sinopse de notícias - 13 e 14 de outubro de 2014

13
SINOPSE DE NOTÍCIAS 13 E 14 de outubro de 2014

Upload: administracao-de-fernando-de-noronha

Post on 05-Apr-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Sinopse de notícias - 13 e 14 de outubro de 2014

SINOPSE DE NOTÍCIAS 13 E 14 de outubro de 2014

Page 2: Sinopse de notícias - 13 e 14 de outubro de 2014

Veículo: Site Institucional DEFN

Seção: Acontece em Noronha Data: 13/10/2014

.

Administração lança concurso de fotografia para servidores públicos do arquipélago

Atenção servidores públicos do Distrito Estadual de Fernando de Noronha: de hoje (13) até o dia 27 de outubro, estão abertas as inscrições do Concurso de Fotografia “Clica Noronha – O Compromisso com a Vida”. Promovido pela coordenadoria Distrital de Saúde, através do Núcleo de Promoção da Saúde de Fernando de Noronha, o concurso vai premiar imagens que reflitam o tema “Intervenção Através da Humanização no Uso Indevido de Álcool e Outras Drogas e Violência Interpessoal” com o objetivo de conscientizar todos os participantes, bem como a sociedade sobre a importância do compromisso com a vida. É a primeira vez que acontece um concurso direcionado apenas aos servidores do Distrito. “Nossa intenção é estimular todo os profissionais envolvidos diretamente com a administração da ilha para que eles reconhecerem o valor das ações voltadas ao bem estar da comunidade noronhense”, destacou a coordenadora de Saúde da ilha, Fátima Souza. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da ilha, das 15h às 17h. A fotografia premiada e todos os trabalhos inscritos serão apresentados e uma exposição no dia 02 de dezembro, às 19h, no auditório da Escola Arquipélago. Na ocasião, haverá um Fórum com a participação de convidados dos Alcoólicos Anônimos, para discutir a implantação de um grupo operativo do alcoolista e da família no arquipélago de Fernando de Noronha. Todos os participantes inscritos no concurso de fotografia receberão certificado de participação. Segundo Fátima Souza, além desta ação, inserida na terceira etapa do

Page 3: Sinopse de notícias - 13 e 14 de outubro de 2014

projeto de Intervenção Através da Humanização no Uso Indevido do Álcool e outras Drogas e Violência Interpessoal, momento em que o público noronhense poderá participar de uma série de atividades. Aguarde e confira as novidades. SERVIÇO: Concurso de Fotografia “Clica Noronha – O Compromisso com a Vida” Inscrições gratuitas de 13 a 27 de outubro, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da ilha, das 15h às 17h.

Page 4: Sinopse de notícias - 13 e 14 de outubro de 2014

Veículo: Site institucional DEFN

Seção: Acontece em Noronha Data: 13/10/2014

Médica de Noronha tem poesias publicadas em anais de Congressos

Nas horas livres, o amor à medicina dá espaço à ciência das palavras e assume a forma de poesia:“É um hobby que tenho desde a adolescência. Escrevo por necessidade espiritual”, declara a coordenadora de Saúde de Fernando de Noronha, Fátima Souza.

E é nas belas palavras que a pediatra e hebiatra vai além do

cuidado com a saúde das crianças e adolescentes. Ela cuida de si mesma. “Escrevo sobre tudo o que perpassa e me incomoda. Pois isso me proporciona um grande alívio”, desabafa a médica.

Tanta sensibilidade rendeu à Fátima a publicação de mais três de suas composições, que podem ser apreciadas nos anais do XXV Congresso Brasileiro de Médicos Escritores (Sobrames) e IX Congresso da União de Médicos Escritores e Artistas Lusófonos (Umeal), que acontecem até amanhã (11), no Recife Praia Hotel, em Boa Viagem.

Nos anais, composto por 159 trabalhos literários enviados pelos congressistas e publicado pela Editora Bagaço, estão os poemas “Memória”, "Cadeiras Vazias” e “Madona do Recife”. Segundo a autora, os dois primeiros referem-se à degradação do centro histórico do Recife e o descaso com as esculturas dos poetas que ali habitam. Já em “Madona do Recife”, a fonte de inspiração foi uma moradora de rua que vaga pelas esquinas do Bairro do Recife acompanhada por seus fieis companheiros caninos.

