páginas vivas

17
Páginas Vivas Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BPA) - Porto Alegre – RS – BRASIL Dezembro de 2011 - Ano 44 – N. 300 PV Especial: 300 edições

Upload: marcia-koffermann

Post on 22-Mar-2016

233 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Informativo da Inpsetoria Nossa Senhora Aparecida

TRANSCRIPT

Page 1: Páginas Vivas

Páginas Vivas Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BPA) - Porto Alegre – RS – BRASIL

Dezembro de 2011 - Ano 44 – N. 300

PV Especial: 300 edições

Page 2: Páginas Vivas

Ano 44 n.300

Editorial2- Páginas Vivas

Queridas Irmãs e formandas!

Prezados Leitores!

“Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma gran-de alegria, que o será para todo o povo: hoje, na cida-de de Davi, nasceu para vós um salvador, que é o Cristo Senhor”. (Lc 10b-11)

Com fé e gratidão ce-lebramos, neste mês, o

santo Natal. Comemoração que a cada ano nos faz lembrar que na fragilidade da criança contemplamos a revelação de Deus na his-tória da humanidade, pois é o próprio Deus que se encarna no humano para nos tornar mais divinos. Por isso podemos expressar com amor e esperança: exultemos no Senhor porque nasceu-nos o Salvador do mundo e do céu desceu a verdadeira paz e felicidade para todos. Que a estrela de Belém nos guie sempre para a gruta onde nos encontramos com a beleza, sempre nova da vida, que sur-ge a cada amanhecer para termos sempre a graça da renovação que dá maior brilho ao nosso testemunho de cristãos.

Caros leitores, o Páginas Vivas de de-zembro é o 300º exemplar do nosso meio de comunicação que chega até vossas casas.

E o melhor é que ele vem crescendo, não só em qualidade, mas também em quan-tidade de notícias, o que expressa com-promisso, consciência do valor da comu-nicação, empenho e alegria em partilhar a vida que acontece em cada Unidade. Ao folhá-lo você conhecerá o histórico, bem como outras tantas notícias que relatam a beleza da vida construída no decorrer do ano 2011.

“Fim de ano é tempo de repensar. Reavaliar o que foi feito durante um ano inteiro e sobre o que se pretende mudar. Ano novo é hora de novos sonhos, novas autopropostas”. (Magaly Reinaldo)

Que a alegria do Natal permaneça em nossos corações e o novo ano seja para cada um de nós e nossos familiares um tempo repleto de oportunidades e que a exemplo de Maria e dos nossos santos fundadores, saibamos entrar no sonho de Deus colocando o dom da vida e os nos-sos talentos a serviço dos irmãos, princi-palmente dos jovens colaborando assim na construção do Reino.

Feliz e abençoado ano novo com as luzes, bênçãos, graças e proteção do nos-so Deus que tanto nos ama e nos quer felizes.

Minhas preces e abraço fraterno.

Ir. Maria Floriani

[email protected]

Page 3: Páginas Vivas

Ano 44 n.300

Nesta Edição....3- Páginas Vivas

Instituto Nossa Senhora Auxiliadora de Cambé - pág. 4

Colégio Auxiliadora de Campos Novos- pág. 7

Instituto Laura Vicuña deUruguaiana - pág. 4

Instituto Maria Auxiliadora de Rio do Sul- pág. 8

Instituto Maria Auxiliadora de Porto Alegre- pág. 10

Aniversariantes - pág. 16

Nossos Leitores- pág. 16

Especial - pág. 14

Page 4: Páginas Vivas

Ano 44 n.300

l Uruguaiana-RS

4- Páginas Vivas

No dia 17 de dezem-bro em Uruguaiana, foi concluído o Projeto

“Oratório” com a encenação de Natal. As crianças desta-caram-se pela alegria, apre-sentando-se cheias de vida, disposição e arte. Na realida-de, pertencem à comunidade mais carente da Paróquia São Miguel Arcanjo de Uruguaia-na. Ir. Lina Mondini, Ir. Blon-dina Walchak, o Seminarista Euller e um grupo de Ex-Alu-nas estão acompanhando com carinho, recreação, lan-che, educação e instrução re-ligiosa estas crianças. Depois de muitos ensaios, foi possí-vel apresentar um lindo es-petáculo, que foi abençoado pelo pároco Pe. Artur Friggi e o Vigário Pe. Mário Benac-chio Auzani. “A maior bênção para esta comunidade, disse Pe. Artur, é a possibilidade destas crianças participarem de um projeto que as reúne,

Volta ao “Oratório Festivo”l Ir. Lina Mondini

Marcia B. Carmona e alunos do INSA

Durante o ano de 2011, foram desenvolvidos vários projetos na biblioteca do INSA Cambé, sob a responsabilida-de da bibliotecária Márcia B. Carmona. Esses projetos, di-retamente relacionados com o despertar do gosto e o in-teresse pela leitura vieram de encontro com a pedagogia salesiana, que busca formar o aluno na sua totalidade.

