notícias da escola edição outubro 2013

12
Out. 13 E-mail: [email protected] Ano 10| Número 1 Notícias da Escola Jornal do Agrupamento do Concelho de Viana do Alentejo Atividades do Jardim de Infância Pág. 6 Dia Mundial da Alimentação Pág. 4 Biblioteca Escolar: -uma porta para a vida Pág. 8 Pág. 15 - Horta está de volta - Geração depositrão Ser GNR por um dia - Gerações de mãos dadas A MINHA ESCOLA É MUITO BONITA! Alunos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo contentes com o novo espaço escolar. Pág. 7 Autarquia e Educação - Atribuição da Bolsa de Estudo - Entrega Prémios de Mérito Pág. 3 Desporto Escolar Pág. 11 Associação de Pais - O BEM-ESTAR DAS NOSSAS CRIANÇAS Pág. 2 Pág. 5 Pág. 10

Upload: noticias-da-escola

Post on 08-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal do Agrupamento de Escolas do Concelho de Viana do Alentejo

TRANSCRIPT

Page 1: Notícias da escola edição outubro 2013

Out. 13 E-mail: [email protected]

Ano 10| Número 1 Notícias

da Escola

Jornal do Agrupamento do Concelho de Viana do Alentejo

Atividades do

Jardim de Infância

Pág. 6

Dia Mundial

da Alimentação Pág. 4

Biblioteca Escolar: -uma porta para a vida Pág. 8

Pág. 15

- Horta está de volta - Geração depositrão

Ser GNR por um dia - Gerações de mãos dadas

A MINHA ESCOLA É MUITO BONITA! Alunos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo contentes com o novo espaço escolar. Pág. 7

Autarquia

e Educação - Atribuição da Bolsa de Estudo - Entrega Prémios de Mérito

Pág. 3

Desporto Escolar Pág. 11

Associação de Pais - O BEM-ESTAR DAS NOSSAS

CRIANÇAS Pág. 2

Pág. 5 Pág. 10

Page 2: Notícias da escola edição outubro 2013

2222

EDITORIAL Agora somos o Agrupamento de Escolas do Concelho de Viana do Alentejo.

Contra ventos e marés, acabá-mos por nos agrupar, Viana e Alcáçovas, e cá estamos para rea-lizar um trabalho em conjunto, pois o objetivo é certamente comum: desenvolver com os nos-sos alunos aprendizagens, sabe-res e capacidades, estabelecendo relações com toda a comunidade educativa, incluindo parceiros que se disponham a colaborar connosco.

A escola é uma instituição determinante e imprescindível para a formação das pessoas, como tal é preciso dignificá-la. Não falo da escola velha ou da escola nova, da escola de Alcáço-vas ou da escola de Viana, por-que, embora importantes, não são as paredes ou os edifícios que pesam e contribuem para a quali-dade de uma escola, mas a mas-sa humana que a constitui, assim como o trabalho que aí se faz. Acredito que, apesar das mudan-ças, as pessoas e as ações são e serão sempre o mais valioso no nosso Agrupamento.

Contamos, assim, com a colabo-ração de todos no sentido de valo-rizar cada vez mais a nossa esco-la.

Profª Gertrudes Pinto

Alunos, professores, auxiliares, pais e encarregados de educação sejam bem-vindos ao ano letivo 2013/2014.

Neste início do novo ano letivo, a direção da Associação de Pais sofreu algumas alterações na sua consti-tuição em consequência da saída de vários elementos, substituídos entretanto. Continuamos, porém, com o mesmo empenho na participa-ção e trabalho na vida escolar dos nossos filhos.

