hc em notícias - novembro de 2015

8
8277 - Novembro de 2015 Informativo do Hospital das Clínicas da FMUSP - Disponível na Intranet 4º Workshop Brilho nos Olhos: Planejamento Estratégico 2016 Em sua 4ª edição, o Workshop Brilho nos Olhos reuniu - ao longo de três dias (entre 5 e 7 deste mês de novembro), nos auditórios do Instituto de Radiologia (InRad) - destacados colaboradores e lideranças do HCFMUSP. Durante o evento foram apresentados os resultados de 2015 e, a exemplo dos anos anteriores, formados grupos de trabalho cujas contribuições servirão para a elaboração do Planejamento Estratégico de 2016. Os temas de cada equipe foram: redução de custos; otimização do ativo; cultura organizacional; qualidade e segurança do paciente; gestão do desempenho organizacional; otimização de processos operacionais e administrativos; pessoas; geração de receitas. Palestras e debates, além da apresentação dos Doutores da Alegria e do Monólogo Gandhi, um líder servidor, também fizeram parte da programação. p.3 AAAOC do Bem Conheça nesta edição as ações sociais da Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz (AAAOC). p.6 Museu do Futebol Localizado no Estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol permite uma experiência multimídia e interativa, contando toda a história do esporte que é uma das paixões nacionais.

Upload: hc-em-noticias

Post on 24-Jul-2016

218 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

HC em Notícias de novembro de 2015. Informativo de circulação interna do Hospital das Clínicas da FMUSP.

TRANSCRIPT

Page 1: HC em Notícias - Novembro de 2015

nº 8277- Novembro de 2015

Informativo do Hospital das Clínicas da FMUSP - Disponível na Intranet

4º Workshop Brilho nos Olhos: Planejamento Estratégico 2016

Em sua 4ª edição, o Workshop Brilho nos Olhos reuniu - ao longo de três dias (entre 5 e 7 deste mês de novembro), nos auditórios do Instituto de Radiologia (InRad) - destacados colaboradores e lideranças do HCFMUSP.

Durante o evento foram apresentados os resultados de 2015 e, a exemplo dos anos anteriores, formados grupos de trabalho cujas contribuições servirão para a elaboração do Planejamento Estratégico de 2016. Os temas de cada equipe foram: redução de custos; otimização do ativo; cultura organizacional; qualidade e segurança do paciente; gestão do desempenho organizacional; otimização de processos operacionais e administrativos; pessoas; geração de receitas.

Palestras e debates, além da apresentação dos Doutores da Alegria e do Monólogo Gandhi, um líder servidor, também fizeram parte da programação.

p.3 AAAOC do BemConheça nesta edição as ações sociais da Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz (AAAOC).

p.6

Museu do FutebolLocalizado no Estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol

permite uma experiência multimídia e interativa, contando toda

a história do esporte que é uma das paixões nacionais.

Page 2: HC em Notícias - Novembro de 2015

2

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São PauloHC em Notícias é uma publicação do Núcleo de Comunicação Institucional da Chefia de Gabinete da Superintendência do HCFMUSP

EXPEDIENTE

Presidente do Conselho Deliberativo: Prof. Dr. José Otávio Costa Auler Junior - Diretora Clínica: Profa. Dra. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá - Superintendente: Eng° Antonio José Rodrigues Pereira - Conselho Editorial: NCI e CCIsJornalistas responsáveis: Ana Cláudia O. Ananias Mtb 43448/SP; Fernando Zamith Mtb 11286/SP - Diagramação: Ricardo Alves - Revisão: Solange Cirelo - Fotos: Agnaldo Dias Correia Mtb 65339/ SP CTPImpressão e acabamento: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo - Tiragem 10 mil exemplaresDisponível na intranet: www.phcnet.usp.br - Prédio da Administração - 3º andar - Telefone: 2661-6818 - Fax: 2661-7036Site: www.hc.fm.usp.br - Twitter: twitter.com/hospitalHCFMUSP - e-mail: [email protected] em Notícias se reserva o direito de editar e-mails e cartas encaminhadas à redação.

U m Plano de Segurança Preventiva mobiliza o Hospital das Clínicas, a Faculdade de Medicina da USP, a Faculdade de Saúde Pública, a Escola de Enfermagem, o Instituto de Medi-

cina Tropical e a Faculdade de Direito, transformando o cotidiano do Quadrilátero da Saúde. A ação conjunta é desenvolvida pela Prefeitura USP do Quadrilátero Saúde/Direito, a Superintendência de Segurança da USP e a Superintendência do Hospital das Clínicas da FMUSP.

