jornal escolhas vivas jan - fev 2010

14
ESCOLHAS VIVAS VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO JORNAL Janeiro/Fevereiro 2010 Edição Nº 01 Apresentação do Projecto Informação sobre Cursos de Formação Actividades Desenvolvidas FINANCIADO POR: CO-FINANCIADO POR: ENTIDADE PROMOTORA escolhasvivas.pe@ inovinter.pt Entrevistas

Upload: escolhas-vivas

Post on 24-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal desenvolvido no Escolhas Vivas de Vila Real de Sto António. Programa Escolhas 4ª Geração

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Escolhas Vivas Jan - Fev 2010

ESCOLHAS VIVASVILA REAL DE SANTO ANTÓNIO

JORNALJaneiro/Fevereiro 2010

Edição Nº 01

Apresentação do Projecto

Informação sobre Cursos de Formação

Actividades Desenvolvidas

FINANCIADO POR: CO-FINANCIADO POR: ENTIDADE PROMOTORA

[email protected]

Entrevistas

Page 2: Jornal Escolhas Vivas Jan - Fev 2010

Índice

2

Apresentação

Equipa colaboradora desta edição:

Este jornal é resultado de todas as actividades desenvolvidas pelo projecto e editado pelo CIDNet Trabalho esse também desenvolvido pelas crianças e jovens que frequentam o espaço do projecto. Pretendemos com ele, fazer chegar até junto de todos o nosso trabalho de inclusão social e mostrar a alegria, arte e talento que todos estes benefeciários do projecto possuem. Aqui demonstraremos todas as actividades desenvolvidas no interior e exterior do nosso espaço, tal como todo o tipo de informação que consideramos útil ao cidadão em geral, para prestarmos um apoio mais alargado e fazermos deste projecto um projecto de todos e para todos.

Aqueles que nos apoiam, um .

Escolhas Vivas

Obrigado

(Centro de Inclusão Digital).

Muito

Índice

Pag. 3

Nuno Marinho (monitor de CIidNet), Vânia Serrano (animadora socio-cultural), Catia Ribeiro (coordenadora do projecto), Rafaela Vasques, Ricardo Fonseca, Cristiano Filhó, Jéssica Filhó.

Recuperação do espaço

Espectáculo de Dança Contemporânea

Pag. 4Encontro Regional de Formadores

Inscrições para Grupo de Flamenco

Pag. 5Inscrições para Aulas de Viola Clássica

Hora do Conto

Pag. 6Sessões de Origami

Pag. 7Visita à Exposição Lenços do NamoradosCiclo de Cinema

O que é o Origami ?

Pag. 8Carvanaval 2010, Concurso da Máscara

Gosto muito de estar no Escolhas VivasPorque gosto tanto do Escolhas Vivas

Pag. 9Opiniões e Entrevistas

Pag. 10Vizinha do Mês

Pag. 11Informação sobre Formação

Page 3: Jornal Escolhas Vivas Jan - Fev 2010

3

Recuperação do Espaço

A do projecto esteve em prática durante a iniciação do mesmo. Durante o mês de Janeiro do presente ano, foram vários os jovens que fazem parte do Escolhas Vivas que voluntariamente se disponibilizaram a limpar, renovar e levantar aquela que será também a “sua casa” durante os próximos tempos. Foram discutidas ideias, cores e material que consideramos importantes para o desenvolvimento do nosso trabalho. A equipa de trabalho do Escolhas Vivas considerou saudável esta iniciativa que envolveu todos os beneficiários do projecto, para que desta forma, todos se possam sentir mais próximos deste projecto de todos, que desta forma, contou com uma força maior, a dos jovens que consideram de máxima importância a existência desta “casa” no seu bairro.

Recuperação do Espaço Escolhas Vivas

Espectáculo de Dança Contemporânea

No dia 22 de Janeiro de 2010, um grupo de jovens do Projectofoi assistir no Centro Cultural António Aleixo,

pelas 21:30h, ao espectáculo de dança contemporânea organizado pela companhia de teatro Fech'Ó Pano e por Anna Avramenko, contou ainda com a participação do grupo de dança Splash.