Definimos para o ano letivo 2013/2014 as seguintes áreas de atuação: 1 – apoio à família; 2 – representação nos órgãos represen-tativos da comunidade educativa; 3 – melhoria nas condições educativas e de segurança; 4 - melhoria da capacidade de intervenção da Asso-ciação. O desenvolvimento e concre-tização destas ações e outras que poderão surgir dependerão, em grande medida, da capacidade de envolvimento de todos nós. Este ano letivo os nossos meninos do pré-escolar e 1º ciclo, sofreram

uma grande alteração com a mudança de instalações, das antigas escolas para o novo Cen-tro Escolar. Um grande investimen-to do nosso município já há muito merecido e esperado por toda a comu-

nidade educativa. Sabemos que o funcionamento não tem corrido como o desejado, mas apelamos a todos os interve-nientes, pais, auxiliares, professo-res, CAP, Câmara Municipal, a melhor compreensão, o esforço e o bom senso para melhorar o que está menos bem. Teremos que ter em conta a fase de adaptação de todos os envolvidos, não só às novas instalações do Centro Escolar como também às alterações (estruturais e de organização) necessárias para o bom funcionamento dos dois espa-ços escolares.

Associação de Pais e Encarregados de

Educação de Viana do Alentejo e

Aguiar

O bem-estar das nossas crianças

Participem nas nossas reuniões onde estaremos sempre à vossa disposição para discutir todos os assuntos necessários. O obje-tivo de todos é, certamente, o bem-estar das nossas crianças.

Notícias da Escola com o apoio de:

Page 3: Notícias da escola edição outubro 2013

3333

Ser G.N.R. por um dia… Gerações de mãos dadas

No dia 10 de outubro de 2013, a turma do 3º ano E participou na Semana Sénior. Fomos ajudar os idosos, dando-lhes informações importantes.

Todos os meninos e meninas foram fardados de G.N.R.

Nós começámos por falar com os idosos que estavam na Rotunda, na Praça da República e no centro da vila e, por fim, no Lar de Terceira Idade. Quando encontrávamos idosos dizíamos-lhes:

- Bom dia, como está? Deve ter cuidado com desconhecidos que lhe queiram vender ouro ou trocar notas porque podem estar a enga-ná-lo ou a tentar assaltá-lo. Tenha um bom dia.

Também entregámos uns desdo-bráveis informativos e voltámos para a Escola.

Turma do 3º ano E da

Profª Margarida Rocha Gostámos de participar neste projeto porque é importante respei-tar e ajudar os idosos.

Câmara Municipal

de Viana

do Alentejo

Notícias da Escola com o apoio de:

Meninos de Aguiar, fardados de GNR Desfile de GNR pelas ruas de Alcáçovas

Os meninos e meninas da Turma do 3º ano E, fardados de G.N.R

Page 4: Notícias da escola edição outubro 2013

4

Notícias da Escola com o apoio de:

Viana do Alentejo

A 16 de outubro de 2013, come-morou-se na Escola Básica e Secundária Dr. Isidoro de Sousa o dia Mundial da Alimentação, durante o qual foram realizadas algumas atividades. Fez-se a ofer-ta de diversos alimentos a toda a comunidade escolar, tais como, iogurtes, fruta (peras, bananas, uvas e maçãs), mini sandes, de queijo fresco, compota de figo, tomate e abóbora. Igualmente foi sensibilizada a comunidade escolar para as vantagens decorrentes de se seguir a prática diária de uma alimentação saudável. Foi realizada uma mostra e ven-da de produtos hortofrutícolas locais, que mereceu elevada aceita-ção da comunidade escolar.

Foram angariados alimentos, em benefício do Banco Alimentar Con-tra a Fome, dos quais se fará entrega na delegação de Évora deste banco. De salientar que a maior parte dos bens alimentares recolhidos, vieram do Centro Esco-lar, daí o nosso agradecimento por tão grande generosidade.

O nosso objetivo era encher um “Grande Cabaz” e graças à genero-sidade de todos os que participa-ram atingimo-lo.

Os alunos do 1º ciclo e o seu pro-fessor Carlos Piló, assinalaram o dia da alimentação com a realiza-ção de um desenho individual alu-sivo à temática, que posteriormen-te ficou exposto no polivalente da escola.

