sintsaf - fev/2010

4
O mais novo Site do SINTSAF Câmara Municipal Pagamento de Precatórios 2 4 :: COMEMORAÇÃO > 3 Sindicato dos Trabalhadores no Serviço de Saúde de Fortelaza - Número 57 - Fevereiro / 2010 Os servidores perten- centes aos Planos de Cargos Carreiras e Salários (PCCS) do ambiente de especialida- de Saúde/IJF e Gestão pre- videnciária/saúde do servidor ainda comemoram mais uma vitória da categoria que teve o total apoio e a participação sempre firme do Sindicato dos Trabalhadores no Ser- viço de Saúde de Fortaleza (SINTSAF). Tudo isso por conta da aprovação do pro- jeto de lei que reajusta os vencimentos base dos servi- dores públicos de Fortaleza em 39%. Tal aprovação ocorrida no último dia 7 de dezem- bro de 2009 na Câmara Mu- nicipal de Fortaleza (CMF) contou com a presença e empenho do Presidente do SINTSAF, o também verea- dor Plácido Sobreira Filho. Com a aprovação foram beneficiados assistentes so- ciais, fisioterapeutas, bioquí- micos, enfermeiros, terapeu- tas ocupacionais, dentistas e nutricionistas. O SINTSAF negociou durante vários meses com a Prefeitura de Fortaleza e con- seguiu, depois de exaustivas lutas em prol da categoria, a revisão do PCCS. Segundo o projeto de lei, o Vencimento Base (VB) teve um reajuste de 15% desde 1º de agosto de 2009, e o restante será dividido em três parcelas, sendo 5% pagos em maio próximo, outros 5% em maio de 2011 e, por fim, 9,64% em maio de 2012. Essa foi uma luta que começou em 2007, ano da implantação do Plano. Para o Presidente do sindicato, a aprovação da revisão do Pla- no demorou, pois a Prefeitu- ra havia esquecido os servi- dores de nível superior não só do IJF, como de toda área da saúde. SERVIDORES COMEMORAM A REVISÃO DO PCCS

Upload: sintsaf-sindicato

Post on 28-Mar-2016

239 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

SINTSAF - FEV/2010

TRANSCRIPT

Page 1: SINTSAF - FEV/2010

O mais novo Site do SINTSAF

Câmara Municipal

Pagamento de Precatórios 2 4

:: COMEMORAÇÃO >

3

Sindicato dos Trabalhadores no Serviço de Saúde de Fortelaza - Número 57 - Fevereiro / 2010

Os servidores perten-centes aos Planos de Cargos Carreiras e Salários (PCCS) do ambiente de especialida-de Saúde/IJF e Gestão pre-videnciária/saúde do servidor ainda comemoram mais uma vitória da categoria que teve o total apoio e a participação sempre firme do Sindicato dos Trabalhadores no Ser-viço de Saúde de Fortaleza

(SINTSAF). Tudo isso por conta da aprovação do pro-jeto de lei que reajusta os vencimentos base dos servi-dores públicos de Fortaleza em 39%.

Tal aprovação ocorrida no último dia 7 de dezem-bro de 2009 na Câmara Mu-nicipal de Fortaleza (CMF) contou com a presença e empenho do Presidente do SINTSAF, o também verea-dor Plácido Sobreira Filho. Com a aprovação foram

beneficiados assistentes so-ciais, fisioterapeutas, bioquí-micos, enfermeiros, terapeu-tas ocupacionais, dentistas e nutricionistas.

O SINTSAF negociou durante vários meses com a Prefeitura de Fortaleza e con-seguiu, depois de exaustivas lutas em prol da categoria, a revisão do PCCS. Segundo o projeto de lei, o Vencimento Base (VB) teve um reajuste de 15% desde 1º de agosto de 2009, e o restante será

dividido em três parcelas, sendo 5% pagos em maio próximo, outros 5% em maio de 2011 e, por fim, 9,64% em maio de 2012.