A campanha de trânsito Outubro Laranja – aplicada em toda a extensão da Avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar deu início a esse plano preventivo, que agora segue com o Tema: Ajude a Salvar Vidas. As equipes de segurança do NILO - Núcleo de Infra-Estrutura e Logística do HCFMUSP atuam no entorno, onde também é constante a presença, ao longo do dia, de homens da Polícia Militar e da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego.

A Prefeita USP do Quadrilátero da Saúde/Direito, Profa. Dra. Wanda Maria Risso Gunther, ressalta que o objetivo é dar segurança a quem circula na região, protegendo seu patrimônio. Destacou ainda a participação dos representantes do Hospital das Clínicas da FMUSP que ocupa a maior área do Quadrilátero, por onde circulam milhares de pessoas diariamente, entre pacientes, acompanhantes e fornecedo-res, na elaboração e aplicação do plano.

Plano de segurançaé ação preventiva no Quadrilátero da Saúde

HC em Notícias Fique por Dentro

Page 3: HC em Notícias - Novembro de 2015

3

Novembro de 2015Fique por Dentro

A Associação Atlética Aca-dêmica Oswaldo Cruz (AAAOC) realiza, aten-

dendo as necessidades do Siste-ma FMUSP-HC, um conjunto de ações sociais, que ocorrem nos espaços do clube e também fora dele, coordenadas pelo Conselho de Ações Sociais da AAAOC, de-partamento composto por alunos, ex-alunos e colaboradores da Fa-culdade de Medicina da USP.

A “AAAOC do Bem” per-mite o uso das instalações da Atlética por pessoas de baixa renda e pacientes vinculados ao Hospital das Clínicas da FMUSP.

A Atlética realiza os projetos sociais em parceria com diversas entidades e também desenvolve projetos de reabilitação física e promoção da saúde. Assim, desde o início da graduação, os alu-nos têm a possibilidade de contato e participação nestas ações, ajudando a desenvolver a noção de responsabilidade social, ca-racterística fundamental da medicina humanizada ensinada e apli-cada pela FMUSP.

Atualmente, os projetos que contemplam a “AAAOC do Bem” são: Fisio AAAOC – Centro de Reabilitação (Departamentos de Fisiote-rapia do ICHC e do InCor; Escola Gerosaude (Disciplina de Geriatria da FMUSP e programa multidisciplinar de Pesquisa e de Promoção do En-velhecimento Saudável); Jogos Anuais da Terapia Esportiva – JATE (pa-cientes com paralisia cerebral em acompanhamento no IOT); Pró-Saúde AAAOC (Hospital-Dia do IPq); ACTC – Casa do Coração (Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e aos Transplanta-dos do Coração, fundada pelo Prof. Dr. Miguel Barbero Marcial, chefe da equipe de cirurgia cardíaca do InCor); Associação Desportiva para Deficiente (ADD); Associação Marly Cury (AMC); Med Pholia contra o Câncer Infantil (bloco promovido pelos alunos da FMUSP); Projeto So-nhar Acordado; e Bateria Opção Primeira de Pinheiros (workshops em instrumentos de percussão, violão, cavaco e canto para os pacientes dependentes químicos em fase de reinserção social em tratamento no Projeto Recomeço do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas - CRATOD do Governo do Estado de São Paulo).

Saiba mais: www.aaaoc.com.br

AAAOC do Bem

Page 4: HC em Notícias - Novembro de 2015

4

HC em Notícias Fique por Dentro

COM

UN

ICA

DO O Serviço de Comunicações Administrativas (Protocolo) tem como uma de suas

atribuições o fornecimento de cópias reprográficas de processos a pessoas físicas e jurídicas, mediante requerimento e pagamento de taxa correspondente.O último reajuste praticado ocorreu em 1998. Tendo em vista a publicação das Re-soluções da Secretaria da Fazenda nº 24/2014 e da Secretaria do Meio Ambiente nº 27/2015 e considerando que o Hospital das Clínicas da FMUSP é uma Autarquia Especial, integrante do Sistema de Administração Orçamentária/Financeira do Esta-do, ficam os valores dos serviços descritos a seguir reajustados.