- A 1ª. Apresentação foi : , a 2ª apresentação foi e por fim a 3ª apresentação foi

.Nós gostámos muito do espectáculo que foi muito

engraçado, gostámos imenso.A peça que mais agradou a este grupo dos

foi a 2ª apresentação que nos deu muita graça e se tornou muito divertida.

Havia muita gente presente no Centro Cultural António Aleixo, na minha opinião deveriam haver mais actividades deste tipo e principalmente gratuitas, para que todas as pessoas (crianças , adultos, idosos etc. . . . ) possam assistir.

Escolhas Vivas

Escolhas Vivas

Rafaela Sofia Lemos Vasques :)

...and time about timeSenta-te e Ri

BrainStorm

Actividades

Page 4: Jornal Escolhas Vivas Jan - Fev 2010

Actividades

4

Encontro Regional de Formadores

O através dos representantes do espaço esteve presente no encontro regional de formadores que decorreu durante a tarde do dia 9 de Janeiro de 2010 na Biblioteca Municipal Vicente Campinas de Vila Real de Santo António . Foi apresentado o plano de actividades do projecto no que diz respeito ao encaminhamento dos nossos destinatários para formação profissional e encaminhamento de adultos para novas oportunidades e formação modular.

Escolhas Vivas CID@Net

Grupo de Flamenco

Estão abertas as inscrições para o , promovido pela

de Vila Real de Santo António. As aulas serão leccionadas pela professora Gracía Diaz no espaço do projecto .

Grupo de Flamenco Associação Cultural de Dança Espanhola

Escolhas Vivas

Page 5: Jornal Escolhas Vivas Jan - Fev 2010

5

Actividades

Aula de Viola Clássica

Estão abertas as inscrições para as aulas de viola clássica no espaço do para todos os jovens que estejam interessados e possuam instrumento próprio. As aulas serão de iniciação, passando um pouco pela leitura de acordes e pesquisa de diferentes ritmos e estilos musicais. As aulas serão aos Sábados e Segundas-feiras. Mais informação nas nossas instalações.

Escolhas Vivas

A Hora do Conto

A será uma actividade desenvolvida pelo em parceria com outras associações ou instituições de cariz cultural e através do voluntariado de diversas pessoas que prestam o seu contributo para esta actividade que pretende ajudar ao desenvolvimento da imaginação das crianças que nela participem. A actividade será itinerante para que sejam aproveitadas diversas características de diferentes locais onde seja realizada e que assim permita a criação de um só mundo imaginário, criado através de todos.

Hora do ContoEscolhas Vivas

voluntáriosEstamos ainda disponíveis para acolher

que queiram contar as suas histórias para as crianças e jovens deste

Page 6: Jornal Escolhas Vivas Jan - Fev 2010

6

Actividades

Sessões de ORIGAMI

Nestas sessões de ORIGAMI vamos aprender a sua origem e diversas formas que se podem criar através desta arte oriental, que chegou até nós através dos barcos e aviões de papel. Iremos partir de exercícios básicos que nos permitarão criar outras formas a partir do papel e evoluindo pouco a pouco para níveis mais avançados. As sessões irão ser orientadas por

um dos jovens que está presente como beneficiário do . As inscrições estão abertas e o ?

Cristiano Filhó, Escolhas Vivas

saber nunca é de mais

Origami

"Um mágico transforma folhas em pássaros"

(do japonês: 折り紙, de oru, "dobrar", e kami, "papel") é a arte tradicional japonesa de dobrar o papel,

criando representações de determinados seres ou objectos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la.O origami usa apenas um pequeno número de dobras diferentes, que no entanto podem ser combinadas de diversas maneiras, para formar desenhos complexos. Geralmente parte-se de um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores ou estampas diferentes, prosseguindo-se sem cortar o papel. Ao contrário da crença popular, o origami tradicional japonês, que é praticado desde o Período Edo (1603-1897), frequentemente foi menos rígido com essas convenções, permitindo até mesmo o corte do papel durante a criação do desenho, ou o uso de outras formas de papel que não a quadrada (rectangular, circular, etc.).

