caras Pintadas (pró-democratização);Ficha-Limpa;Fórum Social Mundial;Movimento Sindical do ABC.

Desigualdade e Movimentos sociais

Ciências HUManas

GUIAPRÁTICO

ENEMnovo

Como decorrência das desigualdades, surgiram os Movimentos Sociais e Movimentos em Defesa do Meio Ambiente:

Page 26: Slides Humanas Cap 02

Leia o relato do sertanista Chico Meirelles. Quando levei os Xavantes ao Rio de Janeiro pela primeira vez, eles quiseram saber de onde vinha nossa comida. Levei-os ao mercado, onde existe uma quantidade enorme de frutas e legumes, mas também existe uma multidão de crianças e velhos catando comida no lixo. Eles me perguntaram como nós, tão ricos, permitíamos aquele espetáculo.

Revista Veja 23/05/1973

O espanto dos Xavantes diante da cena do mercado ocorre porque em nossa sociedade:

a) todos têm o acesso à moradia e alimentaçãob) a desigualdade social é uma de suas característicasc) só as pessoas que plantam têm direito à alimentaçãod) a caridade resolve o problema da fomee) os índios nunca tinha visto um mercado

exercício (pág. 25 - exercício 03)

Ciências HUManas

GUIAPRÁTICO

ENEMnovo

Page 27: Slides Humanas Cap 02

resolução

Alternativa B

Uma das características mais marcantes da sociedade capitalista, que pode ser vista no relato de Chico Meirelles, é a desigualdade social. Nessa sociedade, nem todos os gru-pos de indivíduos têm acesso aos direitos considerados básicos como a alimentação e a moradia. Alguns grupos são privados desses direitos, precisando buscar alternativas para sua sobrevivência, tais quais mendigar, pegar sobras de comidas, entre outras.

Ciências HUManas

GUIAPRÁTICO

ENEMnovo

Page 28: Slides Humanas Cap 02

O índice de desigualdade social quantifica a disparidade de renda entre os mais ricos e os mais pobres na sociedade brasileira. Quanto maior o índice, melhor é a situação social dos habitantes da região em estudo.

Considerando o gráfico acima, assinale a opção correta. a) Entre 1960 e 2000 houve diminuição da desigualdade nas regiões Norte e Sulb) A desigualdade social aumentou na região Centro-Oeste entre 1960 e 1980c) Nas regiões Sudeste e Nordeste aumentou a desigualdade social entre 1980 e 2000d) A região Sudeste, comparada à região Sul, teve maior índice de desigualdade social em 2000e) Não há mudança em nenhuma das regiões pesquisadas

exercício (pág. 27 - exercício 07)

Ciências HUManas

GUIAPRÁTICO

ENEMnovo

Page 29: Slides Humanas Cap 02

resolução

Alternativa C

Analisando o gráfico da questão é possível notar que, apesar do índice de desigualdade social ter diminuído, ou seja, melhorado a condição de vida dos habitantes das cinco re-giões do Brasil entre as décadas de 1960 e 1980, o mesmo não ocorreu entre as décadas de 1980 e 2000. O estudo do gráfico conclui que nas regiões Sudeste e Nordeste, assim como nas demais, a desigualdade aumentou no período compreendido entre 1980 e 2000.

Ciências HUManas

GUIAPRÁTICO

ENEMnovo

Page 30: Slides Humanas Cap 02

www.CUrsOeneM.org.br