Cópia reprográfica – por página – R$ 0,53Digitalização – por página – R$ 0,26

Programa de Desospitalizaçãode Pacientes no IOT

E mbora em muitos casos o hospital seja o lugar mais adequado para o tratamento de doenças, hoje, graças ao desenvolvimento da medici-

na, vários problemas de saúde podem ser tratados em casa. Essa é uma tendência mundial conhecida como desospitalização, cujo objetivo não é dar alta precocemente ao paciente, mas fornecer todo o su-porte para que o tratamento tenha continuidade em sua casa ou local mais próximo. O resultado desse processo é sempre muito positivo.

No Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) essa prática já é desenvolvida, com a desospitaliza-ção dos pacientes que necessitam receber antibioti-coterapia ambulatorial por um tempo prolongado.

Como funciona?Por meio da Diretoria Clínica e da Diretoria Executiva, o IOT

estabeleceu uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, com o objetivo de qualificar médicos e profissionais de en-fermagem das UBSs para a manipulação de cateteres (sonda) de lon-ga permanência para a infusão de antimicrobianos, a fim de tratar e monitorar pacientes em local mais próximo possível de seu domicílio.

Profissionais da Subcomissão de Controle de Infecção Hospi-talar (SCCIH), Divisão de Enfermagem e Serviço Social realizaram o treinamento e capacitação de 450 funcionários da Secretaria Mu-nicipal de Saúde em um período de dois anos, tornando possível o encaminhamento de 116 pacientes do IOT, com tempo de tratamen-to que variava de 10 a 180 dias, para receberem a medicação em ambulatórios das UBS.

Benefícios da desospitalizaçãoO paciente se beneficia,

pois volta ao convívio de sua fa-mília; diminui a média de perma-nência dos pacientes no ambiente hospitalar, aumentando o número de leitos oferecidos para o aten-dimento da demanda (se forem somados todos os dias de medi-cação dos pacientes beneficiados com este programa, foram racio-nalizados 11.680 leitos/dia); e reduz custos para o hospital, sem prejuízo para os pacientes.

Page 5: HC em Notícias - Novembro de 2015

5

Novembro de 2015Nossa Gente

S eguir os caminhos de cuidar do outro, não é fácil! Contudo, os estágios e a prática de proporcionar conforto, nos cuidados ao pa-

ciente, deram imensa satisfação e certeza da es-colha. E foi assim que, em 1997, Daise Guilherme Rodrigues iniciou o caminho como Auxiliar de En-fermagem no Hospital Auxiliar de Suzano (HAS) do HCFMUSP. “Fiz o concurso com receio de passar e trabalhar num hospital com as características de cuidados prolongados. Foi um desafio e um come-ço bem difícil”, lembra ela. “Acreditava que não iria me adaptar à realidade do hospital.”

Daise passou por todas as unidades de in-ternação do HAS e, em cada uma, a vontade de aprender mais e direcionar um cuidado melhor ao paciente do hospital ia crescendo e crescendo. De-dicada, foi se especializando nos cursos oferecidos pelo Complexo até optar pela graduação, numa en-trega definitiva na carreira de enfermagem. Novo concurso no HC. Seu desejo era permanecer no hospital onde aprendeu lições importantes para sua transformação pessoal. “Quando estava para assi-nar um contrato em outro instituto do HC, recebi a notícia que eu havia passado em segundo lugar no HAS.” recorda. Isso foi em 2006.

Na nova função, o maior desafio foi o de conquistar a confiança da equipe, agora exercen-do outro papel. Num trabalho árduo e apaixonado, aprendeu a liderar e motivar a equipe da qual fazia parte. Em menos de dois anos foi designada Enfer-meira Chefe, ficando na mesma equipe por mais de três anos. A indicação para substituir o Titular da Di-retoria de Enfermagem, em suas ausências, também a surpreendeu. “Eram períodos curtos de férias”, conta. Até que o Diretor de Enfermagem teve de se afastar por um ano para cuidar da saúde e ela ocu-pou o posto como Diretora de Enfermagem Interina.

Sua atuação determinou o convite do Diretor Executivo, Dr. Fabio Yoshito Ajimura, que reconhe-ceu o grande potencial de Daise para executar tra-balhos direcionados à produção científica do HAS. Seu posicionamento tranquilo e corajoso foi respon-sável pelo mais novo desafio: a Coordenação da Equipe Multidisciplinar do hospital. “O Objetivo co-mum é proporcionar o bem estar do paciente. Nós somos um Instituto que faz parte do Complexo HC. Temos particularidades ímpares e pretendo fomentar o sentimento de excelência nos cuidados que execu-tamos. Tenho muito orgulho de fazer parte do Hos-pital Auxiliar de Suzano”, conclui.