Page 5: Sinopse de notícias - 13 e 14 de outubro de 2014

NA ESTANTE

Em 2012, Fátima Souza publicou sua primeira obra literária em verso e estrofes intitulada “Amor em Campos de Trigo” e, em 2014, “Mar de Dentro”, em homenagem ao arquipélago de Fernando de Noronha. Em ambas as obras, o leitor pode admirar ilustrações de pintores pernambucanos, artistas amigos da médica poetisa.

Page 6: Sinopse de notícias - 13 e 14 de outubro de 2014

Veículo: Site Institucional DEFN

Seção: Acontece em Noronha Data: 13/10/2014

Centro de Geração e Renda oferece curso de corte e costura para a comunidade

Quando o assunto é mão de obra qualificada, a Administração de Fernando de Noronha, por meio do Centro de Geração e Renda de Fernando de Noronha

está sempre atenta às oportunidades para a comunidade. Começa hoje (13), mais uma etapa de cursos de corte e costura com apoio do Centro Pernambucano de Design, empresa parceira do Senai.

Até o dia 17 de outubro, será realizado o módulo I do curso. Ministradas pela instrutora e design Nathalie Mota, as aulas acontecem no Salão de Corte e Costura do Centro Geração e Renda, na Vila do Trinta, nos períodos tarde e noite. Já o módulo II, será realizado no período de 3 a 7 de novembro. Com capacidade para atender até duas turmas de 30 alunos (dois por cada máquina), a sala de costura possui doze máquinas semi industriais e três domésticas, além de uma tesoura de corte elétrica, ferro de passar e bancadas de apoio. A coordenadora do Centro Geração e Renda, Mitsy Medeiros, lembra que o curso é oferecido para todos, não apenas mulheres e, por ser oferecido pelo centro de formação profissional, podem participar pessoas acima de 18 anos. Ela explica ainda que toda a produção será voltada para peças que possam ser comercializadas em bares, restaurantes e pousadas, tais como: aventais, jogos americanos, almofadas, necessaires, ecobags e pequenas peças em tecidos com os mais variados usos. “No encerramento, faremos uma apresentação ao público e convidados da coleção e de todo o material produzido. Será uma oportunidade de apreciar as ideias das figuras e desenhos com a iconografia da ilha, que foram criados em um momento anterior pelos artesãos locais”.

Page 7: Sinopse de notícias - 13 e 14 de outubro de 2014

Veículo: Revista Turismo Seção: Turismo Data:13 /10/2014

Page 8: Sinopse de notícias - 13 e 14 de outubro de 2014

Veíclog Viver Noronha

Seção: Política Data: 14/10/2014

Reeleição de Milton Luna é confirmada pelo TER

A polêmica da reeleição do presidente do Conselho Distrital, Milton Luna, chegou ao fim. Ele concorreu ao pleito do dia 5 de outubro, mas nove candidatos questionavam na justiça se Luna teria o direito de entrar na disputa porque fez a transferência da residência eleitoral para o Recife, em 2012, para concorrer a uma vaga de vereador da capital pernambucana (cargo que não foi eleito). O TRE fez o julgamento e Milton ganhou a questão por sete a zero no Tribunal e pode ter mais um mandato de quatro anos em Fernando de Noronha. Milton Luna obteve 225 votos nas urnas, foi o segundo mais votado.

“Eu acho que a decisão do TRE foi justa, o meu primeiro julgamento foi nas urnas e venci. Eu tenho 20 anos como conselheiro distrital, claro que teria o direito de concorrer”, falou Milton. O presidente do Conselho também afirma que foi alvo de contrapropaganda. “Muita gente na fila da votação me questionava o motivo da minha candidatura não ser válida. Os concorrentes usaram isso contra mim, diziam que não votassem em mim porque iriam perder o voto. Eu me sinto muito prejudicado. Mesmo com esta propaganda negativa eu tive uma ótima votação, isso só me dá mais força para continuar trabalhando por esta comunidade, finalizou Milton Luna.