Entre os projetos desen-volvidos destacaram-se: con-tação de história; empréstimo de livros, sacola de leitura (60 sacolas semanais) para os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental 1 e 2 e Ensino Médio.

Ao longo deste ano, tam-

Projetos da Biblioteca Dom Bosco - 2011 l Gislene Cristiane Santos

Crianças que participam do Projeto Oratório em Uruguaiana

acompanha e transmite toda esta alegria que manifestam. Esta é a verdadeira alegria de Natal”.

l Cambé- PR

bém foram adquiridos mil e setecentos novos livros de li-teratura infanto-juvenil, o que facilitou ainda mais a realiza-ção dos projetos.

Page 5: Páginas Vivas

Ano 44 n.300

lGuarapuava-PR

5- Páginas Vivas

No domingo do dia 11 de dezembro às 17 horas, as Irmãs do INSA reu-

niram as Ex-alunas da União Irmã Teresa V. Pantelini para a celebração de encerramen-to das atividades do ano na capela do Colégio. Irmã Alice convidou as presentes para escolherem um personagem do presépio que mais lhe cha-mara a atenção, para aden-trar melhor no mistério da encarnação e do nascimento do Menino Jesus. No final foi oferecido um botão de rosas como agradecimento pela im-portância da presença das pri-meiras alunas que estudaram neste Colégio e pela história que a União vem realizando no INSA.

Encerramento e celebração natalina com as Ex-alunasl Ir. Ercilde Moratelli

Celebração Natalina no INSA

A celebração de Natal do INSA foi realizada em três mo-mentos usando alguns per-sonagens do presépio: reis magos, anjos anunciadores e os pastores. Inicialmente, na rampa da Educação Infantil, após dar as boas-vindas, a Animadora explicou o sentido da celebração. Em seguida, o grupo de educadores cami-nhou até o pátio da Educação Infantil, logo atrás do casal que representou José e Ma-ria cantando refrões e ouvin-do reflexões sobre a vinda do menino-Deus. Para esse mo-mento, todos receberam um par de sandálias desenhado com o sentido da busca pelo Senhor que mais uma vez quer nascer no coração de todos os homens e mulheres de boa vontade. Cada grupo, motivado pela figura dos pas-tores, dos anjos e reis magos, durante o tempo de cinco mi-nutos conversou sobre:

Como viveram o anún-cio da vinda do Filho de Deus entre os homens?

E nós hoje como esta-mos vivenciando este tempo que antecede o Natal?

A culminância da cele-bração aconteceu na área aberta. Maria e José na gru-ta adoravam o menino Jesus deitado em almofadas. Os participantes em pequenos

grupos puderam entrar na gruta para adoração ao Filho de Deus recém-nascido e fa-zer seus pedidos.

Ao final da parte religiosa foi servido coquetel especial para marcar ainda mais esta data cristã.

Celebração e confraternização de Natal com os educadores l Ir. Ercilde Moratelli

Momento de adoração do menino Jesus

Page 6: Páginas Vivas

Ano 44 n.300

lCambé- PR

6- Páginas Vivas

Durante o ano letivo de 2011, os alunos da 5ª série tiveram a oportu-

nidade de estudar as caracte-rísticas de uma peça teatral. Para tanto, fizeram pesqui-sas, assistiram vídeos, fize-ram trabalhos individuais e em grupo sobre este gênero.

No primeito trimestre os alunos estudaram, individual-mente, vários gêneros textu-ais, entre estes, destacou-se o texto dramático, seu empre-go, seus recursos e caracte-rísticas predominantes.

Já, durante o segundo trimestre, assistiram vídeos que caracterizassem os ele-mentos determinantes de um

Partilhando estudo sobre Texto Dramáticol Ir. Ercilde Moratelli texto dramático, além disso,

realizaram várias interpreta-ções de textos, tendo como base a peça teatral.

Por conseguinte, o ponto culminante deste trabalho foi a oportunidade única e ines-quecível que os mesmos tive-ram de apresentar, no final do terceiro trimestre, uma peça teatral diante de sua turma, coordenada pela professora de Língua Portuguesa – Fer-nanda.

Foi um trabalho muito es-pecial, que, com certeza, mui-tos guardarão para sempre em suas vidas, pois por meio dele conseguiram superar seus desafios, vencer seus medos, desenvolver melhor

a capacidade de oratória e enfrentaram as consequên-cias de um trabalho em gru-po, aprendendo a administrar pequenos conflitos ocorridos durante a sua execução.