Filomena Pereira, Carla Graça e o professor Francisco Fadista, agra-decem a todos os que colaboraram neste evento salientando, em espe-cial, a professora Filomena Coelho,

que mais uma vez colaborou ativamente nesta ativida-de. Deixamos o nosso agradeci-mento a todos os que nos hon-raram com a sua presença neste evento.

Equipa do

Gabinete Edu-

car para a

Saúde

Foi ainda exposta a Roda dos Alimentos, elaborada pelos alunos do 6º ano A, B e C.

As professoras Maria Custódia Serra, Maria de Jesus Pomares,

Dia Mundial da Alimentação

Junta de

Freguesia de

Aguiar

Page 5: Notícias da escola edição outubro 2013

5555

surge de uma parceria entre a ERP Portugal e a ABAE e visa desafiar as Eco-Escolas a agir como centros de informação e reco-lha de REEE e RP&A (Resíduos de Pilhas e Acumuladores, tais como pilhas dos comandos, provenientes de brinquedos ou de outros peque-nos eletrodomésticos, baterias dos telemóveis e dos computadores portáteis, pilhas dos relógios, etc.). Para os mais distraídos, recorda-mos que pelo segundo ano consecu-tivo, a Escola Básica e Secundária Dr. Isidoro de Sousa participa nes-te projeto, dispondo para o efeito de um contentor no polivalente da escola. Apela-se à participação de toda a comunidade no sentido de encaminhar os equipamentos elé-tricos e eletrónicos em fim de vida para o referido ponto de recolha.

Prof. Manuel Rafael

Programa Eco-Escolas

O Eco-Escolas é um Programa de Educação para o Desenvolvimento Sustentável promovido em Portu-gal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Uma escola que adere a este pro-jeto compromete-se a desenvolver um conjunto de ações e de ativida-des que deverão envolver os dife-rentes elementos da comunidades escolar, alunos, professores, auxi-liares de ação educativa, encarre-gados de educação e ainda da comunidade envolvente, nomeada-mente o município. Como forma de reconhecimento do trabalho desenvolvido, no ano letivo 2012/2013, na melhoria do seu desempenho ambiental e na sensibilização para a necessidade de adoção de comportamentos mais sustentáveis, a Escola Básica e Secundária Dr. Isidoro de Sousa, foi mais uma vez, premiada com o Galardão Eco-Escola “Bandeira Verde”.

Só com a colaboração de todos os elementos da comunidade escolar, podemos dar continuidade a este projeto, encontrando conjuntamen-te, soluções que permitam melho-rar a qualidade de vida na escola e na comunidade e criar nos alunos hábitos de participação e cidada-nia.

Contamos consigo!

Profª Carla Graça, Coordena-

dora do Programa Eco-Escolas

GERAÇÃO DEPOSITRÃO

O Depositrão é um instrumento logístico (contentor), destinado à recolha de pequenos REEE (Resíduos de Equipamentos Elétri-cos e Eletrónicos), tais como seca-dores de cabelo, torradei-ras/tostadeiras, batedeiras elétri-cas, telefones/telemóveis, leitores de mp3, portáteis, impressoras, televisores, computadores, monito-res, impressoras, brinquedos, máquinas de café, ferros de engo-mar, facas elétricas, varinhas mágicas, relógios, balanças, máquinas fotográficas, rádios ou consolas, entre outros. Este ano terá também um recetáculo para pilhas e acumuladores, de forma a ser possível recolher, também, este tipo de resíduos.

O projecto Geração Depositrão

Programa Eco-Escolas

A HORTA ESTÁ DE VOLTA

Novo ano letivo, entusiasmo redobra-do para trabalhar a terra. Quem está ou passa pela nossa

escola, não pode deixar de reparar na forma interessada e empenhada

de um grupo de alunos, maioritaria-mente do segundo ciclo, nos cuidados da Horta da Escola. É já usual assis-tir ao seu voluntarismo, aproveitan-do todos os tempos livres, para pre-parar a terra e construir uma veda-ção com canas bravas. De acordo com as estações do ano, daquela terra irão brotar brevemente novas plan-tas e novos frutos e a nossa escola ficará com outra beleza e encanto.