Essa foi uma luta que começou em 2007, ano da implantação do Plano. Para o Presidente do sindicato, a aprovação da revisão do Pla-no demorou, pois a Prefeitu-ra havia esquecido os servi-dores de nível superior não só do IJF, como de toda área da saúde.

ServidoreS comemoram a reviSÃo do PccS

Page 2: SINTSAF - FEV/2010

2

:: BENEFICIADOS >

:: SAÚDE >

O Sindicato dos Tra-balhadores no Serviço de Saúde de Fortaleza (SINT-SAF) continua travando diversas batalhas em prol dos trabalhadores da saú-de e na maioria das vezes consegue vitórias significa-tivas para a categoria. Pro-va disso foi o pagamento de mais quatro precatórios realizado no mês de feve-

reiro, que deixou os tra-balhadores muito felizes e gratos com o benefício en-tregue pelo presidente do sindicato, Plácido Sobreira Filho.

Os servidores Ernani Fernandes Sena, médico (Frotão); Isaura Santos de Aquino, auxiliar de enfer-magem (Frotão); Francisco de Assis Silva de Castro, médico (Frotinha de Mes-sejana) e Antônio Pereira do Amaral, auxiliar admi-

nistrativo (Frotinha de Mes-sejana), estiveram na sede do SINTSAF, para recebe-rem o dinheiro referente ao pagamento de seus preca-tórios e agradeceram mui-to ao Presidente Plácido Filho, pelo seu empenho sempre a frente das lutas por melhores condições de trabalho para os servidores da saúde de Fortaleza.

Plácido Filho lem-brou mais uma vez que o SINTSAF é o único

sindicato do Estado que mantém o ritmo de pa-gamento de precatórios em praticamente todos os meses do ano, em 2009 mais de cem pesso-as foram beneficiadas. “Em janeiro desse ano, o sindi-cato já havia realizado o pagamento do benefício e pretende continuar sempre assim, pagando os preca-tórios em todos os meses de 2010”, enfatizou.

ServidoreS SÃo beneficiadoS com PaGamenTo de PrecaTórioS

O Consumidor deve pesquisar bem os preços dos medicamentos antes de efetuar a compra, pois de acordo com pesquisa reali-zada pela Fundação Procon de São Paulo e pela Secreta-ria da Saúde daquele Esta-do a variação nos preços de medicamentos semelhan-tes pode chegar a mais de 1.415%. Isso mesmo, mais de 1000%.

Os dados levam em conta os preços de uma loja a outra e comparação entre o medicamento referência e o genérico. Segundo a pes-quisa divulgada no mês de fevereiro, apesar de os me-dicamentos genéricos serem mais baratos, também apre-sentavam variações de pre-ços por serem produzidos por diferentes laboratórios.

A pesquisa do Procon envolveu 103 itens, sendo 62 de referência e 41 genéricos em 15 estabelecimentos far-

macêuticos da cidade pau-lista e constatou diferenças alarmantes nos preços do Hi-dantal - Fenitoína(1.415%), Voltaren - Diclofenaco Sódico(964,55%) e Tylenol - Paracetamol (879,19%).

A Associação Brasilei-ra de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) se defendeu em nota, dizendo que os nú-meros divulgados, à primei-ra vista parecem uma enor-me distorção e apresentam inconsistências. De acordo com a diretoria da Abrafar-

ma a checagem dos preços foi realizada por meio de telefonemas às farmácias e consultas a sites da maio-ria das empresas citadas na pesquisa.

O que os consumidores devem fazer diante dessa realidade tão assustadora é ficar atento e saber pesqui-sar no momento em que for comprar seus medicamen-tos, pois essa é a melhor ma-neira de se evitar surpresas desagradaveis e gastos des-necessários.