Na apresentação final estiveram presentes alguns pais, na escola, apoiando e auxiliando seus filhos.

Para finalizar esta etapa da apresentação, foi feito um debate e uma redação sobre o projeto. Conversaram sobre os pontos positivos e negati-vos apresentados e os alunos puderam escrever um texto refletindo sobre a sua par-ticipação individual e o que acharam deste trabalho.

Com o trabalho pude melhorar meu desen-volvimento em público, minha capacidade de organização ao escolher um figurino e sele-cionar as fala mais importantes para a apre-sentação. Também foi muito legal assistir os demais grupos e ver o empenho de cada um, tendo uma base para reconhecer erros e acer-tos. Enfim, foi uma experiência única, jamais me esquecerei, pois me ajudou principalmente a crescer como aluna e pessoa ao aprender a administrar os conflitos que surgiram durante os ensaios. Maria Paula Bertoletti Juliani – 5ª série JPII

Disse aos meus colegas que iria decorar muito bem as minhas falas e acredito que consegui, pois me empenhei muito e pas-sei horas ensaiando. Além disso, melhorei muitas coisas com o trabalho, especialmente a leitura e a capacidade de falar diante de uma plateia. Jamais vou me es-quecer desta experiência. Victor Segré – 5ª série JPII

O trabalho em grupo foi uma experiência única de superação e desafio. Acredito que tenha me dedicado muito, porque no final não sabia somente as minhas falas, mas havia de-corado a fala de todos os colegas. Além dis-so, pude conhecer melhor as minhas amigas e aprendi a administrar pequenos conflitos que ocorreram durante o trabalho. No final, deu tudo certo e acredito que valeu muito esta ex-periência. Julia Maria Radigonda – 5ª série JPII

No começo ficava muito nervoso ao receber críticas dos meus colegas, mas com o pas-sar dos dias fui fazendo o meu melhor e todos começaram a me elogiar. Fiquei contente e acredi-to que todos gostaram no final. Pedro Henrique Scheller – 5ª série JM

Page 7: Páginas Vivas

Ano 44 n.300

lCampos Novos-SC

7- Páginas Vivas

Alunos participam de Campeonato de Leitura

No dia 05 de Dezembro, aconteceu nas depen-dências do Colégio Au-

xiliadora, a Final do Campeo-nato da Leitura 2011. Do qual participaram os alunos do 4º e 5º Anos, sendo finalistas três alunos do 4º Ano e 3 alunos do 5º Ano.

Entre os jurados, con-tamos com a presença da Professora Marisol Ferrari, Professor Juliano Rossi e da Coordenadora Jâni Bagatini, que avaliaram os finalistas, seguindo os critérios:

Entonação (vocal); Ritmo (oralidade); Pontuação e Pos-tura Corporal.

No 4º Ano, João Otávio Dariva Magrinelli, ficou com o 3º lugar, sendo que o 2º lugar ficou para Letícia Redante Fa-ria e a Campeã foi Ana Laura Antunes Fronza. Já no 5º Ano, Marina Nascimento, ficou com o 3º lugar; Ana Laura Kunen

de Almeida ficou em 2º lugar e o Campeão foi Pedro Henri-que Santos Ribeiro.

É importante ressaltar, que o Campeonato da Leitura tem como objetivos: despertar o prazer pelo ato de ler; de-senvolver nos alunos a fruição leitora, isto é, apreciar e com-

preender o que leu; ampliar o repertório literário; comparti-lhar experiências leitoras.

Parabenizamos aos alu-nos que participaram do Cam-peonato e desejamos que continuem praticando a leitu-ra, um exercício tão necessá-rio a todos nós.

Aluna participante do Concurso de leitura

l Prof. Margarete Dal Farra

Nos dias 7, 8 e 9 de de-zembro a Comunidade Edu-cativa do Colégio Auxiliado-ra teve a alegria de receber pais, familiares e amigos de seus educandos para presti-giar as apresentações de en-cerramento das turmas.

Conforme o seguimento, cada turma se empenhou na preparação de apresenta-ções que permitissem visu-alizar o caminho percorrido ao longo do ano. Histórias, contos, alfabetos e proje-tos, grandes descobertas e conquistas realizadas ao longo do ano por nossos pe-quenos. Todos fizeram tam-bém, apresentações natali-nas exprimindo o anseio de construir um mundo melhor, a começar por esse tempo propício.

A Escola como espaço social de construção do cida-

Encerramento do Ano Letivodão, orgulha-se por visualizar em momentos significativos como este os passos dados.