Prof. Manuel Rafael

Page 6: Notícias da escola edição outubro 2013

6

Atividades do Jardim de Infância

Nós, as crianças do Jardim de Infância de Viana do Alentejo estamos muito contentes por estarmos na escola nova, com uma sala cheia de brinquedos e, jogos novos e sobretudo com uns trici-clos espetaculares. Neste início do ano já fizemos alguns trabalhos, tais como: as capas para guardarmos os nossos trabalhos,

Festejámos o Dia Mundial do Animal, fazendo alguns trabalhos sobre eles.

Mas o melhor foi que a ganhámos

uma gaiola com duas porquinhas- -da-índia, a que chamámos Kitty e Marianita.

fazermos-lhes festinhas e alimen-tá-las.

Ao lanche, fizemos uma salada de frutas que estava uma delícia, para além de ser muito saudável.

Notícias da Escola com o apoio de:

Elas são muito queridas... Nós gostamos de pegar-lhes ao colo,

Para além disso, festejámos o Dia Mundial da Alimentação com todos os alunos do Agrupamento, uma iniciativa do Gabinete da Saúde.

Page 7: Notícias da escola edição outubro 2013

7777

A minha escola é em Viana do Alentejo, foi construída no ano de 2013 e foi inaugurada em setembro deste ano. É uma escola muito boni-ta, que tem muitas salas de aulas para o Primeiro Ciclo e para o Jar-dim de Infância; um grande poliva-lente, onde nós passamos os interva-los quando está a chover; tem tam-bém um pátio muito grande, onde podemos jogar futebol nos intervalos e muitas casas de banho.

O horário da minha escola é o seguinte: entramos às 9 horas, temos um intervalo das 10h30m às 11h00m, depois saímos para almo-çar às 12h e 30m. Voltamos a entrar para as aulas às 14h00m e trabalha-mos até às 16h00m. Temos também as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), que começam 30minutos depois e finalizam às 17h30m. As AEC que eu tenho são: Expressão Dramática, Atividade Física e Desportiva, Adaptação ao Meio Aquático, Música e Tic.

Os meus dias na escola são normal-mente assim: levanto-me às 7h15m, para fazer a minha higiene diária e tomar o pequeno-almoço, vou para a escola às 8horas e até começar as aulas brinco com os meus amigos ao berlinde e jogamos às cartas. Às 9horas entramos para a sala para começar a aula com a minha profes-sora que se chama Paula. É uma professora de que gosto muito, por-

Na minha escola também existem funcionárias que nos ajudam e pro-tegem quando nós precisamos, que ficam com os nossos cartões para ao almoço, pois nós podíamos perdê-los. Também nos acompanham à hora do almoço para verificarem o nosso cartão e ajudarem-nos duran-te a refeição.

Eu gosto muito desta escola por-que é uma escola bonita!

Ricardo Bonito

3ª ano turma D

que me ensina a ler e a escrever, mas também me chama à atenção quando me porto menos bem! Tenho um grupo de amigos de que gosto muito, pois divertimo-nos bas-tante nos intervalos, quando joga-mos ao berlinde e à bola e também quando realizamos os vários traba-lhos de grupo e individuais na sala de aula.

As disciplinas que eu tenho são: Matemática, Estudo do Meio, Lín-gua Portuguesa e as Expressões, e a que eu mais gosto é o Estudo do Meio.

Decorrido um mês de aulas, nós os alunos do 5º A, queremos parti-lhar alguns sentimentos e preocu-pações que temos sobre o novo ano escolar: - gostaríamos que os alunos das outras turmas convivessem mais connosco e não se considerassem como se fossem superiores; - que não houvesse alunos confli-tuosos que muitas vezes andam a bater nos mais novos; - o refeitório devia funcionar melhor, isto é, sem filas tão exten-sas, menos confusão e houvesse

sala de aula…que bom que era! Assim como maior diversificação de campos de jogos; E também gostaríamos de fazer mais visitas de estudo.

