hc em notícias - outubro de 2015

8
8276 - Outubro de 2015 Informativo do Hospital das Clínicas da FMUSP - Disponível na Intranet IPq Portas Abertas: saiba como foi a edição 2015. p.8 p.5 p.3 p.4 Nossa Gente Empenho, humor, superação, aventura, desafios físicos e pessoais são contados no livro “Agonia e êxtase no Nepal” do médico Rafael Scanavacca. Haja fôlego! Ciclista do HC conquista Paris e já se prepara para percorrer os EUA. Prof. Dr. Geraldo Busatto Filho, Diretor Executivo dos LIMs, fala sobre o crescimento da produção científica dos últimos 40 anos. Ciência e Saúde Primeira cirurgia no mundo para combater sequelas do AVC é realizada no HC. Paciente submetida ao procedimento apresenta melhora significativa na marcha, escrita e manipulação de objetos. p.3

Upload: hc-em-noticias

Post on 24-Jul-2016

215 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

HC em Notícias de outubro de 2015. Informativo de circulação interna do Hospital das Clínicas da FMUSP.

TRANSCRIPT

Page 1: HC em Notícias - Outubro de 2015

nº 8276- Outubro de 2015

Informativo do Hospital das Clínicas da FMUSP - Disponível na Intranet

IPq Portas Abertas: saiba como foi a edição 2015.

p.8p.5

p.3 p.4

Nossa GenteEmpenho, humor,

superação, aventura,

desafios físicos e pessoais

são contados no livro

“Agonia e êxtase no

Nepal” do médico Rafael

Scanavacca.

Haja fôlego!

Ciclista do HC conquista Paris e

já se prepara para percorrer os EUA.

Prof. Dr. Geraldo Busatto Filho, Diretor

Executivo dos LIMs, fala

sobre o crescimento da

produção científica dos

últimos 40 anos.

Ciência e SaúdePrimeira cirurgia no mundo para combater sequelas do AVC é realizada no HC. Paciente submetida ao procedimento apresenta melhora significativa na marcha, escrita e manipulação de objetos.

p.3

Page 2: HC em Notícias - Outubro de 2015

2

HC em Notícias Fique por Dentro

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São PauloHC em Notícias é uma publicação do Núcleo de Comunicação Institucional da Chefia de Gabinete da Superintendência do HCFMUSP

EXPEDIENTE

Presidente do Conselho Deliberativo: Prof. Dr. José Otávio Costa Auler Junior - Diretora Clínica: Profa. Dra. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá - Superintendente: Eng° Antonio José Rodrigues Pereira - Conselho Editorial: NCI e CCIsJornalistas responsáveis: Ana Cláudia O. Ananias Mtb 43448/SP; Fernando Zamith Mtb: 11286/SP - Diagramação: Ricardo Alves - Revisão: Solange Cirelo - Fotos: Agnaldo Dias Correia Mtb 65339/SPCTP Impressão e acabamento: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo - Tiragem 10 mil exemplaresDisponível na intranet: www.phcnet.usp.br - Prédio da Administração - 3º andar - Telefone: 2661-6818 - Fax: 2661-7036Site: www.hc.fm.usp.br - Twitter: twitter.com/hospitalHCFMUSP - e-mail: [email protected] em Notícias se reserva o direito de editar e-mails e cartas encaminhadas à redação.

A importância dos

exames periódicos

O exame médico periódico é fundamental para avaliação, proteção e promoção da saúde dos trabalhadores quanto aos riscos físicos, químicos, biológicos ou ergonômicos a

que estão expostos em seu ambiente de trabalho.A base do exame periódico é a avaliação clínica e o históri-

co laboral, que podem ser associados aos exames complementares, sempre considerando o risco, o local, a função e as atividades exer-cidas. Por isso, o SESMT está atento às condições de saúde e busca assegurar um direito do trabalhador previsto na legislação. Entretan-to, muito mais que uma questão legal, o exame médico periódico é grande recurso para identificar aptidão para o trabalho ou alguma condição de saúde impeditiva para o exercício de suas funções.

O SESMT/SAMSS conta com uma equipe especializada, que atua com responsabilidade e competência na realização dos exa-mes médicos periódicos, procurando cumprir os períodos de valida-de que podem ser semestrais, anuais ou bienais, conforme critérios descritos na Norma Regulamentadora 7. As consultas podem ser in loco dependendo da capacidade médica.