- crença esta popularizada pela história de Sadako Sasaki, vítima da bomba atómica.História do origami

Conforme se foram desenvolvendo métodos mais simples de criar papel, o papel foi tornando-se menos caro, e o Origami, cada vez mais uma arte popular. Ainda assim as pessoas menos abastadas se esforçavam em não desperdiçar; guardavam sempre todas as pequenas réstias de papel, e usavam-nas nos seus modelos de origami.

Durante séculos não existiram instruções para criar os modelos origami, pois eram transmitidas verbalmente de geração em geração. Esta forma de arte viria a tornar-se parte da herança cultural dos japoneses. Em 1797 foi publicado um livro (Hiden Senbazuru Orikata) contendo o primeiro conjunto de instruções origami para dobrar um pássaro sagrado da Índia. O Origami tornou-se uma forma de arte muito popular, conforme indica uma impressão em madeira de 1819 intitulada , que mostra pássaros a serem criados a partir de folhas de papel.

Segundo a cultura japonesa, aquele que fizer mil origamis da garça de papel japonesa (tsuru, "") teria um pedido realizado

O que é o Origami?

Page 7: Jornal Escolhas Vivas Jan - Fev 2010

Ciclo de Cinema

7

Actividades

Lenços dos Namorados

No dia 11 de Fevereiro de 2010 um grupo de crianças e jovens do deslocou-se até às instalações da Universidade dos Tempos Livres (UTL) para assistir á exposição dos . Foram-nos ainda apresentados alguns dos quadros realizados por alunos que frequentam o espaço da

Pessoalmente, o quadro que eu mais gostei foi o quadro que continha pintado uma menina de cabelo castanho curto, vestido cor-de-rosa e com asas brancas.Ainda nesta visita à Exposição a explicou o que significava a tradição dos Lenços dos Namorados.

Projecto Escolhas Vivas

Universidade dos Tempos Livres (UTL).

Rosa Vasques

Lenços dos Namorados

CHARLIE E A FÁBRICA DE CHOCOLATE foi o filme eleito para ser assistido neste início de que irão decorrer mensalmente no nosso espaço, os filmes são seleccionados pelas crianças e jovens que nestas sessões participam e todos são filmes de cariz educativo e cultural, sendo esta uma forma de aproximar estes destinatários a campos de consciencialização tal como promover o imaginário destes jovens.

podemos adiantar um pouco da sua história para aqueles que sintam curiosidade: Willy Wonka (Johnny Depp) é um homem reservado e imaginativo por trás da fábrica de doces mais célebre do mundo e famosa por estar fechada aos visitantes. Até que decide dar a cinco crianças a oportunidade de ver o interior da fábrica, colocando "bilhetes dourados" em cinco chocolates escolhidos aleatoriamente. Charlie Bucket, cuja família pobre vive literalmente na sombra da fábrica Wonka, tem a sorte de obter um dos bilhetes e Charlie, escoltado pelo avô Joe, vai viver a aventura da sua vida.

Sessões de Cinema

Sobre o filme

Page 8: Jornal Escolhas Vivas Jan - Fev 2010

8

Actividades

CARNAVAL 2010

CONCURSO DA MÁSCARA

Realizou-se no nosso espaço o nosso , uma festa à nossa maneira como vem sendo habitual, muita música, dança e alegria. O

teve como objectivo premiar o mais original dos participantes, e os vencedores foram a na versão individual e o e a mesma entre os pares concorrentes. Parabéns a todos, porque no final todos a p r e n d e m o s q u e o m

, mas sim, .