Turma do 5º A

Desejos e expetativas para o ano escolar

2013-14

A minha Escola é muito bonita

mais doces como sobremesa; - a ementa do refeitório e bar devia ser mais variada; - nas salas de aula os professores não deviam de levantar tanto a voz pois às vezes chegam a perturbar o funcionamento da nossa aula; - os professores, mesmo os nossos, não deviam zangar-se tanto con-nosco; - será que os professores podiam avisar para não trazermos alguns livros quando estes não fazem falta nalgumas aulas? É que a mochila pesa! Por favor, professores, não nos marquem tantos trabalhos de casa! Vamos comemorar mais as datas festivas! Se tivéssemos ar condicionado na

Page 8: Notícias da escola edição outubro 2013

Outubro – Mês Internacional

das Bibliotecas Escolares

Biblioteca escolar: uma porta

para a vida

8

A Biblioteca Escolar e a Autar-quia lançaram, no início do ano leti-vo, a obra Poetas e Poesia Popular do Concelho de Viana do Alentejo – vol.II, organizado pela professora Luísa Bagão.

Um dos objetivos destas entidades é o estudo, a valorização e divulga-ção da poesia popular, enquanto uma das expressões do Património Cultural Imaterial desta comunida-de.

Vivemos numa sociedade sob mui-tos aspetos, muito diferente da de há trinta atrás (altura da primeira recolha), e estas manifestações cul-turais tendem a perder-se. Daí a importância deste tipo de trabalho para a salvaguarda destas práticas e destes saberes para as gerações vindouras.

Os temas são os de sempre, os que sempre preocuparam os poetas: a reflexão sobre a natureza, a vida e a morte, o amor e o companheirismo, a crítica social. Há ainda a realçar, entre outros, o autobiografismo, muitas vezes humorístico, que tão bem caracteriza a alma alentejana.

Prof.ª Luísa Bagão

Todas as datas são ótimas para se endereçar agradecimentos a quem ajuda a promover a leitura e os livros, pois está a contribuir para uma socie-dade mais informada, com mais conhecimento, logo mais justa e equi-tativa.

A BE agradece a todas as pessoas e instituições, que ao longo destes anos de funcionamento têm, direta ou indi-retamente, contribuído para a realiza-ção das atividades, para o aumento do fundo documental, para o incremento da leitura junto a crianças, jovens, adultos/as.

A BE agradece à Rede das Bibliote-cas Escolares (RBE) todo o apoio logístico, humano, formação, acompa-nhamento que tem possibilitado o desenvolvimento e a melhoria do tra-balho. Os órgãos de gestão do Agrupa-mento (à exceção da 1.ª CAP), o Con-selho Pedagógico, a Assembleia de Escola, o Conselho Geral sempre apoiaram, aprovaram, confiaram no trabalho das diversas equipas que trabalharam na BE, pelo que endere-çamos um agradecimento especial. Todas as/os funcionárias/os que cá trabalharam, assim como professo-res/as das diversas equipas, ou extra equipas da BE, que sempre deram o seu melhor, para que o trabalho da BE desse frutos, assim como voluntá-rios/as que dispensaram o seu tempo na BE contribuíram muito positiva-mente para que o trabalho fosse pos-sível, mesmo em condições adversas merecem um grande Bem Hajam! A Biblioteca Municipal, a Oficina da Criança, depois a Oficina Aberta, a CMVA, assim como as Juntas de Fre-guesia do concelho, a CulArtes, a Ofi-cina do Feltro, a Colecção B são insti-tuições que sempre colaboraram, emprestaram os seus recursos huma-nos e materiais para que fosse possí-vel melhorar-se o trabalho da BE. As famílias, amigos/as das crianças e jovens, Associações de Pais e Encarre-gados de educação também estiveram presentes. A BE endereça um grande e profundo agradecimento, porque “para educar uma criança é precisa a aldeia toda!”