Page 9: Sinopse de notícias - 13 e 14 de outubro de 2014

Veículo: Blog Viver Noronha

Seção: Comunidade Local Data: 13/10/2014

Festa diverte as crianças da ilha

A garotada de Fernando de Noronha teve algodão doce, cachorro quente, sorvete, bolo, refrigerante e até mugunzá. O palhaço Reco-Reco comandou a animação das crianças. Brincadeiras e dança para os meninos e meninas que entraram no ritmo e ainda receberam presentes. A festa foi realizada no final da tarde deste domingo (12) na Praça São Miguel, O evento é promovido pela Igreja Católica há 15 anos com apoio dos colaboradores. “Nós unimos a comemoração à Nossa Senhora Aparecida e em homenageamos também as crianças, não é uma festa só da nossa da Igreja, mas também dos nossos parceiros”, afirmou Carlos Flor, ministro da Eucaristia da Igreja Católica de Noronha na ViÉ a primeira festa das crianças da minha filha, Ananda May, que tem dois anos. Eu estou achando muito divertida, é uma forma da minha filha começar a se integrar nos programas sociais da ilha”, disse Tamy Casagrande. “A festa está muito boa, é a única de Noronha neste domingo e temos que aproveitar. Eu trouxe meu neto, Cauã, de 10 anos”, falou Francinete Flor. E pela animação, a garotada curtiu mesmo.la dos Remédios, em Fernando de Noronha.

Page 10: Sinopse de notícias - 13 e 14 de outubro de 2014

Veículo: Jornal Estado de Minas

Coluna: Notícias Data: 14/10/2014

Facilidade para comprar ingressos

Facilidade ao visitante na hora de conhecer uma das maiores belezas naturais do Brasil e aproveitar o Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha. Este é o objetivo do sistema de vendas de ingressos on-line, disponível no www.parnanoronha.com.br, que completou um ano de funcionamento e mais de 4 mil entradas vendidas.

A vantagem da compra pela internet, como explica o chefe do Parque, Ricardo Araújo, é oferecer ao visitante a oportunidade de poupar tempo e aproveitá-lo nas praias paradisíacas, nos diversos mirantes espalhados pela ilha e nos outros inúmeros atrativos disponíveis no Parnamar – FN. “Agilizar o processo é muito importante, pois os visitantes podem aproveitar todo seu tempo apreciando as belezas naturais e usufruindo dos nossos serviços com mais qualidade”, ressalta Araújo. Em média, Noronha recebe 3 mil visitantes por mês, entre estrangeiros e brasileiros. Nos primeiros seis meses do novo sistema foram vendidos mais de 2 mil ingressos. “Neste primeiro ano do serviço, percebemos uma melhoria muito significativa e que simplifica o processo de visitação. O nosso principal objetivo é facilitar ao visitante a compra do ingresso. O público sai ganhando com a praticidade no processo de compra e rapidez na entrada no Parque”, aponta Araújo. Como comprar: Depois de acessar o site, basta clicar no ícone “venda de ingressos”, no Menu Principal, e seguir as orientações. O internauta deve imprimir o voucher e, ao chegar no parque, procurar uma das bilheterias para validar o ingresso. Além da venda on-line, o visitante pode comprar os ingressos diretamente na ilha, no Centro de Visitantes do ICMBio e no Quiosque na Praça Flamboyant, diariamente, das 8h às 22h; e no Posto de Informação e Controle (PIC) Golfinho, no acesso ao Mirante dos Golfinhos e Praia do Sancho, e no PIC Sueste, no acesso à Praia do Sueste, diariamente, das 8h às 18h30. (SS)

Page 11: Sinopse de notícias - 13 e 14 de outubro de 2014

Veículo: Jornal Estado de Minas

Coluna: Notícias Data: 14/10/2014

Paraíso revigorado

Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha completa 26 anos comemorando as melhorias vividas pelo arquipélago. Fortalecimento na relação com a comunidade facilita os avanços

O Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha (Parnamar – FN) completou 26 anos no mês passado. E com motivos para comemorar, já que

várias melhorias foram feitas desde então, para agradar ainda mais o turista que escolhe a ilha como destino de lazer. Há três anos como chefe do parque, Ricardo Araújo destaca entre tais melhorias, e o que considera o principal, o fortalecimento na relação com a comunidade local e a implantação do serviço de concessão, enfatizando que isso possibilitou novas instalações para os visitantes. “Hoje, temos uma comunidade muito participativa na preservação da unidade, uma integração que vem ocorrendo desde a criação do parque”, diz.

A criação do Parnamar – FN, em setembro de 1988, tinha como objetivo preservar o exuberante cenário natural e valorizar a riqueza histórica do lugar, que tornam o arquipélago um destino cobiçado por turistas de todo o mundo. A gestão, segundo ele, é realizada desde que foi criado, em 2007, pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – órgão ambiental vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, que tem a atribuição de realizar a gestão das Unidades de Conservação Federais.