Carnaval Especial

Rosa VasquesCristiano Filhó

Rosa Vasques

Concurso da Máscara

PARTICIPAR

a i s importante não é vencer ou derrotar

Page 9: Jornal Escolhas Vivas Jan - Fev 2010

9

Entrevistas e Opiniões

Gosto muito de estar no Escolhas Vivas

A Hora do Conto

No dia 4 de Janeiro de 2010, o Escolhas Vivas abriu e fizemos um pequeno lanche e brincámos.Eu gosto muito de estar no Escolhas Vivas, lá divirto-me muito, sem o Escolhas Vivas não fico Feliz, posso ficar feliz mas é um bocadinho difícil.Nos primeiros dias de Janeiro aconteceu uma pequena desgraça, alguém pôs palitos na fechadura e brilhantes na porta do Escolhas Vivas e não deu para nós entrarmos. Depois aproveitámos e fomos para o Inovinter e preparámos os cartazes do Flamenco que íamos distribuir no dia seguinte e ainda organizámos uma equipa para trabalhar no jornal do Escolhas Vivas, da qual faço parte.

Entretanto tivemos a arrumar o espaço onde vão ser as actividades, agora temos de escolher como queremos pintar as paredes. Eu quero as paredes às riscas e a casa de banho das meninas de cor-de-rosa choque ou roxo, as paredes do cid-net de laranja e amarelo com um desenho de um computador e um menino a falar com uma menina.Agora temos é que esperar pelo material...

Rafaela VasquesTexto de:

Porque gosto tanto do Escolhas Vivas

Olá, eu chamo-me Ricardo e já estou há vários anos no gosto muito de vir para o projecto porque

acho que é interessante e bastante acolhedor porque podem vir pessoas de várias nacionalidades e religiões e também foi aqui que descobri várias coisas, mas o que me interesso mais é pelo flamenco e a música, já foram feitos vários workshops, actuações, concertos etc. Enfim, aqui passei toda a minha infância. E foi graças a isto que escolhi qual vai ser a minha profissão: ser beatboxer profissional, não é um sonho de criança porque já fiz para muitas pessoas e estas dizem que tenho talento e já ganhei um concurso aqui no projecto com um amigo meu, o Artur.

Ricardo Fonseca

Escolhas Vivas,

Texto de:

Page 10: Jornal Escolhas Vivas Jan - Fev 2010

10

Entrevistas e Opiniões

Vizinha do Mês

A Hora do Conto

Tema: Opinião dos vizinhos sobre o projecto Escolhas Vivas

Vizinha do mês: D.Encarnação

Entrevista realizada por: Jéssica Filhó e Rafaela Vasques

1º Como e quando conheceu o projecto Escolhas Vivas?

2º Considera o projecto Escolhas Vivas importante para o bairro?

Eu conheci o projecto Escolhas Vivas quando andei lá a fazer o curso de informática, mas já conhecia antes quando havia no outro bairro.

Muito importante, importantíssimo.

4º Gostou?

5º Ficou contente por o Escolhas Vivas ter reaberto?

6º Na sua opinião o que considera que faz falta no bairro?

7º Acha as crianças felizes nos Escolhas?

8º Gostaria de poder ajudar em alguma actividade do Escolhas?

9ºRecebe alguma coisa por esse trabalho?

Gostei muito e também gosto de observar o Flamenco.

Sim, pois eu também contribui na recolha das assinaturas e estou disposta a fazer muito mais para o projecto estar sempre aberto.

Na minha opinião faz falta muito apoio para as crianças e idosos. Não há nada para ajudar os idosos, a Casa do Avô não chega, precisam de mais pois há idosos que não querem ir à Casa do Avô. Também é preciso apoio de proximidade.

São, são muito felizes e o projecto tem de se manter aberto para poder haver muita mais felicidade.

Gostaria muito, dentro das minhas possibilidades. Também ajudo a dar o comer às crianças na escola, ajudo a limpar o que eles às vezes partem.

Não. Eu faço voluntariado e gosto muito.

3º Já participou em alguma actividade desenvolvida pelo Escolhas Vivas? Qual? Sim, participei na formação dos computadores.