As bibliotecas são das criações humanas as que melhor cumprem o desígnio de perpetuar, gerar e pro-mover o conhecimento, no sentido de uma sociedade mais culta e instruí-da. A importância das bibliotecas no campo educativo é tão relevante que faz delas uma das condições para que seja uma realidade o sucesso escolar e pessoal de crianças e jovens.

Segundo os princípios estabeleci-dos pela International Association of School Librarianship (IASL), o "Mês Internacional da Bibliote-ca Escolar" permite aos responsá-veis pelas bibliotecas escolares, em todo o mundo, escolher um dia, em outubro, que melhor se adeque à sua situação de forma a celebrar a importância das bibliotecas nas escolas. Para celebrar a data, a IASL propôs, como tema, para este ano - Biblioteca escolar: uma porta para a vida.

O Gabinete da Rede de Bibliote-cas Escolares (RBE) decidiu decla-rar o dia 28 de outubro como o Dia da biblioteca escolar, permitindo, deste modo, às escolas a preparação atempada de atividades específicas a realizar nesse dia, independente-mente das ações que possam levar a efeito noutros dias do mês.

A BE do AECVA decidiu, especifi-camente, consagrar a última sema-na do mês de outubro às atividades de promoção do livro e da leitura, integrando-se, assim, nas comemo-rações propostas pela RBE e pela IASL. De facto, com um agrupamen-to acrescido, um dia seria insuficien-te para se intervir junto a todas as crianças e jovens. Assim, propôs-se a Semana das BE.

A Prof.ª Bibliotecária,

Rosa Barros

BIBLIOTECA ESCOLAR

Poetas e Poesia Popu-lar do Concelho de Via-

na do Alentejo

A Biblioteca Escolar Agradece!

Page 9: Notícias da escola edição outubro 2013

Este ano letivo começou com uma grande alegria para todos. Final-mente as crianças da pré escola e do ensino básico de Viana do Alentejo passaram a dispor de um espaço que, em princípio, oferece melhores condi-ções do que as disponíveis nas velhi-nhas instalações da Cantina e das escolas de S. João e Escadinhas. Cumpriu-se um sonho de várias gerações e aqui deixo o meu agrade-cimento a todos aqueles que, ao lon-go de anos e anos, trabalharam para o tornar uma realidade. Agora falta dar alma àquele espaço, tarefa a que todos somos chamados. E vai ser uma festa! Mas, para mim, a festa está ensombrada por um desgosto – nesse espaço novinho em folha vive-se uma situação que eu pensava estar já ultrapassada e que me traz à memó-ria os meus tempos de aluno da “primária”, em meados dos anos cin-quenta do século passado – temos uma turma de primeiro ano do pri-meiro ciclo com vinte e sete alunos. Em mais de vinte anos de contacto com as escolas de Viana do Alentejo não me lembro de tal ter acontecido. Assisti, sim, à redução progressiva do número de alunos por turma, ao encontro do recomendado pela peda-gogia e daquilo que se sabe da dinâ-mica de grupos – qualquer grupo de trabalho com mais de quinze ele-mentos começa a perder eficácia na razão direta do aumento desse número. Os documentos oficiais fixam em vinte e seis o número de alunos das turmas do primeiro ciclo mas nem me preocupa muito que se esteja a cometer uma ilegalidade. Alguém poderoso sancionou essa ilegalidade

tenha êxito no seu percurso educativo e na vida. Isto é confirmado por um estudo recentemente publicado no American Journal of Public Health. A equipa de investigadores concluiu que reduzir o número de alunos nas turmas do pri-meiro ciclo tem uma melhor relação custo benefício do que algumas políti-cas de cuidados de saúde. Isto sim-plesmente porque os alunos de tur-mas pequenas têm melhores condi-ções para fazer um percurso académi-co que, no futuro, os colocará em van-tagem para competirem no mercado de trabalho, disporem de melhores salários e conseguirem condições de vida mais favoráveis à saúde. Tudo isto me leva a pensar que se este erro não for reparado vamos pagá-lo muito caro no futuro.