Parabéns a todos os educa-dores que se empenham coti-dianamente nesse processo!

l Ir. Adrielle Druciak

Page 8: Páginas Vivas

Ano 44 n.300

lRio do Sul- SC

8- Páginas Vivas

IMA faz doação de brinquedos a creches atingidas pela enchente

As creches municipais de Rio do Sul atingidas pela enchente de se-

tembro ganharam um reforço em brinquedos neste final de ano. O Instituto Maria Auxilia-dora – IMA de Rio do Sul fez a doação de 700 brinquedos aos CEIs da cidade.

A arrecadação aconteceu durante a realização do II Es-petáculo de Dança, intitulado “Um dia na escola”, no dia 27 de novembro. Espetácu-lo este, realizado em parce-ria com grupos de Dança de Trombudo Central e Braço do Trombudo.

O ingresso cobrado para o Espetáculo foi um brinquedo ou R$ 5,00. Foram arrecada-dos 250 brinquedos, nas duas semanas que antecederam o evento, em caixas coletoras instaladas no hall de entra-da da escola. Já a somatória arrecada com o valor da en-trada R$ 750,00 resultaram

Momento da entrega dos brinquedos à Secretaria Municipal da Educação

l Karine Sabino

Alunos realizam encenação de NatalDurante o mês de novem-

bro alunos de diversos seg-mentos sob a coordenação de Ir. Zenira prepararam a ence-nação de Natal, mostrando o nascimento de Jesus. Foi ne-cessário muito empenho e de-dicação de todo o grupo que fez uma bonita apresentação.

A encenação ilustrou de forma musicada os fatos prin-cipais que envolvem o misté-rio da Encarnação de Jesus entre nós e foi uma forma de preparação para este mo-mento tão especial que marca a vida cristã.

A apresentação foi rea-lizada na noite do acantona-mento da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e no encerramento do Ensino Fun-damental II e Ensino Médio. Parabéns a todos pelo empe-nho!

na compra de mais 450 brin-quedos. Ao total a escola fez a doação de 700 unidades.

Os brinquedos foram en-tregues pela diretora Angelita Maria Gambeta Stuepp e a coordenadora disciplinar Ma-grid Wiedemer para as repre-sentantes da Secretária Mu-nicipal de Educação, Denise

e Inolésia na manhã do dia 08 de dezembro, nas dependên-cias do IMA.

A Comunidade Educati-va do IMA agradece a todos que participaram da campa-nha, doando e participando do evento. E deseja a todos um feliz e abençoado Natal e 2012 repleto de realizações.

Momento do nascimento de Jesus na Encenação de Natal

Page 9: Páginas Vivas

Ano 44 n.300

lRio do Sul- Sc

9- Páginas Vivas

No dia 3 de dezembro aconteceu nas depen-dências do Instituto Ma-

ria Auxiliadora o lançamento oficial do CD da banda Além do Acorde. A Banda compos-ta por 4 jovens: Leonardo Sailer, Renan Demeterko, Guilherme Becker e Ícaro Ferreira teve origem como um grupo da Articulação da Juventude Salesiana, que se reúne semanalmente no Ins-tituto Maria Auxiliadora.

A banda já começou há cerca de 5 anos, mas foi em 2011 que chegou a composi-ção dos membros atuais. Nos últimos meses a banda Além do Acorde já vem se apresen-tando em vários locais de Rio do Sul e região, e marcaram presença também nas apre-sentações de Natal da cidade de Rio do Sul

A banda Além do Acorde tem um estilo próprio e tem como inspiração bandas de rock popular brasileiras como RPM, Engenheiros do Havaí, Legião Urbana, entre outras. As músicas que os jovens

Banda Além do acorde lança CD

Leonardo Sailer, Guilherme Becker, Ícaro Ferreira e Renan Demeterko

IMA realiza acantonamento para finalizar o ano letivo

gravaram são de autoria do próprio grupo, o jovem Renan foi quem compôs a letra e as melodias, os outros deram ideias, colaboraram de forma indireta.

São três as composições do grupo: Meu dia, Nada como a primeira vez e Amigos vir-tuais e falam sobre aspectos que compõem o cotidiano de um adolescente. O grupo foi

capa de jornais locais e foram entrevistados pela TV RBA.

O sucesso destes jovens mostra a força do protagonis-mo juvenil tão presente em nossas obras e demonstram que a pedagogia salesiana vai muito além da sala de aula, mas é um terreno fértil para que os jovens desenvol-vam suas habilidades e po-tencialidades.

O Instituto Maria Auxi-liadora promoveu na noite de 02 de dezembro o acan-tonamento do segmento de Ensino Fundamental I e na noite de 09 de dezembro o acantonamento de Educação Infantil. Estas duas noites na escola foram uma forma de confraternização e comemo-ração de tudo o que foi vivido no ano de 2011.

Os alunos participaram de várias atividades espe-cialmente preparadas pelos professores e coordenado-res como: gincana, apresen-tações artísticas das turmas, festa musical, lanche comuni-tário, sessão de cinema e fi-nalmente o momento de dor-

mirem na escola junto com seus colegas.