Esses exames devem ser considerados como investimentos por-que, quando realizados e acompanhados de maneira adequada, proporcionam segurança tanto ao trabalhador quanto ao HCFMUSP.

Page 3: HC em Notícias - Outubro de 2015

3

Outubro de 2015

IPq abre as portasda moderna Psiquiatria do século XXI

Fique por Dentro

A 4ª edição do IPq Portas Abertas aconteceu em 25 de setem-bro e mais uma vez foi um sucesso de público. Os andares do Instituto de Psiquiatria (IPq) ficaram lotados ao longo do

dia por conta de uma programação que oferecia 135 cursos, pales-tras e oficinas.

“Aqui se faz a moderna Psiquiatria do século XXI” - afirmou o Titu-lar do Departamento de Psiquiatria da FMUSP e Presidente do Conselho Diretor do Instituto, Prof. Dr. Wagner Farid Gattaz.

Presentes à abertura do evento: o Secretário Estadual da Saúde, Dr. David Uip; o Secretário Adjunto Estadual da Saúde, Prof. Wilson Modesto Pollara; o Superintendente do HCFMUSP, Engenheiro Antonio José Rodrigues Pereira; e a Chefe de Gabinete da Superintendência, Drª. Elizabeth de Faria.

Para o Prof. Wagner Gattaz, “informação é a melhor estratégia para combater o preconceito e o estigma que ainda existem em relação à Psiquiatria”. O projeto – coordenado pelo Prof. Dr. Táki Cordás e pelo Diretor Executivo do IPq, Dr. Luciano Patah – ofereceu nove horas de ativi-dades com especialistas e profissionais do Instituto de Psiquiatria.

Os participantes do evento que desejarem obter seus certificados devem encaminhar e-mail com os dados para: [email protected]

Ciclista do HC conquista Paris

R afles Cabral da Silva, funcionário da Divisão de Clínica Urológica do Instituto Central (ICHC), participou no mês de agosto da Paris-Brest-Paris 2015, prova de ciclismo de longa

distância de grande prestígio.Considerada a Olimpíada da modalidade, uma vez que é re-

alizada a cada quatro anos, percorre nada menos que 1.235 km de bicicleta dentro do limite de 90 horas. O trajeto contou com alto grau de dificuldade e mais de 11.000 metros de subidas acumula-das entre as cidades de Paris e Brest, que é um porto no litoral da Bretanha, região oeste da França (ida e volta). E, apesar de ser verão na Europa, durante as madrugadas as temperaturas atingiram a marca de 4ºC.

Para participar desta prova, Rafles completou as etapas clas-sificatórias no Brasil de 200, 300, 400 e 600 km neste ano. Para 2016, planeja participar da Race Across América, prova ciclística considerada a mais difícil do planeta em resistência: pedalar 3.000 milhas (4.828 quilômetros) em sete dias, cruzando os Estados Unidos da América, passando por 12 estados e 355 cidades em quarteto.

Page 4: HC em Notícias - Outubro de 2015

4

HC em Notícias Fique por Dentro

Produção científicacresce e consolida pesquisa nos LIMs

A o completar 40 anos de atividades em 13 de novembro, a produção científica dos LIMs - Laboratórios de Investigação Médica do

HCFMUSP revela números sólidos e em crescimento. Na última década, por exemplo, artigos publicados em revistas médico-científicas nacionais e internacio-nais indexadas cresceram de 478 trabalhos originais (em 2004) para 2.045 (no ano de 2014).

“É um recorde” – destaca o Diretor Executivo dos LIMs, Prof. Dr. Geraldo Busatto Filho. Artigos científicos em revistas especializadas representam o principal produto dos pesquisadores. “Através dessas publicações, é possível medir a eficácia de nosso tra-balho” – observa ele.

