sistema operacional (material estudo)

4
1 SISTEMA OPERACIONAL – WINDOWS XP CONCEITO Um sistema operacional é um programa ou um conjunto de programas cuja função é servir de interface entre um computador e o usuário . Ele é responsável por todo o funcionamento de uma máquina desde o software a todo hardware instalado. Todos os processos de um computador estão por de trás de uma programação complexa que comanda todas a funções que um utilizador impõe à máquina. Existem vários sistemas operacionais; entre eles, normalmente utilizados em computadores domésticos, são o Windows e o Linux . WINDOWS XP O Windows XP é um sistema operacional produzido pela Microsoft, para uso em computadores pessoais, incluindo computadores residenciais e de escritórios, notebooks e media centers. O nome "XP" deriva de eXPerience (experiência em inglês). O Windows XP é o sucessor de ambos os Windows 2000 e Windows Me. Foi sucedido pelo Windows Vista em janeiro de 2007. As duas principais edições deste sistema operacional são o Windows XP Home Edition, que é destinada a usuários domésticos, e o Windows XP Professional Edition, que oferece recursos adicionais, e é direcionada a usuários avançados e a empresas. A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS XP A área de trabalho do Windows XP tem muitas facilidades para navegação. Nela encontramos os seguintes itens: Ícones (1): servem de atalhos para os programas mais utilizados. Pode-se organizar os ícones da área de trabalho clicando no botão direito do mouse numa área vazia do Desktop. Selecione a opção Organizar ícones > Por Nome, Tamanho, Tipo ou Modificado em. Também existe a opção de Organizar automaticamente ou pode-se arrastar e soltar o ícone em qualquer parte da área de trabalho. Para criar um novo atalho ou adicionar um novo ícone na área de trabalho, deve-se clicar no botão direito do mouse na área de trabalho, escolher a opção Novo>Atalho. Em Linha de comando, digite o caminho e o nome do arquivo ou programa que você deseja adicionar como ícone ou clique em Procurar para procurar pelo nome de arquivo e, em seguida, clique em Avançar. Digite o nome que você deseja exibir no ícone e, em seguida, clique em Concluir; Barra de tarefas (2): é uma barra de ferramentas gráficas usada no Windows XP para controlar a execução dos programas dispostos em janelas, classificando-as como ativa ou inativa. Seu principal componente é o botão Iniciar; Botão iniciar (3): nele estão os estão organizados todos os aplicativos do computador para um acesso imediato; Barra de Inicialização rápida (4): pode ser colocados nessa área os aplicativos usados mais freqüentemente pelo usuário; Janela ativa ou Inativa (5): nesta área aparecem todas as janelas que estão ativas ou inativas; Área de Notificação (6): os programas que estão sendo controlados pelo sistema aparecem nessa área, inclusive o relógio. Material de Estudo: Sistema Operacional Windows XP / Prof.ª Andréa Bruzaca. Área de trabalho do Windows ou Desktop.

Upload: andrea-bruzaca

Post on 28-Jul-2015

12.412 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sistema Operacional (Material Estudo)

1

SISTEMA OPERACIONAL – WINDOWS XP

CONCEITO

Um sistema operacional é um programa ou um conjunto de programas cuja função é servir de interface entre um computador e o usuário. Ele é responsável por todo o funcionamento de uma máquina desde o software a todo hardware instalado. Todos os processos de um computador estão por de trás de uma programação complexa que comanda todas a funções que um utilizador impõe à máquina. Existem vários sistemas operacionais; entre eles, normalmente utilizados em computadores domésticos, são o Windows e o Linux.

WINDOWS XP

O Windows XP é um sistema operacional produzido pela Microsoft, para uso em computadores pessoais, incluindo computadores residenciais e de escritórios, notebooks e media centers. O nome "XP" deriva de eXPerience (experiência em inglês).

O Windows XP é o sucessor de ambos os Windows 2000 e Windows Me. Foi sucedido pelo Windows Vista em janeiro de 2007. As duas principais edições deste sistema operacional são o Windows XP Home Edition, que é destinada a usuários domésticos, e o Windows XP Professional Edition, que oferece recursos adicionais, e é direcionada a usuários avançados e a empresas.