Uma trajetória de sucesso orgulho em fazer parte do HAS HCFMUSP

Aos 18 anos é comum ter medo.Medo de errar e não dar certo. Principalmente quando escolhemos trabalhar na área da saúde.

Page 6: HC em Notícias - Novembro de 2015

HC em Notícias

6

Arte, Cultura e Lazer

A bola rola no Museu do Futebol

H á sete anos, o Museu do Futebol – no Estádio do Pacaem-bu - surpreende o visitante pelo amplo acervo e atividades interativas, tornando-se uma instituição singular. Desde sua

inauguração em 2008, já recebeu 2 milhões e 500 mil visitantes.Só no ano passado, estiveram lá 410 mil pessoas em visita

aos andares térreo, primeiro e segundo. O site turístico interna-cional TripAdvisor – um dos mais consultados na internet e redes sociais – apontou o Museu do Futebol como sexto dos 10 melhores museus brasileiros.

A entrada - um grande saguão batizado como Grande Área - funciona como uma sala de visitas do futebol brasileiro. A sauda-ção vem de Pelé, o Rei. Pelos outros dois pisos, há instalações com cinco telas, orientando a visita. Na sala seguinte, projeções de 25 jogadores mostram uma história viva em 11 telas suspensas. Vídeos e áudios completam a travessia.

A Sala dos Rádios apresenta narrações de 15 lendários locuto-res e há vídeos de gols memoráveis. A produção, pesquisa e gestão do acervo do Museu está à cargo do Centro de Referência do Fute-bol Brasileiro (CRFB), criado há dois anos. É o CRFB o responsável pela primeira biblioteca pública especializada em futebol no Brasil, que hoje soma mais de 2.700 títulos.

Até o próximo dia 30 de dezembro, a Exposição Visibilidade para o Futebol Feminino apresenta a trajetória e história da presença da mulher nos gramados brasileiros. Esta é uma mostra temporária, que trata da presença das mulheres como atletas nos gramados.

Museu do FutebolLocal: Praça Charles Miller – Estádio do Pacaembu.Funcionamento: das 9h às 17h (permanência até às 18h).Ingressos: R$ 6,00 (inteira) - R$ 3,00 (meia para estudantes, idosos e professores).Entrada grátis para pessoas com deficiência e crianças até 7 anos. Sábados: entrada grátis.Contato: 3664-3848www.museudofutebol.org.br

Page 7: HC em Notícias - Novembro de 2015

7

Novembro de 2015

Laboratório Básico Intensivo de Microcirurgia

Data: 7 a 11/12/2015Local: 8º andar do IOTInformações: www.iothcfmusp.com.br

Curso Básico de Artroscopia – Joelho - Laboratório de Artroscopia – Punho

Datas: 1 e 2/12/2015Local: CEGOM – IOTInformações: www.iothcfmusp.com.br

Curso Avançado Laboratório de Artroscopia do Ombro

Data: 4/12/2015Local: Laboratório de Artroscopia do IOTInformações: www.iothcfmusp.com.br

Diálogos sobre os Marcos Regulatórios da Administração Pública

Tema: Relações com as Organizações da Sociedade Civil. Parcerias e transferências de recursos financeiros (Lei nº 13.019, de 31 de julho de 2014)Data: 3/12, das 10h às 13hLocal: Auditório do Arquivo Público do Estado de São PauloInscrições: www.sgcursos.sp.gov.br.Mais informações: [email protected]

Encontro sobre fundamentos jurídicos para profissionais e pacientesCasamento e união estável:

1 e 8/12/2015 com Cleide Raymundo, Mestre em Direito Institucional Público pela USPDoença mental e pena:15/12/2015 com Dr. Renato Del Sant

Local: Sala 50 – 4º andar – ala central do IPq, das 11h30 às 13h30. A participação é gratuita e não há necessidade de inscrição.

Especialização em Geriatria12 vagas de especialização para 2016Inscrições: até 11/12/2015Período do estágio: de 3/2016 a 2/2017Informações: 2661-6236 [email protected]

IV Curso Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho e Saúde Mental no Trabalho (Módulo 7):SESMT (Enfermagem, Serviço Social, Engenharia) e Saúde Mental no Trabalho

Datas: 12 e 13/12/2015Local: IPqInformações e inscrições: 2661-6520 [email protected]

IV Curso Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho e Saúde Mental no Trabalho (Módulo 8):Reabilitação e Readaptação dos Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho

Datas: 23 e 24/1/2016Local: IPqInformações e inscrições: 2661-6520 [email protected]

Encontro psicoeducacional sobre dependências tecnológicas e de internetInternet: como dar limites?