Os 62 LIMs – Laboratórios de Investigação Mé-dica – cujo Diretor Geral é o Prof. Dr. José Otávio da Costa Auler Júnior - foram criados por decreto esta-dual e estabelecidos em convênio entre a Faculdade de Medicina da USP e o HCFMUSP em 1975. Os LIMs passaram a fazer parte oficialmente da estru-tura do HCFMUSP desde 1977, através do Decreto 9720/77, que instituiu o seu Regulamento. Até ago-ra, são 62 unidades laboratoriais da estrutura origi-nal. Na prática, porém, há 207 diferentes grupos de

pesquisas vinculados a esses laboratórios.“O que se fez, sob liderança dos Prof. Drs. Ro-

ger Chammas e José Eluf, foi quebrar essa estrutura fixa de 62 unidades, criando linhas de pesquisa dife-rentes em seus respectivos LIMs – esclarece o Diretor Executivo. O trabalho abrange também as teses de doutorado, mestrado e publicação de livros.

Os LIMs recebem recursos do orçamento do HCFMUSP e também das agências de fomento como a Fapesp, CNPq, Finep e Capes. Somente dessas agências, os valores somaram R$ 60 milhões no ano passado - informa ele.

A produção científica contempla todas as es-pecialidades médicas. Novas vacinas são testadas e avanços na imunologia ou projetos na área de me-dicina nuclear vão ser incorporados como exames, abrindo perspectivas para o tratamento de doenças degenerativas como o Alzheimer.

“Para quem vive e respira o ambiente de pes-quisa, poder fazer isso numa instituição médica como esta, com toda a riqueza de profissionais e a compe-tência para diagnosticar bem, é um grande benefício para o pesquisador. E por consequência ao pacien-te” – diz o Prof. Dr. Geraldo Busatto Filho.

Page 5: HC em Notícias - Outubro de 2015

5

Outubro de 2015

CA

RTA “É uma grande satisfação saber que temos atendimento médico de alto padrão para

a população e que a Instituição se preocupa com a opinião da população. O meu orgulho de utilizar um serviço de excelência foi tanta, que fiz questão de arrumar emprego em uma empresa terceirizada que presta serviço para o HC para ficar mais tempo no hospital.”

Jesus Pedro Pena, Controlador de Acesso pela Works Construção e Serviços,em e-mail enviado ao Instituto de Radiologia do HCFMUSP

Envie sugestões, elogios e críticas para o e-mail [email protected].

Nossa Gente

Médico conta em livrocomo superou o desafio

de vida no Nepal

Agonia e êxtase no Nepal” é o livro lançado pelo Dr. Rafael Scanavacca, em agosto último, contando sua trajetória de vida como viajante até o momento de sua expedição ao Himalaia, através do Nepal, em abril deste ano. Aquilo que parecia ser mais um desafio físico e de determinação, como em tantas outras viagens ao longo de sua vida, acabou por se tornar uma das mais assustadoras ex-periências que qualquer ser humano pode enfrentar. Ao descer das montanhas, ele encontrou um país devastado por um terremoto de alta magnitude e pela morte de milhares de pessoas.

“Há a agonia de encarar as montanhas. O ar rarefeito, a falta de apetite, o cansaço físico. É uma superação. Mas eu acho que o que foi mais agonizante, com certeza, foi o terremoto. A sensação de quase morte, o filminho da vida passando na sua frente”, comenta o médico da Unidade Clínica de Arritmia e Marca-passo do Instituto do Coração (InCor).

De fato, é uma experiência pela qual poucos passaram na vida e muitos não viveram para contá-la. Daí a motivação para escrever o livro, segundo o Dr. Rafael: “eu sempre tive vontade de um dia escrever um livro. Todos os meus amigos e familiares, quando voltei do Nepal, ficaram interessados em saber mais sobre esse lugar e os momentos que eu vivi por lá. Fui motivado por eles e pensei ‘será que não é a hora?’”.

A obra, com texto do jorna-lista Luiz Carlos Franco, conta a história de um jovem médico que, depois de anos dedicados aos estudos e à profissão, permitiu-se viver um de seus grandes sonhos, a viagem ao Nepal, com destino ao acampamento base do Monte Everest. “O livro é para aqueles que possuem curiosidade sobre o povo nepalês e o interesse em es-caladas. Também conto um pouco de quem eu sou e minhas impres-sões de conhecer uma cultura tão diferente”.

Fonte: Informativo Destaques do mês InCor – Setembro de 2015, via Assessoria de Imprensa do Instituto do Coração.