Dr. Augusto Santana de Brito

que deixou de o ser… Assim como alguém poderoso, evocando a cres-cente procura de matrículas no pri-meiro ciclo (como é possível que entretanto se despeçam professores invocando a falta de alunos?!), redi-giu o despacho que fixou o absurdo número de vinte e seis. O que me preocupa é que, tal como na minha turma de vinte e sete alu-nos na escola do Alto de Santo Ama-ro em Lisboa, muitas das crianças deste primeiro ano vão ficar em des-vantagem para o resto da sua vida. Podemos adivinhar quais… O primeiro ano do primeiro ciclo é crucial para que as crianças apren-dam o que é estar na escola – regras, socialização, trabalho de escola “a sério”. Oferecer à criança a possibilidade de ter disponível, nes-ta altura, a atenção personalizada do professor é essencial para que ela se adapte ao ritmo, estabeleça par-cerias, ganhe confiança. E assim

Um gosto e um desgosto

9999

Notícias da Escola com o apoio de:

Zona Industrial 7090-222 Viana do Alentejo

Page 10: Notícias da escola edição outubro 2013

Autarquia e Educação

10

O Cineteatro Vianense foi palco,

no passado dia 4 de outubro, da cerimónia “Dia do Diploma” que contou com a presença de alunos, familiares e comunidade educativa.

A cerimónia pretendeu reconhe-cer o mérito de alunos que, ao longo do ano, se distinguiram no Agrupa-mento de Escolas do Concelho de Viana do Alentejo. No decorrer da iniciativa, o Agrupamento de Esco-las entregou diplomas aos alunos que completaram o ensino secundá-rio no ano letivo anterior e aos alu-nos que se destacaram pela exce-lência das suas competências aca-démicas, quer no ensino básico, quer no ensino secundário e que passaram, deste modo, a integrar o Quadro de Excelência da Escola.

Até 30 de outubro estão abertas as candidaturas para atribuição de bol-sas de estudo para os alunos do ensi-no superior.

A atribuição da Bolsa de Estudo por carência económica tem por obje-tivo apoiar os alunos, no início e pros-seguimento dos estudos que compro-vem dificuldades económicas e com aproveitamento escolar. A Bolsa de Estudo visa contribuir para custear, entre outras, as despesas de aloja-mento, alimentação, transporte, material escolar e propina.

A iniciativa, da responsabilidade do Município de Viana do Alentejo, visa minorar as dificuldades económicas sentidas por alguns agregados fami-liares do Concelho de Viana do Alen-tejo, as quais representam sérios obs-táculos ao prosseguimento dos estu-dos por parte dos seus membros. Ao proporcionar estes incentivos aos estudantes mais carenciados econo-micamente, a Autarquia, além de reduzir as desigualdades sociais, pos-sibilita-lhes uma vida profissional mais promissora, contribuindo, igual-mente, para o desenvolvimento edu-cacional e para a elevação cultural do Concelho.

A Bolsa de Estudo é suportada inte-gralmente pela Câmara Municipal de Viana do Alentejo, durante 10 (dez) meses, e paga em duas prestações - uma primeira de 60% do valor em dezembro, e uma segunda de 40% do valor na pausa letiva das Férias da Páscoa.

O montante estabelecido anualmente corresponde a 800,00€. Para mais informações poderá con-tactar a Divisão de Desenvolvimento Social e Humano, através do telefone: 266 930 010. Poderá ainda consultar a página eletrónica do município em www.cm-vianadoalentejo.pt ou pági-n a d e f a c e b o o k e m http://www.facebook.com/municipiovianadoalentejo.

A Câmara Municipal de Viana do

Alentejo atribuiu também, no âmbito do Regulamento do Prémio de Mérito, um cheque no valor de 500,00€ ao melhor aluno dos cursos cientifico-humanísticos, Ricardo Viegas Pinto, e à melhor aluna dos cursos profissionais/ tecnológicos, Alice Falcato Claudino.