Com estas atividades foi encerrado o ano letivo de

2011, um ano de muitas con-quistas, muito trabalho e es-forço de toda a comunidade educativa.

Alunos durante a Festa do Pijama no Acantonamento de Ensino Fundamenal I

Page 10: Páginas Vivas

Ano 44 n.300

lPorto Alegre- RS

10- Páginas Vivas

No dia 1º de dezembro, Dia Mundial de luta contra a Aids, a Igreja

Católica, através da Pastoral da Aids, Pastoral da Criança e Casa Fonte Colombo, reali-zou uma ação de informação e orientação para a população sobre importância do teste da Aids no centro de Porto Ale-gre.

O objetivo da campanha é informar e orientar a comunida-de sobre a importância de fa-zer o teste da Aids mesmo sem ter sintomas da doença. Além deste cuidado de prevenção, a iniciativa também pretende promover uma grande mobili-zação para que as pessoas in-centivem as outras a fazerem o teste.

Cerca de 250 mil brasilei-ros convivem com HIV sem sa-ber, pois nunca fizeram o teste da Aids. Grande parte da popu-lação nunca se testou. Muitas

Formandas participam de campanha nacional de incentivo ao diagnóstico precoce do HIV

l Cassiana Ferreira

Voluntários da Casa Fonte Colombo que participaram do retiro

pessoas recebem o diagnós-tico quando já estão doentes. Por causa disso, 17% vão a óbito no 1º ano do diagnóstico. O diagnóstico precoce torna o tratamento mais eficiente, evita

doenças e garante qualidade de vida.

Este mesmo trabalho acon-teceu mensalmente ao longo do ano nas vilas periféricas da capital gaúcha.

Nos dias 3 e 4 de dezem-bro, aconteceu o retiro anual de voluntários da Casa Fonte Colombo, em Rosa do Mar - SC. Estavam presentes apro-ximadamente 45 voluntários da Casa. Da comunidade do IMA-POA participaram: Ir. Lu-cia Tironi e as aspirantes Aline Leite, Cassiana Ferreira e Ro-semeire Toledo.

Foram dois dias muito pro-veitosos, tanto para a prática pastoral com a avaliação e planejamento das atividades, como para o cultivo pesso-al com profundos momentos orantes a partir do texto de Je-remias 18, 1 – 10.

“Como barro nas mãos do oleiro, assim estão vocês em minhas mãos”

A reflexão e a partilha vi-

Retiro para voluntários da Casa Fonte Colombo

venciadas nestes dois dias foram muito favoráveis para reabastecer o entusiasmo de cada uma a fim de prosseguir as atividades pastorais no ano de 2012 junto à Casa Fonte

Colombo. Um lugar pelo qual rendemos graças ao Senhor da Vida, pois proporciona tan-tas experiências profundas de fé e transformação junto ao Povo de Deus que sofre.

l Cassiana Ferreira

Voluntários que participaram da Campanha

Page 11: Páginas Vivas

Ano 44 n.300

lPorto Alegre- RS

11- Páginas Vivas

Nos dias 09 e 10 de de-zembro aconteceu o encontro da 3ª Idade na

Casa Santa Teresa em Porto Alegre. Participaram do encon-tro 18 Irmãs das diversas ca-sas da Inspetoria.

O encontro teve como tema: Só se vive uma vez, e teve como base o livro do mes-mo nome escrito por Anselm Grün. Ir. Maria Floriani e Ir. Ivo-ne Ranghetti dinamizaram o encontro, marcado pela alegria do encontro de cada Irmã que participou. No sábado à tarde, o grupo teve a oportunidade de visitar em São Leopoldo o túmulo do Padre Réus. E para finalizar o encontro o grupo foi surpreendido com um belo jan-tar oferecido pela Casa Inspe-torial.

Irmãs participam de Encontro da 3ª Idade e de Retiro Anuall Ir. Marcia Koffermann

Missa em São Leopoldo

No domingo, dia 11 de de-zembro teve início então, o re-tiro anual, participaram deste 23 Irmãs, na maioria perten-centes à 3ª Idade. O retiro teve como pregador o Padre Attílio Hartmann, SJ, que desenvol-veu o tema: Artistas da Alegria,

Artistas do perdão, Artistas do Amor Solidário e Aristas da Vida. O retiro conduzido de for-ma leve e profunda permitiu um momento especial de encontro com Deus e aprofundamento do ser consagrada como Filha de Maria Auxiliadora.