Page 11: Jornal Escolhas Vivas Jan - Fev 2010

11

Cid@Net Centro de Apoio e Informação

Novas Oportunidades

Martim Longo

Designação da Acção Duração (horas)

Início Termo

Imposto sobre o Rendimento - IRS 25 01-02-2010 12-02-2010

Geriatria 25 08-03-2010 19-03-2010

Atendimento 50 04-05-2010 01-06-2010

Língua Estrangeira - informações acerca da vida quotidiana, compras e serviços e locais de interesse turístico (Inglês)

50 06-09-2010 01-10-2010

Saúde e Socorrismo 25 20-09-2010 01-10-2010

Internet como Estratégia de Marketing 50 11-10-2010 11-11-2010

Monte Gordo

Designação da Acção Duração (horas)

Início Termo

Língua Alemã - Serviço de Recepção, Atendimento e Informação Turística 50 01-03-2010 26-03-2010

Língua alemã - acolhimento e assistência ao cliente * 50 11-10-2010 18-11-2010

Olhão

Designação da Acção Duração (horas)

Início Termo

Atendimento 50 11-05-2010 09-06-2010

Criação de páginas para web em hipertexto 25 25-10-2010 05-11-2010

Santa Luzia

Designação da Acção Duração (horas)

Início Termo

Ambiente, segurança, higiene e saúde no trabalho - conceitos básicos 25 18-01-2010 29-01-2010

Língua Inglesa – Atendimento 50 22-03-2010 16-04-2010

Internet como Estratégia de Marketing 50 05-07-2010 30-07-2010

Santo Estêvão

Designação da Acção Duração (horas)

Início Termo

Aplicações informáticas - Processamento de Texto 25 18-01-2010 29-01-2010

Aplicações Informáticas - Folha de Cálculo 25 01-03-2010 12-03-2010

Saúde e Socorrismo 25 10-05-2010 21-05-2010

Page 12: Jornal Escolhas Vivas Jan - Fev 2010

12

Cid@Net Centro de Apoio e Informação

Novas Oportunidades

Altura

Designação da Acção Duração (horas)

Início Termo

Informática na óptica do utilizador - Fundamentos 25 05-04-2010 16-04-2010

Língua Estrangeira - informações acerca da vida quotidiana, compras e serviços e locais de interesse turístico (Inglês)

50 04-05-2010 31-05-2010

Cabanas

Designação da Acção Duração (horas)

Início Termo

Gestão do Stress e Gestão de Conflitos 25 01-02-2010 12-02-2010

Legislação laboral - contrato de trabalho 25 19-04-2010 30-04-2010

Implementação e avaliação do sistema HACCP 50 12-10-2010 10-11-2010

Cachopo

Designação da Acção Duração (horas)

Início Termo

Imposto sobre o Rendimento - IRS 25 25-01-2010 05-02-2010

Aplicações informáticas - Processamento de Texto 25 15-03-2010 26-03-2010

Língua Estrangeira - informações acerca da vida quotidiana, compras e serviços e locais de interesse turístico (Inglês)

50 03-05-2010 28-05-2010

Castro Marim

Designação da Acção Duração (horas)

Início Termo

Criação de páginas para web em hipertexto 25 08-02-2010 24-02-2010

Atendimento 50 10-05-2010 08-06-2010

Faro

Designação da Acção Duração (horas)

Início Termo

Língua Estrangeira - informações acerca da vida quotidiana, compras e serviços e locais de interesse turístico (Inglês)

50 01-03-2010 26-03-2010

Criação e Organização de uma Empresa 50 04-05-2010 31-05-2010

Criação de páginas para web em hipertexto 25 06-09-2010 17-09-2010

Noções de Economia de Empresa 25 Março Abril

Políticas Sociais, Educacionais e do Emprego 25 Outubro Novembro

Page 13: Jornal Escolhas Vivas Jan - Fev 2010

13

Cid@Net Centro de Apoio e Informação

Novas Oportunidades

Tavira

Designação da Acção Duração (horas)

Início Termo

Animação Sociocultural e Deontologia 25 08-03-2010 19-03-2010

Sistema HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points) 25 12-04-2010 23-04-2010

Prevenção de Incêndios Florestais 50 03-05-2010 28-05-2010

Saúde e Socorrismo 25 10-05-2010 21-05-2010

Primeiros Socorros - Tipos de Acidentes e Formas de Actuação 50 18-10-2010 16-11-2010