:: CuIDADO NA hORA DE COMPRAR REMéDIO

Servidores beneficiados agradecem ao Presidente Plácido Sobreira Filho por mais um Benefício recebido

Page 3: SINTSAF - FEV/2010

3

:: CÂMARA MuNICIPAL >

:: PLÁCIDO FILhO >

Nossas lutas em prol da garantia dos direitos do servidor da saúde têm sido árduas e complexas, porém, na maioria das ve-zes, ganhamos a causa para àqueles trabalhado-res que o SINTSAF repre-senta. uma luta em espe-cial está quase chegando ao fim, e, muito provavel-mente, os trabalhadores terão o que comemorar, pois estaremos entrando com o mandado de injun-ção ainda nesse primeiro semestre com o objetivo de diminuir para 25 anos o período de serviços pres-tados para os sindicaliza-

dos que trabalham em áre-as de insalubridade.

D e s d e 2004 o sindi-cato vem pro-pondo ações ind i v idua is , e em grupo, que visam a implantação desse direito. Inspirado no sucesso de outras entida-des pelo País afora, o SINT-SAF pretende impetrar um mandado de injunção e possibilitar que os servidores filiados pos-sam gozar de tal direito previsto na constituição.

O mandado de injun-ção é uma ação constitu-

cional com a finalidade de p r e e n c h e r lacunas que o legislati-vo deveria perpetrar e não o fez. No caso es-pecífico dos s e r v i d o r e s da saúde de F o r t a l e z a , filiados ao SINTSAF, o que preten-demos é a re-

dução de 35 para 25 anos o tempo de ofício dos ser-vidores que trabalham em atividades insalubres, ou

seja, pouco saudáveis. No entanto essa re-

gulamentação depende de uma Lei Complemen-tar (LC), do município, de iniciativa exclusiva da Prefeita, o que nunca foi proposto pela atual administração de Forta-leza. Várias pessoas e entidades propuseram o mandado de injunção em outros estados para que o judiciário (Supremo Tri-bunal Federal) supra essa ausência legislativa muni-cipal, ou seja, a prefeitura tem que ser a entidade que mais deve se preo-cupar com a causa e obri-gatoriamente teria que ter essa iniciativa, o que ain-da não aconteceu.

O Presidente do SINT-SAF e líder da oposição na Câmara Municipal de Forta-leza, o vereador Plácido Filho voltou a criticar a prefeita Lui-zianne Lins pelos problemas que ela vem causando aos servidores do Instituto Dr.

José Frota (IJF) e da Saúde. Segundo Plácido, a adminis-tração não cumpre a legis-lação municipal, e obriga os trabalhadores a fazer greves para garantir seus direitos.

“A reivindicação dos servidores é referente a re-ajustes na data-base, em maio, que não aconteceu em 2009 e por melhores condi-ções de trabalho”, lembrou o

presidente do sindicato. Além dos problemas do IJF, Pláci-do Filho disse que tem rece-bido reclamações sobre pro-blemas nos Gonzaguinhas, Frotinhas, postos de saúde, hosp. N. S.da Conceição e SAMu.

“Nada se vê de concre-to, nada avança. Tudo é pro-metido e nada. Só promessa. Não há concretização das

promessas que são anuncia-das”, afirmou, questionando as obras de reforma do IJF e a construção do hospital da Mulher, no Jóquei Clube, que andam se arrastando por muito tempo.

Logo após o pronun-ciamento de Plácido Filho, a Prefeita convocou os servi-dores para uma reunião no Paço municipal.

PreSidenTe do SinTSaf defende oS ServidoreS na câmara municiPal

Page 4: SINTSAF - FEV/2010

4

O Jornal do SINTSAF é o informativo do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço de Saúde de Fortaleza

Missão do SINTSAFResguardar os direitos e prerrogativas dos Trabalhadores no Serviço de Saúde de Fortaleza, de modo que todos tenham plenas condições de trabalho para oferecer um melhor, e digno, atendimento aos clientes do serviço público municipal de saúde: a população fortalezense.