A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS XP

A área de trabalho do Windows XP tem muitas facilidades para navegação. Nela encontramos os seguintes itens:

Ícones (1): servem de atalhos para os programas mais utilizados. Pode-se organizar os ícones da área de trabalho clicando no botão direito do mouse numa área vazia do Desktop. Selecione a opção Organizar ícones > Por Nome, Tamanho, Tipo ou Modificado em. Também existe a opção de Organizar automaticamente ou pode-se arrastar e soltar o ícone em qualquer parte da área de trabalho. Para criar um novo atalho ou adicionar um novo ícone na área de trabalho, deve-se clicar no botão direito do mouse na área de trabalho, escolher a opção Novo>Atalho. Em Linha de comando, digite o caminho e o nome

do arquivo ou programa que você deseja adicionar como ícone ou clique em Procurar para procurar pelo nome de arquivo e, em seguida, clique em Avançar. Digite o nome que você deseja exibir no ícone e, em seguida, clique em Concluir; Barra de tarefas (2): é uma barra de ferramentas gráficas usada no Windows

XP para controlar a execução dos programas dispostos em janelas, classificando-as como ativa ou inativa. Seu principal componente é o botão Iniciar;

Botão iniciar (3): nele estão os estão organizados todos os aplicativos do computador para um acesso imediato;

Barra de Inicialização rápida (4): pode ser colocados nessa área os aplicativos usados mais freqüentemente pelo usuário;

Janela ativa ou Inativa (5): nesta área aparecem todas as janelas que estão ativas ou inativas;

Área de Notificação (6): os programas que estão sendo controlados pelo sistema aparecem nessa área, inclusive o relógio.

PERSONALIZANDO A ÁREA DE TRABALHOMaterial de Estudo: Sistema Operacional Windows XP / Prof.ª Andréa Bruzaca.

11

22

33

44 55 66

Área de trabalho do Windows ou Desktop.

Page 2: Sistema Operacional (Material Estudo)

2

Personalizar o Desktop é uma tarefa bastante agradável. Podemos alterar diversas propriedades como: papel de parede, tamanho das fontes e dos ícones, cores das janelas, entre outras. Clique com no botão direito do mouse na área de trabalho e escolha a opção Propriedades. Na janela Propriedades de Vídeo aparecerão as Guias:

Temas: alterar a forma de visualização das janelas; Área de Trabalho: escolha um papel de parede ou adicione ícones no Desktop; Proteção de Tela: configure uma proteção de tela ou controle o consumo de

energia; Aparência: mude as cores de suas janelas; Configurações: alterações das configurações de vídeo, incluindo a resolução de

exibição da Área de Trabalho.

O MENU INICIAR

O Menu Iniciar oferece acesso rápido à maioria dos itens mais úteis do computador. Quando você clica em Todos os programas, é aberta uma lista dos programas instalados no computador.

Para alterar o estilo do Menu Iniciar clique com o botão direito do mouse no botão

e, em seguida, clique em Propriedades. Na guia Menu Iniciar, temos as opções Menu Iniciar padrão (clique em Menu Iniciar) e o estilo da versão anterior do Windows (clique em Menu Iniciar clássico). Na próxima vez que você clicar em Iniciar, o menu exibirá o novo estilo.

JANELAS

Todos os arquivos e programas são exibidos dentro de janelas que são caracterizadas pelos seguintes itens:

Barra de títulos: localizada na parte superior e que traz o nome do arquivo ou programa que está sendo executado no momento, nela também temos os botões minimizar (1), maximizar (2) e fechar (3), localizados no canto direito da barra de títulos;

Barras de rolagem vertical e horizontal: a barra vertical aparece ao longo do lado direito de qualquer janela quando esta contém informações maiores que o

comprimento da janela, ela exibe os arquivos numa janela verticalmente, sem alterar o tamanho ou a localização da mesma, a barra horizontal aparece ao longo da parte inferior de qualquer janela, quando esta contém informações maiores que a largura atual da janela;

Barra de status: localizada abaixo da barra de rolagem horizontal, serve para apresentar informações sobre a situação da janela como idioma, número de páginas, posição do cursor e outras que dependem do programa que está sendo exibido.

Curiosidade: O nome Windows surgiu pelo fato de trabalhar com janelas, já que Windows em inglês significa janela.

PROGRAMAS E ARQUIVOS

Programa é o software utilizado para a criação dos arquivos. Ex.: o Paint é o programa usado para a criação de arquivos de desenhos, o Word é o programa específico para a elaboração de arquivos de texto.

PASTAS E ARQUIVOS

Após a criação do arquivo é possível sua organização por meio de pastas. Quando executamos vários trabalhos, cada qual em um programa especifico, criamos com isso diferentes tipos de arquivos e para não misturar uns com os outros, o que dificulta na hora de procurar por um deles, colocamos cada um dos tipos em suas respectivas pastas. Ex.: em uma pasta ficariam todos os trabalhos de digitação, em outra todos os arquivos de música e assim por diante. No entanto, pasta é o elemento usado para guardar os arquivos.