Page 12: Páginas Vivas

Ano 44 n.300

lPorto Alegre- RS

12- Páginas Vivas

No dia 03 de dezembro o Colégio São Paulo de Ascurra-SC acolheu o

encontro de formação para os participantes do Projeto Mis-sionário dos Salesianos em ja-neiro de 2012. A aspirante Isa-belle Alves Scheid participou deste encontro, que teve como tema “Jesus, o missionário do Pai que nos envia em missão – A dimensão missionária da Igreja na perspectiva de Apa-recida” assessorado pelo Pe. Osmar Debatin, Coordenador das Pastorais da Diocese de Rio do Sul. Na parte da manhã houve a explanação do asses-sor e trabalho em grupo para levantar sugestões pastorais a serem executadas nas presen-ças missionárias.

No período da tarde, o Inspetor dos SDB, Pe. Ores-tes Carlinhos Fistarol, motivou os(as) missionários(as) res-saltando aspectos importan-tes como o da organização, disponibilidade e flexibilidade

Formanda participa de encontro de preparação para o Projeto Missionário dos Salesianos

l Cassiana Ferreira

Jovens formandas, Ir. Lúcia e Ir. Jacinta

que todos devem possuir para um melhor e eficaz trabalho de missão. Logo após, foi anun-ciada a divisão dos missioná-rios nas seguintes presenças: Lavras do Sul –RS, Abelardo Luz- SC, Joinville – SC e Pre-sidente Getúlio-SC com seus respectivos coordenadores. Pe. Sérgio Ramos de Souza, delegado Inspetorial da ani-mação missionária, fez os co-municados gerais sobre a re-alização deste trabalho. Logo após, os grupos se encontra-ram com seus coordenadores

para maiores combinações a respeito do projeto missionário que se realizará de 08 a 22 de janeiro. O encontro finalizou-se com a Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Orestes, onde foi também feito o envio dos missionários(as).

Isabelle irá realizar sua missão na presença de Joinvil-le, coordenada pelo Pe. Ademir Ricardo Cwendrych. Possamos todas nós a acompanhar com nossas orações neste trabalho tão importante em prol de toda a Igreja.

Na noite de 15 de dezem-bro, o auditório da instituição acadêmica ESTEF foi palco da formatura dos Cursos Básico e de Graduação de Teologia. As formandas Andresa do Amaral, Cassiana Ferreira e Isabelle Scheid receberam seu diploma referente aos dois anos de estu-do teológico no Curso Básico de Teologia. Durante esse tempo puderam com certeza, clarificar e amadurecer suas convicções de fé e sua prática pastoral. O estudo da Teologia contribuiu essencialmente na caminha-da vocacional, oferecendo um suporte de crescimento na re-lação com Deus e na forma de viver e testemunhar a própria experiência de fé.

A noite iniciou-se com a

Formandas participam de formatura na ESTEF

celebração eucarística presi-dida pelo diretor da ESTEF, Fr. Aldir Crócoli. Logo após a coordenadora do Curso Bási-co, Ir. Kátia Sassi conduziu a entrega dos diplomas das for-mandas e Fr. Vanildo Luiz Zug-no, a entrega aos formandos do Bacharelado em Teologia. A celebração seguiu-se com

uma animada confraternização que contou com a presença de aproximadamente 150 pesso-as entre estudantes, professo-res, funcionárias e convidados (as). Foi uma noite de grande alegria, partilha e gratidão pelo valioso período de estudos re-alizados na instituição acadê-mica.

l Cassiana Ferreira

Jovens que participaram de encontro em Ascurra

Page 13: Páginas Vivas

Ano 44 n.300

lPorto Alegre- RS

13- Páginas Vivas

Familiares e amigos se reuniram no dia 18 de dezembro de 2011, na ci-

dade de Blumenau - SC, para celebrar as bodas de diamante de Nilton Floriani e Luiza Stra-moski Floriani, pais de Ir. Maria Floriani. O evento foi marcado pela alegria, fé, gratidão e teste-munho da força do sacramento do matrimônio. Teve início com uma bonita celebração presidi-da pelo Padre Paulo Barbosa de Araújo e coordenada pelos filhos e netos que deram um tom todo especial com cantos próprios do tempo de advento, acompanhados por instrumen-tos musicais.

Em seguida, houve o al-moço festivo e uma tarde de confraternização, fazendo me-mória dos anos vividos no tra-

Casal celebra bodas de diamantel Ir. Maria Floriani balho incansá-

vel, dedicação aos filhos, com-promisso com a comunidade cristã, amizade e bom relacio-namento com os vizinhos, enfim, relembrando os bons tempos e as dificuldades assumidos na fé, com amor e confiança.