Jornalista responsável - Miguel MartinsDesign Gráfico - Leonardo OliveiraImpressão - Expressão GráficaTiragem - 5 mil exemplaresContatos: (85) 34556600

DIRETORIA EXECuTIVA: Plácido Sobreira Filho (presidente), Raimunda Chaves Barroso (1ª vice-presidente), Fco. Sebastião de Sá (2ª vice-presidente), Manoel Lopes da Silva Filho (secretário-geral),

Elenilde (secretário adjunto), Godofredo holanda de Sousa (Tesoureiro Adjunto), Marialdo Antônio Costa (tesoureiro geral), Maria Oliveira Quixadá (dir. de comunicação), Dr. Luís Carlos (dir. de patrimônio),

Vilaucia Borges de Menezes (dir. de assuntos jurídicos), Teixeira (dir. administrativo), Carlinda Ferreira Bezerra (dir. de formação sindical), Heloísa (dir. de segurança e saúde), Laurentino Jr (dir. de cultura, esporte e lazer),

Graça Alencar (Sup. Dir. Executiva), Dr. Suzana Furlane (Sup. Dir. Executiva), Dr. Luíz Lopes (Sup. Dir. Executiva), Dr. Charles (Conselho Fiscal), Dr. Ananias (Conselho Fiscal), Iolanda (Conselho Fiscal), Ramim (Sup. Conselho Fiscal),

Dr. hortence (Sup. Conselho Fiscal) e Fred (Sup. Conselho Fiscal).

O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço de Saúde de Fortaleza

(SINTSAF) vem cada vez mais ino-vando e trazendo melhores formas de divulgação de seus serviços para os trabalhadores da área da saúde

de Fortaleza. O SINTSAF inicia o ano com a reformulação de seu endereço eletrônico, o www.sintsaf.org.br que veio para mostrar todo o funcionamento do sindicato e be-nefícios prestados aos sindicaliza-dos.

No site do SINTSAF os ser-vidores e seus familiares poderão conhecer toda a estrutura do órgão como: a assessoria jurídica, as-sessoria de imprensa, lanchonete, salão de beleza, coral, escola de informática, clínica odontológica, clínica geral e outros. Você também poderá ler as edições do jornal do SINTSAF em sua versão online e interagir com o sindicato através de envio de e-mails e participação nas enquetes existentes.

Com essa ferramenta, o sindi-cato demonstra que está caminhan-do junto com as novas tecnologias e firma também o compromisso com uma maior participação de seus servidores junto ao SINTSAF, uma vez que o site é uma alternativa para aqueles que querem conhecer um pouco mais do sindicato e não dispõem de tempo para isso. Então participe e acesse: www.sintsaf.org.br.

SinTSaf Já Pode Ser aceSSado Pela inTerneT

:: INTERATIVIDADE >

:: VÍRuS h1N1 >

>> PANDEMIA

Como prevenir a gripe H1N1 ou “gripe A” é o assunto do mo-mento. A gripe H1N1 é uma doen-ça respiratória que pode ser evitada se certos cuidados forem tomados. Veja como prevenir-se dessa epi-

demia: Consumir carne de porco pode causar gripe suína? Não. Ao cozinhar a carne de porco a 70 graus Celsius, os vírus da gripe são completamente destruídos, impe-dindo qualquer contaminação.

O que fazer para evitar o con-tágio?

Cubra seu nariz e boca com um lenço quando tossir ou espirrar. Jo-gue no lixo o lenço após o uso.

Lave suas mãos constantemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Produ-tos à base de álcool para limpar as mãos também são efetivos.

Evite tocar seus olhos, nariz ou boca. Os germes se espalham deste modo.

Evite contato próximo com pes-soas doentes.

Se você ficar doente, fique em casa e limite o contato com outros, para evitar infectá-los.

Quais são os sintomas da gripe suína?

Os sintomas são normalmente similares aos da gripe comum e in-cluem febre, letargia, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas com gripe suína também tiveram coriza, gargan-ta seca, náusea, vômito e diarreia.