Page 6: HC em Notícias - Outubro de 2015

6

HC em Notícias Arte, Cultura e Lazer

PERÍODO: ATÉ 14/2/2016

ENDEREÇO: AVENIDA PAULISTA, 1578, SÃO PAULO.

HORÁRIOS: DE TERÇA A DOMINGO, DAS 10H ÀS

18H (BILHETERIA ATÉ 17H30); QUINTA-FEIRA, DAS

10H ÀS 20H (BILHETERIA ATÉ 19H30).

TELEFONE: 3149-5959

ARTE NA MODA:COLEÇAOMASPRHODIA

Fontes: www.masp.art.brhttps://www.facebook.com/maspmuseu

P ela primeira vez, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateau-briand (MASP) exibe seu acervo completo de vestuário da Rho-dia, com roupas criadas a partir da colaboração entre artistas

e estilistas na década de 1960. A coleção de 79 peças, selecionadas por Pietro Maria Bardi (1900-1999), diretor-fundador do museu, foi doada em 1972 pela Rhodia. A indústria química francesa promovia seus fios sintéticos no Brasil por meio de desfiles-show, editoriais e coleções de moda, numa estratégia desenvolvida por Lívio Rangan (1933-1984), visionário gerente de publicidade da empresa.

O acervo do MASP é o único conjunto remanescente dessa pro-dução e inclui peças de diferentes coleções. As roupas são peças úni-cas, feitas sob medida e apenas para promoção da marca. Rangan, atento à moda internacional nos anos 1960, um dos períodos mais revolucionários na história da moda, trazia informações que eram reprocessadas com referências brasileiras, numa articulação de traba-lhos de artistas e estilistas. A escolha dos artistas por Rangan revelava o interesse em dialogar com a arte contemporânea do momento e refletia as principais tendências da arte e da moda.

A coleção MASP Rhodia é um acervo fundamental para enxergar o potencial criativo da colaboração entre arte, moda, design e indús-tria, e que permanece único e insuperável no Brasil. Que sirva de inspi-ração para criatividade e novas discussões no momento atual na moda.

O MASP tem entrada gratui-ta às terças-feiras, durante o dia todo, e às quintas-feiras, a partir das 17h. O ingresso dá direito a visitar todas as exposições em car-taz no dia da visita. Estudantes, professores e maiores de 60 anos pagam R$ 12 (meia-entrada). Me-nores de 10 anos de idade não pagam ingresso.

Page 7: HC em Notícias - Outubro de 2015

7

Outubro de 2015

Curso de Suporte Básico de Vida–BLS

Inscrições: até 6/11/2015. Após esta data, para as vagas remanescentes, só poderão ser feitas inscrições presencialmente.Data: 21/11/2015, das 7h45 às 17h00Informações: www.incor.usp.br

Curso de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia–ACLS

Inscrições: até 5/11/2015. Após esta data, para as vagas remanescentes, só poderão ser feitas inscrições presencialmente.Datas: 21 e 22/11/2015, sábado das 7h30 às 18h30 e domingo das 7h30 às 15hInformações: www.incor.usp.br

1º Congresso de Neurocirurgia Funcional da USP3º Simpósio de Neurocirurgia Funcional da Disciplina de Neurocirurgia do Departamento de Neurologia da FMUSP e da Divisão de Neurocirurgia Funcional do IPq

Data: 19 a 22/11/2015Local: Centro de Convenções RebouçasInformações: www.neurocirurgiafuncionalusp.com.br

Encontros psicoeducacionais sobre dependências tecnológicas e de internet

19/11/2015 - 10h30 às 12h00 - Psicologia da internet (aspectos da comunicação entre pais e filhos e a vinculação afetiva como gatilhos para a busca do “refúgio” na internet). Psicólogo Cristiano Nabuco de Abreu17/12/2015 - 10h30 às 12h00 - Internet: como dar limites? Psicóloga Carla C. MouraLocal: Auditório do 1º andar - ala sul do IPqInformações: 2661-7805.Não é necessária inscrição, basta comparecer ao local.