É com alegria e emo-ção que neste momento dizemos obrigado a Deus e aos nossos queridos pais pelos 60 anos de vida, vi-vidos na simplicidade, na fé, no trabalho incansável e no amor, testemunhan-do-nos o verdadeiro senti-do da vida humana e cris-tã, construído no dia a dia com a graça divina. (Pedro - filho)

Queridos avós, nos sentimos privilegiados por sermos seus netos, pois sabemos que nem todo jovem e criança tem a graça de gozar do tes-temunho de pessoas de fé e de bem com a vida, porque muito amam a Deus e a nós. Falo isto em nome dos netos e bis-netos. (Daniele - neta)

Em nome dos fami-liares venho expressar o quanto o testemunho de vocês, tios é importante, nos fortalece e incentiva a vivermos com digni-dade, amor e dedicação seguindo os passos de Jesus Cristo.

(Gorete - sobrinha)

Sr. Nilton Floriani e Sra. Luiza Stramoski Floriani

Família Floriani reunida

Page 14: Páginas Vivas

Ano 44 n.300

lEspecial

14- Páginas Vivas

Páginas Vivas comemora 300 edições

Chegamos neste mês à edição de número 300 do Noticiário Inspetorial

Páginas Vivas, motivo de ale-gria por vermos uma longa his-tória construída a muitas mãos, e revelando o rosto dinâmico e entusiasmado da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida.

A edição de número 1 do Noticiário Inspetorial foi publi-cada em junho de 1961, era um informativo que apresenta-va os principais eventos e co-municados importantes da vida da Inspetoria. De forma muito simples o Notícias em Família era datilografado folha por fo-lha e enviado para as casas da Inspetoria, facilitando a comu-nicação entre as Irmãs.

A edição de número de n. 2 saiu em agosto de 1968, a de n. 3 em outubro de 68 e a de n. 4 só sai em outubro de 1969 e 5ª edição em junho de 1970. Assim, inicia-se uma sequên-cia de edições que publicadas em diferentes espaços de tem-po vão revelando a caminhada e a história da Inspetoria Nos-sa Senhora Aparecida.

O Notícias em Família, a partir da 8ª edição, publicada em abril de 1971, começa a ser mimeografada, o que faci-lita a reprodução do mesmo. Isso acontece até que em 1975 ele começa a se xerocado, ga-nhando em qualidade. É entre os anos de 1979 e 1984 que o Notícias em Família adquire certa periodicidade.

Em junho de 1985 é pedi-do para as comunidades en-viarem sugestões de nomes e capas para o Notícias Família. Entre as diversas sugestões apresentadas é escolhido o nome Rodopiando Notícias, título do noticiário inspetorial a partir de agosto de 1985, até o surgimento do Páginas Vivas em abril de 1994.

A partir dos meses de julho e agosto de 2000, a diagrama-

l Ir. Marcia Koffermann

1ª edição do Notícias em Família guardado no arquivo Inspetorial

ção do “Páginas Vivas” passa para a gráfica P. Réus, em Por-to Alegre e o Páginas Vivas as-sume um visual diferente.

Em 2003, o informativo “Páginas Vivas” passa por novas mudanças. Ele começa a ser on line e mensal. Com o advento e a solidificação da Internet, sobretudo do correio eletrônico, a intenção é que as notícias sejam divulgadas com maior precisão e rapidez. Cada comunidade tem uma correspondente, ou seja, uma Irmã responsável pelo envio

das notícias.Em 2004, o Páginas Vivas

continua on line. Neste período o PV conta com mais de 400 leitores (483 em 17 de setem-bro de 2004) que o recebem mensalmente, via internet. A ele, se associava o PV Fotos, com a publicação de fotogra-fias das atividades realizadas nas obras.

A partir de janeiro de 2006, o informativo Inspetorial Pági-nas Vivas apresenta um novo layout. Conforme sugestão de algumas Irmãs, além das notí-

8ª edição do Notícias em Família, publicado em abril de 1971

Page 15: Páginas Vivas

Ano 44 n.300

lEspecial

15- Páginas Vivas

cias há uma nova seção – Par-tilhando, e são divulgadas as aniversariantes de cada mês. No decorrer de todo o ano, o PV será espaço para reforçar a comunhão. Uma seção - Irmã Secreta – se encarregou de di-vulgar mensagens de Irmã para Irmã, a partir de uma dinâmica realizada na última assembleia Inspetorial (novembro 2004). O PV publica, além das notícias, o PV_Fotos e PV_Especial, quando da realização de even-tos significativos, que marcam a história da inspetoria.

No decorrer da história vá-rias pessoas colaboraram com a construção do Noticiário Ins-petorial, nas primeiras edições não há registro de quem escre-via e publicava, provavelmente era um trabalho da Secretária Inspetorial. Tempos depois, a Irmã Gema Olivo teve uma atuação muito importante na construção do mesmo. Em vá-rios momentos foram constitu-ídas equipes que trabalhavam juntas na construção do notici-ário, fato que certamente muito colaborou com a construção da comunhão.