Psicóloga Carla C. MouraData: 17/12/2015, das 10h30 às 12hLocal: Auditório do 1º andar - ala sul do IPq Informações: Não é necessária inscrição.Telefone: 2661-7805

EEPEscola de Educação Permanente

Congresso de Anestesiologia USP -A DISTÂNCIA. Inscrições abertas!

Treinamento Prático em Aférese Terapêutica.Inscrições abertas!

Interações Medicamentosas -A DISTANCIA.Inscrições abertas!

Gastronomia Funcional -A DISTÂNCIA. Inscrições abertas!

Formação de Cuidadores de Pessoas com Deficiência Física e Visual (Curso Completo) -A DISTÂNCIA. Inscrições até 31/12/2015

Cuidadores de pessoas com deficiência – Saúde da Pessoa com Deficiência Visual – A DISTÂNCIA. Inscrições até 31/12/2015

Cursos Médicos

Cursos Multiprofissionais

CeFACS: Extracurriculares

Informações: 2661-7025

Agenda

Page 8: HC em Notícias - Novembro de 2015

Ciência e Saúde

Equipe de Enfermagem do HASdesenvolve tratamento básico e de baixo custopara a prevenção de úlcera por pressão

U ma das complicações mais comuns da lon-ga permanência em hospitais, é o apare-cimento de lesões da pele, sendo a úlcera

por pressão (UPP) considerada das mais graves. A UPP pode causar dano considerável aos pacientes, dificultando o processo de recuperação funcional, motivando dor e levando ao desenvolvimento de in-fecções graves, sepse e até morte.

A equipe de enfermagem do Hospital Auxiliar de Suzano (HAS) elaborou e implementou um pro-grama abrangente, com cuidados específicos bási-cos e de baixo custo para prevenção e tratamento das UPPs, que promove bem-estar e conforto aos pacientes. A estratégia tem recuperado e evitado o desenvolvimento de novas lesões nos pacientes do hospital em mais de 90% dos casos.

No HAS foi implantado uma rotina diária nas Unidades de Internação, construindo prática assisten-cial segura, tendo por base a manutenção da integri-dade da pele dos pacientes restritos ao leito. Aplica-ção de Escala de Braden para avaliação de riscos, inspeção diária da pele, mudança de decúbito com intervalo de três horas, improvisação de coxins, hi-gienização, hidratação e ajuste nutricional fizeram a diferença no sucesso deste plano. A participação da equipe multiprofissional neste processo também é parte fundamental. A continuidade destas ações no hospital é garantida e disseminada através de aulas educativas que contemplam todos os plantões.

O relato de caso de um dos pacientes do hos-pital foi apresentado no Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde - Qua-liHosp 2015, que teve como tema “Quanto custa a (falta de) Qualidade?”. Baseado nos cuidados efetuados no hospital, o Grupo de Tratamento de Lesões de Pele especializado em UPPs, formado por Enfermeiras Estomaterapeutas do HAS, apresentou o trabalho “Intervenção conservadora no tratamento de lesão isquêmica”, em que é possível verificar que o planejamento adequado pode evitar o ato cirúr-gico da amputação, com recursos de baixo custo e de fácil aplicabilidade. Os resultados obtidos forne-cem subsídios que contribuem para a melhoria da assistência prestada aos pacientes. O trabalho foi exposto e publicado nos Anais da QualiHosp 2015.

O Grupo, formado pelas Enfermeiras Daise Gui-lherme Rodrigues, Daniele Cristina Ferreira de Siquei-ra, Elza Aparecida Domingos Fiamini, Fabiana Terumi Nagafuti, Renata Santini Paulino e Vanessa Santos Paiva, também expôs o trabalho que desenvolve para prevenção de UPP no I Fórum de Boas Práticas de En-fermagem em Segurança do Paciente. O evento, re-alizado em 22 de outubro no Anfiteatro do Instituto de Radiologia (InRad), por iniciativa do Núcleo Cien-tífico Gestor de Enfermagem (NUGEN) e do Grupo de Enfermagem em Segurança do Paciente, teve como principal objetivo compartilhar e disseminar as boas práticas desenvolvidas nos Institutos do Complexo HC.