“Estamos dando continuidade a um trabalho de equipe que trouxe importantes mudanças, como a implantação da concessão do parque, um maior diálogo com a comunidade noronhense, a implantação de um sistema de monitoramento de atividades de uso público, além de outras pequenas atividades do dia a dia que mudam a vida dos usuários”, comenta Ricardo Araújo. A concessão de serviços em parques nacionais busca o cumprimento do objetivo básico das Unidades de Conservação – SNUC, instituído pela Lei 9.985, de 18 de julho de 2000. É missão, portanto, dos gestores desenvolver e implantar projetos para a renovação e ampliação da infraestrutura turística, visando a melhoria da qualidade de atendimento aos visitantes, satisfazendo à demanda crescente de viagens e atividades relacionadas ao turismo ecológico. Ao longo desses 26 anos, foram realizados investimentos no Parnamar – FN, que possibilitaram melhoria na infraestrutura do parque, assegurando melhor qualidade

Page 12: Sinopse de notícias - 13 e 14 de outubro de 2014

para os visitantes, requalificação das trilhas, equipamentos para acessibilidade e ações voltadas para a redução do impacto ambiental. “O ICMBIo está ainda constantemente promovendo projetos de reforma e manutenção de trilhas, folheteria, sinalização interpretativa, implementação e manutenção do Centro de Visitantes etc.”, revela. Todos os projetos implantados atendem as normas ambientais e utilizam tecnologias sustentáveis para energia, tratamento de resíduos sólidos e líquidos, captação e utilização de água de chuva, conforto térmico, iluminação e mínimo impacto visual na paisagem natural. CONSERVAÇÃO A implantação de serviços de apoio ao turismo, oferecendo melhores condições de preservação do patrimônio natural e aproveitamento do potencial de visitação do parque é um dos programas de destaque implantados. Com isso, espera-se maior geração de empregos diretos, redução dos gastos públicos, aumento da arrecadação do Governo Federal e criação de condições privilegiadas para a retomada da educação ambiental e de pesquisa científica. O parque está localizado num dos mais belos destinos turísticos do Brasil, com grande beleza cênica, seja pelos recursos naturais existentes no arquipélago, seja pelos sítios arqueológicos que contam mais de 500 anos de história do país. Diante de um patrimônio tão rico, o controle e a gestão da visitação é um dos objetivos primordiais do ICMBio.

Ricardo Araújo lembra a singularidade da biodiversidade presente no Parnamar – FN, que é uma das maiores áreas marinhas protegidas do Brasil. “A fauna aquática é composta por uma grande diversidade de espécies de peixes, corais e vida associada. Temos também várias espécies endêmicas no parque, como as aves Sibito e a Cocoruta, e a Mabuya, um lagarto muito comum em todos os lugares”, informa. A área de educação ambiental para as crianças da ilha é apontada por ele como o grande desafio para os próximos anos. “As crianças são os futuros agentes socio-políticos da ilha. Elas devem ter maior acesso a programas extracurriculares e outras iniciativas que auxiliem na sua formação. São elas que vão ajudar a preservar e a cuidar da transformação da ilha nos próximos anos”, completa o responsável pelo parque.

Conheça os novos Projetos e Melhorias

Reciclagem Implementação e manutenção de lixeiras para coleta seletiva de lixo Comunicação Criação e gerenciamento de web-site: com informações sobre o parque, normas ambientais federais e locais e de educação ambiental.

Page 13: Sinopse de notícias - 13 e 14 de outubro de 2014

Reforma dos atuais Postos de Informação e Controle: PICs: adequação para o funcionamento de lojas de conveniência, pontos de controle e apoio ao visitante. Loja de Conveniência com artigos de alimentação, aluguel de equipamentos de mergulho livre, controle de ingressos e prestação de informações quanto as normas e regulamentos do Parque

Aluguel de bicicletas e equipamentos de segurança: visando oferecer ao visitante um meio de transporte alternativo para acesso a diferentes pontos da ilha Reforma dos sanitários feminino e masculino: adaptações exigidas em lei para portadores de necessidades especiais

Todos os projetos atenderão as normas ambientais e utilizarão tecnologias sustentáveis para energia, tratamento de resíduos sólidos e líquidos, captação e utilização de água de chuva, conforto térmico, iluminação e mínimo impacto visual na paisagem natural.