Câmara entrega Prémios de Mérito Candidaturas para atribuição de bolsas de estudo a alunos do ensino superior

Page 11: Notícias da escola edição outubro 2013

11111111

E B S I S e m M o v i m e n t o | O Coordenador do Desporto Escolar: Prof. João Horta

Prof. Joana Freitas

3F – 17.30H às 18.30H

6F - 14.00H às 16.00H

Prof. Vítor Vilela

4ªF - 14.30H às 15.45H

Prof. Vítor Vilela

4ªF – 15.45H às 17.00H

Prof. João Horta

4ªF -14.30H às 15.45H

Prof. João Horta

4ªF - 15.45H às 17.00H

Ginástica Artística

Futsal Infantis Masculinos

Núcleos de Desporto Escolar na nossa Escola

Multiatividades

Ténis de Mesa Futsal Iniciadas Femininas

Atividades planeadas de Educação Física

- Corta-Mato, 14 nov

-Torneio de Futsal, 10 dez

- Dia do Atletismo, 22 jan

- Torneio de Andebol, 1 Abril

-Caminhada (Semana da Escola)

Junta de

Freguesia

de Viana

do Alentejo

Notícias da Escola com o apoio de:

Page 12: Notícias da escola edição outubro 2013

12

Escola Básica e Secundária

Dr. Isidoro de Sousa

Viana do Alentejo

Estrada da Quinta

de Santa Maria

7090 Viana do Alentejo

Tel.: +351 266 930 070

E-mail: [email protected]

Publicação da responsabilida-de da Professora Gertrudes Pinto, produção gráfica do Professor Francisco Fadista e impressão na EBSIS.

Tiragem: 220 exemplares

Correio sentimental e espiritual

Dr.ª Lizette

Conselheira

sent imental

On-line http://www.aevianadoalentejo.edu.pt/

Escravidão e falta de liberda-de

Estou farta da escola e das secas

que os professores nos dão, por

tudo e por nada. Ainda agora

começámos e já temos de estudar,

estar calados e atentos, cumprir

tarefas e nem podemos dizer nada

que não se relacione com as maté-

rias, que “levamos logo nas ore-

lhas”, como se tivéssemos que

estar sempre a trabalhar, sem um

pequeno conviviozinho. Noutro

dia, só porque estava a experimen-

ceres qualquer regra de boa edu-cação e de saber estar numa sala de aula. Informo-te, por isso, que numa sala de aula, devemos falar, sim senhor, devemos ouvir, sim senhor, mas devemos, sobretudo, trabalhar e, por vezes, até trans-pirar, porque o trabalho custa, sabias? Confundes sala de aula com sala de convívio, trabalho com escravidão, respeito com falta de liberdade . Não percebes que na sala de aula não se dorme, não se brinca e não se falta ao respeito a professores e colegas. Na sala de aula aprendemos com o trabalho, enriquecemos com o estudo e cres-cemos como pessoas.

Lizette de Vasconcellos e Sá

tar um veniz de unhas novo, levei

“uma desanda”; um colega meu, só

porque estava a curtir um som,

com phones e tudo, sem incomodar

ninguém, apanhou com uma par-

ticipação; um outro amigo meu, só

porque se espreguiçou, levou com

um raspanete de todo o tamanho.

Parece-me abuso de autoridade

por parte dos professores. Já pen-

sei em apelar ao fecho da escola,

porque se vive um ambiente de

escravidão e de total falta de liber-

dade. O que lhe parece?

Anónima exasperada

Minha filha, aquilo que sentes e a que chamas escravidão e falta de liberdade deve-se, pura e sim-plesmente, ao facto de desconhe-

A coelhinha Minnie, a mascote do Jar-dim de Infância, está muito contente com o novo espaço escolar. Até já encon-trou novas amiguinhas: a Kitty e a Marianita, duas lindas porquinhas-da-índia.