Curso Básico de Artroscopia – Joelho - Laboratório de Artroscopia – Punho

Datas: 10 e 11/11/2015Local: CEGOM – IOTInformações:www.iothcfmusp.com.br

Encontro PsicoeducacionalTranstorno Bipolar e outras doenças: comorbidades

Data: 13/11/2015Local: IPqInformações: 2661-6648 www.progruda.comVagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

Simpósio de Emergências Cardiovasculares e RessuscitaçãoDiretrizes

Inscrições: até 17/11/2015 ou até acabarem as vagas.Datas: 18 e 19/11/ 2015, quarta-feira, das 9h às 18h30, e quinta-feira, das 8h às 18hInformações: www.incor.usp.br

EEPEscola de Educação Permanente

Educação Permanente em Saúde – A DISTÂNCIA. Inscrições abertas!

Treinamento Prático em Aférese Terapêutica.Inscrições abertas!

Organização do Processo de Trabalho em Farmácia Hospitalar – A DISTÂNCIA. Inscrições abertas!

Introdução a Radiologia e Anatomia Aplicada a Radiologia – A DISTÂNCIA.Inscrições abertas!

Bioética para residentes – A DISTÂNCIA. Inscrições até 31/12/2015

Curso de Especialização em Administração em Saúde – MBA Executivo em Gestão em Saúde.Inscrições até 13/1/2016

Cursos Médicos

Cursos Multiprofissionais

CeFACS: Extracurriculares

Informações: 2661-7025

Agenda

Laboratório de Artroscopia do Ombro e CotoveloCurso Básico de OmbroLaboratório de Artroscopia – Punho

Datas: 26 e 27/11/2015Local: CEGOM – IOTInformações:www.iothcfmusp.com.br

Curso Básico de Artroscopia – Joelho - Laboratório de Artroscopia – Punho

Datas: 1 e 2/12/2015Local: CEGOM – IOTInformações:www.iothcfmusp.com.br

Page 8: HC em Notícias - Outubro de 2015

Fonte: Assessoria de Imprensa do ICHC

Ciência e Saúde

HCFMUSP realiza primeira cirurgiano mundo para combater sequelas do AVC

P esquisadores da Neurocirurgia e da Neurologia do Hospital das Clínicas da FMUSP realizaram uma intervenção inédita no mundo para amenizar as sequelas do Acidente Vascular

Cerebral Isquêmico (AVCI) da região do cerebelo, responsável pela coordenação dos movimentos e da marcha.

Trata-se da estimulação cerebral elétrica por intermédio de ele-trodos implantáveis sobre a região afetada após o AVCI. Doente de 52 anos de idade, submetida ao procedimento em abril de 2014, apresenta melhora significativa na marcha, escrita e manipulação de objetos, explica o Titular da Neurocirurgia, Prof. Dr. Manoel Jacobsen Teixeira.

A estimulação dessa região por pulsos elétricos bloqueia os sinais que causam os sintomas motores incapacitantes da doença e o paciente consegue ter maior controle sobre seus movimentos corpo-rais e coordenação, com melhora na qualidade de vida.

O acidente vascular isquêmico, conhecido popularmente como derrame, é uma das principais causas de morte e de incapacidade no mundo e no Brasil, o que gera grande impacto econômico e social.

A técnica cirúrgica adotada pelos neurocirurgiões do HC deve-rá revolucionar o tratamento que ainda está longe de ser satisfatório. Ele inclui medicamentos e reabilitação física, adiantou o médico.

A cirurgia consistiu na inserção de um microeletrodo na região do cerebelo da paciente. Por intermédio de um programador externo, o médico neurologista consegue controlar a energia elétrica liberada e, consequentemente, os sintomas.

Conhecido como estimula-ção cerebral profunda, a cirurgia é semelhante ao procedimento realizado na doença de Parkinson, porém a estimulação é feita em local diferente.

“Enquanto que no Parkinson é estimulado o núcleo subtalâmico, estrutura envolvida no programa motor e na velocidade dos movi-mentos, no AVC é estimulado o núcleo denteado, estrutura envolvi-da na coordenação dos movimen-tos, bastante afetada no paciente”, salienta o neurocirurgião.

O estudo, publicado na re-vista americana Neurology, deter-minou o desenvolvimento de um novo projeto que irá testar a se-gurança e eficácia do método em novos pacientes que apresentam ataxias cerebelares secundárias ao acidente vascular cerebral e incluir também outros tipos de ataxias no estudo.