WINDOWS EXPLORER

O Windows Explorer é uma ferramenta que auxilia na organização dos arquivos e pastas do disco rígido (HD). Para acioná-lo, clique no Menu iniciar > Todos os programas > Acessórios > Windows Explorer. A sua janela é dividida em dois painéis:

a) Painel esquerdo: árvore de pastas hierarquizadas (sinal de + e -);b) Painel direito: exibe o conteúdo selecionado à esquerda.

Criando pastas no Windows Explorer: selecione a pasta “Meus Documentos”. No menu Arquivo e em seguida Novo > Pasta. Digite o nome da pasta e teclar Enter.

Material de Estudo: Sistema Operacional Windows XP / Prof.ª Andréa Bruzaca.

1122

33

Page 3: Sistema Operacional (Material Estudo)

3

Selecionando pastas ou arquivos: use a tecla “Shift” – seleciona arquivos consecutivos. Com a tecla “Ctrl” – seleciona arquivos aleatórios.

Copiando pastas (ou arquivos): Selecione o item a ser copiado. Clique no Menu Editar > Copiar (atalho Ctrl + C). Selecione a pasta que irá receber a cópia. Acione o Menu Editar > Colar (atalho Ctrl + V);

Movendo pastas: selecione a pasta que será movida (clique nela com o mouse). Acesse o Menu Editar > Recortar (atalho Ctrl + X). Selecione o local de destino (para onde você moverá a pasta). Acesse o Menu Editar > Colar (atalho Ctrl + V);

Renomeando pastas: selecione a pasta. Acesse o Menu Arquivo > Renomear (atalho F2) e digite o novo nome;

Apagando Pastas: basta selecioná-la, pressionar a tecla "Del" e confirmar pressionando o botão "Sim";

Excluindo Arquivos: selecione o arquivo a ser excluído, clique em Delete e confirme pressionando o botão "Sim";

Compactando arquivos / zipar: selecionar o(s) arquivo(s) a ser (em) compactados. Usar o botão direito do mouse sobre a seleção e clicar em “Enviar para > Pasta compactada”. O arquivo zipado terá o nome do arquivo sobre o qual o mouse foi clicado. O programa do windows que compacta os arquivos é o WinRar.

LIXEIRA

É acessada através de um ícone na área de trabalho ou através do Windows Explorer. Nela, são depositados os arquivos deletados. Enquanto a Lixeira não for limpa, poderemos recuperar os arquivos apagados. Para remover definitivamente seu conteúdo, clique no botão do lado direito do mouse e escolha a opção Esvaziar lixeira. Para restaurar um arquivo, acesse a lixeira, escolha o arquivo a ser restaurado e em seguida use a opção Restaurar.

Ao esvaziar a lixeira você apaga os arquivos do HD definitivamente e não podem ser recuperados. Esvazie a lixeira somente quando tiver certeza. Para excluir o arquivo definitivamente (sem ir para a lixeira), selecione o arquivo ou pasta a ser apagado e use as teclas “Shift+Delete”.

PESQUISAR

O programa Pesquisar é muito útil quando precisamos procurar por um arquivo ou uma pasta que não sabemos onde está: Clique em Iniciar e, em seguida, clique em Pesquisar. Para procurar por um arquivo ou uma pasta: Clique em Iniciar e, em seguida, clique em Pesquisar. Clique em Todos os arquivos e pastas. Digite parte ou todo o nome do arquivo ou pasta, ou digite uma palavra ou frase que esteja no arquivo.

Se você não vir Todos os arquivos e pastas, provavelmente seu comportamento de pesquisa padrão foi alterado: Clique em Alterar preferências. Clique em Alterar o comportamento de pesquisa de arquivos e pastas. Clique em Padrão e, em seguida, clique em OK. Clique em Todos os arquivos e pastas. Se não souber ou se desejar limitar mais a sua pesquisa, selecione uma ou mais

das opções remanescentes: Em Examinar, clique na unidade, pasta ou rede que você deseja pesquisar.

Clique em Quando ele foi modificado? Para procurar por arquivos que foram criados ou modificados em datas específicas ou entre elas.

Clique em Qual é o tamanho? para procurar por arquivos de um tamanho específico.

Clique em Mais opções avançadas para especificar critérios de pesquisa adicionais.

Clique em Pesquisar.

Sites consultados para elaboração deste material:www.wikipedia.comwww.microsoftbrasil.comwww.apostilando.comwww.apostilas.tol.pro.brwww.centraldeapostilas.com.br

Material de Estudo: Sistema Operacional Windows XP / Prof.ª Andréa Bruzaca.