Vila Real de Santo António

Designação da Acção Duração (horas)

Início Termo

Operador/a de Hidrobalneoterapia 2195 04-01-2010 30-12-2010

Legislação laboral - contrato de trabalho 25 18-01-2010 29-01-2010

Gestão e Marketing - Princípios Básicos 25 01-02-2010 12-02-2010

Fotografia Digital 50 02-02-2010 04-03-2010

Técnicas de gestão administrativa, financeira e de recursos humanos 50 01-03-2010 26-03-2010

Criação e Organização de uma Empresa 50 05-04-2010 30-04-2010

Língua Estrangeira - informações acerca da vida quotidiana, compras e serviços e locais de interesse turístico (Inglês)

50 03-05-2010 28-05-2010

Concepção e tratamento de imagens 25 03-05-2010 14-05-2010

Língua Alemã - Serviço de Recepção, Atendimento e Informação Turística 50 01-06-2010 01-07-2010

Aplicações informáticas - Processamento de Texto 25 05-07-2010 16-07-2010

Liderança e trabalho em equipa 25 19-07-2010 30-07-2010

Auditorias ao sistema de gestão da qualidade 50 01-09-2010 29-09-2010

Internet como Estratégia de Marketing 50 13-09-2010 13-10-2010

Língua Inglesa – Vendas 50 30-09-2010 03-11-2010

Comunicação Interpessoal - Comunicação Assertiva 50 06-10-2010 04-11-2010

Língua alemã - acolhimento e assistência ao cliente * 50 13-10-2010 11-11-2010

Aplicações Informáticas - Folha de Cálculo 25 08-11-2010 19-11-2010

Saúde e Socorrismo 25 22-11-2010 07-12-2010

Formação Pedagógica de Formadores 120 Fevereiro Maio

Page 14: Jornal Escolhas Vivas Jan - Fev 2010

14

Cid@Net Centro de Apoio e Informação

Novas Oportunidades

Atenção: As datas e localização das acções podem sofrer alterações em função do número de inscrições recebidas.O i n í c i o d a s a c ç õ e s e s t á c o n d i c i o n a d o a u m n ú m e r o m í n i m o d e f o r m a n d o s .Para saber as condições de acesso de cada acção contacte directamente com os nossos serviços.

Santa Catarina da Fonte do Bispo

Designação da Acção Duração (horas)

Início Termo

Legislação laboral - contrato de trabalho 25 02-02-2010 18-02-2010

Saúde da Pessoa Idosa - Cuidados Básicos 25 01-03-2010 12-03-2010

Língua Estrangeira - informações acerca da vida quotidiana, compras e serviços e locais de interesse turístico (Alemão)

50 02-03-2010 30-03-2010

Gestão do Stress e Gestão de Conflitos 25 05-04-2010 16-04-2010

Aplicações informáticas - Processamento de Texto 25 19-04-2010 30-04-2010

Língua Estrangeira - informações acerca da vida quotidiana, compras e serviços e locais de interesse turístico (Inglês)

50 03-05-2010 28-05-2010

Liderança e trabalho em equipa 25 10-05-2010 21-05-2010

Língua Inglesa - Comunicação oral e escrita 25 01-06-2010 17-06-2010

Gestão e Marketing - Princípios Básicos 25 21-06-2010 02-07-2010

Língua Estrangeira - informações acerca da vida quotidiana, compras e serviços e locais de interesse turístico (Inglês)

50 05-07-2010 30-07-2010

Saúde e Socorrismo 25 13-09-2010 24-09-2010

Criação de páginas para web em hipertexto 25 11-10-2010 22-10-2010

Internet como Estratégia de Marketing 50 25-10-2010 22-11-2010

Aplicações Informáticas - Folha de Cálculo 25 25-11-2010 16-12-2010

INOVINTERINSCRIÇÕES ABERTAS

Delegação de Rua de Angola 39 cave, 8900 – 271 Vila Real de Santo António

Telf: 281 54 24 54 * Fax: 281 54 24 53 * E-mail: [email protected]

Vila Real de Santo António