Em 1999, Ir. Maike Loes assumiu a Comunicação na Inspetoria e passou a ser a responsável pelo Páginas Vi-vas, realizando com dedicação e empenho o trabalho de edi-toração e articulação do envio de notícias até o ano de 2010.

No período de 2000 a 2002 também colaborou na editora-ção do PV a Ir. Ivone Ranghet-ti, pois neste período Ir. Maike esteve estudando em Roma.

A partir de 2011, Ir. Marcia Koffermann assume a reali-zação do Páginas Vivas, nes-te ano o noticiário Inspetorial passa por novas mudanças, começa a ser feito com o pro-grama In design, o que per-mitiu inovações no layout do mesmo, ganhando ainda mais

em qualidade.Hoje o Páginas Vivas con-

tinua fazendo história, sendo que com as facilidades advin-das do mundo virtual, chega a uma número muito maior de leitores, que o encontram também no blog da Inspeto-ria e nas redes sociais. Para-béns a todas as pessoas que colaboram ou colaboraram na construção do Páginas Vivas, no envio de notícias e na divul-gação do Informativo.

Page 16: Páginas Vivas

Ano 44 n.30016- Páginas Vivas

Cara sr. Lucia,apro solo ora il computer e trovo le bellissime “Paginas Vivas”.Vengo subito a ringraziare perché voglio raggiungerti nel giorno nella solennità della nostra Madre Maria Im-macolata-Ausiliatrice.A lei affido il mio ringrazia-mento e l’augurio per la vos-tra bella missione: sia Lei a renderla sempre feconda per

tutti i membri delle comunità educanti, soprattutto per le/i destinatari della vostra mis-sione.Ti penserò quando vedrò con calma i contenuti di “Paginas Vivas”.Maria ci accompagni incon-tro a Gesù che viene: auguri di un felice Natale a te e alle sorelle della comunità.Con un cordiale saluto,sr. Antonia

Muito obrigada pela bonitas Paginas vivas. Hoje a Inmac-ulada abençoe cada Irma e faça o grande presente de novas vocações. Com muito carinho e orações.Maria del Carmen Canales fma

Inspetoria N. S. AparecidaRua Gonçalo de Carvalho, 390Bairro Floresta90.035 – 170 Porto Alegre – RSFone: (51) 3311 [email protected]

PÁGINAS VIVASInformativo mensal daInspetoria N. S. Aparecida – BPAAno 44 – N. 300 – dezembro 2011...........................................................

Inspetora: Ir. Maria FlorianiCoordenação: Ir. Marcia KoffermannCorrespondentes: Ir. Ercilde Moratelli, Ir. Cristina Schorck, Ir. Adrielle Druciak, Hugo Braga Fialho, Ir. Rosalina Lemos, Lu-ciane Rocha Carvalho, Sabrina Sherer, Ir. LúciaTironi, ...........................................................

Aniversariantes de Janeiro:

02. Ir. Lúcia Nair Tironi09. Ir. Maria Schwarz09. Ir. Maria Neote

13. Ir. Maria Floriani14. M. Yvonne Reungoat

21. Ir. Ricca Bernardi27. Ir. Márcia Koffermann28. Ir. Maria Ana Vegini30. Ir. Olga Bussarello

Nossos Leitores

Aniversariantes

Page 17: Páginas Vivas

Ano 44 n.30017- Páginas Vivas

Votos de Natal de 2011

Os meus votos de Bom Natal querem chegar a todas as Filhas de Maria Auxiliadora, pessoal e comunitariamente, aos jovens e aos leigos que, em toda parte do mundo, se encontram para partilhar a vida e a missão educativa, aos membros da Família Salesiana e, em particular, aos irmãos Salesianos, mas também a todas as pessoas que visitam o site do Instituto.Este Natal seja um tempo novo para cada um/cada uma de nós! Não nos deixemos levar pelo costume, mas cultivemos a admiração di-ante de Deus, que escolhe tornar-se um de nós, fazer-se carne para revestir-nos de infinito, entrar na história para iluminá-la e levedá-la com a Bos Notícia do Evangelho. Como não deixar-nos invadir pela alegria diante dessa realidade extraordinária?Venha Jesus e mude tudo! Mesmo que muitos não conheçam ou não aceitem esse acontecimen-to central da história, ele não pode ser cancelado e não é possível viver como se ele não existisse. Se todos os cristãos manifestassem a grande alegria que lhes enche o coraçao, o clima espiritual do mun-do mudaria.Jesus vem para manifestar o Amor infinito do Pai e ensinar-nos como amar....

O Senhor lhes bendiga!Bom Natal e Feliz Ano Novo 2012!

Madre Yvonne Reungoat